A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

sexta-feira, maio 08, 2015

NÓS NÃO ESTAMOS PARADOS! NUNCA ESTAREMOS!! E ESTAREMOS, EVIDENTEMENTE, MUITO ATENTOS.






           Gráfico da sondagem da Aximage de 13 de Maio    





INTENÇÃO DE VOTO -  PROJECÇÃO EUROSONDAGEM PARA A SIC E EXPRESSO - 15 DE MAIO 2015







               INTENÇÃO DE VOTO LEGISLATIVO - AXIMAGE - 06 JUNHO 2015         



               
                                    GRÁFICO ELABORADO EM 19 DE JUNHO 2015


Meus Amigos,

Camaradas,

No dia 22 de Março pp, um Sábado, a “minoria” do PS que estava com Seguro fez uma prova de vida, num jantar em Matosinhos.

Oficialmente, o jantar foi organizado pela chamada “minoria” segurista e serviu para ouvir Álvaro Beleza e Eurico Brilhante Dias falar de democracia de proximidade.

As centenas de socialistas que compareceram no jantar manifestaram -se preocupados com o seu futuro no partido e com as condições do PS vencer as eleições. As mais recentes sondagens aumentam os receios, legitimos, de um mau resultado.

Já na bancada socialista, na Assembleia da República, há quem se queixe de um ambiente sectário, que afasta quase um terço de deputados das principais iniciativas partidárias.

E que prenuncia e adivinha dificuldades na hora de escolher os seguristas que ficam em lugares elegíveis.

Sabe-se que a própria marcação do jantar em Matosinhos não foi pacífica. O receio de estar a promover uma reunião da minoria, que pudesse ser vista como um ataque à liderança de António Costa levou a Concelhia a colocar objecções. A intervenção, esclarecedora, do líder local acabou de vez com a questão.

O grupo de seguristas pretendeu, claramente, evitar polémicas sobre os objectivos do encontro.

« Houve uns camaradas de Matosinhos que me convidaram a falar de democracia de proximidade e eu fui », exclareceu Álvaro Beleza que questionado se este é um encontro nacional da minoria interna, Beleza respondeu que não. «Já houve um encontro do género em Évora», afirmou.

Para lá destes jantares-encontros, o grupo de seguristas reúne-se regularmente num restaurante em Lisboa, no primeiro andar do Mercado da Ribeira ( até já é chamado «o novo sótão do PS»... )

No debate quinzenal – em Março - em que Passos Coelho foi confrontado com o caso das dívidas à Segurança Social, foi um dos temas. O balanço terá sido tudo menos positivo. O estilo pouco agressivo e rígido do líder parlamentar, Ferro Rodrigues mereceu também reparos.

Sobre as dúvidas que alimentam a escolha dos próximos deputados do PS, dois factos preocupam a minoria. Por um lado, a alteração das regras de eleição nas distritais deixou de permitir, através de directas, «desbloquear uma maioria hostil».

Ou seja, os seguristas ficam impedidos de reagir a listas que os excluam. Por outro lado, as recentes polémicas que levaram apoiantes do ex-secretário-geral a bater com a porta, no Norte, alimentam as suspeitas de «uma limpeza de balneário».

Os seguristas prometem estar atentos.

A talhe de foice, e tentando apresentar um facto concreto sobre este assunto, trancrevemos um respigo do que se passou numa CPC do PS de Setúbal realizada no dia 02 de Abril pp.

O texto completo poderá ser consultado no Blog ETC&TAL do meu Camarada e Amigo Fernando Pereira.

“ ... Mas foi o Coordenador da Secção de Militantes, Acácio Lopes, habituado a enfrentar as barulhentas ondas do mar alto, que agitou a sala, numa crítica construtiva à actividade e desempenho político dos actuais órgãos federativos, que deixou banzada a senhora presidente que até aí talvez julgasse escapar sem um beliscão na sua couraça e que percebeu muito bem que a secção onde José Seguro ganhou, continua a lutar pela unidade prática entre militantes, simpatizantes e ideários políticos comuns e que não areda pé, firme na trincheira para o que der e vier e que deseja um Deputado socialista, nascido e residente em Setúbal.

Intervenção aplaudida de pé pela maioria dos membros da Comissão Política e que deixou rastilho para a Presidenta federativa perceber que o Concelho de Setúbal não deve ser desprezado nem olvidado, se de facto quer a unidade e os votos de todos os militantes... A ver vamos se a líder da Federação percebeu o recado!...” Fim da transcrição.

É assim mesmo, ilustríssimos Camaradas da Concelhia de Setúbal, apoiantes do António José Seguro.

Estou e estarei sempre convosco.

Saudações Socialistas,


Zé do Barreiro

62 Comments:

  • At 08 maio, 2015 23:04, Anonymous Anónimo said…

    Costistas, Seguristas, aliarem-se á oposição, Guterristas, etc etc. todos têm a perder agora com a divisão.
    A pior coisa é serem os próprios Socialistas a destruir o partido. Mas será que se pode esperar outra coisa de pessoas que se filiaram no partido esperando que com essa atitude viessem um dia a ser recompensados com uma sinecura.
    Não lhes importando conhecer as bases políticas e programáticas de acção ou as ideologias ou ideias que defendem para governar o País, porque apenas têm em mente governarem-se a si próprias.

     
  • At 09 maio, 2015 00:09, Anonymous Anónimo said…

    JS fez "muito bem" ao país, bem assim como ao próprio partido: "um desastre"! Ainda levará alguns anos para que se reestruturem como um partido que volte a ter a confiança da maioria dos portugueses. Ora "colhem o que semearam" pelo apoio incondicional dado a um "líder" que "abafou tudo e todos"; as denominadas "lideranças fortes" com "líderes duvidosos".
    Mas o que interessa aos partidos é "vencer" eleições, não interessando à custa de o que e sobretudo, logo poderem "ocupar cargos" e "melhor dividi-los". Deste modo, "não vamos lá senhores"... "Arrumem e bem higienizem" a casa, que a Democracia portuguesa agradece.

     
  • At 09 maio, 2015 11:57, Anonymous Anónimo said…

    Jobs for the boys.
    Precisam deles como de pão para a boca.
    Porém, a Europa em geral e Portugal em particular estão a gerar riqueza decrescente devido a tendência inexorável de envelhecimento da população decorrente da inversão da pirâmide etária. Resultado: um bolo (chamamos-lhe estado social) mais pequeno em que, a cada um cabe uma fatia mais reduzida.
    Há porém quem não compreenda esta realidade e imagine tempos passados recentes como paradigma dos vindouros.
    Enganam-se. A realidade mostrará aquilo que muitos se negam a ver.

     
  • At 10 maio, 2015 16:04, Anonymous Anónimo said…

    Antonio Costa, é uma fraude sem seguro

     
  • At 11 maio, 2015 13:43, Anonymous Anónimo said…

    Costa podia , e devia ter ficado quieto. AJS podia ter sido um PM de viragem, acredito que tem perfil para isso e estava rodeado de GENTE CAPAZ.
    Costa é muito ambicioso e sabe gerir a sua carreira, manteve abertas as portas de candidaturas a PM e a PR.
    Seguro deveria ter continuado e Costa seria o candidato natural do PS a Belém.
    agora já nem o C César quer avançar.

    Costa deu cabo de tudo

     
  • At 12 maio, 2015 15:46, Anonymous Anónimo said…

    A jugar pelo que aqui se escreve, ainda bem que as eleições não se ganham com os militantes!!!

    Irra!!!!

    Isto é mau demais!

     
  • At 13 maio, 2015 09:44, Anonymous Anónimo said…

    Como são tristes alguns espectáculos.

    Diga-se em abono da verdade que AJS, pelo menos aparentemente, tem demonstrado recato (talvez aquele que durante mandatos consecutivos revelou na AR ...). Porque será que os "seus apaniguados" não fazem o mesmo?

    Vê-se logo que os aspirantes a deputados ditos seguristas, perdidos os bispos, os cavalos e as torres, em desespero de causa colocam agora os seus "peões" em jogo para fazer pressão para a conquista de um lugarzinho na AR ...

     
  • At 14 maio, 2015 12:59, Blogger Zé do Barreiro said…

    Meus Amigos,

    Notícia publicada hoje no CM online:

    Aliança PSD/CDS empata com PS

    A cinco meses das eleições legislativas, os portugueses estão divididos sobre quem deve governar na próxima legislatura. Segundo uma sondagem CM/Aximage, o PS obtém 37,2% das intenções de voto e a aliança PSD/CDS 37,2%.

    O que será que os apaniguados do AC terão a dizer sobre isto ?

    ( Mas terão, mesmo, alguma coisa a dizer ? )

    Isto é que é um triste espectáculo, anónimo de 13 maio, 2015 09:44.

    Isto é que é mau, muito mau demais, anónimo de 12 maio, 2015 15:46.

     
  • At 14 maio, 2015 13:14, Anonymous Anónimo said…

    Não me surpreende que a coligação volte a ganhar. Depois dos sacrifícios que temos passado, e quando as coisas estão a melhorar, vamos votar PS? Para eles esbanjarem o pouco que temos? Todos sabemos como os governos PS administram o que com tanto sacrifício pagamos.

     
  • At 14 maio, 2015 13:24, Blogger Zé do Barreiro said…

    Notícia da sondagem já mais desenvolvida.

    Do Observador de há minutos.

    « Coligação e PS separados por uma décima na primeira sondagem após anúncio da coligação

    Sondagem da Aximage feita para Jornal de Negócios e Correio da Manhã mostra PS a ser apanhado pela coligação. É a primeira após programa económico do PS e anúncio da coligação.

    PS com 37,30% dos votos e coligação PSD/CDS a apenas uma décima de distância, com 37,20%. Se fossem hoje, seria este o resultado das eleições de acordo com uma sondagem realizada pela Aximage para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã – a primeira desde que, a 21 de abril o PS apresentou o plano económico dos seus economistas e, a 25 de abril, o PSD e o CDS anunciaram oficialmente a coligação.

    Trata-se de um empate técnico – o primeiro alguma vez dado pelas sondagens que têm sido feitas desde outubro, quando António Costa substituiu António José Seguro na liderança do Partido Socialista. Nessa altura, o PS aparecia nas intenções de voto com uma distância de seis pontos percentuais face ao somatório das intenções de voto dos partidos da maioria, mas desde aí a tendência tem sido sempre de relativa estagnação dos socialistas e de recuperação dos sociais-democratas e centristas.

    Na sondagem de maio, divulgada pelo Negócios, o PS sobe apenas 0,4 pontos percentuais face à estimativa anterior feita pela mesma empresa em abril, enquanto a coligação PSD/CDS ganha terreno, aparecendo agora com mais 0,7 pontos percentuais do que tinha conseguido no mês anterior.

    Os números estão a ser vistos como um sinal de que a formalização da coligação PSD/CDS, anunciada no dia 25 de abril, foi bem vista aos olhos dos portugueses.» Final da transcrição.

    Então, anónimos de 12 maio, 2015 15:46 e de 13 maio, 2015 09:44, cá esperamos os v/ sempre ousados e desabridos comentários.

    Zé.

     
  • At 15 maio, 2015 15:59, Anonymous Anónimo said…

    CM, Observador!

    Oh Zé! Então agora estas são as suas leituras?

    Sondagens do Jornal Negócios, quase escondidas, a sugerir as sondagens do RU que davam empate e redundadram na "estrondosa" vitória dos Torries"!

    Por amor da santa!!!!!

    Então veja as de hoje da SIC/Expresso (os dois orgãos oficiais do Governo), que, ainda assim, dão a vitória clara ao PS.

    Só mais três pontinhos e é a maioria absoluta. E ainda há tanto caminho a percorrer!

    Deixe-se de tretas ou revele mais inteligência.

    Ou será pura maldade?

    Quanto aos comentadeiro da área CDU, deixem-se de acicatar e reduzam-se àquilo que são: detratores da esquerda e defensores da política da terra queimada.

    E dizem-se "democratas e patríotas"!!!!

    Então veja as sondagens que

     
  • At 15 maio, 2015 16:47, Blogger Zé do Barreiro said…

    Último Anónimo,

    Hoje estou muito bem disposto e irei presenteá-lo com três “prendas”, pois acho que você merece: O gráfico da sondagem da Aximage de 13 de Maio, o gráfico da média mensal de todas as sondagens desde que António Costa apeou AJS em 28 Setembro 2014 ( imagens novas colocadas no Post ) e o artigo de opinião do João Pereira Coutinho, de hoje no CM, que se trancreve.

    «Agora é tarde

    Se houvesse tempo, o PS estaria a afiar as facas contra Costa.

    João Pereira Coutinho

    Dizem as sondagens que PS e PSD/CDS estão empatados. Meu Deus: eu pagava para ver a cara de António José Seguro. Será que este CM não consegue uma foto do senhor para divertir os seus leitores? Claro que, para sermos rigorosos, o fenómeno não começou hoje: quando Costa resolveu atropelar Seguro, descontente com as suas vitórias, ainda houve um período de graça. Durou pouco.

    Com Sócrates na cadeia e Costa incapaz de fazer um corte radical com esse tenebroso passado, os portugueses foram assistindo a um novo líder que disparava ao sabor das modas: dos novos escalões do IRS (sem dizer quais) à reposição das 35 horas (sem dizer como), foi um festim.

    Que terminou em grande, com a defesa da TAP – uma companhia que, depois da última greve, não conquistou propriamente o coração dos lusitanos.

    Houvesse mais tempo para as próximas legislativas e o PS que convidou Costa para o trono já estaria a afiar as facas.» Fim da trancrição.

    Saúde e ... espero que goste das “prendas”...

    Zé.

    Nota: O gráfico da média mensal de todas as sondagens desde que António Costa apeou AJS, em 28 Setembro 2014 ( imagem nova polocada no Post) é até Abril de 2015, portanto não inclue os números da sondagem de 13 de Maio pp.

    Constacta-se que o Secretário-Geral do PS conseguiu anular uma vantagem de 7 pontos e está agora a lutar para se manter tecnicamente empatado com a coligação governamental - e isto numa altura de profunda crise económica e políticas de austeridade, assim como alguma falta de aptidão política, desgaste e carisma por parte dos líderes de direita.

     
  • At 15 maio, 2015 17:06, Anonymous Anónimo said…

    https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpt1/v/t1.0-9/10411134_1632709923627893_5549128882113423004_n.png?oh=80087b7c54685430b9cf6e556c1d7d25&oe=56023917&__gda__=1438912407_c1d44ddfde9a786b659ddedb97c53dcf

     
  • At 15 maio, 2015 17:10, Anonymous Anónimo said…

    É do catano ... ó zé chega de chamar estúpidos colocando apenas as sondagens do CM que, como se sabe nunca acerta e favorece sempre a direita ... faz lá um favor ao que dizes ser o teu partido e coloca as outras sondagens que dão o PS a alargar a distância em relação à coligação, com esta já em queda ...

