A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

segunda-feira, junho 01, 2009

O MERCADO 1º DE MAIO, O INCUMPRIMENTO DOS PRAZOS DE CONSTRUÇÃO E O GRANDE BERBICACHO QUE DAÍ PODERÁ ADVIR … Parte 1


Meus Amigos,

No dia 09 de Abril do corrente ano escrevemos um Post a que demos o título "DUAS PROPOSTAS. DOIS CONTEÚDOS MUITO SEMELHANTES, QUIÇÁ IGUAIS. DUAS VOTAÇÕES MUITO DIFERENTES. A VELHA QUESTÃO DE SE SER OPOSIÇÃO …" onde abordámos, entre outros, o assunto da isenção das taxas aos comerciantes/vendedores, que se encontram actualmente na “Tenda/Balão”, devido ao facto da construção do Novo Mercado 1º de Maio não estar concluída no prazo previsto ( Dezembro de 2008 ).

Neste texto iremos tentar chamar a atenção para as consequências, absolutamente imprevisíveis de, devido à decisão tomada pelo seu executivo, a Autarquia JÁ HÁ MAIS DE CINCO MESES estar privada de arrecadar receitas importantíssimas que, inequivocamente, muita falta fazem à normal gestão contabilístico – financeira do Município.

Assim e com a ajuda de dois ou três comentários que atentos e perspicazes Leitores deixaram no Post de 09 de Abril, vamos de imediato “atacar” mais um caso “sue generis”, dos muitos que este Executivo já nos habituou.

Abordado já diversas vezes, por vários O.C.S., para indicar uma data para a conclusão das obras, o Presidente da Câmara afirma que, sobre prazos para a conclusão do Mercado 1º de Maio, já não dá mais palpites.

É que TODOS os prazos divulgados e apresentados falharam redondamente.

A questão é que a Lei é muito clara sobre essa matéria ( e aqui vamos recorrer a informação importante enviada por um dos nossos Leitores num dos comentários do Post de 09 de Abril ).

Parece que só os serviços da Câmara e os executantes da obra do Mercado – Empreiteiros da Obra - são conhecedores dos prazos estipulados para a conclusão da mesma.

Parece que é do entendimento geral que o público – Munícipes/Contribuintes e principalmente os comerciantes do “Balão” - também devem ter conhecimento desses prazos.

O legislador entendeu proporcionar ao público essa informação através da consagração da obrigatoriedade de afixação, junto ao local da obra dum painel informativo (aviso), contendo essa e outras informações.

Parece que compete aos serviços de fiscalização municipal a verificação do cumprimento dessa e doutras obrigações.

Parece que junto à obra não existe tal aviso.

Parece que a fiscalização não actua como devia.


Vamos analisar, embora superficialmente, o DL n.º 555/99, de 16 de Dezembro - REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO e atentar na Secção SANÇÕES, em concreto alguns pontos e alíneas do ARTIGO 98.º - CONTRA-ORDENAÇÕES:

1 - Sem prejuízo da responsabilidade civil, criminal ou disciplinar, são puníveis como contra-ordenação:

i) A não afixação ou a afixação de forma não visível do exterior do prédio, durante o decurso do procedimento de licenciamento ou autorização, do aviso que publicita o pedido de licenciamento ou autorização;

j) A não manutenção de forma visível do exterior do prédio, até à conclusão da obra, do aviso que publicita o alvará ou a admissão da comunicação prévia;

6 - As contra-ordenações previstas nas alíneas i) a n) e p) do n.º 1 são puníveis com coima graduada de (euro) 250 até ao máximo de (euro) 50 000, no caso de pessoa singular, e de (euro) 1000 até (euro) 100 000, no caso de pessoa colectiva.

10 - A competência para determinar a instauração dos processos de contra-ordenação, para designar o instrutor e para aplicar as coimas pertence ao presidente da câmara municipal, podendo ser delegada em qualquer dos seus membros.

11 - O produto da aplicação das coimas referidas no presente artigo reverte para o município, inclusive quando as mesmas sejam cobradas em juízo.


Portanto, a Câmara não cumpre a lei colocada à sua disposição, porque simplesmente NÃO QUER !

Portanto a Câmara não cobra Multas e Coimas aos Empreiteiros do Mercado 1º de Maio, devido aos já enormes atrasos em concluírem as obras, originando, por esse facto, elevados prejuízos monetários ao Município, porque simplesmente NÃO QUER !

Porque será ?

Bom, sobre as possíveis e eventuais razões e justificações de tal procedimento falaremos no próximo Post.

Não podemos – e nem é conveniente – gastarmos os cartuchos todos com uma só rajada e ficarmos já sem munições, né verdade ?

Saudações,


Zé do Barreiro.

30 Comments:

  • At 02 junho, 2009 10:12, Anonymous Anónimo said…

    Caro Zé,

    Mais um oportuno e útil post.

    O desnorte generalizado que a "gestão" actual da Autarquia atravessa, julgo que nem a um cego passará despercebida.

    O incumprimento, a foçanguice de fazerem obras à pressão, todas coincidentemente iniciadas a poucos meses das eleições, com sucessivos avisos de ruas cortadas, itinerários alternativos para os TCB (alguns passando por ruas onde só incompetentes de alto calibre podem desenhar tais rotas - e seguramente não os utilizar, é claro), sempre a pedir a "compreensão" dos moradores-eleitores-concidadãos-incomodados.

    Já irrita tanta coisa em catadupa, e diga-se que eles têm quem ache que estão seguros da vitória, o que seria se houvesse maior incerteza nas hostes retrógradas que nos desgovernam o município...

    Para se ver mais um exeplo do relaxo generalizado com que somos brindados, há por aí avisos de que a Rua 20 de Abril seria cortada entre 1 e 7 de Junho, por um qualquer motivo eleitoralista, e na manhã de hoje, 2 de Junho, nem sinal do dito corte da rua. É o abandalho e falta de credibilidade habituais.

    Haja paciência e, obviamente, haja uma esperança de mudança neste Outono.

    Cumprimentos

     
  • At 02 junho, 2009 18:48, Anonymous Anónimo said…

    Zé;

    Credibilidade?
    De quem?
    Será que não há mais nada para fazer, além de dizer mal?
    Que Barreiro queremos? Pergunto eu!
    Um Barreiro retrógado, agarrado ao passado, sem mudanças, sempre criticando o mesmo e dos mesmos, ou antes, acompanhar criticando quando fôr necessário, mas acima de tudo incentivando quem trabalha, até acarinhando se necessário as transformações que formos sentindo cada vez que acordamos para um novo dia.

    Um abraço de amizade para todos;

    Luís Santos

     
  • At 02 junho, 2009 19:43, Blogger Zé Ferradura said…

    Viva Zé,
    O post é oportuno e denuncia a falta de rigor no seguimento da obra!

    Os interessados, podem ver aqui a legislação:
    http://www.anmp.pt/anmp/age/conf/2008/rjue/60_2007.pdf

    Cordialmente
    Zé Ferradura

     
  • At 03 junho, 2009 08:18, Blogger Zé do Barreiro said…

    Meus Amigos,

    Só para dizer que o endereço completo do ficheiro enviado pelo nosso Amigo Zé Ferradura é

    http://www.anmp.pt/anmp/age/conf/2008/rjue/
    60_2007.pdf

    É que o Blogger, quando se publicam os comentários, "come" sempre partes de endereços com alguma dimensão, sendo necessário fazer uma "marosca".

    Voltarei mais logo.

    Zé.

     
  • At 03 junho, 2009 23:45, Anonymous Anónimo said…

    Caro Zé :

    Não te vi ontem em Setúbal . Estás afastado ou existe outro motivo . Tu és necessário na nossa luta .

    O Atento

     
  • At 04 junho, 2009 11:15, Anonymous Anónimo said…

    Zé;
    "Já irrita tanta coisa em catadupa".
    Porque terá o comentarista inicial deste blogue feito esta referência?
    Dá que pensar não dá, Zé?
    Será porque não gosta do Barreiro, ou pelo contrário, será por não fazer parte da ordem política instalada na Câmara desde 2005?
    Ou será porque não tem mais nada com que se preocupar, e em vez de fazer propostas e dar contributos, gasta o seu precioso tempo de uma forma fútil e sem qualquer resultado à vista, criticando, porque o que está na moda, para enganar o Zé Povinho, é criticar é estar contra, é dizer mal, é não saber o que é que dizem nem o que querem dizer, veja-se o resultado que o Bloco(FORÇA POLÍTICA) está a ter.
    Simplesmente querem continuar a viver na chafurdisse da intriga e do bota a baixo.
    Pois que se fiquem com essa forma indigna de gastar o tempo, que é a vida, que os outros, os que apreciam esse dom vão fazendo qualquer coisa por ela.
    Um abraço de amizade para todos

    Luís Santos

     
  • At 04 junho, 2009 12:00, Anonymous Anónimo said…

    Zé,

    Desculpe usar este espaço assim, mas não posso deixar de escrever um comentário para tranquilizar o Sr. Luís Santos dizendo que sim, gosto do Barreiro.

    Tenho pena que seja uma terra tão descuidada e mal gerida. Tenho pena que não se limpem (lavem...) as ruas nem se apanhe o lixo. Tenho pena que se planeie fazer determinadas obras mas se arraste a sua concretização simultânea apenas para um período pré-eleitoral (as tais coisas em catadupa). Tenho pena que os TCB prestem um mau serviço e tantas vezes deprezem os utentes (razão de ser da existência dos próprios TCB).

    Lamento imenso desapontá-lo mas sei perfeitamente o que digo e o que quero dizer. Simpesmente não tenho a mínima garantia de quem leia entenda, isso é outra questão, mas admito eventual falta de clareza.

    Lamento também despontá-lo por não partilhar minimamente a habitual inconsciência demonstrada pelo Bloco em quase todas as propostas (pelo menos em política nacional).

    Refere num seu comentário anterior que considera que devemos acarinharas transformações que sentimos quando acordamos para um novo dia. Estou de acordo, mas o que se constata é que a generalidade são transformações para pior, em especial para alguns se servirem do Barreiro e não para servirem o Barreiro.

    E também disto tenho pena.

    Cumprimentos

     
  • At 04 junho, 2009 12:03, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caro “Luís Santos”,

    Embora nas últimas semanas não tenha tido tempo para vir aqui comentar como desejaria, tenho acompanhado, analisado e apreciado TODOS os comentários postados nomeadamente nos últimos três Posts publicados no Blog, onde se incluem, obviamente, os seus.

    Assim, e sem qq desconsideração para com os restantes Leitores e não pretendendo, de todo, servir de advogado de defesa ao “comentarista” inicial deste Post ( ele concerteza que se irá defender ), pergunto-lhe rapidamente o seguinte:

    Relativamente apenas e só ao assunto, conteúdo e análise deste Post, o caro “ Luís Santos” não acha que se deveria cumprir escrupulosamente o estipulado na Lei n.º 60/2007 de 4 de Setembro - sexta alteração ao Decreto -Lei n.º 555/99, de 16 de Dezembro, que estabelece o regime jurídico da urbanização e edificação ?

    É um dos conceitos fundamentais que está em causa no nosso artigo.

    Ora diga-nos lá, se fizer o favor.

    Cordiais cumprimentos,

    Zé.

     
  • At 05 junho, 2009 15:29, Anonymous Anónimo said…

    Zé;
    Perfeitamente de acordo. Julgo que nesse ponto de vista, todos mas mesmos todos estamos de acordo.
    Uma coisa são derrapagens significativas de execução de obra, outra coisa são as derrapagens resultado de irresponsabilidade dos responsáveis na sua concretização, e aí, não poderemos colocar somente os políticos, porque os técnicos, ai os técnicos da nossa CMB, também têm muita culpa no cartório, ou julgam vocês que eles são uns santinhos?
    Jogam para o lado que lhes dá mais jeito no momento, e disso ainda não vi ninguém vir à praça pública e denunciar.
    Agora tudo isso junto, devendo ser levado em conta, não será o mais importante para o Barreiro. Para o Barreiro, na realidade, o importante é que as coisas aconteçam.
    Deixem que lhe diga uma coisa, e não se ofendam, alguma coisa nos últimos oito anos tem acontecido no Barreiro. De uma coisa tenho a certeza, o que aconteceu não foi com certeza tudo mau, ou para vocês foi?
    Poderia e deveria ser mais, estou de acordo.
    Agora por amor de Deus, dizer só mal, é demais, isso sim é muito mau.
    Vamos ao trabalho, porque o Barreiro merece.
    Cumprimentos

    Luís Santos

     
  • At 07 junho, 2009 21:21, Anonymous Anónimo said…

    Zé;

    O resultado destas eleições, espelham o efeito devastador das políticas do PS e o egocentrismo dos seus representantes.
    Em Setembro e Outubro, vamos assistir ao efeito devastador da política de gestão local levada a efeito pelo ex/PRP A.R. desde que assumiu e usurpou o poder do PS/B.
    Vejam lá, porque com o andar da carroça, ainda vou assistir à passagem do PS a 3ª força política no Concelho, o que se diga, seria devastador. É constrangedor ver a fuga do Altis esta noite.
    Luís Santos

     
  • At 07 junho, 2009 22:25, Anonymous Anónimo said…

    Ora então parabéns ao PSD.
    Isto é só um aperitivo do que vai acontecer em Outubro.

    O PS vai levar o maior arraial de porrada de que há memória, nas legislativas.

    E tudo graças às aventesmas todas que estão à frente do Partido.


    Aqui no Barreiro ganhou o PCP/CDU e o Bloco de Esquerda.

    O PS foi um descalabro.

    Amílcar, Santa Clara, Júlio Freire, Pires, e companhia, emigrem para a China, s.f.f. e demitam-se. Não estão cá a fazer nada. Só afastam os potenciais votantes.

    JÁ CHEGA!
    Vereadores RC, SC, AR, montem banca de vendedores ambulantes.
    Desconfio que nem para isso servem.

    Tristeza!
    Sinto-me frustrado com esta merda toda.
    Tinhamos tudo para ganhar e levámos a maior casacada de todos os tempos por causa desses incompetentes que nem campanha souberam fazer.
    FORA COM ELES!
    FORA!
    Venham outros.
    Estes não servem o PSB.

    Tragam o gajo do Barreiro Velho, o Calhau, o José Gil, o Zé do Barreiro, aquela gaja Verdadeira e aquele gajo do Forum.

    Estou mesmo desiludido com estes incompetentes que só sabem perder. Falhados de merda. Se não prestam, demitam-se. Desamparem a loja e não façam do PSB a vossa montra de vaidade.
    Fora! Fora! Fora! Mil vezes fora!

    Ide criar porcos para o Alentejo.

     
  • At 08 junho, 2009 03:30, Anonymous Anónimo said…

    O parvalhão do Sousa Pereira nem publica os comentários que as pessoas enviam.
    Não sei o que é que o gajo está a defender agora. Só se fôr os entrefolhos do olho do traseiro dele.
    Admite-se lá este resultado?
    Nem elegemos o Joel e o bardamerdas do Vital Moreira foi um infiltrado que foi fazer o jogo do PCP.
    Pessoal, ou isto dá uma volta muito grande, ou o PSB não vai tardar a ser o Estrela da Amadora da política em Portugal.
    Concordo com o anónimo que diz que é preciso gente nova à frente dos destinos do Partido.
    Estou farto de ver sempre as mesmas carantonhas com cérebros de serradura.
    Precisamos de gente competente à frente do Partido. Nada de ex-gerentes de loja de ar pouco inteligente , nem bombeiros, nem professores falhados, nem misericordiosos.
    Precisamos de gente inteligente e perspicaz como o falecido Aires que a esta hora está a dar voltas na tumba.

    Pessoal, isto é para chorar. Juro que só me apetece chorar.

     
  • At 08 junho, 2009 08:38, Anonymous Anónimo said…

    Concordo parcialmente com o comentário de 7 de Junho 22:25h, particularmente quanto ao PS-B. Mas no essencial, fiquei com a sensação de que o motivo fundamental para o resultado de ontem foi o elevado grau de inconsciência dos portugueses em geral, que optam por se manifestar a favor do quanto pior para o seu país melhor, o que é lamentável. Numas eleições europeias, dar força a quem é contra a Europa, no contexto actual, é típico de quem quer acentuar as dificuldades e não ultrapassá-las. Só pode ser. Grandessíssima inconsciência.

    Ah, e como estamos habituados, no Barreiro esta inconsciência colectiva é substancialmente mais acentuada do que na média do país.

    Venham com tendências destas nas legislativas e autárquicas, mas obviamente que a consequência imediata disso é que depois ficarão/ficaremos sem a ponte. Mas por favor, nessa altura não se queixem.

     
  • At 08 junho, 2009 11:16, Anonymous Anónimo said…

    Têm o que merecem. Mas o Povo ainda acredita em vocEs. E agora a Ponte?
    Quando eu há uns tempos disse que só acreditava na ponte quando pagasse portagem chamaram-me tudo e agora?
    Eu nem quero qualificar os "Socialistas" do Barreiro porrquê eles são inqualificáveis. Mas o nosso Primeiro Ministro, com a sua arrogância, as suas vigarices, a sua má criação, a sua teimosia conseguiu destruir o grande trabalho que Ferro Rodrigues tinha iniciado. O Sampaio também tem culpa no cartório porque apunhalou o Ferro.
    Os meus amigos nunca repararam onde começaram Durão, Portas, e Sócatres? Foram todos da JSD e depouis cada um foi à procura de tacho.
    Estou tão triste que nem consigo dizer o quero.
    Agora nem o Santa Clara nios vale.

     
  • At 08 junho, 2009 22:13, Anonymous Anónimo said…

    O Santa Clara ainda vai ajudar a afundar mais o PSB.
    A lógica do pensamento do Povo é um pouco estranha.
    O Santa Clara é "um homem de Abril". Ora, para o Povo, Abril está directamente relacionado com o PCP. Logo, a tendência do voto será para aquela força partidária. Isso é elementar. Qualquer pessoa com um mínimo de cérebro, chega a essa conclusão. E, por isso, nas autárquicas vamos ter o CH a ganhar à larga, só porque uns "iluminados" do PSB, para não "melindrarem" sabe-se lá quem, ou para não se "melindrarem" uns aos outros, foram importar um gajo que ninguém sabe quem é, nem tem currículo que se veja, para além de ter andado envolvido no 25 de Abril. Homens de Abril (generais, coroneis, capitães, sargentos, furrieis, soldados ou outros) foram todos aqueles que estavam a cumprir o serviço militar nessa altura. Se não fossem os soldados, não tinha havido 25 de Abril.
    O AR fez a pior asneira que alguém podia ter feito, ao escolher aquele personagem.
    Agora limpem as mãos à parede, esperem pelo resto da pancada nas próximas eleições, e aprendam a lição: na política o Povo é que manda e, por isso, há que conquistar o Povo.
    Foi tudo por causa da arrogância do Sócrates, da sua falta de transparência, das suas vigarices, que isto chegou até aqui.
    No PSB a coisa foi idêntica.
    Cenas de porco e alguidar, Vereadores que nunca fizeram um cú. Um deles, a única coisa que sabe fazer é não saber fazer nada, provocar e mandar "recadinhos" à oposição através de textos escritos no Rostos. A outra, posa para as fotografias dos eventos, só para se mostrar e para ter visibilidade, porque a coitada é muito pouco inteligente e não tem discurso político, nem pode ter, pois é inculta. Já falei com ela pessoalmente e há jovens no Barreiro com muito mais nível intelectual que ela, como é o caso da Madalena, do Pinotes e do Luís F. O Pinotes é uma promessa e ninguém está a ligar ao moço. O AR por sua vez já devia estar a gozar a sua reforma, quiça jogando à sueca com os restantes reformados que se juntam todos os dias nos jardins do Barreiro ou no lar da SCMB.
    Adeus TTT e tudo o resto.
    Estávamos todos a contar com o ovo no cú da galinha e alguém ajudou a matar a galinha. Agora nem ovo, nem galinha.

    Isto tem de mudar.

    Meus senhores, ou muda, ou o PS tende a desaparecer do Barreiro, para passar a ser um daqueles partidozitos de meia dúzia de militantes que correm as feiras e os mercados, de bandeira às costas, por altura das eleições.

    Agora, nesta altura do campeonato, já não há volta a dar.

    2009 vai ser o ano horribilis para o PS, a nível local e nacional.

     
  • At 08 junho, 2009 23:20, Blogger Zé do Barreiro said…

    Meus Amigos ( Socialistas em particular),

    Não entremos, já, em pânico com os resultados obtidos pelo PS nas Eleições Europeias.

    1º Porque foram as Eleições ... Europeias. Com tudo, mesmo TUDO, o que essas eleições significam. Indubitavelmente!

    2º Porque, claramente, os Portugueses ( gente sábia ) quiseram penalizar o Governo que, no meu entendimento, ainda vai a tempo de arrepiar caminho até às Eleições que realmente interessam.

    ( Não foi propriamente dar a vitória ao PSD, conscientemente, percebamos isso bem )

    3º ( para já ) atentem nos resultados no Distrito de Setúbal, que teve uma abstenção da ordem dos 62,07 % ! ( não esqueçamos este importantíssímo pormenor ):

    Total de Inscritos: 704.926Eleitores

    Total de Votantes: 267.371 - 37,93%


    PCP-PEV - 25.60% - 68452 votos
    PS - 24.24% - 64807 votos


    PPD/PSD - 16.45% - 43994 votos
    B.E. - 14.71% - 39342 votos
    CDS-PP - 6.38% - 17058 votos


    PCTP/MRPP - 1.67% - 4463 votos
    MEP - 1.42% - 3804 votos
    MPT - 0.64% - 1719 votos
    MMS - 0.59% - 1587 votos
    P.N.R. - 0.55% - 1460 votos
    P.H. - 0.52% - 1401 votos
    PPM - 0.37% - 988 votos
    POUS - 0.13% - 354 votos

    Portanto calma, muita calminha, porque a verdadeira "dança" ainda nem sequer está ensaiada ...

    Saudações.

    Zé.

     
  • At 09 junho, 2009 08:03, Anonymous Anónimo said…

    Zé, é verdade o que diz e correctas as suas análises como já nos habituou, de facto o nosso PS ganhou no Concelho de Setúbal.

    O PS no Concelho de Setúbal venceu as eleições, tendo obtido 23,27% (8447 votos).

    A segunda força politica mais votada foi o PCP-PEV, com 19,85% (7204 votos), seguida do PPD/PSD com 19,50% (7078 votos), BE com 16,13% (5853 votos) e CDS-PP com 8,46% (3072 votos).

    Continue a fazer este tipo de trabalho muito útil mas peço-lhe que apareça nas actividades do Barreiro porque todos fazem falta.

     
  • At 15 junho, 2009 08:32, Anonymous Anónimo said…

    Parece que ficaram mudos há uns dias a esta parte. Porque razão não falamos das grandes obras. Será que o grande Sócrates perdeu os tomates?

     
  • At 15 junho, 2009 10:13, Blogger Zé do Barreiro said…

    Ultimo Anónimo,

    Apenas uma "piquena" provocação ( é que, a esta hora da manhã, após estas mini férias, ainda não "entrei" completamente na rotina semanal ):

    Então o Grande e Sábio Povo Português não deu a vitória à Direita, nas Eleições Europeias ?

    Agora, "aguentem-se" ...

    Ora explique lá isso, meu caríssimo Anónimo.

    Cumprimentos,

    Zé.

     
  • At 15 junho, 2009 17:46, Anonymous Anónimo said…

    Zé;
    Contudo, não se esqueça que quem está na frente desta composição, ainda é o PS. Portanto, há que reafirmar aquilo que neste momento a direita quer por termo. O desenvolvimento da península de Setúbal. Quanto ao resto, deixem que o Povo se encarregará de julgar.
    Como diz o seu camarada António José, "ou será que ao primeiro choque, começam a saltar da carroça?. Agora é que vamos ver quem tem garra e sabe tocar trombone.
    Ao trabalho

    Luís Santos

     
  • At 15 junho, 2009 22:11, Anonymous Ν€UЯO $♂౧∂@જ६൬ said…

    No concelho do Barreiro os actos eleitorais têm diferentes graus de “afluência às urnas”.

    Em termos “quantitativos” podem ser agrupados em três níveis :

    A - Os que se caracterizam pelo menor número de votantes, como as Europeias;

    B - Os que mobilizam mais votantes, como as Legislativas e as Presidenciais de “primeiro mandato”;

    C - Os de nível intermédio como as Autárquicas e as destinadas a reconduzir um PR a um segundo mandato.

    Podem-se fazer “projecções” de resultados para umas Autárquicas tendo como base o sentido de voto registado numas Europeias mas tem que se ter em conta, entre outras coisas, o universo de eleitores que habitualmente nelas “participa”.

    No Barreiro da última década as Autárquicas têm atraído cerca de 38000 votantes e as Europeias cerca de 31000 e nestas, o voto é bastante mais…“despreocupado”.

    Nas eleições mais “participadas” da última década, no concelho do Barreiro, a vitória sorriu a um tal de Pinto de Sousa com o segundo maior número de votos obtido pelo PS nesse período. Quem diria que um tal "Avançado-Centro" acabaria amarelado pelo juiz popular na partida da semana passada como se dum vulgar "caceteiro" se tratasse...

    Já a reeleição de Sampaio, que foi a maior conquista do PS na última década, teve a virtude de nos mostrar o ponto mais baixo da CDU no mesmo período.

    Esse “mínimo histórico” da CDU é muito idêntico ao “mínimo histórico” atingido pelo PS nas eleições da semana passada.

    Embora haja um intervalo de 7 ou 8 anos entre esses “mínimos” arriscamos dizer que a base eleitoral das duas forças é EQUIVALENTE.

    Portanto, se a base fiel a cada uma das forças é equivalente há que fazer a pregação junto “aos não convertidos” .



    http://1.bp.blogspot.com/_qD2Jhj72EBI/SjaiTx09KEI/AAAAAAAACcQ/CoIxGHCqFW4/s1600-h/image016.gif

     
  • At 16 junho, 2009 16:55, Anonymous Anónimo said…

    O TGV já lá vai! A seguir deve ser TTT, pobres espiritos que não vêm a quem pertence o Sócrates.

     
  • At 17 junho, 2009 17:00, Anonymous Anónimo said…

    Ó Zé, O Cabrita e o Amilcar foram apanhados a jantar no Pateo da Gula, no Barreiro Velho, à 2 semanas. Mas não sabem que ouviu-se tudo o que combinavam: a lista da CMB e da AMB. Tão amigos que nós somos...a mim nunca me enganaram. E a ti, Zé?

    Zé de Santo André

     
  • At 19 junho, 2009 21:30, Anonymous Anónimo said…

    qual o comentário que lhe merece a saida do Caboz de militante do PS?

     
  • At 20 junho, 2009 21:17, Anonymous Anónimo said…

    O Caboz é o primeiro dos muitos ratos que existem no Barreiro!

     
  • At 21 junho, 2009 10:53, Blogger Zé do Barreiro said…

    Anónimo de 19 Junho, 2009 21:30,

    Meus caro (a)

    1º O Cidadão António Cabós Gonçalves é maior ( tem mais de 50 anos de idade ), penso que terá as vacinas em dia, é Pai e Avô, portanto uma pessoa com as condições elementares para assumir as suas responsabilidades em perfeita consciência.

    2º Penso que - e, se o fez, procedeu muito bem - deu conhecimento, a quem devia, das razões e motivos da sua decisão.

    3º Só ao Cidadão António Cabós Gonçalves compete esclarecer as dúvidas do caríssimo Anónimo (a) se o entender fazer.

    Obviamente que este espaço estará completamente disponível para esse
    esclarecimento, se o Cidadão António Cabós Gonçalves o entender conveniente.

    4º Pessoalmente, entendo que o Cidadão António Cabós Gonçalves faz ( fazia ) falta ao PS do Barreiro. Direi mais: Faria MUITA FALTA, como membro da CPC do PS do Barreiro, nesta altura e momento, na actual Comissão Política e nas Assembleias Gerais da sua Secção de residência de sempre - A Secção do Partido Socialista do Barreiro.

    Caríssimo (a) Anónimo (a) não lhe posso adiantar nada mais do que a minha modesta opinião.

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 21 junho, 2009 11:17, Blogger Zé do Barreiro said…

    Anónimo (a) de 20 Junho, 2009 21:17,

    Olhe, só para si, vou revelar-lhe um segredo:

    Cá o Zé, Militante do PS há quase três dezenas de anos, ainda não se demitiu do partido, simplesmente porque entendeu, há muitos anos, que o Grande, Histórico e Credível Partido Socialista NÃO EXISTE somente no Barreiro.

    É Nacional, Europeu e Universal !

    Se fosse só pelo que se passa no PS do Barreiro ...

    Entendeu-me ?

    E ... juro-lhe, a pés juntos, que não sou nenhum rato ... e ... já agora ... nem macaco ...

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 21 junho, 2009 14:05, Anonymous Anónimo said…

    Camarada Zé:
    Eu disse o primeiro de muitos RATOS.....
    Já agora queria um esclarecimento seu: O PS existe no Barreiro?

     
  • At 21 junho, 2009 16:40, Anonymous Anónimo said…

    Zé;
    Já agora, e numa de veneno, se me o permitem, porque não colocar o AR e a sua pandilha de encontro a parede?
    Perguntarem-lhes ao que vêem, e para onde querem ir?
    Diga-nos lá Zé, que raio de complôt anda o seu amigo AR a preparar?
    Assembleia da República, será?
    Esperemos para ver.

    Luís Santos

     
  • At 04 agosto, 2009 23:07, Anonymous Anónimo said…

    Caro Zá;
    Não me enganei por muito, só que o autocarro tem mais passageiros que lugares disponíveis.
    Alguma coisa aranjarão para os que ficarem apeados.

    Luis Santos

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter