A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

domingo, julho 08, 2007

CONTRATOS, CONTRAPARTIDAS E … PARTIDAS, POR COMPENSAÇÕES À CÂMARA, RESULTANTES DA CRIAÇÃO DA URBANIZAÇÃO DO CAMPO DAS CORDOARIAS - I





Meus Amigos,

Estamos em pleno período de defeso e de férias de Verão.

Já nos apercebemos da debandada de parte dos nossos estimados Leitores para o gozo dos seus merecidos dias de descanso. Aproveitem-nos muito bem, são os nossos sinceros desejos.

Devido a tal facto iremos suspender os artigos sobre “A URBANIZAÇÃO DO CAMPO DAS CORDOARIAS E OUTRAS URBANIZAÇÕES AFINS … Vamos pôr os Barreirenses a pensar ?”, que retomaremos em Setembro de 2007.

Entendemos que a importância do assunto justifica a interrupção, porque pretendemos que a maioria dos Barreirenses acompanhe em “período nobre” ( pós férias ) todas as fases deste pertinente, polémico e importantíssimo empreendimento para o Barreiro.

Bom, mas a grande verdade é que o escriba deste Blog, o vosso Amigo Zé, só entrará de férias em meados de Agosto e não queremos, de modo nenhum, que os Amigos que irão gozar mais tarde as suas férias e/ou aqueles que ficam pelo Barreiro, não sejam privados de encontrarem “novidades”, quando assídua, pontual e fielmente clicarem no “ A Paragem do 18”.

Assim, independentemente de algum tema de inspiração momentânea do escriba ou algum assunto inadiável que possa aparecer a qualquer momento e que justifique um Post, iremos publicar quatro ou cinco pequenos artigos ( estamos em época de férias, para não vos massacrar muito …) sobre os CONTRATOS, CONTRAPARTIDAS E … PARTIDAS, POR COMPENSAÇÕES À CÂMARA, RESULTANTES DA CRIAÇÃO DA URBANIZAÇÃO DO CAMPO DAS CORDOARIAS.

Cá vai o Primeiro:

Em requerimento, com data de 30 de Julho de 2003, a Empresa Espaço 3030 apresenta/propõe à Câmara Municipal do Barreiro as seguintes contrapartidas, compensações que são devidas pelo facto da criação da Urbanização do Campo das Cordoarias:

. A operação de Loteamento respeita integralmente o Plano aprovado pela Câmara Municipal do Barreiro para o local em causa, e consiste na criação de 16 lotes para habitação, comércio e serviços, tudo conforme Projecto constante no Processo na posse da Câmara.

. A requerente, em cumprimento do Plano de Urbanização, aprovado pela Câmara para o local, propõe-se construir no Lote 1, um Mercado com a área bruta de construção de 2.000 m2, que entregará ao município do Barreiro completamente edificado.

. Propõem-se construir o emissário com central de bombagem, desde o loteamento até ao Largo das Obras, local este previsto pela C.M.B..

. Propõem-se, também, realizar o aterro na zona do Polis, com terras removidas das escavações do Lote 1 ( que, nessa altura, ERAM TRÊS PISOS SUBTERRÂNEOS !!! ), executando os esgotos até ao rio.

. Propõem-se, finalmente, realizar a pavimentação até ao valor de 500.000 Euros, de um arruamento na Cidade do Barreiro, designadamente o arruamento que atravessa o Parque da Quimigal até à portaria do Feira Nova.

. O valor destas contrapartidas, calculado pelo promotor, é da ordem dos 2.700.000 € ( relembra-se que estamos em Julho de 2003 e que os preços em 2007 terão, necessariamente, de ser revistos ).

. A Empresa Espaço 3030 requer, em conclusão, que o pagamento das taxas seja aceite através da dação, em pagamento, do Mercado Municipal e do emissário e

. Requer, ainda, que a compensação pelo deficit da área cedida, seja aceite através da obra do aterro e construção dos esgotos acrescidos pela pavimentação do arruamento.

Estas foram as contrapartidas propostas pelo promotor à Câmara Municipal do Barreiro, em 30 de Julho de 2003, QUANDO A LOCALIZAÇÃO DO MERCADO MUNICIPAL ESTAVA PREVISTA PARA O LOTE 1 DO CAMPO DAS CORDOARIAS.

Resta aos meus Amigos fazerem as devidas comparações com o que se acordou recentemente entre o Município e os construtores …

Hoje ficamo-nos por aqui.

Zé do Barreiro.

6 Comments:

  • At 10 julho, 2007 09:23, Anonymous Anónimo said…

    O que se eles pretendem é nós ficarmos com um mercadozinho encravado no centro, sob o argumento de promover e reconverter a centralidade da cidade. Porque carga de água se quer reduzir a centralidade do Barreiro à Av. Afredo da Silva e Parque Catarina Eufémia ? Tanto quanto rezam os manuais de ordenamento, essencial é alargar essa centralidade. Não entendo. A sério que não entendo!

    E diz o presidente camarada do comité central que é a população do Barreiro que quiz. Foi? Fez-se algum referendo? ou fizeram-se aquela assembleias tipo "opções participadas" onde estão estratégicamente colocados os "agentes", devidamente instruidos do partido, agindo numa descarada encenação: diz que eu respondo, tu ficas esclarecido e nós ouvimos o povo. Coisa ao mais puro estilo salazarento.

     
  • At 10 julho, 2007 09:35, Anonymous Anónimo said…

    In comunicado do Bloco de Esquerda:

    “ … Assim, nesta operação urbanística os cidadãos têm o direito de saber quanto valeu ao promotor imobiliário o deferimento, pelo executivo actual, da não construção de uma 3ª cave ( a mais cara) [Custo de não construção da 3ª cave: 2 milhões de euros; Custo da perda de terras, por não construção da 3ª cave, para utilização no aterro no Pólis: 600 mil euros] para estacionamento no Forum, a que estava obrigado e que pretendia resolver parte dos problemas actuais de estacionamento.

    Não basta dizer que as necessidades do equipamento e da habitação a construir não o exigiam.

    Quanto valeu ao promotor imobiliário os 2100 m, agora para actividade comercial, que a CMB abdicou? [Custo da cedência do espaço (2200 m2) previsto para o novo mercado no fórum: 3,4 milhões de euros] … “

     
  • At 12 julho, 2007 12:16, Anonymous Anónimo said…

    “Reconheço que é difícil não cair em contradição quando, quem está à frente do Partido Socialista na nossa cidade é, precisamente, quem foi o maior e mais acutilante crítico do trabalho que estava a ser feito pela equipa do Eng.º. Emídio Xavier e não se inibiu de espalhar essas críticas por toda a comunicação social(…)”

    Começo a acreditar que, aquele comentário sobre a proximidade do fim da carreira política do Luís Ferreira, feito na Tertúlia do Palácio e revelado há semanas atrás no Rostos e desmentido pelo acima citado Pedro Estadão, encerrava mais verdade do que o autor afirma.
    E, se tal corresponder à verdade, acaba por ser contraditório com o diagnóstico, na minha opinião, bem feito, sobre a situação presente e passada.
    Se a ideia é lançar uma terceira via, é melhor que se despachem, pois o debate não pode esperar, isto, se querem evitar a consolidação, entre as bases do PS, da ideia de que a coligação do PCP com os capitalistas do betão está a um passo de conseguir uma maioria absoluta.
    Não vai ser fácil e será necessária coragem.
    A mesma coragem demonstrada por Vítor Cabral na CMMoita ao lançar duras criticas ao presidente Lobo, na cara deste e da maioria que o sustenta, sobre as políticas de ordenamento do território que, como todos sabemos, têm efeitos em todas as outras áreas da gestão municipal. Essa coragem que faltou à deputada Madalena Pereira quando foi interrompida pelo presidente da CMB quando a ouviu pronunciar a palavra “interesses” durante a discussão sobre a desafectação do domínio público municipal dos terrenos envolventes ao mercado 1.º de Maio e ao do Peixe. E logo quando tinha todo o grupo de deputados municipais da coligação a rezar para que a discussão sobre tal ponto da ordem de trabalhos terminasse rapidamente, tão frouxos eram os argumentos de que dispunham . Porque motivo se eriça tanto o presidente da CMB com tal palavra e porque razão se remete ao mutismo o presidente da CMMoita com a mesma?
    Só posso concluir, generalizando dos casos particulares para a acção dos partidos que o PS Barreiro terá telhados de vidro e o da Moita não.
    Se não existisse o problema financeiro, que argumentos estaria a coligação a utilizar contra o PS?
    Nenhuns!
    Não os há!
    A tudo tem sido dada continuidade. Com umas falências e uns tabus pelo meio mas tem.
    Só lhes restaria apontar as baterias contra o governo e prosseguir a sua acção de sempre.
    O presidente da CMB e o seu séquito não tem superioridade em coisíssima nenhuma.
    Nem moral nem outra .
    Antes pelo contrário.
    Porque motivo se deu o vereador Matias ao trabalho de ler a lista das contrapartidas NEGOCIADAS SEM ASPAS pelo PS com os promotores da urbanização da cordoarias e não leu/divulgou a do atravessamento rodoviário da Quimiparque?
    E porque motivo veio de seguida o presidente da CMB dizer que tal atravessamento estava para breve dando a entender que tal NEGOCIAÇÃO, TAMBÉM SEM ASPAS seria obra sua?

    Enquanto os cidadãos da Moita, pelo menos, contam com toda a oposição para dizer os que lhes é PROIBIDO pela maioria, os cidadãos do Barreiro assistem ao abafamento do debate sobre o seu futuro com as Guerras das Muletas e os pactos de silêncio no seio do Bloco Central.

    Triste sina, a de dois municípios, outrora viveiros do pluralismo, subjugados ao carreirismo e ao compadrio ditado pela ganância e pela vaidade dos seus representantes.

    Qual filha pródiga, a liberdade torna ao seu berço de alma encomendada ao criador.

     
  • At 15 julho, 2007 10:51, Anonymous Anónimo said…

    Olá amigo Zé,
    Uma Questão, o antigo Presidente da Câmara do Barreiro não deveria
    estar na apresentação do início da obra do Forum Barreiro?


    A noticia no "Rostos":
    "No Barreiro
    Apresentação de início de obra do Forum Barreiro

    No próximo dia 16 de Julho, pelas 11 horas, junto ao Estaleiro de Obra do Forum Barreiro, na Rua Stara Zagora, realiza-se uma sessão de apresentação do início de obra do Forum Barreiro.


    A MULTI DEVELOPMENT promove a apresentação do Início de Obra do Forum Barreiro, no próximo dia 16 de Julho, segunda-feira, às 11 horas, junto ao estaleiro de obra onde está a ser construído o centro.
    A apresentação contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto; de Benno van Veggel, Managing Director Southern Europe (Multi Development); de Paulo Sarmento, Commercial Director Southern Europe (Multi Development); de António Matias Lopes, Managing Director Southern Europe (Multi Mall Management);de Pedro Godinho, Project Manager (Multi Development); e de Margarida Caldeira, Directora Geral da Broadway Malyan.
    "
    in Rostos(14 - 7 - 2007)

    um abraço,
    R.A.

     
  • At 15 julho, 2007 12:35, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caríssimo Anónimo,

    Que pena tenho de não o conhecer pessoalmente …

    Gostaria mesmo de tocar impressões pessoalmente consigo. O Senhor é inteligente, sabe o que diz – escreve –, tem um conhecimento vastíssimo dos berbicachos/ “caldinhos” mais pertinentes do Distrito ( não apenas do Barreiro ) e o que mais me impressiona, o Senhor é extremamente educado, ético e civilizado.

    Bem haja.

    Não irei entrar em considerações com as partes do seu comentário que se referem ao meu P.S. e aos seus anteriores e actuais dirigentes, apenas e tão somente respiguei este parágrafo do seu interessantíssimo texto:

    «” Porque motivo se deu o vereador Matias ao trabalho de ler a lista das contrapartidas NEGOCIADAS SEM ASPAS pelo PS com os promotores da urbanização da cordoarias e não leu/divulgou a do atravessamento rodoviário da Quimiparque ?”»

    E o mínimo que tenho a dizer sobre essas linhas é que o procedimento do Executivo da Câmara é muito esquisito e ... muito curioso, havendo a necessidade de uma urgente clarificação.

    A GRANDE VERDADE É QUE, NO CONTRATO ESTABELECIDO ENTRE A CÂMARA DO BARREIRO E A EMPRESA ESPAÇO 3030, EM 2003, ESTÁ CLARAMENTE REDIGIDA A CONTRAPARTIDA DO ATRAVESSAMENTO RODOVIÁRIO DA QUIMIPARQUE, QUE SE TRANSCREVE: “ Propõem-se, finalmente, realizar a pavimentação até ao valor de 500.000 Euros, de um arruamento na Cidade do Barreiro, designadamente o arruamento que atravessa o Parque da Quimigal até à portaria do Feira Nova. “.

    A OPOSIÇÃO NÃO TINHA CONHECIMENTO DESTE ACORDO/CONTRATO ?

    Qual será o próximo passo da Oposição para obrigar o Presidente da Câmara a pronunciar-se e prestar os convenientes esclarecimentos sobre esta parte do Contrato / Contrapartida ?

    Isto é que é fazer Política.

    Especificando melhor: delinear e desenvolver, com perspicácia, uma infalível Estratégia Política …

    Quanto à contribuição da nossa parte neste assunto, aguarde pelos restantes quatro pequenos artigos que iremos publicar – como prometido - antes de irmos de férias.

    Vão ser um “furo” !!! ( como se diz na gíria jornalística ).

    As Clausulas 7ª e 8ª do Contrato irão ser postadas aqui no Blog e … mais coisas … interessantes sobre esta matéria …

    Os meus melhores cumprimentos,

    Zé.

     
  • At 15 julho, 2007 13:05, Blogger Zé do Barreiro said…

    “R.A.”,

    Deveria.

    Mas será que foi convidado pelo actual Presidente da Câmara ?

    Sabe, nestas coisas têm de haver procedimentos formais.

    Sou de opinião que, se o Sr. Carlos Humberto não convidar/convidou o Engº Emídio Xavier para a apresentação, o Secretariado da Concelhia do P.S. deveria elaborar um Comunicado sobre esse procedimento.

    Resta-nos aguardar para saber se o E.X. estará presente.

    Abraço,

    Zé.

    PS: R.A., temos mesmo que falar , sobre “outras coisas”, lá para Setembro …

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter