A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

sexta-feira, setembro 14, 2007

SERÁ MESMO VERDADE QUE LISBOA É LISBOA E O RESTO É PAISAGEM ou irá acontecer o mesmo a Joan Busquets, o que aconteceu a Frank Gehry, em Lisboa ?


Meus Amigos,

Após uma consulta à população e que partia da possibilidade de vir a deslocar o mercado para novas instalações – para a urbanização do Campo das Cordoarias - a Câmara do Barreiro, conhecido o sábio veredicto dos moradores da área da Junta de Freguesia do Barreiro, decidiu manter o mercado no mesmo local e convidou o arquitecto catalão, Joan Busquets, para projectar a construção do novo Mercado Municipal, a recuperação da zona envolvente e do parque Catarina Eufémia e um estudo de mobilidade.

O Arquitecto catalão visitou mesmo a cidade do Barreiro no dia 18 de Julho de 2007 para ter o primeiro contacto com a realidade do local e está previsto que, em Outubro pf, apresente a primeira ideia do projecto a desenvolver.

Uma primeira questão pertinente: embora custasse uma pipa de massa à Autarquia – custaria mesmo – porque razões a Câmara não realizou um referendo a TODA a população daquela Freguesia – com base nos Decretos Lei profusamente divulgados pelo cidadão António Cabós Gonçalves na discussão, do conhecimento geral, do seu Projecto para a reabilitação/recuperação do Barreiro Velho - para se conhecerem, de facto, os desejos e a vontade de TODOS aqueles Barreirenses ?

Qual teria sido o nº total de Cidadãos que decidiu que o Mercado 1º de Maio continuaria no actual local ?

Entendemos que esta mudança de decisão – tomada no Executivo anterior – poderá trazer eventuais complicações ao arquitecto Joan Busquets. Porquê ?

Pois … o tal concurso de ideias, que teve um Sr. Arquitecto vencedor e mais quatro concorrentes classificados e que já originou que a Ordem dos Arquitectos viesse a terreiro defender, com toda a legitimidade, os seus Colegas.

Ora o Arquitecto Busquets foi “apanhado”, sem saber ler nem escrever, neste intenso “fogo cruzado”.

Como irá ele conviver com esta situação ?

Bom, apresentaremos três cenários que poderão perfeitamente acontecer:

1º - Se Joan Busquets pretender impor o Projecto que irá apresentar para o Mercado e zonas envolventes, sem qq tipo de discussão, isto é, que prevaleçam intransigente e totalmente as suas ideias, então será evidente que todos os trabalhos apresentados no concurso de ideias pelos cinco concorrentes classificados, irão positivamente “por água abaixo”.

2º - Poderá ser maleável e compreensivo e aproveitar, também, as ideias do (s) concorrente (s) apresentada (s) no concurso de ideias.

3º - A Câmara – como legitima dona da obra e como Entidade que paga a conta – poderá fazer algumas exigências ao arquitecto Joan Busquets, exigências que poderão passar por fazer alterações no Projecto e/ou para impor a inclusão dos concorrentes classificados no concurso de ideias ( evitando, assim, as elevadas indemnizações monetárias, meus Amigos, as elevadas indemnizações monetárias que a autarquia terá de pagar aos cinco concorrentes …).

As eventuais exigências da Câmara poderão ou não terem a concordância de JB.

E é aqui que “entra” o caso do igualmente famoso arquitecto Frank Gehry e os seus projectos para o Parque Mayer, em Lisboa …

Quando Carmona Rodrigues era o Presidente da Câmara de Lisboa, o seu Executivo decidiu que o projecto do arquitecto Frank Gehry para a recuperação do Parque Mayer não iria ser concretizado.

A justificação da vereadora do Urbanismo na altura, Gabriela Seara, centrava-se na decisão, entretanto tomada, de preservar o Teatro do Capitólio. Em cima da mesa, e apesar de Gehry já ter, até essa altura, custado à Autarquia 2,5 milhões de euros, estariam três possibilidades: a contratação de cinco ou seis arquitectos portugueses, que projectem os edifícios pretendidos para aquele espaço; levar a efeito um concurso de ideias, ou, pura e simplesmente, escolher um único arquitecto português.

O projecto de Frank Gehry estava avaliado em mais de 100 milhões de euros, tendo a vereadora Gabriela Seara afirmado na altura que conseguiria desenvolver na zona do P.M. valências culturais idênticas por muito menos dinheiro.

A Câmara de Lisboa pretendia reduzir a dimensão do projecto do Parque Mayer para poder concretizá-lo mais rapidamente e admitia substituir o arquitecto Frank Ghery, caso este não aceite as alterações.

Pelo que conhecemos, Frank Ghery não aceitou as alterações.

E, deste modo, Carmona Rodrigues ‘expulsou’ Frank Gehry do Parque Mayer.

Já agora, quanto custará o projecto do arquitecto Busquets ? Ou quanto já custou até ao momento aos Munícipes do Barreiro ? Alguém sabe ?

No Barreiro, Joan Busquets estará “na rota” de F.G. ?

Reflictamos, caros Amigos, reflictamos nesta inequívoca possibilidade.

Senhores Deputados Municipais da oposição … Senhores Deputados da oposição … acordem ou … abram esses olhos.

Zé do Barreiro.

27 Comments:

  • At 14 setembro, 2007 14:51, Anonymous Anónimo said…

    Se "dispensam" os vencedores do concurso de ideias em favor do Busquets têm que "levar" com eles.
    Se "dispensam" o Busquets em favor dos vencedores do concurso de ideias têm que "levar" com ele.

    bonito serviço!

     
  • At 14 setembro, 2007 15:27, Anonymous Anónimo said…

    Há tempos, logo após a mui divulgada visita de Joam Busquets(nomedamente pela folha oficial do Sr. Presidente da Câmara - Rostos On-Line) comentava eu num blog barreirense exactamente estas questões.
    Comecemos pelo princípio: (1) Porque decidiu este executivo alterar o que estava acordado relativamente à construção do novo mercado na Urbanização das cordoarias (ou Rossio, como preferirem)? Teria algo a ver com o que se já se preparava nos bastidores relativamente à Verderena e tudo aquilo lá se vai fazer com trocas e baldrocas e cruzamentos de interesses?(2) Mas, havia que ligitimar a mudança de planos! E vai daí, nada como uma boa "opção participada", daquelas onde estão aquelas figuras clássicas (as tais que o Zé refere da zona da Junta de Freguesia. Daí a dizer-se que "a população do Bareiro -(freguesia? concelho?)- optou pela manutenção do Mercado 1º de Maio onde está, foi um passso. A coisa estava legitimada pela "opção popular" de 20 ou 30 pessoas devidamente arregimentadas pelo aparelho do partido. Qual opção popular? É isto que chamam democracia participada? Tenham dó! Porque não fizeram um referendo? Isso, sim, seria um verdadeiro plebiscito popular. Mas nada de correr riscos! (3)E mais! Onde estão as contas (os números) do negócio com quem vai construir o novo mercado, parque de estacionamento e respectiva exploração? Nada! Só palavriado!
    Na altura, com um mínimo de conhecimento de causa e por baixo, quantifiquei a factura para a Câmara e logo para os barreirenses, em cerca de 21 milhões de euros, entre o que se deixa de receber e o que se paga. Isso mesmo 21 milhões, fora os envelopes, porque esses não consigo quantificar!
    Pois é, espero que quem de direito, entre eles os arquitectos lesados, se mecha. Não para lesar seja quem for, mas para que a verdade venha ao de cima e que os responsáveis paguem o respectivo preço político.
    Portanto, como diz o Zé, senhores deputados da oposição, pensem e mecham-se, sob pena de serem parte responsável pela tormenta que aí vem.

    Caro Zé, eu sou o tal que mereceu o seu convite para o debate de algumas ideias. Anotei o seu endereço de mail. Um dia destes falamos mesmo a sério sobre algumas ideias que tenho andado a "magicar" para ajudar a que o Barreiro dê a volta e se livre desta nomenclatura escloresada. Venha snague novo!
    1 abraço.

     
  • At 15 setembro, 2007 06:09, Anonymous Anónimo said…

    Anónimo disse... (remix by Quirque Doglas)

    HÁ TEMPOS, LOGO APÓS A MUI (em españuel, mui bien!) DIVULGADA VISITA DE JOAM (Juan?) BUSQUETS NOMEDAMENTE (nomeadamente, talvez?) PELA FOLHA OFICIAL DO SR. PRESIDENTE DA CÂMARA - ROSTOS ON-LINE. (aquilo é folha ou é online?) COMENTAVA EU NUM BLOG (decida-se, ou é blog ou blogue ???Blog parece uma uma bolha de ar a rebentar )BARREIRENSE EXACTAMENTE (barreirense exactamente quer dizer que era um blog - ou blogue - mesmo instalado no Barreiro? Como é que prova isso ??) ESTAS QUESTÕES.
    COMECEMOS PELO PRINCÍPIO (bora lá,…): (1) PORQUE DECIDIU ESTE EXECUTIVO ALTERAR O QUE ESTAVA ACORDADO (entre quem ?) rELATIVAMENTE À CONSTRUÇÃO DO NOVO MERCADO NA URBANIZAÇÃO DAS CORDOARIAS (OU ROSSIO, COMO PREFERIREM) (Sim, não faz grande diferença porque nenhuma das designações está correcta )? TERIA ALGO A VER COM O QUE SE JÁ SE PREPARAVA NOS BASTIDORES RELATIVAMENTE À VERDERENA E TUDO AQUILO LÁ SE VAI FAZER COM TROCAS E BALDROCAS E CRUZAMENTOS DE INTERESSES?(2) (Hã! Digam lá ??? Digam, se têm coragem, embora eu não saiba quem são vocês !! Teria ou não teria ??? Há vida em Marte ??? E isso tem ou não tem a ver com o crescimento das unhas do macacos indonésios? E qual foi a posição da Misericórdia do Barreiro relativamente aos cuidados continuados ? A favor da posição do grupo de Fátima ou nem por isso ???)
    MAS, HAVIA QUE LIGITIMAR (legitimar, não?) A MUDANÇA DE PLANOS! (Lá isso havia! Dizia-se mesmo “Mudai e ligitimais-vos …”) E VAI DAÍ, NADA COMO UMA BOA "OPÇÃO PARTICIPADA", DAQUELAS ONDE ESTÃO AQUELAS FIGURAS CLÁSSICAS (AS TAIS QUE O ZÉ REFERE DA ZONA DA JUNTA DE FREGUESIA). (A coisa vai. Uma opção participada é sempre melhor que um acto solitário. Há convívio. Imagino agora o Zé, figura que desconheço, a referir de voz firme e corneta na mão, da zona da junta, os Plínios, Homeros e outros da vida. Os clássicos, pois então!) (DAÍ A DIZER-SE QUE "A POPULAÇÃO DO BAREIRO -(FREGUESIA? CONCELHO?) (Aqui está uma questão bem colocada : o que é o Bareiro. Concelho? Freguesia? Caíu um “érre”? Onde ? Na Verderena? ) - OPTOU PELA MANUTENÇÃO DO MERCADO 1º DE MAIO ONDE ESTÁ, FOI UM PASSSO. ( E grandalhão, um passo de serpente, rasteiro e sibilino, aos esses, e três de uma vez) A COISA ESTAVA LEGITIMADA (afinal era gralha. Muito bem: legitimada) PELA "OPÇÃO POPULAR" DE 20 OU 30 PESSOAS DEVIDAMENTE ARREGIMENTADAS PELO APARELHO (eu, por acaso, gostava de conhecer melhor esta coisa dos aparelhos. São aparelhos electrodomésticos, electrodomestiscantes ou electrodomesticáveis. Haverá futuro em abrir um negócio de reparação de aparelhos destes? É que ouço tanto ouvir falar disto que julgo que há mercado) do partido (ok! Está partido. Nada a fazer). QUAL OPÇÃO POPULAR? É ISTO QUE CHAMAM DEMOCRACIA PARTICIPADA? TENHAM DÓ! PORQUE NÃO FIZERAM UM REFERENDO? ISSO, SIM, SERIA UM VERDADEIRO PLEBISCITO POPULAR. (Essa é que é essa. Um referendo é que seria um verdadeiro plebiscito popular. E no dia em que as pessoas, deixarem de usar palavras cujo significado desconhecem, para se armarem aos cucos, abro uma loja de reparação de aparelhos. Mesmo partidos) MAS NADA DE CORRER RISCOS! (Nan, nan!. Olha Quem!) (3)E MAIS! ONDE ESTÃO AS CONTAS (OS NÚMEROS) DO NEGÓCIO COM QUEM VAI CONSTRUIR O NOVO MERCADO, PARQUE DE ESTACIONAMENTO E RESPECTIVA EXPLORAÇÃO? NADA! SÓ PALAVRIADO! ( E não chega …? O palavriado está pela hora da morte. Desde que substituíram o “e” pelo “i” tem sido upa, upa.)
    NA ALTURA, COM UM MÍNIMO DE CONHECIMENTO DE CAUSA E POR BAIXO, QUANTIFIQUEI A FACTURA PARA A CÂMARA E LOGO PARA OS BARREIRENSES, EM CERCA DE 21 MILHÕES DE EUROS, ENTRE O QUE SE DEIXA DE RECEBER E O QUE SE PAGA. ISSO MESMO 21 MILHÕES, FORA OS ENVELOPES, PORQUE ESSES NÃO CONSIGO QUANTIFICAR! (Ora aí está. Gente séria. Eu também sou assim. Por baixo mando-me logo para uns milhõezinhos. Isto com mínimo conhecimento de causa, porque se a coisa for estudada, é preço sob consulta. Fora os envelopes. Ah, e a miudagem também paga. Depois acerta-se)
    POIS É, ESPERO QUE QUEM DE DIREITO(advogados, juízes e malta assim ?não?), ENTRE ELES OS ARQUITECTOS LESADOS (Já não percebo nada disto, há outro gabinete de arquitectura castelhano metido nisto? os Arquitectos Lesados) , se mecha (É outra vez españuel, alguma nuance ou está falar de deitar fogo à coisa?) . NÃO PARA LESAR SEJA QUEM FOR, (o Sejaquemfor agradece) MAS PARA QUE A VERDADE VENHA AO DE CIMA E QUE OS RESPONSÁVEIS PAGUEM O RESPECTIVO PREÇO POLÍTICO. (Mui bien! Todos! E … algunos de nosotros))
    PORTANTO, COMO DIZ O ZÉ, SENHORES DEPUTADOS DA OPOSIÇÃO, PENSEM E MECHAM-SE, SOB PENA DE SEREM PARTE RESPONSÁVEL PELA TORMENTA QUE AÍ VEM. (Pois o Zé que eu conheço – Povinho – debela tormentas à quinhentos anos, não diz nada disso e sabe escrever mexam-se)

    CARO ZÉ, EU SOU O TAL (…ah, a aquele, o … o… eus sei ! …o...o…) QUE MERECEU O SEU CONVITE PARA O DEBATE DE ALGUMAS IDEIAS (estávamos num casamento pá, …. era só para fazer conversa…camaradagem, tás ver?!) . ANOTEI O SEU ENDEREÇO DE MAIL. UM DIA DESTES FALAMOS MESMO A SÉRIO (Estou muito mais descansado, …) SOBRE ALGUMAS IDEIAS QUE TENHO ANDADO A "MAGICAR" PARA AJUDAR A QUE O BARREIRO DÊ A VOLTA E SE LIVRE DESTA NOMENCLATURA ESCLORESADA. (Ai que medo! É pá não te maces. Não magiques. A malta desenrasca-se. Fica descansado) VENHA SNAGUE NOVO!
    1 ABRAÇO.
    (Estou com a malta, com o povo com os indignados. Força e, resumindo e concluindo, que venham mesmo de lá esses ossos e esse snague. Por que, para mim o snague é sempre novo).
    2 abraços
    Fora o Busquets!
    Fora os de direito!
    Fora os envelopes!
    Arriba os Arquitectos Lesados ! (… e outra malta assim )
    Viva o 15 de Setembro (Dia Internacional do… da … de …aquela coisa que …)

    Peace to y'oll
    Quirque Doglas

     
  • At 15 setembro, 2007 10:48, Blogger Zé do Barreiro said…

    Ultimo Anónimo,

    Mas que excelente ideia de fazer um comentário: de “marcação homem a homem”, digo, “ de frase a frase” – nunca tinha visto ( lido) …

    Fabuloso !!!

    Olhe ( sei que lhe irá dar um trabalhão do camandro ), mas faça rigorosamente o mesmo à reportagem da Filipa Domingos que saiu ontem no Jornal do Barreiro on line, no separador “Dossiers” - http://www.jornaldobarreiro.com.pt/?lop=n_artigo&op=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&id=000871c1fc726f0b52dc86a4eeb027de - e depois publique-o aqui no Blog.

    Sugerimos que se debruce, mais detalhadamente, nas declarações do Sr. Presidente da Câmara sobre o assunto, as quais ninguém consegue perceber …

    “ Os defensores dos Arquitectos premiados, expropriados e lesados” agradecem …

    Faz-nos esse favor ?

    Zé.

     
  • At 15 setembro, 2007 19:08, Anonymous Anónimo said…

    Carlos Humberto diz-se “surpreendido” e sublinha que “a CMB nada tem a ver com o assunto”

    Confrontado com as declarações desta carta datada de 27 de Agosto, o presidente da CMB, Carlos Humberto mostrou-se “surpreso” com as declarações da Ordem dos Arquitectos, tendo em conta “que não foi a Câmara Municipal que contratou o arquitecto catalão Joan Busquet.” ( Como disse ? )

    Segundo o edil “o que a CMB pediu foi uma acordo com a empresa do Fórum, porque estava prevista a construção do Mercado no Centro Comercial/Fórum Barreiro. Como tal construção já não ia avante pedimos à empresa responsável para nos fazer um estudo e um projecto porque a autarquia já não ficava com aquele espaço. Foi neste sentido que a entidade nos apresentou o projecto e informou-nos de que o mesmo seria levado a cabo pelo arquitecto Joan Busquet .( ??? !!! ...)

    Ficámos muito satisfeitos pela escolha, já lhe demos a conhecer os projectos do concurso de ideias e estranho a atitude da OA, mas pouco mais posso adiantar na medida em que ainda não li a carta que me foi endereçada”, explicou.

    No que toca ao “apelo” que é feito pela Ordem para que seja desenvolvido um trabalho de parceria entre o arquitecto catalão e as equipas vencedoras do concurso de ideias, Carlos Humberto diz que nada mais pode fazer.( então quem pode ?)

    “Essa possibilidade ultrapassa-me completamente, não sou eu que vou pedir para que o arquitecto Joan Busquet, que também já recebeu a carta da Ordem dos Arquitectos, chegue a acordo com os outros técnicos. Essa função não compete à CMB.”( então compete a quem ?)

    As sucessivas criticas da OA sobre “a mudança de estratégia do executivo camarário”, mereceram resposta do presidente do município que salienta que “apesar de ter existido um concurso de ideias, cabe sempre à autarquia decidir o que fazer com elas". ( Cabe sim senhor. Incluindo mandá-las para o lixo e pagar as indemnizações aos arquitectos premiados )

    As eleições foram um elemento essencial em todo este processo. Ganhou uma força política diferente que tem estratégias diferentes”, concluiu.

    ( É verdade. Mas então terá que indemnizar os concorrentes classificados, os quais concorreram com base num concurso realizado, promovido, definido e classificado pela Câmara Municipal. Clarinho como água !)

    POR "MARCAÇÃO À ZONA" ( do mercado 1º de Maio e envolventes ... )

     
  • At 17 setembro, 2007 12:04, Anonymous Anónimo said…

    Para o "Quirque Doglas"

    Adorei o seu "remix", como lhe chama.

    Mas prefiro a expresão "marcação frase a frase" e ainda mais a expressão "marcação palavra a palavra".

    Teve piada sim senhor! Foi um excelente exercício de humor. Porém teve o condão de dizer coisa nemhuma.

    Idiossincrasias (que palavrão!!! Será que que sei o que quer dizer?)à parte, já agora que tanto o preocupou brincar com as palavras, sugiro, eu também que faça o mesmo exercício com os disparates que o Sr. Presidente da Câmara disse para o trabalho jornalístico referido pelo Zé.

    Digo eu que uma coisa deu para perceber: não é a CMB que decide sobre o que se faz ou não no Barreiro. Parece ser uma qualquer empresa construtora de um qualquer centro comercial, a troco de não se sabe bem do quê. Palavras para quê?...

    Já agora: o arquitecto catalão chama-se mesmo JOAN BUSQUET.

    Acho que não deichei (desculpe: deixei) muitos erros.

    Marlon Brando

     
  • At 17 setembro, 2007 13:08, Anonymous Anónimo said…

    Como se pode ver, as contas são fáceis.

    Recorrendo ao conceito de custo de oportunidade na perspectiva da Câmara, chega-se aos seguintes valores (a valores de mercado):

    . Custo da cedência do espaço (2200 m2) previsto para o novo mercado no fórum: 3,4 milhões de euros;

    . Custo de não construção da 3ª cave: 2 milhões de euros;

    . Custo da perda de terras, por não construção da 3ª cave, para utilização no aterro no Pólis: 600 mil euros;

    . Receitas garantidas ao cessionário por exploração do parque de estacionamento por 30 anos: 13,5 milhões de euros;

    . Receitas do arrendamento ao cessionário do parque de estacionamento (1000 €/mês!!!): 360 mil euros;

    . Contas feitas, a "obra do regime" vai custar ao pessoal 19,04 milhões de euros, mais coisa menos coisa.

    A questão que se coloca, é se este é o preço justo!

    Mas claro que para o presidente camarada do comité central isso é irrelevante. O que interessa é que, aquando da eleições de 2009, haja obra para mostrar aos papalvos. Obra que, naturalmente, não podia ser o que já estava aprovado para o Fórum, porque isso era obra de outros. E é assim que se gere a nossa autarquia. Uns fazem, outros desfazem, com um único critério: que sejamos nós a fazer. Nem que seja a maior merda! E, entretanto, o Barreiro é o que se vê: lixo e mais lixo, buracos e mais buracos, mato nos passeios e mais mato. Há que poupar para nos próximos dois anos se fazerem os brilharetes para o papalvo por lá o votinho.

    Nota final: o homem das finanças sabe do que fala. De facto, de gestão, esta gente não percebe uma peva. Elas estão sempre em campanha.

    (…)

    ... e claro, ficaremos com um mercadozinho encravado no centro, sob o argumento de promover e reconverter a centralidade da cidade. Porque carga de água se quer reduzir a centralidade do Barreiro à Av. Afredo da Silva e Parque Catarina Eufémia ? Tanto quanto rezam os manuais de ordenamento, essencial é alargar essa centralidade.

    Não entendo. A sério que não entendo!
    E diz o presidente camarada do comité central que é a população do Barreiro que quiz. Foi? Fez-se algum referendo? ou fizeram-se aquela assembleias tipo "opções participadas" onde estão estratégicamente colocados os "agentes", devidamente instruidos do partido, agindo numa descarada encenação: diz que eu respondo, tu ficas esclarecido e nós ouvimos o povo. Coisa ao mais puro estilo salazarento.

     
  • At 18 setembro, 2007 13:44, Anonymous Anónimo said…

    Eu sei que o que aqui vou dizer vem completamente fora de contexto.
    Só que nalgum lugar eu tinha que o colocar, senão ainda rebento com tanta indignação.
    E qual o melhor sítio que este para revelar algo que de há uns tempos para cá me tem feito subir o nível da irritação até não poder mais.

    Portanto peço ao Zé que "pegue" nesta questão porque ela não é tão fútil quanto possa parecer no espectro político-partidário cá do "burgo" e irá, podem crer, resultar em mais uma daquelas coisas de que os políticos no poder se aproveitam com a natural contrapartida para uma pessoa ou grupo de pessoas, naturalmente em prejuízo do colectivo.

    Então cá vai a coisa.

    Lia eu, há momentos, uma notícia no Rostos On-Line a respeito da Gala da Costa Azul. Coisa normal, que até se realiza todos os anos.
    Este ano realiza-se no Barreiro (no restaurante Acordeon no próximo dia 27).
    Fico espantado é com quem é o "ilustre" homenageado do Barreiro, certamente nomeado e indicado no segredo dos gabinetes autárquicos ou então (sabe-se lá?) nas célebres almoçaradas dos ilustres e clarividentes camarros do costume.
    Nada mais nada menos que o Carlos Oliveira, mais conhecido por "Bóia", desportista de longa data, cujo nome tem andado na ribalta, sobretudo nos últimos dois anos, pelos seus feitos desportivos, sobretudo pelos seus feitos desportivos além fronteiras.
    Ressalvo que é bom de ver um homem com mais de 60 anos manter esta frenética actividade desportiva de "alta competição". Só não aceito é que se instale uma espécie de "criação artificial" assente em mentiras ou, no mínimo, em meias mentiras (ou meias verdades, como preferirem).
    Nessa dita notícia, como de resto em todas as que têm surgido nos jornais locais nos últimos tempos e que até me fazem urticária cada vez que as leio, é elencada a carreira desportiva do "campeão". Ficamos a saber que foi campeão de tudo e mais alguma coisa, entre elas, campeão militar de ténis de mesa na Guiné. Fiquei "embaçado" com tal "barrigada" de títulos. Acho que faltam lá os títulos de berlinde e de pião lá da rua.
    Até participou nos Jogos Juvenis do Barreiro, como provavelmente milhares de barreirenses da sua idade e mais jovens.

    Então, desmontemos este "castelo" de sinuosas "verdades" porque já chega:

    Referem-se 138 internacionalizações! As internacionalizações, conforme a definição legal, são participações em representação nacional. Quanto muito, terá representado o país 7 ou 8 vezes, sendo a mais relevante nos JO de 72, na Alemanha, por convite do Comité Olímpico Internacional (e não porque se tenha qualificado), com uma triste e conhecida história de camisolas à mistura (!).
    O resto foram participações em eventos internacionais, a título puramente individual ou por patrocínio político, como foi a sua "internacionalização" na "União Soviética".
    Quanto a títulos mundiais ou europeus, ou sejam os que foram além fronteiras: não tem um só que seja, ao contrário do que tem sido repetidamente dito e escrito, numa descarada massificação da mentira. Mas as mentiras, por mais que se repitam, não passam a ser verdades, embora quem tantas vezes as diga, chegue a acreditar que é verdade (coisas da psicologia que os psicólogos conhecem bem).

    Exemplo disto? A repetida referência a campeonatos do mundo de masters ou veteranos de remo. Perante a dúvida que me assaltou, andei pela NET à procura desses campeonatos. E nada! A verdade é que não há campeonatos do mundo nenhuns para veteranos. Mesmo assim, não estivesse a ver mal, telefonei a um amigo meu, remador de longa data e naturalmente entendido nestas coisas. E ele lá me explicou que não há mesmo um campeonato do mundo para os veteranos. O que há é uma regata mundial onde cada um participa individualmente e onde cada um que ganha uma série de 6 ou 7 remadores ganha uma medalha. Disse-me ainda que é uma espécie de confraternização de antigos remadores de todo o mundo e não mais que isso, remetendo-me para a página da Federação Internacional onde, como confirmei, isso está inequivocamente explicado. Para os curiosos, poderão ver em www.worldrowing.com.

    Façamos um bocadinho de história. O Bóia é de facto uma figura incontornável do Barreiro. Só que, nem sempre pelas melhores razões. Senão vejamos:

    - Esteve no G. Desportivo da CUF, nos anos 70, tendo, então provocado das maiores cisões que, no limite, levaram à quase extinção do remo no Clube. Foi o tempo do famoso Eng. Lince. Lembram-se?

    - Daí passou para o Clube Naval do Barreiro, de onde acabou por ser expulso perante as tentativas de assalto ao poder. Também se lembram?

    - Depois foi para os Ferroviários, segundo se sabe, para iniciar a vela e reactivar o remo. Alguém se lembra de uma só participação deste clube em qualquer manifestação desportiva destas modalidades sob a sua orientação? Onde estão os barcos de vela dados por um outros clube para esse efeito? Que destino lhes deu?

    - Falhada a "operação" ferroviários e não tendo mais onde se acoitar, decide, há coisa de 10/12 anos criar o seu próprio clube. Nasce no papel o “Náutico Clube do Barreiro", com direito a placa de "futuras instalações" ali para os lados da praia da torralta, na Verderena, mesmo à frente daqueles pombais, imagine-se, em terrenos camarários. Segundo dizem as más-línguas, haveria mesmo um "papel" do Pedro Canário a prometer a cessão do terreno. Parece que o Lince também estava no "lance". Vai daí, toca a angariar sócios para o Clube que, publicamente se saiba, nunca teve qualquer actividade e sequer órgãos sociais, embora se encontre registado. Alguns anos depois e alguns milhares de euros cobrados em cotas o Clube continua como sempre esteve: nado-morto. Agora, segundo o próprio, vai renascer das cinzas e, ao que parece, os contactos com o poder político dominante da câmara a coisa está bem encaminhada. Provavelmente não sabem (ou fazem que não sabem), é que a criação do tal Clube tinha um só objectivo: o homem queria construir um restaurante/bar à beira-rio. O Clube era, afinal, um meio e não um fim. Esperto o rapaz!
    Azar dos azares! Em 2001 mudam os poderes na câmara e o tal papel do Pedro Canário já não valia nada. Houve quem o ouvisse a afirmar que aquele papel lhe dava direitos. Parece que não foi assim. Felizmente!

    - Entretanto, dá-se a crise directiva do Grupo Desportivo Fabril e, naquele interregno em que o Clube foi gerido por uma comissão directiva, lá estava outra vez o Bóia. Pôs-se em bicos de pés, levantou o braço e lá conseguiu um lugarzinho que viria a propiciar-lhe mais umas manobras em proveito próprio, ou melhor dizendo, da filha. Em somente três meses engendra um contrato de concessão para a ginástica altamente vantajoso para a filha, expulsa as pessoas que estavam à frente do remo e sabe-se lá que mais. Há eleições para o Fabril em que vence o Manuel Faustino, homem que goste-se ou não dele, tem feito um trabalho meritório reerguendo das cinzas um clube cuja tradição e a grandeza são inquestionáveis. Foi anedótico ver o Bóia, mais uma vez, a pôr-se em bicos de pés para entrar na Lista do Faustino. Só que este já tinha topado as maroscas. Não o deixou entrar e agora não se podem ver um ao outro, com processos judiciais à mistura. Lá terão as suas razões! O juiz decidirá!
    Parece que o Bóia, de cada vez que há eleições no Fabril tem uma lista concorrente em preparação!

    - Fechadas todas as portas para remar no Barreiro, o homem vai remar para Setúbal. Anda por lá um ou dois anos e foi um descanso para o pessoal do Barreiro.

    - Mas em Setúbal parece que o pessoal se fartou dele depressa (pudera, o homem só pensa nele!).

    - Como os Ferroviários andavam a pensar em ter remadores veteranos, eis que o Bóia se começou a chegar, na mira de mais um assaltozinho. Só que, certamente avisados do estilo da peça, não lhe terão dado quaisquer hipóteses. Terá então ficado só como remador, sem que tenha deixado de provocar constantes conflitos internos, entre outros dizendo cobras e lagartos dos dirigentes e apropriação indevida de bens do Clube.

    E chegamos ao momento actual.

    Este é, em traços gerais, o percurso desta "figura" tipicamente barreirense que nunca se coibiu de usar tudo e todos para proveito próprio. Um homem cujo narcisismo ultrapassa tudo o que é imaginável. O homem que constrói barracas na praia rodeadas de lixo e sucata por todo o lado, num puro atentado ao meio ambiente, mas que é convidado pelo vereador do ambiente para apadrinhar actividades em prol desse mesmo ambiente. O homem que usa e abusa do colectivo em prol do benefício individual. O homem que mente sistematicamente sobre os seus feitos desportivos e associativos. O homem, afinal, que a Câmara do Barreiro nomeia em representação da nossa cidade para ser homenageado pela Região de Turismo da Costa Azul.
    Então não havia mais nunguém? O Álvaro Marinho, o Básquete da ESSA e/ou do Barreirense e sabe lá mais quem e o quê. Lamentável! Até dá náuseas!

     
  • At 18 setembro, 2007 13:46, Anonymous Anónimo said…

    "Como tal construção já não ia avante pedimos à empresa responsável para nos fazer um estudo e um projecto porque a autarquia já não ficava com aquele espaço"
    (...)
    " As eleições foram um elemento essencial em todo este processo. Ganhou uma força política diferente que tem estratégias diferentes”

    HÃ??

    Terei lido bem?

    (...mais um cujo certificado de superioridade moral carece de renovação.)

     
  • At 18 setembro, 2007 15:55, Anonymous Anónimo said…

    "O homem que usa e abusa do colectivo em prol do benefício individual."

    Moral da estória:

    Bóias há muitas e Minhocas ainda há mais!

     
  • At 18 setembro, 2007 18:49, Blogger Zé do Barreiro said…

    Anónimo das 13:44 horas,

    Reafirmamos uma vez mais que não somos Advogados de ninguém.

    No entanto, parecendo-nos que o amigo está muito bem informado sobre as actividades desportivas ( e não só …) da pessoa em causa, solicitamos o favor que nos esclareça algumas dúvidas que temos.

    Baseando-nos em diversos O.C.S., é do conhecimento público que o sr. Carlos Oliveira “Boia” foi campeão mundial de remo - veteranos por três vezes há algum tempo atrás.

    Sendo actualmente bicampeão do Mundo na mesma modalidade e categoria.

    Ou seja, cinco vezes campeão mundial de remo na categoria de veteranos.

    O amigo está a afirmar que isso é uma refinada mentira e que não passará de um grandessíssimo embuste ?

    Compreenderá que, a serem verdadeiras as suas afirmações ( e a nossa interpretação ) então o assunto é gravíssimo e requererá a intervenção de outras entidades e personalidades ligadas ao remo, à Autarquia e à Organização da Gala da Costa Azul, para não referir outras.

    Solicitamos o seu conveniente esclarecimento sobre este assunto.

    Então as provas de remo – por exemplo as ultimas realizadas na Croácia - não são oficiais, não estão homologadas e não passaram de um “encontro de amigos remadores” ?

    Foi isso que o amigo quis dizer ?

    Poder-se-à recorrer à Federação Portuguesa de Remo ( não sei sequer se existe ou se é assim que se designa, desculpará esta nossa imperdoável ignorância ) a fim de se solicitar informações sobre a se essas provas são oficiais ou não ? Qual ou quais os níveis de dificuldade para serem consideradas Mundiais ? O nível e a preparação desses concorrentes justificará que as provas realizadas tomem a “designação “ de Mundial ? Quantos e quais foram os Países participantes ?

    Eles poderão confirmar ou desmentir toda esta “embrulhada “ ?

    Bem, em vésperas da Gala da Costa Azul, compreenderá que seria conveniente tudo isto ficar completamente esclarecido.

    Poderá esclarecer-nos naquilo que puder e souber ?

    Obrigado.


    Anónimo das 13:46 horas,

    Leu rigorosa e perfeitamente bem, caríssimo Leitor …

    Gostaríamos que aprofundasse mais o seu comentário. É possível ?

    Cumprimentos para os dois,

    Zé.

     
  • At 18 setembro, 2007 19:55, Anonymous Anónimo said…

    É um encontro de remadores, ponto final.

     
  • At 18 setembro, 2007 21:06, Anonymous Anónimo said…

    afinal não é ponto final é ponto e vírgula:

    . no remo, a partir dos 27 anos é-se veterano;

    . os escalões daí em diante são de 5 anos(27/31-32\35-36\40 etc.);

    . nesses encontros as regatas são disputadas entre atletas do mesmo escalão, podendo haver mais do que uma para cada escalão, sendo certo que, no caso de haver mais do que uma regata por escalão não há regata para apuramento de campeão, isto é, de cada regata do mesmo escalão sai um campeão ;

    . no entanto, na sequência destas provas é organizado um ranking mundial oficial.

    vou tentar saber mais e já volto...

     
  • At 18 setembro, 2007 21:56, Blogger Zé do Barreiro said…

    Não haverá ai alguém que conheça o visado - o sr. Carlos "Boia" - para vir aqui dizer de sua justiça ? Ou alguém por ele ?

    É que, no nosso humilde entendimento, isto está a complicar-se ...

    ENTÃO QUEM GANHA UMA REGATA, MESMO QUE CONCORRA SOZINHO NO SEU ESCALÃO, É CAMPEÃO DO MUNDO ?

    Percebi bem ?

    ÓH DIACHO ...

     
  • At 18 setembro, 2007 22:01, Blogger António Cabós Gonçalves said…

    Olá

    Embora eu não tenha nada a ver com isso, aqui está um link que pode ajudar a perceber

    http://www.veslanje.hr/wrmr2007/

    Clickando em "Results", na corrida 74, o carlos Oliveira ficou em 4º lugar.

    Não tive tempo nem paciência para ir à procura de mais...

    Que procure quem ache que isso é importante e, já agora, que dê a cara pelas denúncias, parece que documentadas, quem as faz

    Race: 74 8:53 206 E 1x H1
    Rank Lane Nation Club(s)
    Crew 500m 1000m
    1 3 GBR Dart Totnes Arc
    Tubbs Hugh 61 02:01,01 (1) 04:17,82
    02:16,81 (2)

    2 5 BEL Les 3Y Seneffe - Akinoa Center
    Lotterer Henry 61 02:06,32 (2) 04:21,86
    02:15,54 (1)
    00:05,31 00:04,04
    3 2 CRO VK Jarun
    Grzunov Rikardo 61 02:06,54 (3) 04:25,43
    02:18,89 (3)
    00:05,52 00:07,61
    4 1 POR GRUPO DESPORTIVO FERROVIÁRIOS DO BARREIRO
    Oliveira Carlos 64 02:07,70 (5) 04:28,56
    02:20,86 (4)
    00:06,69 00:10,74
    5 7 BRA Pinheiros
    Leonelli Candido 60 02:07,43 (4) 04:38,05
    02:30,62 (6)
    00:06,42 00:20,23
    6 6 DEN Aarhus Roklub
    Nielsen Bjoern 64 02:16,18 (6) 04:41,97
    02:25,79 (5)
    00:15,16 00:24,15
    7 4 GER Hallescher Ruder Club im USV Halle
    Schmidt Bernd 62

     
  • At 18 setembro, 2007 23:42, Blogger Zé do Barreiro said…

    Ups !!!

    Amigos, eu cá por mim vou mas é recolher-me. Hoje já não digo mais nada sobre este assunto, sob pena de estar a ficar chéché.

    Ao menos haverá algum jornalista ou repórter que tivesse ido à Croácia e que possa comprovar o que se passou em Zagreb e conte aqui à gente ?

    Será que o sr. Carlos Oliveira ganhou mesmo alguma medalha, em Zagreb, fosse de que metal fosse ?

    ( Estamos a lançar uma provocação … apenas e só … )

    Amigos, podem continuar a pesquisar e a analisar este “mistério” que amanhã me juntarei a vós.

    As nossas perguntas ao Anónimo que lançou esta “bisca” continuam a precisar de resposta urgente, que esperamos e agradecemos.

    Agradecimentos ao António Cabós Gonçalves. ( é que a grande realidade é que o sr. C.O. não menciona este 4º lugar e deveria, também, referir que obteve essa classificação… e assim sendo, isto pode tornar-se incomodo e preocupante para alguém, ah isso pode … )

    Santas noites,

    Zé.

     
  • At 18 setembro, 2007 23:54, Anonymous Anónimo said…

    O Zé sabe-me dizer há quantos anos é que o Sr. Júlio Freire é Provedor da SCMB?
    Estava no outro dia a conversar com um amigo no café e ele disse-me que é há uns 15 anos.
    Ninguém acha que isto é tempo demasiado pra uma pessoa estar num cargo daqueles, quando é que se dá lugar aos jovens da nossa terra?
    Espero qie o Zé me saiba esclarecer melhor sobre este assunto e porque é que as coisas não mudam, será que hà semelhança de outras associações, nunguém quer ir para lá?
    Um grande abraço é o que lhe desejo.
    Luís Pais

     
  • At 19 setembro, 2007 00:17, Anonymous Anónimo said…

    Escalões etários:
    · A Minimum age 27 years
    · B Average age 36 years or more
    · C Average age 43 years or more
    · D Average age 50 years or more
    · E Average age 55 years or more
    · F AVERAGE AGE 60 YEARS OR MORE
    · G Average age 65 years or more
    · H Average age 70 years or more
    · I Average age 75 years or more
    (Curiosidade: O decano dos competidores tinha “apenas” 88 anos e concorreu numa tribulação de quatro remadores não constando que tivesse feito “ronha”...)


    Lista dos vencedores das regatas do escalão F( ordenadas por tempos dos vencedores de cada uma e excluídas as 3 regatas com competidores com idade igual a 60 anos ):


    D'Hoore Daan 61 - 04:02,19 - http://www.veslanje.hr/wrmr2007/results/r286.htm

    Horn Michael 61 - 04:03,25 - http://www.veslanje.hr/wrmr2007/results/r288.htm

    Borggaard Roger 62 - 04:05,61 - http://www.veslanje.hr/wrmr2007/results/r284.htm

    Oliveira Carlos 64 - 04:09,88 - http://www.veslanje.hr/wrmr2007/results/r283.htm

    Kerr Gordon 61 - 04:11,49 - http://www.veslanje.hr/wrmr2007/results/r285.htm

    Sheffel Klaus 61 - 04:12,56 - http://www.veslanje.hr/wrmr2007/results/r287.htm


    Conclusão:

    Há 9 “Campeões do Mundo” no escalão F resultantes de 9 regatas de 1000m organizadas pela FISA e o representante do Ferroviários do Barreiro é um deles.

     
  • At 19 setembro, 2007 08:24, Blogger Zé do Barreiro said…

    Estou a ficar esclarecido. Muito esclarecido sobre o que é ser “CAMPEÃO DO MUNDO” de Remo, nomeadamente na categoria/escalão de Veteranos ( que afinal tem vários – muitos – escalões e este “pequeno” pormenor parece que NINGUÉM sabia ) …

    Esperamos estar a contribuir para esclarecer, também, todos os Barreirenses.

    Por favor, continuem – quem souber – a postar aqui outros esclarecimentos sobre este assunto.

    Gostaríamos que o sr. Carlos Oliveira ou alguém próximo dele, pudesse, também, vir aqui contar “a sua versão”.

    Quanto ao comentário do Anónimo das 23:54 horas, a frase do próprio: “será que hà semelhança de outras associações, nunguém quer ir para lá? “, talvez responda às suas próprias dúvidas.

    Talvez …

    Até logo,

    Zé.

     
  • At 19 setembro, 2007 10:58, Anonymous Anónimo said…

    Fiquei embasbacado com o que li sobre o Boia. Que bronca.
    Fui ao site da federaçao mundial de remo que o gajo que amandou a bisca indicou (www.worldrowing.com)e andei por lá a ler.
    O meu inglês não é lá grande coisa mas pelo que percebi não há mesmo campeonatos do mundo de veteranos e assim também não há títulos.
    Pareceu-me ser assim: quando há muitas inscrições para uma corrida dividem os concorrentes em series e cada um que ganha a serie recebe uma medalha.
    Dizem lá também que é uma reunião de remadores algus antigos campeões e outros iniciciados (beginners!). Dizem tambem que serve para promover o remo.
    Na opção EVENTS aparecem todas as competições internacionais e estão lá (copiei os nomes para não me enganar): os OLYMPIC GAMES, os WORLD ROWING CHAMPIONSHIPS, os ROWING WORLD CUPS, os EUROPEAN ROWING CHAMPIONSHIPS, os WORLD ROWING UNDER 23 CHAMPIONSIPS, o WORLD ROWING MASTERS REGATTA, o WORLD ROWING COASTAL CHAMPIONSHIPS, o WORLD ROWING TOUR e o WORLD ROWING ERGOMETER CHALLENGE.
    Depois fui ver melhor e andei pelos regulamentos e vi que nos "MASTERS" não há títulos como há em todos os "CHAMPIONSIPS".
    Outra coisa que reparei é que os nos "CHAMPIONSIPS" e as ROWING WORLD CUPS participam slecções e nas outras são clubes. Será que há campeonatos mundiais de clubes?
    Esta história tá muito mal contada. Tá mesmo.

     
  • At 19 setembro, 2007 11:37, Anonymous Anónimo said…

    Ainda sobre o “Caso Bóia”:

    O Remo é um desporto algo singular sobretudo devido ao n.º de diferentes embarcações que participam em regatas.
    As embarcações mais “simples” são constituídas por um único remador e as mais “complexas” por oito.
    Há embarcações de um, dois, quatro e oito tripulantes.
    Dentro de alguns desses tipos de embarcação existem ainda alguns em cada remador rema com um único remo e outros em que rema com dois.
    Existem ainda embarcações com e sem timoneiro.
    Existem ainda os “yolles” de quatro e de oito que são embarcações mais “largas”com campeonatos separados.
    Existem ainda escalões onde competem atletas “ligeiros” e “pesados”, também com campeonatos separados.
    Isto quer dizer que existem cerca de vinte tipos de embarcações distintas e em cada uma delas são realizadas regatas em QUASE TODOS os escalões etários e creio que existem todas as categorias em Femininos e Masculinos.
    Há ainda o remo indoor e o remo adaptado a portadores de deficiência.
    Nestes Masters foram disputadas cerca de 400 regatas envolvendo um total de cerca de 2000 atletas.
    Quanto à questão que o Zé levantou, acerca da possibilidade de se ser “campeão” em regatas disputadas por uma única embarcação, ela é VULGARÍSSIMA em campeonatos Distritais, VULGAR em campeonatos Nacionais e pouco vulgar, mas possível, em certos escalões de Campeonatos Internacionais.
    Tudo depende do número de competidores que se apresentem em cada escalão etário.
    Com isto não quero apoucar nem o “Bóia” nem nenhum outro praticante dessa modalidade exigente e completa do ponto de vista físico apenas alertar para as especificidades da mesma face a outras.

     
  • At 19 setembro, 2007 13:25, Blogger Zé do Barreiro said…

    No que foi que o v/ Amigo Zé se meteu ao publicar o comentário/notícia do Anónimo que lançou a "bisca" ... Safa !!!

    Isto está a ficar interessante, muito interessante.

    É mesmo para esclarecer assuntos pertinentes e "misteriosos" que serve este NOSSO/VOSSO Blog, né verdade ?

    Continuem, Amigos, continuem a postar os v/ esclarecedores comentários, que talvez cá o Zé eleja e promova, também, este caso à categoria de Post ...

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 19 setembro, 2007 14:48, Anonymous Anónimo said…

    Não sou um entendido na matéria, mas recorri mais uma vez ao meu amigo remador e ele deu-me as coordenadas todas para lhe conseguir responder. Algumas coisas já tinha ido ver, porque não ia levantar tal polémica sem ter a mínima certeza do que estava a dizer. Agora sacrifiquei algum tempo e vi a coisa mais a fundo.

    Então, caro amigo Zé, a seu pedido, passo a responder segundo aquilo que consegui averiguar e perceber do assunto:

    P: Então as provas de remo – por exemplo as ultimas realizadas na Croácia - não são oficiais, não estão homologadas e não passaram de um “encontro de amigos remadores” ?

    R: As provas são oficiais. Fazem parte do calendário da federação internacional. Só que não são “campeonatos do mundo” como o próprio nome indica (World Rowing Masters Regatta). Algo como “Regata mundial de remo de veteranos”. Se não é um campeonato do mundo, também não tem campeões do mundo. Se consultar os regulamentos da federação internacional (www.worldrowing.com) está lá tudo explicado preto no branco. Verá que nesta regata há prémio (só ao primeiro classificado de cada série) mas não há título. Nem poderia haver. Porque se, por exemplo houver 20 séries (o que acontece com frequência) haveria 20 títulos de “campeão do mundo” para uma mesma categoria de barco e escalão!!! E, no limite, tem razão em dizer que poderia haver um destes “campeões do mundo” sendo o único a competir. Portanto, sem competidor!!!

    Se também ler a descrição deste acontecimento “pseudo campeonato do mundo”, reparará que há tantas medalhas quantos forem os primeiros classificados das séries. Ora nos campeonatos do mundo, da Europa ou nas taças do mundo, pelo que vi, há um sistema de eliminatórias, semi-finais e finais (A, B, C, etc.) que determinam a classificação final, com medalhas para os três primeiros da final A (ouro, prata e bronze). O primeiro da final A é o campeão.

    Para além disto, os campeonatos do mundo ou da Europa no remo como nas outras modalidades, são disputados por equipas nacionais. Esta regata é disputada por quem quiser, desde que se encontre inscrito numa federação nacional, o que significa que tem que estar inscrito num clube, porque só assim pode estar inscrito na federação nacional. Por isso é que aparece o nome do clube, o que não verá nos campeonatos do mundo, da Europa ou na taça do mundo.

    P: Poder-se-à recorrer à Federação Portuguesa de Remo (não sei sequer se existe ou se é assim que se designa, desculpará esta nossa imperdoável ignorância ) a fim de se solicitar informações sobre a se essas provas são oficiais ou não ? Qual ou quais os níveis de dificuldade para serem consideradas Mundiais ? O nível e a preparação desses concorrentes justificará que as provas realizadas tomem a “designação “ de Mundial ? Quantos e quais foram os Países participantes ?

    Eles poderão confirmar ou desmentir toda esta “embrulhada “ ?

    R: Pode. E, a julgar pelo li, tudo o que disse será certamente confirmado. Não me pergunte contactos que eu não sei. Mas não será difícil obtê-los através da NET. Não o irei fazer porque, no que me toca considero-me esclarecido. Talvez alguém da CMB o queira fazer, para que, para a próxima, não se deixe embalar por histórias da carochinha com a ânsia do aproveitamento político. Pode ser que o Bruno Vitorino e o Carlos Humberto e companhia deixem de exibir a vedeta e, de uma vez por todas, se dê valor àquilo e àqueles que realmente se esforçam de forma séria e abnegada pelo bem comum elevando de facto o nome do Barreiro.

    Penso que a questão da dificuldade ou não, não é relevante. O que realmente é determinante é a federação internacional considerar, ou não, a regata campeonato do mundo. E não é, pelos vistos, esse o caso.

    Caso tal viesse a ser assim, teria que haver selecções nacionais de veteranos (que tanto quanto pude verificar navegando pela NET, não há, nem em Portugal, nem noutros países) para representar os países. E, nesse caso, já não poderia participar quem quisesse, mas só aqueles que as federações nacionais apresentassem com selecções nacionais (o que naturalmente estará sujeito, como em todas as modalidades, a regulamentos selectivos e legislação específica). Aqui se colocaria a dificuldade: a de ser qualificado e seleccionado entre os muitos concorrentes.

    Quanto à questão do nível de preparação, já se trata de questões menos objectivas. Cada um terá a preparação para que treinou. Mas, por mera intuição, parece-me que, na sua grande maioria os atletas irão lá mais num espírito de festa e confraternização. Será mais uma questão de paixão do que de competição, digo eu!

    Resulta desta investigação que não participaram países, mas sim remadores de muitos países. Alguns, pelo que investiguei, até fizeram tripulações mistas entre clubes de vários países e de sexos diferentes (mais uma prova de que não pode ser um campeonato do mundo porque isto não é possível em nenhuma modalidade). Veja em http://www.veslanje.hr/wrmr2007, todas as provas a partir da 439.

    Deu-me trabalho, mas espero ter sido suficientemente esclarecedor.

    Deixo claro que nada de pessoal me move contra quem quer que seja, mas o bombardeamento com a questão nos jornais encheu o copo e depois a homenagem pela Região de Turismo da Costa Azul, por nomeação indecorosa pela CMB, foi a gota de água que o fez extravasar.

    O que fez esta personagem pelo turismo da Costa Azul?

    O que tem feito pelo Barreiro?

    Quantas pessoas e instituições há no Barreiro, que arduamente e sabe-se lá com que dificuldades trabalham diariamente para o prestígio da Cidade e dos seus habitantes?

    Quantas instituições, abnegadamente cuidam e “educam” desportiva e socialmente os nossos jovens?

    Quantos, sem nada pedirem, prescindem dos seus momentos em família, dos seus tempos livres e até de algum rendimento, para se dedicarem a causa comum, seja em que campo for?

    Aquela gente da CMB não vê? Não vê porque não quer ver! Se não “pecou” por acção, no mínimo, pecou por “omissão”. Concedo-lhe isso, mas não perdoo o “pecado”. Não perdoo não! E espero que os barreirenses também não!

    Um abraço e que a verdade seja dita.

     
  • At 19 setembro, 2007 18:55, Anonymous Anónimo said…

    Na pág. 3 do seguinte link:

    http://www.costa-azul.rts.pt/fotos/gca/encarteweb_1190210883.pdf

    pode ler-se:

    “JANTAR DE GALA DA COSTA AZUL com cerimónia de entrega de troféus e diplomas a entidades publicas e privadas que se destacaram na actividade turística no ano 2006”

    No Notícias do Barreiro de hoje lê-se:

    “Recorde-se que nesta cerimónia são homenageadas entidades públicas ou privadas que se destacaram no contributo ao desenvolvimento turístico da Costa Azul, representativas de cada um dos concelhos integrantes desta Região de Turismo.”

    Uma vez mais volto a pegar nas palavras do colega anónimo:

    “O que fez esta personagem pelo turismo da Costa Azul?

    O que tem feito pelo Barreiro?”

     
  • At 19 setembro, 2007 19:39, Anonymous Anónimo said…

    No Notícias do Barreiro de hoje lê-se também:

    “Para esta cerimónia foram convidados o presidente do Comité Olímpico de Portugal e o presidente da Federação Portuguesa de Remo” ( e a canoagem?)

    Pergunto:

    Foram convidados na qualidade de dirigentes de “entidades públicas e privadas que se destacaram na actividade turística no ano 2006” ?

    Na realidade, estamos perante uma geração que chegou a um ponto na vida em que é costume a troca de medalhas e a propositura de comendas entre si, mas será só isso?

    Ou terão sido convidados para condizer com o perfil do homenageado barreirense ( que é patrocinado pelo ex-MasterPlan, que previa a construção de um multi-usos, entre outras coisas ) que serviria assim de ponta-de-lança para algo maior como, por exemplo, criar um grupo de pressão para a construção de uma pista de Remo (no âmbito do Polis ou do IMPPAR ? )tendo como propósito ainda maior a construção de infraestruturas desportivas que possam contribuir para candidatura de Lisboa a uns Jogos Olímpicos nos anos 20 deste século?

    Seria coerente com as políticas governamentais dos últimos anos para esta região, com as declarações de ex-presidentes da CM de Lisboa, com o slogan Barreiro 2020, com o MUDA Salgado/Mateus, com a ExpoBarreiro de Pedro Canário ( que já está na comissão CDU de acompanhamento apesar da sua “heterodoxia e gostos burgueses”), e com muita da trafulhice e abarbatanço que por aí temos visto…

     
  • At 20 setembro, 2007 14:45, Anonymous Anónimo said…

    • PARQUE MAYER
    Autarquia lança concurso de ideias para reabilitação
    Está abandonado o projecto do arquitecto Frank Gehry para a reabilitação do Parque Mayer. António Costa diz que o projecto encomendado por Santana Lopes, e que custou 2,5 milhões de euros, está «está datado e ultrapassado». Ontem, na reunião da câmara, foi dada luz verde a um concurso de ideias para o Parque Mayer.

    TSF ( 12:59 / 20 de Setembro 07 )

    O presidente da Câmara de Lisboa anunciou hoje que a autarquia vai abrir um concurso público de ideias para seleccionar cinco equipas técnicas, das quais sairá uma que elaborará um Plano de Pormenor para o Parque Mayer.

    Para António Costa, esta é a forma encontrada pela câmara para «atrair mais gente e gente mais qualificada ao concurso».

    A decisão foi tomada quarta-feira na sessão privada da Câmara de Lisboa, disse António Costa que falava aos jornalistas no final da breve cerimónia de posse como membro da Junta Metropolitana de Lisboa, realizada na Fundação Cidade de Lisboa, a que assistiram vários presidentes de câmaras da Área Metropolitana de Lisboa.

    O presidente da Câmara de Lisboa acrescentou que numa segunda fase será igualmente aberto um concurso público para a elaboração de um Plano de Pormenor para o Parque Mayer.

    Manter o Parque Mayer como «um centro de lazer e cultura» em torno da reabilitação do Teatro Capitólio, de acordo com o projecto inicial do arquitecto Cristiano Silva, são, segundo António Costa, os objectivos do executivo autárquico para o Parque Mayer.

    António Costa sublinhou que o projecto a elaborar para o Parque Mayer «terá que funcionar» em articulação com o Jardim Botânico e a Avenida da Liberdade e com o eixo que vai da Rua do Salitre ao Príncipe Real.

    «Trata-se de um quarteirão que terá de ser planeado de forma conjunta e articulada», frisou.

    Questionado sobre o antigo projecto para o Parque Mayer - elaborado pelo arquitecto norte-americano Frank Gehry para o executivo municipal residido pelo social-democrata Santana Lopes e que custou 2,5 milhões de euros -, António Costa rejeitou-o completamente.

    «O projecto existente está datado e ultrapassado», concluiu.

    ----‘’-----

    • PARQUE MAYER
    Santana diz que abandono de projecto Gehry «é um erro»
    Reagindo às declarações de António Costa, que classifica o projecto do arquitecto canadiano Frank Gehry para Parque Mayer como «datado e ultrapassado», Santana Lopes, que encomendou o projecto quando era autarca de Lisboa, insiste que o projecto é válido e economicamente viável.

    TSF ( 14:04 / 20 de Setembro 07 )

    Em declarações à TSF, Santana Lopes recusa que o projecto esteja datado, «até porque nunca foi feito». Santana considera «uma grande perda para Lisboa» que o projecto seja abandonado, numa altura em que Lisboa «precisa tanto de mais comércio e de mais visitantes».

    «Dizem que não se pode pensar em projectos megalómanos. Este não era um projecto megalómano. Economicamente, de acordo com as contas feitas pelos consultores, era um projecto viável sem custos significativas para o orçamento de Lisboa, porque contava com a participação do casino», salienta o ex-autarca.

    Santana Lopes apontou como exemplo o sucesso de cidades como Bilbau, em Espanha, ou Los Angeles, nos EUA, onde os projectos de Frank Gehry atraíram vários turistas.

    O social-democrata disse ainda que «respeita» a decisão do novo executivo autárquico, mas «tem muita pena que se abandone o projecto», e considera esta opção «um erro».

     
  • At 20 setembro, 2007 17:55, Blogger Zé do Barreiro said…

    «”Santana Lopes apontou como exemplo o sucesso de cidades como Bilbau, em Espanha, ou Los Angeles, nos EUA, onde os projectos de Frank Gehry atraíram vários turistas. “»

    Pois é … Pois é … Joan Busquets também é conhecido por ter desenvolvido projectos de arquitectura em várias cidades europeias, como Roterdão, Málaga, Barcelona, Genebra e Amesterdão, entre outras.

    Vamos a ver é se se projecta no Barreiro …

    Quanto custará o seu projecto ? Quanto custará ?

    Quem esclarece e informa os Barreirenses ?

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter