O QUE SE PASSOU NA ULTIMA SESSÃO PÚBLICA DA C.M. DA MOITA ACONTECERÁ, ALGUMA VEZ, NA C.M. DO BARREIRO ? Talvez … talvez …
Meus Amigos,
No nosso ultimo Post escrevemos que a pequena série de artigos que pretendemos redigir no “período de defeso”, CONTRATOS, CONTRAPARTIDAS E … PARTIDAS, POR COMPENSAÇÕES À CÂMARA, RESULTANTES DA CRIAÇÃO DA URBANIZAÇÃO DO CAMPO DAS CORDOARIAS, poderia ser eventualmente intercalada por algum tema de inspiração momentânea do escriba ou algum assunto inadiável que aparecesse a qualquer momento e que justificasse um Post.
Pois bem, apareceu, de facto, um assunto inadiável que no nosso entendimento justifica, neste momento, claramente um Post.
Atentem.
In “Rostos”, com a devida vénia:
«“ Plano Director Municipal da Moita aprovado com os votos contra PS, PSD e BE.
João Lobo - “O povo nos julgou, o povo nos julgará.”
O projecto de Plano Director Municipal da Moita foi aprovado, hoje, em reunião pública, com os votos favoráveis da maioria PCP/CDU e com os votos contra dos vereadores do PS, PSD e BE.
O Vereador do PSD, Luis Nascimento, que votou contra, em declaração de voto, afirmava : "A Luta Continua! O Povo Unido jamais será vencido!"
João Lobo, Presidente da Câmara Municipal da Moita sublinhou a sua convicção que estava a aprovar uma proposta que defendia os interesses e desenvolvimento do concelho da Moita, finalizando a sessão pública com a frase : “O povo nos julgou o povo nos julgará”.
Enquanto o Vereador do PSD, Luis Nascimento, que votou contra, em declaração de voto, afirmava : "A Luta Continua! O Povo Unido jamais será vencido!"
Não existindo período de intervenção do público no final gerou-se um burburinho e alguma agitação, de palavras, entre os munícipes.”»
Fiquei preocupado e triste com todos estes acontecimentos, concretamente com o total desrespeito pela Lei 169/99 de 18 de Setembro - artigo 84º § 6, quanto à clara, premeditada e intencional interdição à intervenção do público. Não me recordo de se ter passado algo semelhante – pelo menos do meu conhecimento - em alguma Autarquia da Margem Sul.
Mas, num momento de inesperada e inconsciente alegria, veio-me ao pensamento que “O que aconteceu na Moita jamais acontecerá no Barreiro, pois a oposição “ganha” 5-4 à maioria PCP/CDU”.
Fiquei feliz, contente, bem disposto.
Mas por poucos instantes.
Caí na dura realidade quando, também, me veio ao pensamento que “ No conjunto dos nove vereadores da Câmara Municipal do Barreiro, existe, agora, UM VEREADOR INDEPENDENTE”.
Fiquei preocupado e triste outra vez …
É que o que aconteceu recentemente na Sessão Pública de Câmara da Moita, poderá muito bem vir a acontecer numa Sessão Pública da Câmara Municipal do Barreiro !!!
Como eu gostaria de estar enganado, Senhor Vereador J.S. …
Zé do Barreiro.
11 Comments:
At 12 julho, 2007 14:13, Anónimo said…
Se usou a mesma "bola de cristal" que outros leitores seus usaram, noutros momentos, para fazer esta previsão é quase certo que, desgraçadamente, vai acertar!
Este caso da Moita não pode cair no esquecimento, nem aqui, no Barreiro, nem noutro local qualquer.
É demasiado grave.
Mas também é a definição de participação cidadã que faltava assumir por parte da CDU.
E agora terá que assumir todas as consequências junto da opinião pública.
O Barreiro, a Moita e até o Distrito, podem agradecer a alguns dos que foram agora silênciados o facto da ETAR intermunicipal vir a ser em breve uma realidade.
Graças à acção de alguns cidadãos isolados deste distrito junto do parlamento europeu todo o processo foi acelerado. Consciências foram despertadas . Concorde-se ou não com o modelo empresarial a Simarsul nasceu.Lançou e concluiu já algumas obras.
TODOS FOMOS BENEFICIADOS COM A ACÇÃO DE ALGUNS.
Obrigado pela sua solidariedade, Zé.
At 13 julho, 2007 18:35, Zé do Barreiro said…
Muito bem metido, no seu comentário, o assunto da ETAR, que irá beneficiar, de facto, os Concelhos da Moita e do Barreiro.
Poucos ou mesmo NENHUNS Barreirenses e Moitenses sabem dos pormenores que menciona no seu texto.
AGORA É NECESSÁRIO, NA ALTURA CERTA, EXPLICAR AOS ELEITORES QUEM FORAM OS RESPONSÁVEIS GENUINOS PELO SUCESSO DESSA INTRA- ESTRUTURA, sugiro eu …
Este Blog está à sua/vossa total disposição para a divulgação destas e de outras verdades e casos concretos que se passam no Distrito e que os nossos concidadãos desconhecem.
Saudações,
Zé.
At 14 julho, 2007 23:23, Anónimo said…
João Soares - vereador INDEPENDENTE ?????????
DEIXA-ME RIR ! HA! HA! HA! HA!
Essa foi a melhor andota! há muito tempo que não me ria tanto !
Só se fôr independente do PS porque depende e muito do Carlo$$ Humberto !!!
Ainda bem ke a memória não é curta...
At 15 julho, 2007 10:16, Anónimo said…
se fosses homem dizias-lhe isso na cara.
At 16 julho, 2007 14:51, Anónimo said…
Assembleia Geral Extraordinária
Quinta, 12 Julho 2007
Nos termos do disposto do Artigo 60º nº2 dos Estatutos, convoco a Assembleia Geral do Futebol Clube Barreirense, a reunir em Sessão Extraordinária na sua sede social no Barreiro, em primeira convocação, no próximo dia 19 Julho (Quinta-feira) de 2007 pelas 21:30, com a seguinte ordem de trabalhos:
1) Apresentação, discussão e votação do plano de actividades e orçamento para a época desportiva 2007/2008
Não comparecendo número legal de sócios para que a Assembleia possa reunir em primeira convocação, a mesma, funcionará meia-hora depois, com qualquer número de sócios.
O Presidente da Assembleia Geral
António Sardinha
In: http://www.fcbarreirense.com/
At 16 julho, 2007 17:09, Zé do Barreiro said…
Agradecemos a informação.
Lá estaremos.
Zé.
At 17 julho, 2007 15:07, Anónimo said…
“(…)De referir também que já está reservado o espaço de 2.000 m2 para o supermercado Pingo Doce.”
- Será que esta é a verdadeira causa da manutenção do Mercado 1.º de Maio no actual sítio?
---------‘’-----------
“Carlos Humberto(…)considerou: “Pode contribuir para o impulso de dar uma nova imagem e uma nova dinâmica que bem precisamos”.
- Não foi por isto que se resolveu alterar o logótipo do município, no anterior mandato?
In: http://www.rostos.pt/paginas/inicio2.asp?jornal=18&revista=5&cronica=80827&mostra=2
At 17 julho, 2007 16:34, Anónimo said…
Amigo Zé....
reparou bem na noticia do Diário do Barreiro...
Alem do supermercado Pingo doce para o Forum Barreiro, o que vai levar ao encerramento do Pingo Doce, junto ao terminal...
O que vão fazer aquele centro comercial?...ou ao que resta dele...
E na Feira nova que cada vez é mais certo o seu encerramento.
A Sonae Distribuição surge com a Sportzone para o Forum Barreiro, esta loja tambem existe no Feira Nova....
um abraço
R.A.
At 17 julho, 2007 22:11, Zé do Barreiro said…
Amigos “as linhas e as entrelinhas de uma estratégia” e “RA”,
1. Parecem não restar qq dúvidas que existem claramente muitos interesses neste “negócio”. Ponto final.
2. O TEMPO irá dizer aos Barreirenses se ficaram a perder ou se ganharam alguma coisa com “o negócio”. Não sabemos se será ou não tarde demais quando TODOS nos apercebermos claramente disso … Resta aos meus Amigos aguardarem com paciência e curiosidade pelos nossos próximos Posts sobre a Urbanização do Campo das Cordoarias e respectiva construção do Forum Barreiro …
3. A construção daquele Pingo Doce junto ao terminal foi, quanto a nós, um enorme erro económico e estratégico, em termos de negócio, para os seus promotores. Todas as lojas que lá existiam já encerraram na sua totalidade !!!
4. Não acredito, com toda a sinceridade, no encerramento do Feira Nova do Barreiro/Lavradio.
5. Com sabe, existem lojas da Sportzone em vários Fóruns/Centros Comerciais por este País fora. Não significa nem dá a entender que o FN irá encerrar. Não interprete assim.
Estamos a ultimar o próximo Post que sairá aí pelo meio da manhã.
É só aguardar mais umas horas …
Zé.
At 18 julho, 2007 12:19, Anónimo said…
No entanto, se o FN fechar ( como vai fechar um stand ali perto porque TAMBÉM está no espaço-canal da TTT) os seus trabalhadores podem ser integrados num dos muitos projectos aprovados ( Fórum B, Carrefour Verderena ou no recentemente aprovado para o Lavradio).
Cada um destes novos projectos tem que criar empregos para ser aprovado pelo MEI, mas, ao mesmo tempo, fecham outros que vão gerar desemprego.
A ser assim, os milhares de NOVOS postos de trabalho, prometidos pelos novos projectos não vão criar oportunidades aos actuais desempregados ( ou aos "mal-empregados" )mas sim absorver a massa de desempregados CRIADOS pelo encerramento de unidades já existentes.
At 18 julho, 2007 18:35, Zé do Barreiro said…
Último Anónimo,
É muito pertinente e verdadeiramente preocupante esta parte do seu comentário:
«” A ser assim, os milhares de NOVOS postos de trabalho, prometidos pelos novos projectos não vão criar oportunidades aos actuais desempregados ( ou aos "mal-empregados" ) mas sim absorver a massa de desempregados CRIADOS pelo encerramento de unidades já existentes.”»
ISTO É VERDADE !!!
E se os novos Projectos não criarem NOVOS postos de trabalho ?
Vamos a ver como o Ministério da Economia irá decidir sobre estas situações, as quais poderão perfeitamente vir a acontecer.
É que montar e desmontar a tenda, num só dia ( é obra !!! ), proferir meia dúzia de palavra bonitas e projectar animações fictícias e virtuais dos Projectos não é necessariamente o mesmo que resolver eficazmente o problema do desemprego no Barreiro e Concelhos limítrofes .
Os “ Grandes Cérebros” teriam pensado no que o Amigo apresentou no seu oportuno comentário ?
Zé.
Enviar um comentário
<< Home