     
  • At 15 maio, 2015 17:43, Anonymous Anónimo said…

    aproveitando o ensejo para desejar rápidas melhoras à Mariah gostaria de, ponderadas estas últimas sondagens,sugerir reflexão sobre o facto de serem as primeiras desde o anúncio da coligação psd pp

     
  • At 15 maio, 2015 17:51, Blogger Zé do Barreiro said…

    Não batam mais.

    A imagem da Eurosondagem para a SIC e EXPRESSO já está colocada no Post.

    Aqui, é só pedir por boca. O que, mesmo em certos OCS "profissionais" quase nunca acontece.

    Pequeno facto concreto: O último Anónimo afirma (e acusa-me) de apenas publicar sondagens de intenções de voto realizadas para o Correio da Manhã, que o Observador também aproveita, as quais favorecem sempre a direita.

    Bom, serão capazes de me dizerem quem é o Director do EXPRESSO ?

    E quem é o Presidente do Concelho de Administração do Grupo que administra a SIC e o EXPRESSO?

    Mas isso não interessa nada, né verdade?

    Siga a rusga...

    Zé.

     
  • At 15 maio, 2015 18:45, Anonymous Anónimo said…

    Este PS consegue a inacreditável proeza de estar empatado com um partido que adoptou medidas duríssimas de cortes de salários e pensões, cortes em tudo o que é estado social e cortes em tudo o que era regalias (para os que estão no fundo claro). Nem a prometer que dá tudo, o sr. Costa consegue ir além do empate técnico (mesmo tomando em conta a pequena vantagem que lhe dá a Eurosondagem de hoje), o que demonstra bem o vazio de ideias, a ausência de propostas alternativas e acima de tudo que os portugueses não são parvos.

     
  • At 16 maio, 2015 11:10, Anonymous Anónimo said…

    Eu como ESTOU ATENTO aos "seguristas atentos" o que tenho visto é um triste espectáculos de gente a pôr-se em bicos dos pés para chegar a deputado ...

    Reconheça-se a forma correta como AJS entregou a liderança do PS a AC, mas como os "papistas" geralmente são muito piores que o "papa" o que se tem observado (até em funerais ...) da parte de alguns "seguristas" é de um mau gosto atroz ... julgo até ofensivo para o Seguro que estes se digam "seguristas".

    Diga-se também que outros "seguristas" haverá que também têm sabido estar e têm contribuído para a desejada vitória do PS nas próximas eleições legislativas.

     
  • At 16 maio, 2015 13:58, Blogger Zé do Barreiro said…

    “ATENTO aos "seguristas atentos"“,

    Pois, pois ...

    Eu estarei, também, muito atento ao “ATENTO aos "seguristas atentos"“ a ver se comenta/opina a triste realidade – factual - desde Outubro, quando António Costa substituiu António José Seguro na liderança do Partido Socialista. Nessa altura, o PS aparecia nas intenções de voto com uma distância de seis pontos percentuais face ao somatório das intenções de voto dos partidos da maioria, mas desde aí a tendência tem sido sempre de relativa estagnação dos socialistas e de recuperação dos sociais-democratas e centristas.

    A isso é que cá o Zé, agora, também estará atento.

    ( Mas o(s) “ATENTO(s) aos "seguristas atentos"“, invariavelmente, NUNCA querem dar opiniões sobre “temas dificeis”. Será que este terá coragem ? )

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 18 maio, 2015 10:13, Anonymous Anónimo said…

    Oh Zé!

    Agora convenceu-me!

    Vocês é mesmo maldoso!

    Ponto final!

     
  • At 18 maio, 2015 11:21, Anonymous Anónimo said…

    Ja conheci melhores dias para a ca mbada de oportunistas desvairados que correram com Jose Seguro... Nada fizeram, nada sabem fazer, exceto darem tiros na peida de cada um... Infelizmente estao a detonar o Partido Socialista e quem vai sofrer as consequencias e o povo deste Pais.

     
  • At 18 maio, 2015 11:52, Blogger Zé do Barreiro said…

    Anónimo de 18 maio, 2015 10:13,

    Talvez tenha razão. Talvez.

    Talvez eu seja mesmo maldoso...

    Olhe, não queira saber o que é realmente uma pessoa maldosa. Nem queira saber...

    Nada que se compare comigo. Afianço-lhe.

    Três pontos de exclamação.

     
  • At 19 maio, 2015 09:58, Anonymous Fernando Pereira said…

    Calma, amgo Ze, o anonimo limitou-se a desabafar, lamento que eu tambem faco, perante o desaranjo que o Costa e seus delfins tem feito ao PS.

     
  • At 19 maio, 2015 14:47, Anonymous Anónimo said…

    É mesmo ponto final!

     
  • At 19 maio, 2015 21:39, Blogger Zé do Barreiro said…

    Fernando Pereira,

    O meu comentário era a resposta ao Anónimo de 18 maio, 2015 10:13. O tal do ponto final. Que afirma que eu sou maldoso.

    Não ao Anónimo de 18 maio, 2015 11:21, como me parece que te referes.

    Abraço,

    Zé.

     
  • At 19 maio, 2015 21:43, Blogger Zé do Barreiro said…

    Anónimo de 19 maio, 2015 14:47,

    Pois (desta vez com reticências)

    Então ficamos assim.

    O que lamento. Gostaria de uma maior e melhor argumentação.

    Mas é o que temos, né verdade ?

    (Quando não se sabe ou não se pode fazer melhor...)

     
  • At 20 maio, 2015 18:48, Anonymous Anónimo said…

    Ó Anónimo de 18 maio, 2015 11:21, escusas de vir para aqui envenenar e contra informar que levas as mesmas ...

    Se já vistes melhor dias para o Costa, eu já vi melhores dias para o teu partido (PCP ou BE) que mais uma vez vai ficar de fora, por vontade própria, de um governo de esquerda

    Ó treetas, não enganas ninguém!!!

     
  • At 23 maio, 2015 18:45, Anonymous Anónimo said…

    Hoje como estou inspirado
    Não consegui resistir
    A falar do nosso fado
    E do que estamos a assistir

    No contexto nacional tamos tramados
    Até aí já alguns tinham chegado
    E falando no Barreiro somos uns afortunados
    Com este nosso secretariado

    Ao que parece é melhor fingir
    Que aqui está tudo porreiro
    Mesmo que nos dê vontade de fugir
    Do que já parece um pardieiro

    Hoje não estou para aí virado
    Para falar de malarabistas e oportunistas
    São tantos aqueles que se têm alarvado
    Que ninguém precisa de pistas

    Tudo parece apontar para uma mudança
    Seja ela o que tiver de ser
    Com tanta cagança
    Acho que o fizemos por merecer

    Enquanto tudo olha para o lado
    Ou para o que lhe calha na albarda
    Dancemos este triste fado
    E esperemos pela bojarda!

    A.P.

     
  • At 24 maio, 2015 13:11, Blogger Zé do Barreiro said…

    Camarada Poeta Inspirado Anónimo,

    Só tenho a dizer uma simples frase:

    Estou disponível para, juntamente com outros Camaradas da Concelhia do Barreiro com o mesmo sentimento, tentar dar a volta a isto.

    Porque ninguém assume a iniciativa de nos reunirmos, catano ?

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 25 maio, 2015 18:48, Blogger Zé do Barreiro said…

    "O secretário-geral do PS afastou hoje, perante a Comissão Nacional, a possibilidade de se realizarem primárias entre os socialistas para a escolha de candidatos a deputados, mas assegurou "abertura" no processo de formação das listas"

    E contudo, mesmo em Espanha (aqui ao lado) e um pouco mais longe (Labour e PASOK) há sinais de que existe uma necessidade imperativa e de sobrevivência para MUDAR a forma de fazer política.

    Ou não. Se calhar sou eu que estou errado e já não há nada a fazer.

    Não sei.

    Sinceramente.

     
  • At 27 maio, 2015 08:38, Anonymous Anónimo said…

    Ó Zé os "outros" camaradas do Barreiro a que fazes apelo, andam a tentar negociar à socapa os seus lugarzinhos tão "seguristas" que eles eram. Os telefonemas chovem ... Tão triste o espectáculo dos "camisas OMO (ou TIDE, passe a publicidade ...)" ... tão puras e puros que elas e eles eram ...e os outros é que se albardam ... e quanto a bojarda será aquela que o "verdadeiro" povo português quiser e não o que pseudo iluminados (pelas lanternas que têm lá em casa, certamente) ...

    Ah Zé, antes que me esqueça, disseram-me que, ao contrário dos predestinadas(os) que só aparecem nos jantares do reviralho, estiveste ontem na sessão do Barreiro. Foi pena foi não teres tirado dúvidas que aqui sempre vais dando nota ...

     
  • At 27 maio, 2015 14:18, Blogger Zé do Barreiro said…

    “Foi pena foi não teres tirado dúvidas que aqui sempre vais dando nota ...”

    Dúvidas ?

    Não tive.

    Fiquei completamente esclarecido com as orações dos prelectores.

    Completamente esclarecido, ao ponto de após o términus da primeira série de perguntas ( e respostas ) me ter vindo embora...

    Ainda houve uma ou duas pessoas que formularam perguntas interessantes ( às quais os prelectores não deram resposta ... Pois claro...)

    Sabes, estou desejoso que comece a pré e a campanha eleitoral a ver se os prelectores e outros dignos representantes do PS mantêm ou não o mesmo tipo de discurso.

    (Já agora, terias sido tu um dos que formularam perguntas na primeira série ?
    Eu estive muito atento a todos aqueles e àquela – porque foi só uma mulher - que as formularam e lembro-me quase perfeitamente de cada uma delas )

    Como verificas, não tive dúvidas sobre aquilo que ontem foi dito/explicado na reunião.

    Nenhumas dúvidas.

    Fazer perguntas ?

    Para quê ?

    Fica bem,

    Zé.

     
  • At 28 maio, 2015 11:47, Anonymous Anónimo said…

    "Ainda houve uma ou duas pessoas que formularam perguntas interessantes ( às quais os prelectores não deram resposta ... Pois claro...)"

    Foi pena que o camarada Zé se tivesse vindo embora, não tivesse ouvido todas as respostas e não tivesse reforçado as "perguntas interessantes" que diz não terem tido resposta ...

    Mas desta vez pode dizer ao seu amigo Pereira que houve perguntas e respostas ... é do catano, é do catano ...

     
  • At 29 maio, 2015 21:02, Blogger Zé do Barreiro said…

    "Foi pena que o camarada Zé se tivesse vindo embora, não tivesse ouvido todas as respostas e não tivesse reforçado as "perguntas interessantes" que diz não terem tido resposta ..."

    Há mais marés que marinheiros - bem diz o nosso sapientíssimo povo.

    Prometo que lá para Setembro não irei falhar nenhum debate/sessão de esclarecimento promovida pelo Partido socialista.

    Solenemente prometido!

    ( Um pequeno conselho de amigo: não se metam, não provoquem o meu Camarada e Amigo Fernando Pereira. Fica o conselho. )

    Saúde,

    Zé.

     
  • At 30 maio, 2015 06:23, Anonymous Fernando Pereira said…

    Ò amanuense de 28 maio, 2015 11:47, quero eu lá saber se houve ou não perguntas!!!? Minha praia é Setúbal e por aqui quando se não anda com uma candeia na mão, abre-se janelas para circular o ar... E chama-se os bois pelo nome! E dá-se a cara, coisa que tu não fazes ou porque és cobardolas ou porque andas por aqui como assalariado dos "senhores donos do PS". Ou porque és mamador conhecido e profissional com nome certo em listas... De qualquer forma, V. C. N. C:!

    Um abraço, Zé, e continua nesta nobre luta, a luta por termos de volta um PS que ajudámos a construir e organizar! Continuamos Seguros!

     
  • At 31 maio, 2015 01:17, Blogger Zé do Barreiro said…

    Ao Anónimo que enviou um comentário referindo-se ao Fernando Pereira,

    Das duas, duas, ou terá de se identificar com o seu nome verdadeiro ou terá de alterar/modificar o comentário; sem o cumprimento destes procedimentos não serão publicados comentários com o teor daquele que enviou.

    ( Acrescento, como opinião pessoal, que nunca pensei que um ser humano normal pudesse ser tão asqueroso e tão mal formado. Como todos podem imaginar, temos recebido durante os quase 10 anos da existência deste Espaço, os mais diversos, mirabolantes e estapafúrdios comentários que não são publicados. Como o deste Anónimo “socialista” não temos memória! )

    Zé.

     
  • At 06 junho, 2015 13:50, Blogger Zé do Barreiro said…

    Amigos,

    Pois, pois... É do Catano!

    «O PS está em falência técnica

    O Partido Socialista está em falência técnica. No fecho das contas de 2014, o PS tinha um passivo maior que o ativo e até o resultado líquido do ano foi negativo.

    A actual direcção do PS diz que já conseguiu reduzir o passivo e renegociar parte da dívida.

    No Programa “Sexta às 9”, a RTP revelou a saúde financeira dos partidos com assento parlamentar em vésperas de eleições legislativas.»

    Se não viram ontem, poderão ver hoje na RTP Informação a partir das 14:20 horas.

    E assim vai a vida, né verdade ?

    Zé.

     
  • At 08 junho, 2015 18:30, Anonymous Anónimo said…

    Ah pois é ... oh Zé sabias que o teu Segurinho recebeu de Sócrates o Partido com 2 milhões de passivo e entregou-o com 8 milhões ...

    É do catano, é do catano!!!

     
  • At 10 junho, 2015 14:59, Blogger Zé do Barreiro said…

    Tudo bem, aceito que estejas a falar verdade ( embora eu não tenha qq elementos concretos que me dêem certezas sobre o que dizes ).

    Mas responde-me a estas duas simples perguntas ( já sei que nunca me irás responder, mas irei correr o risco):


    1. Então, mesmo sabendo que o partido estava com 8 milhões de passivo, porque aceitou – e nas condições com que o fez - ser o seu Secretário Geral ?

    2. Sei que o passivo continua a aumentar – ACTUALMENTE O PS ESTÁ EM FALÊNCIA TÉCNICA ! – pergunto como será que o AC e os seus competentes economistas irão resolver esse assunto interno gravíssimo ?

    Fico à espera das tuas respostas,

    Saúde,

    Zé.

     
  • At 10 junho, 2015 18:45, Anonymous Anónimo said…

    Zé, para que tu e os teus leitores possam ficar com uma ideia mais abrangente e compreensiva sobre as contas do PS deixo um pequeno resumo.

    Passivo do PS ascende a 18,8 milhões de euros
    Todos os Partidos já apresentaram contas relativas a 2014. PS é o que tem um passivo maior. Primárias custaram 1,1 milhões e a dívida aos bancos é de 11,5 milhões.
    Segundo apurou o Observador, o custo com as eleições primárias em setembro para a eleição do candidato socialista a primeiro-ministro que opuseram António José Seguro e António Costa custaram 1,1 milhões, sendo que atualmente a dívida aos bancos é de 11,5 milhões. O ativo do partido é de 14 milhões de euros.
    Um Abraço.

     
  • At 13 junho, 2015 12:36, Anonymous Anónimo said…

    Zé, nem tenho concordado muito contigo sobre vários assuntos, mas tenho de concordar completamente contigo quando dizes que os apoiantes do António Costa não abrem o bico em assuntos, digamos, no mínimo controversos. Porquê ? Porque ficam tão "sem palavras"?
    Um Abraço

     
  • At 14 junho, 2015 14:45, Blogger Zé do Barreiro said…

    Pois,pois.

    E sobre a ultima sondagem da Eurosondagem da sexta feira passada ? Terao alguma coisa a declarar ?

     
  • At 19 junho, 2015 11:16, Anonymous Anónimo said…

    Que me dizem às sondagens de hoje?

    PSD/CDS à frente.

    Volta Tó Zé!

     
  • At 20 junho, 2015 19:53, Blogger Zé do Barreiro said…

    Pois é, último Anónimo, é mesmo do Catano.

    Para além do texto que a seguir publicamos, pedimos aos nossos estimados Leitores que olhem – COM OLHOS DE VER – a sequência de imagens que vimos publicando neste Post.

    « COLIGAÇÃO PSD-CDS ULTRAPASSA PS NAS INTENÇÕES DE VOTO

    A menos de quatro meses das eleições legislativas, o Partido Socialista de António Costa é ultrapassado pelo PSD/CDS nas intenções de voto, apesar da mínima diferença de um ponto percentual constituir um empate técnico.

    A sondagem de Junho do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica para o Diário de Notícias e a RTP atribui 38% das intenções de voto à coligação PSD/CDS e 37% ao PS, o que constitui um empate técnico devido à margem de erro de 3%.

    O último barómetro do CESOP, quando António Costa assumiu a liderança do PS, em Setembro de 2014, colocava os socialistas perto da maioria absoluta, com 45% das intenções de votos, mas desde Outubro do ano passado o partido caiu oito pontos percentuais nas intenções de voto para 37%, enquanto o PSD e o CDS (que na altura ainda não tinham oficializado a coligação) subiram seis pontos, de uma soma de 32% para 38%.

    A última vez que a coligação tinha ultrapassado o PS foi em março de 2013, quando recolhiam 33% das intenções de voto contra 31% dos socialistas, registando-se um empate nos 35% em Julho desse ano. »


    Nota: Há uma semana, os resultados da Eurosondagem para o Expresso e a SIC mostravam um cenário um pouco diferente, dando ao PS 36,9% das intenções de voto, seguido de perto pelos 33,3% dos partidos da maioria.

    Será que os apoiantes do AC, desta vez, se dignarão “abrir o bico” ?

    Zé.

     
  • At 22 junho, 2015 17:09, Anonymous Anónimo said…

    para os que passaram o fim-de-semana em regozijo com uma alegada subida da direita nas sondagens. pelo insuspeito Pedro Magalhães:
    http://www.pedro-magalhaes.org/a-coligacao-nas-ultimas-sondagens/

     
  • At 23 junho, 2015 19:03, Anonymous Anónimo said…

    "Imediatamente antes das Europeias, o PS estava estimado em 37,4%. Em Dezembro, 37%. Hoje está em 37,5%" Diz P. Magalhães no link indicado

    Então que raio acrescentou Costa ao PS em termos de intenção de voto?

     
  • At 23 junho, 2015 22:34, Blogger Zé do Barreiro said…

    Último Anónimo,

    Direi mais,´segundo o link do insuspeito Pedro Magalhães, após variadíssimos e complicadíssimos cálculos realizados por ilustríssimos matemáticos e estatísticos oriundos das mais prestigiosas universidades nacionais e internacionais, eis que o PS aparece com os tais 37,5% que referes e a coligação de direita aparece com 35,9% ( portanto, o PS com mais 1,6% ).

    E o Anónimo de 22 junho, 2015 17:09 salta, exulta e grita de satisfação porque a direita não subiu na sondagem e não ultrapassou o PS ...

    Vai lá, vai...

     
  • At 27 junho, 2015 19:56, Anonymous Segurista sem Seguro said…

    O PS ainda não percebeu em que filme é que está metido. Continuem com falinhas mansas, a fazer vénias para a Europa ver, a chamar “tontos” ao Syriza, a pedir quase por favor um atestado de respeitabilidade aos amigos do governo, a andar a ver fábricas “inovadoras”, feiras de ovelhas e de fumeiro, a pedir certificados de bom comportamento a Marcelo e Marques Mendes, a fazer cartazes sem conteúdo – não tem melhor em que gastar dinheiro? – e vão longe.

    Será que não percebem o que se está a passar? Enquanto ninguém disser na cara do senhor Primeiro-ministro ou do homem “irrevogável” dos sete chapéus, ou das outras personagens menores, esta tão simples coisa: “o senhor está a mentir”, e aguentar-se à bronca, a oposição não vai a lado nenhum. Por uma razão muito simples, é que ele está mesmo a mentir e quem não se sente não é filho de boa gente. Mas para isso é preciso mandar pela borda fora os consultores de imagem e de marketing, os assessores, os conselheiros, a corte pomposa dos fiéis e deixar entrar uma lufada de ar fresco de indignação.

     
  • At 28 junho, 2015 11:01, Blogger Zé do Barreiro said…

    Excelente comentario!

    Mas, meu caro, como podem os alapados do AC fazer aquilo que o amigo sugere se todos andam ocupadissimos e muito mais preocupados com as listas de deputados e com os respectivos lugares que cada um pretende ficar nas mesmas.

    Essa e que e essa...

    Saude e um excelente Domingo,

    Ze.

     
  • At 01 julho, 2015 17:11, Anonymous Anónimo said…

    António Costa estará amanhã às 21h no Auditório dos Bombeiros Voluntários do Barreiro para um debate intergeracional com a população do Concelho e do Distrito. Participem, venham conhecer as propostas do Partido Socialista e, se assim entenderem, façam as vossas questões ao nosso candidato a Primeiro-Ministro de Portugal!

     
  • At 16 julho, 2015 19:10, Anonymous Anónimo said…

    O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que a descentralização deve ser «a verdadeira pedra angular da reforma do Estado», comprometendo-se a resolver o problema, entre Governo e autarcas, nas águas, transportes públicos e fundos comunitários.

    (...)

    "Temos que aproveitar este momento para transformar as atuais comissões de coordenação e desenvolvimento regional não em delegações do Governo mas em entidades que estão ao serviço das próprias regiões e por isso devem ser eleitos e responder perante os autarcas das regiões", defendeu.


    http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=782264

    Parece que está de regresso o debate sobre a regionalização, agora designada por descentralização, com a perniciosa variante de serem os "autarcas das regiões" ( coisa que legal e formalmente ainda não há...) a eleger os executivos dessas entidades...sem intervenção dessa cambada de abstencionistas e livres-votadores que designamos por POVO

     
  • At 26 novembro, 2015 10:55, Anonymous Anónimo said…

    Desculpe Zé. Era aqui que eu queria "postar" pois o tema está ligado à notícia supra e constitui,quanto a mim, uma prioridade do Governo que vai entrar em funções, tendo em conta o seu elenco ( falta o Programa e a orgânica).

    A organização do congresso não avança ainda para a questão do mapa, porque, para já, a prioridade é colocar a questão da regionalização, mas nenhuma hipótese é excluída por enquanto. José Soeiro admite que o mapa que constou no referendo nacional sobre a regionalização, que apresentava a região administrativa do Alentejo desde o litoral até à fronteira com Espanha, é uma probabilidade. Mas há outras, como dividir o Alentejo em dois, ou até uma terceira hipótese, que inclui a península de Setúbal na região do Grande Alentejo.
    Ceia da Silva, que já demonstrou publicamente simpatia por esta hipótese de a região do Alentejo ter o rio Tejo como fronteira norte,
    diz que o congresso pode convidar autarcas e outros responsáveis da península de Setúbal. (...)”.

    http://www.publico.pt/local/noticia/alentejo-puxa-pela-regionalizacao-nos-40-anos-da-constituicao-1715196?page=-1

     
  • At 13 janeiro, 2016 11:01, Anonymous Anónimo said…

    Transportes, cuidados de saúde primários e áreas portuárias e marítimas entre as competências que passarão para os municípios em 2017. A reforma das freguesias "não vai voltar ao ponto de partida".
    Passar competências para os municípios, um novo modelo de actuação para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento regional (CCDR) e eleição directa dos membros executivos das áreas metropolitanas. Estas são as principais áreas da estratégia de descentralização do Executivo de António Costa, que estará no terreno daqui por um ano.

    O ministro adjunto, Eduardo Cabrita, garantiu esta segunda-feira, (…), o compromisso do Governo de assumir "a descentralização como a base da reforma do Estado", prometendo que este será o ano da concretização do trabalho técnico para "preparar esta profunda alteração na organização do Estado" no primeiro semestre de 2017.

    O prazo é claro e fácil de justificar. É que o objectivo do Executivo socialista, liderado pelo ex-presidente da Câmara de Lisboa, passa por concluir todas as necessárias alterações legislativas e administrativas para que o próximo ciclo autárquico, que terá início em Outubro desse ano, já "corresponda a esse novo modelo de organização territorial".

    Entre as competências que deverão passar para a esfera dos municípios, resumiu Cabrita no final de uma reunião do Conselho de Concertação Territorial, no Porto, estão a educação, a saúde (nos cuidados de saúde primários), a área da segurança (nomeadamente as que têm polícias municipais), a protecção civil, os transportes, a acção social e as áreas portuárias e marítimas.

    Esta reforma do Estado no que toca às políticas territoriais – a outra e mais famosa reforma do Estado é "mais ampla" e implica outras matérias, como a modernização administrativa, sustentou o governante – estende-se das CCDR até ao modelo de funcionamento das freguesias.

    Ora, questionado sobre se isso implicava reverter também a reforma administrativa realizada por Miguel Relvas, que reduziu o número de freguesias, Eduardo Cabrita apenas mostrou "disponibilidade para avaliar o que foi feito" em conjunto com a associação desses autarcas (ANAFRE), advertindo, no entanto, que "não [se vai] necessariamente voltar ao ponto de partida".
    http://www.jornaldenegocios.pt/economia/autarquias/detalhe/governo_promete_reforma_territorial_a_tempo_das_autarquicas.html

     
  • At 15 janeiro, 2016 12:04, Anonymous Anónimo said…

    “COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS DE 14 DE JANEIRO DE 2016
    1. O Conselho de Ministros debateu o modelo e o calendário do Plano de Descentralização, tendo em vista aprofundar a democracia local, melhorar os serviços públicos de proximidade e atribuir novas competências às autarquias locais. Com estas medidas, o Governo cumpre os compromissos de estímulo ao crescimento económico assumidos no seu Programa, através da alocação de recursos para um nível de gestão mais próximo dos cidadãos.
    Este plano implica uma revisão das competências das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e das Áreas Metropolitanas, reforçando-se a respetiva legitimidade democrática.
    Este processo inicia-se já este mês, envolvendo pelo menos dez ministérios. Deverá estar concluído no final do primeiro semestre de 2017 para que o ciclo autárquico 2017-2021 possa decorrer já no novo quadro.
    (…)”
    http://www.portugal.gov.pt/pt/o-governo/cm/comunicados/20160114-cm-com.aspx

     
  • At 15 janeiro, 2016 12:05, Anonymous Anónimo said…

    PLANO DE DESCENTRALIZAÇÃO É A BASE DA REFORMA DO ESTADO
    (…)
    O Plano - que deverá estar concluído no final do primeiro semestre de 2017 - implica a revisão das competências das comissões de coordenação de desenvolvimento regional (CCDR) e das áreas metropolitanas, reforçando-se a respetiva legitimidade democrática. O Ministro referiu que é objetivo do Governo «alterar a natureza das CCDR, transformando-as em verdadeiros centros de promoção do desenvolvimento territorial, tendo como base as cinco áreas já existentes». «Queremos que, a partir de 2017, as CCDR sejam eleitas de modo indireto através da participação das câmaras municipais e das assembleias municipais», acrescentou.
    Eduardo Cabrita afirmou também quehaverá a «alteração da natureza das atuais áreas metropolitanas de Lisboa e Porto», reforçando os seus poderes. E «queremos que, juntamente com as eleições municipais e de freguesia de 2017, sejam pela primeira vez eleitas diretamente pelos cidadãos os presidentes das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e respetivas assembleias metropolitanas», acrescentou.
    «Todo o quadro normativo, financeiro, institucional e logístico de apoio terá de estar preparado ao longo de 2016, sendo aprovado na primeira metade de 2017. Pretendemos que o ciclo autárquico entre 2017 e 2021 decorra já com base no novo quadro institucional e de competências», frisou o Ministro, que referiu que este plano será desenvolvido em cada um dos ministérios por uma equipa «coordenada por um Secretário de Estado» e «no plano financeiro, este novo quadro de descentralização deverá estar plenamente refletido no Orçamento de Estado para 2018».
    (…)
    http://www.portugal.gov.pt/pt/ministerios/madj/noticias/20160114-madj-descentralizacao.aspx

     
  • At 15 janeiro, 2016 16:48, Anonymous Anónimo said…

    “O candidato presidencial, Edgar Silva, defendeu nesta sexta-feira, em Silves, no Algarve, a necessidade de se fazer a regionalização do país, sem necessidade, desta vez, da realização de um referendo.
    (…)
    O candidato defendeu o poder autárquico e sublinhou que o presidente da República "é alguém que tem de estar próximo dos cidadãos".
    "O Presidente da República devia ser não só a voz avançada da defesa do Poder local. (...), mas também o paladino da defesa da regionalização, das regiões, da visão que a Constituição de Abril consagrou", disse Edgar Silva aos jornalistas.
    O candidato considerou que não é necessária a realização de um novo referendo sobre a regionalização e que não se devem criar "mais e mais dificuldades" a esse processo.
    (…)”
    https://www.publico.pt/politica/noticia/edgar-silva-defende-regionalizacao-sem-referendo-1720328

    Já deve faltar muito pouco para se começar a perceber o que é que Costa realmente deu ao PC para este não lhe chumbar o programa de governo.

     
  • At 18 janeiro, 2016 12:18, Anonymous Anónimo said…

    “Governo socialista vai concretizar a intenção do Executivo anterior de, no âmbito do processo de descentralização, fazer com que os presidentes das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e das respectivas assembleias metropolitanas sejam eleitos directamente pelos cidadãos nas autárquicas de 2017. A par disso, as equipas de gestão das CCDR – Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional passam a ser eleitas por voto indirecto dos municípios que as integram.

    O modelo e o calendário do plano de descentralização foi aprovado esta quinta-feira em Conselho de Ministros, envolve a participação de dez ministérios e a estreita colaboração com a Associação Nacional de Municípios (ANMP) e a Associação Nacional de Freguesias (Anafre), e pressupõe que tudo esteja pronto dentro de ano e meio, a tempo das eleições autárquicas de 2017 e do Orçamento do Estado de 2018. O objectivo do plano, descreveu a ministra da Presidência, é “aprofundar a democracia local, melhorar os serviços públicos de proximidade e atribuir novas competências às autarquias locais”.

    Com as competências seguirá igualmente o cheque, prometeu, por sua vez, o ministro-adjunto do primeiro-ministro, Eduardo Cabrita, que também garantiu que o plano de descentralização não implicará despedimento, requalificação ou redução dos funcionários públicos, mas deixou no ar que poderá obrigar à transferência de trabalhadores da administração central para a local. “O processo de descentralização envolverá uma racionalização de recursos e gestão mais eficiente. Temos hoje estruturas locais do Estado que passarão a ser geridas ou pelas áreas metropolitanas, pelos municípios ou pelas comunidades intermunicipais. E teremos quer recursos humanos quer financeiros que hoje estão afectos às estruturas centrais dos ministérios e que serão transferidos para a Administração Local”, descreveu Eduardo Cabrita, acrescentando que “não há aqui nenhuma estratégia de destruição dos direitos” dos funcionários públicos.

    A eleição directa dos presidentes das áreas metropolitanas era já uma intenção do anterior Governo PSD/CDS: o “aprofundamento da legitimidade e do controlo democrático” das áreas metropolitanas estava consagrado no livro verde da reforma administrativa de Setembro de 2011, que estendia o mesmo objectivo às comunidades intermunicipais, e o ministro da Presidência, Miguel Relvas chegou a anunciar que a intenção era que a eleição directa acontecesse em 2017.

    Apesar disso, o CDS apressou-se esta tarde, no entanto, discordar do modelo de eleição directa das áreas metropolitanas anunciado pelo Governo socialista argumentando que o executivo de António Costa se prepara para criar “novos órgãos políticos de natureza regional” e que isso é o início de um processo de regionalização “de forma encapotada e de mansinho”, de que o partido discorda.

    Em alternativa ao reforço das comunidades intermunicipais da direita, o Governo socialista prefere robustecer o estatuto das cinco CCDR que representam todo o território continental, e fazer com que também as suas equipas de gestão sejam eleitas, embora de forma indirecta, pelas câmaras e assembleias municipais.
    A intenção é transformar as CCDR em “verdadeiros centros de promoção territorial”.

    (continua)

     
  • At 18 janeiro, 2016 12:19, Anonymous Anónimo said…

    (cont.)

    Considerando que a contratualização de competências que o anterior Governo contratualizou com alguns municípios não é nenhuma descentralização mas antes um “processo atípico” decorrente de uma “visão centralista e discriminatória da relação com os municípios”, o ministro prometeu que o novo processo não implicará “premiar ou punir” umas autarquias em detrimento de outras, mas antes a “significativa transferência de competências para todos os municípios”.

    Considerando os municípios com “estruturas essenciais”, o Governo vai desenvolver um “processo intenso de descentralização de competências para o nível municipal nas áreas da educação, saúde, acção social, protecção civil e segurança pública, cultura, transportes, áreas portuárias e marítimas, e habitação”
    , enumerou Eduardo Cabrita. Para fazer todo esse processo, o Governo vai criar ainda até ao final deste mês equipas bilaterais que envolvem estruturas de dez ministérios coordenadas por secretários de Estado para “identificar as alterações estruturais e legislativas e preparar o diálogo com as autarquias” que se estenderá durante todo este ano de forma a que no primeiro trimestre de 2017 se aprovem todas as alterações legislativas e “o novo quadro de exercício descentralizado possa ser plenamente reflectido no OE 2018”.

    https://www.publico.pt/politica/noticia/governo-quer-eleicao-directa-dos-lideres-das-areas-metropolitanas-de-lisboa-e-porto-1720249

     
  • At 18 janeiro, 2016 12:20, Anonymous Anónimo said…

    Prestar serviços ao cidadão de uma forma mais eficaz e próxima é um dos objectivos do Governo que, de acordo com o secretário de Estado das Autarquias Locais, está disposto a apostar na descentralização de competências das estruturas da administração central até às juntas de freguesias. Carlos Miguel garante que esse caminho será feito em diálogo com as autarquias, mas defende desde já a transferência para as Comunidades Intermunicipais (CIM) da cobrança dos impostos camarários, para os municípios das questões da saúde da manutenção das estradas nacionais que atravessam os seus territórios, e para as juntas de freguesia do licenciamento das festas populares e espaços verdes.

    (…)

    Segundo Carlos Miguel, as CIM poderão ter um papel reforçado no funcionamento e coordenação das suas sub-regiões. “Porque não têm a cobrança dos impostos de índole municipal, por que é que o IMI [Imposto sobre Imóveis] tem que ser cobrado pelas Finanças e, depois, as câmaras nunca sabem quem paga e quem não paga e qual o esforço que está a ser feito para cobrar? Por que é que os impostos municipais têm de ser cobrados pelas Finanças? As comunidades intermunicipais não podem fazer isto?”, interrogou o secretário de Estado, que considera que as CIM também devem coordenar os transportes públicos na área dos seus municípios.


    Carlos Miguel, que foi presidente da Câmara de Torres Vedras e da CIM Oeste, defendeu que os municípios devem ter competências reforçadas nos próximo anos. “Porque razão não hão-de as câmaras de cuidar da rede de estradas nacionais que atravessa os seus concelhos? Por que é que há-de ser a Infra-estruturas de Portugal? Por que é que, de acordo com o número de quilómetros, o Estado não descentraliza verbas para as câmaras e estas dão conta, no final do ano, do que fizeram e do que não fizeram?, questionou. “Julgo que não é assim tão difícil, é uma questão de vontade de abdicar e de ficar com essas competências”, disse. O secretário de Estado das Autarquias Locais, considerou, ainda, que a fiscalização do estacionamento deve ficar na alçada dos serviços municipais e que a coordenação dos cuidados primários de saúde (centros de saúde), dos cuidados continuados e da acção social local também deverão passar para as câmaras. “Nos próximos meses, neste ano de 2016, temos muito para pensar, para discutir e para concertar. Primeiro é preciso dialogar e depois concretizar”, vincou.

    CCDR reforçadas
    Na sua opinião, este processo de descentralização deve abranger todas as escalas, dando tum papel muito mais relevante às juntas de freguesia. Estas autarquias mais próximas do cidadão deverão ter “um papel muito activo e muito eficaz”, colaborando na marcação de consultas de que os seus habitantes necessitem nos centros de saúde e nos hospitais. “Sei que um presidente de Câmara é muito centralizador por tendência, eu também o fui. Mas há muito para fazer neste caminho da descentralização", destacou.. Por que é que a conservação normal dos espaços verdes tem de ser feita pelas câmaras e não é feita pelas juntas, que o podem fazer de uma forma muito mais próxima e mais barata? Por que é que as juntas não podem ter competências no licenciamento das festas e dos espaços verdes?”, perguntou.

    O secretário de Estado defendeu, para os próximos anos, o reforço de competências das CCDR. Em seu entender faz sentido que os organismos que coordenam o ordenamento do território e a distribuição dos fundos comunitários passem a ter também competências em várias áreas da intervenção do Estado. “Por que é que não temos nas CCDR a promoção do turismo, por que é que temos que ter um outro organismo a pensar só no turismo e as CCDR apenas fornecem o dinheiro e os meios? Por que é que as CCDR não recebem as direcções regionais de cultura e de agricultura? Por que é que não são as CCDR a avocar estas competências e a pensar a sua região de forma global?, interrogou.

    https://www.publico.pt/politica/noticia/comunidades-intermunicipais-podem-assumir-cobranca-dos-impostos-camararios-1720543

     
  • At 29 janeiro, 2016 16:10, Anonymous Anónimo said…

    ”(…)Porque o desafio é imenso a ação é urgente e por isso demos prioridade à aprovação do Plano de Descentralização que permitirá que o ciclo autárquico 2017-2021 corresponda à vibrante afirmação de uma nova geração de políticas territoriais.

    O Plano de Descentralização têm três dimensões fundamentais:
    - aprofundar a democracia local,
    - assegurar uma rede de serviços públicos de proximidade e
    - atribuir novas competências às autarquias locais.

    A racionalização da administração desconcentrada do Estado de acordo com o modelo
    das 5 regiões-plano dará coerência e eficácia às políticas públicas e de coesão territorial.
    As CCDR devem assumir plenamente o papel de centros de planeamento e definição de estratégias regionais no âmbito dos programas com apoio de fundos europeus e na relação com as regiões espanholas o que exige a legitimação democrática dos seus dirigentes.

    As áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto devem ser verdadeiras autarquias locaiseleitas diretamente pelas populações dando resposta às exigências específicas das duas grandes áreas urbanas como exigem os autarcas de todas as áreas políticas.

    Os municípios são o nível de governação territorial para o qual importa descentralizar a gestão pública de proximidade nos domínios da educação (com respeito pela autonomia das escolas), da saúde, da ação social, dos transportes, da cultura, da proteção civil
    e das áreas portuárias e marítimas.
    A cooperação intermunicipal será reforçada e incentivada como forma de racionalização de recursos públicos.

    Finalmente a minha experiência de descentralização na cidade de Lisboa permite-me
    dizer que as freguesias têm um papel único como polos de democracia de proximidade e
    da igualdade no acesso aos serviços públicos
    .”


    Intervenção do Senhor Primeiro-Ministro no Debate Quinzenal – Assembleia da República
    29. janeiro. 2015
    Autora: Mariana Vieira da Silva
    http://www.portugal.gov.pt/pt/pm/intervencoes/20160129-pm-ar.aspx

     
  • At 14 março, 2016 11:56, Anonymous Anónimo said…

    "Já deve faltar muito pouco para se começar a perceber o que é que Costa realmente deu ao PC para este não lhe chumbar o programa de governo"

    No primeiro dia de votações na especialidade do Orçamento do Estado para este ano, o Governo PS viu chumbadas cinco normas da proposta de lei, por votação desafinada da esquerda. Os socialistas tiveram quase sempre o BE do seu lado, mas sempre que a outra peça do acordo de esquerda – o PCP – esteve contra, a iniciativa caiu. O desacerto de passo não teve impacto de maior até agora, mas já foram vetadas partes da proposta de lei do Governo, o que é pouco habitual, e ainda falta a votação das sempre delicadas propostas fiscais, o que acontecerá esta segunda-feira.
    (…)
    Na segunda-feira houve um momento de falha na engrenagem que saltou à vista, durante a votação de uma norma da proposta de lei relativa à transferência de património edificado, que já tinha sido acertada entre os partidos antes da sua apresentação, o Bloco de Esquerda votou contra, ao lado do PSD e do CDS-PP, e o PCP absteve-se. Como só o PS votou a favor da proposta do Governo, o artigo 6º era rejeitado. Pouco depois, o Bloco de Esquerda corrigiu a sua votação para um voto favorável, esperando que a proposta fosse aprovada, mas os seus votos não chegavam, já que o PEV e o PAN não podem votar na comissão. A norma esteve quase a ser chumbada e só não o foi porque duas horas depois o PCP viria a alterar a sua posição, também para um voto favorável.

    Esta norma passou, mas houve pelo menos mais seis partes de artigos que foram chumbadas, na sua grande maioria devido à posição do PCP, mas duas delas também com a abstenção do Bloco de Esquerda, caindo assim algumas partes da proposta de lei do Governo, mesmo com o PS a favor e tendo um acordo que lhe dá maioria no parlamento.

    O que já foi rejeitado da proposta do Governo:
    (…)
    •número 5, do artigo 40.º: norma relativa aos montantes de participação das autarquias locais nos impostos do Estado.
    •número 2, do artigo 49.º: norma relativa a auxílios financeiros e cooperação técnica e financeira.
    (…)
    •número 2 do artigo 77.º: norma relativa aos limites máximos das garantias pessoais do Estado.
    (…)
    Desta vez, pelo menos nos casos do Bloco de Esquerda e do PCP, as propostas que são avocadas para plenário são propostas votadas e aprovadas na especialidade, com exceção de uma avocação do PCP ao artigo 29.º, um artigo da proposta de lei do Governo sobre a gestão de trabalhadores nas autarquias locais e demais entidades da administração local. Este artigo impõe limitações à contratação de trabalhadores nas autarquias e sanções para quem não respeitar as regras, que podem ir até à retenção de 20% das transferências do Orçamento para as autarquias e freguesias.

    http://observador.pt/2016/03/13/orcamento-as-pedras-podem-encravar-geringonca/

     
  • At 14 março, 2016 11:57, Anonymous Anónimo said…

    (cont.)

    CRISE NA SUINICULTURA RESULTA DO EXCESSO DE OFERTA
    (…)
    O Ministro lembrou que os problemas políticos na Crimeia que levaram a União Europeia a declarar o embargo à Rússia que «ripostou interditando determinados produtos agrícolas europeus», entre os quais a carne de porco».

    Assim, terá de ser a União Europeia a encontrar soluções que deverão passar pela redução temporária da produção, não só de carne, como é o caso dos suinicultores, mas também de leite, outro setor afetado. «Basicamente, eu considero que havendo um excesso de oferta, a solução para o problema terá de ser a redução temporária da produção», disse Capoulas Santos.

    (…)

    «É uma questão da lei de oferta e da procura, e todos sabemos por que razão é que os preços estão baixos, é porque há um excedente de oferta fruto de várias circunstâncias em que avultam dificuldades de alguns mercados para onde a Europa tradicionalmente exportava, à cabeça dos quais está o mercado russo», acrescentou.

    Sobre a manifestação de suinicultores, Capoulas Santos afirmou que foi «surpreendido hoje com uma manifestação, da qual não fui avisado, com um pedido de audiência que ninguém me solicitou e que ganhou grande proporção na comunicação social».

    http://www.portugal.gov.pt/pt/ministerios/mafdr/noticias/20160311-mafdr-suinicultura.aspx

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter