A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

APELO URGENTE AO CAMARADA JOSÉ SÓCRATES – SECRETÁRIO GERAL DO PARTIDO SOCIALISTA





Meus Amigos,

Sabemos que este Blog é lido e analisado na Sede do PS, no Largo do Rato. Nada de anormal. E ainda bem.

Assim sendo, pedimos o favor que seja dado conhecimento deste nosso apelo ( de um Militante de há 26 anos no partido ) ao nosso Secretário Geral, Camarada José Sócrates.

É um apelo urgente e, quiçá, tocando mesmo as fronteiras do desespero.

Vai ter lugar em Espinho, nos dias 27 e 28 de Fevereiro e 01 de Março, p.f., o XVI Congresso Nacional do Partido Socialista, a reunião magna de toda a família Socialista.

Camarada José Sócrates – Secretário Geral do partido – acabe de uma vez por todas com situações do tipo que iremos relatar e que se passam SEMPRE que há Congressos Nacionais.

EM TODOS OS CONGRESSOS NACIONAIS !

É assim,

Como foram/são 'COZINHADAS' a/s LISTA/s para os órgãos nacionais ?

A entrega das listas é feita durante o Congresso ( até mais ou menos ao meio do decorrer dos trabalhos ), sendo que a maioria dos Delegados NÃO PARTICIPAM e são confrontados com as propostas para votar ( para dizer Sim pois, de facto, NÃO É ADMITIDA outra opção).

Enquanto a maioria dos Delegados estão a ouvir os subscritores de moções e outros oradores, os 'barões' (governantes, parlamentares, membros dos órgãos nacionais cessantes, mais dirigentes das estruturas federativas/ distritais, e das concelhias (Comissões Políticas e Secretariados) com mais “peso” no Partido) encontram-se à parte para tentar IMPOR a sua QUOTA e nomes dos seus protegidos.

Quantos mais conseguir impor maior o seu “peso” político.
Trata-se de uma luta surda de negociações difíceis, com arremessos de jactância e força para a arena/líderes maiores e com promessas para baixo (para os 'capos') de futuros apoios, lugares ou benesses noutros órgãos ou estruturas.

Esta luta interna pelo poder, passa ao lado da maioria dos DELEGADOS eleitos democrática e livremente pelos militantes de base em cada uma das Secções, eles apenas fazem número, não são chamados a tomar decisões, fazem o papel de MOMOS a quem lhes é indicado quando e a quem bater palmas ou a levantar o braço para votar na( s ) proposta (s) que a Mesa vai apresentando.

Estes Delegados, votam a favor mesmo quando é para lhes usurpar o legitimo poder para que estão mandatados: apresentar propostas ou moções, discutir, ELEGER - e dão ''cheques em branco'' às “grandes sumidades” que estão na Mesa ou irão ser escolhidos (e não eleitos) por outros.

Inebriados pelas luzes, pelas câmaras da Televisão, pela proximidade de personagens mediáticas e ambiente em geral (ou pelas suas próprias incapacidades), a maioria dos Delegados dá ''cheques em branco'' a essas “grandes sumidades”.

E é esta a grande Democracia interna existente no(s) Partido(s) !

Porque não começar-se a pensar seriamente, MAS MUITO SERIAMENTE, em Eleições PRIMÁRIAS INTERNAS para todos os órgãos do Partido Socialista, como tem defendido já há algum tempo, o PS/Barreiro ?

É este o apelo - e sugestão – que faz um Militante ( de há 26 anos no Partido ), e que será, salvo algum erro de percurso, Delegado ao XVI Congresso Nacional, um apelo que faz, dizíamos, ao Secretário Geral do P.S.:

ACABE DE UMA VEZ POR TODAS COM ESSE TIPO DE SITUAÇÕES E PROCEDIMENTOS, os quais não contribuem para a credibilidade interna num Partido, com o seu lugar na História a quem o nosso País, no domínio da democracia e da justiça social, muito deve

Vale ?

Zé do Barreiro.

23 Comments:

  • At 12 fevereiro, 2009 17:07, Anonymous Anónimo said…

    Sócrates será eleito pela terceira vez Secretário Geral do Partido Socialista

    73 mil votos !

    Sócrates será eleito pela terceira vez secretário-geral do PS.

    Cerca de 73 mil militantes socialistas votam sexta-feira e sábado para eleger pela terceira vez José Sócrates secretário-geral do PS, numas directas que envolvem 730 secções, mas em que a participação dificilmente atingirá 40 por cento.

    Segundo dados do presidente da Comissão Organização do Congresso (COC) do PS, o eurodeputado Capoulas Santos, o partido do Governo conta actualmente com 73104 militantes inscritos, mas apenas poderão votar nas eleições directas deste fim-de-semana quem tiver mais de seis meses de filiação e quem pagar (por Multibanco ou transferência bancária) as quotas do segundo semestre de 2008 até ao dia do acto eleitoral.

    Em 2004, quando José Sócrates teve a oposição de Manuel Alegre e de João Soares na corrida à liderança, o actual líder venceu com cerca de 78 por cento dos votos e registou-se uma participação - então considerada 'record' - de 35 mil militantes.

    Em Novembro de 2006, quando foi pela primeira vez reeleito sem oposição, Sócrates obteve 96,8 por cento dos votos, tendo participado no acto eleitoral 26.553 militantes, num universo de cerca de 90 mil. Além do secretário-geral, os militantes socialistas votam também sexta-feira e sábado para eleger 1729 delegados para o congresso do PS, que se realiza entre 27 deste mês e 01 de Março, em Espinho.

    Estes 1729 delegados, que possuem pleno direito de voto no congresso, terão de estar vinculados a uma das três moções de orientação política global em disputa e que são encabeçadas por José Sócrates, pelo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região de Lisboa e Vale do Tejo, António Fonseca Ferreira, e pelo professor universitário António Brotas.
    Sendo muito provável que a esmagadora maioria dos delegados eleitos saia da moção do actual primeiro-ministro, a dúvida reside em saber se as moções de Fonseca Ferreira e de António Brotas conseguirão eleger o número mínimo de 50 delegados para que as suas propostas políticas possam ser discutidas em congresso. No congresso de 2006, em Santarém, as moções de Fonseca Ferreira e da então militante socialista Helena Roseta apenas foram discutidas porque os delegados afectos a José Sócrates emprestaram assinaturas para que estas atingissem o número mínimo de 50 subscritores.

    Segundo o presidente da COC, os resultados das eleições directas para o cargo de secretário-geral e para a eleição de delegados deverão ser anunciados formalmente no sábado.

    Além dos 1729 delegados eleitos pelas bases socialistas, no congresso de Espinho estarão ainda 133 delegados inerentes com direito a voto. Fazem parte deste último universo o secretário-geral, o presidente do partido, os membros do Secretariado, da Comissão Política Nacional, os presidentes dos grupos parlamentares (Assembleia da República, Parlamento Europeu e parlamentos regionais), os presidentes das federações, membros da JS da Comissão Política do PS e líderes da tendência sindical, associação de autarcas e departamento das mulheres.

    No plano teórico, poderão ainda participar no congresso mais cerca de mil delegados com direito de intervenção, embora sem direito a voto. Estão neste grupo os membros da Comissão Nacional do PS, membros do Governo e de executivos regionais filiados neste partido, presidentes de câmaras e de assembleias municipais socialistas, primeiros eleitos pelos socialistas em autarquias em que o PS foi derrotado, deputados regionais e presidentes de comissões políticas concelhias.

    «Esperamos que no congresso de Espinho estejam presentes cerca de 2500 delegados, somando os que têm direito a voto e os que não têm», disse à agência Lusa Capoulas Santos. Além da aprovação da moção de orientação política global do PS para os próximos dois anos, os congressistas vão ainda votar em moções sectoriais, cujo prazo de entrega apenas termina no próximo dia 23.

     
  • At 12 fevereiro, 2009 17:38, Anonymous Anónimo said…

    Caro Zé,

    Desculpe lá o desvio do tema do seu post, mas não podia deixar de aqui referir uma singela notícia na edição online do Público, que tem o seguinte conteúdo:

    “Os Verdes” questionam Governo sobre construção da “cidade do cinema” em área classificada
    12.02.2009 - 16h56 PÚBLICO
    O Grupo Parlamentar do partido ecologista “Os Verdes” entregou hoje na Assembleia da República uma pergunta ao Governo sobre o protocolo de intenções para a construção de uma “cidade do cinema” em Sintra, em área de Reserva Ecológica Nacional (REN) e Reserva Agrícola Nacional (RAN).

    A iniciativa, do deputado Francisco Madeira Lopes, pretende que o Ministério do Ambiente responda se tem conhecimento do protocolo de intenções, aprovado a 12 de Novembro de 2008 pela Câmara de Sintra e que abrange ainda a Media Capital Produções e o Casal da Granja de Stª Cruz – Promoções Turísticas, Lda.

    O partido quer ainda saber se o Governo já recebeu o pedido de Parecer sobre a classificação do projecto para a construção de um centro de produção audiovisual como tendo Potencial Interesse Nacional (PIN), uma necessidade decorrente de a construção abranger 50 hectares em área de REN e 150 hectares em RAN, nas proximidades da serra da Carregueira.

    “Os Verdes” perguntam também se o Governo “considera pertinente a realização de um Estudo de Impacto Ambiental antes da tomada de decisão sobre este PIN”.

    Segundo o partido, já se realizaram ensaios de prospecção nos terrenos em causa, a 13 de Novembro, com recurso a maquinaria pesada “de duvidoso enquadramento legal”.

    O projecto visa a instalação entre o Sabugo, Casal da Mata e Vale de Lobos de até 12 estúdios de produção e seis cidades cenográficas.



    Será por isto que não se ouve falar do projecto para o Barreiro há tanto tempo?...

    Cumprimentos

     
  • At 12 fevereiro, 2009 18:29, Anonymous Anónimo said…

    Porque considero o seu "Apelo", além de muito bem escrito, de uma gritante actualidade e pertinência que deveria encontrar claro apoio de todos os militantes e imediata receptividade da parte dos responsáveis, permiti-me levá-lo para o blog - etcetal.blogs.sapo.pt
    Espero que não se importe, caso contrário retirá-lo-ei imediatamente. Um abraço.FMP.

     
  • At 12 fevereiro, 2009 20:10, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caro FMP,

    Claro que não me importo e tenho muito gosto em poder colaborar – embora indirectamente – com o ETC e TAL, um Blog com a língua bastante afiada ( no bom sentido da palavra ) e que é inequivocamente importante no Concelho – e no Distrito - de Setúbal.

    Um abraço “bloguistico”,

    Zé.

     
  • At 12 fevereiro, 2009 22:57, Blogger Zé Ferradura said…

    Olá Zé,

    Depois queixam-se que o PCP não tem Democracia interna?

    Então o que faz o PS?

    Cordialmente
    Zé Ferradura

     
  • At 13 fevereiro, 2009 08:39, Blogger Zé do Barreiro said…

    Anónimo de 12 Fevereiro, 2009 17:38,

    Pois é, amigo, o "folhetim" da Cidade do Cinema é mesmo do ... Catano !

    Mas é como refere, com toda a propriedade, não é, agora, o assunto em debate no nosso Post.

    Cumprimentos.


    Zé Ferradura,

    Bom, mas ao menos reconheça que, no PS, estas situações sabem-se, conhecem-se, passam-se.

    Situação e procedimentos que não contribue, manifestamente, para a satisfação dos verdadeiros Socialistas. É verdade.

    No PCP, passam-se, acontecem, existem, mas não se sabem nem tão pouco se conhecem.

    Estamos, mais uma vez, os dois de acordo ?

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 15 fevereiro, 2009 09:45, Blogger Zé do Barreiro said…

    Decorreu ontem, Sábado, a eleição do Secretário Geral do Partido Socialista e a eleição dos Delegados ao Congresso do Partido Socialista.

    As duas listas de Delegados concorrentes no concelho do Barreiro são ambas afectas à moção «PS: A Força da Mudança», cujo 1º subscritor é José Sócrates.

    Foram os seguintes os resultados das eleições registadas hoje, nas Secções do Barreiro e Lavradio.

    Eleição de Delegados ao Congresso

    Secção do Barreiro

    Votantes – 217
    Votos Nulos – 3
    Votos Brancos – 1
    Lista A - Luis Canhoto – 73 votos – Elegeu 3 Delegados
    Lista B - Carlos Pires -139 votos – Elegeu 5 Delegados

    Secção do Lavradio

    Votantes – 194
    Votos Nulos – 4
    Votos Brancos – 4
    Votos Lista A – Isabel Gomes - 143 votos – Elegeu 5 Delegados
    Votos Lista B - Ricardo Moreira – 43 votos – Elegeu 1 Delegado


    Eleição Secretário Geral – José Sócrates

    Secção do Barreiro

    Votantes – 217
    José Sócrates - 195
    Votos Nulos – 4
    Votos Brancos – 18

    Secção do Lavradio

    Votantes – 194
    José Sócrates – 154
    Votos Nulos -6
    Votos Brancos - 34


    Secção dos Trabalhadores das Autarquias:

    Nº de Votantes - 21

    Lista A - 20 votos

    Votos Brancos - 1

    Delegados eleitos - 1


    CONCLUSÃO:

    AMILCAR ROMANO/DIRECÇÃO DA ACUAL CPC/PS/Barreiro - 9 Delegados eleitos

    MONOS/SR.SECRETÁRIO DE ESTADO/ADMINISTRADORES DE EMPRESAS PÚBLICAS E OUTROS AFINS - 6 Delegados eleitos

    Essa é que é essa.

    Um aviso sério cá do Zé para aqueles que quiserem enfiar a carapuça, que são ... TODOS:

    NÃO ARREPIEM CAMINHO, NÃO. E DEPOIS, LÁ MAIS PARA A FRENTE, NÃO SE QUEIXEM DAS VOSSAS PRÓPRIAS ATITUDES.

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 15 fevereiro, 2009 14:14, Anonymous Anónimo said…

    Amigo Zé do Barreiro queria que me desse um esclarecimento, quem são os monos? São os internados na Misericórdia? Porque Ia eu a passar junto da sede do PS no Barreiro e vi um internado na Misericordia muito bem vestido e de telemóvel na mão que me disse que ia votar. Eu que até pensei que ele estava senil. Pois tem cerca de 50 anos e está inetrnado. E eu que pensei que aquilo era só para pessoas mais idosas. Um dia hei-de me informar sobre isto. Porque quando for velhinho, ou os meus familiares, a Misericórdia não esteja ocupada por malta nova, ou antigos torcionários do POVO, ou familiraes de pessoas poderosas (familiar de Otelo). Ou será que tenho que ser militante, e não só simpatizante, do PS?
    Já gora, e desculpe o incómodo, o que acha de uma votação para Secretario-Geral de quase 97%? Está ao nível do BE, do CDS, do Chaves, da Coreia, de Cuba e, veja bem, ultrapassa o Jerónimo.
    Um abraço

     
  • At 15 fevereiro, 2009 16:41, Anonymous Anónimo said…

    Caro Zé,
    podia explicar-me uma coisa?

    Não consigo perceber aquela Sofia Cabral.

    ela não estava na lista do Romano?

    Agora bandeou-se para o CP, para ser eleita delegada ao Congresso?

    Explique-me como se eu fosse um puto de 4 anos, porque eu não entendo.

    O zé também vai a Espinho?

    Se fôr, vá até ao restaurante Cabana, comer um cabrito assado que é de comer e chorar por mais.

    Essa tal SC é um susto.
    Como não sabe fazer nenhum, alguém lhe disse que era boa e agora vai ao Congresso não sei fazer o quê.

    É mesmo parvinha, aquela.

     
  • At 15 fevereiro, 2009 18:01, Anonymous Anónimo said…

    Caríssimo Zé do Barreiro, subscrevo na totalidade o seu “post” dirigido ao Secretário Geral, embora me pareça que os socialistas do Barreiro têm telhados de vidro, começo a perceber o que queria dizer Vítor Ramalho quando na Biblioteca do Barreiro, a propósito da Distritais, falava das “quintas”. Pois é o Barreiro tem três, Barreiro, Lavradio e trabalhadores dos TCB, alguém entende para quê? Não terá a ver com as clientelas e com as vaidades? engraçado é que todos esgrimem com o argumento de que tudo o que fazem é a bem da Barreiro, quando o bem que parecem procurar tem mais a ver com eles próprios do que com os cidadãos da cidade.
    Os grupos de pressão podem, durante períodos escassos ou longos, provocar o esquecimento, cultivar a omissão, propagar os amigalhaços. Mas não possuem um poder eterno: as coisas recompor-se-ão, e aqueles que procuram o bem comum virão à tona. Será que aqueles que dizem que o PS se converteu numa agência de empregos, com gente desprovida de ideais morais, com clientelas domesticadas porque as sinecuras e o nepotismo são compensadores, têm razão? Será que a política, tal como é exercida em Portugal, abandonou a ideia de espírito de missão, e tornou-se num generosíssimo meio de se governar a vidinha? Será que infelizmente, a democracia mediática abre caminho ao discurso cosmético, (...) dando até para questionar se é possível ganhar eleições dizendo estritamente a verdade. É triste o que os militantes de base observam, gente que não defende causas e valores, que apenas conta o número de “delegados” eleitos, verificando qual a “quinta” que ganhou e qual a que perdeu, não admira que o PCP, apesar de todo o abandono a que vota o BARREIRO, governe aqui nos últimos 30 anos. Mas ninguém quer lutar para mudar? Então porque falam de mudança?

     
  • At 15 fevereiro, 2009 20:58, Anonymous Anónimo said…

    Guruzinho, filho, môr, só agora é que te vieram todas essas dúvidas metódicas?

    Claro que quem anda agora num frenesi, é para abichar qualquer coisa. Nem que seja um lugarzinho menor mas que dê para aparecer, nem que seja de vez em quando.

    O PS do Barreiro está um susto. eu se fosse ao Carlos Humberto, começava já a contactar a empresa de catering para festejar a vitória em 2009.
    Sabes que sou socialista mas não vou votar no PS?
    Verdade. E como eu há mais.
    Acima de tudo sou coerente.

    Um beijo na boca para o GURUZINHO.
    Andas muito em baixo de política, môr.

     
  • At 15 fevereiro, 2009 21:31, Anonymous Anónimo said…

    ( Este comentário teve de levar o respectivo “Lápis Azul” )


    Claro que o PS do Barreiro é uma agência de empregos. Isso está na cara. Basta irem à misericórdia e verem quantos gajos e gajas socialistas estão lá a "trabalhar".
    É imoral mas é verdade.
    Alguém disse aqui que estão lá gajos internados com 50 anos de idade. Isso é outra imoralidade que deveria ser averiguada por quem de direito.
    O Cabra Alta, o familiar do Otelo, o marido da vice provedora e outros que tais, será que não tinham outro sítio para ir senão ocupar lugares vocacionados e destinados a quem não tem meios de subsistência?
    São todos uns mamões. Mamam forte e feio a coberto do Partido e ninguém faz nada.
    Só tenho pena que a pessoa que podia dar a volta a esta m**** toda, tenha ido para o estrangeiro e se esteja nas tintas para o Barreiro, apesar de viver cá a maior parte do ano.
    Precisamos de caras novas, de pessoas que sejam sérias.
    Não precisamos de Carlos Pires, Amílcares, Júlios Freires, Cabrais (pai e filha) e outros emplastros que a única coisa que os preocupa é o umbigo deles.

    ( Nota: As ultimas três linhas do texto original, foram retiradas )

     
  • At 15 fevereiro, 2009 22:57, Anonymous Anónimo said…

    Ao Anónimo das 20:58( ou será Maurício?) digo o seguinte. As divergências de modelo de sociedade futuro entre um PCP autocrático e nostálgico do regime soviético, um BE que aposta num regime socialista revolucionário, que reconhece nunca ter existido e um PS que procura o aprofundamento radical da democracia parecem razoavelmente exotéricas a um número significativo de eleitores preocupados com a crise económica, o risco de desemprego e as debilidades actuais do país. Apesar das grandes diferenças ideológicas entre os partidos, os eleitores circulam entre eles. Muitos já votaram umas vezes no PS, outras no PCP e outras ainda no BE ou nos partidos de que nasceu, deve ser o teu caso, Anónimo. Todos o sabem. Contudo o PS introduziu uma novidade na questão. Quer renovar a maioria reposicionando-se à esquerda, dando prioridade às classes médias, combatendo as desigualdades, erradicando discriminações persistentes. Esta orientação irá gerar, o abandono em massa do PCP e do BE. Assim não será surpreendente, pois, que estes partidos comunistas, radicalizem ainda mais o seu discurso sobre o PS porque não têm rumo. Anónimo, eu voto PS, não tenho dúvidas metódicas quanto a isso, porque é um partido humanista de CAUSAS e VALORES, é o único onde se aceita a crítica e o debate,tem gente muito boa e outra nem tanto, como qualquer associação, mas para mim não tem alternativa credível.
    cumprimentos.

     
  • At 16 fevereiro, 2009 00:14, Anonymous Anónimo said…

    Ó amigo Zé, então o Careca, aquele Pedro V. Mendes, não teve a distinta lata de ir dizer no Rostos que se enganou ao apoiar o Carlos Pires e que agora acha que a Sofia cabral é que é a boa, porque tem boa imagem e escreve bem?
    O homem está vidrado na rapariga e deve desconhecer que ela é casada.
    Escreve bem o tanas. Tem um texto no Rostos "Bom Ano 2007" que é um chorrilho de erros e asneiras e nem parece que foi escrito por uma assessora de imprensa de um secretário de estado.
    Boa imagem, lá isso tem. Por isso tem conseguido os lugares que tem. Não fosse a cara laroca, continuava como gerente de loja.
    Aquele tal Pedro V. Mendes é mesmo um ganda cromo.
    Como o Carlos Pires não o chamou para nada, o gajo agora virou-se para a Cabrala, na esperança de abichar um tacho.

    É isto que o PS do Barreiro tem: OPORTUNISTAS.

     
  • At 16 fevereiro, 2009 08:14, Anonymous Anónimo said…

    Depois do Freeport o que me dizem da Camara de Braga?

     
  • At 16 fevereiro, 2009 11:26, Blogger Zé do Barreiro said…

    GURU,

    Apreciei e gostei do seu ultimo comentário. Faz sentido. É uma situação ( O PS aglutinar a Esquerda, dando mais atenção, mais consideração e, finalmente, dedicando mais respeito pela classe média ) que poderá perfeitamente acontecer.

    Penso, contudo, que isso só se passa/passará no domínio teórico.

    Na prática, veremos nas próximas eleições Legislativas …

    Queria apenas dizer isto, sobre este tema, por agora.

    Faço questão de reforçar: Creia que aprecio e tenho imenso interesse pelos textos que escreve ( então, para quando e onde o nosso cafezinho ? )

    Abraço,

    Zé.

    ( Nota: Alguns comentários aqui postados irão merecer umas palavrinhas, oportunamente, cá do Zé )

     
  • At 16 fevereiro, 2009 20:33, Anonymous Anónimo said…

    "José" o que me diz das reuniões que os Mosnos fazem na SFAL (será coincidência?!) para destruírem o presidente legitimamente eleito da CPC-Barreiro do PS. Ainda não aceitaram os resultados e tentam de todas as maneiras possíveis boicotar o seu trabalho. Por um lado vê se o Amílcar a lutar pelo PS por outro vê-se os Mosnos a lutarem por manter os seus tachos. É vergonhoso!

    Fale com alguns membros da nossa lista e peça-lhes as documentações das datas das reuniões e respectivas ordens de trabalho. Sabe que mais? Vai ser uma bomba...

    As eleições foram num sábado e pouco menos que 5 dias depois já estavam a conspirar. Sabe quais eram as preocupações? Chumbar o secretariado do Amílcar para forçar novas eleições ou o condicionalismo total da sua acção.

    E contam como o apoio de um destacado director do jornal faces - duas faces.

    Um abraço de um membro da sua lista que escreve do computador de um amigo e prefere ficar anónimo. Sou funcionário público e o "José" compreende que nos dias de hoje todo o cuidado é pouco.

    Nós sabemos que o Amílcar não sede! Nós sabemos que o Amílcar não vai permitir veleidades a estes cavalheiros.

     
  • At 17 fevereiro, 2009 17:49, Anonymous Anónimo said…

    José Sócrates reeleito secretário-geral com 96,43 por cento dos votos


    José Sócrates foi reeleito pela terceira vez secretário-geral do PS ao reunir 96,43 por cento dos votos nas eleições directas do partido, que decorreram entre sexta-feira e sábado.


    Num universo de cerca de 73 mil militantes, o único candidato para a eleição de secretário-geral do PS, José Sócrates obteve 25.393 votos, durante um escrutínio com 736 votos brancos (2,79 por cento) e 202 nulos (0,76 por cento).

    Os resultados mencionados correspondem ao apuramento de 711 das 718 secções de voto a que correspondem oito delegados por atribuir de um total de 1730.

    Neste acto eleitoral, estão ainda por apurar as secções de Chateauxbriand (França), Suíça e Winnipeg (Canadá) e, ao contrário do previsto, a votação não se realizou em Dortmund (Alemanha) e Belo Horizonte (Brasil).

    As eleições serão repetidas nas secções de Pampilhosa da Serra e Vila Nova de Poiares, ambas na Federação do PS/Coimbra.

    A repetição do acto eleitoral terá lugar a 20 de Fevereiro à mesma hora no mesmo local.

    Dos 73104 militantes inscritos, participaram nas eleições de sexta-feira e sábado um total de 26.331 votantes, um número semelhante ao de 2006.

    Em 2004, quando teve a oposição de Manuel Alegre e de João Soares na corrida à liderança, Sócrates venceu com cerca de 78 por cento dos votos e registou-se uma participação - então considerada recorde - de 35.000 militantes.

    Em Novembro de 2006, quando foi pela primeira vez reeleito sem oposição, Sócrates obteve 96,8 por cento dos votos, tendo participado no acto eleitoral 26.553 militantes, num universo de cerca de 90 mil.

    Além do secretário-geral, os militantes socialistas votaram também sexta-feira e sábado para eleger 1730 delegados para o congresso do PS, que se realiza entre 27 deste mês e 1 de Março, em Espinho.

    A moção de José Sócrates, ‘PS - A Força da Mudança’, conseguiu eleger um total de 1700 delegados, enquanto que as outras duas moções, em conjunto, não foram além dos 22 delegados.

    Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região de Lisboa e Vale do Tejo, António Fonseca Ferreira, que liderou a moção ‘Mudar para Mudar: Mudar o PS para Mudar Portugal’, conseguiu eleger 21 delegados.

    Por seu lado, o professor universitário António Brotas viu a sua moção,’Democracia e Socialismo’, elegeu um delegado.

    As moções de Fonseca Ferreira e de António Brotas não conseguiram assim eleger o número mínimo de 50 delegados para que as suas propostas políticas pudessem ser discutidas durante o congresso do partido.

    Além dos 1729 delegados eleitos pelas bases socialistas, no congresso de Espinho estarão ainda 133 delegados inerentes com direito a voto.

    Fazem parte deste último universo o secretário-geral, o presidente do partido, os membros do Secretariado, da Comissão Política Nacional, os presidentes dos grupos parlamentares (Assembleia da República, Parlamento Europeu e parlamentos regionais), os presidentes das federações, membros da JS da Comissão Política do PS e líderes da tendência sindical, associação de autarcas e departamento das mulheres.

    No plano teórico, poderão ainda participar no congresso mais cerca de mil delegados com direito de intervenção, embora sem direito a voto.

    Estão neste grupo os membros da Comissão Nacional do PS, membros do Governo e de executivos regionais filiados neste partido, presidentes de câmaras e de assembleias municipais socialistas, primeiros eleitos pelos socialistas em autarquias em que o PS foi derrotado, deputados regionais e presidentes de comissões políticas concelhias.

    Além da aprovação da moção de orientação política global do PS para os próximos dois anos, os congressistas vão ainda votar em moções sectoriais, cujo prazo de entrega apenas termina no próximo dia 23.

     
  • At 19 fevereiro, 2009 14:28, Anonymous Anónimo said…

    Oh Zé: já não estou no ps há muitos anos. Estive lá desde 1975. Mas isso de nos congressos alguns cozinharem as listas sempre foi assim e sempre será por mais voltas que lhe dê. Haverá sempre "grupos" mais ou menos organizados. No meu tempo perguntavam de Lisboa quem eram as pessoas lideres de opinião no concelho. Porque essas é que interessam; movimentam outras pssoas; sindicalistas, líderes de opinião, professores, médicos, jogadores de futebol é que interessam. O resto é paisagem. Os militantes servem para colar cartazes irem às manifestações e baterem palmas. O José Augusto, de quem sou aliás amigo, foi uma vez, sem nunca ter sido militante, delegado da direcção geral dos desportos no distrito de Setúbal só porque era uma figura conhecida. Podia citar muitos exemplos. Mas fico por aqui.

     
  • At 19 fevereiro, 2009 17:10, Blogger Zé do Barreiro said…

    Ultimo Anónimo,

    Muito agradecemos o seu oportuno comentário.

    Trouxe-nos exemplos importantes para o conhecimento das gerações mais novas do P.S..

    Pois é, caro amigo, nós somos apenas uma pessoa/um Militante que gostaria que esse tipo de situações fossem radical e completamente alteradas.

    Se me deixaram falar no Congresso Nacional, o Secretário Geral do PS e outros Dirigentes de topo do Partido vão ter de me ouvir. Ah vão, vão ...

    Cumprimentos,

    Zé.

    PS: Já agora, leia, analise e comente o nosso ultimo Post, que saiu hoje.

     
  • At 20 fevereiro, 2009 10:20, Anonymous Anónimo said…

    Zé,

    Se o deixarem falar no congresso garanto-lhe que o PS Barreiro conquistará o meu voto autárquico( mas não esqueça: os VIOLINOS terão que ser CINCO e deverão afirmar-se pela qualidade da música que toquem em conjunto e não pelos seus dotes de SOLISTAS como agora sucede.A PARTITURA, essa, terá que ser de superior qualidade, obviamente.E o MAESTRO talvez seja o que menos importa embora tenha que ser, como é, um MULTI-INSTRUMENTISTA )

    Embora não esqueça, estou pronto para engolir esse sapo, até porque quem os sucedeu teve um comportamento muitíssimo pior.

     
  • At 20 fevereiro, 2009 11:59, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caro " Vi o Lino no Telhado" ( mas que nickename mais curioso ... )

    Agradeço as suas palavras de confiança cá no Zé. Não o defraudarei, poderá ter a certeza.

    Só uma pequena nota:

    Somos 8 ( oito ) delegados pela Secção do Barreiro - e não 5 - e no conjunto da concelhia do PS/Barreiro são 15 ( quinze ) Delegados no total, o que é muitíssimo importante e revelador da importancia e da representatividade do Barreiro no Congresso Nacional do P.S..

    Melhores cumprimentos,

    Zé.

     
  • At 02 março, 2009 13:30, Anonymous Anónimo said…

    Bom, já vi que o Zé falou no "Congresso". Resta esperar que o tenham ouvido!

    Eu também vou continuar à espera . Calado...mas não quieto!

    Segundo nos revela nos comentários ao seu último post, o MAESTRO ficou fora dos efectivos da CN o que talvez seja um sinal muito forte da verdadeira "representatividade" do PS Barreiro no todo nacional...

    E, simultâneamente os "protegidos da Direcção Nacional" mantém lugares de destaque.

    Fica registado!

    Está muito mais difícil a luta PELO Barreiro.

    Mas também se tornou muito mais ESTIMULANTE.

    Tudo está em aberto e os votos NÃO TÊM DONOS!

    BOA SEMANA.

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter