A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

sexta-feira, agosto 10, 2007

CONTRATOS, CONTRAPARTIDAS E … PARTIDAS, POR COMPENSAÇÕES À CÂMARA, RESULTANTES DA CRIAÇÃO DA URBANIZAÇÃO DO CAMPO DAS CORDOARIAS – V


Meus Amigos,

E chegou – finalmente - a altura de postarmos o 5º e último Post sobre o tema em título, assunto que nos propusemos tratar durante o último mês e meio, antes de irmos de férias.

E porque razão o fizémos ? Perguntarão.

Bem, então é assim: pensamos que este tipo de assuntos são de importância vital para o Barreiro e para os Barreirenses, incluindo também, para os partidos políticos sem excepção ( pensamos nós … ).

Sou militante do PS/Barreiro e gostaria que o seu Presidente, Camarada Luís Ferreira, e os membros do Secretariado se debruçassem, neste período de menor actividade política, com mais tempo, com mais calma, no conteúdo destes cinco Posts, assim como nos seis artigos sobre a Urbanização das Cordoarias para, a partir de Setembro, o Partido poder atacar POLITICAMENTE com argumentação infalível, os contornos menos visíveis que rodeiam aquela Urbanização e o respectivo Fórum.

Embora, podemos adiantar, QUE O MELHOR AINDA NÃO ESTÁ TOTALMENTE DIVULGADO E QUE ESTARÁ PARA VIR, digo, publicar …

( Segue já a partir de meados de Setembro, podem aguardar )

Foi a nossa intenção. Foi a nossa obrigação de Militante/Cidadão. Foi a nossa pequena ajuda imediata. Aproveitem, se quiserem.

Estudem, investiguem, queimem, também, as v/ pestanas. É que durante três belíssimas semanas o Zé vai de férias !!! ( mas deixou o trabalhinho todo feito … )

A “introdução” já vai longa, vamos ao que interessa, isto é, a mais umas reflexões e considerações cá do Zé, aleatoriamente, como vem sendo habito. Desta vez em forma de perguntas e respostas.

P.1 - Devido ao facto do Mercado 1º de Maio + Mercado do Peixe já não irem para as Cordoarias, será que foi condição necessária e suficiente para que tivessem sido suprimidos os lugares de estacionamento – 3ª cave - na zona do agora, Fórum Barreiro? Ou seja, será uma das justificações que a AMD/Câmara arranjaram para suprimir o 3º piso para o estacionamento ?

( Sabe-se que foi devido à construção do Mercado nas Cordoarias, que entra o silo auto de 1994 )

R.1 - A ideia do silo já foi tentada aplicar noutras partes do "Centro do Barreiro" inclusivamente junto ao 1.º de Maio ( Mercado) e, no fundo, parece resultar de uma necessidade que os técnicos consideram "actual" desde, pelo menos, 1993, isto é, desde os anos noventa que está "diagnosticado" um problema de estacionamento nessa zona específica da cidade.

Sabe-se que a zona de estacionamento entre a Stara Zagora e os muros da Quimiparque e da antiga corticeira foi o recurso utilizado pelas pessoas, durante largos anos, quando se deslocavam de carro ao centro do Barreiro.

Por essa razão, a CMB exigiu/negociou com a Espaço 3030 que, durante as escavações para a implantação do Fórum, actualmente a decorrerem, fosse criado um espaço provisório, alternativo ao que referimos acima - que corresponde ao local onde já se estão a efectuar os desaterros para a implantação das fundações – esse espaço provisório e alternativo é precisamente aquele espaço entre a Rotunda Grande Sul e os muros da Quimiparque.

O Mercado já não vai para as Cordoarias, parece ser assunto definitivamente arrumado. No entanto é preciso não esquecer que os 2100 m2 que estavam reservados para o Mercado deverão ser ocupados com outra actividade "ancora" que vai atrair igualmente um maior número de automobilistas para essa zona ... ou não ?

Essa é que é essa.

P.2 - Não se teria de fazer um novo Plano de Pormenor a ser apresentado, discutido e aprovado na A.M. ? Isso já aconteceu ? Quando irá acontecer ?

R.2 - Como dizem os da Quadratura do Círculo: "Essa é que é a questão essencial !!!"

Essa dúvida já se levantou após a deliberação do"Plano de Pormenor" em Agosto de 2003 e, em 2004, o Grupo de deputados do PSD na AMB apresentou uma queixa na IGAT( sobre isso e não só )...

Quem consultou o Processo LT 545 ( Loteamento Cordoarias Espaço 3030) pôde encontrar um parecer jurídico ( pedido pela CMB ) que sustentava a validade do plano tal qual estava elaborado, mas também encontrou pareceres de órgãos da CCDR que realçavam o contrario !!!

Ainda assim, as coisas têm avançado (de modo pouco claro) sem que, a nosso ver, tenha sido devidamente acautelado o interesse público.

P.3 - Se não aconteceu, não se estará perante uma GRAVÍSSIMA ILEGALIDADE ?

R.3 - Aí, é que está. Se há ilegalidade não somos só nós que o sabemos. Sabem-no os que têm gerido o processo e nada fizeram, com a agravante de serem dois executivos diferentes e de duas cores políticas diferentes ...

Será que foi só neste processo que se passou algo que não devia? Houve mais algum caso? Se sim, na nossa opinião, não só é gravíssimo, como também demonstra uma espécie de "entendimento" entre os principais protagonistas ... para não dizer mais.

Já agora, o que saberá sobre o assunto, o Anónimo das 11:23 quando escreve no seu comentário de dois Posts atrás: «“Já agora qual tem sido o trabalho dos vereadores do PS na CMB, para além de dar cobertura aos "negócios" do fórum?”»

Bom, Amigos, são 18:00 horas e … acabamos de entrar em período oficial de férias.

Não iremos postar durante três (ou quatro) semanas e poderemos informar que iremos estar a uma distância do Barreiro nunca inferior a 250 – 300 Km, mas TODOS os comentários que nos chegarem serão religiosamente publicados devido a uma das maravilhas da tecnologia das Telecomunicações: a Net sem fios/ WI-FI Wireless.

Caríssimos Amigos, até que regressemos, tentem, também, divertirem –se ... com galhardia e ... sejam felizes !!!

Zé do Barreiro.

22 Comments:

  • At 16 agosto, 2007 14:28, Anonymous Anónimo said…

    " PROTOCOLO ENTRE CMB E QUIMIPARQUE - BARREIRO E LAVRADIO VÃO FICAR MAIS PERTO

    O Protocolo entre a Câmara Municipal do Barreiro e a Quimiparque referente ao traçado de atravessamento provisório entre o Barreiro e o Lavradio foi aprovado na reunião pública de 27 de Julho.

    Neste acordo é definido o estatuto e as responsabilidades mútuas das partes no que diz respeito à execução e manutenção desta infraestrutura.

    Refira-se que, esta ligação surge no âmbito de uma progressiva integração da área do Quimiparque no território do Concelho, contribuindo para a sua abertura e fortalecendo o relacionamento com o meio urbano envolvente.

    Paralelamente, visa contribuir para uma melhor articulação entre as áreas urbanas do Barreiro e Lavradio, tendo em consideração a estratégia para o futuro desenvolvimento da área central da cidade. "

    Publicada em 2007-08-14

    In: http://www.cm-barreiro.pt/noticias/detalhe_noticia.asp?Id=2401

     
  • At 16 agosto, 2007 14:42, Anonymous Anónimo said…

    Uma notícia incontornável. Pelo seu contributo para a demonstração de total ausência de estudos prévios sérios sobre os impactes do fórum:

    "Depois da Casa da Cultura, cinema do Feira Nova encerrado
    Barreiro fora das estreias de cinema

    Depois do encerramento da Casa da Cultura, em Junho último, quando a Comissão de Gestão se viu confrontada com as regras das distribuidoras que obrigavam aquela sala a pagar uma elevada quantia pelos filmes exibidos, agora foi a vez do cinema do Feira Nova encerrar. Desde 2 de Agosto que as estreias deixaram aquelas salas e, apesar do anúncio de obras no local, a Carvalho e Pagará esclarece que fechou porque não teve outra alternativa.
    A justificação de obras morre no esclarecimento da própria firma que até agora tinha a seu cargo a exibição dos filmes e que a colocou quando ainda tinha esperanças de continuar a fazê-lo nas salas do hipermercado Feira Nova. Contactado pelo Diário do Barreiro, Carlos Pagará, da Carvalho e Pagará, clarificou que o cinema “não está em obras, não vai ter obras e não vai abrir”. Entre os diversos estabelecimentos encerrados naquele espaço comercial, o cinema tomou, assim, o mesmo caminho.
    Uma determinação da Inspecção de Espectáculos, a cargo da Inspecção-Geral das Actividades Culturais, ditou o encerramento das únicas salas de cinema do concelho, enquanto não abrem as cinco prometidas para o Forum Barreiro. “A Inspecção Geral de Espectáculos fez uma vistoria, que até foi pedida por nós e, em vez de nos darem um prazo para fazer alterações, acharam que tinham que encerrar imediatamente”, relatou Carlos Pagará.
    O promotor entende aquele procedimento como pouco habitual, uma vez que explicou que o prazo para regularização de eventuais anomalias detectadas em inspecções costuma estende-se até aos seis meses. Por isso, assume, “somos um pouco vítimas de interesses”.
    Depois do fim da exibição na Casa da Cultura, Carlos Pagará aponta para aquilo que é agora a realidade barreirense, sem uma sala que exiba regularmente estreias de cinema, até que abram as cinco já anunciadas para o Forum Barreiro, que adianta que estarão a cargo da Lusomundo, informação que a Multi Development acabou por não confirmar. Contactada pelo Diário do Barreiro, a empresa promotora do Forum do Barreiro, através do gabinete de comunicação, salvagardou que, para já, esta eventual concessão à Lusomundo ainda não pode ser dada como garantida.
    Público sem oferta
    Depois de dois anos com a gestão dos cinemas com localização no hipermercado Feira Nova, isto após a saída da Castello Lopes, a Carvalho e Pagará entende que havia condições para ali continuar, mas, perante aquilo que Carlos Pagará acredita ter sido a criação de entraves à actividade, assume, “optámos por desligar-nos do projecto”. O responsável lembra que na altura da determinação de encerramento, em meados de Julho, estavam preparadas mais duas estreias. “O Barreiro tem muito público para ver cinema”, sublinha, quando o visionamento das estreias da sétima arte obriga agora os barreirenses a uma deslocação ao Montijo, ao Seixal, a Almada, a Setúbal ou mesmo à capital.
    O cinema do Feira Nova, entende, “estava minimamente bem equipado” e lembra que quando a firma assumiu a sua gestão foram desde logo equacionadas eventuais alterações que passavam pela “estrutura de construção”, uma vez que “as paredes teriam que ser revestidas com outro material e o piso de alcatifa teria que ser substituído”, por outro lado, havia a necessidade de “reformular as saídas de emergência”. Ainda assim, a motivação esmorecia, pois pairava a possibilidade do hipermercado se transferir para outro local. “O Feira Nova aconselhou-nos a não investir um cêntimo”, recorda.
    Carlos Pagará refere que esteve sempre em cima da mesa, nomeadamente, em relação aos lojistas que, entretanto, têm começado a deixar o centro comercial, a hipótese de uma eventual transferência para outro local que chegou a ser apontado como o Forum Barreiro. “Entretanto, vai para lá o Pingo Doce”, constata, para dizer ainda que a intenção da empresa seria sempre “estar a funcionar até o outro cinema [Forum Barreiro] abrir”, porque acredita que, depois, seria mais difícil ter estreias. “Não iam dar estreias ao Feira Nova”, assume, sublinhando que este cenário já tinha sido apresentado aos empregados. Os mesmos estão, agora, de férias. Com o encerramento do cinema no Barreiro, a alternativa ser-lhes-á dada para Lisboa, como garantiu o responsável, que revela que ainda nem sequer recolheu os materiais no local.
    Contactado pelo Diário do Barreiro, o hipermercado Feira Nova pouco adiantou sobre o encerramento do cinema e remeteu a gestão do centro comercial para uma outra entidade que se escusou a revelar. “Ainda não podemos adiantar”, disse fonte da empresa. "

    Milene Aguilar
    16/8/2007 - 00:01

    in: http://www.diariodobarreiro.pt/Primeira%20Pagina/xartigo1.asp?idartigo=12603

     
  • At 16 agosto, 2007 15:25, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caríssimos Amigos,

    Que pena não ter tempo, agora, para responder e comentar as notícias destes dois comentários, como tanto gostaria ...

    FAÇAM-NO POR MIM,é o pedido "encarecido" do Zé varaneante ( neste momento em Vila Verde de Ficalho, mas em trânsito para a Mina de S. Domingos ).

    Grande abraço para TODOS.

    ZÉ.

     
  • At 16 agosto, 2007 18:50, Anonymous Anónimo said…

    Artigo de opinião do Director da Voz do Barreiro;

    O famigerado mercado

    Luis Zuzarte*

    Na crista da onda está agora o ainda vivo mercado da Verderena que, a curtíssimo prazo, deixará de estar. Em causa o desaparecimento de um espaço e, quiçá de um tipo de venda que, em minha opinião, nunca deveria existir, com aquela dimensão e com o tipo de alguns produtos que sempre ofereceu sem que ninguém se preocupasse com isso, até que a ASAI lhe fez uma inesperada visita.
    Nada tenho contra a venda ambulante e, muito menos, contra quem governa a vida através dessa forma. Tenho, sim, contra as regras e comportamentos quer de quem deixa funcionar mercados assim “à balda” e contra quem, se aproveita dessa “rebaldaria”.
    Ao pensar assim, entendo que o ainda chamado mercado da Verderena, jamais deveria ter existido da forma como existe e porque assim penso, considero utópico admitir sequer ser possível a sua transferência mais para dentro da zona urbana, seja ela velha ou nova, sob pena de se matar aquilo que serve de fundamento a uma eventual revitalização de zonas históricas.
    Estes mercados de rua, porque o são mesmo, vendendo o que ali se vende sem o rigor na higiene a que se obriga qualquer estabelecimento comercial, não podem, nem devem, continuar e muito menos existir. Doa isto a quem doer e possa isto contrariar alguns políticos habilidosos caçadores de votos. E, a propósito, convirá aqui lembrar a alguns políticos amnésicos que, quando o assunto foi discutido e decidido em reunião camarária, só o PSD votou contra e o PS absteve-se, ou seja, quem cala consente. Mas adiante.
    A Autarquia, como se sabe, está num processo, também discutível, de construção de um novo mercado e reconversão do espaço envolvente, pensando ser isso, futuramente, um ponto aglutinador de vida no centro da cidade.
    Quanto a mim não o será, mas isso são contas de outro rosário e para outra ocasião. O que interessa aqui, a propósito, é que se ampliem essas novas/futuras instalações e se remetam para esse mercado todas essas almas que, hoje, andam por aí ao pó, ao vento e à chuva a venderem o que bem lhes apetece e alguns o que não devem, por questões de saúde pública. Essa seria, quanto a mim, a solução mais responsável.
    Para a via pública, tal como na Rua Augusta, em Lisboa, ou em outras cidades europeias e até mesmo à entrada de La Valeta, na ilha de Malta, as feiras são outras. O artesanato, as coisas típicas e a marroquinaria e até material “hi-fi”, constituem ali, sempre, espaços desejados a visitar.
    E não venha ninguém dizer-me que falo assim porque não conheço este ou aquele outro lugar, seja em Londres ou na ilha de Chipre, porque a isso responderei, desde já, que se forem como o mercado da Verderena, nem quero conhecer.

    - Finalmente, alguém com face visivel, explica de forma contundente, e justifica, o que, parece, ninguém quer ver e assumir.
    Politiquice mais politiquice, só nos vai conduzir a embaraços e atitudes irreflectidas,as quais poderão conduzir este processo a um conflito de repercursões incalculáveis.
    Gostaria de ver alguns defensores dos ilustres vendedores de etnia cigana e tendeiros, a dialogar com eles.
    Até me dá vontade de rir.

    Um leitor atento

     
  • At 16 agosto, 2007 23:40, Anonymous Anónimo said…

    Depois do encerramento de várias lojas e agora dos Cinemas, já se sabia com nova ponte para o Barreiro, a Feira Nova teria os dias contados...

    A Feira Nova do Barreiro vão ser deslocada para Alhos Vedros, próximo à Cleópatra(Antiga Discoteca)....
    R.A.

     
  • At 25 agosto, 2007 20:17, Anonymous Anónimo said…

    In "Diário do Barreiro":

    O Forum Barreiro terá, na sua zona de influência imediata, um total de 100 mil pessoas (residentes no concelho), mas ampliará o seu impacto a um total de 208 mil indivíduos, que se encontram a apenas 20 minutos de deslocação automóvel, de acordo com a empresa.

     
  • At 29 agosto, 2007 16:29, Blogger Zé do Barreiro said…

    Pois é “anónimo” anterior, cá p´ra mim este assunto – o estacionamento na zona do Rossio do Barreiro - vai ser, ainda, mais “espectacular” e hilariante do que um certo assunto que está a decorrer, neste momento, aí no Barreiro.

    Aí vai, vai. Palavra do Zé. ( he,he,he )

    Vamos é ver - e esperar com expectativa - se o PS/Barreiro se mete a sério neste sério e grave problema que diz respeito a todos os Barreirenses.

    Já que no “outro caso”, nem tuge nem muge. Como convém.

    A mim parece-me que o Secretariado do PS está a proceder e a decidir com muita inteligência e muito tacto ao não se meter nessa “alhada”. Digo eu.

    Estamos quase quase a voltar ao terreno e às crónicas habituais …

    Abraços para todos,

     
  • At 31 agosto, 2007 21:35, Anonymous Anónimo said…

    "A responsável da IGAC explicou que em alguns casos são dados prazos para se realizarem as obras, mas apenas quando as correcções “não se revistam do mesmo nível de gravidade”. Em casos em que “está em risco a segurança pública a primeira decisão é o encerramento”, sublinhou.

    Carvalho e Pagará não vai recorrer
    Quanto à decisão da IGAC, Carlos Pagará disse que não vai recorrer. “Perdemos sempre porque somos empresas pequenas, por isso não vamos recorrer da decisão da Inspecção”, destacou. Para o responsável, a situação “não passa de uma manobra para acabar com as pequenas empresas para que as grandes empresas de cinema monopolizem o mercado”.

    Pagará acusa a IGAC de “má-fé” na condução do processo e explica que o Feira Nova também não está muito interessado em resolver o problema. “O Feira Nova não decide nem por um lado e nem por outro. Estamos à espera da decisão final do Feira Nova, mas não acredito que os cinemas voltem a abrir”, afirmou. "
    in:
    http://www.margemsul.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=389&Itemid=88888895

    Tanto planeamento e veja-se onde chegámos...
    Acabam-se com mercados e cinemas (para já) como se fecham maternidades e escolas: sem criar alternativas.
    Num dos casos, para benefício dos apoderados alapados ao poder local, no outro, por dever para com os credores daqueles.

     
  • At 01 setembro, 2007 20:46, Anonymous Anónimo said…

    Uma cidade candidata a Cidade do Cinema...Sem uma única sala de cinema a funcionar..depois das 5 salas encerradas...

    Aguardamos para o ano as 5 sala de cinema no Forum Barreiro...com novos patrões(Lusomundo)...
    (Muitos negócios estranhos nesta Cidade do Barreiro)....


    R.A.

     
  • At 02 setembro, 2007 21:58, Anonymous Anónimo said…

    Zé leia isto e se tiver para isso e se lhe sobrou alguma pachorra depois das suas férias, diga-nos a sua opinião sobre estes textos.

    “ Ainda bem que menciona a realização da reunião da CMB em que o VP da CMB se referiu a esta como sendo uma ideia que "circula por aí na comunicação social".
    No dia anterior o autor da ideia esteve reunido com o presidente da CMB e o VP não sabia!
    A ideia foi apresentada na AMB e o VP da CMB não sabia!
    Adiante...
    Referiu tb nessa reuniao da CMB, o mesmo VP da CMB que "divulgar, nesta altura, a intenção de instalar no local do actual Mercado de Levante só agrava a situação"
    Sim, leram bem.
    Portanto, o assunto é TABU. Mais um.
    Ainda na mesma reunião pública da CMB, o ver. EX questionou o presidente sobre se já estaria aprovado o licenciamento do Carrefour na Verderena pela comissão regional competente ao que lhe foi respondido que sim( cfr. artigo do DB "linkado" no post do autor).

    Vejamos:

    -Antes dessa comissão regional se pronunciar existe a obrigatoriedade, por parte da CMB, de aprovar um instrumento de gestão territorial do tipo Plano de Pormenor( aliás previsto no PDMB) no âmbito do qual se estuda e determina a localização dos imoveis e equipamentos a edificar na zona respectiva;
    -Em TODOS esses instrumentos de planeamento e gestão territorial existe A OBRIGATORIEDADE DE REALIZAÇÃO DE CONSULTA PÚBLICA durante a qual são recolhidas AS OPINIÕES DE TODOS OS POTENCIAIS INTERESSADOS E TITULARES DE INTERESSES PREVISIVELMENTE AFECTADOS COM a proposta constante do plano;
    - Portanto, se tivesse sido realizada, em tempo oportuno, essa consulta pública, os comerciantes do mercado de levante e toda a população teriam tido conhecimento ( há um, dois ou três anos atrás ) da intenção de acabar com " a sua fábrica" e teriam tido tempo de organizar a sua vida ;
    -E, a CMB, teria tido tb o tempo necessário para arranjar alternativa para o mercado que agora quer encerrar alegando uma cláusula que obrigaria o proprietário do terreno a exigir a sua entrega com apenas trinta dias de antecedencia e sem necessidade de pré-aviso.

    Mas, todos sabemos, que os interesses dos contrutores cívis na CMB são considerados superiores aos da restante população e quanto a isso NÃO HÁ NADA A FAZER! “


    “ ÚLTIMO COMENTÁRIO: Mas, todos sabemos, que os interesses dos contrutores cívis na CMB são considerados superiores aos da restante população e quanto a isso NÃO HÁ NADA A FAZER !

    E PORQUÊ QUE ESSES INTERESSES DOS CONSTRUTORES CIVIS SÃO DEFENDIDOS NA CÂMARA DO BARREIRO ?

    SERÁ CASO ÚNICO NO PAÍS ?

    NÃO SE PASSA O MESMO, EM MUITAS OUTRAS CÂMARAS, NESTE PAÍS ?

    TALVEZ SEJA MELHOR, LEREM ALGUMA COISA SOBRE:

    - LOBBY IMOBILIÁRIO NAS AUTARQUIAS

    - TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS NAS AUTARQUIAS

    QUEREM UM BOM LIVRINHO SOBRE ESTES TEMAS:

    - "Mudar o Poder Local", Paulo Morais (Professor universitário), ex- VEREADOR, pelo PSD, na Câmara Municipal do Porto.

    Algumas perguntas a Paulo Morais e as suas respostas:

    Nas câmaras quais são as áreas mais permeáveis à corrupção?
    - As áreas mais visíveis, que constituem tumores da democracia, são as obras públicas, onde há um tráfico de influências generalizado e que convém atacar pela via da intervenção da justiça, mas também ao nível da gestão de urbanismo. Como sabemos, a maioria dos partidos e da vida partidária é financiada por empreiteiros e imobiliárias.

    Depois há as contrapartidas...
    - Cada financiamento tem sempre um pagamento: a contrapartida que normalmente pedem é o favorecimento na avaliação de determinados projectos imobiliários. A corrupção aparece como corolário lógico do sistema que está montado para privilegiar ou para induzir à corrupção. É também importante que a Inspecção-Geral de Administração do Território e o Ministério Público cumpram a sua função.

    O Plano Director Municipal (PDM) abre caminho a negócios obscuros?

    - O PDM em certas autarquias é uma bolsa de terrenos, onde há favorecimento da valorização em função de quem é o proprietário e onde há a promiscuidade entre interesses privados e o interesse público. Como a legislação é complexa, quem for assessorado por bons advogados consegue fazer o que lhe apetece.

    http://dn.sapo.pt/2006/05/29/nacional/politicos_portugueses_sao_marionetas.html “

     
  • At 03 setembro, 2007 19:42, Anonymous Anónimo said…

    Há um "lapso" na primeiro comentário transcrito na última mensagem que o autor do mesmo já corrigiu no blogue onde foi originariamente publicado.
    Desculpas a todos, especialmente a quem o comentou e ampliou.

    Deverá então ler-se:

    Referiu tb nessa reuniao da CMB, o mesmo VP da CMB que "divulgar, nesta altura, a intenção de instalar no local do actual Mercado de Levante UMA SUPERFÍCIE COMERCIAL, só agrava a situação.

     
  • At 03 setembro, 2007 22:20, Blogger Zé do Barreiro said…

    Bom, Amigos, JÁ CÁ TOU !!!

    Embora um pouco “enferrujado” das férias ( isto irá a pouco e pouco ficar totalmente lubrificado, só mais uns diazitos, poucos, para “me orientar” ) gostaria que os Amigos Anónimos anteriores me esclarecessem e/ou confirmassem se é o Cerefour ou não que irá ser construído em parte dos terrenos onde ( ainda ) funciona o Mercado do Levante.

    Se é para o Carefour, não percebo as palavras do VP, o qual saberá melhor que ninguém qual o destino dessa parte de terreno. Se não é para o Carefour, então poderão haver negócios dos grossos que aqui neste Blog iremos inequivocamente denunciar.

    Ah, mas disso ninguém tenha a mais pequena dúvida …

    Bom, fico a aguardar o esclarecimento.

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 04 setembro, 2007 10:42, Anonymous Anónimo said…

    Setúbal-Barreiro-Verderena-Carrefour do Barreiro-7.300,00m2

    Ver doc em :

    http://www.dgcc.pt/anexos/autorizacoes%20conjuntos%20comerciais%20lei%2012_2004%20(18%20KB).xls


    Portanto, um híper com quase metade da Área do Fórum substituirá o Mercado de Levante.

    A Sonae adquiriu a "Carrefour Portugal" recentemente.

     
  • At 04 setembro, 2007 12:39, Blogger Zé do Barreiro said…

    Estimado Anónimo,

    Muito obrigado pela sua informação, completíssima. Fiquei absolutamente esclarecido.

    Apetecia-me dizer aquela frase batida:” SEM COMENTÁRIOS “.

    Aliás, entendemos que 10 dos 13 comentários postados neste Post – retirando, obviamente, os meus - explicam rigorosamente tudo aquilo que se passa no Barreiro relativamente aos grandes negócios, negociatas, acordos e desacordos …

    Por isso, nem seria necessário tecer qualquer comentário ou qualquer tipo de opinião.

    Todavia, deixem-me apresentar duas breves considerações que servirão como desabafos cá do v/ Amigo Zé:

    1. “ Portanto, um híper com quase metade da Área do Fórum substituirá o Mercado de Levante.” – escreve o Amigo Anónimo. Bom, há aqui ou não grossa e descarada negociata ? Como foi possível a Câmara Municipal autorizar – atribuir licenças – para a construção desta “pequena superfície comercial” ( tal qual como li no DB, aquando da realização da última Sessão de Câmara ) naquele terreno ? E parece que até está no PDMB e tudo !!!

    2. Entendo que aqui é que estão as verdadeiras e importantes questões que se devem discutir no que diz respeito ao encerramento do Mercado do Levante da Verderena, em lugar de se estarem a desperdiçar energias com a sua hipotética transferência desse Mercado para a zona do Barreiro Velho.

    Mesmo que agora já se diga - e escreva – que se trata da reabilitação/recuperação do Barreiro Velho …

    É claro que TUDO ISSO irá dar em …NADA !!!

    Porque será que esta “rapaziada” não vai, uma vez que seja, cá pelo Zé ?

    Até logo,

    Zé.

     
  • At 04 setembro, 2007 13:23, Blogger António Cabós Gonçalves said…

    Boa tarde,

    Diz o "Zé do Barreiro", no seu último comentário,

    "Mesmo que agora já se diga - e escreva – que se trata da reabilitação/recuperação do Barreiro Velho …"

    Isso nem parece seu! Conheço-o há muitos anos e sempre lhe reconheci a preocupação de rigor.

    Não é agora que se diz que se trata da recuperação do Barreiro Velho. Essa é, desde princípio, a meta definida.

    Como reconhecerá, aliás, porque acredito na sua honestidade intelectual, se se der ao trabalho de ler as páginas 5 e 12 do Projecto apresentado no dia 31 de Julho na Assembleia Municipal, disponível, desde essa data, em http://www.artbarreiro.com/noticias/2007/mmpombal/mmp.pdf.

    Só que, dada a oportunidade de o apresentar naquele momento, por força da convocatória de uma Assembleia com a a qual não tive nada a ver e tendo em atenção o papel central da criação de um Mercado de Rua em toda a Estratégia que defini, foram as questões do Mercado que resolvi realçar, dado serem essas as que estavam mais adiantadas no Estudo que vinha fazendo.

    E sobre as minhas opções quanto à divulgação da ideia - que, do meu ponto de vista, se têm vindo a mostrar adequadas - se me permite, continuarei a tomá-las autonomamente.

    Como já reconheceu em ocasiões anteriores e fará a justiça de reconhecer, também, desta vez, do ponto de vista comunicacional, eu costumo dar provas de alguma eficácia...

    De qualquer forma, reparo que o "Zé" se tem limitado a algumas referências depreciativas sobre a ideia que tive, apresentei e irei defendendo.Nisso, por acaso, tem coincidido, aparentemente, com a posição do Sr. Vice-Presidente da Câmara. Está, como se vê, bem acompanhado!

    Se, algum dia, quiser discutir o assunto, seriamente, como costuma fazer em relação a outras coisas, estou, naturalmente, disponível para lhe prestar todos os esclarecimentos adicionais que pretender, para que possa formular uma opinião mais fundamentada.

    Entretanto mantenha-se atento e crítico, porque o Barreiro precisa muito de cidadãos que estejam disponíveis para intervir na vida da cidade. O que, para ser inteiramente justo, é o seu caso.

     
  • At 04 setembro, 2007 17:36, Blogger Zé do Barreiro said…

    António Fernando Cabós Gonçalves,

    Não é que seja, para mim, um assunto prioritário para o Barreiro, mas acho que me vou “meter a fundo”, também, na discussão e acompanhamento do seu Projecto, aliás a exemplo do que ilustres Cidadãos Barreirenses já fizeram.

    Para dar inicio à minha “colaboração” e para que eu tenha os “pés bem assentes no chão” e não possa, eventualmente, “dar barraca” no futuro, responda-me, sem ambiguidades, a esta dúvida que tenho:

    O que pretende realmente o Cabós Gonçalves com a exequibilidade da sua Ideia/Projecto, é a reabilitação/requalificação do Barreiro Velho ou a transferência do Mercado da Verderena para a Rua Marquez de Pombal ?

    Gostaria de lhe pedir o favor que elencasse, por ordem, as duas hipóteses apresentadas.

    Primeiro uma e depois a outra. A menos que entenda e seja mesmo a sua ideia as duas hipóteses serem colocadas em conjunto , com a mesmíssima importância …

    Clarificando um pouco melhor, será que a ideia que pretende transmitir no seu Projecto, é a requalificação/recuperação do Barreiro Velho acontecer “à custa” da instalação do Mercado da Verderena na Rua Marquez de Pombal, sendo este imprescindível para essa recuperação ou o que interessa é passar, já, o Mercado para a Marquez de Pombal e … depois logo se vê o que é que vai dar ?

    Sabe, não consegui chegar a uma conclusão concreta após ter lido e relido o seu Projecto. Mas isso, certamente, é dificuldade inteiramente minha.

    Bom, será a minha proposta de inicio de debate consigo sobre esta matéria.

    A partir da recepção da sua resposta, avançarei …

    No entanto, poderei adiantar que, se a sua ideia/intenção NÃO É transferir, de imediato, o Mercado para a MP, então o caso mudará radical e completamente de figura …

    É que 90% do Barreirenses pensam – têm a clara percepção – que o Cabós Gonçalves o que quer é passar o Mercado com todas “as armas e bagagens” , de imediato, para a Rua Marquez de Pombal, tentando, com a melhor das intenções ( que não duvido ) resolver o problema dos feirantes e vendedores que ficariam sem os seus meios de rendimento e subsistência.

    E olhe que quanto a isto não estou, com toda a certeza, enganado.

    Saudações Socialistas,

    Zé.

     
  • At 04 setembro, 2007 18:45, Blogger António Cabós Gonçalves said…

    Meu caro Zé

    Se tiver tempo e paciência vá acompanhando o Blog "Mercado de Rua Marquês de Pombal", onde todas essas questões têm vindo a ser esclarecidas.

    Seja como for vou enviar-lhe, já de seguida, por correio electrónico, um conjunto de documentos que ajudarão a esclarecê-lo.

    Se me permite, Vou repetir aqui, o que escrevi na minha postagem de 19 de Agosto, "Juro que não quero!"

    Para acalmar as boas consciências, mais os descrentes nas pessoas em geral e nas de raça diferente, em especial, também os cépticos por natureza e, ainda, os de pituitária sensível, que farejam fantasmas e segundas intenções em tudo o que não provenha deles ou da sua tribo, quero fazer uma declaração solene, para não ter que andar sempre a dizer o mesmo.

    Neste singelo “aviso à navegação”, eu juro que não quero:

    1 – Transferir o mercado da Verderena para a Rua Marquês de Pombal, ou para outro local qualquer, já que o que proponho é a criação de um mercado de tipo novo e diferente, onde tenham lugar todos os que estiverem dispostos a cumprir as suas regras, rigorosas, de funcionamento, aqui se incluindo os vendedores do Mercado da Verderena que a isso se dispuserem;

    2 – Que o Barreiro seja notícia pelos resultados espantosos de gigantescas operações da A.S.A.E.;

    3 – Que os produtos alimentares, consumidos por todos os que gostam de ir àquela feira e, no meio do “souk” de toldos, carrinhas e caixotes, comprar frutas, legumes, queijos e chouriços, pão e bolos, passem a ser conspurcados pela porcaria que hoje se vê, por todo o lado, no Barreiro Velho, ao invés daquela película de pó ou lama que cobre os géneros do Mercado da Verderena, quando o calor aperta ou quando a chuva faz poça;


    E por aí adiante...Não ponho aqui tudo para não abusar do seu espaço, mas poderá ser lido no Blogue.

    E acabo, dizendo,

    Quanto ao que quero, é simples: contribuir para a resolução do problema do Barreiro Velho, que há muito se vem arrastando e agravando, através da apresentação de um Projecto Global, no qual a criação do “Mercado de Rua Marquês de Pombal” ocupa um papel central.

    Para ser, ainda, mais claro, o que pretendo não é nenhuma transferência do actual Mercado da Verderena para o Barreiro Velho.

    Muito embora no Mercado a criar caibam, muito provavelmente, muitos desses vendedores que estejam dispostos a aceitar as condições rigorosas do Regulamento, que foi a 1ª coisa que apresentei, e a configuração do espaço e respectiva logística.

    A coisa mais importante, obviamente é a definição de uma estratégia e a execução de um Plano Global que visa a rápida reabilitação, requalificação e desenvolvimento de todo o Barreiro Velho.

    Para o qual a criação do "Mercado de Rua Marquês de Pombal" tem um papel instrumental da máxima importância, como espero demonstrar.


    Como perceberá pela documentação que lhe vou enviar.

    Deixe-me retribuir-lhe o cumprimento com

    Saudações Cidadãs

    (porque esta minha jornada é, simplesmente, de cidadania e, não renegando, nem por um momento, a minha filiação partidária, este é um caminho que quero fazer com todos e não só com alguns...)


    António Cabós Gonçalves

     
  • At 05 setembro, 2007 12:41, Blogger Zé do Barreiro said…

    António Fernando Cabós Gonçalves,

    Ponto Prévio. Tenhamos nós os dois as divergências que tivermos sobre os mais variados assuntos, para mim o Senhor será SEMPRE o meu Camarada Cabós do Partido Socialista do Barreiro.

    Agradeço-lhe a prontidão e a amabilidade com que respondeu ao meu comentário.

    Sei que não precisa dos meus conselhos e opiniões rigorosamente para nada, mas deixe-me dizer-lhe que a sua VERDADEIRA mensagem sobre o seu Projecto não está a passar com a elementar e a desejada compreensão para a grande maioria dos Barreirenses, concretamente para os que habitam a zona do Barreiro Velho.

    Explico.

    Após as explicações que fez o favor de me enviar, cheguei às seguintes conclusões:

    Com base nas suas próprias afirmações:

    «“ Quanto ao que quero, é simples: contribuir para a resolução do problema do Barreiro Velho, que há muito se vem arrastando e agravando, através da apresentação de um Projecto Global, no qual a criação do “Mercado de Rua Marquês de Pombal” ocupa um papel central.

    Para ser, ainda, mais claro, o que pretendo não é nenhuma transferência do actual Mercado da Verderena para o Barreiro Velho.

    Muito embora no Mercado a criar caibam, muito provavelmente, muitos desses vendedores que estejam dispostos a aceitar as condições rigorosas do Regulamento, que foi a 1ª coisa que apresentei, e a configuração do espaço e respectiva logística.

    A coisa mais importante, obviamente é a definição de uma estratégia e a execução de um Plano Global que visa a rápida reabilitação, requalificação e desenvolvimento de todo o Barreiro Velho.

    Para o qual a criação do "Mercado de Rua Marquês de Pombal" tem um papel instrumental da máxima importância, como espero demonstrar.” »

    ( Atenção que, nas Págs 5 e 12 do seu Projecto – como destaca – NÃO VEM NADA referido em como aquilo que o António Cabós pretende é a requalificação/reabilitação do Barreiro Velho, embora se possa deduzir pala leitura atenta das restantes páginas. É apenas um pequeno preciosismo. )

    O Cabós Gonçalves, como pessoa inteligente e perspicaz que é – e também como bom político, convenhamos - NÃO RESPONDE DIRECTA NEM CLARAMENTE a nenhuma das questões que lhe apresentei no meu comentário anterior. Deixa isso para o entendimento e interpretação do critério do “perguntador”.

    O que de facto é de Mestre !!!

    Portanto, a conclusão a que cheguei – da minha total responsabilidade, quero reforçar – é que a grande prioridade do Cabós Gonçalves será, de facto, A REABILITAÇÃO/RECUPERAÇÃO DO BARREIRO VELHO e não a urgente transferência do Mercado do Levante da Verderena para a Rua Marquez de Pombal, COMO TODA A GENTE ESTÁ A PENSAR …

    Acertei ?

    Reforço o meu conselho: EXPLIQUE ISSO MINUCIOSAMENTE E “TIM TIM POR TIM TIM” AOS BARREIRENSES, PRINCIPALMENTE AOS MORADORES DO B.V. e verá em como terá muitos mais “adeptos” e aderentes ao seu Projecto.

    Seria o tema para um seu próximo POST , atrevo-me a sugerir (eh,eh,eh,eh ).

    Irei muito brevemente postar UM ÚNICO Post sobre este assunto aqui no Blog, para isso estou neste momento a estudar e a aprofundar, com toda a atenção, a documentação que me enviou por e-mail e também penso dar “uma vista de olhos” por todos os artigos do seu Blog, postados até agora.

    Saudações de Cidadania ( e porque não ? )

    Zé.

     
  • At 05 setembro, 2007 14:01, Anonymous Anónimo said…

    parabéns

     
  • At 05 setembro, 2007 14:47, Blogger Zé do Barreiro said…

    Muito obrigado. Nem me tinha apercebido.

     
  • At 07 setembro, 2007 01:38, Anonymous Anónimo said…

    "Realizou-se na SIRB “Os Penicheiros” mais uma sessão do 2º Ciclo das “Opções Participadas”, o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto, (...)referiu que a realização de obras, para a construção do novo Mercado, na zona do FORUM, poderão atingir cerca de 150 mil contos.
    Seguiu-se um período de debate, bastante animado, com diferentes intervenções."
    Rostos
    3 - 10 - 2006
    20:25

     
  • At 07 setembro, 2007 09:25, Blogger Zé do Barreiro said…

    Pois … FOI EM 03 DE OUTUBRO DE 2006 E O VALOR DAS OBRAS PODERIA ATINGIR OS 150.000 CONTOS …

    As contrapartidas posteriomente negociadas teriam contemplado/incluido aquele valor ?

    O meu Amigo está e … continua muito atento.

    Obrigado,

    Zé.

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter