A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

quarta-feira, julho 01, 2015

OS SOCIALISTAS ALVARO BELEZA E EURICO BRILHANTE DIAS DEFENDEM PRIMÁRIAS PARA ESCOLHER DEPUTADOS












            SONDAGEM DA AXIMAGE - MEADOS DE JULHO 2015 ( Incluindo histórico )


           BARÓMETRO EUROSONDAGEM - 4 AGOSTO 2015
Meus Amigos,

Camaradas,

Cá está um assunto actual, importantíssimo e fundamental que todos os Socialistas – concretamente os ex apoiantes de António José Seguro – deveriam ter em conta, agora, nos debates que os apoiantes de António Costa estão a promover, à pressa, antes da formação e entrega das listas para deputados à Assembleia da Republica nas Legislativas de Outubro, pf.

Os socialistas Álvaro Beleza e Eurico Brilhante Dias defendem a realização de eleições primárias para a escolha dos deputados para a Assembleia da República nas próximas legislativas e, depois, para o candidato presidencial.

Em declarações publicadas em diversos OCS há um tempo para cá, e nas suas opiniões, a concretização de eleições primárias, tal como aconteceu para o cargo de secretário-geral do partido, vai ajudar muito e contribuir decisivamente para que o PS tenha maioria absoluta nas legislativas.

Os antigos membros do Secretariado Nacional do PS, aquando da liderança de António José Seguro, frisaram que esta proposta não é contra ninguém mas a favor do partido.

"Há sempre resistências às eleições primárias porque as pessoas não querem partilhar poder, mas acredito que vamos ganhar porque temos razão e somos teimosos", é uma frase muito ouvida da boca de Álvaro Beleza.

O atual membro da Comissão Política Nacional do PS, considerou que as primárias galvanizam, abrem e dinamizam o eleitorado socialista.

"Os deputados são escolhidos pelos diretórios políticos e o PS quer mudar isso e o secretário-geral também, aliás todas as vezes que falei com ele tive essa certeza", afirmou.

O socialista defendeu que, mesmo não sendo todos, uma parte dos deputados deve ser eleita em primárias para que o PS esteja todo representado, haja debate político e envolvimento do eleitorado.

Apesar de considerar que o assunto agora são as legislativas, o dirigente socialista defende também que a escolha do candidato do PS ao cargo de Presidente da República seja feita da mesma forma.

Defensor da mesma ideia, Eurico Brilhante Dias acredita que as eleições primárias são um instrumento muito importante e útil para construir as listas que o PS vai apresentar às legislativas.

Segundo o membro do Gabinete de Estudos do PS, é fundamental reforçar a ligação entre o eleitor e o eleito para que seja corresponsável  pelas suas decisões.

Brilhante Dias acredita que haverá militantes com opiniões diferentes, mas o processo de união é diário porque, anteriormente, as divergências foram profundas.

"Eliminar militantes não está na cultura do PS, teve momentos de elevadíssimas divergências, mas sempre foi capaz de reconstruir ambientes de unidade", afirma o antigo membro do Secretariado de António José Seguro.

Quanto a esta matéria, Álvaro Beleza entende que o PS tem uma ferida difícil de sarar desde a altura em que foi eleito um novo líder, mas o partido está a trabalhar para a unidade e derrubar o Governo de Pedro Passos Coelho e Paulo Portas.

Por esse motivo, está convicto que o partido terá uma clara vitória nas próximas eleições.

Ouvidos moucos da “entourage” de António Costa, oiçam as palavras ponderadas e cheias de razão destes dois Socialistas genuínos.

Para o engrandecimento efectivo do Partido Socialista. 


Zé do Barreiro. 

152 Comments:

  • At 01 julho, 2015 23:48, Anonymous Fernando Pereira said…

    Chegamos e estamos felizes e satisfeitíssimos por virmos passar (eu e meu filho) ferias ao Brasil, onde penso ficar uns dois a três meses... Mulheres lindas, sol no peito e agua de coco - o suficiente para podermos alcançar o paraiso - principalmente longe da banalidades dos políticos dai... Um abraco, Amigo Ze

     
  • At 02 julho, 2015 01:09, Anonymous Anónimo said…

    Álvaro Beleza dixit:

    "Espero que haja inteligência das distritais e confio na palavra do secretário geral, que disse que haveria inclusão e pluralidade nas listas de deputados. Tenho dado o meu contributo mas muito depende da actual direcção que tem a faca e queijo na mão."
    Questionado sobre sondagens: "É difícil ser líder da oposição. António Costa disse, quando António José Seguro, era líder do PS, que é talvez o lugar mais difícil na vida política Portuguesa. Na política, como no futebol o que interessa é ganhar. Estou confiante, estamos a trabalhar para que o partido ganhe as eleições."

    Sobre se Seguro foi injustiçado: "Acho que foi e acho até que houve alguma crueldade. Mas quem anda na política sabe que, às vezes, ela é cruel e injusta. Seguro deixa uma marca: A ética e a decência na vida pública e abertura do partido aos cidadãos com laboratório de ideias e primárias."

    “Nas listas de deputados não quero acreditar que a unidade seja posta em causa. A tradição do Partido Socialista foi sempre a de construir listas de deputados no sentido da pluralidade e representatividade. Não se pode deitar borda fora os que trabalharam e muito pelo PS nos últimos quatro anos só porque apoiaram Seguro.

    Como António Costa muito bem disse o PS não apaga a história. Quero acreditar.”

     
  • At 02 julho, 2015 11:33, Blogger António Cabós Gonçalves said…

    Como é óbvio, têm toda a razão!

     
  • At 03 julho, 2015 12:44, Blogger Zé do Barreiro said…

    Em primeitro lugar, dois grades abraços, um para o meu Camarada e Amigo Fernando Pereira, agora em terras de Vera Cruz e outro ao meu Amigo António Cabós Gonçalves por se dignar vir a este Espaço, embora com uma curta frase, deixar aqui a sua inequivoca opinião.

    Caros Leitores,

    Este Espaço preocupa-se grandemente com os tempos livres e o entretenimento dos nossos caros Amigos, deste modo propomos esta simples adivinha para que possam enviar-nos as vossas sempre inteligentíssimas respostas.

    Algumas das Concelhias do PS, do distrito de Setúbal, já escolheram os candidatos que preferem, ou que desejam, para representarem as suas CPCs na lista de deputados do nosso circulo eleitoral.

    São os casos do Seixal, Setúbal e Almada. Não referimos os nomes porque entendemos que são suficientemente conhecidos dos nossos estimados Leitores ( concretamente dos militantes Socialistas ).

    A adivinha que se apresenta é: qual será o(s) candidato(s) na lista de deputados do PS, pelo Concelho do Barreiro ?

    Entretenham-se a adivinhar ( ou não! ) e enviem-nos as vossas respostas.

    Saudações,

    Zé.

    ( PS: Soubemos que, parece, será o Ferro Rodrigues – não será esta a altura para este Cidadão se reformar ? - o cabeça de lista do PS para o distrito de Setúbal. Santo Deus ! O que será que irá acontecer, a seguir, aos azarados Socialistas do distrito de Setúbal ? Será que não mereciamos ter alguma sorte, pelo menos alguma vez ? )

     
  • At 03 julho, 2015 21:19, Anonymous Anónimo said…

    É "facilíssimo"!
    Cabrita, Pinotes, Eurídice, Vieira da Silva, Pedro das meiguices e a assessora do vereador do chamuça man.

     
  • At 04 julho, 2015 02:22, Anonymous Fernando Pereira said…

    A dança das cadeiras a funcionar a todo o gás... Cada vez "admiro" mais o usurpador que dá pelo nome de António Costa!!!

     
  • At 05 julho, 2015 22:05, Blogger Zé do Barreiro said…

    Interrompendo por breves momentos o assunto do Post, porque, de facto, este dia foi muito importante para a Grécia ( e, na minha opinião, para a Europa ) deixo-vos o endereço duma notícia ( e de uma imagem ) do Aventar.

    Fabuloso!

    Desfrutem.

    http://aventar.eu/2015/07/05/da-grecia-sem-amor/

    Zé.

     
  • At 13 julho, 2015 01:15, Anonymous Anónimo said…

    Os comentários aqui têm andando parados...

     
  • At 13 julho, 2015 11:04, Blogger Zé do Barreiro said…

    Tens toda a razão.

    Embora muitos leitores – da ordem dos 60 por dia – venham aqui “cuscar”, quanto a enviarem comentários, sabes, há muita gente ocupada neste momento a tratar da sua vida... e não têm tempo para escrever.

    A lista de deputados e afins, sim, e afins ... os afins... ( é que deputados são só 17 no circulo de Setúbal ). Não sei se me entendes.

    Deixemos passar mais uns dias, poucos, e vais ver que os comentários irão chover.

    Saúde,

    Zé.

     
  • At 13 julho, 2015 12:12, Anonymous Anónimo said…

    Vieira da Silva vai por Santarém

     
  • At 13 julho, 2015 20:30, Anonymous Fernando Pereira said…

    Amigo Ze' se nao fosse o teu irreverente blog,pouco ou nada se sabia do nosso PS. Como sabes estou no Brasil com o meu filho e para estar actualizado, e' a Paragem que venho saciar-me. Sobre alista de esforcados deputados, quem duvida que ela ja' esta' cozinhada e apimentada? Encontros, debates, inque'ritos, faz parte da trama montada... Nao ia nem aos figos com esses iluminados escolhedores de banalidades funcionais... Um grande abraco, camarada e amigo. So' um pormenor: isto aqui e' bom de vrdade e estamos felizes por estar a usufruir das maravilhas deste pais imenso e acolhedor.

     
  • At 14 julho, 2015 16:53, Anonymous Anónimo said…

    Parece-me é que, cautelosa e cautelarmente, Costa está a afastar de lugares com maior visibilidade, os amigos e ex colaboradores do Engenhoso mas sem deixar de lhes garantir um lugar elegível...
    Embora pareça que está a afastar os seguristas...
    Talvez aposte também no facto da Fera finalmente aceitar sair da jaula na próxima revisão da medida de coação que ocorrerá por alturas da rentreé e ...da campanha e assim, previsivelmente, aumentar a velocidade de ponta da candidatura na altura mais decisiva

     
  • At 15 julho, 2015 11:31, Anonymous Anónimo said…

    Lista aprovada dos candidatos a deputados
    1 Ana Catarina Mendes
    2 Eduardo Cabrita
    3 Euridice Pereira
    4 A indicar pelo secretario geral
    5 Catarina Marcelino
    6 Ricardo Mourinho
    7 A indicar pelo secretario geral
    8 Ivam Gonçalves (JS)
    9 Ana Sofia Araujo
    10 Andre Pinotes Batista
    11 Francisco Parreira
    12 Pedro Ruas
    13 A indicar pelo secretario geral
    14 Ana Espada Pereira
    15 Sergio Faias
    16 Maria Fernanda Esfola
    17 David Pires
    18 Ana Santos

    Suplentes
    1 Antonio Chainho
    2 Teodolinda Silveira
    3 Fernando Neves
    4 Susana Pádua
    5 Carlos Trindade


    Eis a lista completa os primeiros do sao sempre os mesmos

     
  • At 16 julho, 2015 19:35, Anonymous Anónimo said…

    Ao Pinotes agora não lhe cabe um chícharo no cu.

     
  • At 16 julho, 2015 20:47, Blogger Zé do Barreiro said…

    Último Anónimo,

    Vou-lhe transmitir a minha opinião, a qual sempre defendi desde que sou militante do PS.

    Defendo que o Presidente da CPC do PS Barreiro - SEJA ELE OU ELA QUEM FOR - deveria SEMPRE ser colocado na lista de deputados em lugar claramente elegível.

    Defendo este critério seja o Secretário Geral do PS, António José Seguro ou o António Costa. Seja o Presidente da CPC do Barreiro apoiante do SG que for. Seja eu próprio apoiante de um SG diferente daquele a quem o Presidente da CPC deu o seu apoio.

    O que é, precisamente, neste momento o caso.

    Digo mais, lamento e não concordo objectivamente que o Presidente da CPC do PS Barreiro - O REPRESENTANTE DO CONCELHO DO BARREIRO - esteja colocado no 10º lugar na lista.

    Quem são alguns dos candidatos - o que fizeram para merecer figurar na lista - e quais foram os critérios de escolha dos mesmos até ao 9º lugar na lista ?

    Sabe, caro Anónimo, não iremos eleger mais de cinco deputados no Circulo de Setúbal.

    Escreva isto.

    A verdade ( e eles e elas sabem isso muito bem ) é que os tais cinco são sempre os mesmos a serem eleitos...

    E, em princípio, mais uma vez irá acontecer tal desiderato.

    Termino, ao menos com um ponto que considero ser muito positivo: O Ferro Rodrigues não será o cabeça de lista pelo PS, em Setúbal. Como foi anunciado por fontes fidedignas do Partido, que isso defendiam com "unhas e dentes", dias atrás.

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 16 julho, 2015 21:15, Anonymous Anónimo said…

    Ó Zé do Barreiro, tu dás com uma mão e tiras com a outra!
    Coiso e tal, achas que o Presidente da CPC deve estar em lugar elegível, mas a seguir dizes que não vão ser eleitos mais de cinco.
    O Ferro já está ché ché e o homem das chamuças quer "renovação" (diz ele).

     
  • At 16 julho, 2015 22:43, Blogger Zé do Barreiro said…

    Meu caro, a política é - e sempre será - feita de paradoxos.

    Quando eu refiro que o PS apenas fará eleger cinco deputados em Setúbal é devido ao facto da lista ter precisamente os cinco primeiros elementos que tem.

    O paradoxo é que serão eles mesmos que serão eleitos.

    O que é, mesmo, do Catano!

    Não sei se me fiz, finalmente, entender.

    Quanto ao 10º lugar do Presidente da CPC do PS Barreiro - lugar claramente não elegível - a minha opinião é esta:

    É verdade que o cabeça de lista é da escolha inequívoca do Secretário Geral.

    Ponto Final.

    O SG tem uma cota de 30%, incluindo o cabeça de lista, para indicar candidatos nos lugares efectivos da lista. No caso de Setúbal, 6 em 18 lugares.

    Continua a ser a minha opinião: Existem quatro Concelhias da Federação de Setúbal do PS que deveriam ter, obrigatoriamente, os seus representantes até ao 8º lugar na lista.

    São as Concelhias de Almada, Barreiro, Seixal e Setúbal.

    1º Escolha do SG

    2º Almada

    3º Seixal

    4º Barreiro

    5º Escolha do SG

    6º Setúbal

    7º Outra Concelhia (Palmela ou Sesimbra ou Sul Alentejano)

    8º JS.

    9º Escolha do SG.

    E por aí fora ...


    (Isto se se pretender que haja uma efectiva e real renovação nas listas ...)


    Daí o Presidente da CPC do Barreiro - NA MINHA OPINIÃO - ficar em lugar elegível.

    Será preciso fazer-lhe um desenho ?

    Saúde,

    Zé.

     
  • At 17 julho, 2015 22:27, Anonymous /fernando pereira said…

    Ou muito me engano, ou os actuais fazedores de listas, desconhecem que a maior seccao do distrito, Setubal, tem um lider da Comissao Politica da Concelhia chamado Paulo Lopes... Ou sera vingsncinha suja?

     
  • At 19 julho, 2015 11:36, Anonymous Anónimo said…

    As sondagens de ontem dão apenas 0,2% de diferença entre a coligação e o PS.
    Ainda vou ver os gajos a ter maioria absoluta porque o chamuças não é capaz de reverter a situação.
    Tenho a impressão que nem 5 deputados vamos eleger por Setúbal.
    E de quem é a responsabilidade?

     
  • At 19 julho, 2015 15:51, Anonymous Fernando Pereira said…

    Oh 19 julho, 2015 11:36, é precisamente esse o cenário que temo...E as bestinhas políticas do nosso burgo, ainda náo entenderam isso, ou então, se sabem, estão-se nas tintas... Concordo com o mister Zé, na sugestão da feitura da lista para candidatos a deputados - porque seria impossível, dado as ideias curtas do Costa, serem os militantes a escolher!

     
  • At 19 julho, 2015 22:18, Blogger Zé do Barreiro said…

    Fernando Pereira,

    O Anónimo de 19 julho, 2015 11:36 poderá ter, infelizmente para os verdadeiros e genuínos Socialistas, alguma razão.

    Ora repara na última sondagem da Aximage para o CM em que o nosso PS apenas tem mais 0,2 % do que a coligação de direita.

    ( Ver duas novas imagens que publiquei neste Post ).

    Como certamente acontece contigo, a mim como Socialista há mais de 32 anos, esta situação deixa-me muito preocupado.

    Grande abraço e muitas felicidades nesta tua nova experiência em terras do Brasil, em que espero que tu e o teu filho regressem o mais rapidamente possível,

    Zé.

     
  • At 22 julho, 2015 01:51, Anonymous Fernando Pereira said…

    Regressar? Náo taó cede...

     
  • At 22 julho, 2015 21:25, Anonymous Anónimo said…

    Mas é mais que evidente que António Costa´fêz uma" limpeza étnica" dos homens de e Seguro, nas lista de deputados!
    Só não vê quem quer!
    E não foram todos expurgados, só para enganar tolos!
    Devido a essa "limpeza de ficheiros", há "guerra" na distritais de Coimbra, Setúbal, Santarém, Bragança, Porto,Madeira etc..
    Como refere o articulista Bernardo Ferrão: "Uma vitória poucochinha" de Seguro" pode transformar-se numa "coligação fraquinha e poucochinha"
    A certa altura pode ler-se que Costa, ao querer ver-se livre de pessoas válidas e substituí-las por outras, só porque são seus apoiantes, divide o PS e constitue um grupo parlamentar muito fraquinho!
    Fala em renovação!
    Mas qual renovação?
    Ferro Rodrigues, Miranda Calha, Vitalino Canas, Vieira da Silva,Eduardo Cabrita, José Magalhães, Isabel Santos, Edite Estrela, Gabriela Canavilha?
    No entanto a "tralha socrática" mantém-se e é para ficar: Pedro Delgado Alves, Isabel Moreira, Marcos Perestrelo, Sousa Pinto. Isabel Santos e muitos outros!
    E com a cereja em cima do bolo, volta a "vira-casacas" Helena Roseta!
    Quanto à entrada de alguns dos sábios,em nada valorizam o grupo parlamentar do PS!
    Não passam de uns académicos!
    O investigador Quintanilha , no Porto, foi mal aceite!
    Um pouco de bom senso e devia rejeitar o convite!
    Pacheco Pereira diz que uma "vitóriazinha" é o mesmo que una derrota do PS
    Termino com a pergunta do jornalista que assinou esta peça:
    E SE NÃO HOUVER SEQUER UMA VITÒRIAZINHA?
    Nesse caso, respondo: Vai para o olho da rua!-
    E a unidade, António?

    Opinião de Bernardo Ferrão

     
  • At 22 julho, 2015 22:53, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caros Amigos,

    Cá vai uma pequena informação, a qual muito pouca gente sabe porque ninguém ainda não se atreveu ( ou não quis ou não quer ) divulgar.

    Mas de muita, mesmo muita importância para os Socialistas da Federação de Setúbal.

    Pois é, sabiam que as listas da Madeira, Setúbal e Coimbra foram os casos mais difíceis na longa reunião da Comissão Política Nacional que aprovou os candidatos às próximas eleições legislativas ?

    Ora reparem, o máximo de votos CONTRA que uma lista recolheu foi de 12 (Madeira), a seguir veio Setúbal (nove) e Coimbra (sete). A lista de Braga teve cinco votos contra.

    Agora, retirem as vossas ilações.

    O que se teria realmente passado, antes e durante a votação da lista de deputados por Setúbal, na Comissão Política Nacional ?

    Olhem, posso esclarecer e adiantar que não é grande mistério como isso.

    Quem será o(a) primeiro(a) a decifrar o enigma ?

     
  • At 23 julho, 2015 14:32, Anonymous Anónimo said…

    Para ver como António Costa está nas mãos de alguns "tubarões do partido" veja-se como ele "recuperou" pessoas que foram ignoradas pelas federações: O "inteligente" João Galamba, Jorge Lacão, Inês Medeiros, Elza Pais e Gabriela Canavilhas!
    Entretanto, fêz uma "limpeza higiénica" de muito seguristas!
    Que o diga , António Galamba, ex-Governador Civil de Lisboa e amigo pessoal de Seguro!
    Quero salientar a atitude de Álvaro Beleza, que recusou um lugar elegível como deputado!
    Para bom entendedor, meia palavra basta:
    Solidarizou-se com os camaradas "saneados", apoiantes de Seguro!
    Parabéns.
    Quanto aos "recuperados", com um pouco de decoro, não tinham aceite o lugar!
    Mas, vergonha na cara, não é para todos!
    Como se sentirá o o arrogante, sapiente, insubstituível, malcriadão, "O FALSO" e pretendente a Ministro das Finanças, João Galamba, ao só entrar como deputado por obra e graças de António Costa?
    Nem a sua Federação o quis!

     
  • At 24 julho, 2015 15:37, Blogger Zé do Barreiro said…

    "Para ver como António Costa está nas mãos de alguns "tubarões do partido" veja-se como ele "recuperou" pessoas que foram ignoradas pelas federações: O "inteligente" João Galamba, Jorge Lacão, Inês Medeiros, Elza Pais e Gabriela Canavilhas!"

    Escreveu o último Anónimo logo no primeiro paragrafo do seu comentário.

    Pois é, um dos problemas dos 9 votos contra na lista de deputados por Setúbal teria sido a inclusão de Inês de Medeiros no 4º lugar, imposto por António Costa, fazendo uso da sua cota.

    É sabido, através da Comunicação Social, que esse lugar era legitimamente reivindicado pela Concelhia do Seixal ( note-se que na "lista" sugerida cá pelo Zé, uns comentários acima, a Concelhia do Seixal teria o 3º lugar ).

    O que é que os nossos Leitores poderão dizer - escrever - sobre, digamos, a "troca" de uma pessoa que foi votada por larga maioria na sua Concelhia - Seixal - pela D. Inês de Medeiros, a qual eu próprio não sei muito bem quem é e qual o seu trabalho politico útil produzido nos últimos anos.

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 25 julho, 2015 03:35, Anonymous Anónimo said…

    O que dizer dos perigosos traidores Jamila Madeira, Brilhante Dias, Gameiro, Hugo Costa, João Soares, Maria Rosa Albernaz, Sofia Araújo, Maria Belém (recusou), Beleza (recusou), Alberto Martins, Joaquim Riso, Rui Paulo Figueiredo, Fernando Jesus, Paulo Marques, Nuno Sá, Joaquim Raposo, António Cardoso, apenas para dizer alguns. Os apoiantes do AJS vão obter cerca de 25% dos lugares eleitos.

    Vão gozar com outro. Falta o Luís Ferreira, a Madalena Alves Pereira, o Galamba, o Marcelo e o Laranjeiro? Mas alguma vez iam estar felizes?

    O PS vai mudar mais de 75% dos deputados. Estão a brincar?

    Zé, usa dados para me desdizer. Os seguristas podem não estar felizes, mas não podem dizer que foram limpos.

     
  • At 25 julho, 2015 15:43, Anonymous Anónimo said…

    O PS está podre mas ainda há quem não o queira ver. Foi uma limpeza geral a quem pensou de maneira diferente nas primarias. No essencial fica tudo na mesma. E fala-se em renovação e juventude, mesmo que como exemplo se dê a Ana Catarina (mulher do Paulo Pedroso) que é deputada há mais de 20 anos ou a Sônia Fertuzinhos (mulher do Vieira da Silva) e também deputada há mais de 20 anos. Nos lugares verdadeiramente elegíveis continuam os Vitalinos, Calhas, Ferros, Lacões, Cabritas, Vieira da Silva, Alberto Martins, Sergio Sousa Pinto, Marcos Perestrelo, Capoulas, entre muitos outros!!! e as mulheres!? A Ana Paula Vitorino (mulher do Eduardo Cabrita), a Marques ( mulher do Profirio Silva; a Euridice (mulher do vitor Ramalho); a Isabel Santos (mulher do Renato Sampaio) a Ines de Medeiros (mulher do Francisco Assis), a Luisa Salgueiro (mulher do Narciso Miranda), a Rosa Albernaz (mulher do José Mota), entre outras!!! E a ética de ser autarca e deputado!? Pedro Delgado Alves - Lisboa, Francisco Rocha-Vila Real, João Paulo Correia-Porto, Pedro Carmo-Beja, Miguel Coelho-Lisboa, Domingos Pereira-Braga, José Luis Carneiro-Porto, entre outros!!! Grande Lista de Deputados!!! Grande Renovação!!! Qualidade!!! Seriedade!!! Negocios!? Marcos Perestrelo substituto do Relvas na empresa... Jorge Gomes-Bragança... Ascenso Simoes - acabou o tacho de mais de 15.000 euros mensais na entidade reguladora... Apolinário - o Socialista que conseguiu ser nomeado pelo PSD nestes 4 anos e que agora é o nosso cabeça de lista em Faro...

     
  • At 26 julho, 2015 00:51, Anonymous Anónimo said…

    É verdade que dois vereadores do PS se demitiram?

     
  • At 26 julho, 2015 20:22, Blogger Zé do Barreiro said…

    Último Anónimo,

    Diz-me tu.

    Anónimo de 25 julho, 2015 15:43,

    Lendo muito atentamente o teu comentário ( muito agradeço esta preciosa e utilíssima informação, a qual é lamentavelmente verdadeira ) poderemos concluir que “isto” está claramente feito para os mesmos e para determinadas famílias.

    É por estas e por outras que a política está a ficar, cada vez mais, a cair em descrédito.

    Saúde,

    Zé.

     
  • At 27 julho, 2015 12:26, Anonymous Anónimo said…

    como? quem? quando? os vereadores do PS apresentaram demissão? explicá lá isso melhor ó Zé....o rapazolas APB lá conseguiu vencer mais este braço de ferro e livrar-se dos gajos, agora é que ninguém cala os comunistas....

     
  • At 28 julho, 2015 09:30, Anonymous Anónimo said…

    A Presidente da Câmara de Setúbal agora namora com o gajo dos UHF. É para dar música ao pessoal na festa do AVANTE.

     
  • At 28 julho, 2015 13:25, Anonymous Anónimo said…


    "O que se teria realmente passado, antes e durante a votação da lista de deputados por Setúbal, na Comissão Política Nacional ?

    Olhem, posso esclarecer e adiantar que não é grande mistério como isso.

    Quem será o(a) primeiro(a) a decifrar o enigma ?"

    Fernando Pereira, sei que vc anda pelo Brasil, mas está bem informado, como sempre... Esclareça lá este mistério das listas da federação de setúbal, sff...

    Zé Ferroviario

     
  • At 29 julho, 2015 00:49, Anonymous Anónimo said…

    Parece que o Carlos Humberto vai dar boas novas aos barreirenses. Os moralistas só querem saber deles e dão tiros nos pés. A regra é nós ou nada.

     
  • At 29 julho, 2015 22:48, Anonymous Anónimo said…

    Zé, aí vai a explicação detalhada que solicitaste aos teus leitores, dos motivos porque a lista dos deputados por Setúbal obteve 9 votos contra na CPN do partido.

    Vergonhoso.

    ‘PS inclui independentes Trigo Pereira, Inês Medeiros e Miguel Fortes na lista por Setúbal

    A lista de candidatos do Partido Socialista (PS) pelo círculo eleitoral do distrito de Setúbal às próximas eleições legislativas foi aprovada na terça-feira à noite pela comissão política nacional do partido e inclui três independentes nos lugares indicados por António Costa.

    As escolhas do secretário-geral são os independentes Paulo Trigo Pereira, professor catedrático no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e economista do grupo dos 12 de Mário Centeno que elaboraram as propostas macroeconómicas do PS, Inês Medeiros, actriz, também independente mas que já é deputada eleita pelo PS há vários anos, e Miguel Fortes, presidente da associação da comunidade cabo-verdiana do Seixal. O economista Trigo Pereira é o número quatro da lista por Setúbal, encabeçada por Ana Catarina Mendes, líder distrital, a actriz Inês Medeiros surge em 7.º lugar e o representante da sociedade civil do Seixal, Miguel Fortes, em 13.º.

    Há quatro anos o PS elegeu cinco deputados pelo distrito e foi o partido mais votado, mas para as próximas legislativas a estrutura distrital tem a expetativa de conseguir chegar aos oito mandatos. O Partido Social Democrata (PSD) obteve também cinco mandatos, a Coligação Democrática Unitária (CDU) quatro, o Partido Popular (CDS-PP) dois e o Bloco de Esquerda (BE) um eleito. O número de mandatos pelo círculo de Setúbal aumenta de 17 para 18, devido ao crescimento do número de eleitores.

    Antes mesmo de se conhecer em definitivo as escolhas, o PS Seixal mostrou-se indignado e aprovou por unanimidade uma moção em que lamenta a ausência de nomes da concelhia na lista de deputados dos socialistas pelo distrito de Setúbal, considerando a situação como uma “falta de respeito e uma afronta”. “O PS não se pode dar ao luxo de desmotivar ativa ou passivamente os militantes do concelho do Seixal, porquanto esta lista, felizmente ainda não fechada, à data da aprovação da moção, evidencia uma lacuna, a meu ver, de grande desrespeito, diria mesmo de afronta ao Seixal e aos seus militantes e órgãos estatuários. Refiro-me à ausência de nomes da concelhia do Seixal”, pode ler-se no documento apresentado pelo militante José Ramos.

    A moção refere que para o PS ganhar as próximas legislativas com maioria absoluta é necessária “mobilização e o empenho” de todos, referindo que a decisão é um “desrespeito”. “Em termos eleitorais no distrito de Setúbal, o Seixal é o segundo ‘produtor’ de votos, um pouco atrás de Almada, concretamente 22.802 votos nas últimas legislativas a que corresponde uma fatia de 20 por cento dos votos socialistas no distrito”, sustenta a moção do eleito na assembleia municipal e membro da concelhia do Seixal. O PS Seixal lembrava então que a lista apresentada para o distrito tinha três lugares em aberto, a serem definidos pelo secretário-geral do PS, explicando que foram apresentados dois potenciais nomes para os lugares.

    “Exorta-se o secretário-geral a repensar estratégias, a aplicar na prática o espírito de unidade entre os socialistas, conferindo ao Seixal o lugar do quarto deputado pelo distrito”, concluiu a moção, enviada ao secretário-geral António Costa, mas que acabou por não convencer totalmente o candidato a primeiro-ministro.’

     
  • At 30 julho, 2015 11:22, Anonymous Anónimo said…

    Zé de salientar que os jotinhas trouxeram cá o Paulo Trigo Pereira, o Diogo Leão e o Eurico Brilhante Dias e que agora eles vão ser deputados... Só o André Freire é que decidiu ir pelo Livre/Tempo de Avançar. Isto é estranho..

     
  • At 30 julho, 2015 13:08, Blogger Zé do Barreiro said…

    Eu estive nas sessões - duas - onde as pessoas que referes foram oradoras.

    Em ambas fiz questão de deixar claro que foram excelentes iniciativas da JS do Barreiro/Setúbal.

    Mantenho, hoje, essa minha opinião.

    Agora, caro Anónimo, poderás fazer o favor de melhor explicares o teu raciocínio ?

    Porque achas estranho ?

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 30 julho, 2015 23:48, Anonymous Fernando Pereira said…

    Mesmo em terras de Vera Cruz, continuo obviamente bem informado, tão bem informado que até me recuso a falar sobre a lista ridícula de candidatos a deputados pelo circulo eleitoral de Setúbal. Só avanço que Seixal e Barreiro tem muita razão e que Setúbal tem que os ter bem negros para questionar as escolhas, já que de Setúbal aparece em 14 lugar um membro da concelhia... Uma só pergunta: quem, conscientemente, em termos políticos, pode aceitar uma "coisa" feita à revelia dos militantes? Pessoalmente, digam o que disserem, se estivesse em Portugal no dia das eleições, se calhar até não votava nesses "representantes socialistas", escolhidos não se sabe com que critério!...

     
  • At 31 julho, 2015 02:32, Anonymous Anónimo said…

    http://www.publico.pt/politica/noticia/apoiantes-de-seguro-no-barreiro-suspendem-mandato-de-vereadores-1703640

    PCP e PSD eufóricos. Não se brinca com os mandatos.

     
  • At 31 julho, 2015 14:22, Anonymous Anónimo said…

    ainda a missa vai no adro....

     
  • At 31 julho, 2015 21:43, Anonymous Anónimo said…

    Eu vocês não sei, mas essa noticia do publico sobre os vereadores do Barreiro, não parece um tanto ou quanto encomendada? Especialmente com os vários dados e estórias que nela aparecem? Eu acho um bocado estranho, mas secalhar sou só eu.

     
  • At 01 agosto, 2015 04:27, Anonymous Anónimo said…

    Pois eu acho que, pelo menos até 5 de outubro, o PSD e a CDU terão poucos motivos para anafarem eufóricos.
    É uma boa amostra foi resposta do vereador Frederico Rosa. Ora leiam lá a notícia do Rosto, último parágrafo.
    E tb acho que a notícia do público, tal como a da véspera em relação ao Seixal, tresanda a encomenda.

     
  • At 01 agosto, 2015 19:11, Anonymous Anónimo said…

    Só se esqueceram de passar a informação de que foi o próprio Luis (Pimenta) Ferreira que foi a essa reunião de simpatizantes de Antonio Costa, numa atitude pidesca, tirou fotografias aos participantes.
    Assim sim, a história estaria bem contada.

     
  • At 01 agosto, 2015 23:06, Anonymous FERNANDO PEREIRA said…

    01 agosto, 2015 19:11 - rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs...

     
  • At 03 agosto, 2015 12:39, Anonymous Anónimo said…

    É por estas e por outras que o PS está cada vez mais nas "lonas".
    Andam todos ao tacho e querem lá saber do bem comum ou da coisa pública.
    "Venha a mim o Vosso Reino", é o lema.

     
  • At 08 agosto, 2015 11:35, Anonymous Anónimo said…

    Com a cena dos cartazes, o Costa está a fazer com que em vez de ter maioria absoluta, perca as eleições.
    As sondagens continuam a dar uma diferença mínima e não descolam da coligação. Isto é uma vergonha para o nosso partido.
    Só vejo mediocridade na campanha. Os candidatos a deputados limitam-se às barraquinhas de feira e não convencem ninguém.
    Por este andar, ainda vamos ver cartazes do PS com gajas brasileiras a mostrar o pito.

     
  • At 08 agosto, 2015 20:02, Blogger Zé do Barreiro said…

    Torno a afirmar: O PS não vai fazer eleger mais de cinco deputados por Setúbal.

    Não obstante o circulo passar de 17 para 18 deputados.

    Escrevam isto.

    Zé.

    ( E ainda há otários a dar cobertura e a trabalhar que nem uns desalmados para os tais cinco serem eleitos )

     
  • At 08 agosto, 2015 20:31, Anonymous Anónimo said…

    Os cartazes promocionais do Partido Socialista dão que falar. As escolhas feitas pelo criativo Edson Athayde, um especialista em marketing, estão a ser alvo de chacota nas redes sociais e muito criticadas até por elementos ligados ao PS.

    Os novos outdoors dos socialistas têm como linha orientadora o lema “Não brinquem com os números, respeitem as pessoas“.

    No entanto, num deles destaca-se o caso de uma desempregada que está sem trabalho há cinco anos - ou seja, perdeu o emprego durante o governo de José Sócrates.

    Nas redes sociais já há quem pergunte, em tom de graça, se terá sido boa ideia o “PS falido” “pedir ao PSD para pagar os cartazes da campanha eleitoral”.

    Antes deste cartaz em torno dos números do desemprego, já tinha dado que falar o outdoor com o lema “É Tempo de Confiança“, com muitos a considerarem que era “demasiado evangélico”.

    Noticiou-se que o que os cartazes teriam sido retirados, por ordem de António Costa, que duvidaria da sua eficácia, mas o partido não confirmou esta ideia.

    Todavia, há elementos ligados ao PS que não se inibem de assumir uma perspectiva crítica relativamente aos cartazes, como foi o caso de António Vitorino que, em declarações no seu espaço de comentário na SIC Notícias, assumiu duvidar “muito da eficácia” dos outdoors.

    Um abraço, amigo Zé

     
  • At 09 agosto, 2015 00:05, Anonymous Anónimo said…

    Agora puseram um Costa branco nos cartazes.
    Pá, o gajo é monhé, não devia ter vergonha da sua cor.
    Volta Seguro!
    O Tó Zé deve estar neste momento a rir-se e a gozar o prato. Cá se fazem cá se pagam!
    Nunca o nosso partido foi tão ridicularizado como agora e de cada vez que tentam emendar, só fazem merda.

     
  • At 10 agosto, 2015 16:53, Anonymous Fernando Pereira - Volta Seguro! said…

    Que tristeza, Zé, que tristeza! Queriam o Costa, agora bem podem limpar as mãos à parede! Além de sermos gozados nas redes sociais e nas tertúlias de "café", estamos a um palminho de perder as eleições... Sinto-me muito desconfortável com as tendências de voto em Portugal. Mas sou sincero e repito o que já afirmei: se estivesse em Portugal não votava na lista do PS!!! Aliás, já pedi à minha família para se abster!
    Um abraço deste lado do atlântico.
    E continua nesta luta por um PS melhor e mais das bases.

     
  • At 11 agosto, 2015 14:36, Anonymous Anónimo said…

    Tenho quase a certeza de que se a Maria de Belém se candidatar, vai ganhar a Presidência da República ao Nóvoa. O gajo não reúne consenso, ao passo que ela é uma histórica com quem a direita também simpatiza.
    O Vítor Ramalho já veio dizer publicamente que não, que ela não tem perfil. Mas quem é o Vítor Ramalho para ajuizar sobre quem tem perfil ou deixa de ter?
    Ainda me vou rir quando começar a ver a cambada toda do Costa a lamber os pés da Maria de Belém. É uma grande senhora.

     
  • At 12 agosto, 2015 17:51, Anonymous Anónimo said…

    Quem é o senhor Vítor Ramalho? Então não sabe que o homem é um herói, um preso político que muito sofreu, em Angola, às mãos da PIDE? Agora é mais conhecido por outros motivos, como o seu avantajado físico e "bengala" do Marocas, mas isto são bocas dos comunas...

     
  • At 13 agosto, 2015 01:36, Anonymous Anónimo said…

    Não foi só o Ramalho que achou que ela não tem perfil.
    A SC também vomitou no facebook dela um "obviamente que não!".
    Ainda me recordo quando a ex-deputada andava aos abracinhos ao Seguro. Guardei algumas fotos que o comprovam, para não me chamarem mentiroso.
    Essa vai ser das tais que quando souber que a Maria de Belém ganhou, vai logo a correr em bicos de pés e braços no ar, para ver se lhe toca alguma coisa, já que nunca teve outro tipo de trabalho que não fosse à conta de ser militante do partido.
    Volta Seguro!
    Acaba com esta merda.

     
  • At 13 agosto, 2015 14:21, Anonymous Anónimo said…

    para bons entendedores, meia palavra basta:

    "novo director de campanha do PS quer campanha sóbria"

     
  • At 14 agosto, 2015 04:20, Anonymous Anónimo said…

    Carlos Duarte... Oh Carlos.
    Sabes que o Duarte Cordeiro é amigo do rapaz.
    Vira o disco...

     
  • At 14 agosto, 2015 21:50, Anonymous Anónimo said…

    Ora tomem lá!


    https://www.facebook.com/pages/Eu-Apoio-Maria-de-Bel%C3%A9m/667285333371346

     
  • At 17 agosto, 2015 01:40, Anonymous Anónimo said…

    eu fico pasmado com o que se passa no concelho. distraimo-nos com as legislativas e os tachos, e esquecemos que autarquicas ganham-se agora. aqueles tipos suspendem mandatos e metem oportunistas no processo. os comunas estão todos esfrangalhados. as vereadoras competem uma com a outra para ver quem é presidente e esmagam o gajo dos verdes. O nosso queque, não diz uma para a caixa, tem a mania que é importante. A cidade está um caos, suja e desarrumada. há processos disciplinares na cmb com coisas que envolve uma série de gente e dinheiro. e nós não fazemos nada. eles estão no poder há 10 anos e nos nada. isso é o que eu vejo.

     
  • At 17 agosto, 2015 16:43, Anonymous Fernando Pereira, Seguro, SEMPRE!!! said…

    Caro anónimo de 17 agosto, 2015 01:40, estás a falar do Barreiro ou de Setúbal? Porque numa primeira leitura inclinei-me para a cidade do Sado, tal as sugestões saídas do teu comentário...

     
  • At 18 agosto, 2015 13:19, Anonymous Anónimo said…

    Então ouvi dizer que houve muitas pessoas do PS que suspenderam o mandato no Barreiro. Quer dizer, eu que votei PS para o concelho vejo os meus candidatos a suspenderem quase todos o seu mandato. Lá me fui informar e descobri que na CPC ainda ninguém suspendeu nada e que aparentemente essas pessoas são quase todas apoiantes do AJS.
    Enfim, situação de que tão ridícula que ainda me dá mais vontade de votar no PS só para correr com estes aparelhistas.
    Disse

     
  • At 18 agosto, 2015 16:25, Anonymous Anónimo said…

    Em vez de comportamentos de "talibans" e de "bichos da maçã", vejam como se trabalha pelo PS e pelo Barreiro.

    http://rostos.pt/inicio2.asp?mostra=2&cronica=2000637
    http://rostos.pt/inicio2.asp?cronica=2000646&mostra=2
    http://rostos.pt/inicio2.asp?cronica=2000649&mostra=2

    E hoje houve mais uma visita ao IEFP do Barreiro.

    Só junto dos Barreirense e pelos Barreirense se poderá ambicionar afirmar o projeto socialista.

     
  • At 18 agosto, 2015 20:35, Blogger Zé do Barreiro said…

    Anónimo de 18 agosto, 2015 16:25,

    São visitas e iniciativas manifestamente de ocasião/sazonais (pré-campanha para as eleições legislativas) e nada mais.

    As pessoas percebem isso.

    Por isso torno a afirmar que o PS em Setúbal não irá fazer eleger mais de cinco deputados.

    Tenho pena – muita pena – de meia duzia de militantes honestos e bem intencionados do Partido Socialista do Barreiro que se estão, realmente, a esfalfar para que os tais cinco sejam eleitos.

    Saudações.


    Para o Anónimo que enviou um comentário pelas 12:31,

    O teu comentário não pode ser publicado.

    Tenta compreender.

    Podes refazê-lo se quiseres.

    Saúde,

    Zé.

     
  • At 18 agosto, 2015 22:46, Anonymous Anónimo said…

    eu sou o das 01:40. falava do barreiro. o gajo que está lá tem um projecto pessoal. estou farto de projectos pessoais. estamos fartos de projectos pessoais. o presidente está de saida. os gajos não se entendem. elas são poucochinhas. mas os nossos sairam de cena por causa de guerras internas. o descontentamento é grande e nós não fazemos nada. só vamos aqui e a acolá! poupem-me

     
  • At 19 agosto, 2015 14:37, Anonymous Anónimo said…

    O da 1:40 bem tenta disfarçar a identidade, mas é limpido de quem se trata. Para que o Zé não deixe de publicar este post, não vou dizer o nome.Mas diria que é alguem que se sente órfão e em risco de nunca mais voltar a riscar nada no PS Barreiro. O seu antigo protetor está nas couves e a esposa ficou arredada de tudo.

    Para bom entendedor meia palavra basta.

    Fala em projetos pessoais em tom de censura quando ele foi o maior mentor desses projetos pessoais, agindo sempre com paus de dois bicos, vendo para onde a coisa pingava. Infelizmente, ou melhor, felizmente, acabou sempro por levar sopas. Nem outra coisa era de esperar para uma pessoa da sua natureza. Um autentico troglodita. Foi servindo para os votos internos e nada mais. Agora, nem isso. Não tem espaço no projeto atual do PS Barreiro e duvido que venha alguma vez a voltar a ter. E ainda bem, digo eu!

    Estou como o anónimo de 18/08, 13:19. De facto não consigo decortinar porque os 1º e 2º eleitos (ambos, de facto, apoiantes confessos do AJS) suspenderam os seus mandatos até dia 5 de outubro (veja-se bem a data!). Não fica bem! As pessoas podem discordar, mas fica-lhes mal tais atitudes. São atitudes de revanchismo dignos de criançolas e não de pessoas que se dizem "homens de convicções". Por isso, espero que sejam eles a "pagar" a sua atitude e não o PS. É uma falta de consideraçã, desde logo, por quem os elegeu sem qualificação, para não falar no proprio partido de que foram responsaveis locais e na 3ª eleita.

    Caro Zé. Acções de "ocasião/sazonais"? Ou está desinformado ou o sectarismo está a toldar-lhe a razão. Espere para ver a sazonalidade! Quanto a mim virou-se uma página da ação dos vereadores do PS no Barreiro. E isso deverá estar a preocupar muita gente e de vários quadrantes. Vá por mim!

     
  • At 19 agosto, 2015 22:31, Anonymous Anónimo said…

    Ó 18 agosto, 2015 16:25, é o Paulo Portas a correr as feiras e vocês as tascas.
    Só se lembram quando há eleições e lá vai a cambada para jantaradas, carrossel e pouco mais. Depois fazem fotos e botam nas redes sociais, como se fossemos todos uma cambada de atrasados mentais que vamos em tretas.
    O Barreiro merecia muito melhor e nós também, que vos aturamos e temos de aturar as vossas fuças nos cartazes a dizer baboseiras.

     
  • At 20 agosto, 2015 02:20, Anonymous Anónimo said…

    eu cá gosto de ver o presidente, a direção, os autarcas todos juntos pelo projecto PS no Barreiro.

    até o OCO já tem saudades dos demissionários. dão lhes jeito.

    sou simpatizante e estou a gostar do que vejo.

    espero que não seja passageiro

     
  • At 20 agosto, 2015 14:15, Blogger Zé do Barreiro said…

    Anónimo de 19 agosto, 2015 14:37,

    Então é assim

    1. Não irei referir sequer um nome.

    2. Tenho uma enorme – enorme! – consideração e amizade pelo meu camarada vereador, agora em funções, que é mencionado sub-repticiamente nalguns dos últimos comentários. Ele e outros Socialistas podem confirmar a veracidade desta minha afirmação.

    2. Concordo, sem qq reserva, que os vereadores do PS na Câmara do Barreiro – TODOS, estes e os outros que estavam e que voltarão a estar em funções – tivessem
    realizado o trabalho noticiado nos endereços

    http://rostos.pt/inicio2.asp?mostra=2&cronica=2000637
    http://rostos.pt/inicio2.asp?cronica=2000646&mostra=2
    http://rostos.pt/inicio2.asp?cronica=2000649&mostra=2

    Dou-lhes os meus parabéns por essas iniciativas e outras que certamente irão levar a cabo.

    3. Agora, explique-me sff uma confusão que tenho. Foram só os vereadores do PS que foram a essas visitas/iniciativas ? Essas visitas, segundo as notícias, teriam sido efectuadas por iniciativa e trabalho dos vereadores. Apenas deles e por eles.

    Pode, por gentileza, referir aqui os nomes das outras pessoas – muitas – que não são vereadores do PS na Câmara mas que fizeram parte do séquito ? Agradecia.

    Só faltou levarem as avós e os sogros...

    Foi por esta razão que referi, no meu comentário de 18 agosto, 2015 20:35, que “são visitas e iniciativas manifestamente de ocasião/sazonais (pré-campanha para as eleições legislativas)”.

    Foi uma clara colagem que, no meu entendimento, não deveria acontecer. Dá a entender oportunismo claro para o aproveitamento eleitoral para as Legislativas.

    Ah, não estou desinformado nem o sectarismo me está a toldar-me a razão. Acredite.

    Quanto ao último paragrafo do seu comentário “Espere para ver a sazonalidade! Quanto a mim virou-se uma página da acção dos vereadores do PS no Barreiro. E isso deverá estar a preocupar muita gente e de vários quadrantes.”

    Cá ficarei à espera, com elevada expectativa.

    4. Diz um(a) Anónimo(a) de 17 agosto, 2015 01:40 (não vejo relevância se se trata de beltrano ou cícrano ou outra pessoa qualquer),

    “eu fico pasmado com o que se passa no concelho. distraímo-nos com as legislativas e os tachos, e esquecemos que autárquicas ganham-se agora. aqueles tipos suspendem mandatos e metem oportunistas no processo. os comunas estão todos esfrangalhados. as vereadoras competem uma com a outra para ver quem é presidente e esmagam o gajo dos verdes.

    (...) A cidade está um caos, suja e desarrumada. há processos disciplinares na cmb com coisas que envolve uma série de gente e dinheiro. e nós não fazemos nada. eles estão no poder há 10 anos e nos nada. isso é o que eu vejo.” Fim da transcrição do comentário.

    Concordo totalmente com o conteúdo deste comentário.

    O(a) Anónimo(a) de de 17 agosto, 2015 01:40 tem razão.

    O actuais vereadores do PS na Câmara do Barreiro deveriam levar em consideração, e na prática, as informações contidas nesse comentário.

    É que eu penso.

    Saudações Socialistas,

    Zé.

     
  • At 20 agosto, 2015 15:29, Anonymous Anónimo said…

    Então, Zé, vamos lá ponto, por ponto (conexcepção dos 2 primeiros que não memerecem notas):

    3 - Mea culpa! Como se falava de vereadores, omiti todos aqueles que têm participado nestas ações. Não identificando para não correr riscos de me esquecer de alguns, estiveram sempre membros da AM, do Secretariado e a camarada que na CMB presta apoio à veração do PS(salvo eventual indisponibilidade resultante do período de férias). O que tb é um indício de coordenação a saudar. Concordará certamente comigo.

    Assim, os vereadores em "licença sabática", quando regressem a funções prossigam nesta senda. Tal como manifesta ser seu desejo.

    É a sua opinião e perfeitamente legítima. Mas vá por mim que não se trata de sazonalidade e muito menos "aproveitamento" de pré campanha. Como, de facto, constato que não anda distraido, esta sua opinião/conclusão só pode mesmo ser fruto da visão sectária que tem da acção do PS no Barreiro. Claro que, sendo as eleições a 4/10/2015 e os vereadores em suspensão de mandatos só regressarão, em princípio, a 6/10/2015, a continuidade dependerá também, e diria mesmo, sobretudo, deles. Assim, tenham mais empenho que aquele que tiveram até à suspensão e decidam cumprir o mandato plenamente em representação do PS, em cujas listas foram eleitos pelos barreirenses.

    Tenho esperança que, apesar desta "afastamento" tático, regressem com outra forma de estar e agir, indpendentemente dos resultados eleitorais. O Zé não comunga desta minha esperança?

    Fiquemos, então, com elevada expetativa, à espera.

    4. É uma forma de ver a acção política dos nossos eleitos, seja na CMB, seja AM, seja nas AF. Eu, pessoalmente, prefiro a acção pela positiva, com propostas e debate, em contraponto à política de "faca na liga" e "pedras no bolso" com laivos dramatologia ao estilo "camisa rasgada mas limpa". E parece-me que não é aquele o estilo que as outras forças, pelo menos na Câmara, preferem. E se dúvidas houvesse bastava ter assistido à reunião pública da Câmara a que eu, embora não presencialmente, assiti ontem.



     
  • At 20 agosto, 2015 16:29, Blogger Zé do Barreiro said…

    E o sectário sou eu!

    Tá bem tá.

    Responder-lhe-ei com mais tempo, mas posso desde já adiantar que o caro Anónimo não respondeu a rigorosamente nada - NADA!- ao que redigi nos pontos 3. e 4. do meu comentário.

    Deliberadamente ?

    E o sectário sou eu!

    Então até mais logo,

    Zé.

     
  • At 22 agosto, 2015 01:42, Anonymous Anónimo said…

    Estou espantado com os comentários de alguns compadres que devem ser pagos para virem aqui beijar os tomates de alguns lordes. Eu sou PS e digo que algo está mal no reino barreirense. Por enquanto, concordo com o senhor Zé... E tamen acho que o assunto tá mesmo mau para nós, socialistas...
    Zé Ferroviário

     
  • At 22 agosto, 2015 13:53, Anonymous Anónimo said…

    O Costa é que está a beijar os tomates da Ferreira Leite.

    Depois disto, que mais irá acontecer ao PS?

     
  • At 22 agosto, 2015 22:20, Anonymous Anónimo said…

    Ó 22 agosto, 2015 13:53,quase que estou a fim de concordar contigo... mas a Ferreira não tem tomates, nunca teve...

    CLK 2 cavalos

     
  • At 22 agosto, 2015 22:30, Blogger Zé do Barreiro said…

    Anónimo de 20 agosto, 2015 15:29,

    Bom, vamos lá dizer mais qq coisa sobre o seu comentário, conforme prometi, embora não fosse tão célere como eu mesmo desejava.

    Sabe, a minha vida não é isto.

    Não vou insistir na sua ausência de resposta objectiva – e deliberada – aos pontos 3. e 4. do meu comentário de 20 agosto, 2015 14:15. Não pretende responder, não está interessado em debater esses assuntos, tudo bem. Não irei insistir nem, obviamente, obrigá-lo a responder.

    Relativamente ao seu comentário – sectário – de 20 agosto, 2015 15:29 entendo dizer o seguinte:

    1. “Assim, os vereadores em "licença sabática", quando regressem a funções prossigam nesta senda. Tal como manifesta ser seu desejo.”

    Manifesto ser meu desejo que os vereadores em “licença sabática” regressem às suas funções, simplesmente porque foram eles que foram eleitos directa e legitimamente pelos Barreirenses. Isto, penso, nem merece discussão.

    2. “Claro que, sendo as eleições a 4/10/2015 e os vereadores em suspensão de mandatos só regressarão, em princípio, a 6/10/2015, a continuidade dependerá também, e diria mesmo, sobretudo, deles. Assim, tenham mais empenho que aquele que tiveram até à suspensão...”

    Desejo na verdade, sem qq ambiguidade que, de facto, aquando do seu regresso a funções, os dois vereadores que suspenderam os seus mandatos, possam desenvolver iniciativas, actividades e trabalho semelhante àquele que os actuais vereadores estão a desenvolver e já desenvolveram. Desejo, mesmo, que esse trabalho, iniciativas e actividades sejam ainda melhores que as que foram realizadas.

    Aliás, como já aconteceu ou o caro Anónimo já não se lembra ou não lhe convém lembrar-se do trabalho desenvolvido pelos dois vereadores, nas suas palavras em “licença sabática”?

    ( Só para meu esclarecimento, diga-me – ou outras pessoas que o pretendam e o quiserem fazer – quais são/foram as iniciativas, ideias concretas e positivas, numa palavra, o contributo da vereadora eleita pelo PS Barreiro nessas visitas e noutros trabalhos no exterior levado a cabo pelos 4º e 5º vereadores agora em funções. É que somente para acompanhamento puro e duro não será obrigatoriamente ser vereador... Digo eu ).

    3. “...e decidam cumprir o mandato plenamente em representação do PS, em cujas listas foram eleitos pelos barreirenses.”
    “Tenho esperança que, apesar desta "afastamento" tático, regressem com outra forma de estar e agir, independentemente dos resultados eleitorais.”

    Compreenderá que apenas a eles compete justificar e explicar as razões e motivos porque suspenderam os mandatos.

    Entendo, até, que já deveriam ter dado, digamos, essas satisfações nos órgãos concelhios do partido.

    Será que o fizeram ?

    A propósito, foi marcada alguma reunião da CPC para tratar deste assunto ou mesmo outros assuntos quaisquer ? Há quanto tempo não reúne o órgão politica máximo concelhio do PS ?

    Ora o meu caro Anónimo - e eu próprio – não conhecemos objectivamente essas razões e motivos.

    Não me parece correcto – sem se conhecerem as motivações dos vereadores que suspenderam os mandatos – que se ande a denegrir e a enxovalhar esses dois vereadores, pondo-se a adivinhar, quais aprendizes de feiticeiro, como alguns já o fizeram publicamente, mesmo em OCS.

    (Continua...)

     
  • At 22 agosto, 2015 22:30, Blogger Zé do Barreiro said…

    (... continuação)

    4. “É uma forma de ver a acção política dos nossos eleitos, seja na CMB, seja AM, seja nas AF. Eu, pessoalmente, prefiro a acção pela positiva, com propostas e debate, em contraponto à política de "faca na liga" e "pedras no bolso" com laivos dramatologia ao estilo "camisa rasgada mas limpa". E parece-me que não é aquele o estilo que as outras forças, pelo menos na Câmara, preferem.”

    Pois é, pois é, já ouvi esse tipo de linguagem e de argumentação, PRESENCIALMENTE, a elementos responsáveis políticos do PCP/CDU.

    Coincidência, ou talvez não...

    Pelo que sei – e não querendo quebrar qq tipo de confidencialidade – pretendo dizer-lhe que os dois vereadores, os tais da política da “faca na liga”, terão “ na manga” assuntos de ordem financeira/contabilistica/auditorias que a seu tempo irão ser do conhecimento publico.

    É por isso que não será o estilo que esses vereadores aplicam nas suas intervenções nas reuniões de Câmara – quer privadas, quer públicas - que as outras forças políticas, concretamente, da Câmara, preferem.

    É claro.

    5. “E se dúvidas houvesse bastava ter assistido à reunião pública da Câmara a que eu, embora não presencialmente, assisti ontem.”

    Como eu não fui a essa reunião não sei, de todo, o que lá se passou, gostaria que o caro Anónimo, mesmo numa sinopse, me descrevesse o que lá se passou.

    Ficar-lhe-ia grato.

    Fique bem,

    Zé.

     
  • At 23 agosto, 2015 17:50, Anonymous Anónimo said…

    Zé,

    Continuarás a defender o teu ponto de vista (com todo o direito) mas há coisas que passam ao lado (a muita gente, a mim inclusive).

    Facto:
    - 2 vereadores suspenderam os mandatos até dia 4/10
    Facto:
    - Membros da AM suspenderam o mandato (aqueles que são mais próximos dos dois vereadores suspensos).

    Isto, dês a volta por onde deres, não dignifica o partido. Mas é que nem tem explicação possível, pois se tem problemas internos que estejam presentes na CPC.

    "Manifesto ser meu desejo que os vereadores em “licença sabática” regressem às suas funções, simplesmente porque foram eles que foram eleitos directa e legitimamente pelos Barreirenses. Isto, penso, nem merece discussão."

    O que não merece discussão Zé, é terem estas atitudes. Os dois vereadores suspensos até têm qualidades mas enquanto mantiverem este caminho nunca conseguirão fazer passar a sua mensagem. Os barreirenses não são parvos.

    Eu enquanto me mantiver militante e com estas atitudes comigo não contais.

     
  • At 24 agosto, 2015 10:38, Anonymous Anónimo said…

    Caro Zé.

    Sou um democrata e aceito qualquer debate de ideias.

    O que não aceito é que se deturpem as minhas palavaras!

    Transcrevo o que disse:

    "4. É uma forma de ver a acção política dos nossos eleitos, seja na CMB, seja AM, seja nas AF. Eu, pessoalmente, prefiro a acção pela positiva, com propostas e debate, em contraponto à política de "faca na liga" e "pedras no bolso" com laivos dramatologia ao estilo "camisa rasgada mas limpa". E parece-me que não é aquele o estilo que as outras forças, pelo menos na Câmara, preferem. E se dúvidas houvesse bastava ter assistido à reunião pública da Câmara a que eu, embora não presencialmente, assiti ontem."

    Quando refiro: "E parece-me que não é AQUELE o estilo que as outras forças, pelo menos na Câmara, preferem" REFIRO-ME AO PRIMEIRO E NÃO AO SEGUNDO. Senão seria ESTE!!!!

    Portanto, tem a oportunidade de corrigir a sua intervenção!!!!

     
  • At 26 agosto, 2015 11:29, Anonymous Anónimo said…

    Hipóteses possíveis....após eleições legislativas:

    1 - PS ganha sem maioria (+/- 55% de possibilidades disso acontecer)
    2 - PSD ganha à tangente.... mas sem maioria e forma governo com o aval de CS e MRS (depois de ganhar as presidenciais)

    Ninguém vai ter maioria absoluta, isso é certo.

    Governar sem estabilidade durante 1 ou 2 anos? como vão passar os orçamentos na AR? com a abstenção da CDU e do BE? com a conivência do PSD/CDS? estão a ver a CDU a engolir sapos e a aprovar o que quer que seja? eu não!

    Ou vamos ter um governo de proximidade à direita? a fazer tudo diferente daquilo que NÃO SE apregoou na campanha?

    Ou seja, daqui por pouco tempo (2 anos?) teremos novamente eleições.

    Em Setúbal o PS elegerá na melhor das hipóteses 8 deputados, com os que saem 2/3 para o governo o galã do barreiro entra... se o PS não ganhar nem lá põe os pés... fica a vê-los passar, talvez seja compensado com um cargo em qualquer coisa que não dê muito que fazer.

    O CP, candidata-se à CMB (ou terá uma colocação estratégica no MOP) com o apoio da atual FDS concorre e perde.... Lá se foi o sonho dos "monos", sim porque entre ele e a comuna SM, prefiro a menina.

    Vais tão bem PS! fico tão tranquilo com aqueles que nos querem representar que até já sonho com uma estrada de pétalas de rosas a alegrar todos os dias o meu caminho.

    Só falta uma serenata de violinos para os ver passar...

     
  • At 26 agosto, 2015 11:35, Anonymous Anónimo said…

    Até o representante da JS fica à frente de APB?
    hahahhaha vai continuando mano que um dia chegas lá....

    Sim sempre sobram algumas migalhas para o barreiro! porque como sabem o Sr Dr. EC apenas usa o barreiro, o senhor faz vida em Lisboa e depois tem cá os seus tentáculos a quem vai distribuindo uns lugares aqui e ali para alimentar a máquina...

    APB, foste enganado pá! como dizia alguém, os primeiros lugares são sempre para os mesmos.... e o ruas em 12? hahahahaa viva a FDS, viva a sua presidente.


     
  • At 27 agosto, 2015 11:16, Anonymous Anónimo said…

    Os bombistas do costume a armadilhar por todo o lado.

    Chega a dar dó vê-los em tamanho desespero.

    Gente doentia!

     
  • At 28 agosto, 2015 01:58, Anonymous Anónimo said…

    O APB na lista é só para dar uma aragem de que estão muito interessados em que o Barreiro esteja representado.
    Admiro-me que ainda haja burros a fazer o jogo deles e a trabalhar inocentemente e de boa fé para que os barões e as baronesas do partido, sejam eleitos deputados.
    E o puto lá anda todo convencido que vai chegar lá.
    Tenho pena do rapaz.

     
  • At 28 agosto, 2015 12:06, Anonymous Anónimo said…

    Olha um piriquito a assobiar! este ultimo anónimo deve ter o jantar assegurado.
    É por isso que o barreiro não tem representação no governo desde que o Aires lá esteve.

    já alguém questionou o deputado C de quantas intervenções fez na AR? em prol do barreiro?

    Gostava de saber, quantas foram e para que serviram.

    Como alguém referiu anteriormente, o APB não vai lá por os pezinhos e até tenho pena porque acho que faria melhor do que a outra que por lá andou em representação da JS, quando estava a caminho dos 40.... continuais assim que estais bem.

    Já se questionaram quais serão os próximos boys?

     
  • At 28 agosto, 2015 14:04, Blogger Zé do Barreiro said…

    Dois últimos Anónimos,

    Assino por baixo, sem nenhuma hesitação, os vossos comentários.

    É precisamente aquilo que eu penso e já referi em vários comentários que aqui postei.

    Olha, Anónimo de 28 agosto, 2015 01:58, o facto do APB e restantes otários bem intencionados acreditarem que “o puto lá anda todo convencido que vai chegar lá.” penso que se deve ao Anónimo de 26 agosto, 2015 11:29 ter referido que “ Em Setúbal o PS elegerá na melhor das hipóteses 8 deputados, com os que saem 2/3 para o governo o galã do barreiro entra... “

    Sabes, tenho de elogiar veementemente este Anónimo por ser um honesto e um verdadeiro homem de fé...

    O PS Setúbal fazer eleger 8 deputados directamente ? Ah Ah Ah Ah.

    É preciso ser mesmo um grande e genuíno homem de fé!

    ( A menos que estivesse a ironizar... ou será que acredita mesmo nisso ?)

    Amigos e Camaradas, SERÃO ELEITOS APENAS CINCO. Escrevam.

    Atenção: Não quero dizer com isto que o PS, a nível Nacional, não ganhe as eleições. Vai ganhá-las sem maioria absoluta.

    O que, convenhamos, será um enorme problema que terá de gerir e de se adaptar. E de lidar com Cavaco Silva.

    ( Sabe-se que serão 16 os partidos e coligações que farão parte do boletim de voto!)

    Saúde,

    Zé.

     
  • At 28 agosto, 2015 14:31, Anonymous Fernando Pereira (volta Seguro, o PS precisa de ti!) said…

    "O PS Setúbal fazer eleger 8 deputados directamente?" Ah Ah Ah Ah. - Acrescento: Ah Ah Ah Ah Ah Ah Ah Ah


    "É preciso ser mesmo um grande e genuíno homem de fé!" - Acrescento: Ainda há quem acredite em milagres!


    "Amigos e Camaradas, SERÃO ELEITOS APENAS CINCO. Escrevam.". - Acrescento: Tantos? E para fazerem o quê a favor do nosso Distrito?

    É preciso ser mesmo um grande e genuíno homem de fé!

    ( A menos que estivesse a ironizar... ou será que acredita mesmo nisso ?)

    Amigos e Camaradas, SERÃO ELEITOS APENAS CINCO. Escrevam.

     
  • At 28 agosto, 2015 14:50, Blogger Zé do Barreiro said…

    Amigo e Camarada Fernando Pereira,

    Sempre muito atento. Só para quem não te conhece é que pensaria o contrário, é claro.

    O nosso PS não anda mesmo nada bem...

    Um grande abraço para ti e dá outro ao teu Filho.

    Zé.

     
  • At 28 agosto, 2015 15:09, Anonymous Anónimo said…

    Também acho que só devem ser 5... o galã vai par um lugar qualquer numa dessas fundações ... típicas onde tantos já lá estiveram......

    Pagam-se os favores.... e o arquitonto contínua a sua saga para a tachada final, sim porque é agora ou nunca o trabalhar para a reforma....

    No outro dia em Setúbal, dizia-se que o número 1 da lista devia ser o Félix.... pois é também acho mas falta-lhe a ambição.... o APB é só mais um verbo de encher... nada mais, uma verdadeira marioneta para ajudar a dividir o barreiro e permitir outros(as) reinar...

     
  • At 29 agosto, 2015 06:06, Anonymous Pedreiro do Bairro Alto said…

    Ai que a vaca tosse.

    Isto hão de vir dai 7 deputados por Setúbal.
    Da lista estão confirmados 3 no governo ou em outras funções.

    Zé, olha para a lista e informa-te. Talvez tenhas uma surpresa.

     
  • At 29 agosto, 2015 12:26, Anonymous Anónimo said…

    O governo que for eleito, seja ele PS ou PSD/CDS, vai durar no máximo dois anos.
    Também tenho pena do rapaz. Anda atrás dos barões, a trabalhar para eles.
    No final, vai ver os outros a trepar e a serem eleitos e ele ficará com aquela sensação amarga de que afinal se aproveitaram dele.
    Mas a vida continua. Em "Pulhítica" é mesmo assim e quem corre por gosto não cansa.

     
  • At 29 agosto, 2015 15:03, Anonymous Anónimo said…

    Chamem-lhe nomes, mas os inteligentes dos "verdadeiros socialistas" e dos "accionistas do OMO, do ARIEL, do PRESTO, do TIDE" e demais detergentes para as camisas, depois de fazerem contas de cabeça e já se verem em poleiros dourados, ficaram mais uma vez a falar entre eles e a carpir mágoas, é o caso de alguns que aqui vêm destilar o fel que, como único produto, são capazes de produzir.

    Grandes socialistas esses que desrespeitando o voto popular, se permitem fazer "greve de zelo e presencial" às actividades partidárias e às que juraram perante os cidadãos cumprir com lealdade.

    Grandes socialistas esses que não os vendo a afirmar o PS, leio-os aqui a denegrir os que o fazem com denodo, acusando-os de intenções que a sua má formação, de suas, transporta para outros.

    Grandes socialistas esses que, sob a capa de imaculados princípios, vivem de tribos e para as tribos, desde que sejam eles a liderar, não reconhecendo valor, competências e capacidades de outros, resumindo a política à idolatraçao do seu ego.

    Caro APB tens muito que viver. Vive-o no respeito pelos outros, como sei que o berço te ensinou, a vida te vai demonstrar e a consciência te vai sempre exigir. Quanto a esses "grandes socialistas", a caravana já passou por eles ...

     
  • At 29 agosto, 2015 19:34, Anonymous Anónimo said…

    Verbo de encher é quem vem para aqui verbalizar e adjectivar outros e nada enche senão os seus doentios egos.

    Verbo de encher é quem se diz de socialista e até de "verdadeiro socialista" e aqui escreve contra o PS e contra as suas direções, numa sebastianista esperança que o tempo volte para trás.

    Verbo de encher é quem assume compromissos com os barreirenses e depois justifica com "motivos pessoais" o afastamento dos seus compromissos.

    Verbo de encher é quem se diz socialista às 2ªs, 4ªs e 6ªs feiras, é anti PS às 3ªs, 5ªs e Sábados e aos Domingos manifesta-se a favor dos adversários do PS.

     
  • At 29 agosto, 2015 21:23, Blogger Zé do Barreiro said…

    Anónimo de 29 agosto, 2015 15:03,

    A converseta deste Anónimo é a carecterística daqueles que já estão – ou em vias de estarem – alapados. Com esse tipo de converseta convencem tudo e todos – incluindo o APB – a trabalharem para eles ou para quem eles apoiam e que, eventualmente, lhes darão qq benesse. Conheço-os de ginjeira.

    E os papalvos continuam a ir atrás da cenoura...

    Amigo APB, irás sofrer na pele. Mas quando o perceberes, na prática, será tarde de mais. Vais ver.

    ( Já agora, porquê que este Anónimo e outros como ele, defensores “incondicionais” do APB não defenderam, perante a Federação, o lugar que pertence por direito ao Barreiro – à sua Concelhia – a 5ª ou 6ª posição na lista de deputados ? Pois é, pois é, é do catano né verdade ? )

    Saudações.


    “Pedreiro do Bairro Alto”,

    Eis o que te tenho a dizer:

    1. O PS vai ganhar as Eleições Legislativas. É a minha sincera convicção.

    2. Como não ganhará com maioria absoluta – e a diferença para os partidos da direita não será muito significativa – terá de fazer acordos pós eleitorais com um ou mesmo com outros dois partidos.

    3. Legitimamente, terá de “dar” lugares no Governo a esse ou esses partidos.

    4. Como é que consegues “ver” que três deputados eleitos por Setúbal irão para o Governo ? Deverás ser, sem qq dúvida, um homem ( ou mulher ) de uma fé inabalável...

    5. Por último diz-me lá, se por mera hipótese académica saissem três deputados eleitos por Setúbal para o Governo, como é que o APB entrava com apenas cinco – CINCO – deputados eleitos, no total, pelo nosso circulo eleitoral ?

    Esse milagre ainda seria muitíssimo maior do que o das rosas realizado pela Rainha Santa Isabel ....

    Fica bem e ... não continues a sonhar acordado com situações completamente impossíveis.

    Zé.

     
  • At 29 agosto, 2015 23:45, Anonymous Anónimo said…

    Eu acho que o camarada APB até está bem no lugar que está, assim nunca será eleito e o PS barreiro não passa de uma sombra em todo o distrito.
    Acho francamente que o que se pretendia está atingido, dividir o barreiro e reinar. Dar taxo aos "abitées" e fazer com que os outros sorridentemente ajudem na campanha...depois virá a migalha, se vier, se vier... porque nem sempre vem.
    Toda a gente sabe que o APB, em representação do Barreiro deveria estar no máximo em 7, sendo eleitos 5 (acho que o Zé está bastante certo nisso) e com a saída de 2 para o governo ele entrava, mas o que é facto é que ele achou que o lugar que lhe deram eram mais do que suficiente, pois não conheço nenhuma contestação dele. Nem de quem diz que o apoia.
    Portanto ele acha que está bem. Na minha opinião contenta-se com pouco.

     
  • At 30 agosto, 2015 14:48, Anonymous Fernando Pereira said…

    Ó sr. anónimo de 29 agosto, 2015, 23:45, muda lá o nome e coloca Setúbal em vez de Barreiro, e tudo bate também certinho, só com uma ou duas beliscadelas de pouca monta... E já que estou a falar da minha terra, Setúbal, corre nos mentideros políticos que o PS vai levar, em Setúbal, uma abadinha nas próximas eleições. E outra coisa não seria de esperar, tendo em conta a forma como foram cozinhados os nomes dos candidatos que pretendem ser imagem da cidade. Isto de decidirem nas costas dos militantes, tem sempre mau resultado. Infelizmente e pessoalmente não me revejo nesses nomes (e na totalidade nessa lista de "defensores do povo" com assento na Assembleia), como tal, e como o meu primeiro partido é a minha cidade, se estivesse em Portugal, abstinha-me!!! Mas que porra de Federação distrital temos, que olha para o umbigo próprio e dos seus colados, que quando recuperou trastes há muito politicamente falecidos e sem coorte, traçou logo ai o seu próprio suicídio... Falavam da Madalena e agora, pimba!!!, tomem lá e vão-se curar!

     
  • At 30 agosto, 2015 16:46, Anonymous Anónimo said…

    É só rir, é só rir!
    Ai Aires, Aires, deves estar a dar voltas no caixão!

     
  • At 31 agosto, 2015 12:36, Anonymous Anónimo said…

    HAHAHAA o pepsodente do barreiro foi enganado pelos espertos....que mais poderia acontecer a um tontinho...
    Continua assim que vais longe.
    O piriquito é quem manobra isto tudo, o resto é conversa....
    A Madalena faria toda a diferença e credibilizava...isto é cá um gentaça sem berço!!

     
  • At 31 agosto, 2015 13:46, Anonymous Anónimo said…

    A Madalena, o "camisa rasgada, mas limpa", o Marcelinho, o "Bombas" e Cª é que eram credíveis??!!

    Que "Santa Aliança"!!!!

    Tenham juízo e deixem-se de andar a minar. Deixem de olhar para o umbigo! Aceitem os resultados de uma eleição democrática com elevação!

    Têm ideias diferente? Óptimo! discuta-nos nos locais próprios e deixem-se de sujar a roupa para depois a virem para aqui lavar.

     
  • At 31 agosto, 2015 14:51, Anonymous Anónimo said…

    Tá-se mesmo a ver que para dar poleiro a gente desta vou-me agora agarrar ao pauzinho da bandeira a distribuir sorrisos e apertos de mão, tá-se tá-se!
    Isso é bom é para o tontinho e para os jotinhas.... fonix que tás igual a ti mesmo PS...

    O PS barreiro em décimo, .... hahahahaha andas a vê-los por um canudo!

    Até a outra que nem sabia a diferença entre Cante e Conto Alentejano, está à frente do pepsodente! hahahahahahaha PS PS PS PS PX PX partido Xuxalista, só querem è xuxa...

    Como dizia o outro, o Aires deve dar cá com cada volta no caixão....

     
  • At 01 setembro, 2015 12:04, Anonymous Anónimo said…

    Hahaha acham graça ao APB ficar atrás da Senhora do "canto Alentejano" hahahahaha e do EC ficar atrás da AC? é por ela ser presidente da federação?

    Afinal ele já não tem lugar pelo partido?
    Ele devia ficar em 1º lugar! a verdade é que o taxo está garantido, mas a máquina de almada é terrível....

    Mas o APB ser décimo está de acordo com as ambições dele portanto acho que somos felizes e ninguém passou a perna a ninguém...

    Será que o EC já resolveu aquela mania que tem com microfones?
    Comigo ninguém fala pá!

    Afinal a cigarra já fuma.

     
  • At 01 setembro, 2015 13:29, Anonymous Anónimo said…

    Anda tudo a pensar nas legislativas e ninguém olha para o próprio umbigo. Não me lembro de ver o Barreiro tão sujo e mal cuidado como agora, é jardins deixados quase ao abandono, é ruas cheias de lixo onde muito raramente se vê um funcionário da câmara/junta a varrer. Andam numa de alcatroar estradas, mas estão a deixar muitos outros problemas por resolver.

    Mas lá está, isto até ás legislativas é secundário não é verdade. Depois venham-nos pedir votos.

     
  • At 01 setembro, 2015 17:36, Anonymous Anónimo said…

    Agora é o taxo pá! que a fome é grande! foram 4 anos na miséria, para alguns hahahah o pintarroxo está de barriguinha xeia...

     
  • At 01 setembro, 2015 17:48, Blogger Zé do Barreiro said…

    O Anónimo de 01 setembro,2015 13:29 tem toda a razão.

    Aos actuais vereadores em funções cabe a responsabilidade de alterar a opinião deste Anónimo.

    Falta um pouco mais de um mês para os dois vereadores eleitos voltarem às suas funções, vamos ver como irão encontrar o Barreiro. Conseguirão verificar alguma diferença, prática, desde a altura que suspenderam os seus mandatos ?

    Quanto ao resultado das Legislativas em Setúbal, no dia 04 de Outubro aí pelas 22:00 horas é que vão ser elas. Ai olá se vão.

    Cumprimentos,

    Zé.

     
  • At 01 setembro, 2015 21:48, Anonymous Anónimo said…

    No tempo em que o PS fazia politica no barreiro, os autarcas faziam alguma acção politica nas reuniões apresentando propostas concertadas etc... e a CPC fazia também publicamente intervenção de peso e com resultados.
    Agora é uma bandalhice a CPC só está interessada em mostrar os dentes em feiras e arruadas.... da treta....ao lado dos "ilustres" do distrito...
    Enquanto isso o barreiro é enrolado para o 10 décimo lugar!

     
  • At 02 setembro, 2015 11:48, Anonymous Anónimo said…

    Num comentário de um post da federação o sr. prasindente da CPC diz que o avô da Inês fez o hino do Barreirense... (até aqui tudo bem...) depois diz que o sr até tem uma rua no barreiro. Agora fiquei confuso, o sr. era construtor? tem uma rua? inteira? (o português é lix-ado)
    Vá-lá levem isto a brincar porque a sério não dá mesmo.
    Depois ainda diz que para pessoas assim não se importa de descer na lista... mas eu importo-me pois gostava que o barreiro tivesse um representante...
    Mas se o prasidente não se importa quem sou eu, apenas lhe desejo muita saúde e felicidades para o novo cargo que não vai ocupar.

    Amigo, eu até gosto de ti pá! mas tens de ser mais assertivo porque tu tens valor.

    Agora percebem porque ficou atrás da do canto alentejano, não percebem?

     
  • At 03 setembro, 2015 14:04, Anonymous Anónimo said…

    Quem ajudou o André foram a Madalena, O Amilcar e o santo Ferreira. O ódio e a inveja são terríveis. Até os tipos das outras concelhias que em tempos apoiaram a MAP se envergonharam. Pepsodente agora é sempre.

     
  • At 03 setembro, 2015 14:31, Anonymous Anónimo said…

    Noutros tempos e com outras leis, um eleito que tivesse perdido umas eleições locais, poderia rejeitar servir quem o elegeu, para aceitar outro cargo mais bem remunerado e até poderia acumular funções privadas, sem causar o mínimo reboliço e sem que a “comunicação social” sequer se debruçasse sobre o assunto. Tempos certamente diferentes dos que agora vivemos em que a moralice e medo de noticiar sem entorses a verdade, faz da consciência de cada um capacho da populaça

    - Senhor Eng. Carlos Augusto Maurício da Costa Lopes, Vogal
    Executivo
    Nota curricular: Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica -Telecomunicações e Electrónica, pelo Instituto Superior Técnico, em 1969. Em 1970, iniciou a actividade profissional na Direcção de Serviços de Telecomunicações dos CTT e foi o delegado português ao Grupo de Trabalho "Eurodata", da Conférence Europeènne des Administrations des Postes et des Telecommunications.
    De1973 a 1980 foi Director Adjunto da Norma-Teledata, do ex-Grupo CUF e acumulou funções de Vereador na Câmara Municipal do Barreiro. Na Telepac, até 1983, foi responsável pelo Departamento de Novos Serviços de Telemática.
    De 1983 a 1993 exerceu funções na Direcção de Informática da Quimigal-sede e desenvolveu actividade como consultor em teleinformática, no Minipreço, Lusol, Tranquilidade, UNICRE/Visa e Petrogal. De 1994 a 2002, foi Vice-Presidente da Câmara Municipal do Barreiro e Vogal do Conselho de Administração dos Transportes Colectivos do Barreiro, tendo acumulado com funções de Vogal do Conselho de Administração da Associação de Municípios do Distrito de Setúbal.
    Desde 2004 é Vogal executivo do Conselho de Administração da SIMARSUL, SA. É membro da Ordem dos Engenheiros.
    Remunerações totais, ilíquidas anuais previstas no contrato de gestão: (euro) 91.252,00.

    http://dre.tretas.org/pdfs/2010/06/14/plain-275733.pdf

     
  • At 03 setembro, 2015 18:42, Anonymous Anónimo said…

    Á bocado enquanto andava pelo Rostos deparei-me com esta noticia: Presidente da Distrital de Setúbal do PSD, Bruno Vitorino, Acusa o PS de ser contra o Terminal de Contentores no Barreiro.
    http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=2000666&mostra=2

    Alguém sabe até que ponto isto é verdade? Ou trata-se de mais uma manobra de pré-campanha eleitoral?
    Ainda tentei encontrar o programa do PS para o Distrito de Setúbal para confirmar se sempre estava a informação na tal página 86, mas o mesmo não deve estar on-line, infelizmente.

    É que sempre ouvi dizer que o PS estava a favor do terminal de contentores no Barreiro.

     
  • At 03 setembro, 2015 21:48, Anonymous Anónimo said…

    Chegou o momento da sagsuga RC se juntar ao EC em campanha.... este é outra ténia que só quer é mamar. E mama bem!

     
  • At 03 setembro, 2015 22:02, Blogger Zé do Barreiro said…

    Era interessante, de facto, procurar no programa do PS, para o distrito de Setúbal, a posição política sobre o Terminal de Contentores para o Barreiro.

    Seria, mesmo, muito interessante e de importância vital para, quiçá, a definição do sentido de voto dos eleitores do Barreiro, Moita, Montijo, Alcochete, Seixal. Só para mencionar estes Concelhos.

    Todavia, no próprio artigo do Rostos, está plasmada uma frase em que Bruno Vitorino afirma que “Em Janeiro 2015, Eduardo Cabrita diz que é uma ligação abstrusa entre a Câmara e o Governo na questão do Terminal, exigindo a paragem imediata do projeto”.

    Cada Leitor deste espaço que retire as suas ilações...

    ( O homem nasceu, viveu, morou, estudou realmente no Barreiro ? É que mesmo António Costa – que eu não apoiei para SG do PS - defendeu já a localização do TCB no Barreiro!
    http://www.sabado.pt/portugal/detalhe/antonio_costa_apoia_terminal_de_contentores_no_barreiro.html )

     
  • At 04 setembro, 2015 12:29, Anonymous Anónimo said…

    PROGRAMA ELEITORAL DO PCP - LEGISLATIVAS 2015

    Construção Civil e Obras Públicas
    Uma profunda crise, atingindo sobretudo as micro e pequenas empresas, abateu-se no sector da construção civil. É urgente a sua reanimação, com impactos positivos elevados no mercado interno e no emprego.
    No domínio da construção civil é necessário repor um forte investimento, público e privado, com uma profunda reorientação estratégica, que privilegie designadamente a reabilitação urbana, com atenção às preexistências sociais, culturais e arquitectónicas, o acréscimo da resistência sísmica e o aumento da eficiência energética, a par de medidas que se intersectam com a necessária reindustrialização, seja a montante, no fabrico de materiais e equipamentos, seja na construção de edifícios industriais.
    No domínio das obras públicas, a par da ruptura com o modelo das Parcerias Público-Privadas
    (PPP), é urgente o rearranque das obras das infraestruturas rodoviárias e ferroviárias paralisadas e em processo de degradação; a beneficiação e renovação das estradas nacionais e municipais; a reabilitação e modernização de linhas de caminho-de-ferro da rede convencional, incentivos à construção de ramais de ligação de unidades industriais à rede ferroviária nacional e programas virados para os portos e a orla costeira.

    Pág 35
    Investimentos Estratégicos
    As grandes infraestruturas têm de ser integradas numa visão de médio e longo prazo de
    desenvolvimento nacional, com a garantia da sua natureza e gestão públicas e da incorporação de produção nacional na sua construção e manutenção. São obras a projectar e calendarizar de acordo com as necessidades e possibilidades do País:
    - a introdução da Alta Velocidade Ferroviária em Portugal, privilegiando as ligações Lisboa/Caia (itinerário Lisboa-Madrid) e Lisboa/Porto,
    - o Novo Aeroporto de Lisboa, cuja localização se posiciona na Península de Setúbal (área do Campo de Tiro de Alcochete),
    - a Terceira Travessia do Tejo, rodo-ferroviária, entre Chelas e Barreiro.

    Pág 36

    Sector Público de Transportes, uma questão estratégica
    Um sistema de transportes assente em empresas públicas, nas vertentes estratégicas, é a única forma de garantir a efectiva prioridade ao serviço público e o apoio à actividade produtiva.

    Ou seja:

    transportes coordenados e frequentes, de qualidade e a preços sociais (com justas e atempadas «indemnizações compensatórias»); a segurança de tripulações, passageiros e cargas; a complementaridade entre modos; o respeito por imperativos energéticos e ambientais; a garantia do planeamento, construção, manutenção e exploração de infraestruturas de transportes e plataformas logísticas, de acordo com as necessidades do País.

    O que impõe a reversão de empresas privatizadas e a travagem e inversão dos processos de
    subconcessão e subcontratação, reunificando o que foi desmembrado. Nomeadamente: a CP unificada modernizada e pública assegurando a exploração, as infraestruturas e o material circulante, e a ligação a todas as capitais de distrito; a TAP como empresa de bandeira e pública, o controlo do espaço aéreo pela NAV e a reversão da ANA para o sector público; a modernização das infraestruturas, equipamentos e exploração dos aeroportos e dos portos; a dinamização portuária no Estuário do Tejo, como é o caso do Barreiro; recuperar a natureza pública da rede rodoviária, reverter a fusão das Estradas de Portugal e da REFER na Infraestrutura de Portugal (IP) e travar a sua privatização, extinguir as PPP e desenvolver a rede viária regional.
    Pág 40

    http://www.pcp.pt/sites/default/files/documentos/programa_eleitoral_pcp_legislativas_2015.pdf
    Portanto, para esta coligação as prioridades são a TTT, o NAL e a AV.
    No Programa da CDU os contentores no Barreiro, nem sequer aparecem nas prioridades aparecendo apenas uma breve referência á dinamização portuária do Estuário do Tejo.

     
  • At 04 setembro, 2015 21:57, Blogger Zé do Barreiro said…

    Muito bom o trabalho do último Anónimo.

    Trata-se de uma informação bastante relevante que terá, obviamente, os mesmos pressupostos que referi no segundo parágrafo do meu comentário de 03 setembro, 2015 22:02. Não podia ser diferente.

    Agora, deixe-me dizer-lhe, também, uma coisa: No meu entendimento, O PCP/CDU referir ou não no seu programa eleitoral que defende ou não a instalação do TCB será matéria irrelevante porque nunca serão Governo em Portugal.

    Daí considerar que não terá grande importância estar ou não estar o TCB como uma prioridade no seu programa eleitoral.

    Agora, o TCB não estar apresentado/referido no programa do Partido Socialista, isso já será outra conversa.

    Sei que compreendeu completamente o meu ponto de vista.

    Os meus agradecimentos pessoais pela sua disponibilidade, trabalho e mesmo preocupação em ter a gentileza de enviar para este espaço essa parte do texto do programa eleitoral da CDU.

    Zé.

     
  • At 05 setembro, 2015 18:08, Anonymous Anónimo said…

    http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=18000051&mostra=2

     
  • At 06 setembro, 2015 16:53, Anonymous Anónimo said…

    Está bem.
    Agora que já conhecemos o programa do PCP/CDU.
    Gostaria de saber se o PS/Barreiro ou PS/distrital, apoiam ou não a instalação
    do Terminal Contentores no Barreiro?
    Não há ninguém que saiba?
    Talvez um dirigente local ou distrital do PS, nos possa elucidar.

     
  • At 06 setembro, 2015 21:00, Blogger Zé do Barreiro said…

    último Anónimo,

    Aí vai o endereço PDF do Programa do PS para o distrito de Setúbal.

    http://pssetubal.pt/wp-content/uploads/2015/07/AGENDA-PARA-A-D%C3%89CADA-SET%C3%9ABAL-GABINETE-DE-ESTUDOS-FINAL-14-JULHO-2015.pdf

    Descarrega este ficheiro, procura o título "PROPOSTAS PARA 2015" e localiza a pág. 86.

    Cumprimentos,

    Zé.

     
  • At 07 setembro, 2015 11:34, Anonymous Anónimo said…

    “O PS assume no seu programa eleitoral para o distrito de Setúbal, que é contra a instalação de um terminal de contentores no Barreiro e que todo o processo deve ser reequacionado, algo que está bem explícito na página 86 desse mesmo programa”, sublinha.

    Reequacionar a prevista construção do Terminal de Contentores do Barreiro, aprofundando os estudos técnicos e reavaliando a sua viabilidade económico-financeira;
    Consolidar e desenvolver os terminais portuários de carga geral a granel da margem sul do rio Tejo, no Porto de Lisboa;

    Pág. 86
    O Bruno deturpou o que está na dita pág. 86 e foi tudo atrás da conversa dele. Querer aprofundar estudos não quer dizer que se é contra ou a favor e é precisamente esse o próximo passo quanto à localização no Barreiro e é isso que o governo do Bruno está a fazer neste momento .
    Quanto ao programa CDU convém não esquecer que não é coerente com o que dizem os da CMB é isso importa.
    Quanto á opção Trafaria há um mundo de razões técnicas que o PCP tem manipulado e que impõem reservas quanto á localização no Barreiro e por isso este não é um processo fechado.
    Reparem que no PETI 3+ não se fala da ligação do Lavradio ao Montijo e há grande pressão dos operadores de baixo custo para o avanço da Portela+1.
    A Portela Vai para obras em breve e já foi autorizado o “Reverse Thrust” durante a madrugada.
    https://dre.pt/application/file/70006763
    Toda a questão é muito sensível e tem imensas variáveis.
    Ambientalmente falando note-se que o vereador Verde até já pôs os binóculos na gaveta e foi obrigado a pôr os óculos de ver ao perto…

     
  • At 07 setembro, 2015 15:32, Anonymous Anónimo said…

    Antes de mais obrigado ao anónimo das 11:34 de 7 Set., já que se nota perfeitamente que está dentro do assunto.
    A minha questão aqui é mesmo o termo «reequacionar», porque no passado, quando se metiam a aprofundar estudos e a ver diversas vertentes, a coisa não raras vezes ia pelo cano abaixo. Especialmente quando se nota claramente que tanto Setúbal, como Sines, são alvos claros de investimento e desenvolvimento por parte do PS, não tendo desde logo nada contra como é óbvio, mas lá está, gato escaldado...!

    Quanto à questão da ligação Lavradio-Montijo e Aeroporto, isso sim é novidade para mim.
    O estar tudo calado que nem um rato não ajuda a esclarecimentos por parte da população, quando tais situações deviam ser amplamente discutidas, inclusive agora durante a campanha, já que são situações que influenciam directamente as condições de vida das pessoas.

    O Reverse Thrust na 35 por exemplo, não nos afecta directamente mas vai acordar muito boa gente no bairro de alvalade e arredores! Mas o verde que trabalhe, que ser vereador não é só observar pássaros e gravar os sons que eles emitem.

     
  • At 07 setembro, 2015 16:28, Anonymous Anónimo said…

    Alguém muito, mas muito erudito, me explica como "reequacionar" significa "estar contra"?

    Definição de REEQUACIONAR:

    re·e·qua·ci·o·nar - Conjugar (re- + equacionar) verbo transitivo
    1. Voltar a equacionar.
    2. Pensar melhor.

    Anónimo de 7 de setembro de 2015, 11:34, excelente intervenção!

    Gostei especialmente da frase:

    "Ambientalmente falando note-se que o vereador Verde até já pôs os binóculos na gaveta e foi obrigado a pôr os óculos de ver ao perto…"

     
  • At 08 setembro, 2015 15:22, Blogger Zé do Barreiro said…

    Uma coisa é certa, o PS Setúbal deveria incluir no seu programa eleitoral – CLARA E INEQUIVOCAMENTE – a localização do TC no Barreiro.

    Ao não o terem feito, discordaram absolutamente com o SG do partido, António Costa. Ver
    http://www.sabado.pt/portugal/detalhe/antonio_costa_apoia_terminal_de_contentores_no_barreiro.html )

    E isso deverá ser objecto de atribuição de totais responsabilidades a quem, na Federação de Setúbal do PS, elaborou o Programa ( e que cá o Zé sabe perfeitamente quem são ).

    Não há volta a dar.

    E não me venham com lições de contrução e significados de palavras. Não vale a pena tapar o sol com a peneira.

    Nesta matéria foram completamente iguais ao PCP. Com a gravíssima diferença que o PCP nunca será governo e o PS aspira com toda a legitimidade a sê-lo.

    Se os eleitores do distrito de Setúbal estiverem atentos, concretamente os habitantes dos concelhos do Barreiro, Seixal, Alcochete, Moita, Montijo, entre outros, dificilmente o PS fará eleger mais de cinco deputados.

    Torno a repetir: ESCREVAM ISTO.

    Saúde,

    Zé.

     
  • At 08 setembro, 2015 16:45, Anonymous Anónimo said…

    As cambalhotas que o Zé dá!

    Santo Deus! Como se pode defender "CLARA E INEQUIVOCAMENTE" algo dependente de estudos técnicos, entre outros ambientais, e de viabilidade económico-financeira.

    As bojardas do Bruno Vitorino não são mais que o habitual foguetório em época pré eleitoras para tentar amealhar uns votitos que, pelas bandas do distrito de Setúbal não abundam para a laranjada. Ele nunca perde uma oportunidade para isso. Nem inovador consegue ser!

    O que impressiona mais, é ver supostos socialistas a "abrir as pernas" e a catalisar mentiras e deturpações.

    Querem vocês ser levados a sério?

     
  • At 10 setembro, 2015 13:04, Blogger Zé do Barreiro said…

    Último Anónimo,

    Em primeiro lugar pretendo deixar muito claro que não me interessa minimamente o que o BV pensa ou deixa de pensar sobre o TCB ou sobre qq outra matéria. Ponto final.

    Vou referir-lhe aquilo que, de certa forma, tenho vindo a defender no Post seguinte perante um Anónimo que se recusa terminantemente a debater um assunto pertinente que ambos estamos, sem sucesso, a tentar dirrimir.

    Peço-lhe, com toda a simpatia, que se remeta unicamente à matéria que ambos estamos, também, a tentar debater.

    Muito agradeço.

    Não sou, de todo, especialista em assuntos ambientais e de viabilidade económica e financeira.

    Mas há quem o seja!

    Por exemplo, o Secretário Geral do PS e, penso, os seus assessores, consultores e adjuntos na Câmara Municipal de Lisboa, quando António Costa era o seu Presidente.

    Explique-me, sff, ou, no mínimo, dê-me a sua opinião, quais as razões, motivos, motivações, porque AC assinou um protocolo com a Câmara Municipal do Barreiro e a Administração do Porto de Lisboa (APL) que defende a instalação dos contentores num novo terminal do porto de Lisboa, no Barreiro E O PS SETÚBAL NÃO DEFENDE, COM TODA A CLAREZA, A IMPLANTAÇÃO DO TC NO BARREIRO, NO SEU PROGRAMA ELEITORAL. É claro, que terão de se realizar estudos ambientais e de viabilidade económica - financeira. Mas o PS Setúbal “marcava pontos” politicamente se defendesse inequivocamente a localização do TC no Barreiro.

    Ou será que estou a ver mal a coisa ? ( Ou a dar cambalhotas, como referiu no seu comentário ? )

    http://www.ionline.pt/270041

    http://www.sabado.pt/portugal/detalhe/antonio_costa_apoia_terminal_de_contentores_no_barreiro.html

    Aguardo, sem ambiguidades, com toda a sua honestidade intelectual, o que me terá a dizer sobre o assunto.

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 10 setembro, 2015 16:05, Anonymous Anónimo said…

    Ai Zé, Zé!

    Não só dá "cambalhotas" (salvo seja) como consegue confundir a obra prima do mestre com a prima do mestre da obra.

    O que foi assinado, em forma de protocolo (e não de outra forma vinculativa - por exemplo, contrato) entre a CMB e a CML foi um "acordo de cooperação institucional sobre a atividade portuária" de Lisboa. EM que entre muitas outras coisas, se aponta como hipótese a instalação do terminal de contentores no Barreiro, mas, como está expresso, sujeito a estudos prévios de viabilidade económica-financeira e ambientais, entre outros.

    Este tipo de "acordos de cooperação" foram protocolados com muitas outras entidades: REFER, IMT, EP, Baía do Tejo, etc..

    Significará isto que todas estas entidades (ou seus dirigentes) concordam com o terminal de contentores no Barreiro? Claro que não! Significa somente que "cooperarão", cada um na sua vertente, para a resolução da questão portuária de Lisboa. Sendo uma hipótese, a única atualmente, o Barreiro. Só isso!

    Aliás, se ler como muita atenção os textos jornalísticos que noticiam este protocolo aparecem expressões, referindo-se à posição de AC, como "apontam para que"; "parecem indiciar", "fazem crer que", etc.

    E que significa isto? Significa que em lado algum está expressa ou implícita a concordância do AC. Nem poderia estar, porque ela não existe de facto. O que existe é uma disponibilidade, ainda por cima não vinculativa, de cooperar no sentido solucionar a questão do reordenamento e da expansão do Porto de Lisboa. E AC não podia deixar de, enquanto presidente da CML, protocolar esta questão. Por uma razão muito óbvia: Lisboa quer resolver a questão da Frente Rio, voltando a cidade para o Tejo. Ao contrário de outras autarquias que querem erguer uma parede modelar de contentores entre a Cidade e o Rio, que, para além de privar a cidade do seu rio, vai criar corredores de transporte pesado a atravessá-la, com as consequências ambientais e de qualidade de vida para os seus residentes.

    E isto a troco do quê?

    1 - 60/90 postos de trabalho que, na maior parte, resultarão de transferências;
    2 - Hipotética atração de atividade empresarial, não se sabe bem do quê, para os territórios da Baía do Tejo. É uma questão de fé!
    3 - Hipotética construção da TTT. Mais uma questão de fé!
    4 - Hipotética construção da ponte Barreiro/Seixal e Barreiro/Montijo. Mais duas questões de fé!

    Vivemos numa terra de fé! E é por causa de tanta fé que estamos a regredir como estamos. Não temos emenda.

    Bem dizia aquela jovem que é vereadora na CMB que diz, mais ou menos o seguinte: "o Barreiro tem duas barreiras. Uma delas é o rio e outra é o território da antiga CUF". Será que compreendeu, Zé, porque é que os terrenos da CUF são um "obstáculo", quando deveriam ser um ativo? Eu acho que sei o que a jovem arquiteta quis dizer. Ora veja lá se lá chega?

    Posto isto e voltando à vaca fria, a NÃO DESFESA, COM TODA A CLAREZA, A IMPLANTAÇÃO DO TC NO BARREIRO, no programa eleitoral do PS Setúbal está completamente coerente.

    Não inventemos fantasmas só para irmos sustentando argumentos que nada têm a ver com a questão em debate. Só porque sim!

     
  • At 10 setembro, 2015 16:47, Anonymous Anónimo said…

    Pág 1

    ACORDO DE COOPERAÇÃO INSTITUCIONAL

    Entre:

    O Município de Lisboa, pessoa coletiva n.º 500051070, com sede na Praça do Município, em Lisboa, neste ato representado pelo Presidente da Câmara Municipal, António Luis Santos Costa, com poderes bastantes para o presente ato, doravante designada por CML,

    O Município de Barreiro, pessoa coletiva n.º 506673626, com sede na Rua Miguel Bombarda, Paços do Concelho, Barreiro, representada pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal, Carlos Humberto Palácios Pinheiro de Carvalho, com poderes bastantes para o presente ato, doravante designada por CMB,

    e a APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., com o número único de pessoa coletiva e de matrícula na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa 501202021, com sede na Rua da Junqueira, 94, 1349-026 Lisboa, com o capital social de 60 000 000€, neste ato representada por Marina João da Fonseca Lopes Ferreira, na qualidade de Presidente do Conselho de Administração, e de Andreia Daniela Fernandes Ventura de Brito Bogas, vogal do Conselho de Administração, com poderes bastantes para o mesmo, doravante também designada por “APL”,

    pág 2

    Considerando que:

    O estuário do Tejo constitui o espaço central da Área Metropolitana de Lisboa, tendo sido ao longo das suas margens que se desenvolveu o actual modelo urbano polinucleado, com intensa atividade portuária e outros viveres ribeirinhos, característicos e específicos da sociocultura identitária das suas cidades.

    É, por isso, uma importante infraestrutura natural de mobilidade, nomeadamente urbana, viabilizando milhões de viagens por ano, entre cidades densamente povoadas nas suas duas margens;

    A história e a tradição de relação das populações das duas margens do rio com o estuário do Tejo, de progresso comercial e industrial, a extraordinária qualidade paisagística da sua frente ribeirinha, a centralidade na sub-região em que se insere, num contexto de forte concentração demográfica, consubstanciam alguns dos fatores positivos que parametrizam as ações que, com este documento, se pretendem fixar;

    O estuário e as suas margens têm condições:

    1. Para o desenvolvimento de atividades económicas, de cariz tecnológico, industrial, criativo, formativo, de logística, e também de cultura, de recreio e lazer, importantes para a evolução e melhoria da qualidade de vida, crescimento e emprego da Área Metropolitana de Lisboa e da sua população; e,

    2. Para funcionar como elemento aglutinador e estruturador do desenvolvimento da região, integrando as condições ambientais particulares, contribuindo para o desenvolvimento inteligente da

    Pág. 3

     
  • At 10 setembro, 2015 16:49, Anonymous Anónimo said…

    (...)
    Pág. 3

    "Tejotropolis, cidade das cidades", "cidade das duas margens" traduzindo a ideia-chave do modelo territorial proposto no Plano Nacional do Ordenamento do Território e no Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa (Resolução do Conselho de Ministros n.º 68/2002): «Recentrar a Área Metropolitana no Estuário do Tejo».

    Nesse sentido, as opções territoriais para o estuário visam conciliar o desenvolvimento das atividades portuárias, industriais, tecnológicas e de logística com a sua utilização para fins de cultura, turismo, recreio e lazer em reforço dos valores naturais existentes, da recuperação e reabilitação das áreas industriais degradadas, dos espaços urbanos ribeirinhos e das margens do estuário, promovendo um enquadramento paisagístico e funcional adequado ao seu valor ambiental, de reserva da biodiversidade e ao seu papel como elemento de centralidade, valorizando sempre a sua identidade sociocultural.

    São objetivos estratégicos para o desenvolvimento da região ordenar as margens do estuário, promovendo um enquadramento paisagístico e funcional adequado ao seu valor ambiental, dando eficiência e qualidade à atividade portuária e económica, e reconverter e renovar as unidades funcionais que englobem grandes complexos industriais desativados ou em desativação;

    O porto de Lisboa, com os seus terminais situados ao longo do Estuário do Tejo, o maior espaço flúvio-marítimo da Europa, é um dos agentes fundamentais nesta visão moderna da centralidade da Área Metropolitana de Lisboa;

    A convivência entre um porto eficiente e competitivo e um território qualificado sob os pontos de vista urbano e ambiental é a base de um novo

    Pág.4

    paradigma da relação Cidade-porto, entendendo-se “cidade” como o espaço urbano da região metropolitana de Lisboa;

    Neste sentido, a consolidação e fixação de um entendimento quanto às ações que permitam dar corpo às políticas de desenvolvimento urbano e portuárias aprovadas, assentes em critérios de sustentabilidade social, ambiental, cultural, económica e patrimonial revela-se de extrema importância, nomeadamente no que se refere à intervenção na frente ribeirinha dos concelhos do Barreiro e Lisboa;

    O presente Acordo assegura a articulação entre o Município de Lisboa, o Município do Barreiro e a Administração do Porto de Lisboa, para a requalificação do espaço urbano e o desenvolvimento das actividades portuárias, industriais, tecnológicas, de logística, criativas, de pesca, de recreio, desporto e de lazer nas áreas envolvidas.

    Nos termos que entre si livremente e de boa-fé estabelecem, e cujo enquadramento consta dos considerandos supra enunciados e que se regerá pelas seguintes cláusulas:

    Cláusula Primeira

    (Objeto)

    O presente Acordo tem por objeto regular os termos de cooperação institucional entre as partes outorgantes, com vista:

    a) Ao estudo, desenvolvimento e melhoria de novas áreas portuárias, de logística, industriais, e tecnológicas, nomeadamente um novo terminal no Barreiro para contentores, como tem sido proposto pela APL e pelo Município do Barreiro;

    Pág. 5

     
  • At 10 setembro, 2015 16:51, Anonymous Anónimo said…

    (...)

    Pág. 5

    b) Ao desenvolvimento das atividades económicas nas áreas portuárias envolvidas, de atividades de pesca e náutica de recreio;

    c) À promoção do transporte fluvial entre e ao longo das margens.

    d) À requalificação das áreas que deixam deter atividade portuária reconhecida, permitindo uma nova dinâmica.

    Cláusula Segunda

    (Atividades portuárias, náuticas e transporte fluvial)

    1. Para efeitos do presente acordo, constituem objetivos a prosseguir pelo Município de Lisboa os seguintes:

    a) Manutenção e melhoria da eficiência do terminal de carga contentorizada em Alcântara e a movimentação de granéis (cereais) no Beato;

    b) Desenvolvimento das condições necessárias para o novo terminal de cruzeiros de Santa Apolónia;

    c) Dinamização da atividade náutica de recreio nas Docas de Pedrouços, de Belém – Bom Sucesso, em Alcântara – Santo Amaro e no Parque das Nações e implementação desta atividade no Aterro de Santos, por forma a garantir a continuidade de realização de eventos náuticos de projeção internacional, impulsionando Lisboa como destino turístico europeu e mundial;

    d) Manutenção das estações de transporte fluvial em Belém, Cais do Sodré e Estação de Sul e Sueste, às quais se deverão associar novas estações fluviais e incrementar as ligações entre e ao longo das margens do rio.

    2. Para efeitos do presente acordo, constituem objetivos a prosseguir pelo Município do Barreiro os seguintes:

    Pág. 6

    a) Reforço da atividade portuária no concelho do Barreiro com a construção do Novo Terminal de Contentores, que crie as condições necessárias ao adequado ordenamento e desenvolvimento portuário e potenciando as valências económicas e sociais da actividade portuária no concelho e na região, tendo em conta uma adequada relação desta infraestrutura com a cidade;

    b) Desenvolvimento das condições necessárias para a transferência do terminal rodo-ferro-fluvial do Barreiro para áreas próximas da plataforma portuária, por forma a melhorar as relações de intermodalidade de transporte e de coesão do território do Barreiro, reforçando o desempenho do transporte fluvial no sistema de mobilidade etropolitana, criando condições adequadas ao eventual aumento de ligações ao longo das margens do rio;

    c) Avaliar a possibilidade de se gerarem condições para a infraestruturação das áreas charneira da futura plataforma portuária e na atual plataforma do terminal rodo-ferro-fluvial, tendo em vista a criação de condições para a prática de atividades de recreio, desporto e lazer associadas às massas de água;

    d) Ter em conta o desenvolvimento dos aspetos identificados no PIRANET, particularmente a melhoria de condições para a actividade piscatória artesanal no Concelho e para a recuperação / manutenção dos vários locais de acesso às frentes de rio e infraestruturas de apoio para atividades de desporto e lazer.

    3. Para efeitos do presente acordo constituem objetivos a prosseguir pela Administração do Porto de Lisboa os seguintes:

    a) Promover um uso mais eficiente, sustentável e dinâmico dos terminais portuários de passageiros, carga, e docas de recreio sob jurisdição da APL nos municípios de Lisboa e Barreiro;

    pág. 7

     
  • At 10 setembro, 2015 16:53, Anonymous Anónimo said…

    (...)

    pág. 7

    b) Alavancar o crescimento e reduzir os custos de contexto do tecido económico, em especial na área do seu hinterland, através da melhoria da oferta dos serviços portuários;

    c) Integrar os usos portuários com as necessidades das populações ribeirinhas, sem comprometer as melhores práticas de segurança e controlo de pessoas e bens;

    d) Consolidar Lisboa como capital do Atlântico, em especial através de toda a sua comunidade portuária e do cluster marítimo-portuário;

    e) Repor os níveis de navegação fluvial e estuarina perdidos no último meio século, assegurando melhores níveis de qualidade do ar e do ambiente na área Metropolitana.

    Cláusula Terceira

    (Reordenamento da atividade portuária)

    1. Para efeitos do presente acordo, constituem ainda objetivos a avaliação das valências portuárias existentes em Santa Apolónia e Poço do Bispo.

    2. O reordenamento portuário deve reconfigurar as relações destas áreas com os núcleos urbanos, nomeadamente na área adjacente ao terminal de Alcântara bem como na zona monumental de Belém e na zona urbana do Barreiro, regulando sempre que possível o tráfego de pesados por acessos rodoviários e criando as condições para a promoção do transporte fluvial e ferroviário.

    Cláusula Quarta

    (smart-port cities)

    1. Os subscritores comprometem-se, no âmbito dos programas de desenvolvimento tecnológico, integração modal, e gestão viária, a estudar, desenvolver e implementar sistemas inteligentes que permitam

    Pág. 8

    a interligação da Janela Única Portuária, com os sistemas de gestão de frotas, de acompanhamento de cargas, e de entrada e saída de veículos pesados dos terminais, entre outros, por forma a minimizar a intensidade do tráfegos de pesados de mercadorias em especial, com origem e, ou, destino em terminais da APL e prioritariamente, no terminal de Alcântara e no futuro terminal do Barreiro.

    2. Para o efeito será criada uma equipa técnica conjunta entre a CML, a CMB e a APL que reunirá trimestralmente, devendo apresentar o primeiro plano de ação no prazo de seis meses.

    Cláusula Quinta

    (Áreas sem utilização portuária reconhecida)

    Nas áreas sem utilização portuária reconhecida, constituem objetivos a prosseguir pelos Municípios de Lisboa e do Barreiro e pela APL, a possibilidade da sua requalificação por forma a permitir uma nova dinâmica dos espaços, a valorizar a utilização e fruição pública dessas áreas, a acolher novas atividades e usos diversificados e a melhorar as ligações com e à cidade.

    No que a Lisboa diz respeito, considera-se importante que esta análise incida especialmente sobre a possibilidade de transferência dominial, nos termos da lei:

    • Da Praça Amália Rodrigues, fronteira à Estação Marítima de Alcântara, do Terrrapleno de Santos, da Doca do Poço do Bispo e áreas envolventes e da área ocupada pelo Terminal de Contentores de Santa Apolónia, quando e se vier a ser desativado.

    Pág. 9

     
  • At 10 setembro, 2015 16:54, Anonymous Anónimo said…

    Pág. 9

    No que ao Barreiro diz respeito, considera-se importante:

    • Reforçar o areal em Alburrica, Ponta do Mexilhoeiro e nas áreas da Frente Ribeirinha das Freguesias do Lavradio, Verderena, Santo André e Palhais;

    • Prolongar o passeio ribeirinho até à Ponta do Mexilhoeiro;

    • Criar uma área de praia ao longo da Av. Bento Gonçalves.

    Cláusula Sexta

    (Obrigações das Partes)

    1. Tendo em vista a prossecução dos objetivos definidos no presente Acordo, competirá às partes outorgantes criar as condições necessárias à sua efetiva implementação.

    2. Aos Municípios de Lisboa e do Barreiro, cumprirá assegurar a compatibilidade dos objetivos referidos no presente protocolo com os respetivos instrumentos de gestão territorial.

    3. Os termos de gestão e utilização referidos na cláusula quarta devem ser estabelecidos através de protocolo a celebrar entre os Municípios de Lisboa e do Barreiro e a APL.

    4. A APL promoverá que o acréscimo de carga contentorizada que se venha a verificar em Alcântara, face à capacidade atual, seja escoada por via ferroviária e/ou fluvial, para minimizar os impactes de atravessamento por transporte rodoviário pesado de mercadorias na Zona Monumental de Belém.

    Pág. 10

    Cláusula Sétima

    (Duração)

    O presente Acordo vigorará pelo tempo necessário à prática dos atos e acompanhamento das matérias identificadas na cláusula primeira.

    Cláusula Oitava

    (Notificações/Comunicações)

    1. Quaisquer comunicações a efetuar por qualquer uma das partes no âmbito do presente Acordo deverão ser enviadas pelos seguintes meios:

    a) Por via postal;

    b) Por correio eletrónico.

    2. As comunicações a efetuar nos termos dos números anteriores deverão ser endereçadas para as seguintes moradas, números e endereços de correio eletrónico ou outras a indicar:

    a) Município de Lisboa: Praça do Município, em Lisboa, gab.presidente@cm-lisboa.pt

    b) Município do Barreiro: Paços do Concelho, Rua Miguel Bombarda, 2834-005 Barreiro, presidente@cm-barreiro.pt

    c) APL: Rua da Junqueira, 94, 1349-026 Lisboa, mferreira@portodelisboa.pt

    Cláusula Nona

    (Entrada em vigor)

    O presente Acordo entra em vigor na data da sua assinatura.

    Pág. 11

    Barreiro, 10 de fevereiro, de 2015

    Pelo Município de Lisboa

    O Presidente

    _________________________________

    (António Luís Santos Costa)

    Pelo Município do Barreiro

    O Presidente

    _________________________________

    (Carlos Humberto de Carvalho)

    Pela Administração do Porto de Lisboa

    A Presidente,

    _________________________________

    (Marina Lopes Ferreira)

    A vogal do CA da APL

    _________________________________

    (Andreia Ventura de Brito Bogas)

     
  • At 11 setembro, 2015 11:01, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caro último Anónimo,

    Tenho a impressão que o meu caro tomou “as dores” do(a) Anónimo(a) que tem tentado fugir, em vários comentários, ao assunto do TCB vs Programa do PS Setúbal.

    Claramente não serão a mesma pessoa.

    Bom, vamos ao que interessa.

    Agradeço ter tido o exaustivo trabalho de enviar o ACORDO DE COOPERAÇÃO INSTITUCIONAL entre as Câmaras de Lisboa e do Barreiro e a APL. Documento relevante, de facto.

    Mas, como disse, vamos preferencialmente à vaca fria.

    São suas as palavras: “Significará isto que todas estas entidades (ou seus dirigentes) concordam com o terminal de contentores no Barreiro? Claro que não! Significa somente que "cooperarão", cada um na sua vertente, para a resolução da questão portuária de Lisboa. Sendo uma hipótese, a única atualmente, o Barreiro. Só isso!”

    Pois é, caríssimo anónimo, bastaria precisamente esta pequenina frase “ O TC será implementado/localizado no Barreiro, sendo oportunamente realizados os respectivos estudos ambientais e de viabilidade económico- financeira”, constar no Programa do PS Setúbal para o nosso partido marcar pontos politicamente perante os eleitores de, pelo menos, os Concelhos do Barreiro, Seixal, Moita, Montijo e Alcochete.

    Ou, ainda acha que cá o Zé não só dá "cambalhotas" (salvo seja) como consegue confundir a obra prima do mestre com a prima do mestre da obra ?

    Mais uma achega:

    O governo de direita anunciou peremptoriamente que o Barreiro é a única localização em cima da mesa para a instalação do terminal de contentores, tendo já apresentado a candidatura a fundos comunitários para a realização de estudos de impacte ambiental.

    «A única localização que continua a ser estudada é a do Barreiro, que foi a que reuniu consenso», declarou esta quinta-feira o secretário de Estado das Infraestruturas, adiantando que «se os estudos confirmarem as expectativas que existem, não haverá um euro de dinheiro público envolvido neste projeto».

    Em declarações aos jornalistas, no Porto de Lisboa, Sérgio Monteiro avançou que se inicia agora a fase de estudos para o projeto de instalação do terminal de contentores no Barreiro, ficando pelo caminho a solução da Trafaria.

    Ver notícia completa em http://www.tvi24.iol.pt/economia/26-02-2015/terminal-de-contentores-vai-ser-no-barreiro

    É que a localização do TC, não obstante os diversos estudos que, obrigatoriamente, se terão de realizar, é no Barreiro!

    E o PS Setúbal, a muito curto prazo, irá ter as competentes responsabilidades políticas por não ter considerado essa matéria no seu Programa eleitoral.

    Ainda acha que cá o Zé não só dá "cambalhotas" (salvo seja) como consegue confundir a obra prima do mestre com a prima do mestre da obra ?

    Meu caro, quanto à sua pequena referência, no seu comentário, à vereadora JB, não é esse o assunto que mais me preocupa.

    O que realmente me preocupa como militante Socialista no Barreiro são algumas afirmações da senhora, na sua entrevista ao Rostos, que cá o Zé muito brevemente irá respigar e desenvolver aqui neste espaço.

    Creia que está ser um enorme prazer debater consigo,

    Zé.

     
  • At 11 setembro, 2015 12:16, Anonymous Anónimo said…

    Em época pré eleitoral tudo se diz, tudo se faz.

    Para TC ser feito no Barreiro (ou em qualquer outro lugar), admitindo que os estudos "confirmem as expectativas", ainda muitas luas!

    E para que não haja "um euro de dinheiro público envolvido neste projeto" será preciso haver investidor(es) disponível(eis) para tal.

    E depois haverá que estabelecer as regras de concessão (a muitos e muitos anos!).

    E depois terá que se fazer.

    E fazer toda a infraestrutura relacionada.

    E depois terá que se tornar em polo de atração empresarial.

    Acha mesmo que isso é o mais importante para agora?

    Porque será que se anda sempre a fazer as pessoas de parvas? A apresentar-lhes quimeras?

    Ainda não bastou o primeiro plano de urbanização da Quimiparque?

    O Master Plan?

    A TTT?

    O 2º Plano de Urbanização da Quimiparque.

    E sei lá que mais!

    É por estas e por outras que o Barreiro definha. Tudo se centra nos terrenos da CUF. Parece não haver Barreiro para além deles!

    Quer um exemplo de como se reconverte uma cidade industrial com sucesso, sem cismas e visões afuniladas? Investigue o que se passou e Bilbao, Espanha. Como se transformou de uma cidade mineira e de industria em pouco mais de 20 anos.


     
  • At 11 setembro, 2015 14:33, Blogger Zé do Barreiro said…

    Tenho a certeza que compreendeu completamente aquilo que escrevi no meu comentário de
    11 setembro, 2015 11:01. O meu caro dá-se a perceber mesmo sem o ter escrito expressamente.

    Compreendo perfeitamente os motivos porque não me dá razão expressamente. Fico satisfeito.

    Só uma pequena nuance: Acreditando que, de facto, o Governo de direita já apresentou a candidatura a fundos comunitários para a realização de estudos de impacte ambiental e que isso representa custos elevados, pergunto-lhe como se recuperarão essas verbas se a localização do TC não for no Barreiro.

    Perder-se-à, simplesmente, de ânimo leve, a candidatura a esses fundos ?

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 11 setembro, 2015 17:57, Anonymous Barreiro-O-Novo ou O Sol de Novo na Terra said…

    `Sim, somos, pelo menos, dois. E, um dia, seremos milhões !
    Mas, à hora que lhe enviaram o comentário imediatamente anterior aos meus com o conteúdo do “Tretocolo” entre as CMB, CML e a APL, esse comentário não estava ainda publicado. Portanto, não se tomaram aqui, pela nossa parte, as dores de ninguém. mas até podíamos tê-las tomado pois concordamos na integra com o seu conteúdo.
    Confrontando a necessidade de marcar pontos políticos e a de atuar com rigor e não prometer o impossível, a prazo, se se optar pela segunda via, os pontos políticos somar-se-ão, irão transformar-se em votos e estes em mandatos.
    Quem se cola ao PC acaba absorvido e digerido e que se demarca é inimigo do Povo.
    Mas o Povo não é burro, anda é muito mal informado!
    Por cada TEU de carga contentorizada será descarregada, na frente ribeirinha norte, o seu equivalente em areia e Bento Gonçalves será uma Praia.
    A Ganilha desse lado exultará.
    McNamara virá ao enterro da Gasoline (e das escolas de surf também, Fred) que sucumbirá.
    E sucumbirá, se não fôr pela ausência do Catamarâ que a gera, transferido que seja o Terminal Rodoferrofluvial para a zona da Atlanport, será pela interferência das geradas pelos Panamaxes e Petromaxes. que serpentearão por entre as embarcações da Soflusa , abrandando decerto á sua passagem.
    Sim, é possível construir um Aeroporto, um Porto de águas profundas, bacias de manobras, um terminal Rodoferrofluvial e uma TTT encostadinhos uns aos outros .
    Sim é possível… usando blocos de LEGO!

    Abraços

     
  • At 14 setembro, 2015 11:16, Anonymous Anónimo said…

    Adoro a solução dos blocos de LEGO!

    Como não me tinha ainda ocorrido!

    Faz-me lembrar uma história de um chefe de repartição que, confrontado com a necessidade de meter um X nº de secretárias e de armários numa determinada sala numa mudança de instalações, fez um desenho em que os enfiou lá todos.

    Só havia um problema: omitiu a escala. Mas afirmava, a pés juntos que o mobiliário cabia lá todo, com os trabalhadores da empresa de mudanças atónitos!

     
  • At 28 setembro, 2015 10:06, Anonymous Anónimo said…

    "(...)Questionado sobre o possível encerramento de uma das duas pistas do Aeroporto de Lisboa, o secretário de Estado dos Transportes afirmou ter conhecimento desse cenário, que só se concretizará caso seja instalado no Montijo um aeroporto complementar à Portela.

    "É um dos cenários possíveis, para os quais é imprescindível que um aeroporto complementar exista", frisou Sérgio Monteiro.

    Numa resposta escrita enviada esta semana à agência Lusa, a ANA - Aeroportos de Portugal confirmou estar a estudar essa possibilidade. "A ANA confirma que está a estudar -- em conjunto com outras entidades públicas - a hipótese de desenvolvimento de um Aeroporto no Montijo e que está a planear o desenho operacional futuro do Aeroporto de Lisboa, no qual se inclui, entre outras, a possibilidade do encerramento da pista 17/35", refere a empresa, adquirida pelos franceses da Vinci, sem querer adiantar mais pormenores do estudo.

    Fontes ligadas ao processo adiantaram à Lusa que o que está a ser estudado é o eventual fecho da pista mais pequena do Aeroporto de Lisboa, para aí ser instalado um terminal de passageiros e para parqueamento de aviões, ficando o Montijo como aeroporto alternativo à Portela.

    O secretário de Estado dos Transportes referiu-se ainda às taxas aeroportuárias que poderão vir a ser pagas pelos operadores, quando o Montijo começar a receber voos civis.
    (...)"

    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=4798910&page=-1

     
  • At 28 setembro, 2015 11:46, Anonymous Anónimo said…

    "(...)Pelo que é dito, a solução Portela +1 é a que provavelmente vai avançar, esta não é a minha opção, até porque, é preciso ponderar um problema que não é pequeno, que são os cones de aproximação dos aviões à base aérea do Montijo, por uma parte do concelho do Barreiro e também do concelho da Moita.

    (...)

    O que quero dizer é que acompanhei sempre, muito de perto, com a intervenção adequada e que foi possível, esta matérias de importância regional, para salientar queO que quero dizer é que acompanhei sempre, muito de perto, com a intervenção adequada e que foi possível, esta matérias de importância regional, para salientar que a questão do aeroporto foi sempre acompanhada, por parte do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, de forma muito atenta e. interventiva.
    (...)"

    15.08.2015 - 15:39

    http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=18000049&mostra=2&seccao=entrevista&titulo=Carlos-Humberto-Presidente-da-Camara-Mu

     
  • At 27 outubro, 2015 11:35, Anonymous Anónimo said…

    “(…) Questionado também sobre o projeto do aeroporto do Montijo, a criar na Base Aérea nº 6 e complementar ao da Portela (Lisboa), Ponce de Leão disse que a ANA "está a trabalhar" neste dossiê.
    "Vamos fazer as coisas certas, mas, para isso, precisamos de perceber exatamente o que a Força Aérea nos pode disponibilizar, como utilizar esses recursos da forma mais eficaz", disse.
    A partir daí, acrescentou, pode-se "construir as melhores soluções com a informação que, entretanto", for recolhida "junto das companhias áreas sobre quem é que quer utilizar" o novo aeroporto e "quais as necessidades" dessas companhias e, por outro lado, "dimensionar as próprias taxas em função do investimento efetuado e do tipo de custos" que existirem no Montijo.
    "Tudo isso é um trabalho que tem de ser feito a seu tempo e estará pronto quando puder estar", frisou o presidente da ANA.
    Em relação ao memorando de entendimento sobre o aeroporto do Montijo, que não chegou a ser assinado na anterior legislatura, Ponce de Leão argumentou que, apesar disso, o objetivo do documento foi alcançado: "O verdadeiro objetivo era consensualizar que o Montijo era a melhor solução para ajustar a capacidade aeroportuária da região de Lisboa" e isso "foi conseguido". (…)”

    http://portocanal.sapo.pt/noticia/72501/

    “(…) “Em Lisboa temos um problema não propriamente de capacidade, mas desadequação de capacidade”, sublinhou Ponce de Leão aos jornalistas ontem após uma sessão do 27º Congresso da AHP, no Vila Galé Évora.
    “Gostávamos de ter um hub mais eficiente e com oferta mais eficiente”, prosseguiu o presidente da ANA, para acrescentar que a oferta low cost está apoiada numa “estrutura de custos extremamente eficiente” para a qual o Aeroporto da Portela “não está direccionado”.
    Na hipótese de fazer “um terminal de raiz no Montijo”, o presidente da ANA explicou que o fará “exactamente de forma a que a operação seja mais eficaz e mais competitiva”, com custos de handling mais baixos, para uma operação direccionada para as low cost.
    O presidente da ANA não define prazos para o Aeroporto do Montijo e sublinha que actualmente apenas está definido de forma “consensual” que é a melhor solução, estando ainda várias negociações em curso.

    No Aeroporto da Portela, Ponce de Leão garante que a capacidade está a ser trabalhada, havendo actualmente nas horas de pico 40 partidas e chegadas, com um modelo de uma hora de 34 movimentos por cada duas horas de 40 movimentos.
    O número de partidas e chegadas depende da NAV e “não há um único mês em que não se esteja a trabalhar na capacidade”, garantiu o presidente da ANA, para salientar que não faria “um aeroporto dez vezes maior porque todas as companhias aéreas querem voar àquela hora”.
    “Nós vamos ter sempre a Ryanair a querer voar a uma hora a que eu não tenho slots. E não vai ter, não há”, afirmou então Ponce de Leão, para acrescentar que não tem “nenhum interesse em dar esses slots à Ryanair”.
    “Prefiro que esses slots, a existirem, sejam dados à TAP no sentido de criar condições a uma operação de hub”, prosseguiu, explicando que na “operação de hub, o tráfego de transferência é que sustenta muitas rotas” e a conectividade de Lisboa, que é já uma excelente conectividade, quer directa, quer indirecta, é baseada também no tráfego de transferência”.
    Ao retirar os passageiros de transferência de algumas rotas, outras “desaparecem porque não são sustentáveis só com o chamado tráfego de ponto a ponto”, salientou.
    A atribuição de slots está a cargo de um departamento da ANA que “age de acordo com regras externas independentes e não tem o mínimo condicionamento por parte do aeroporto”.
    Ponce de Leão afirma contudo que “enquanto gestor aeroportuário se pudesse preferir, preferia reservar os slots de determinadas horas para operações de hub e não para operações de ponto a ponto que podem ser feitas a outras horas”.
    (…)”

    http://www.presstur.com/site/news.asp?news=52167

     
  • At 27 outubro, 2015 11:35, Anonymous Anónimo said…

    “Ponce de Leão, presidente da ANA
    Ryanair “canibalizou 1,7 milhões de passageiros”
    e destruiu yields das companhias aéreas em Faro

    Presstur 27-10-2015 (10h21) A ANA Aeroportos está a investir na redução da sazonalidade no Algarve, segundo o seu presidente, Ponce de Leão, apoiando-se numa estratégia alternativa à aposta nas low cost, que, segundo afirmou, possibilitou que a Ryanair destruísse os yields das companhias aéreas no Verão, impedindo-as de ter capacidade de operar no Inverno.
    “Estamos a investir na estruturação do produto”, afirmou num painel sobre investimento em Portugal no 27º Congresso da AHP, no Vila Galé Évora, frisando que um dos objectivos é reduzir a sazonalidade no Algarve e que este Inverno 2015/2016 terá mais 11% de oferta de lugares nos voos de e para Faro (para ler mais clique aqui).
    “Aumentando a oferta”, afirmou Ponce de Leão à plateia de empresários do turismo, “esperamos agora que com o trabalho da vossa parte a procura acompanhe a oferta que se conseguiu aumentar para o Algarve para que no próximo ano não tenhamos a ressaca de uma oferta que não foi acompanhada pela procura”.
    O presidente da ANA espera que ao existir um acompanhamento da oferta pela procura não exista um retrocesso “tal como aconteceu no passado com a estratégia que foi seguida numa determinada altura que foi muito a aposta nas low cost em prejuízo dos tour operators e dos charters”.
    Pensava-se “que as low cost iam resolver tudo e o que aconteceu foi que a Ryanair trouxe um milhão e 900 mil passageiros para o Algarve, mas canibalizou um milhão e 700 mil passageiros”, afirmou o presidente da gestora dos aeroportos portugueses.
    Portanto, prosseguiu, “o crescimento foi de 200 mil passageiros e o que aconteceu foi que destruiu os yields das companhias aéreas no Verão, impedindo-as de manter a sua oferta no Inverno em que os load factors são muito mais baixos”.
    “E atrás deste ciclo das companhias aéreas que deixam de voar para o Algarve no Inverno, os hotéis começam a fechar e cria-se o ciclo vicioso”, concluiu.


    http://www.presstur.com/site/news.asp?news=52166

     
  • At 02 novembro, 2015 14:38, Anonymous Anónimo said…

    “O Montijo parece a opção mais consensual para a instalação de um novo terminal aéreo, direccionado sobretudo para as companhias low cost. Mas ainda há muito trabalho por fazer, alerta o presidente da ANA Aeroportos.
    O presidente da ANA Aeroportos, Jorge Ponce de Leão, explicou estasegunda-feira, 26 de Outubro, que não existem planos para o arranque do novo terminal aéreo na base do Montijo, também conhecido como Portela+1.
    Apesar de garantir que o "memorando de entendimento com o Governo está feito", o responsável admite que existem ainda muitos elementos por definir.
    Regime de taxas, dimensão e tipo de terminal ou fases de desenvolvimento do mesmo são elementos que o presidente da ANA Aeroportos dá como exemplo das "incógnitas" ainda não resolvidas.

    "Há um entendimento consensual que o Montijo é a melhor opção. Dito isto, agora vamos fazer o resto do trabalho. Não estamos fora do prazo. Estamos ainda com tempo", reforçou. E deixou um aviso: "Há tanto trabalho a fazer que ninguém pense que há respostas definitivas".
    Ponce de Leão está convicto de que o "aeroporto da Portela não está vocacionado para as low cost", podendo a solução do Montijo representar uma operação mais eficaz e competitiva para as companhias aéreas de baixo custo.
    A intenção é direccionar a "Portela numa operação de hub [plataforma giratória], que não é propriamente a mais desejada pelas low cost", justificou à margem do 27º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo a decorrer em Évora.
    Em Agosto, o ministro da Economia António Pires de Lima explicou, embora sem adiantar valores, que a decisão de desenvolver um terminal de voos comerciais na base aérea do Montijo representaria uma poupança de "centenas de milhões de euros".

    http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/ponce_de_leao_nao_ha_prazos_para_o_novo_terminal_no_montijo.html

    “O ministro da Economia diz ainda não conhecer a fundo a proposta da ANA para o aumento das tarifas aeroportuárias nos diversos aeroportos, mas elogia o trabalho desenvolvido pela gestora de infra-estruturas e a intenção de um aeroporto complementar no Montijo.
    O ministro da Economia, António Pires de Lima, defendeu que Portugal apresenta taxas aeroportuárias competitivas. "Temos taxas muito competitivas, também em Lisboa", afirmou durante um encontro com a imprensa esta quarta-feira, 5 de Agosto.
    O governante reagia assim à intenção da ANA Aeroportos em aumentar as taxas aeroportuárias em 2,93% para o próximo ano. Em Lisboa, a proposta da gestora de infra-estruturas para a subida atinge os 4,56%. A ANA iniciou no início deste mês de Agosto o processo de consulta pública nesse sentido.
    Pires de Lima destacou "o aeroporto de Lisboa tem conhecido um enorme, bom desenvolvimento. Valorizo muito a forma como a gestão aeroportuária tem ajudado a crescer também o nosso turismo ao longo dos últimos anos". "Parece-me que toda essa gestão aeroportuária não tem posto em causa, antes pelo contrário, a capacidade das infra-estruturas logísticas", acrescentou.
    A intenção da ANA Aeroportos de avançar com um aeroporto complementar à Portela na base aérea do Montijo – conhecido como "Portela+1" - foi o exemplo dado pelo ministro da Economia para comprovar essa dinâmica. O espaço seria dedicado às companhias "low cost" [de baixo custo], estando depois prevista uma ligação fluvial para os passageiros entre as duas margens do Tejo.
    Segundo Pires de Lima, a ANA está em conversações com autarquias de Lisboa e Montijo e com a própria Força Aérea para preparar "uma decisão que é crucial para as pessoas que vivem em Lisboa e para o turismo aqui nesta região". "Todos vamos ficar a ganhar com uma decisão que vai poupar centenas de milhões de euros", referiu.”

    http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/pires_de_lima_temos_taxas_aeroportuarias_muito_competitivas_tambem_em_lisboa.html

     
  • At 02 novembro, 2015 14:40, Anonymous Anónimo said…

    O vereador da Câmara de Lisboa Manuel Salgado afirmou (...) que está a ser estudada a hipótese do Montijo para complementar o aeroporto da Portela.
    "A aeroporto da Portela está perto do seu limite e está a ser estudada a hipótese de Portela+1, que no caso é o Montijo", disse Manuel Salgado durante o debate "Plataforma Multimodal do Barreiro/Terminal de Contentores - Visão e Futuro", que decorreu no Barreiro.
    O autarca de Lisboa acrescentou ainda que está a ser ponderada que a ligação entre o Montijo e Lisboa possa ser depois efectuada por barco.
    "Está em cima da mesa que, depois, a ligação entre o Montijo e Lisboa possa ser feita pela via fluvial", defendeu.

    O presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, afirmou recentemente à agência Lusa ser precisa uma decisão em relação à localização, no concelho, de um novo aeroporto para companhias 'low-cost' para dinamizar o turismo.
    "Já fomos contactados pela ANA para saber se eramos a favor a um aeroporto complementar a funcionar na base aérea nº 6 e dissemos que sim. Sabemos que estão a ser desenvolvidos alguns estudos no local para receber a infra-estrutura, mas é preciso que seja tomada uma decisão", afirmou.
    (…)”

    http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/detalhe/camara_de_lisboa_diz_que_esta_em_estudo_aeroporto_complementar_a_portela_no_montijo.html

     
  • At 03 novembro, 2015 14:56, Anonymous Anónimo said…

    A easyJet disse hoje não estar disponível para trocar o aeroporto de Lisboa pelo do Montijo, mostrando-se disponível para fazer parte das negociações sobre o futuro da Portela.
    “A posição da easyJet por ADN é muito clara: a easyJet sempre deu preferência a operar em aeroportos principais”, lembrou esta manhã José Lopes, director comercial da easyJet em Portugal, defendendo que existe espaço para que a Portela possa continuar a crescer e recusando abandonar o aeroporto de Lisboa.
    "Nós iremos continuar na Portela porque é daí que os nossos passageiros querem voar. E questão do Montijo e da Portela, as regras são muito claras: ninguém pode ser empurrado para fora de um aeroporto"
    , sublinhou José Lopes, pedindo que os responsáveis políticos que façam um debate alargado sobre as opções de desenvolvimento do aeroporto de Lisboa. “Urge que todos os operadores, seja a ANA, ANAC [regulador do transporte aéreo], NAV [navegação aérea], as companhias aéreas, sejam envolvidos nestas conversas para que Lisboa continua a crescer.”
    A companhia aérea britânica anunciou esta manhã a reforço da operação em Portugal, com a colocação de um novo Airbus A320 na base do Porto e a abertura de novas rotas, além do reforço das ligações já existentes, com o objectivo de ultrapassar a fasquia dos cinco milhões de passageiros de e para Portugal.

    http://economico.sapo.pt/noticias/easyjet-recusa-trocar-portela-por-montijo_233538.html

    A easyJet vai reforçar a operação a partir do Porto, com a colocação no aeroporto Sá Carneiro de um novo avião - um Airbus A320 -, o que permitirá à 'low cost' britânica criar 40 novos postos de trabalho naquela que foi a sua segunda base em Portugal.
    (…)
    Assim, no próximo Verão a easyJet passará a ligar Lisboa a Nantes, Faro a Lyon, abrindo igualmente uma nova rota para o Funchal a partir do Porto. O voo para a Madeira contará com quatro ligações semanais, estando disponíveis a partir de 20 de Maio.

    http://economico.sapo.pt/noticias/easyjet-cria-40-postos-de-trabalho-no-porto_233524.html

     
  • At 04 novembro, 2015 10:35, Anonymous Anónimo said…

    O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, informou na reunião de câmara de 30 de setembro ter enviado um ofício de resposta à Secretaria de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, a propósito do Memorando de Entendimento sobre o Desenvolvimento de um Plano de Expansão Alternativo da Capacidade do Aeroporto de Lisboa, enviado por esta entidade ao Município do Montijo.
    Nuno Canta revelou que a Câmara Municipal do Montijo não pode avançar para a assinatura do memorando porque exige uma maior clarificação relativa às infraestruturas necessárias à utilização da Base Aérea n.º 6 como aeroporto civil, as quais constam de um caderno reivindicativo apresentado junto da ANA Aeroportos. Entre essas infraestruturas encontra-se, por exemplo, a conclusão da Circular Externa do Montijo.
    No ofício de resposta, a autarquia pediu, ainda, o esclarecimento das questões relacionadas com as compensações relativas aos impactos ambientais e ao licenciamento municipal.
    O presidente da Câmara Municipal do Montijo reafirmou a sua “total concordância com à instalação de um aeroporto alternativo na Base Aérea N.º 6. Contudo não podemos assinar um documento que não defende os interesses e as necessidades do município do Montijo”, acrescentando que é necessário o aprofundamento da cooperação entre as várias entidades envolvidas neste processo para a elaboração de um documento que corresponda às pretensões das várias partes.

    http://www.distritonline.pt/memorando-sobre-aeroporto-na-ba6-camara-pede-esclarecimentos-a-secretaria-de-estado/

     
  • At 18 novembro, 2015 15:35, Anonymous Anónimo said…

    “(…)A entidade que gere os aeroportos nacionais quer transferir a pista transversal da Portela para uma base no Montijo. Segundo os responsáveis do projecto, elaborado pela Vinci/ANA, a pista não é muito utilizada e vai permitir ganhar espaço no aeroporto de Lisboa, quer com o aumento do terminal, quer com o estacionamento dos aviões.(…)”

    http://pt.blastingnews.com/economia/2015/11/easyjet-vai-criar-40-postos-de-trabalho-no-porto-00636393.html

    “(…)O responsável acredita que a utilização do Montijo permitiria libertar a pista transversal da Portela, utilizada como solução de segurança, a novas operações. A estimativa de crescimento é entre 40 e 60% com este cenário.
    (…)
    A intenção do Governo e da ANA aeroportos é utilizar a base aérea do Montijo como uma extensão do aeroporto de Lisboa, sendo a instalação das companhias low cost nesse espaço uma das vontades.(…)”
    http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/easyjet_sobre_o_montijo_ninguem_pode_ser_empurrado_para_fora_de_um_aeroporto.html
    “(…)A Easyjet defende o projeto de expansão apresentado pela Vinci/ANA que passa pelo fecho de uma pista transversal no aeroporto da Portela, que é utilizada muito raramente, quando existem ventos fortes a condicionar as operações na principal pista do aeroportoexplicou.
    Com o fecho desta pista transversal -- a originária da Portela -, que passaria para o Montijo, o aeroporto da Portela poderia crescer entre 40 e 60%, permitindo criar mais posições para estacionar os aviões e aumentar o terminal, ,
    acrescentou o responsável(…)”
    http://www.noticiasaominuto.com/economia/479416/easyjet-nao-quer-trocar-portela-pelo-montijo
    “(…)Esta decisão política, na opinião de Pires de Lima, além de ser “um benefício enorme para a Área Metropolitana de Lisboa, vai permitir ter uma estrutura aeroportuária que vai dar para 50 anos”. “Estamos a falar de 48 movimentos por hora na Portela, a que se somarão mais 24 no Montijo, o que significa um horizonte de vida para esta estrutura [Portela + Montijo] de, pelo menos, 50 anos, ou seja até ao fim desta concessão”. E isto, acrescentou o governante, com uma racionalidade muito importante, em termos de custos. (…)”. “Vamos estar em condições de exigir que as taxas aeroportuárias em Lisboa sejam iguais ou inferiores às que se praticam hoje em dia”, concluiu.(…)”
    http://setubalnarede.pt/diario-da-regiao/aeroporto-no-montijo-estara-a-ser-utilizado-em-2018-ou-2019-9123/

     
  • At 24 novembro, 2015 11:15, Anonymous Anónimo said…

    “(…)está em marcha a venda dos terrenos que a TAP detém junto ao aeroporto. (…) Na lista de interessados estará a francesa Vinci, dona da ANA, que é o candidato mais natural à aquisição.

    O "reduto TAP" faz parte do património da companhia aérea deste 1989, quando um decreto-lei assinado por Cavaco Silva, à data primeiro-ministro, e promulgado por Mário Soares, presidente da República, desanexou estes 22,45 hectares do domínio público aeroportuário.

    A Parpública dava conta, no final do primeiro semestre de 2014 - quando detinha a totalidade do capital da companhia aérea -, que esta área estava avaliada em 146 milhões de euros, valores líquidos.
    (…)
    A Vinci, que detém a concessão da gestora aeroportuária ANA durante 50 anos, (…) ter-se-á já reunido com a TAP para abordar o tema.

    O espaço interessa à Vinci, diz fonte contactada pelo JN/Dinheiro Vivo, por duas razões: primeiro, porque a sua aquisição permitirá uma extensão do aeroporto da Portela. "A compra dos terrenos pela ANA evita a construção de um novo aeroporto por mais alguns anos", lembrou fonte contactada, admitindo que "dá para pelo menos oito aeronaves, mas se se optar por um parqueamento diagonal, como acontece no aeroporto Sá Carneiro, o espaço poderá ser ainda mais rentabilizado".

    Além de estar a olhar para esta necessidade de aumentar o espaço e a vida útil do aeroporto, a empresa francesa tem ainda outra motivação para querer os terrenos: evitar ter no meio do seu território investimentos de outras origens.


    Os novos donos da TAP vão injetar 338 milhões de euros na companhia. As dívidas da transportadora chegam aos 750 milhões de euros”
    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=4898994&page=-1

     
  • At 09 dezembro, 2015 18:21, Anonymous Anónimo said…

    "Obras no aeroporto do Montijo arrancam no início do ano




    A Câmara Municipal do Montijo e a Força Aérea estão a negociar com a ANA e o Governo as contrapartidas para a instalação de um terminal civil para as low cost na base aérea nº 6 do Montijo. Ao que a VISÃO apurou, as partes envolvidas estão a acertar os detalhes de um memorando de entendimento, a ser aprovado em breve e que, permitirá o arranque das obras no próximo ano, a tempo de estarem concluídas em 2018.

    A utilização da base aérea para a aviação civil obriga ao reforço da atual pista secundária do Montijo, que corre paralela com a principal da Portela, uma vez que a principal tem uma orientação que conflitua com a mais usada em Lisboa. Terão ainda de ser construídos novos acessos de ligação da Ponte Vasco da Gama ao futuro terminal de passageiros, o que implica uma nova praça de portagem. Haverá ainda intervenções na rede viária no interior dos concelhos do Montijo e Alcochete. As ligações fluviais são privilegiadas neste projeto, prevendo-se uma ligação rápida para Santa Apolónia, com ligação ao terminal de cruzeiros e estação ferroviária.

    Esta solução não reúne o consenso entre as maiores companhias de baixo custo que operam na Portela.. Enquanto a Ryanair se congratula com a mudança, apesar de exigir uma gestão aeroportuária autónoma da ANA, a EasyJet mostra-se descontente, preferindo manter-se na cidade de Lisboa."

    in Visão

    “Quando chegaram diziam ‘a TAP vai desaparecer’ e agora querem fazer code-share? É um bom sinal”, afirmou hoje Fernando Pinto.

    A participar no congresso anual da APAVT, o presidente executivo da companhia aérea de bandeira não descartou um futuro acordo de parceria que permita a união dos passageiros TAP e de passageiros da Ryanair em determinadas rotas. No entanto, assumiu que para já não há acordo: “nada em cima da mesa”.

    “Não existe nada. Existem contactos mas não decidimos nada”, justificou Fernando Pinto. E explicou: “A verdade é que existe um certo merging, principalmente de estratégias. Nós fomos buscar o mercado das low-cost e eles vieram buscar parte do nosso mercado. Agora querem [Ryanair] participar neste feed [de passageiros] e se isso trouxer benefícios para as empresas ok”, disse Pinto.

    http://www.dinheirovivo.pt/outras/ryanair-com-a-tap-nao-tem-nada-em-cima-da-mesa-mas-pode-acontecer/

     
  • At 11 dezembro, 2015 18:13, Anonymous Anónimo said…

    Vereador LF/
    Pergunta: “Parece-lhes nesta altura importante aprofundar alguns assuntos e questionarem o senhor Presidente, se existem do ponto de vista daquilo que tem sido as manifestações de interesse público, por parte de possíveis investidores, consórcios a contatar directamente a autarquia
    Vereador RL
    Resposta: “ à câmara não chegou nenhuma manifestação de interesse específica. Tem conhecimento de um grupo económico da América Latina, de ter contatado o Porto de Lisboa no sentido de questionarem informações”

    Mais (muito mais) em:
    http://www.cm-barreiro.pt/uploads/document/file/3533/Delib.393_2015_GP_SG_Ata_R.Publica_21_out_2015.pdf

     
  • At 14 dezembro, 2015 12:20, Anonymous Anónimo said…

    "(...)Terminal de contentores não trás sustentabilidade

    A propósito do novo Porto – Terminal Multimodal do Barreiro - Ramalho Nascimento, defende que o mesmo a ser construído deverá servir – “para todo o tipo de cargas, dedicado só a contentores não vejo, tem que ser multimodal, se for só Terminal de contentores não trás sustentabilidade, porque só movimenta produtos acabados”.
    Sublinha que – “o mercado europeu tem possibilidades de avançar” e para responder a estes desafios é importante criar condições nos Portos de Sines, Setúbal e Lisboa, sendo para tal fundamental as ligações ferroviárias a Espanha – “para trazer carga e levar carga, os espanhóis estão desejosos que isto aconteça, nós somos a costa natural da Extremadura, para exportação, por exemplo, da sua fruta”.
    “Nós temos portos para os servir”, refere
    “Não sou contra o Terminal de Contentores do Barreiro, vejo é que existe a necessidade de resolver muitas coisas e o privado não vai investir sem ferrovia”, refere.
    “Há pernas para andar, mas não me falem no Barreiro de portos de águas profundas”, sublinha.

    Temos um programa de investimentos

    “Nós estamos aqui, no Barreiro, até 2025. Temos um programa de investimentos, para aumentar a capacidade, recuperar as infraestruturas e equipamentos”, sublinha Ramalho Nascimento.
    “Gostava que se desenvolve-se um Porto a sério no Barreiro, mas tem que ser mais que um Porto de Terminal de Contentores, tem que ser um Porto Multimodal. Se for multimodal tem pernas para andar ”, afirma.
    “Temos que ter a coragem de avançar, mas com objectivos em Sines, Lisboa e Setúbal.
    Temos condições únicas, não podemos ter uma visão limitada e horizontes curtos, esta é uma área de negócio, com desafios e eu gosto de desafios”, afirma.
    (...)"

    http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=18000053&mostra=2&seccao=entrevista&titulo=Ramalho-Nascimento-Porto-do-Barreiro-da

     
  • At 14 janeiro, 2016 12:17, Anonymous Anónimo said…

    TAP vai ligar Lisboa e Porto ao preço do comboio para competir com CP e Ryanair

    (…)

    Voos de hora a hora entre Lisboa e Porto, com preços que vão competir com os do comboio, e já a partir de março. Este será o plano da nova gestão da TAP, que pretende reforçar as ligações entre as duas maiores cidades do país, escreve o Jornal de Notícias esta quinta-feira.

    A TAP estará a procurar imitar o que já acontece em alguns países europeus, onde as companhias aéreas oferecem ligações frequentes e a baixo custo entre as principais cidades. Segundo o JN, a TAP começou igualmente a negociar melhorias nas condições de acesso dos passageiros aos aviões, tanto no aeroporto da Portela, em Lisboa, como no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. O objetivo será tornar mais rápido o embarque e desembarque nas viagens entre Lisboa e Porto.

    O jornal cita ainda "fonte conhecedora do processo", que garante que os voos serão mais frequentes, pelo menos de hora a hora, e que os preços irão competir com os praticados pela CP, sendo que a viagem de avião é bastante mais curta do que a de comboio: leva menos de uma hora.

    Atualmente, ir do Porto a Lisboa de comboio custa cerca de 25 euros no Intercidades e 30 euros no Alfa Pendular. E mesmo no Alfa, o percurso demora duas horas e 35 minutos.

    Outro objetivo da TAP é incentivar Lisboa como um hub, plataforma de distribuição dos passageiros que chegam dos EUA, África e América do Sul e pretendem seguir viagem para a Europa. A companhia deverá mesmo permitir que os turistas fiquem na capital de forma gratuita.

    (…)

    "Há negociações e vai haver muito mais", afirmou o empresário Humberto Pedrosa, que controla a TAPjuntamente com o David Neeleman, no final do encontro com o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

    (…)
    http://www.dn.pt/dinheiro/interior/tap-vai-ligar-lisboa-e-porto-ao-preco-do-comboio-4979310.html

     
  • At 11 fevereiro, 2016 17:13, Anonymous Anónimo said…

    “(…)Referindo-se às recentes alterações ao capital da companhia, que fará aumentar o capital do Estado para 50%, o presidente disse “querer acreditar” que ainda se pode “reclamar alguma coisa”, mesmo defendendo que toda a estratégia da companhia aérea, centrada em Lisboa, tem objectivos bem definidos — construir um novo aeroporto na capital, fazer o TGV e “uma nova Expo do lado sul”. “Isto já não se resolve com a regionalização, isto é um problema de regime”, defendeu o autarca, argumentando: “Temos sido uns carneiros e temo-nos iludido com promessas sucessivas. Lembro o TGV e todas as versões para o Norte. O que se vai construir vai ser Lisboa-Madrid, não tenho dúvidas. O Porto de Leixões está prestes a esgotar a capacidade, mas não é aqui que se vai investir, é no Barreiro. E vão fazer a terceira ponte [sobre o Tejo], não tenho dúvidas. É um objectivo do regime”, disse.(Rui Moreira)”


    https://www.publico.pt/local/noticia/rui-moreira-ameaca-tap-com-apelo-aos-nortenhos-para-nao-usar-a-companhia-1722914?page=-1

     
  • At 19 fevereiro, 2016 15:44, Anonymous Anónimo said…

    Ver LF(PS) “(…) estão mandatados pela assembleia municipal, num documento que foi apresentado na última 2.ª feira, para apresentarem um caderno reivindicativo ao próximo governo, sobre um conjunto de investimentos, que se encontram há vários anos previstos para o concelho, nomeadamente o arco ribeirinho sul, o terminal de contentores, a ponte Barreiro-Chelas, o NAL e a revitalização das oficinas da REFER. Projetos que têm que ser enquadrados no quadro orçamental do País e que só 3 destes projectos são cerca de 6000ME.
    (…)
    A sua questão é perguntar ao Sr. Presidente da CMB de entre estes investimentos importantes para o concelho do Barreiro, se vão conseguir estabelecer algum tipo de prioridades e se neste momento tem algumas condições de perceber se no acordo do governo das esquerdas, se contempla alguns destes investimentos.
    Como nota de profunda preocupação, na reunião da AM, onde foi colocada uma recusa por parte de alguns eleitos de incluir, neste caderno reivindicativo, a ligação rodoviária ao Montijo.”

    (…)
    Presidente da CMB- “(,,,)Relativamente ao documento aprovado na última AM, trata-se de uma recomendação, é um documento de trabalho. Mais do que estarem a definir prioridades, nestas coisas têm é que trabalhar em todas as direcções e depois ver a capacidade de concretização.
    No curto prazo deviam de centrar as questões do Terminal para o Barreiro e na ponte Barreiro-Seixal, assim como nas questões da ferrovia. Sem esquecerem nenhuma das outras questões colocadas. Esta é a sua sensibilização pessoal.
    Na ligação Barreiro-Montijo, entende a posição tomada na AM, porque é uma questão que tem que estar encima da mesa mas, de todas estas, é a menos estudada e a menos avaliada.
    A ponte Barreiro-Montijo é uma ligação rodoviária do Barreiro à ponte Vasco da Gama e que para o Barreiro tem todo o interesse. Mas é preciso ponderar os aspectos de carácter ambiental e o impacto nos concelhos vizinhos.
    É preciso avaliar e construir a solução.
    Rectifica dizendo que não é um governo de esquerda que está previsto ser constituído, mas sim um governo do PS que contará com o entendimento do PCP.
    Do que conhece dos acordos de entendimento, não está nenhuma das obras referidas, nem nenhuma outra acção de carácter nacional. O que está é uma afirmação genérica sobre a necessidade de intensificação do investimento público.”


    http://www.cm-barreiro.pt/uploads/document/file/3736/Delib._n._2_2016_GP_SG_Ata_R_Publica_de_18_novembro_2015_e_ANEXO.pdf

     
  • At 22 fevereiro, 2016 16:37, Anonymous Anónimo said…

    “(…) para Carlos Humberto, "é inaceitável" que o presidente da Câmara do Porto, "querendo defender os seus interesses e da sua população, que está no seu direito", aproveite para fazer uma "guerrilha, sem interesse nenhum para o desenvolvimento do país, entre Norte e Sul".

    "Talvez fosse isso que levou à errata que foi entregue na Assembleia da República, que retira do Orçamento do Estado [para 2016] a prioridade aos investimentos nas áreas portuárias da região metropolitana de LisboaA senhora ministra do Mar já me reafirmou que não é verdade que estejam postos em causa os investimentos em Lisboa da atividade portuária, mas o facto é que parece que foi retirado do Orçamento do Estado", frisou.

    Na errata entregue no parlamento, pelo Ministério das Finanças, é corrigida a página 47 do relatório do Orçamento do Estado, onde se referia que, "em 2016, será ainda definida a localização do novo terminal de contentores para a área da Grande Lisboa, bem como promoção do Projeto do Arco Ribeirinho Sul, que visa a requalificação urbanística de um vasto território na margem sul do estuário do Tejo, predominantemente áreas industriais desativadas situadas nos municípios de Almada, Barreiro e Seixal".

    "Nesta matéria, em 2016, serão avaliadas, preparadas e lançadas diversas intervenções estratégicas nos portos portugueses, designadamente quanto ao incremento da capacidade de movimentação de contentores de Leixões e de Sines e da coordenação estratégica entre os portos de Lisboa e de Setúbal", lê-se agora no documento.

    Na errata prevê-se agora a "promoção da náutica de recreio e da requalificação urbanística e económica de zonas ribeirinhas e áreas industriais desativadas, em estreita colaboração com a administração local, designadamente do projeto do Arco Ribeirinho Sul.
    "
    (…)”
    http://www.rtp.pt/noticias/economia/autarca-do-barreiro-critica-intervencoes-desajustadas-de-rui-moreira_n897197

     
  • At 22 fevereiro, 2016 16:49, Anonymous Anónimo said…

    CH disse que, dos acordos de entendimento, para formação e sustentação parlamentar do governo que apresentou a errata à pág 47 da proposta de rascunho do possivel OE2016, não está nenhuma das obras referidas, nem nenhuma outra acção de carácter nacional. O que está é uma afirmação genérica sobre a necessidade de intensificação do investimento público.

    Se não estavam previstas nos acordos de entendimento porque motivo teriam que estar no OE?

    Calado é que o tipo não fica, irra!

    Se foram retiradas as referências ao desbaratamento de grandes quantidades de dinheiro público de tal documento só pode ter sido por boas razões!

    Centeno 1- Palermas 0 ( resultado ao fim do 1.tempo)

     
  • At 24 fevereiro, 2016 15:35, Anonymous Anónimo said…

    Na terça-feira, a Câmara do Porto aprovou, apenas com o voto contra do vereador da CDU, uma proposta para manifestar ao primeiro-ministro, António Costa, “insatisfação” pelo facto de a TAP estar “a concentrar cada vez mais a sua operação em Lisboa”.

    http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=813296

     
  • At 04 março, 2016 18:27, Anonymous Anónimo said…

    http://www.canal.parlamento.pt/?cid=804&title=audicao-da-ministra-do-mar

     
  • At 08 março, 2016 11:11, Anonymous Anónimo said…

    “(…)No caso dos projetos de infraestruturas e inovação também é possível criar plataformas de projetos mais pequenos que tenham o mesmo perfil ou que contribuam para o mesmo objetivo, conferindo-lhes a escala requerida para serem elegíveis ao Plano Juncker.
    Neste âmbito, encontramo-nos particularmente atentos às oportunidades abertas pelo Plano Juncker para financiar projetos públicos e privados que propiciem as condições infraestruturais necessárias à maximização dos resultados esperados na implementação do NIC. Encontram-se nestas condições projetos associados, por exemplo, a infraestruturas de transporte e logística que melhorem as condições de conetividade interna e internacional, em especial de mercadorias ou o desenvolvimento de infraestruturas de transporte urbano mais eficientes do ponto de vista energético e que maximizem a utilização dos transportes públicos. Esta abordagem pode ainda ser replicada noutros setores, como a educação, a saúde, a ciência ou o desenvolvimento rural e agrícola. Contudo, devo salientar que para concretizar a utilização do Plano Juncker como uma das fontes de financiamento do NIC é necessário promover uma leitura mais flexível das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento.
    (…)

    A flexibilidade introduzida é, na grande maioria dos casos, apenas aplicável ao Estados Membros fora do procedimento de défice excessivo. Numa conjuntura em que a crise financeira global reduziu, num primeiro momentos, as perspetivas de investimento privado e que, seguidamente, a crise das dívidas soberanas anulou a capacidade de investimento público, particularmente sentida nos países da coesão, deveria ser promovida uma abordagem que apoiasse estes Estados-membros a recuperar a
    capacidade de investir em políticas promotoras de uma convergência mais rápida e
    sustentada.(…)”

    http://www.portugal.gov.pt/media/18615404/20160226-mpi-investimentos-estrategicos.pdf

     
  • At 14 março, 2016 16:01, Anonymous Anónimo said…

    “(…) A pesada estrutura organizativa vertical, das companhias de bandeira de serviço completo, (FSC), exigindo capital intensivo em investimentos, não compreendeu a essência do actual sistema de aviação.
    Por sua vez os sindicatos rejeitam a flexibilidade de horários, mobilidade de funções e reclamam “direitos adquiridos”, posição estática, fortemente penalizadora dos orçamentos.
    A solução deste dilema preço/serviço, passou por “uma nova forma de viajar”, no médio curso, praticado pelas companhias de baixo custo, LCC’s, “no frills”, isto é, sem “desperdícios”, mas continuando a voar em segurança.
    Os LCC’s, companhias regionais privadas com frotas unificadas de equipamentos e dispondo de uma leve estrutura horizontal, permite a tomada de decisões em “tempo real”. As comunicações entre serviços e clientes são fáceis, ao usarem de preferência telemóveis, SMS e Internet e não dispendiosos sistemas como nas companhias FSC.
    Os serviços adicionais são pagos e estabelecem novos critérios de qualidade.
    Os passageiros desvalorizam o seu conforto pela certeza de que não haverá o extravio das suas bagagens e se cumprirão rigorosamente os horários, “aeroporto-a-aeroporto”, sem qualquer responsabilidade nas eventuais ligações de voos.
    As estratégias, o planeamento e as operações dos dois modelos referidos não são idênticos. Os FSC utilizam “Hubs” internacionais, placas giratórias para a concentração de passageiros, com tráfego, frequentemente prestados por serviços, “hora-a-hora”, (schuttles) ou comboios de alta velocidade, para estabelecerem ligações.
    Um transportador FSC terá sempre custos e tempos operacionais muito superiores aos LCC’s, pois estes, na falta de equipamentos de voo, recorrem a contratos “leasing”, para colmatar necessidades sazonais ou rápidas mudanças em planeamento para ocupar rotas abandonadas pelos FSC, por falta de tráfego ou devido aos custos.(…)”

    FSC: companhias de bandeira de serviço completo
    LCC: companhias regionais privadas

    https://www.publico.pt/economia/noticia/o-estado-e-o-futuro-da-aviacao-comercial-1726090?page=-1

     
  • At 17 março, 2016 12:25, Anonymous Anónimo said…

    Investimentos

    Os investimentos estimados para os novos terminais versus Setúbal, considerando as várias alternativas, resumem-se no mapa que se apresenta.

    Elementos Barreiro Trafaria Setúbal

    Capacidade instalada 1 milhão TEU 1 milhão TEU 600 mil TEU

    Comprimento do cais 2.000 metros 1.000 metros 750 metros

    Dimensão dos navios 4 a 5.000 TEU 14.000 TEU 4 a 5.000 TEU

    Fundos do canal -15 metros -16 metros -15 metros

    Investimento em infra-estruturas e equipamento

    €500 milhões €600 milhões 20 milhões

    Financiamento esperado da União Europeia

    40% 40% 20%

    Dragagens do canal principal

    €100 a 150 milhões €0 €12 milhões

    Dragagens de manutenção do canal (todos os anos)

    €20 a 25 milhões €0 €0,5 milhões

    Tratamento dos sedimentos contaminados

    €20 milhões €0 -

    Investimento nas acessibilidades rodoviárias

    €70 milhões €3 milhões -

    Investimento nas acessibilidades ferroviárias

    €20 milhões €160 milhões -

    Investimento em infraestruturas total

    €710/760 milhões €763 milhões €32 milhões



    http://www.adfersit.pt/comunicados/Ref%203.pdf

     
  • At 17 março, 2016 15:41, Anonymous Anónimo said…

    Talvez assim o texto fique mais acessivel possibilitando melhor análise dos dados:




    Terminais de Contentores da Região Lisboa-Setúbal

    Análise Comparativa

    Projecto apresentado à Comunidade Portuária de Setúbal e coordenado por J. Augusto Felício

    (…)

    Capacidade instalada :

    - Barreiro 1 milhão TEU
    - Trafaria 1 milhão TEU
    - Setúbal 600 mil TEU

    Comprimento do cais :

    - Barreiro 2.000 metros
    - Trafaria 1.000 metros
    - Setúbal 750 metros

    Dimensão dos navios :

    - Barreiro 4 a 5.000 TEU
    - Trafaria 14.000 TEU
    - Setúbal 4 a 5.000 TEU

    Fundos do canal :

    - Barreiro -15 metros
    - Trafaria -16 metros
    - Setúbal -15 metros

    Investimento em infra-estruturas e equipamento :

    - Barreiro €500 milhões
    - Trafaria €600 milhões
    - Setúbal €20 milhões

    Financiamento esperado da União Europeia :

    - Barreiro 40%
    - Trafaria 40%
    - Setúbal 20%

    Dragagens do canal principal :

    - Barreiro €100 a 150 milhões
    - Trafaria €0
    - Setúbal €12 milhões

    Dragagens de manutenção do canal (todos os anos)

    - Barreiro €20 a 25 milhões
    - Trafaria €0
    - Setúbal €0,5 milhões

    Tratamento dos sedimentos contaminados

    - Barreiro €20 milhões
    - Trafaria €0
    - Setúbal –

    Investimento nas acessibilidades rodoviárias

    - Barreiro €70 milhões
    - Trafaria €3 milhões
    - Setúbal –

    Investimento nas acessibilidades ferroviárias

    - Barreiro €20 milhões
    - Trafaria €160 milhões
    - Setúbal –



    Investimento em infra-estruturas total

    - Barreiro €710/760 milhões
    - Trafaria €763 milhões
    - Setúbal €32 milhões


    http://www.adfersit.pt/comunicados/Ref%203.pdf

    Pág 6/7

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter