QUE FIQUE MUITO CLARO: A PONTE CHELAS- BARREIRO ( T.T.T. ) VAI MESMO CONSTRIR-SE. PONTO FINAL
Meus Amigos,
Sabemos, pelas próprias declarações da Engª Ana Paula Vitorino - Secretária de Estado das Obras Públicas e Transportes – que tem mantido reuniões/conversações com os Presidentes das Câmaras da Margem Sul e com o Dr. António Costa, Presidente da Câmara de Lisboa, no que diz respeito à T.T.T. – Ponte Chelas/Barreiro.
Portanto, sabemos, que o Sr. Carlos Humberto está suficiente informado do que se passa sobre essa matéria.
Só não sabemos o conteúdo das conversas mantidas nessas reuniões ( embora, por exemplo, numa das “ Opções Participadas”, os Barreirenses possam e devam “obrigar” o Sr. Presidente da Câmara do Barreiro a esclarecer algumas dúvidas que assaltam os seus Munícipes sobre a Terceira Travessia do Tejo).
Enquanto as dúvidas não se esclarecem, iremos dar a nossa opinião e, também, socorrer-nos da notícia publicada no Diário do Barreiro”, em 30 de Setembro último, em que se discutiram as Três Centralidades, Corredores Urbanos e uma Estação que “prometem mudar o Barreiro” e onde esteve presente o Professor Augusto Mateus que é um dos responsáveis pelo estudo, encomendado pela Câmara Municipal e pelo Conselho de Administração da Quimiparque, que visa permitir a viabilidade da requalificação do Parque Empresarial.
Atentemos nalgumas afirmações inequívocas, proferidas por pessoas que têm grandes responsabilidades nestes importantes Projectos e no planeamento dessas infra-estruturas, QUE ESTIVERAM NESSA APRESENTAÇÃO/ PAINEL.
Sobretudo, pensemos POSITIVAMENTE !!!
1. O Professor Augusto Mateus salvaguardou que a estratégia apresentada no estudo “não é uma utopia, é exequível” e “é viável com ou sem nova ponte”.
Esta afirmação não quer dizer, de forma nenhuma, que o Barreiro irá ficar sem a Ponte. Apenas reforça que a estratégia apresentada no estudo é realizável em qq situação, seja ela qual for.
2. O Professor Augusto Mateus afirmou que surge a estação ferroviária, com localização a sul do mercado municipal do Lavradio, a qual pretende ser um pólo eficiente de mobilidade intermodal de mercadorias e de passageiros. “É uma estação ferroviária, por exemplo, à moda de Brasília, com um grande terminal rodoviário, com todos os serviços e mais alguns, é uma estação de facilidades”. “Não pode ser [uma estação] atrofiada, o que estamos a propor é para ser feito com o dobro do tamanho que pode passar pela cabeça de alguém”.
Então a construção de uma Estação ferroviária é para quê. ISSO MESMO: PARA OS COMBOIOS !!! E que comboios ? Exatamente aqueles que irão passar na ponte Chelas- Barreiro ...
3. É referido no Estudo que haverão outras questões por responder e estas envolvem diferentes entidades como, entre outras, a RAVE (Rede Ferroviária de Alta Velocidade, S.A.), relativamente à terceira travessia sobre o Tejo e à localização do pólo oficinal de manutenção.
OFICINAS DE MANUTENÇÃO JÁ REFERIDAS E “OFERECIDAS” AO BARREIRO PELA SRA SECRETÁRIA DE ESTADO, AQUANDO DA SUA VINDA AO BARREIRO, NO A.M.A.C..
Caríssimos Amigos, sejamos minimamente razoáveis e racionais, isto é, se a Ponte já não viesse para o Barreiro ( como alguém plasmou, pelo menos, em dois comentários em Post anterior ) porque razão o Governo publicou o Decreto n.º 1/2007, D.R. n.º 18, Série I de 2007-01-25, que se transcreve ?
Trata-se de assuntos muitíssimos sérios, que não devem ser tratados de ânimo leve.
«“TERCEIRA TRAVESSIA DO RIO TEJO NO EIXO CHELAS-BARREIRO
"O Conselho de Ministros aprovou o Decreto que estabelece medidas preventivas com o objectivo de viabilizar a terceira travessia do rio Tejo, no eixo Chelas-Barreiro. Este Decreto visa acautelar a possibilidade de execução da Terceira Travessia do Tejo, na zona Chelas-Barreiro, procurando evitar e/ou controlar as actividades nos solos nela incluídos e as alterações aos seus usos que possam comprometer ou onerar esse empreendimento integrado na ligação Lisboa-Madrid da Rede Ferroviária de Alta Velocidade. A introdução da rede ferroviária de alta velocidade é um factor de desenvolvimento do País, sendo um dos eixos prioritários a ligação Lisboa-Madrid, na qual está integrada a Terceira Travessia do Tejo.
Assim, e sob pena de nulidade, ficam sujeitos a prévia autorização da Refer, Rede Ferroviária Nacional, E.P. e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo as licenças ou autorizações a conceder pelas Câmaras Municipais relativas à (i) criação de novos núcleos populacionais, à (ii) construção, reconstrução ou ampliação de edifícios ou outras instalações, à (iii) instalação de exploração ou ampliação das já existentes, e às (iv) alterações mais importantes, por meio de aterros ou escavações, à configuração geral do terreno".
Comunicado do Conselho de Ministros de 30 de Novembro de 2006. PORTAL DO GOVERNO.
http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Governos/Governos_Constitucionais/GC17/
Conselho_de_Ministros/Comunicados_e_Conferencias_de_Imprensa/20061130.htm”» - Fim da transcrição.
Pois é, parece que temos de dar alguma razão ao VTM, do Blog “barreirovelho”, quando aborda este assunto à sua maneira tão característica e peculiar, quiçá curiosa, que nós aprendemos a apreciar.
Escreve ele:
«” Na Quimiparque entrou hoje no cais, um pequeno barco a motor, com a função de marcar com bóias os locais das fundações da nova ponte BARREIRO/CHELAS RODO-FERROVIÁRIA.
A ponte é RODOVIÁRIA, sairá no Beato, junto ao terminal de transportes.
No Barreiro sairá junto a uma língua de areia (penso ser o bico da passadeira).
A Atlampor mudará para o lado oposto.
Outro abanão no Barreiro ! “»
Muito bem esgalhado, sim senhor, muito bem esgalhado … mas, caríssimo VTM, onde foi que VExa se escorou para retirar essas conclusões tão pormenorizadas ?
Ah, já agora, podem analisar e comentar dois Posts em simultâneo. São dois temas totalmente diferentes um do outro.
Sabemos, pelas próprias declarações da Engª Ana Paula Vitorino - Secretária de Estado das Obras Públicas e Transportes – que tem mantido reuniões/conversações com os Presidentes das Câmaras da Margem Sul e com o Dr. António Costa, Presidente da Câmara de Lisboa, no que diz respeito à T.T.T. – Ponte Chelas/Barreiro.
Portanto, sabemos, que o Sr. Carlos Humberto está suficiente informado do que se passa sobre essa matéria.
Só não sabemos o conteúdo das conversas mantidas nessas reuniões ( embora, por exemplo, numa das “ Opções Participadas”, os Barreirenses possam e devam “obrigar” o Sr. Presidente da Câmara do Barreiro a esclarecer algumas dúvidas que assaltam os seus Munícipes sobre a Terceira Travessia do Tejo).
Enquanto as dúvidas não se esclarecem, iremos dar a nossa opinião e, também, socorrer-nos da notícia publicada no Diário do Barreiro”, em 30 de Setembro último, em que se discutiram as Três Centralidades, Corredores Urbanos e uma Estação que “prometem mudar o Barreiro” e onde esteve presente o Professor Augusto Mateus que é um dos responsáveis pelo estudo, encomendado pela Câmara Municipal e pelo Conselho de Administração da Quimiparque, que visa permitir a viabilidade da requalificação do Parque Empresarial.
Atentemos nalgumas afirmações inequívocas, proferidas por pessoas que têm grandes responsabilidades nestes importantes Projectos e no planeamento dessas infra-estruturas, QUE ESTIVERAM NESSA APRESENTAÇÃO/ PAINEL.
Sobretudo, pensemos POSITIVAMENTE !!!
1. O Professor Augusto Mateus salvaguardou que a estratégia apresentada no estudo “não é uma utopia, é exequível” e “é viável com ou sem nova ponte”.
Esta afirmação não quer dizer, de forma nenhuma, que o Barreiro irá ficar sem a Ponte. Apenas reforça que a estratégia apresentada no estudo é realizável em qq situação, seja ela qual for.
2. O Professor Augusto Mateus afirmou que surge a estação ferroviária, com localização a sul do mercado municipal do Lavradio, a qual pretende ser um pólo eficiente de mobilidade intermodal de mercadorias e de passageiros. “É uma estação ferroviária, por exemplo, à moda de Brasília, com um grande terminal rodoviário, com todos os serviços e mais alguns, é uma estação de facilidades”. “Não pode ser [uma estação] atrofiada, o que estamos a propor é para ser feito com o dobro do tamanho que pode passar pela cabeça de alguém”.
Então a construção de uma Estação ferroviária é para quê. ISSO MESMO: PARA OS COMBOIOS !!! E que comboios ? Exatamente aqueles que irão passar na ponte Chelas- Barreiro ...
3. É referido no Estudo que haverão outras questões por responder e estas envolvem diferentes entidades como, entre outras, a RAVE (Rede Ferroviária de Alta Velocidade, S.A.), relativamente à terceira travessia sobre o Tejo e à localização do pólo oficinal de manutenção.
OFICINAS DE MANUTENÇÃO JÁ REFERIDAS E “OFERECIDAS” AO BARREIRO PELA SRA SECRETÁRIA DE ESTADO, AQUANDO DA SUA VINDA AO BARREIRO, NO A.M.A.C..
Caríssimos Amigos, sejamos minimamente razoáveis e racionais, isto é, se a Ponte já não viesse para o Barreiro ( como alguém plasmou, pelo menos, em dois comentários em Post anterior ) porque razão o Governo publicou o Decreto n.º 1/2007, D.R. n.º 18, Série I de 2007-01-25, que se transcreve ?
Trata-se de assuntos muitíssimos sérios, que não devem ser tratados de ânimo leve.
«“TERCEIRA TRAVESSIA DO RIO TEJO NO EIXO CHELAS-BARREIRO
"O Conselho de Ministros aprovou o Decreto que estabelece medidas preventivas com o objectivo de viabilizar a terceira travessia do rio Tejo, no eixo Chelas-Barreiro. Este Decreto visa acautelar a possibilidade de execução da Terceira Travessia do Tejo, na zona Chelas-Barreiro, procurando evitar e/ou controlar as actividades nos solos nela incluídos e as alterações aos seus usos que possam comprometer ou onerar esse empreendimento integrado na ligação Lisboa-Madrid da Rede Ferroviária de Alta Velocidade. A introdução da rede ferroviária de alta velocidade é um factor de desenvolvimento do País, sendo um dos eixos prioritários a ligação Lisboa-Madrid, na qual está integrada a Terceira Travessia do Tejo.
Assim, e sob pena de nulidade, ficam sujeitos a prévia autorização da Refer, Rede Ferroviária Nacional, E.P. e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo as licenças ou autorizações a conceder pelas Câmaras Municipais relativas à (i) criação de novos núcleos populacionais, à (ii) construção, reconstrução ou ampliação de edifícios ou outras instalações, à (iii) instalação de exploração ou ampliação das já existentes, e às (iv) alterações mais importantes, por meio de aterros ou escavações, à configuração geral do terreno".
Comunicado do Conselho de Ministros de 30 de Novembro de 2006. PORTAL DO GOVERNO.
http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Governos/Governos_Constitucionais/GC17/
Conselho_de_Ministros/Comunicados_e_Conferencias_de_Imprensa/20061130.htm”» - Fim da transcrição.
Pois é, parece que temos de dar alguma razão ao VTM, do Blog “barreirovelho”, quando aborda este assunto à sua maneira tão característica e peculiar, quiçá curiosa, que nós aprendemos a apreciar.
Escreve ele:
«” Na Quimiparque entrou hoje no cais, um pequeno barco a motor, com a função de marcar com bóias os locais das fundações da nova ponte BARREIRO/CHELAS RODO-FERROVIÁRIA.
A ponte é RODOVIÁRIA, sairá no Beato, junto ao terminal de transportes.
No Barreiro sairá junto a uma língua de areia (penso ser o bico da passadeira).
A Atlampor mudará para o lado oposto.
Outro abanão no Barreiro ! “»
Muito bem esgalhado, sim senhor, muito bem esgalhado … mas, caríssimo VTM, onde foi que VExa se escorou para retirar essas conclusões tão pormenorizadas ?
Ah, já agora, podem analisar e comentar dois Posts em simultâneo. São dois temas totalmente diferentes um do outro.
É só escolher, é à vontade do “freguês” …
Grande abraço para todos os meus Amigos.
Zé do Barreiro.
49 Comments:
At 11 outubro, 2007 10:50, Anónimo said…
"O maior Terminal Ferroviário da Península de Setúbal
A criação de uma grande Estação Ferroviária no concelho do Barreiro, ficará localizada na freguesia do Lavradio – “este será o mais importante terminal de transportes na Península de Setúbal” – disse Carlos Humberto.
26.9.2007 - 13:39
in:
http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=80886&mostra=2
At 11 outubro, 2007 14:22, Anónimo said…
A ver vamos!!!
At 11 outubro, 2007 17:09, Anónimo said…
CH terá feito uma jogada de antecipação, com o anúncio referido no primeiro comentário, três dias antes da equipa Mateus/Salgado o confirmarem na apresentação da estratégia para a Quimiparque. Quis ficar com essa no currículo. Posso acrescentar, legítimamente.
O distinto blogger VTM terá estado nessa apresentação, como o comprovam as fotografias que o mesmo publicou no seu blogue no rescaldo de mais um sábado de mercado da Verderena que foram tiradas nesse dia pois, eu próprio por lá passei, antes de me dirigir para o AMAC, e lamentei o facto de não ter comigo a minha "Rolleiflex" para captar as imagens da sacaria esvoaçante por todo aquele espaço ( o que ele, mais previdente do que eu, se lembrou de fazer).
Portanto, o referido blogger, terá juntado o seu conhecimento pessoal da informação da entrada no cais da Atlanpor do navio que executará os estudos geotécnicos, com vista a futura implantação dos pilares da ponte, às imagens que todos vimos que nos deram a sensação, repito, a sensação, de que o corredor da TTT sofreria um ligeiro desvio, relativamente ao que está definido no decreto-lei mencionado no post.
Isto é, o local da amarração na margem sul do tejo da TTT poderá ter deixado de ser o que estava previsto para passar a ser na Ponta da Passadeira, como refere o mencionado blogger. A corroborar esta afirmação aponto alguns dados apresentados nesse mesmo dia:
-A afirmação feita por um dos autores do estudo, de que o corredor da TTT poderia seccionar o Barreiro em quatro - do mesmo modo que o corredor do caminho de ferro o tinha seccionado em dois - o que deixaria de acontecer se a amarração da ponte fosse feita não pelo meio do Quimiparque prejudicando o aspecto IMOBILIÁRIO previsto, mas pelo extremo nascente do mesmo parque ;
- A instalação dos Bombeiros e das oficinas da CMB, protocoladas nesse dia, DENTRO do actual espaço canal da TTT;
- A transferência POR CINCO ANOS do mercado de levante para DENTRO do actual corredor da TTT;
Ora, a estação referida por CH, e confirmada por AMateus quando refere que " “É uma estação ferroviária, por exemplo, à moda de Brasília, com um grande terminal rodoviário, com todos os serviços e mais alguns, é uma estação de facilidades” NÃO será como implicita e acertadamente concluí o Zé no seu post, para o TGV mas sim para o MST ( servindo com maior próximidade os grandes aglomerados populacionais da Baixa da Banheira e do Vale da Amoreira o que só por si justifica a presença no AMAC de uma delegação ao "mais alto" nível, de representantes e funcionários da Câmara da Moita) e mercadorias dentro da área reservada no plano Mateus/Salgado para a indústria pesada ( zona nascente da Quimiparque ). O que pode querer dizer que "chegada" ao LAVRADIO a TTT será "bifurcada", ou melhor, "trifurcada" indo o ramal da RAVE em direcção a Badajoz o ramal de mercadorias para o interior da Quimiparque e o ramal do MST para a zona a sul do mercado do Lavradio.
A questão que se coloca - e é aqui que entram obrigatoriamente os profissionais da comunicação social barreirense, inevitavelmente, uma vez mais - é que nas primeiras filas foram disparados vários flashes de máquinas fotográficas quando foi projectado o slide do novo ponto de amarração da TTT, NO LAVRADIO e até agora ainda ninguém se "descoser" com tal fotografia.
Se, por exemplo, o VTM a tem, estamos safos , se não a tem temos que esperar, uma vez mais que seja o CH a fazer o brilharete...
Ora , o mesmo CH jurou luta acérrima, nese mesmo dia, ao PODER CENTRAL no caso da TTT não comportar a vertente rodoviària que é o que me parece que vai acontecer...
O jogo de bastidores verificado( e que poderá ser comprovado no congresso deste fim-de-semana) no PSD pode querer dizer que o novo líder dará a sua benção à OTA e a opção Alcochete cairá uma vez mais, provavelmente, por questões que previsivelmente serão assacadas aos ambientalistas, o que os levou, desde o aparecimento do estudo da CIP, a não se mostrar desfavoráveis ao mesmo, pondo assim, desde logo, as barbinhas de molho...
Outro aspecto relevante nesta trama é o de o novo espaço canal da TTT permitir o branqueamento de toda a especulação imobiliária praticada nas áreas do Barreiro e DA MOITA ( fidalguinhos, "Várzea", etc. )
At 11 outubro, 2007 18:08, Anónimo said…
No contexto atrás referido, a afirmação, de Augusto Mateus, acerca da exequibilidade do seu plano com ou sem TTT, destina-se, na minha modestíssima opinião, a preparar a opinião pública para o facto de ser preferivel ter, "para já" uma ponte "só" com comboios do que não ter NENHUMA.
É que, o homem, já foi ministro e também está a realizar estudos encomendados pelo governo na zona de Alenquer...
Links úteis:
http://www.glosk.com/PO/Ponta_da_Passadeira/-3005918/index_en.htm
http://clientes.netvisao.pt/jomapaen/
patrimonio/passadeira.htm
At 11 outubro, 2007 18:20, Anónimo said…
Até já tem logotipo e tudo:
http://www.cm-barreiro.pt/noticias/
detalhe_noticia.asp?Id=2503
G'anda classe, mén!!!
At 11 outubro, 2007 18:34, Anónimo said…
http://www.sado2000.pt/noticia.php?codigo=470E2809AD961
At 12 outubro, 2007 10:59, Anónimo said…
Pois é "os eleitos" vão visitar o espaço do futuro "Mercado do Levante".
Qual solução milagrosa o CH tirou o trunfo da manga. Caladinho, caladinho, lá vai fazendo os seu brilharetes!... Por enquanto!
Parece (digo parece porque acho que isto ainda vai dar muito que falar) que teremos um mercado à maneira: alcatrão, marcações de lugares, casas de banho, vedação, etc., etc.
Uma maravilha! Tou espantado. Asério que estou! Nem parece o Barreiro!
Veremos o que acontecerá quando:
- Os feirantes tiverem que desembolsar os tais 750 euritos para as obras!
- Quando os residentes berrarem desesperados com a confusão, o barulho e o lixo!
- Quando alguém se lembrar de destacar que não é paredes meias com um hospital que se instala uma feira!
- Quando os clientes começarem a ser atropelados no IC21 como tordos em dia de abertura de caça!
(Recordam-se das exigências de construção de passagem pedonal superior no IC21, junto ao Modelo? Pois!... uns criam os problemas e depois exigem que outros os resolvam.)
- Quando a TTT vier a acabar, mais uma vez, com o "Mercado de Levante"!
Já agora. O pagamento da "taxa" de construção do mercado a cobrar aos feirantes será depois descontada nas taxas de utilização dos feirantes? Não estou a ver que os feirantes estejam numa de pagar duas vezes. Não tou não!
Sobre este pequeno promenor nada se sabe (aliás, só se sabe o que comvém!)
Porém, é bom que se saiba como é porque, a ser assim,trata-se de antecipação de receitas e isso, de acordo com o Tribunal de Contas, é uma operação de endividamento que está vedada às câmaras.
Tomem nota! Que isto ainda vai dar que falar.
At 12 outubro, 2007 11:20, Anónimo said…
In Rostos:
‘ Distrital de Setúbal do PSD salienta
3ª Travessia Barreiro-Chelas : componentes ferroviária – Alta velocidade e sub-urbanos – bem como a rodoviária ‘
‘ 3ª Travessia Barreiro-Chelas. - componentes ferroviária bem como a rodoviária
“Com a decisão de avançar com o TGV no traçado proposto, torna-se necessária a construção da 3ª Travessia Barreiro-Chelas. Para uma melhor economia de escala e para que haja solidariedade na interligação entre as duas margens do Tejo, entendemos que a mesma deverá ter as componentes ferroviária – Alta velocidade e sub-urbanos – bem como a rodoviária, como forma de melhor servir o Distrito e a sua população.” – defende a distrital de Setúbal. ‘
Comentário: o deputado Luís Rodrigues não estará numa posição bastante periclitante no seu Partido ?
At 12 outubro, 2007 12:35, Zé do Barreiro said…
«” Quando a TTT vier a acabar, mais uma vez, com o "Mercado de Levante"! ”»
Ah pois. Agora, desta vez, os tendeiros e feirantes já estão avisados que só terão a “ sua fábrica” durante 5 anitos.
E depois ? Bom, depois nem nenhum SANTO ADVOGADO E NEM NENHUM SANTO PRESIDENTE DA CÂMARA os poderá salvar/safar. É que já estão avisados com muita antecedência …
Caríssimo Anónimo, em relação à sua frase “ … o CH tirou o trunfo da manga. Caladinho, caladinho, lá vai fazendo os seu brilharetes!...”
Bom, atenção que – e esta informação parece-nos ter toda a credibilidade - o Sr. Carlos Humberto teria sido sujeito a muitas pressões junto da autarquia, pressões essas, vindas não só de dentro do próprio PCP como também, e muitas, de militantes a defenderem a continuação do mercado do Levante !!!
Ah, já agora digo-lhe que a menção do seu “pequeno pormenor” terá pano para mangas, terá sim senhor. Foi muito bem metido no seu comentário …
Abraço,
Zé.
PS: Iremos dizer qq coisa sobre 2 ou 3 comentários aqui postados, mas ficará para mais tarde.
At 12 outubro, 2007 17:29, Anónimo said…
Opções Participadas no Lavradio, no dia 15 de Outubro, pelas 21.30 horas, no Grupo Sport Chinquilho União 9 de Abril Lavradiense.
mmmm...estão a pensar no mesmo que eu...?
At 12 outubro, 2007 18:49, Zé do Barreiro said…
Anónimo “...nem sequer os do euromilhões....”,
Caro Amigo, não se esqueça que o link a que se refere trata APENAS de noticiar algum ( pouco ) conteúdo de uma moção que a Direcção da Distrital de Setúbal do PSD vai levar ao seu Congresso Nacional no próximo fim de semana.
Mesmo assim, gostaria de saber o resultado da votação dessa Moção, quando for votada no Congresso …
Lembram-se do resultado da votação, no último Congresso Nacional, da moção do PS/Barreiro sobre a “Cidade do Cinema” ?
Pois foi … foi reprovada, NATURALMENTE, sem apelo nem agravo, pelo Congresso, com uma votação maciça …
Meu Amigo, os Partidos do Poder não gostam de se comprometer com “batatas quentes”. Podem queimar-lhes as mãos …
Vamos ver se ainda hoje digo qq coisa sobre o excelente comentário do Anónimo das 17:09.
Zé.
At 12 outubro, 2007 19:17, Anónimo said…
"Jerónimo de Sousa considera investimento público previsto no Orçamento para 2008 uma "contradição" na política do Governo (...)disse durante um comício realizado no Lavradio, Concelho do Barreiro.(...)
O responsável máximo do Partido Comunista Português criticou ainda a possível privatização das Estradas de Portugal, referindo que o Grupo Mello vai ficar com a concessão até 2099 de todas as estradas do País, quando estas deveriam ser do povo."
Diz o "roto" ao nú:
Porque não te vestes tu?
At 12 outubro, 2007 19:29, Anónimo said…
conferir citação supra em:
http://www.rtp.pt/index.php?article=302082&visual=16&rss=0
At 13 outubro, 2007 11:18, Anónimo said…
http://barreirovelho.blogspot.com/2007/10/caro-z-do-barreiro.html
At 13 outubro, 2007 11:55, Anónimo said…
Vejam os planos da arma "secreta" do PS para 2009 em:
http://www.inteli.pt/download/
Barreiro/Ydreams.pdf
At 13 outubro, 2007 12:37, Anónimo said…
Caríssimo Zé;
"Ah, já agora digo-lhe que a menção do seu “pequeno pormenor” terá pano para mangas, terá sim senhor. Foi muito bem metido no seu comentário"...sic
Caríssimos!.... Não há pano, muito menos mangas. Vão ver. Estupefação geral, perguntarão?
Pois é, pois é
Clarinho como água, para aqueles que, como prioridade, queriam e pretenderiam que a água turvasse.
Mas não turvou, não senhor, continua e continuará translúcida como até aqui.
"Coerência, Justiça e Eficácia"
Afinal é o que todos pretendemos, n'eh?
Zé Kalanga
At 13 outubro, 2007 15:46, Anónimo said…
Vejam só o que eu descobri em:
https://www.blogger.com/comment.g?blogID=6809379&postID=593474105379824185
"A Quimiparque centra a sua actividade na cedência de espaços para instalação de
empresas, actividade que desenvolve no Barreiro e, de forma limitada, em Vendas
Novas, em cujo parque possui dois edifícios, já que a exploração do parque de Estarreja
foi cedida à API Parques no final de 2004, situação que se manteve até Março de 2007.
Tem sido promovido com a colaboração da Autarquia desde 2002 o estudo urbanístico
do local, processo que em 2006 foi retomado com a assinatura em Maio de um
Protocolo de Cooperação entre a Quimiparque e a Câmara Municipal do Barreiro,.através do qual aquelas entidades se comprometem a continuar com os projectos de
desenvolvimento e requalificação do Parque.
Este Protocolo deu origem a uma Comissão de Acompanhamento formada por
elementos da Quimiparque e da Câmara Municipal do Barreiro. Foi adjudicado no final
de 2006 na sequência do protocolo a dois gabinetes de reconhecida competência o
planeamento urbano e o planeamento estratégico e económico do espaço.
Os estudos estão prontos, prevendo-se apresentar na Waterfront Expo 2007 a realizar
em Lisboa, o Plano Global de Desenvolvimento da Quimiparque acordado entre a
Câmara Municipal do Barreiro e a Quimiparque. Será possível avançar então com os
planos detalhados das diversas zonas do Parque.
A Câmara Municipal do Barreiro já publicamente aceitou o princípio de que o terreno
da Quimiparque poderá e deverá albergar para além de empresas e equipamentos
também habitação. Continuaram as conversações com os promotores do projecto
Cidade do Cinema que o pretendem ver instalado no território da Quimiparque.
O parque empresarial, em 2005 foi ampliado com a conclusão do novo loteamento
Salisparque, que permitirá completar a oferta com espaços para venda. Contudo a
procura não tem respondido da forma desejável, estando igualmente em regressão a
indústria o que provocou uma redução das receitas desta origem e dos resultados,
situação que os projectos em curso permitirão inverter em 2007/2008."
At 13 outubro, 2007 19:54, Anónimo said…
Caríssimo Zé;
in.. rostos Online ... 13/10/2007
----------------------------------
"Vendedores vão concretizar obras que rondam os 100 mil euros"
“Os feirantes vão fazer parte da obra e oferecer à Câmara” – referiu Carlos Humberto, dado que esta é via para que o processo decorra com maior celeridade – “se fosse o município a fazer a obra, existia todo o processo de concursos públicos e o processo demorava meses”.
“Esta foi a solução encontrada, como o acordo dos vendedores.” – sublinhou.
As obras que os vendedores vão concretizar rondam os 100 mil euros, tendo em vista a reconversão do terreno, com o alcatroamento e vedação.
A Câmara Municipal do Barreiro irá assumir a iluminação do espaço, rede de águas e esgotos, limpeza do terreno, marcação do terreno, construção de casas de banho e parque de estacionamento. Estas obras serão concretizadas pelos serviços da autarquia por administração directa."
---------------------------------
Aí está o esclarecimento, na hora, para descanso de alguns, que parecem nada mais ter com que se preocupar.
Mentes que não descansam de noite, para de dia tentarem envenenar e enfernizar a vida de cada um de nós.
Zé Kalanga
At 13 outubro, 2007 21:14, Zé do Barreiro said…
Anónimo “ó zé, dê lá um "jeitinho", se faz favor.....”,
Fui ao Blog do “barreirovelho” e o que o VTM me propõe parece-me um bom “negócio”.
Cá vai a “cunha”: Estimados Amigos e Camaradas Tó Zé Reguengos e Alexandre Miguel Matos, endosso -vos o Post de 12 de Outubro do nosso ilustre colega ( da blogosfera, entenda-se ) “barreirovelho”, solicitando-vos que considerem o pedido, que considero ter alguma legitimidade.
Se não vos for possível responder afirmativamente, peço-vos o favor de, aqui, virem explicar as razões porque o vosso Blog se encontra “trancado” ( porra, nem a chave debaixo da porta colocaram !!! )
Grande abraço para os dois,
Zé.
PS: Caríssimo Anónimo “ó zé, dê lá um "jeitinho", se faz favor.....”, como bem perceberá, pouco mais podemos fazer …
At 13 outubro, 2007 21:45, Anónimo said…
claro que compreendo.
Só me quis associar ao pedido dele, não para aproveitar "a boleia" ( não tenho feitio para penetra...) mas por achar que, se ele fez a proposta é porque terá algo importante para lhes dizer( o que eu, de facto, não tenho).
E, pelo que ele nos deixa conhecer da sua pessoa, acho que não vai pedir outra vez...
At 14 outubro, 2007 19:47, Anónimo said…
Zé Kalanga,
Com que então os feirantes vão pagar 100 mil euros das obras do mercado!
Fico aqui, sentadinho, quietinho, muito paradinho, à espera a ver o que acontece. Já que não descanço de noite... descanço de dia. Né?
Recapitulando: Os feirantes pagam 100 mil euros pelas obras, por 5 anos de utilização do espaço. E suponho que depois pagarão as taxas camarárias de venda ambulante. Não é?
Então se é tudo clarinho e límpido, diga-nos lá, ou que venha o CH dizer-nos, se é assim ou não.
Acha mesmo que que os vendedores vão pagar duas vezes a mesma coisa? (e logo eles!)
Além disso estou curioso por ver qual o quadro legal em que vai encaixar a "oferta" dos vendedores. Quero também ver onde se vai registar a receita da "prenda" de cada vendedor. Ou será que cada compra uns materiais e os oferece para as obras.
Com que então, é a Câmara que vai fazer a obra pelos seus serviços? Tamos lixados!!! Se já pouco se faz no arranjo e manutenção dos espaços públicos cá na terra, com os meios todos aplicados naquela obra com os timings tão apertados, agora é que o Barreiro vai ficar bonito.
Para além disso, se considerarmos que a rotunda dos Casquilhos anda a ser feita há dois anos, talvez lá para as vésperas das eleições de 2009 tenhamos mercado (Xiiii!!! Os feirantes vão ficar lixados! Vão, vão!).
Caro Kalanga, há pano sim senhor, muito e muito pano! E mangas que nem queira saber!
Fique atento! Porque há sempre um Tribunal de Contas que nos espera!
At 14 outubro, 2007 19:51, Anónimo said…
Caro anónimo das 17:29
Não sei no que está a pensar, mas imagino!
Eu vou lá estar! Muito atento, mesmo muito atento.
Até pode ser que alguém arase!
At 14 outubro, 2007 23:42, Zé do Barreiro said…
Caros Amigos,
Apresento-vos um desafio/provocação ( ou “nó” para se “desatar”… ) para respostas obrigatórias aqui no Blog, a partir de 2ª feira:
E se o Sr. Presidente da Câmara ( ou algum assessor ou adjunto ) e/ou algum Sr. vereador esclarecesse os Barreirenses se os feirantes e tendeiros, para além de contribuírem com parte dos 100.000 euros, relativos às obras do “novo” Mercado do Levante ( presumo que referentes a mão de obra ), também irão pagar as taxas devidas à atribuição dos espaços durante os 5 anos de cedência ? Sim ou Não ?
Então haverá ou não haverá pano, muito pano, para mangas ?
Caríssimos, dedos nos teclados !!!
Boa semana para todos,
Zé.
At 14 outubro, 2007 23:55, Anónimo said…
Oh pessoal;
Então vocês, querem mercado, ou não querem mercado?.
Parece que não, senão, vejamos.
O Mercado de Levante acabou.
Ai Jesus, Credo, Nossa Senhora Aparecida, coitadinhos dos Ciganos, vão morrer à fome, tiram-lhes o ganha pão, aonde é que agora vão governar a vidinha?.
Agora já há mercado, parece até que os ditos ciganos vão contribuir com obras, conforme vem no Rostos Online, e já começam vocês outra vez a desancar?
Não há pachorra para vos aturar, olhem mesmo que não há.
Este Povo só quer é confusão. Força insistam, porque com o veneno das vossas mentes, assim vão longe.
Bjokas..... na boca!......
Zé Kalanga
At 15 outubro, 2007 00:42, Zé do Barreiro said…
Caro “Zé Kalanga”,
Estava quase quase a colocar-me na “posição horizontal” ( amanhã vai ser um dia do caraças, cá p´ro Zé ) quando vi o seu comentário.
Não sei se já se apercebeu, mas o “assunto” agora é outro. Não se trata da utilidade que o Mercado terá ou não terá para os Barreirenses, concretamente para aqueles que residem nas proximidades – como eu próprio !!!
Por favor, queira analisar – e porque não dar, também, a sua opinião ? – o nosso ultimo comentário, o qual está imediatamente antes do seu.
Agora é que é: santas noites,
Zé.
At 15 outubro, 2007 18:15, Anónimo said…
Caríssimo Zé;
Eu estou-me bem nas tintas, para se eles vão ter de pagar ou não.
A questão que eu coloco aqui, é que pelo menos vez, temos que aceitar e considerar esta solução como, de entre todas as que foram por aí badaladas, aquela que com toda a certeza consegue conjugar mais consenso de opiniões.
Quanto à questão colocada sobre se vão pagar taxas ou não, meu amigo, aí para o baile ......., minorias minorias, contribuições para todos.
Senão a porca vai torcer o rabo, ai vai vai.
Zé Kalanga
At 15 outubro, 2007 20:01, José Gil said…
Carissimo Zé.
Hoje trago-lhe outra preocupação dos nossos barreirenses.
Como sabe, os TCB vão para a manif na próxima quinta feira e já anunciaram que não vai haver carreiras, por esse motivo.
Porque será que numa Câmara Comunista, tão preocupada com o Povo, não existem serviços minimos nos autocarros?
E já agora, gostaria que apurasse quem pagou a deslocação dos TCB na manif, convocada pela CGTP, em Lisboa a 2 de MArço deste ano, que nos privou a todos de autocarros numja sexta à noite e sem pre aviso?
Veja lá amigo Zé o que pode saber, pois esta vergonha não tem fim.
E veja também se lockout de empresas não é proibido em Portugal e se As Câmaras não estão abrangidas?
um abraço
At 15 outubro, 2007 21:36, Zé do Barreiro said…
Zé Kalanga,
Tá a ver que até já diz que “ a porca pode torcer o rabo” …
Ah vai torcer, vai. Olhe, e das duas maneiras, ou seja, se os tendeiros/feirantes pagarem as taxas, pagam duas vezes encargos que os irá sobrecarregar financeiramente. Se não pagarem taxas, bom, então a participação dos mercadores – como mão de obra – para os 100.000 euros, poderá ser considerada como recebimento de receitas antecipadas, o que é uma ilegalidade para o Tribunal de Contas.
Aquilo que nós sugerimos aqui no Blog, é que alguém responsável da Câmara nos esclareça este tipo de dúvidas. Só.
Tá a ver que a “coisa” não é assim tão linear como possa parecer ?
José Gil,
“E já agora, gostaria que apurasse quem pagou a deslocação dos TCB na manif, convocada pela CGTP, em Lisboa a 2 de MArço deste ano, (…)”
Como é perfeitamente natural, legal e compreensível, foi a Central Sindical quem suportou todo o tipo de encargos com os transportes dos seus filiados para a manif. Aliás, a UGT também procede do mesmo modo …
Concordo totalmente consigo e com os seus argumentos quanto à ausência de serviços mínimos nos TCB.
Saudações,
Zé.
At 16 outubro, 2007 11:09, Anónimo said…
Caros amigo Ze e caros todos,
Permita-me usurpar uma linhas deste seu blog, para deixar aqui um pequeno esclarecimento.
Mais uma vez deixe-me,já que não o fiz na devida altura, endereçar-lhe os meus parabens pelo aniversario. O trabalho é o que se ve. Fantastico!!!
o blog barreiro2009.blogspot.com foi encerrado pelo facto de existir um novo projecto que brevemente será divulgado.
Decidi que queria desfazer-me de mais uma lembrança do periodo mais complicado e doloroso da minha vida. O meu caro amigo Reguengos anuiu.
A mensagem que aparece é uma mensagem "default". Mas para todos os efeitos o conteudo já não está disponivel.
Tenho alguns dos conteudos. Se alguem precisar de algum esclarecimento, disponha.
E meu caro desculpe não me pronunciar sobre o assunto TTT. Na altura propria o farei no seio da Comissão. Esta calma obviamente tem algum sentido face aos desenvolvimentos que aqui são referidos.
Ze, um grande abraço. E cumprimentos a todos.
At 16 outubro, 2007 11:29, Zé do Barreiro said…
Caros VTM e Anónimo “ó zé, dê lá um "jeitinho", se faz favor.....”,
A resposta que solicitámos está dada no comentário acima.
( Nos dias que correm ainda há sucesso nas “ cunhas”, eh,eh,eh )
Alexandre Miguel,
Duas rápidas frases:
1º Agradecemos as felicitações pelo nosso 2º Aniversário.
2º Cada vez tenho mais consideração e amizade por si ( e pelo Tó Zé Reguengos, que fique claro ). Prevejo que nós os três iremos fazer “grandes” coisas muito brevemente …
Grande abraço,
“Zé”.
At 16 outubro, 2007 19:38, Anónimo said…
ULTIMA HORA : Está acertado. Luis Ferreira e o PS Barreiro apoia a candidatura de João Soares, ex - presidente da Camâra Lisboa a Autárquia Barreirtense
At 16 outubro, 2007 23:33, A Reguengos said…
Caro Zé,
Como sabe sou visitante assíduo do seu blog, mas ainda não tinha visto a "cunha" que o VTM tinha aqui colocado.
O meu amigo Miguel Matos já deu assim todas as explicações, às quais eu acrescento uma: o blog começou por ser dele para expressar a sua dor num momento triste da sua vida; posteriormente, teve a amabilidade de me convidar a contribuir com alguns conteúdos, convite que prontamente acedi.
Quanto ao VTM, irei aceder ao seu blog e se possível tecerei alguns comentários.
Já agora, nunca é demais prestar ao meu grande amigo "Zé" o reconhecimento pelo grande trabalho que tem vindo a ser desenvolvido neste blog. Continue!
At 17 outubro, 2007 09:35, Zé do Barreiro said…
Anónimo das 19:38,
Ah;Ah;Ah;Ah.
Ficávamos - nos só pela gargalhada, mas deixe-nos dizer mais alguma coisa sobre.
1º Têm que se realizar eleições para a CPC.
2º Esse tipo de assuntos têm de ser discutidos na CPC do PS/Barreiro.
3º OS MILITANTES SOCIALISTAS também se terão de pronunciar nas três Secções do partido existentes no Concelho.
Como vê, essa “NOTÍCIA DE ULTIMA HORA” não passará de um simples fogacho …
Tó Zé Reguengos,
Livra, que o meu caríssimo Amigo ( e o Alexandre Miguel ) ainda fazem que uma lágrima me apareça no canto do olho !!! A sério.
E como sabe, cá o Amigo Zé já passou dos 50 e já é duplamente avô … O que vocês conseguem fazer …
Um bom dia para todos,
Zé.
At 17 outubro, 2007 12:29, Anónimo said…
“(…)Para o edil barreirense esta visão para o território obriga a mudar o actual cais dos barcos, o terminal Rodo-Ferro-Fluvial para a zona do porto da Quimiparque, acrescentando que junto a esse terminal se pretende construir uma praça cuja dimensão o leva a falar de “Terreiro do Paço da Margem Sul”.
Nos estudos elaborados para a Quimiparque, prevê-se que sejam necessários cerca de 40000m2( área equivalente à da urbanização da cordoarias ) para o estacionamento automóvel, admitindo-se a construção de silos-auto ou o aproveitamento de equipamentos já existentes. Será que a Nutasa vai “abandonar” o estudo, elaborado pelo autor do Masterplan, que previa a reconversão dos silos existentes junto às docas da Atlanpor, em prédios de habitação, a favor da sua reconversão nos tais silos auto? E depois instalar-se-á, como contrapartida, na zona do Lavradio? É que ao preço que vai chegar o metro quadrado na zona mista de habitação, comércio e serviços não estou a ver o “esbanjamento” de tão valioso recurso em parques de estacionamento “horizontais”…
(…) assim como o projecto para a requalificação do centro do Barreiro, no qual o edil barreirense sublinha a necessidade de diminuir o tráfego na Avenida Miguel Bombarda e Avenida Alfredo da Silva foram algumas das medidas mencionadas, (…)A respeito da reabilitação urbana, o vereador Joaquim Matias referiu que essa acção vai começar na freguesia do Barreiro,(…)”
Ora, com a criação de um equipamento “âncora”, no centro do Barreiro (Centro Comercial Fórum), integrado numa nova urbanização com mais de trezentos fogos ( contando com os previstos para o estádio do FCB ) como é que tal desiderato vai ser alcançado?
Desviando o transito para a Avenida Bento Gonçalves, criando, no tal silo, a alternativa ao piso que não se construiu na sub cave do Fórum?
Proibindo o transito automóvel aos não residentes?
Acho bem que o Busquets seja mesmo um génio …
destaques retirados do artigo disponível em :
http://www.rostos.pt/inicio2.asp?jornal=18&revista=5&cronica=80914&mostra=2
At 17 outubro, 2007 15:54, Zé do Barreiro said…
À especial atenção do VTM e do Anónimo “ó zé, dê lá um "jeitinho", se faz favor.....”,
Podem já "avançar" para o link:
http://forumairesdecarvalho.blogspot.com/
2007/10/conscincia.html
AGORA, SR VTM, CÁ AGUARDAMOS O CUMPRIMENTO DA SUA PARTE DO NOSSO "ACORDO" ...
Cumprimentos,
Zé.
At 18 outubro, 2007 09:30, Anónimo said…
Caro amigo Ze,
Não lhe escapa nada!!!
Nem me deu hipotese de o convidar... E ainda nem passaram 24 horas!!!
Claro que não podia deixar de o convidar pessoalmente a si e ao seu aditorio.
forumairesdecarvalho.blogspot.com
Um grande abraço.
At 18 outubro, 2007 18:20, Anónimo said…
Abriu a temporada!
Vai ser anúncios de obras e mais obras!... É uma fartura!!!
Pudera.! Estamos s dois anos da eleições. É o timing certo!
Ele vai ser pontes e mais pontes (sober o Tejo e o Coina)!
Zonas náuticas e de recreio!
Pólis e mais Pólis!
Quimiparque e mais Quimiparque!
Piscinas e mais Piscinas!
Mercados e mais mercados!
Ordenamento e mais ordenamento!
Que grande "diarreia" promessas de obras e realizações!!! Com carago!
Onde é que eu já vi isto?
Então a Câmara está falida, tem mais despesas que receitas correntes e vai promover tudo isto?
Até agora só se ouve palavriado. Onde estão os projectos concretos, com o respectivo plano de execução e financiamento? Onde? Não se vê nada porque, muito simplesmente, não existem!
Por favor, não gozem com a nossa inteligência!
Se olharmos para os últimos 20/25 anos, com o fim da CUF, esta terra só se tem afundado. Vejam os indicadores populacionais no site do INE e não terão qualquer dúvida.
E lembrem-se que afundar é fácil, emergir nem tanto!
Foram anos e anos de incapacidade para mudar o paradigma e atrair investimentos capazes de proporcionar novos caminhos de desenvolvimento. E tudo porque em primeiro lugar sempre estiveram os mandamentos ideológicos e programáticos esclerosados de quem nos governou e nos governa, já lão vão 29 anos.
Alguém acredita mesmo que eles mudaram?
At 18 outubro, 2007 19:02, Zé do Barreiro said…
E eu acrescentaria:
Ideias mais ideias;
Projectos mais Projectos;
Intenções mais intenções;
Toneladas de papel mais toneladas de papel;
Conferências de imprensa mais conferências de imprensa;
Dinheiro – muito dinheiro - gasto com Especialistas disto e daquilo.
E obra feita ?
Vamos a ver se os Barreirenses não se deixam enganar, mais uma vez, com os lindos desenhos, em três dimensões e tudo, que lhes estão ( e vão continuar ) a apresentar …
Zé.
At 18 outubro, 2007 19:52, José Gil said…
Zé sobre este assunto da gestão camarária, escrevi um post que gostaria que lesse e comentasse. pode vê-lo em http://aventurasemportugal.blogspot.com
Ai está o que defendo para o Barreiro em 2009
Um abraço
At 19 outubro, 2007 11:12, Anónimo said…
http://causa-nossa.blogspot.com/2007/10/
correio-dos-leitores-aeroporto.html
At 19 outubro, 2007 16:11, Anónimo said…
Pois é!
O Relatório Técnico elaborado pela empresa Augusto Mateus & Associados, refere como provável a possibilidade de não haver TTT para o Barreiro em benefício de um túnel Beato/Montijo.
Fá-lo, nos seguintes termos:
"Se se consolidar a opção do futuro aeroporto no campo de tiro de
Alcochete, a base aérea do Montijo desaparece e vai estar em cima
da mesa uma alternativa a Chelas-Barreiro: Montijo-Beato."
Vejam tudo em:
http://www.cm-barreiro.pt/noticias/detalhe_noticia.asp?Id=2507
(Eu já vi. Foram umas valentes horas de leitura de centenas de paginas e interpretação de centenas de gráficos e qaudros)
E lembrem-se: se o aeroporto for para Alcochete, para além das questões de prazos e de perda certa das verbas do QREN, a Base Aérea do Montijo é desactivada.
E já repararam que a área da base é muito maior que a do Quimiparque? Já viram os prédios que se podem fazer ali sem qualquer constrangimento?
Mas o que mais nos importa a nós barreirense, é de como se desenvolverão todos os mega-projactos apresentados sem TTT. Como assegurar canais com capacidade suficiente para escoamento de pessoas e bens? É que isso só seria possível com a ponte e as redes ferroviárias e (talvez) rodoviárias que ela traria ao Barreiro. O IC21, como se sabe já é completamente intransitável em hora de ponta.
Porque é que o Sr. Carlos Humberto não faz qualquer referência a esta possibilidade nas "Opções Participadas". É que, se tal acontecer, grande parte do que se projecta, senão tudo, não tem qualquer viabilidade. De facto como escoar as mercadorias e as pessoas? Será só pelo IC21 e pela EN 10-1, como actualmente?
Se estamos a debater a questão, então sejamos sérios e discutamo-lo em toda a sua plenitude. Os constrangimentos, conforme o próprio relatório o refere, já são muitos (C/ p/ exp. a necessidade de saída/deslocalização de empresas e descontaminação dos solos, etc.). Sem ponte tudo isto poderá ser completamente inviável.
Portanto, Sr. Carlos Humberto, diga tudo e debata tudo. Não se fique só pela parte boa!
At 19 outubro, 2007 16:41, Anónimo said…
Dizem os nossos autarcas e alguns que, agora, se aproximaram deles, que o mal do Barreiro é falar-se muito no passado e pouco no futuro.
É uma verdade que devemos olhar para o futuro. Porém há que não esquecer o passado. Sobretudo, os erros e as omissões do passado.
Por uma razao muito simples: para aprendermos com os erros do passado e não os repetirmos.
Só que, para a actual força política no poder, no plano político, falar dos erros do passado, significa reconhecer que a situação de atraso socio-económico em que o Barreiro se encontra se deve a ela.
Eu explico!
Em meados dos anos oitenta, o paradigma industrial do Barreiro esvaneceu-se. Governava, então com maioria absoluta, a CDU/PCP.
Numa ânsia de manter a sua base eleitoral, o PCP tudo fez para manter a mentira de que o Barreiro era uma cidade industrial (e logo operária). Para ajudar a manter tal mentira, chegou a absorver de froma irresponsável nos seus próprios quadros aqueles que iam perdendo os empregos na CUF. Facto que hoje nos custa bem caro!
Só mais de 10 anos depois, ainda no tempo do P. Canário se começa, timidamente, a falar em novo paradigma de desenvolvimento para o Barreiro. São as primeiras abordagens à reconversão do Quimiparque, em finais dos anos 90.
Porém, tais abordagens, por pressões internas do Partido, colocavam a ênfase no aproveitamento para "indústria". Facto que levou à total inviabilidade de fosse o que fosse, por manifesto desajustamento de interesses entre as partes.
Veio depois, no madato do PS, o Masterplan. Foi diabolizado até à exaustão pelo PCP sob o argumento que tinha ignorado completamente os projectos CDU para o local.
Chegámos ao actual projecto. Já com a grande possibilidade de se vir a construir a TTT e tudo o que isso representa em termos de ordenamento territorial.
Facto é que, mesmo com esta nova valência de que o Masterplan não dispunha, pelo menos com tanta certeza, a CDU vem com propostas que integram grande parte do que constava no Masterplan. Nseta caso, passou de besta a bestial!
Só para que conste:
Bilbau, na Biscaia, viveu exactamente o mesmo problema que o Barreiro e, sensivelmente, na mesma altura. Dez anos depois Bilbau era uma cidade completamente requalificada.
Vejam o que diz o relatório agora apresentado pela Augusto Mateus & Associados, a este propósito:
"A requalificação urbana de uma série de territórios portuários e industriais de Bilbau
desenvolve-se desde meados da década de 1990 - respondendo à grave crise industrial
da década anterior. O projecto global - denominado de Bilbao Ria 2000 - inclui não só a
recuperação de importantes espaços centrais, mas ainda a relocalização das principais
actividades portuárias para as partes exteriores da baía. Em termos globais, o projecto
aposta na criação de um tecido urbano baseado em novas dinâmicas económicas, muito
nomeadamente na cultura e em novas indústrias não-poluentes."
Pois é, em Bilbau, 10 anos depois a cidade estava reconvertida.
No Barreiro, já lá vão mais de 20 e ainda nada foi feito para além de estudo e mais estudos.
E não me digam que não se deve falar no passado! O passado são estes senhores que lá estvam e nada fizeram... porque o Barreiro teria que ser eternamente "operário".
Que Deus lhes perdoe! Eu não... já não tenho pachorra!
At 20 outubro, 2007 21:18, Zé do Barreiro said…
Pois é, lá terá o Zé de fazer um Post sobre esta matéria, né verdade ?
Não tenho tido tempo nem para me coçar … mas amanhã vamos lá a ver se sai o “Post simultâneo”.
Agora vou ver o meu Benfica …
Zé.
At 07 novembro, 2007 12:43, Anónimo said…
“(…)A resposta as questões por parte do autarca foi longa, mas resumiu-se a apenas um facto : a indefinição da 3ª ponte sobre o Tejo condiciona-nos a vida. ”
Segundo explicou Carlos Humberto há muito que existe um projecto para a zona do Bairro Alfredo da Silva, que dados os condicionalismos financeiros da CMB, apenas poderá avançar caso seja construída uma urbanização junto à superfície comercial “Recheio”. O problema em causa é que apesar de existir um construtor interessado em investir na zona, o Governo ordenou que nada fosse construído nessa faixa de terreno, até estar completamente delimitado o trajecto da nova ponte. Para já temos que esperar, e o pior que nos pode acontecer é esta indefinição. Está previsto que a ponte passe ali, mas também estava prevista a construção do aeroporto na Ota”, realçou. Caso as expectativas se confirmem e a urbanização não possa avançar, a Câmara apenas poderá fazer arranjos pontuais no Bairro Alfredo da Silva”, garantiu.(…)
In: Jornal do Barreiro
Este tipo está a passar das marcas…
Então não é o partido dele que está a liderar o maior lóbi da margem sul ( AMRS )para o aeroporto ser construído em Alcochete ??
At 08 novembro, 2007 11:32, Anónimo said…
“Novo aeroporto em Alcochete é benéfico para a região
A possível construção do novo aeroporto de Lisboa em Alcochete “traz muitas oportunidades para o concelho e para o distrito de Setúbal”, diz o presidente da câmara de Alcochete, Luís Franco. A opinião é partilhada por Carlos Silveira, membro da Liga dos Amigos de Setúbal e de Azeitão (LASA), que considera que a criação do novo aeroporto no distrito “seria benéfico do ponto de vista ambiental e económico”.
Para um distrito que tem sofrido uma estagnação económica nos últimos anos, esta é uma “oportunidade única” e “fantástica” que “não se pode desperdiçar”, salienta Carlos Silveira. Trata-se de um “desafio” e de um “crescimento fantástico” para a região, uma vez que a construção da nova infra-estrutura “atrai muitas empresas e investimentos”. Luís Franco salienta também os benefícios do novo empreendimento, ao chamar a atenção para a “criação de mais riqueza e de mais pólos de emprego, potenciando as qualidades da região do ponto de vista turístico”.
O presidente da câmara diz ainda que “acredita” que o Governo irá escolher Alcochete em vez da Ota e salienta que, de acordo com os resultados do estudo da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) que apresenta Alcochete como a melhor opção, “será muito difícil para o governo tomar uma decisão contrária, ou então terá de explicar aos portugueses por que não escolheu a opção mais favorável para o país”.
Carlos Silveira não se mostra tão confiante, explicando que, “independentemente dos estudos”, tem de se perceber que há “movimentos que devem ser criados” para se “fazer pressão” sobre a decisão do governo. “É preciso mostrar que os cidadãos da região estão atentos e que estão interessados no assunto”, diz o representante da LASA, sublinhando ainda que “não basta haver estudos” e que “ter razão não é suficiente”. (…)”
In: http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=9739
At 16 novembro, 2007 11:44, Anónimo said…
"(...)José Viegas explicou que apenas quarta-feira, durante o Fórum do Diário Económico, teve conhecimento de que a RAVE e o porto de Lisboa haviam chegado a acordo para baixar o vão da ponte para os 400 metros quadrados, uma especificidade que reduz significativamente o custo da ponte Chelas-Barreiro
in:http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/
diarioeconomico/nacional/empresas/pt/
desarrollo/1058226.html
At 18 novembro, 2007 21:34, Anónimo said…
tenho a certeza que todos nós, iremos beneficiar com a construção da ponte Chelas-Barreiro, visto pensar que irá trazer mais desenvolvimento para o país e também para todo a região de Setúbal.
At 17 janeiro, 2008 19:53, Anónimo said…
A AML, em parceria com a Associação de Turismo
de Lisboa, a Administração do Porto de Lisboa,
as Câmaras Municipais de Almada, Lisboa
e Oeiras, participou na WaterfrontExpo 2007,
um evento internacional, que se realiza, anualmente,
em formato de exposição e conferência,
e visa promover as “frentes-água” existentes
em todo o Mundo. (…) no
Centro de Congressos de Lisboa que, de 2 a 4
de Outubro, decorreu a edição 2007 do evento,
subordinado ao tema “Cidades Ribeirinhas Sustentáveis”.
Na conferência foram debatidos quatro temas
fundamentais: o desenvolvimento de frentes
de água sustentáveis; o design como motor
do desenvolvimento; capitalização da cultura;
fi nanciamento e infra-estruturas.
O Presidente da Junta Metropolitana de Lisboa esteve na
abertura dos trabalhos, no dia 3 de Outubro. A
manhã desse dia foi toda dedicada à Grande
Lisboa. O Professor Augusto Mateus interviu
em representação da Área Metropolitana de
Lisboa, para apresentar projectos de desenvolvimento
sustentável das frentes de água da
região. O painel contou ainda com case studies
do Porto de Lisboa, dos Municípios de Almada
e de Oeiras.
A exposição, que complementou a conferência,
foi visitada por políticos, académicos, urbanistas,
arquitectos, engenheiros civis, consultores
imobiliários e ambientais, planeadores e
investidores, entre outros.
Os parceiros portugueses na organização deste evento (Associação
de Turismo de Lisboa, a Área Metropolitana
de Lisboa, a Administração do Porto de Lisboa,
as Câmaras Municipais de Almada e de Oeiras)
dispuseram de um stand promocional com
uma área de 200 m2, subordinado ao tema “O
Estuário do Tejo como Factor de Desenvolvimento
Estratégico”.
http://www.aml.pt/webstatic/
publicacoes/periodicas/
estuarium/_html/_docs/
estuarium_2007Sem2.pdf
At 25 janeiro, 2008 14:07, Anónimo said…
http://www.setubalnarede.pt/
content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=9881
Enviar um comentário
<< Home