A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

quinta-feira, outubro 01, 2015

GRANDE SONDAGEM DA CATÓLICA PARA A RTP1 – A TRÊS DIAS DAS ELEIÇÕES SÓ UM MILAGRE REALIZADO POR S. INDECISO PODERÁ SALVAR O PS!

       SONDAGEM DA UNIVERSIDADE CATÓLICA PARA A RTP1 - 01 DE OUTUBRO 2015




Meus Amigos,

Camaradas,

Sondagem com simulação em urna mostra a coligação PàF seis pontos acima do PS.

A coligação PSD/CDS-PP encontra-se neste momento com 38 por cento das intenções de voto dos portugueses, face a 32 por cento do PS, revela a grande sondagem da Universidade Católica para a RTP, Antena 1, Diário de Notícias e Jornal de Notícias, realizada no último fim-de-semana, 26 e 27 de setembro. São resultados que a três dias das legislativas confirmam a tendência de vitória da direita patente na tracking poll realizada pela RTP ao longo das últimas duas semanas. Na sondagem desta quinta-feira, a esquerda representada por CDU e BE mantém também o fortalecimento de resultados diariamente patente nestes 15 dias.

São seis os pontos que separam a coligação Portugal à Frente (PàF) dos socialistas liderados por António Costa. O centro de sondagens da católica refere no seu relatório que os valores obtidos permitem concluir que as “estimativas propostas indicam (…) que a coligação PSD/CDS-PP tem mais intenções de voto do que o PS. Os resultados desta sondagem indicam que a Coligação PàF tinha à data da inquirição (passado fim de semana) mais intenções de voto do que o PS”.

Uma primeira análise a esta sondagem permite afirmar que, na comparação com os resultados dos últimos estudos de tipo tracking poll (mais focados na observação das tendências de subida e descida de cada partido do que na medição da percentagem das intenções de voto de cada um) realizados para a RTP pela Universidade Católica, se mantém a distância entre socialistas e PàF à volta dos cinco pontos percentuais.

Ainda ontem, a última tracking poll apresentava os socialistas a encurtar distâncias para o PSD e CDS, mas ainda assim com 34 por cento de intenção de voto face aos 39 da coligação. Ou seja, ainda que de natureza diferente, verificamos que a PàF perde um ponto percentual, de 39 para 38 por cento, enquanto que o PS cai dois pontos de 34 para 32 por cento.

A equipa de inquiridores sublinha que “o limite mínimo do intervalo da coligação (36,1 por cento) é superior ao limite máximo do PS (33,8 por cento). Isto significa que esta sondagem não admite a possibilidade de o PS ter, à data da inquirição, mais intenções de voto do que a PàF.

Estes resultados não preveem o que vai acontecer nas eleições - apenas retratam o atual posicionamento dos portugueses (que, entretanto, poderá ou não mudar)”.

A grande sondagem da Católica revela também que não são surpresa os resultados obtido à esquerda, com a CDU (PCP-PEV) a garantir 9% das intenções de voto – dentro da margem revelada na tracking poll. Da mesma forma, o Bloco de Esquerda revela uma notável recuperação face a anteriores eleições, assegurando 9% de votos e colocando-se ombro a ombro com os comunistas.

Amigos, a três dias da verdadeira sondagem – dia das eleições legislativas – restará ao Partido Socialista um urgente milagre realizado por S. Indeciso. Não haverá outra hipótese.

Alguém terá dúvidas ?

Desejamos a todos os Socialistas, politicamente falando, um milagroso  quiçá sobrenatural, dia de Domingo... ( é que ainda por cima vai chover... )

Zé.

82 Comments:

  • At 01 outubro, 2015 20:31, Anonymous Anónimo said…

    Zé, esqueceste de publicar o resto dos resultados da sondagem. Uma parte também muito importante que confirma o que tu vens afirmando quanto ao número de deputados eleitos por Setúbal.
    Parabéns !

    Vitória da Pàf traduzida em deputados

    A sondagem desta quinta-feira estima ainda a distribuição de deputados por distritos. Dessa forma, a PàF deverá conseguir de 99 a 114 deputados; o grupo parlamentar do PS estará entre os 78 e 95 assentos; de seguida vem a CDU (15-20), o BE (12-17), o PAN (0-1) e o Livre (0-1).

    De referir aqui que a Coligação atinge o maior número de votos em Lisboa (17-19), Porto (15-17) e Braga (8-10).

    Esta sequência é de resto repetida pelo PS, com a seguinte estimativa: Lisboa (15-18), Porto (15-17) e Braga (7-9).

    A Madeira (onde PSD e CDS correm separados e são aqui agregados nas contas finais), Leiria e Aveiro são os locais onde se prevê um maior distanciamento da Coligação em relação aos socialistas. Tendo em conta a previsão máxima na eleição de deputados, segue assim: Madeira (PàF-5: PS-2), Leiria (7:4) e Aveiro (9:7).

    Ainda de assinalar que, nesta sondagem, os socialistas apenas aparecem vencedores no distrito de Setúbal, onde conseguirão de 5 a 6 deputados, contra os 4 a 5 da PàF.

    Grande abraço, Zé

     
  • At 02 outubro, 2015 11:20, Blogger Zé do Barreiro said…

    Meus Amigos,

    O último Anónimo refere-se a esta parte do texto da sondagem da Católica: “Ainda de assinalar que, nesta sondagem, os socialistas apenas aparecem vencedores no distrito de Setúbal, onde conseguirão de 5 a 6 deputados, contra os 4 a 5 da PàF.”

    Pois bem, como eu gostaria de, neste assunto, não ter razão...

    Mas não há nada a fazer, reparem que Setúbal é o unico distrito em que ganha o PS, com 5 ou 6 deputados eleitos... Uma tristeza. Isto é que é mesmo uma tristeza.

    É do Catano.

    Continuarei a afirmar até ao fim: O PS, EM SETÚBAL, NÃO IRÁ FAZER ELEGER MAIS DE CINCO DEPUTADOS.

    Bom, agora vamos à nossa última reflexão. Incitamos os nossos Leitores que a leiam até ao fim.

    (Conclusão da reflexão iniciada ontem no Post anterior)

    (...) António Costa não foi, não é, um líder desta cepa. Tem o cargo, mas não lidera. E ainda que ganhe as eleições, não liderará o País: irá ao sabor das ventanias, como tem feito até aqui. Continuará sem rumo certo e seguro.

    Todas as falhas, tropeços, pára-arranques e inversões de marcha que temos observado nesta campanha não passam de ramificações inevitáveis de um tronco carcomido por uma praga de parasitas; decorrem de um erro estratégico fatal. Sobre esse erro, que muita gente já notou, João Carlos Espada explicou-se com pedagógica clareza no Público: “O Partido Socialista tem sido desde há quarenta anos a fronteira da liberdade” (cito de memória). É, ou era, esta a herança maior de Soares, que não se dispôs a ser um segundo Kerensky nos idos de 1974-76. Pois Costa está disposto a ser um segundo Marchais ao contrário, o líder do PC francês com quem o socialista Mitterand se uniu – mas para o destruir e erradicar. Soares aprendeu com Kerensky; Jerónimo & Ciª aprenderam com Marchais.

    Pulido Valente escreveu há dias que bastava arranhar o verniz de um socialista para descobrir logo um “tiranete”. Acontece que sob o verniz de um estalinista se alberga um verdadeiro tirano. Costa, incauto, pensa que o governo da Câmara de Lisboa é o mesmo que o governo do País. Se ganhar, logo se lembrará do PREC que já esqueceu.

    É justo e plausível julgá-lo capaz de um “consenso” com a extrema-esquerda? Infelizmente é. Primeiro, já fechou a porta à Coligação; depois, ele próprio o proclama, a título de exemplificação do seu prodigioso talento para “fazer pontes”, gerar concórdias. Não apenas proclama: também promete (ou ameaça?). Escolheu Mário Centeno, praticamente um “neoliberal”, mas pisca o olho a António Nóvoa, um candidato presidencial que ignora o que ele próprio seja mas que sabe uma coisa: é inadmissível rejeitar a possibilidade virtuosa de a Esquerda, do PS ao Bloco e ao PCP, ser governo em Portugal.

    Para salvar a pele, Costa está disposto a tudo, e “que se lixe o País”, como Passos dizia das eleições, porque primeiro estava Portugal. Mostra-se disposto a renegar o papel histórico do PS como “fronteira da liberdade” a troco da ilusão, pura ilusão, de que dominará uma espécie de Frente Popular do PS-Bloco-PCP. Que uma tal aventura seja o prelúdio de um arraso nacional não o incomoda. Não impediu a “galambização” do PS. Ainda não fechou a porta a António Nóvoa. Um Presidente, uma Maioria e um Governo? Já ouvi isto, sim, mas vinha de gente que estava do lado de cá da fronteira da liberdade.

    Costa é um candidato acossado, até atropelado pela urgência de vencer. Nestas excruciantes circunstâncias vale tudo; o último a sair que apague a luz. Uma vitória “poucochinha” talvez o leve ao poder, mas não chega certamente para governar – se por aqui se entender mais do que um dilúvio de recompensas esfaimadamente aguardadas.

    Já nem falo do programa. Marx não deixou catecismo ou receita para o mundo global e pós-moderno. Costa e a esquerda não são capazes de inventar uma. Apenas têm um passado falido para oferecer. Não é um exercício desinteressante o de ponderar os votos favoráveis à Coligação que as sondagens registam na “faixa jovem”, apesar de tão flagelada: mais do que os do PS!

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 02 outubro, 2015 12:06, Blogger Bloghestral Manoueuvres in the Dark said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 02 outubro, 2015 12:21, Anonymous Anónimo said…

    «Costa convida Seguro para a tradicional descida do Chiado

    O PS convidou todos os antigos secretários-gerais e presidentes do partido - incluindo os anteriores responsáveis pelos cargos, António José Seguro e Maria de Belém -, para fazerem a tradicional descida do Chiado, na sexta-feira, em Lisboa.

    Os convites formulados a António José Seguro e Maria de Belém para participarem no almoço da Trindade, seguido da descida do Chiado, foram confirmados pelo diretor de campanha do PS, Duarte Cordeiro: "Claro que sim, é uma tradição do PS convidar todos os ex-líderes e ex-presidentes", frisou.

    Fonte socialista referiu à agência Lusa que a antiga ministra Maria de Belém, que é potencial candidata a Presidente da República, já confirmou a sua presença, mas que, até ao momento [final da manhã], o mesmo não aconteceu em relação a António José Seguro.

    "Respeitamos qualquer que seja a sua decisão", adiantou a mesma fonte sobre a dúvida se António José Seguro estará ou não presente.»

    Isto não é ter pouca vergonha, é ter nenhuma vergonha na cara

     
  • At 02 outubro, 2015 14:32, Anonymous Fernando Pereira, apoiante seguro de José Seguro! said…

    Não acredito que Seguro aceite o convite "envenenado" de quem lhe usurpou o cargo e destruiu o Partido!!!
    Costa e seus muchachos (e os de Setúbal, conhece-os de ginjeira, cambada de filhos... de boas mães e pais, que nada tem de oportunistas e "coca-pra-dentro"!- porra esqueci-me da cedilha...).
    Zé, a coizada está mal... nem lá vamos com farturas e sandes de coiratada, muito menos com pastéis de bacalhau e carne assada, este o resultado "excepcional" que o Grande Monhé Salvador da Pátria nos ofereceu! Setúbal, segundo últimas informações, se calhar nem cinco deputados mete! PC e PSD são os preferidos dos indecisos, principalmente dos da chamada terceira idade e da esmagadora maioria da juventude, que sempre foi esquecida pelos inteligentes "socialistas", como prova os poucochinhos elementos da JS Setúbal ...
    Uma grande trapalhada, Amigo Zé!!! Lá se vão bons tachos, bons empregos, boas alcavalas. Será que os "apoiantes do Costa" sobreviverão a esta carestia?

    Um abraco, companheiro! Vai malhando, esás no caminho certo e é assim que se ajuda o PS a se reencontrar consigo mesmo e com Abril!!!

     
  • At 04 outubro, 2015 00:21, Anonymous Anónimo said…

    qual o link para o site onde se pode ver as sondagens para o distrito de Setúbal

     
  • At 04 outubro, 2015 12:50, Blogger Zé do Barreiro said…

    Não existem

     
  • At 04 outubro, 2015 18:33, Anonymous Anónimo said…

    Gramei ver o Seguro muito seguro de si quando foi entrevistado depois de ir votar.

    Em 2016 vou votar nele.

     
  • At 04 outubro, 2015 20:27, Blogger Zé do Barreiro said…

    Segundo as projecções - TODAS - afinal quem é/foi uma vergonha, quem é/foi uma tristeza ?

    Continuemos a esperar pelos resultados reais das eleições.

    Zé.

     
  • At 04 outubro, 2015 20:37, Anonymous Anónimo said…

    A derrota do Cabrita, do Pires, da Catarina, do Pinotes, do Pintassilgo, ... e de todos os que o apoiaram.... Recuperar o Barreiro Já!

     
  • At 04 outubro, 2015 21:36, Blogger Zé do Barreiro said…

    Acredita, cá o Zé estará na primeira fila. Já na 3ª Feira...

     
  • At 05 outubro, 2015 00:24, Anonymous Fernando Pereira, Seguro Sempre! said…

    Uma VERGONHA! E não me venham com desculpas ou tentativas de atirar a culpa para outros! Os principais culpados da derrota foram o MONHÉ usurpador com mais olhos que barriga e os seus apaniguados que pensaram que "isto" era favas contadas. E quem se fode são os militantes socialistas, porque sobre o povo que deu a vitória à direita, estou cagando para eles!!!
    Zé, se ninguém agir em defesa do socialismo, corremos o risco de daqui por seis meses o PS desaparecer nas trevas políticas, ferido de morte!

    VOLTA SEGURO!!!

     
  • At 05 outubro, 2015 00:40, Blogger Zé do Barreiro said…

    Meus Amigos,

    Vale a pena ler. Mas vale mesmo!


    O DR. ANTÓNIO COSTA FALHOU. DEVE DEMITIR-SE.

    Apesar do esforço dos militantes e dos simpatizantes na campanha eleitoral, o Dr. António Costa falhou os dois objectivos que motivaram o assalto à liderança do PS.
    FALHOU NA UNIDADE DO PS.
    FALHOU NA CONQUISTA DE UMA MAIORIA ABSOLUTA.
    O que o Dr. António Costa fez ao PS e ao País é criminoso.
    Depois dos últimos 4 anos de austeridade, a Direita ganhou as eleições legislativas.
    A liderança do Dr. António Costa foi insuficiente a sublinhar os 4 anos de governo PSD/CDS e desastrosa a apresentar a alternativa do PS. Não gerou confiança. Não suscitou esperança. Não foi coerente, não foi sólida na proposta política, acantonou-se à Esquerda e deixou o Centro à mercê da Direita. Não mobilizou o voto de mudança, ganhou o conformismo e a previsibilidade.
    O Dr. António Costa interrompeu um ciclo eleitoral de duas vitórias nacionais do PS, nas Autárquicas e nas Europeias.
    Nas palavras do Dr. António Costa “quem ganha por poucochinho é capaz de poucochinho.” E QUEM PERDE?
    Não foram normais os últimos 4 anos.
    Não é normal o PS não ganhar estas eleições.
    Fracassados os objectivos políticos, resta a ambição pessoal: a anunciada eventual manutenção poder a todo o custo. Depois de 4 anos de vale tudo à Direita, a tentação de um vale tudo à Esquerda. Uma solução sem respeito pela vontade popular, ao arrepio dos valores republicanos e democráticos que comemoramos a amanhã, a 5 de Outubro.
    Face aos resultados, o Dr. António Costa revelou-se ser o seguro de vida de uma Direita que há um ano, nem nos melhores sonhos, pensava poder disputar eleições, quanto mais ganhá-las. Não pode querer ser a plataforma de partida para que a Direita recupere o que agora perdeu.
    É tempo de assumirem as respectivas responsabilidades políticas pelo colossal fracasso: o líder e os que impulsionaram a liderança para unir o partido e obter uma maioria absoluta.
    É tempo de o fazerem com a urgência que se impõe para que o PS retome a senda vitórias nas eleições presidenciais.

    António Galamba

    Até amanhã.

     
  • At 05 outubro, 2015 01:30, Blogger António Cabós Gonçalves said…

    Boa noite

    Afinal o PS teve o seu melhor resultado no Distrito de Setúbal...

    E elegeu 7 deputados, em vez dos 5 que o Zé afirmava, a pés juntos que iria eleger. Tivesse sido o desempenho semelhante em todo o País e outro galo teria cantado. Não concordas comigo, amigo "Zé"?

     
  • At 05 outubro, 2015 12:05, Anonymous Anónimo said…

    Caro Eduardo Cabrita, Caro João Pintassilgo,

    Nunca "vivi" do PS, o mesmo já não se poderá dizer dos camaradas!
    Hoje felicito-os pelo excelente resultado obtido no Distrito!
    A vossa dedicação ajudou o PS a obter o resultado que obteve!
    Em politica é assim, nem sempre os que se julgam melhores (mesmo não sendo) vencem!

    À presidente da Federação, diria apenas: Demita-se!

    Aos restantes camaradas que inocentemente apoiaram o costa, agradeço o vosso empenho e dedicação, sim porque no meio de tudo isto ainda há quem corra por gosto e apenas por amor à camisola.

    Pois é! Está na hora de mudar e eu estarei presente!

    Saudações Socialista!

     
  • At 05 outubro, 2015 15:48, Anonymous Fernando Pereira, apoiante seguro de José Seguro! said…

    O PS de António Costa, que vai fazer agora, depois de ter perdido vergonhosamente as eleições? Devido ao apetite pelo poder do actual líder, vai fazer uma aliança com a direita, ou vai tentar coligar-se com a chamada extrema esquerda e sentar ao colo o PCP e o Bloco, ou vai ser oposição "orgulhosamente só"? Sendo o PS um partido charneira, com um secretário-geral que tomou de assalto o poder no interior do seu próprio partido e que já afirmou que "definitivamente não me demito", o que se pode esperar deste partido do "arco da governação", indiscutivelmente fragilizado, não muito bem visto perante o eleitorado, que mandou às urtigas o conceito de SOCIALISMO, cercado de barões, de baronetes e seus afilhados e ainda por cima com eleições presidenciais à vista? Segundo algumas sábias opiniões, o PS de Costa (que não me representa!), vai jogar no sentido de fazer que o governo saído destas eleições, dure uns dois anos e bater-se por eleições antecipadas, cenário político a ter em conta... Depois das passadas vitórias de José Seguro, corrido da liderança pelos "costistas" politicamente idiotas , iniciou-se agora com o sebastianesco António Costa, uma fase de derrotas imparáveis, para mal do Partido e do País? Aguardemos!...

     
  • At 05 outubro, 2015 15:48, Anonymous Anónimo said…

    http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=1001300&mostra=2

     
  • At 05 outubro, 2015 17:47, Anonymous Anónimo said…

    O professor calinas que se estava a afiambrar a um lugarzinho em qualquer lado vai ter de continuar a dar "aulas" é por ti e outros como tu que não fiz um chavo para esta campanha!

     
  • At 05 outubro, 2015 20:07, Blogger Zé do Barreiro said…

    Meus Amigos,

    Eu assino por baixo. E os meus ilustres Camaradas?

    A recusa em demitir-se é o retrato final da miséria política de Costa

    A derrota de António Costa foi pesada. Não foi uma surpresa. Para começar, porque existiram sondagens diárias que iam cavando a sepultura. Mas porque Costa cometeu três erros básicos que o desqualificam para liderar uma banda filarmónica, quanto mais um partido. O primeiro erro chama-se Sócrates: os portugueses esperavam que o PS enterrasse esse passado funesto.

    Costa ficou no meio da ponte. Por um lado, convidou a velha tralha socrática para a direcção; depois, com o chefe da trupe na cadeia, fugiu dele como quem foge da peste. Resultado: não contentou gregos nem troianos. O segundo erro dá pelo nome de ‘centrão’: as eleições ganham-se lá. Costa, com visíveis tendências suicidas, aterrorizou a classe média com um radicalismo que fica bem ao Bloco – mas não a um partido de regime.

    Anunciar o chumbo ao Orçamento da coligação, sem conhecer o documento, seria cómico se Costa fosse um humorista. Por último, o naufrágio do Syriza mostrou à Europa as consequências trágicas de se iludir a realidade com tiradas adolescentes contra a ‘austeridade’. Ao ter cedido ao fenómeno Syriza, Costa mostrou que era, precisamente, um adolescente.

    A recusa em demitir-se é apenas o retrato final da sua miséria política, que os portugueses puniram bem.

    Saúde,

    Zé.

     
  • At 05 outubro, 2015 21:21, Anonymous Anónimo said…

    Zé tu não me conheces mas eu conheço-te à muitos anos e hoje tenho de reconhecer que de facto as tuas análises são excelentes! esta ultima 5 estrelas.

    Um grande abraço!

     
  • At 05 outubro, 2015 22:24, Blogger Zé do Barreiro said…

    Último Anónimo,

    Pois, de facto não te devo conhecer, já que não me dás a honra (e, convenhamos, não tens a honra) de postares aqui o teu verdadeiro nome.

    Mas mesmo sem te conhecer - e eu, no benefício da dúvida, procedo sempre desta maneira - acredito piamente que deverás ser um individuo inteligente.

    Então vê lá se consegues perceber esta mensagem e depois, se percebeste mesmo bem a coisa, manda-me um comentário (poderá ser mesmo como anónimo...).

    Aí vai

    Resultados completos dos últimos 20 anos, relativamente a deputados eleitos pelo PS no distrito de Setúbal:

    1995 (9 deputados em 17 possíveis): 44,88%
    1999 (8 deputados): 43,72%
    2002 (7 deputados): 39,27%
    2005 (8 Deputados): 43,63%
    2009 (7 deputados): 34,00%
    2011 (5 deputados, pior ano do PS em Setúbal e país): 27,14%
    2015 (7 deputados como em 2009 e 2002, mas agora o distrito ganhou mais 1 deputado. São 18): 34,31%

    O que significa que o PS fez eleger 7 deputados em 18 possíveis.

    Atenção que este comentário não é apenas dedicado a ti. É também dirigido aos Anónimos e/ou Anónimas que sabem perfeitamente quem são e que cujos comentários não foram publicados.

    Boa noite,

    Zé.

     
  • At 06 outubro, 2015 18:21, Anonymous Anónimo said…

    Boa análise Zé!

     
  • At 06 outubro, 2015 21:26, Blogger Zé do Barreiro said…

    Amigos,

    Cá vai mais uma informação importante, apenas para pessoas inteligentes (nomeadamente "socialistas") analisarem.

    Deputados eleitos por Grupo Parlamentar:

    PSD - 86
    PS - 85
    BE - 19
    CDS - 18
    CDU - 17
    PAN - 1

    Ainda faltam os deputados eleitos pelos círculos da Europa e Fora da Europa, que conforme é habitual são 3 para o PSD e 1 para o PS...

     
  • At 06 outubro, 2015 21:48, Blogger Zé do Barreiro said…

    Ah, já agora - e somente para as pessoas inteligentes - analisem a imagem que postei neste Post, vejam os distritos onde o PS ganhou, comparem as percentagens obtidas e ... digam p'ra'qui qq coisa.

    Fiquem bem,

    Zé.

     
  • At 07 outubro, 2015 15:53, Anonymous Anónimo said…

    Tomei a liberdade de alterar a disposição dos seus dados sobre os últimos 20 anos de legislativas em Setúbal e, de memória ( que admito possa ter falhado) acrescentei outros que podem ter interesse.
    Na verdade, a alteração consistiu apenas em hierarquizar os resultados eleitorais do PS, ordenando-os do valor percentual mais elevado para o mais baixo (*):

    1995 (9 dep em 17): 44,88% >>>>> PM Guterres c/ Louça
    1999 (8 dep): 43,72% >> > > PM Guterres c/ Queijo Limiano
    2005 (8 dep): 43,63% >> > > PM de Sousa (maioria absoluta)
    2002 (7 dep): 39,27% >> > PM Barroso/Lopes
    2009 (7 dep): 34,00% > > > PM de Sousa
    2015 (7 dep como em 2009 e 2002, São 18 no total): 34,31%>> PM Coelho(?)
    2011 (5 dep, pior ano do PS em Setúbal e país): 27,14%>>> PM Coelho (c/PP Maioria absoluta)

    Portanto, os resultados de domingo passado são os segundos piores (*) das últimas duas décadas e mostram que Costa vale tanto para o eleitorado de Setúbal como valeu de Sousa depois de uma maioria absoluta obtida 4 anos antes.

    (*) os resultados de 2015 embora superiores em 0,31% aos de 2009 devem ter sido obtidos num universo maior de eleitores - que justificaria o aumento para 18 eleitos por Setúbal – portanto, haveria que fazer contas mais exatas ( contando com o n.º votos, a dimensão do universo eleitoral, a abstenção, nulos, etc., etc. etc.) para se fazer a exata aferição da posição relativa dos resultados de 2009 e 2015.
    Zé, pode fazer um quadro similar com os resultados obtidos nos últimos 20 anos no concelho do Barreiro, em nºs de votos, além das respectivas percentagens?

     
  • At 07 outubro, 2015 22:09, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caríssimo,

    Mesmo que por teimosia ou despeito eu quisesse discordar de si, não podia.

    Os nºs não deixam qq dúvidas.

    Muito agradeço o seu trabalho. Só é pena que certas pessoas, militantes do PS/alapados ao AC, não queiram ver e aceitar as verdades que estão bem à frente dos seus olhos.

    Vamos ver se consigo corresponder ao seu pedido. Irei tentar.

    Cumprimentos,

    Zé.

     
  • At 08 outubro, 2015 10:46, Anonymous Anónimo said…

    Se o monhé se aliar aos comunas, vai ser o princípio do fim.
    Não estou a ver os socialistas donos de grandes sociedades de advogados, empresas, com interesses na banca, a querer que os comunas venham botar faladura.

     
  • At 08 outubro, 2015 23:04, Blogger Zé do Barreiro said…

    Pois é Amigos, andamos alguns de nós aqui a desgastarmos-nos e a grande verdade é que os "espertalhões" e "espertalhonas" é que irão estar, pensa-se, mais quatro anos alapados à rocha dourada da AR.

    Reparem nisto.

    «O PS está podre mas ainda há quem não o queira ver. Falou-se em renovação e juventude, mesmo que como exemplo se dê a Ana Catarina (mulher do Paulo Pedroso) que é deputada há mais de 20 anos ou a Sônia Fertuzinhos (mulher do Vieira da Silva) e também deputada há mais de 20 anos. Nos lugares verdadeiramente elegíveis continuam os Vitalinos, Calhas, Ferros, Lacões, Cabritas, Vieira da Silva, Alberto Martins, Sergio Sousa Pinto, Marcos Perestrelo, Capoulas, entre muitos outros!!! e as mulheres!? A Ana Paula Vitorino (mulher do Eduardo Cabrita), a Marques ( mulher do Profirio Silva; a Euridice (mulher do vitor Ramalho); a Isabel Santos (mulher do Renato Sampaio) a Ines de Medeiros (mulher do Francisco Assis), a Luisa Salgueiro (mulher do Narciso Miranda), a Rosa Albernaz (mulher do José Mota), entre outras!!! E a ética de ser autarca e deputado!? Pedro Delgado Alves - Lisboa, Francisco Rocha-Vila Real, João Paulo Correia-Porto, Pedro Carmo-Beja, Miguel Coelho-Lisboa, Domingos Pereira-Braga, José Luis Carneiro-Porto, entre outros!!! Grande Lista de Deputados!!! Grande Renovação!!! Qualidade!!! Seriedade!!! Negocios!? Marcos Perestrelo substituto do Relvas na empresa... Jorge Gomes-Bragança... Ascenso Simoes - acabou o tacho de mais de 15.000 euros mensais na entidade reguladora... Apolinário - o Socialista que conseguiu ser nomeado pelo PSD nestes 4 anos e que agora é o nosso cabeça de lista em Faro...» Fim da transcrição de um texto que recebi por e-mail

    É uma realidade inequívoca: otários são todos aqueles que, como eu, não pusemos os pés na campanha eleitoral. E todos aqueles que se esfarraparam a trabalhar para os colocar no poleiro. Estes foram, todavia, os mais prejudicados.

    Até quando, meus Amigos, até quando?

    Santas noites.

     
  • At 09 outubro, 2015 00:56, Anonymous Fernando Pereira, Seguro Sempre! said…

    Amigo Zé, permite-me que comente relativamente ao teu último comentário e que empregue o léxico do meu falecido avó, carroceiro: "quero que esses gajos se fodam!"
    Andamos nós aqui, descamisados e sofridos a servirmos de escada aos "sempre os mesmos", a apoiar esses "cabras da peste" e seus familiares, para na volta do boomerang sermos traidos e, mais grave, eles se esquecerem do que prometeram ao Povo! A mim não me apanham mais!!!
    Se a tua/vossa presidente da Federação tivesse somente uma pinguinha de vergonha política na carinha de centopeia, já tinha pedido a demissão do cargo!... Rodeou-se de aventesmas e "queimados", sem colagem às gentes, refugiados nos seus covis de hibernação, ou nos seus copos de uisque, um bando de "gente..." que tem levado o Partido à lama, ao desconhecimento, ao esquecimento! Quero que todos eles se fodam!!! Um abraco, Zé, vou comer um bobó...de camarão e curtir um farró!!!

     
  • At 10 outubro, 2015 19:44, Blogger Zé do Barreiro said…

    Amigos,

    Muitas pessoas poderão achar que o Fernando Pereira é um tipo sem princípios e sem escrúpulos.

    Compreendo-o perfeitamente mesmo que utilize uma linguagem desabrida. É que ele sente-se completamente indignado.

    Explico:

    Enquanto, no PS, se permite que famílias – SIM FAMÍLIAS – se candidatem a deputados em lugares ilegíveis ( depois, efectivamente eleitos ) pessoas como o Fernando Pereira e o filho tiveram que sair para o Brasil para fazer pela vida.

    Tens toda a minha solidariedade, Camarada Fernando Pereira,

    Zé.

     
  • At 11 outubro, 2015 03:44, Anonymous Fernando Pereira, Seguro Sempre! said…

    Zé, obrigada pela solidariedade, mas deixa-me esclarecer um ponto do teu comentário: vim para o Brasil porque quis passar um resto de vida em beleza (já cá contam setenta primaveras) e ofereci ao meu filhote umas férias prolongadas, para isso desfiz-me de tudo o que tinha em Portugal . Só por esse motivo, que de facto nada tem a ver com política!!! Só lamento os bons AMIGOS que aí deixei, meus livros e minha música, minha Filha e minha Neta. Talvez um dia venham para cá...
    Não emigrei, fugi a sete pés desse cancro chamado Portugal governado pela direita mais filha da mãe que se conhece e que grande parte do povo português tem levado ao colo, como recentemente aconteceu!
    E fiz muito bem, em lugar de ir para um lar, vim para um paraíso cheio de coisas boas, mulheres lindas, praias de sonho, cerveja gelada, comida para todos os paladares.
    Moro com a minha companheira num apartamento encostado à floresta, onde passeiam papagaios e montes de outros pássaros e pequenos saguins, quatro deles já baptizados, Costa, o mais feio, Portas, que não se sabe se é fêmea se macho, Passos Coelho, o que tem cara de comilão e o Ramalho, muito gordo e alarve...
    Como vês, meu Amigo, com um pequeno esforço de pensamento, posso dizer que me sinto em casa...
    Um abraço.

     
  • At 14 outubro, 2015 12:57, Blogger Zé do Barreiro said…

    Conforme prometido ao Anónimo de 07 outubro, 2015 15:53,

    Resultados do PS nas Legislativas, desde 2002, no Concelho do Barreiro.

    Não consegui obter os resultados de 1995 e 1999. Se alguém conseguir façam o favor de nos enviar.

    2002 – 18.523 votos – 40,98%
    2005 – 20.718 votos – 42,77%
    2009 – 16.326 votos – 35,83%
    2011 – 12.725 votos – 28,93%
    2015 – 15.448 votos – 35,80%

    Agora, caro Anónimo, poderá fazer as análises e os comentários que entender.

    Claro que o mesmo se aplica para os nossos restantes estimados Leitores.

    Saúde,

    Zé.

     
  • At 18 outubro, 2015 18:40, Blogger Zé do Barreiro said…

    Meus Amigos,

    Leiam. Simplesmente genial!

    Se António Costa virar à esquerda, o PS desaparece com ele.

    Aqui há uns tempos, a pergunta da moda era saber quem tinha chamado a troika. Depois das eleições de domingo, passou a ser outra: quem ganhou? E, já agora, quem deve governar?

    É com tristeza que devemos concluir que a política nacional está entregue a pessoas com lesões cerebrais profundas. Esperemos que António Costa não seja uma delas.

    Se o líder do PS não se demitiu ante a derrota vexatória, resta a esperança de que aprendeu alguma coisa com a sua ‘estratégia’ eleitoral suicida.

    A saber: o PS nasceu e cresceu no socialismo democrático. O que implicou um corte histórico (e, como dizia o outro, ‘irrevogável’) com a extrema-esquerda. Se o homem levar o PS para essas águas, demitindo- -se de qualquer consenso com a coligação vencedora, não é apenas o seu destino político que estará ainda mais a prazo.

    Desta vez, é o próprio PS, como partido estrutural do regime, que acabará por desaparecer com ele.

    João Pereira Coutinho

     
  • At 19 outubro, 2015 14:07, Anonymous Anónimo said…

    Sobre João Pereira Coutinho:

    http://www.jpcoutinho.com/bio

    Tão "preocupado" com a sobrevivência do PS.

    Mas o que mais impressiona ainda, é ver um uma pessoa que se diz "socialista dos sete costados" a invocar (e pelos vistos a concordar) com esta figura.

    Tempos estranhos!

     
  • At 19 outubro, 2015 14:49, Blogger Zé do Barreiro said…

    Último Anónimo,

    Aqui neste Espaço não queremos que falte absolutamente nada aos nossos Leitores, nomeadamente àqueles que são apoiantes ( e confrades da gamela ) do camarada António Costa.

    Não gostas de João Pereira Coutinho ?

    É um grande “malandro” que só sabe dizer mal do PS e do AC ?

    Então toma lá esta:

    ESQUERDA SOCIALISTA PEDE DEMISSÃO DE COSTA E QUER PRIMÁRIAS

    A Corrente de Opinião Esquerda Socialista pediu hoje a demissão do secretário-geral do PS, reclamando a realização de eleições primárias para a liderança e a marcação de um congresso para “renovação doutrinária” do partido.

    Estas posições constam de um comunicado enviado à agência Lusa pela Corrente de Opinião Esquerda Socialista, liderada por Fonseca Ferreira, antigo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, que esteve ao lado das direções de António José Seguro no PS.

    Para esta sensibilidade do PS, que se reclama da ala esquerda do partido, “impõe-se que António Costa assuma as suas responsabilidades e as consequências dos seus atos e fracassos, não sacrificando os interesses do país e o PS às suas ambições pessoais”.

    “Impõe-se” também, segundo a mesma corrente “que se abra um processo sereno e consistente, de reflexão e debate, conduzindo a um congresso clarificador e à necessária renovação doutrinária e programática – à luz das realidades do mundo contemporâneo – e à abertura e democratização da sua organização e funcionamento”.

    No mesmo comunicado, assinado por Fonseca Ferreira, defende-se que a eleição do secretário-geral do PS deverá ser feita “em primárias abertas“.

    “A Corrente de Opinião Esquerda Socialista entende que é chegada a hora do PS voltar a ser um partido de causas e desígnios, um partido impulsionador do desenvolvimento solidário do país, recuperando a confiança dos cidadãos e dos eleitores. Estamos certos de que a maioria dos socialistas e dos portugueses nos acompanham nesta preocupação, nesta exigência e nesta esperança”, sustenta-se ainda.

    Após uma breve análise aos resultados das eleições legislativas, a Corrente de Esquerda Socialista dirige vários ataques ao secretário-geral do PS e à sua direção, considerando-se designadamente que o “fracasso eleitoral extravasa razões estruturais relacionadas com a crise do socialismo e da social-democracia”.

    “Esta derrota é motivada, sobretudo, pelo défice de legitimidade ética da atual liderança, pelo seu sectarismo e ausência de uma estratégia clara. Os eleitores não se reconheceram nesta liderança, nem na manifesta errância política e programática da campanha realizada”, aponta-se no texto.

    Nesse sentido, esta corrente entende “António Costa perdeu legitimidade, encontra-se profundamente fragilizado e a sua permanência como secretário-geral vai expor o PS a um desgaste fatal, entalado entre uma direita relegitimada (ainda que relativamente) e uma esquerda radical que ganhou fôlego e se propõe chantagear o PS e tudo exigir”.

    Ah, já agora, não vi nada de especial no resumo da biografia do João Pereira Coutinho cujo endereço enviaste.

    Ou será que me escapou alguma coisa ‘

    Fica bem,

    Zé.

     
  • At 19 outubro, 2015 18:42, Blogger Zé do Barreiro said…

    Meus Amigos,
    Camaradas,

    Estamos, mesmo, encalacrados.

    Sondagem publicada hoje.

    SE AS ELEIÇÕES FOSSEM HOJE, A COLIGAÇÃO VOLTAVA A GANHAR (E COM MAIS VOTOS)

    O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Pedro Passos Coelho, e o presidente do CDS, Paulo Portas, da “Coligação Portugal à Frente” (PàF) cumprimentam-se após reagir aos resultados das Eleições

    A indecisão que prossegue para a formação do próximo Governo de Portugal parece reforçar a posição política da coligação Portugal à Frente.

    É o que se conclui de uma sondagem que apurou que, se as eleições legislativas fossem hoje, PSD e CDS-PP reforçavam a vantagem em relação ao PS.

    De acordo com a análise, feita pela Intercampus para a TVI, a coligação conseguiria hoje 41,3% dos votos, um resultado que, contudo, ainda não lhe garantiria a maioria absoluta.

    O PS somaria 32,7% dos votos, o Bloco de Esquerda 11% e a CDU 7,7%.

    Estes valores dão conta de uma subida de quase 3 pontos para a coligação, enquanto o PS apenas vê os seus votos aumentados em 4 décimas.

    O Bloco de Esquerda cerca de oito décimas e só a CDU recua, perdendo mais de cinco décimas.

    Esta sondagem surge numa altura em que o impasse para a formação do próximo Governo prossegue.

    É como diz o "outro": É do Catano. É, mesmo, do Catano.

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 20 outubro, 2015 13:37, Anonymous Fernando Pereira, apoiante seguro de José Seguro! said…

    Zé, teu último comentário revela a tua firme delicadeza de espírito e agilidade mental de que, de resto, tens vindo, desde a alguns anos, a dar sobejas provas neste espaço e não só... Adorei!
    Quanto ao MEU AMIGO João Pereira Coutinho, gabo-lhe a paciência para aturar certos mangas, a firmeza de escrita e as suas análises políticas... Mas deixo uma margem: quem gosta, como nós, lê e reflecte! Quem não gosta pode muito bem ir ler o programa-promessa do gay PPD, ou, como sucedâneo, o do PC (vai dar tudo ao mesmo!!!).
    Um abraço.

     
  • At 20 outubro, 2015 14:54, Blogger Zé do Barreiro said…

    Fernando Pereira,

    Apenas para te deixar um abraço.

    E, já agora, vamos ver qual será a decisão do Cavaco Silva, a sair dentro de poucos dias.

    ( Pobre António Costa e pobres alapados à gamela que ele lhes prometeu... Mas, atenção, já estão a haver movimentações dentro do nosso PS e que movimentações... )

    Zé.

     
  • At 20 outubro, 2015 17:46, Anonymous Anónimo said…

    Leitura recomendada para os amigos:

    http://livraria.folha.com.br/livros/ciencias-humanas/virei-direita-denis-rosenfield-joao-pereira-1179140.html

     
  • At 20 outubro, 2015 18:00, Anonymous Anónimo said…

    SOBRE O "POR QUE VIREI À DIREITA" (João Pereira Coutinho)
    "O depoimento de João Pereira Coutinho (1976), o autor mais novo da tropa, jornalista e cientista político com carreira em Portugal, é o texto mais didático, em tom de ensaio. Contrapondo dois conceitos de Michael Oakeshott (filósofo e cientista político inglês falecido em 1990), a “política da fé” e a “política do ceticismo”, João Pereira mostra como o pensamento de direita é a afirmação da realidade e do comprometimento com a realidade, ao passo que o pensamento de esquerda é o comprometimento com um paraíso que, convenhamos, depois de milênios de história, está claro que não será alcançado na Terra. É preciso salientar que João Pereira não se diz conservador para todas as áreas da vida, mas apenas conservador no que tange à política. Ele se denomina um cético e um pluralista e alerta que utopias surgem também à direita, talvez ainda mais perniciosas que à esquerda. O texto de João Pereira é aquele que você lê para ter argumentos que o deixarão com orgulho de ter feito a opção pelo que é real, por olhar o mundo com maturidade."

    Será que os "socialistas dos sete costados" também já fizeram a opção pelo real?

     
  • At 20 outubro, 2015 19:21, Anonymous Fernando Pereira said…

    Olha, companheiro, amigo e camarada: hoje mesmo me enviaram um email com um texto muito saboroso, diretamente relacionado com o teu ultimo comentário. As movimentações, deserções e acusações mútuas sobre os resultados vergonhosos das últimas eleições. Mudanças de campo (oportunistas FDP), e apoiantes desde pequeninos das teses políticas de Seguro... Será que a procissão ainda vai no atro, ou recebeu já a bênção do Bispo-Geral?
    Um abraço.

     
  • At 21 outubro, 2015 00:18, Anonymous Anónimo said…

    Esses "movimentadores, desertores e acusadores" devem ser tantos que o barulho que fazem é ensurdecedor ... valha-nos a paciência para tanta verborreia ...

    Que salte o "Papa sebastianico" que o "Bispo-Geral" não chega ... aposto que a diferença ainda vai ser maior que a última 70/30.

    Ah e podem contar com o voto do desbucado emigrante brazileiro ...

     
  • At 21 outubro, 2015 11:47, Anonymous Anónimo said…

    A julgar pelo ensurdecedor ruído que por aí vai, apostaria em qualquer coisa à volta dos 85/15! E já será um secesso para esta "maioria silenciosa".

    É mesmo, cara (brasileirice). Haja mesmo paciência!

     
  • At 21 outubro, 2015 15:06, Anonymous Fernando Pereira, apoiante de José Seguro! said…

    Desde sempre que a minha opinião a respeito dos cobardolas que se escondem atrás do anonimato, para vomitarem seus ódios e ofensas (encomendadas, claro, pelos "patrões", não passam de nojentos puxa-saco com coluna horizontal, me causam repulsa e nojo. Gente sem coragem de dar a cara, não passa de furúnculos na democracia, parentes próximos dos fascistas e seus apoiantes. Sem problemas morais ou linguísticos, que vão todos comerem na peida!!!

     
  • At 21 outubro, 2015 16:00, Blogger Zé do Barreiro said…

    Aplicando, digamos, uma linguagem mais comedida, subscrevo integralmente o comentário anterior do Fernando Pereira.

    Quanto aos (ou ao) outros (outro) comentarista(s) - trata-se claramente de alapados à gamela que o actual SG do PS e/ou dos seus homens e mulheres de mão certamente lhes prometeram - não esperem pela demora.

    Depois cá estaremos para ver se serão 70/30; 85/15 ou outra relação qq. Mas da derrota que irão sofrer internamente.

    Aguentem mais uns dias.

    Abraço ao meu Amigo e Camarada Fernando Pereira,

    Zé.

     
  • At 21 outubro, 2015 16:26, Anonymous Anónimo said…

    Aí que medo (das palavras, diga-se, que do homem, nem duas bofetadas aguentava ...) ... quanto ao que cada um come e onde, o dispensado (pela minha parte) de ser português e socialista, se é aí que gosta, aproveite ...

     
  • At 21 outubro, 2015 16:39, Anonymous Anónimo said…

    Eu, na qualidade de alapado (leia-se, quem discorda do Zé das telecomunicações), tendo percebido a mecânica deste blogue que se esgota na maledicência do PS por parte dos que estão e estarão sempre a maldizer verborreicamente militantes do PS que se lhes oponham e se alimentam do ódio gerado pela sua incapacidade de atingirem os tachos que acusam outros de quererem atingir, declaro que me escusarei para sempre de voltar a este blog, por desprezível o seu conteúdo.

     
  • At 22 outubro, 2015 13:06, Blogger Zé do Barreiro said…

    Anónimo(a) de 21 outubro, 2015 16:26,

    É claro que o Fernando Pereira não precisa que eu sirva de seu advogado (que não sou) ou de seu defensor. Ponto final.

    Mas este "valentão das dúzias" seria capaz de revelar, aqui, a sua verdadeira identidade?

    Só para que o Fernando Pereira possa saber quem é...

    Tá bem tá.


    Anónimo(a) de 21 outubro, 2015 16:39,

    Cá p'ra mim este(a) papagaio é o(a) mesmo(a) "valentão das dúzias" anterior.

    Com o acréscimo que, reconhece, também é um alapado. Gabo-lhe a coragem.

    Sabe, não acredito que irá recusar, para sempre, de voltar a este blog.

    Ora prove-me lá - e aos nossos Leitores - tim tim por tim tim essa decisão.

    Veja se será capaz de o fazer. Por uma só vez na sua vida tenha a dignidade e a honestidade de ser um Homem ou Mulher com valores e princípios, atributos de um verdadeiro militante do Partido Socialista (que, me parece, tão "afincadamente" defende).

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 22 outubro, 2015 16:41, Anonymous Anónimo said…

    Ó camarada anónimo de 21 outubro, 2015 16:39, não faça isso. Basta vir aqui, dar uma rizadas com a "criatividade" de alguns mentecaptos e gente mal formada que por aqui grunha.

    E também não comente. Cada vez que comentar vai-lhes alimentar o ego e encher-lhe este chouriço que lhes dá prazer ... os "Zés" & Cª. deste blogue se cansem de falar sozinhos, e eles com o tempo calar-se-ão.

    O alapado nº ... do AC, vizinho do 44, primo do que mora no 33 e tudo o mais que me queiram chamar ...

     
  • At 22 outubro, 2015 20:36, Blogger Zé do Barreiro said…

    Ah Ah Ah Ah Ah

    Pois, pois, parece que quem vos deixou - A TODOS OS ALAPADOS, incluindo o alapado nº ... do AC, vizinho do 44, primo do que mora no 33 e tudo o mais que me queiram chamar e o outro alapado cujo comentário não foi publicado - dizia eu, quem vos deixou a todos a falar sozinhos foi o Presidente Cavaco e Silva.

    AH AH AH AH AH Não consigo parar de tanto rir.

    o ZÉ das telecomunicações, com enorme orgulho.

     
  • At 23 outubro, 2015 12:19, Anonymous Anónimo said…

    Mas que raio de “Esquerda” é esta que quer, volvidos 40 anos depois da data da conquista de legitimidade eleitoral passiva e ativa, depois de outros tantos sem a ter, à força, chegar ao poder ignorando quem venceu as eleições?!!
    Ainda por cima, quando há três semanas atrás, na campanha eleitoral, uns diziam ser “Gente Séria” e outros que “O seu voto é que Conta” !!!
    E que apelavam ao voto em si como sendo “ O voto contra as maiorias absolutas em que o PSD/CDS, o PS e o Presidente da República tanto insistem para perpetuarem a exploração, o empobrecimento, as injustiças sociais e o declínio nacional.”!!!
    Mas que mal fizemos nós para merecer isto!!!
    Ouçamos alguém de bom senso e que pode, talvez, afirmar-se que se posiciona bem no centro … do centro :
    “Ponhamos a questão de forma directa: como socialista teria preferido que o PS tivesse obtido o maior número de deputados e que António Costa fosse indigitado, em consequência, como novo primeiro-ministro. Mas, foi a coligação PSD/CDS que obteve aquele resultado se bem que com uma maioria relativa escassa. Há quem defenda que o Presidente da República (PR) deve atender aos resultados eleitorais, como determina a Constituição, mas defensor de um governo estável deve indigitar António Costa para formar governo. Defendo, em nome dos resultados eleitorais, que o PR deverá começar por indigitar Passos Coelho mesmo que venha a existir uma moção de censura que chumbe o seu programa de governo. Alguns argumentam que tal seria uma perda de tempo. Pois que seja. Outros defendem que existe uma maioria absoluta à esquerda. Lamento, mas o que existe é uma maioria aritmética de deputados dos partidos que representam as diversas esquerdas.”

    http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/detalhe/cair_a_direita_ou_cair_a_esquerda.html
    Por favor, leiam o artigo todo.

     
  • At 23 outubro, 2015 13:16, Blogger Zé do Barreiro said…

    Último Anónimo,

    Apenas esta nota: Com que "cara" irão/iriam os eleitos do Partido Socialista, por exemplo nas Câmaras e Assembleias Municipais do distrito de Setúbal, encarar os executivos da CDU nas várias reuniões publicas e privadas quando tentarem defender os seus pontos de vista políticos?

    Lá iria, lançado às couves, o estatuto da oposição...

    Iria ou irá? ser do Catano.

     
  • At 23 outubro, 2015 18:11, Anonymous Fernando Pereira, apoiante de SEGURO e sem medo dos cobardes anónimos! said…

    "Mas este "valentão das dúzias" seria capaz de revelar, aqui, a sua verdadeira identidade?
    Só para que o Fernando Pereira possa saber quem é...

    "E achas, Zé, que o "valentão" teria coragem de sair do conforto do anonimato para se dar a conhecer?
    Achas que os cobardolas sabujos são capazes de assumirem as suas verdadeiras identidades?
    Quanto a eu meter-lhe medo (as palavras, claro, as palavras!), sei que o "valentão das dúzias" só tem receio do regresso do Seguro! É típico desta gentinha reles! Continuo a indicar o caminho onde este cobardolas deve comer!...

     
  • At 23 outubro, 2015 18:19, Anonymous Anónimo said…

    Quanto pagam ao "valentão" para vir para aqui tentar desestabilizar, fomentar ódios, propagandear mentiras e ameaças? E quem é o seu "patrão"? Vai uma apostinha que o "valentão" já por cá anda à muito tempo, assumindo diversas identidades obscuras e sempre ao serviço dum certo deputado lambão?
    Mas já agora, ó valentão, diz lá quem és, só prá gente te conhecer o focinho. Olha que o Pereira até te ficava agradecido! Ah, ah, ah.

    Zé Ferroviário

     
  • At 24 outubro, 2015 18:59, Anonymous Anónimo said…

    Uma guerra com o FP? Um anónimo a meter-se com o gajo do etcetal? Aqui é que o porco(a) (anónimo ou não) torce o rabo... Mas estou como o meu compincha zé ferroviário mostra a cara se tens coragem, só para o FP e nós sabermos quem é o corajoso! Tens direito a um presunto...das caldas!!! rsrsrsrsrsrs...

    Anónimo da Paz

     
  • At 27 outubro, 2015 16:36, Anonymous Anónimo said…

    http://rostos.pt/inicio2.asp?cronica=2000776&mostra=2

     
  • At 28 outubro, 2015 13:51, Blogger Zé do Barreiro said…

    Último Anónimo,

    Não tenho nada de depreciativo a dizer sobre o texto, cujo endereço enviaste.

    Fui ver o artigo e, explica-me – se é que há alguma explicação plausível – porque razão um texto de tão grande importância e elevação politicas, não tem um único – UM ÚNICO – comentário dos leitores desse jornal da blogosfera.

    Serás (e os nossos Leitores também) capaz de vir aqui tentar justificar esse “fenómeno”?

    Saúde,

    Zé.

     
  • At 28 outubro, 2015 16:08, Anonymous Anónimo said…



    Deixa de chutar bolas para fora!

    Quantos comentários é que tu costumas ver aos artigos do Rostos? Sobretudo aos artigos de cariz política?

    Ainda se fosse uma daquelas notícias de "faca e alguidar" ou de uma desgraça qualquer! Aí sim há um ou ouro comentário.

    Por outro lado, já tem 113 "recomendações"!

    Ahhhh mas estas não interessam. Não é?

     
  • At 28 outubro, 2015 21:02, Blogger Zé do Barreiro said…

    Gostaria que outros Amigos tambem viessem aqui dar a sua opiniao das razoes da ausencia de comentarios no jornal digital do Barreiro.

    Contudo daria um presunto de Chaves para conhecer certos comentarios que nao foram publicados e que foram dirigidos aquele artigo do PS.

    Eu sei do que estou a falar...

    Saudacoes,

    Ze'.

     
  • At 29 outubro, 2015 16:31, Anonymous comoraboescondidomascomogatotododefora said…

    Além do Presidente, o Jornalista Carlos Magno, o CR da ERC tem a composição seguinte:

    “Resolução da Assembleia da República n.º 139/2011
    Eleição de quatro membros para o conselho regulador da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social
    A Assembleia da República resolve, nos termos da alínea h) do artigo 163.º e do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição e dos n.os 2 do artigo 15.º e 9 do artigo 16.º dos Estatutos da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, designar para o conselho regulador da ERC os seguintes membros:

    Alberto Arons Braga de Carvalho.
    Maria Luísa Roseira da Nova Ferreira de Oliveira Gonçalves.
    Raquel Alexandra de Jesus Gil Martins Brízida Castro.
    Rui Alberto dos Santos Gomes.

    Aprovada em 14 de Outubro de 2011.
    A Presidente da Assembleia da República, Maria daAssunção A. Esteves.”


    Neste elenco, o Lavradio está representado, ainda que por afinidade, como alguns devem saber, pois a Mãe do cônjuge dum deles, já de provecta idade, ainda aqui residia em 2013, e provavelmente ainda reside, facto que se refere por deferência a quem desgoste de … sombras … chinesas.
    (...)(Cont)

     
  • At 29 outubro, 2015 16:33, Anonymous continuação said…

    Sugiro aos lesados pela censura sofrida aos seus textos que se queixem, sem demora, à ERC, mas dando, de imediato, conhecimento da mesma à Comissão da Carteira Profissional de Jornalista e ao Sindicato dos Jornalistas.

    Esta farsa já dura há tempo demais!

    Vejam o texto sobre a entrega dos “ óscares” que a auto intitulada “Imprensa Regional” está a promover e digam lá se o Barreiro não é mesmo um colosso. È que todos os agraciados são do Barreiro o que para um evento de âmbito “regional” é obra!!!

    A verdade é que a censura nunca abandonou o Barreiro. E não venham com tretas que ninguém quer calar o sujeito. Eu adoro ouvi-lo! Se ele quer andar com burros ao colo que ande! Não admito é que impunemente ele cale quem lhe apetece! E em matérias de relevante interesse público LOCAL . Tudo tendo como consequência a manutenção da podridão nos diversos poderes locais por ocultação perante a opinião pública de factos relevantes.

    Eu, um dia, queixei-me à ERC.

    É o seguinte o teor da resposta da ERC e que demonstra o quão bem estamos servidos de Reguladores ( e sobretudo de Legisladores ):

    “(…) Relativamente ao assunto exposto, cumpre informar que, nos termos do art.º 20.º, n.º1 alínea a), da Lei 2/99, de 13/01 (Lei da imprensa) “Ao director compete: orientar, superintender e determinar o conteúdo da publicação ”. Infere-se, da interpretação deste artigo, que compete ao director do jornal proceder à selecção das opiniões que insere no espaço do jornal destinado a comentários dos leitores.
    Apesar deste normativo legal ter, sobretudo, como enquadramento a publicação de cartas de leitores em jornais com suporte em papel, a sua aplicação também se revela pertinente relativamente à publicação de opiniões dos leitores nas páginas electrónicas dos jornais.
    O poder de publicar, ou não, comentários dos leitores nas páginas online de um jornal, configura-se, pois, como um acto de natureza editorial, uma vez que pressupõe análise e selecção de opiniões, de acordo com os critérios publicados pelo próprio jornal e que se mostram disponíveis para consulta na sua página online.
    Entende-se, assim, que a divulgação por parte do jornal Rostos online dos comentários às notícias no seu site está sujeita às regras adoptadas pela própria publicação, dentro da liberdade editorial de que goza e respeitando os limites estabelecidos pela lei.
    Mais se informa que, caso pretenda exercer direito de resposta junto da publicação em causa, este deverá ser exercido de acordo com o estabelecido na Lei da Imprensa, designadamente no Art.º 25.º. Deve assim ser exercido no prazo de 30 dias a contar da inserção do escrito. O texto da resposta deve ser entregue com assinatura e identificação do autor, através de procedimento que comprove a sua recepção, ao director da publicação em causa, invocando expressamente o direito de resposta ou as competentes disposições legais.
    O conteúdo da resposta é limitado pela relação direta e útil com o escrito respondido, não podendo a sua extensão exceder 300 palavras ou a parte do escrito que a provocou, se fôr superior, descontando a identificação, a assinatura e as fórmulas de estilo, nem conter expressões desproporcionadamente desprimorosas ou que envolvam responsabilidade criminal. (…)”

     
  • At 29 outubro, 2015 17:33, Anonymous Fernando Pereira, Seguro, Sempre Seguro!!! said…

    Não sou "cliente" desse jornal digital, do Barreiro, porque uma vez comentei um texto e o meu comentário foi simplesmente censurado e não publicado. Mas agora abri uma única excepção e fui lá ler a notícia em apreço e, sinceramente, o teor não me suscitou nenhum comentário. Não passa de uma má salsicha processada... Talvez a ausência dos comentários se deva à forma desleixada como está escrito...

    Um abraço, Zé, extensivo ao Zé Ferroviário e ao "compincha" dele que assina com o sugestivo nome de "Anónimo da Paz"...

     
  • At 30 outubro, 2015 16:31, Anonymous Anónimo said…

    “(…) No Barreiro, os 35,8% de votos obtidos pelo PS (…) representam uma importante inversão da tendência de voto que se vinha a registar(…)desde 2005(…)”
    http://zoomonline.pt/eleicoes-legislativas-2015-obrigado-barreiro/arquivo/18690
    Não é errada a conclusão supra mas, ainda assim, com os dados disponibilizados lá mais para cima verifica-se que, tal como sucede a nível distrital, no concelho do Barreiro, os resultados eleitorais deste mês foram os segundos piores obtidos pelo PS, em legislativas disputadas no Séc XXI:

    DISTRITO SETÚBAL CONCELHO BARREIRO

    2005 (8 dep): 43,63% >> > > 2005 – 20.718 votos – 42,77%

    2002 (7 dep): 39,27% >> > 2002 – 18.523 votos – 40,98%

    2009 (7 dep): 34,00% > > > 2009 – 16.326 votos – 35,83%

    2015 (7 dep em 18): 34,31% >> 2015 – 15.448 votos – 35,80%
    2011 (5 dep, ): 27,14% >>> 2011 – 12.725 votos – 28,93%

    O facto que salta à vista é que, em legislativas, o eleitorado barreirense se comporta de modo análogo ao eleitorado distrital globalmente considerado, em termos de votos no PS:
    o PS no distrito de Setúbal, em legislativas, tem obtido percentagens muito similares às obtidas pelo PS no concelho do Barreiro.
    Facto a ter muito em conta na definição de estratégias a adoptar em eleições para outros órgãos, nomeadamente os autárquicos.
    Vejamos como se comportou o eleitorado, no que tange a PS e CDU, apenas nas eleições para o órgão autárquico Câmara Municipal, no Séc. XXI, no concelho do Barreiro:
    2001
    PS 15954 41,27% 4 Mandatos
    CDU 15566 40,27% 4 Mandatos
    2005
    PS: 13384 ( 34,75%) 4 Mandatos
    CDU: 15968 ( 41,46%) 4 Mandatos
    2009
    PS: 11308 ( 29,80%) 3 Mandatos
    CDU: 18095 ( 47,69%) 5 Mandatos
    2013 ( as eleições da abstenção, do “voto em branco” e do “voto voluntariamente anulado”, cuja análise aprofundada se impõe a quem queira vencer em 2017…ou até antes!)
    PS: 8877 ( 27,71%) 3 Mandatos
    CDU: 14380 ( 44,89%) 5 Mandatos

    Ordenando os resultados do PS nas eleições para a Câmara Municipal no concelho do Barreiro, no Séc. XXI, vemos que essa ordenação já está naturalmente feita pois tem sido sempre em queda desde 2001:
    2001
    PS 15954 ( 41,27%)
    2005
    PS: 13384 ( 34,75%)
    2009
    PS: 11308 ( 29,80%)
    2013
    PS: 8877 ( 27,71%)

    Aqui chegados, misturando alhos com bugalhos, relembremos o n.º de votos obtidos pelo PS no Barreiro nas legislativas deste mês, 15448 e constatamos que apenas tem similitude com a votação obtida em 2001 na eleição do órgão Câmara Municipal, 15954.
    Calma, nada de euforias porque a CDU nessas eleições obteve 15566 votos, portanto, ainda acima dos 15448 votos deste mês e em eleições para órgão distinto.
    Vejamos agora com quantos votos venceu quem conquistou o direito a assumir presidência da CMB, no Séc XXI:
    2001
    PS 15954 41,27%
    2005
    CDU: 15968 ( 41,46%)
    2009 ( quando o PR, com responsabilidades do Bloco Central, impediu a realização em simultâneo das autárquicas e das legislativas, já em plena crise mundial ” a pior desde 1929” … )
    CDU: 18095 ( 47,69%)
    2013
    CDU: 14380 ( 44,89%)

    E é tudo, por agora…


    Fontes:
    AP18, DGAI, CNE

     
  • At 02 novembro, 2015 16:10, Anonymous Anónimo said…

    ERC
    Diretiva 2/2014
    1.Tipos de moderação de comentários praticados pelos OCS:
    1. Pré-moderação
    2. Pós-moderação
    3. Moderação reativa (aquando de queixas, pedidos de remoção, alertas...)
    2. Pressupostos:
    1. Devem ser os OCS eletrónicos a determinar as regras de funcionamento e participação dos seus utilizadores.
    2. Estas regras devem ter em conta dois grandes objetivos: a liberdade de expressão e o respeito pela privacidade, o bom nome dos cidadãos e a rejeição do incitamento ao ódio, violência e discriminação étnica, racial e sexual.
    3. Preferencialmente, a observância destas regras deve ser feita por recursos humanos e não (exclusivamente) por processos automáticos.

    4. A responsabilidade dos comentários é também do órgão de comunicação social.

     
  • At 02 novembro, 2015 16:14, Anonymous (continuação) said…

    3.Guidelines:

    a) Obrigação da existência de regras de utilização, com disponibilização em permanência de ligação a esta informação, ou link para página onde estão detalhadas as regras.
    b) Disponibilizar o endereço eletrónico que permita aos utilizadores contactar moderadores.
    c) Cingir os critérios de moderação exclusivamente às regras de utilização. Em caso de dúvida, a última palavra deve ser do responsável editorial. As regras de utilização devem ser claras e precaver a ambiguidade, de modo a evitar a perceção (ou até a justificação) de um livre arbítrio do moderador e consequente violação do direito à liberdade de expressão.
    d) A moderação deve ser feita preferencialmente pelo editor do conteúdo que origina os comentários ou por alguém que responda perante a direção editorial.
    e) Evitar que a moderação seja feita por entidades externas e não sujeitas a códigos
    deontológicos idênticos aos da publicação eletrónica. Caso seja feita esta opção, a
    moderação deve estar sujeita a regras claras e não arbitrárias.
    f) Notificar sempre que possível o autor do comentário de que o conteúdo foi removido.

    g) Quando o comentário é utilizado como fonte de notícia, o jornalista pode recorrer ao sigilo profissional para salvaguardar a identidade da sua fonte de informação.
    h) Validar por e-mail (ou outra fonte com igual fiabilidade) a identificação eletrónica do utilizador.
    i) Caso se admita a participação de comentadores não validados, os comentários devem ser sujeitos a pré-moderação.
    j) Evitar que um utilizador tenha mais do que uma identificação ou conta.
    k) Admitir a possibilidade de o utilizador recorrer a um nickname.
    l) Os moderadores podem retirar comentários que violam as regras, bem como os
    comentários seguintes, cujo conteúdo está profundamente associado ao comentário
    abusivo (que funcionou como trolling).
    m) Na disposição cronológica dos comentários, deve estar referenciado que um comentário foi retirado. Pode haver exceções. Caso de spam, publicidade, comunicação comercial, comentários duplicados ou uma sequência de comentários que se reportavam ao comentário abusivo.
    n) Quando um comentário não viola as regras de utilização e é solicitada a sua remoção por uma terceira entidade, o responsável editorial deve aplicar o mesmo critério e igualdade de procedimentos que aplica aos conteúdos de cariz noticioso.
    o) A aplicação de mecanismo de controlo e eventual censura cinge-se ao comentário em causa, não se estende a todos os comentários produzidos pelo mesmo autor.
    p) Recorrer a sistemas de moderação reativa através de “alerta” por parte de utilizadores sobre comentários que violam regras de utilização mas evitar que seja determinante ou oúnico critério. A decisão final é sempre do corpo redatorial da publicação.
    q) Disponibilizar widgets de comentários é facultativo: o editor pode optar em não colocar widgets de comentários ou fechá-los. Pode ainda optar em alguns artigos por fazer prémoderação, caso não seja este o modelo prevalecente.
    r) Encerrar conversação caso o tema seja desvirtuado.
    s) Encerrar conversação ao fim de um tempo determinado após publicação do artigo.
    t) Os moderadores e/ou filtros não podem adulterar as mensagens contidas nos
    comentários.
    u) Deve ser facultada a possibilidade de o utilizador alterar ou remover o seu comentário (ou passar a não visível).
    v) Utilizar os comentários como ferramenta de diálogo e valorização dos conteúdos, em
    particular os contributos positivos que melhoram a qualidade da informação publicada na notícia.

    Lisboa, 29 de outubro de 2014
    O Conselho Regulador da ERC,

     
  • At 02 novembro, 2015 19:48, Blogger Zé do Barreiro said…

    Agradeço ao nosso Leitor pelo excelente trabalho desenvolvido - e paciência - sobre as directivas da ERC que se relacionam sobre a publicação de comentários e a sua recusa, sobre textos publicados em OCS.

    Ficamos gratos por nos ter enviado esse trabalho sob a forma de quatro comentários dos últimos cinco que publicámos.

    A quem se sentir visado que enfie a carapuça...

    Bem haja,

    Zé.

     
  • At 05 novembro, 2015 18:52, Anonymous Anónimo said…

    Notícia do Rostos:
    http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=15000338&mostra=2

    Noticia de um OCS:
    http://dinheirodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=239002

    Comentários: Só para as casas no BV é que não havia dinheiro .

    Sugestão: Em vez de publicar Postais Noticiosos deve aderir à linguagem SMS que ainda é mais concisa

    Consequência: Todos à Assembleia!

     
  • At 05 novembro, 2015 20:46, Blogger Zé do Barreiro said…

    Carlos Humberto dixit:

    «Para a zona de Alburrica está previsto o apoio comunitário para duas intervenções, que são a recuperação do moinho de maré pequeno e dos moinhos de vento. São 1,2 milhões de euros de fundos comunitários, comparticipados a 50%, a que acresce a parte da Câmara, num total de 2,5 milhões de euros».

    Pois é, eu já oiço falar da ALBURRICA há, pelo menos 10 anos e nunca mais se vê o fim da obra, por exemplo o moinho pequeno qq dia estará completamente derrubado...

     
  • At 06 novembro, 2015 18:08, Anonymous Anónimo said…

    Afinal o referido meio de comunicação barreirense ainda voltou ao assunto em:
    http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=14001146&mostra=2
    Mas limitou-se a reproduzir o comunicado da CMB, como habitualmente faz quando a má consciência o determina.
    Assim, até agora, apenas uma publicação desvenda o que dito acerca do modo como se vai arranjar o dinheiro para tal aquisição e em que condições:
    “(…)Carlos Humberto (CDU) afirmou que o executivo da Câmara do Barreiro decidiu avançar para a compra da Quinta do Braamcamp, recorrendo a um empréstimo de cinco milhões de euros.
    «Vamos avançar com um empréstimo bancário de cinco milhões de euros. Desse valor 2,9 milhões de euros são para comprar a Quinta do Braamcamp, vamos também mandar fazer uma muleta do tejo, que é um barco tradicional, e ficar com 1,8 milhões de euros para efetuar obras na zona, complementando alguns fundos comunitários», disse o autarca. (…)
    «O executivo autorizou a compra e a negociação do empréstimo, que vamos propor para 20 ANOS. Depois ainda vai ao Tribunal de Contas, mas em 2016 queremos avançar com as primeiras obras no local, que passam por derrubar os muros existentes, limpar toda a área, recuperar o moinho e a caldeira, fazer percursos no local e arranjar a estrada», referiu. (…)
    «Para a zona de Alburrica está previsto o apoio comunitário para duas intervenções, que são a recuperação do moinho de maré pequeno e dos moinhos de vento. São 1,2 milhões de euros de fundos comunitários, comparticipados a 50%, a que acresce a parte da Câmara, num total de 2,5 milhões de euros», explicou.(…)”
    http://dinheirodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=239002
    A Quinta custa tanto como a reparação dos moinhos.
    Na página da CMB a informação que se refere ao assunto resume-se a um edital publicitando não uma mas duas deliberações sobre tais assuntos:”(…)
    5. AUTORIZAÇÃO DE AQUISIÇÃO DA QUINTA DO BRAANCAMP; (GP_SL)
    6. AUTORIZAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE CINCO EMPRÉSTIMOS DE MÉDIO E LONGO PRAZO VISANDO (sic); (GP_SL)
    http://www.cm-barreiro.pt/uploads/document/file/3379/04_11_2015_ORDEM_DO_DIA.pdf
    A deliberação 6 termina em VISANDO, tal como se transcreveu, mas visando o quê? A aquisição da Quinta ?
    A aquisição da Muleta? A aquisição de repasto para os jornalistas e os “jornalistas” que foram convocados para jantar após a reunião privada que se iniciou às 17h e 30m?
    Parece que tudo terá sido aprovada por unanimidade, tanto a compra como os empréstimos e, para o edil, o visto do TC são favas contadas e daqui a meses há obra no terreno indo-se “derrubar os muros existentes” [Deve ser para não ficar atrás do nosso intrépido Costa que há um mês atrás anunciava de peito feito o derrube doutros muros …] .
    Outra mera formalidade será a Assembleia Municipal onde manda a CDU, e onde Isidro fará decerto mais uma brilhante intervenção que poderá até levar o “rating” municipal a sair do molok onde se encontra.
    Zé, quem foram os vereadores do PS presentes nessa reunião?
    Na última edição daquilo que deveria ser o boletim municipal, mas que se designa de informação municipal para impedir a participação da oposição, ainda constam como vereadores os dois primeiros eleitos pelo PS.
    Acho que se eles tivessem voltado a tais funções já no burgo não se falaria doutra coisa, pois foram a “Cortina de Fumo da Semana” quando sairam,
    Não deveria ser clarificada toda essa situação e os vereadores do PS, de facto, em exercício de funções na CMB, assumirem-se como tal duma vez por todas …, ou algum deles tem a esperança de ser chamado para o “Governo do Costa” ?!
    O endividamento regressa e os impostos municipais não baixam.
    Os pagamentos a fornecedores voltarão a sofrer atrasos insustentáveis para a viabilidade financeira de muitos e o tecido económico local sofrerá com isso.
    Estas serão as atitudes correctas, num momento, em que “a Esquerda” tem que provar ao País que um seu governo não é sinónimo de bancarrota?

     
  • At 11 novembro, 2015 15:07, Anonymous Anónimo said…

    http://www.cm-barreiro.pt/uploads/document/file/3486/Delib.373_2015__GP_DGFP_AQUISICAO_QUINTA_BRAANCAMP.pdf

    http://www.cm-barreiro.pt/uploads/document/file/3487/Delib.373_2015__GP_DGFP_AQUISICAO_QUINTA_BRAANCAMP-_ANEXO_I.pdf

    http://www.cm-barreiro.pt/uploads/document/file/3488/Delib.373_2015__GP_DGFP_AQUISICAO_QUINTA_BRAANCAMP-_ANEXO_II.pdf

    http://www.cm-barreiro.pt/uploads/document/file/3489/Delib.374_2015__GP_Proposta_de_empr_stimo_de_m_dio_e_longo_prazo_para_investimentos_diversos.pdf


    http://www.cm-barreiro.pt/uploads/document/file/3372/Delib.360_2015_GP_DGC_DGFP_IMI-2016.pdf

    http://www.cm-barreiro.pt/uploads/document/file/3371/Delib.358_2015_GP_DGFP_IRS-2017.pdf


    http://www.cm-barreiro.pt/uploads/document/file/3390/P5_GP_RL_SL_DGC_DGFP_IMI-2016_INFORMA__O.pdf

     
  • At 13 novembro, 2015 16:18, Anonymous Primo Vigílio said…

    A justificação do Município para o decidido em matéria de IRS é a seguinte:
    “(…)
    3- Em 2015 (considerando a execução de Outubro), a execução dos impostos (diretos e indirectos) têm obrigado a um esforço de equilíbrio das contas do Município, uma vez que, têm estado abaixo do inicialmente estimado.
    Assim, os impostos diretos apresentam uma redução de 1.970.000 Euro e os impostos indirectos um decréscimo superior a 500.000 Euro.
    Para 2016 e seguintes, mantém-se a obrigatoriedade da contribuição para o FAM-Fundo de Apoio Municipal (245.760/ano). Paralelamente, o Município terá que manter o seu nível de pagamentos em atraso nos limites atuais, isto é, em valores zero, para além de ter que dispor de fundos disponíveis para poder concretizar a sua actividade.
    (…)”

    http://www.cm-barreiro.pt/uploads/document/file/3371/Delib.358_2015_GP_DGFP_IRS-2017.pdf
    Em primeiro lugar, a linguagem utilizada neste texto parece propositadamente cifrada para dificultar o seu entendimento pelo cidadão, e talvez até por alguns vereadores e deputados municipais. Por exemplo, quando se diz: “Em 2015 (considerando a execução de Outubro), a execução dos impostos(…)têm estado abaixo do inicialmente estimado”, quer-se dizer que as receitas fiscais arrecadadas pelo município até Outubro de 2015 ficam abaixo do inicialmente estimado, não é?
    É que a própria deliberação é datada 28 de Outubro de 2015 e a proposta do GAP, que não vem datada e devia, terá sido elaborada ainda antes dessa data. E o mês de outubro só fechou dia 30.
    Somados os valores da receita ainda não arrecadada, referidos no ponto 3, chegamos ao montante de 2.500.000 Euro de défice orçamental previsível. Certo?
    O montante de impostos ainda não cobrados mas que a deliberação parece tomá-los já, definitivamente, por “incobráveis”, quase atinge o valor da propriedade que se quer adquirir.
    Uma nota apenas quanto ao ultimo parágrafo transcrito para colocar em evidência, quer as queixas aí expressas pela obrigatoriedade da contribuição para o FAM - Fundo de Apoio Municipal, no montante de 245.760/ano, fundo que alguns dizem ser inconstitucional, quer a vaidade em manter o seu nível de pagamentos em atraso nos limites atuais, isto é, em valores zero (ver porquê na deliberação 31/2012 sobre o PAEL, uma espécie de “troika” municipal, em:
    http://www.cm-barreiro.pt/uploads/document/file/103/Delibera__o_de_c_mara.pdf )
    Eu, na gestão do meu cubículo, ver-me-ia impedido de adquirir qualquer bem não previsto aquando da elaboração do meu orçamento anual, se as minhas receitas fossem significativamente inferiores ao já aí previsto, pois até iria ter que cortar nas despesas previstas. Isto, se quisesse evitar a insolvência, pois, decerto os meus credores a accionariam pois têm direito a receber pelos serviços prestados e pelos bens fornecidos.
    E não teria a lata de pedir à banca que me vendesse ela, pelo preço que entendesse ( comissões, juros, outras taxas e taxinhas, etc.), o dinheiro que não recebi dizendo-lhe que, esse dinheiro, até era para investir num bem que há muito desejava possuir e não para pagar as despesas que tinha previsto para o ano de 2015.
    E digo lata porque sabia de antemão que não me seria concedido crédito, pois não conseguiria demonstrar a minha capacidade de pagar o empréstimo pois não tenho receitas para tal.

    Isso seria “eu” a gerir o “meu” dinheiro.
    Mas aqui discute-se o como “eles” gerem “o nosso” dinheiro e eu pouco percebo de finanças públicas e menos ainda das locais, confesso.
    Se o Município acha que pode rentabilizar tal bem, cuja aquisição considera um bom investimento, tem que o demonstrar primeiramente aos cidadãos com projectos viáveis e com números credíveis, pois terá que o fazer junto do banco com quem contratar a concessão de crédito.

     
  • At 13 novembro, 2015 16:20, Anonymous Cont said…

    A lei aplicável, de acordo com a deliberação da CMB, é a seguinte:
    Lei n.º 73/2013, de 3 de setembro
    Estabelece o regime financeiro das autarquias locais e das entidades intermunicipais
    (…)
    2 — Sem prejuízo do disposto no número anterior, a atividade financeira das autarquias locais desenvolve-se com respeito pelos seguintes princípios:
    (…)
    Artigo 5.º Princípio da estabilidade orçamental
    1 — As autarquias locais estão sujeitas, na aprovação e execução dos seus orçamentos, ao princípio da estabilidade orçamental.
    2 — A estabilidade orçamental pressupõe a sustentabilidade financeira das autarquias locais, bem como uma gestão orçamental equilibrada, incluindo as responsabilidades contingentes por si assumidas.
    3 — As autarquias locais não podem assumir compromissos que coloquem em causa a estabilidade orçamental.

    Artigo 6.º Princípio da autonomia financeira
    1 — As autarquias locais têm património e finanças próprios, cuja gestão compete aos respetivos órgãos.
    2 — A autonomia financeira das autarquias locais assenta, nomeadamente, nos seguintes poderes dos seus órgãos:
    a) Elaborar, aprovar e modificar as opções do plano, orçamentos e outros documentos previsionais, bem como elaborar e aprovar os correspondentes documentos de prestação de contas;
    b) Gerir o seu património, bem como aquele que lhes seja afeto;
    c) Exercer os poderes tributários que legalmente lhes estejam atribuídos;
    d) Liquidar, arrecadar, cobrar e dispor das receitas que por lei lhes sejam destinadas;
    e) Ordenar e processar as despesas legalmente autorizadas;
    f) Aceder ao crédito, nas situações previstas na lei.
    Artigo 7.º Princípio da transparência
    1 — A atividade financeira das autarquias locais está sujeita ao princípio da transparência, que se traduz num dever de informação mútuo entre estas e o Estado, bem como no dever de divulgar aos cidadãos, de forma acessível e rigorosa, a informação sobre a sua situação financeira.
    2 — O princípio da transparência aplica-se igualmente à informação financeira respeitante às entidades participadas por autarquias locais e entidades intermunicipais que não integrem o setor local, bem como às concessões municipais e parcerias público-privadas.
    Artigo 8.º Princípio da solidariedade nacional recíproca
    1 — O Estado e as autarquias locais estão vinculados a um dever de solidariedade nacional recíproca que obriga à contribuição proporcional do setor local para o equilíbrio das contas públicas nacionais.
    2 — Tendo em vista assegurar a consolidação orçamental das contas públicas, em situações excecionais e transitórias, podem ser estabelecidos, através da Lei do Orçamento do Estado, limites adicionais à dívida total autárquica, bem como à prática de atos que determinem a assunção de encargos financeiros com impacto nas contas públicas pelas autarquias locais.
    (…)
    Artigo 9.º Princípio da equidade intergeracional
    1 — A atividade financeira das autarquias locais está subordinada ao princípio da equidade na distribuição de benefícios e custos entre gerações, de modo a não onerar excessivamente as gerações futuras, salvaguardando as suas legítimas expetativas através de uma distribuição equilibrada dos custos pelos vários orçamentos num quadro plurianual.
    2 — O princípio da equidade intergeracional implica a apreciação da incidência orçamental:
    a) Das medidas e ações incluídas no plano plurianual de investimentos;
    b) Do investimento em capacitação humana co-financiado pela autarquia;
    c) Dos encargos com os passivos financeiros da autarquia;
    d) Das necessidades de financiamento das entidades participadas pela autarquia;
    e) Dos compromissos orçamentais e das responsabilidades contingentes;
    f) Dos encargos explícitos e implícitos em parcerias público-privadas, concessões e demais compromissos financeiros de caráter plurianual;

    g) Da despesa fiscal, nomeadamente compromissos futuros decorrentes de isenções fiscais concedidas, pelos municípios, ao abrigo do artigo 16.º.
    (…)

    Estes são os princípios que devem reger a actividade do município em matéria financeira.

     
  • At 13 novembro, 2015 16:21, Anonymous Anónimo said…

    Seguem-se as disposições da mesma Lei que são referidas no texto da Deliberação 358/2015:
    Artigo 25.º Repartição de recursos públicos entre o Estado e os municípios
    1 — A repartição dos recursos públicos entre o Estado e os municípios, tendo em vista atingir os objetivos de equilíbrio financeiro horizontal e vertical, é obtida através das seguintes formas de participação:

    (…)
    c) Uma participação variável de 5 % no IRS, determinada nos termos do artigo 26.º, dos sujeitos passivos com domicílio fiscal na respetiva circunscrição territorial, calculada sobre a respetiva coleta líquida das deduções previstas no n.º 1 do artigo 78.º do Código do IRS.
    Artigo 26.º Participação variável no IRS
    1 — Os municípios têm direito, em cada ano, a uma participação variável até 5 % no IRS dos sujeitos passivos com domicílio fiscal na respetiva circunscrição territorial, relativa aos rendimentos do ano imediatamente anterior, calculada sobre a respetiva coleta líquida das deduções previstas no n.º 1 do artigo 78.º do Código do IRS, deduzido do montante afeto ao Índice Sintético de Desenvolvimento Social nos termos do n.º 2 do artigo 69.º.
    (…)
    4 — (…) caso a percentagem deliberada pelo município seja inferior à taxa máxima definida no n.º 1, o produto da diferença de taxas e a coleta líquida é considerado como dedução à coleta do IRS, a favor do sujeito passivo, relativo aos rendimentos do ano imediatamente anterior àquele a que respeita a participação variável referida no n.º 1, desde que a respetiva liquidação tenha sido feita com base em declaração apresentada dentro do prazo legal e com os elementos nela constantes.
    (…)
    Artigo 33.º Compensação associada ao Fundo de Coesão Municipal
    1 — A CF (compensação financeira) de cada município é diferente consoante esteja acima ou abaixo de 1,25 vezes a capitação média nacional (CMN) da soma das coletas dos impostos municipais referidos na alínea a) do artigo 14.º e da participação no IRS referida na alínea c) do n.º 1 do artigo 25.º.
    (…)

    Voltando ao início, agora para analisar, também, os descuidos ortográficos que envergonhariam o criador do Primo Basílio, para dizer que, no ponto 4.1 da deliberação 358/2015 onde se refere a alínea ccc), do N.º 1, do art.º 33.º e a alínea d), do n.º 1, do art.º 25.º da Lei 75/2013, se estão a referir duas alíneas que não existem na versão publicada no DR que é a que vale e cuja ligação segue mais adiante.

     
  • At 13 novembro, 2015 16:22, Anonymous Anónimo said…

    Vejamos agora, também, na mesma Lei, como deve ser tratada a obtenção de crédito bancário pelo município.
    Artigo 49.º Regime de crédito dos municípios
    (…)
    5 — O pedido de autorização à assembleia municipal para a contração de empréstimos é obrigatoriamente acompanhado de informação sobre as condições praticadas em, pelo menos, três instituições autorizadas por lei a conceder crédito, bem como de mapa demonstrativo da capacidade de endividamento do município.
    6 — Os contratos de empréstimo de médio e longo prazos, incluindo os empréstimos contraídos no âmbito dos mecanismos de recuperação financeira municipal previstos na secção seguinte, cujos efeitos da celebração se mantenham ao longo de dois ou mais mandatos, são objeto de aprovação por maioria absoluta dos membros da assembleia municipal em efetividade de funções.
    (…)
    Artigo 51.º Empréstimos de médio e longo prazos
    1 — Os empréstimos a médio e longo prazos podem ser contraídos para aplicação em investimentos ou ainda para proceder de acordo com os mecanismos de recuperação financeira municipal.
    2 — Os investimentos referidos no número anterior são identificados no respetivo contrato de empréstimo e, caso ultrapassem 10 % das despesas de investimento previstas no orçamento do exercício, são submetidos, independentemente da sua inclusão no plano plurianual de atividades, a discussão e a autorização prévia da assembleia municipal.
    3 — Os empréstimos têm um prazo de vencimento adequado à natureza das operações que visam financiar, não podendo, em caso algum, exceder a vida útil do respectivo investimento, nem ultrapassar o prazo de 20 anos.
    4 — Os empréstimos têm um prazo de utilização do capital máximo de dois anos, não podendo o início da amortização ser diferida para além desse período, salvo nos casos legalmente previstos.
    5 — As amortizações anuais previstas para cada empréstimo não podem ser inferiores a 80 % da amortização média de empréstimos, tal como definida no n.º 4 do artigo 40.º.
    (…)

    Portanto, quando este assunto do empréstimo para aquisição da Quinta e da Muleta, for levado a assembleia municipal, o executivo camarário em funções deverá apresentar aos deputados municipais, obrigatoriamente, informação sobre as condições praticadas em, pelo menos, três instituições autorizadas por lei a conceder crédito, bem como de mapa demonstrativo da capacidade de endividamento do município.
    No ponto 2.6 da deliberação 373/2015 refere-se que as propostas deverão dar entrada na CMB até às 16:30 horas de 11/12/2015
    E no ponto 3 da deliberação 373/2015 refere-se que seja submetido à AM pedido de autorização de aquisição da Qt.ª Braancamp de acordo com a alínea i), n.º 1, artigo 25.º, da Lei 75/2013, assim como a minuta do contrato. Já vimos que não há alínea d), no n.º 1 do art.º 25, pois esse n.º 1 apenas tem 3 alíneas: a), b) e c), logo também não há alínea i) !!!
    Já é erro a mais, mas é o que dá a pressa, o triunfalismo e a falta de comparência da oposição.
    Quanto ao Ponto 4 da Deliberação 373/2015, nele se refere que estes investimentos representam mais de 10% das despesas de investimento previstas no orçamento, devendo por isso, ser levados à AM para discussão e autorização prévia pelos deputados municipais.

     
  • At 13 novembro, 2015 16:24, Anonymous Anónimo said…

    Ainda na Lei 75/2013 vejamos o que lá se dispõe quanto a meios de controlo por outros órgãos e pelos cidadãos:
    Artigo 56.º Alerta precoce de desvios
    1 — Sempre que, na informação reportada à DGAL, a dívida total prevista no artigo 52.º atinja ou ultrapasse a média da receita corrente liquida cobrada nos três exercícios anteriores, são informados os membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e das autarquias locais, bem como os presidentes dos órgãos executivo e deliberativo do município em causa, que informam os respectivos membros na primeira reunião ou sessão seguinte.
    2 — Sempre que, na informação reportada à DGAL, a dívida total prevista no artigo 52.º atinja ou ultrapasse 1,5 vezes a média da receita corrente líquida cobrada nos três exercícios anteriores, são informadas as entidades referidas no número anterior, bem como o Banco de Portugal.
    3 — No caso de o município registar durante dois anos consecutivos uma taxa de execução da receita prevista no orçamento respetivo inferior a 85 % são informadas as entidades referidas no n.º 1.

    (…)
    Artigo 79.º - Publicidade
    1 — Os municípios disponibilizam, quer em formato papel em local visível nos edifícios da câmara municipal e da assembleia municipal quer na página principal do respetivo sítio eletrónico:
    a) Os mapas resumo das despesas segundo as classificações económica e funcional e das receitas segundo a classificação económica;

    b) Os valores em vigor relativos às taxas do IMI e de derrama;
    c) A percentagem da participação variável no IRS, nos termos do artigo 26.º;
    (…)
    f) O montante total das dívidas desagregado por rubricas e individualizando os empréstimos bancários.
    (…)”

    https://dre.pt/application/file/499466

    Ainda haverá que ter em conta a Deliberação 374/2015 na qual se propõe mais uma operação de recurso ao endividamento no montante de mais 5.000.000 Euro para diversos investimentos.
    Ou seja a CMB vai esgotar a capacidade de endividamento que diz ter citando informação da DGAL, mas que terá que provar que realmente tem, para realizar obra, em 2016 e 2017, que encha o olho ao eleitorado para se manter no poleiro por mais um mandato que, arrisco dizer, deverá ter como cabeça de lista o actual vereador do Departamento de Gestão da Cidade que como o título indica já está muito acima de Vice-presidente…
    “(…)A proposta de aquisição da Quinta do Braamcamp e a negociação do empréstimo foram aprovados por unanimidade pelo executivo municipal e vão ser levados à Assembleia Municipal do Barreiro ainda durante o mês de novembro.
    Diário Digital com Lusa”

    http://dinheirodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=239002
    Uma vez que todas estas consultas à banca têm como data limite de recepção de propostas as 16:30 horas de 11/12/2015, e a lei determina que estas sejam juntas ao mapa demonstrativo da capacidade de endividamento do município para discussão pelos deputados municipais, parece-me que será na sessão da AMB imediatamente a seguir a essa data que tudo será tratado e não “ainda durante o mês de Novembro” como se refere na noticia supra.
    Mas a AMB, para análise desses assuntos já está convocada para 16, 17 e 20 deste mês de Novembro!!!
    http://www.cm-barreiro.pt/uploads/document/file/3481/15novembro_EditalConvocatoria_AM.pdf
    http://www.cm-barreiro.pt/uploads/document/file/3482/15.11.05_Edital_-_Convocat_ria_AM_.pdf

     
  • At 13 novembro, 2015 16:25, Anonymous Anónimo said…

    A política é um assunto demasiado importante para ser deixado apenas nas mãos dos políticos, sobretudo quando o mesmo partido apresenta diferentes posições políticas sobre um mesmo assunto consoante de encontra no poder ou na oposição.
    Resumidamente, vejamos as diferentes tomadas de posição da CDU quanto ao IMI:


    CDU Setúbal
    “Sobre o valor da redução do IMI, a presidente da câmara não quis adiantar valores, dizendo apenas que “estão a fazer contas” mas, ao que tudo indica, a proposta comunista não deve chegar aos 4,5 defendidos pelos partidos da oposição. Questionada pelo PÚBLICO sobre esse valor, proposto por PS, PSD e CDS-PP, Maria das Dores Meira mostrou não estar de acordo. “Não é o que eles querem. Nós é que estamos a gerir a câmara por isso nós é que sabemos o dinheiro que precisamos”, afirmou.
    A CDU tinha anunciado na semana passada a disponibilidade da maioria para reduzir as taxas de IMI na sequência de um esclarecimento da Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) que confirma que o município não tem de aplicar a taxa máxima daquele imposto, apesar de ter um Contrato de Reequilíbrio Financeiro com o Estado.
    (…)
    De referir que o distrito de Setúbal — onde existem 11 municípios de maioria CDU e dois de maioria PS — é o distrito com a taxa média de IMI mais elevada do país. No distrito — em que o município de Setúbal surge no topo com a taxa máxima de 0,5 — a média é de 0,41 quando a média nacional é de 0,35%. (…)

    http://www.publico.pt/local/noticia/setubal-vai-reduzir-imi-debaixo-das-criticas-da-oposicao-por-nao-o-ter-feito-mais-cedo-1713111?page=2#/follow

    CDU MAFRA
    “A CDU no Concelho de Mafra vem uma vez mais defender os direitos de todos os residentes do Concelho, alertando para as políticas praticadas pelo Executivo Municipal: a taxa do IMI aplicada neste Concelho, alterada e cobrada pelo atual executivo PSD. (…)
    Depois dos sucessivos executivos PSD terem incentivado as famílias a adquirir casa própria no Concelho, a taxa de IMI que se aplica NESTE Concelho é imoral! E para enganar os tolos, o executivo PSD brinda-nos semanalmente com mais inaugurações, com sucessivos “arraiais” e obras de fachada, pagas, IMAGINE-SE, com este valor que tem sido roubado à população!
    É necessário repor o IMI para os valores praticados no ano 2013, ou seja, em 0,3%, como acontece na generalidade dos Concelhos deste País. Sim, porque Mafra é o único Concelho do distrito de Lisboa onde o IMI é cobrado à taxa de 0,5%. Nos 308 Concelhos do Pais, apenas em 34 o IMI é cobrado à taxa de 0,5% e Mafra faz parte deste grupo! Pagamos uma taxa mais alta que em Cascais, Sintra, Loures ou Lisboa.
    (…)
    Se o IMI baixar para 0,4% - valor defendido pela Associação Nacional de Municípios em todo o país - mesmo assim, o Concelho de Mafra teria uma receita superior a 16 milhões de euros, valor mais que suficiente para satisfazer as necessidades de tesouraria e de investimento essenciais para o Concelho.

    Mas não! A obsessão pelos cofres cheios da Ministra das Finanças, do Presidente da Camara e dos Vereadores PSD, esvazia as carteiras dos Mafrenses. Ou seja, a população deste Concelho paga duplamente: está sujeita aos devaneios da Senhora Ministra e deste Presidente da Câmara, no que respeita à gestão das nossas carteiras.
    (…)
    Os descontos e poupanças que as populações fizeram ao longo de décadas, são esmagados por impostos e mais impostos.
    Esta gente que mentiu às famílias e pessoas de bem estão a destruir a economia e o bem-estar do Concelho onde era dignificante viver. Agora, os que ainda cá permanecem procuram vender os seus imóveis que adquiriram com tanto sacrifício. (…)
    A CDU de Mafra, Abril 2015”

    http://www.dorl.pcp.pt/index.php/pcp-mafra/7759-carta-aberta-a-todos-os-habitantes-do-concelho-de-mafra

     
  • At 13 novembro, 2015 16:26, Anonymous Anónimo said…

    Portanto, em termos de IMI, quando a CDU é Olívia Patroa, como no município de Setúbal, este surge no topo com a taxa máxima de 0,5 porque: “Nós é que estamos a gerir a câmara por isso nós é que sabemos o dinheiro que precisamos”. Mas quando a CDU é Olívia Costureira já “é necessário repor o IMI para os valores praticados no ano 2013, ou seja, em 0,3%” .
    Gente Séria como se vê!
    No Barreiro a duplicidade ainda é maior pois admite-se o que o dogmatismo sempre rejeitou, também por ter culpas no cartório, diga-se:
    Atente-se nisto:
    “(…)O Actual estado de conservação que algumas áreas da cidade do Barreiro apresentam, à semelhança de outras cidades da região de Lisboa e do País, é o resultado de um conjunto alargado de factores cujo efeito se vem juntando ao longo de décadas.
    Desde logo, o congelamento das rendas,
    implementado em meados do século passado, com um efeito retardador;
    A descapitalização da maioria dos senhorios, gerada em grande parte por esse congelamento das rendas, levou ao fraco investimento na conservação dos seus imóveis;
    A Lei das Finanças Locais, e a política seguida pela Banca que, fomentou a construção e compra de habitação nova e levou ao investimento em obra nova nas zonas de expansão(…)”

    http://www.cm-barreiro.pt/uploads/document/file/3390/P5_GP_RL_SL_DGC_DGFP_IMI-2016_INFORMA__O.pdf

    Outras deliberações com interesse:
    http://www.cm-barreiro.pt/uploads/document/file/811/Deliberacao6414tomadaposicaoAM.pdf
    http://www.cm-barreiro.pt/uploads/document/file/852/140925Deliberac_a_o5414.pdf

     
  • At 16 novembro, 2015 12:32, Anonymous Anónimo said…

    “Ontem à noite, no decorrer da sessão «Opções Participadas», no âmbito do «Roteiro do Lavradio», um dos assuntos que animou o debate foi uma pergunta colocada sobre a aplicação do IMI no concelho do Barreiro, sendo referido que o Barreiro aplica taxa mais alta. (…)”
    (…)
    Não sei quem fez a-pergunta-que-animou-o- debate mas ela demonstra o que alguns já suspeitavam: Ainda há indícios de vida inteligente no Lavradio!
    “(…)Este ano estamos com receitas de impostos abaixo do previsto, comparativamente a 2015, em mais de 2 milhões de euros”, referiu Sónia Lobo.(…)” ´
    Ela disse 2015? Ou enervou-se com a pergunta?
    Estes dois milhões de euros de receita não arrecadada pela CMB dizem respeito só ao IMI?
    Se é apenas proveniente do IMI então estamos desgraçados, porque isso quer dizer que há já incumprimento massivo de obrigações tributárias por parte dos proprietários de imóveis no Barreiro! E se há incumprimento então quer dizer que a FADIGA FISCAL chegou ao ponto máximo suportável pelos orçamentos familiares. Mesmo sendo praticada uma política fiscal municipal tão benigna como afirmam estes dois irresponsáveis. E também quer dizer outra coisa: a Administração Tributária decerto não vai ficar de braços cruzados, vai executar as dívidas e ao fazê-lo irá, não só, penhorar salários, mas também, muitos desses imóveis se estes pertencerem a quem já não tenha fonte de rendimentos suficiente para os manter. Tudo isto dá-nos a imagem dum Município falido que quer ainda espremer mais os seus Munícipes também falidos!
    Isto se o défice for originado por incumprimento fiscal. Se for originado por uso e abuso de concessão de isenções fiscais à nomenklatura, colaterais, dependentes e afins então a coisa é pior um pouco!
    (…)O autarca recordou que com menos receitas, há mais problemas que ficam por resolver e que afectam o quotidiano da vida das pessoas.
    Carlos Humberto, salientou que uma baixa de IMI poderia significar uma redução de 10, 20 ou 30 euros anuais, em cada um dos cidadãos que pagam o imposto, mas teria um impacto de milhões no orçamento municipal que iria impedir de concretizar investimentos. (…)”

    http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=15000350&mostra=2

    Este quer fazer de nós tolos ! E não é por andar a fazê-lo já há 10 anos que a gente se habitua e não estranha.
    Este parvalhão quer dar a entender que é uma ninharia o que reverteria para cada contribuinte em caso de eventual baixa de impostos esquecendo-se dos foguetes que deitam quando conseguem um aumento de salários na mesma ordem de grandezas!
    Há que esclarecer que grande parte do “investimento” ora proposto é apenas despesa.

     
  • At 20 novembro, 2015 11:58, Anonymous Anónimo said…

    1. Descrição
    Prédio misto designado por 'Quinta Braancamp', onde anteriormente laborava uma Fábrica de cortiças a qual é composta por pavilhões, diversas casas de habitação, moinho de maré aproveitando a caldeira de Braancamp. Encontra-se localizado no Barreiro, numa zona antiga de salinas, formando uma península com frente para o Rio Tejo.

    2. Areas (de acodo c/ informação obtida junto da CMB)
    Área do terreno – 210.649 M2
    Espaço Urbanizável – Área de expansão urbanística (175-UZH) – 73.700 m2
    % solo edificado – 15% (Máximo)
    Índice de utilização bruto – 0,35 (Máximo)
    Nº fogos : 185 (Máximo)
    Cércea máxima : 3 pisos
    Uso dominante : Habitação


    3. Construção actualmente existente
    Habitação – 2.860 M2
    Pavilhões Industriais : 5.225 M2
    Terreno Urbano restante : 65.615 M2
    Espaço Verde e Caldeira : 127.940 M2

    IMOVEL DO BANCO, CONDIÇOES ESPECIAIS NO FINANCIAMENTO
    Detalhes do imóvelReferência: 5343
    Natureza: Quinta
    Estado: Não Aplicável
    Distrito: Setúbal
    Concelho: Barreiro
    Freguesia: Barreiro e Lavradio
    Zona: Zona Ribeirinha (Barreiro)
    Área do terreno: 21,06 ha
    Categoria Energética: Em processo

    Venda 3 300 000 €

    http://www.ruaimo.com/imovel/761201/quinta-venda-barreiro-5343/?dty=5

     
  • At 23 novembro, 2015 16:34, Anonymous Anónimo said…

    O bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados, Domingos Azevedo, (…) sobre a devolução da sobretaxa de IRS (…) disse não serem esperadas mais receitas fiscais que permitam essa devolução.

    Os números oficiais das receitas fiscais até outubro só vão ser conhecidos na quarta-feira, mas o Jornal de Negócios antecipou na semana passada, sem citar fonte, que se o ano fechasse agora não haveria qualquer devolução da sobretaxa de 2015 no próximo ano,
    (…)
    O bastonário ressalvou que ainda falta a execução orçamental dos restantes meses do ano, mas acrescentou que a experiência diz que normalmente no último trimestre do ano a evolução dos impostos estabiliza ou até diminui e, por isso, não há perspetiva de receitas adicionais que venham a permitir alguma devolução da sobretaxa.

    "O que mais me magoa é a forma despudorada como se brinca com a sensibilidade das pessoas e a sua falta de conhecimento técnico [sobre assuntos fiscais] e, consciente e deliberadamente", lamentou o bastonário.
    (…)
    VP (IEL/PMF) // MSF
    Lusa/fim

     
  • At 11 dezembro, 2015 17:20, Anonymous Anónimo said…

    MUNICÍPIO DO BARREIRO
    ASSEMBLEIA MUNICIPAL
    DELIBERAÇÃO
    Nº 68/2015
    Reunião ordinária da Assembleia Municipal
    Realizada em 20 de novembro de 2015
    Certifica-se, para os devidos efeitos que, em reunião ordinária da Assembleia Municipal do Barreiro, realizada no dia 20 de novembro de 2015, de acordo com a deliberação nº 373/2015 da CMB - “AUTORIZAÇÃO DE AQUISIÇÃO DA QUINTA DO BRAANCAMP E AUTORIZAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE TRÊS EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS DE MÉDIO E LONGO PRAZO VISANDO: A AQUISIÇÃO DA QUINTA DO BRAANCAMP; A REALIZAÇÃO DE OBRAS NA QUINTA DO BRAANCAMP, PROMOVENDO A SUA ABERTURA AO PÚBLICO E INTEGRAÇÃO NO TERRITÓRIO DE ALBURRICA; E A AQUISIÇÃO DE UMA EMBARCAÇÃO TRADICIONAL – MULETA” - se deliberou:

    1. Autorizar a aquisição da Quinta do Braamcamp pelo valor de € 2.900.000,00, aprovando a respectiva minuta de contrato.
    2. Autorizar que se proceda à consulta de instituições financeiras para contratação de três empréstimos de médio e longo prazo, até ao montante abaixo referido, repartidos da seguinte forma e de acordo com as seguintes condições:
    2.1 Aquisição da Quinta do Braamcamp:
    Montante máximo: € 2.900.000,00;
    Finalidade do empréstimo: Aquisição da Quinta do Braamcamp;
    Prazo total: Até 20 anos (prestações constantes de capital e juros);
    Período de carência: 2 anos;
    Taxa anual efectiva;
    Periocidade de pagamento: Prestações semestrais (janeiro e junho);
    Juros dos 2 primeiros anos a serem utilizados de acordo com a utilização do capital;
    Custos de amortização antecipada (parcial ou total);
    Eventuais comissões ou encargos.

    2.2 Realização de obras de abertura ao público e integração da Quinta do Braamcamp no território da Alburrica:
    Montante máximo: € 1.800.000,00;
    Finalidade do empréstimo: Realização de obras de abertura ao público e integração da Quinta do Braamcamp no território da Alburrica;
    Prazo total: Até 20 anos (prestações constantes de capital e juros);
    Período de carência: 2 anos;
    Taxa anual efectiva;
    Periocidade de pagamento: Prestações semestrais (janeiro e junho);
    Juros dos 2 primeiros anos a serem utilizados de acordo com a utilização do capital;
    Custos de amortização antecipada (parcial ou total);
    Eventuais comissões ou encargos;

    2.3 Aquisição de embarcação tradicional (Muleta):
    Montante máximo: € 300.000,00;
    Finalidade do empréstimo: Aquisição de embarcação tradicional (Muleta);
    Prazo total: 10 anos (prestações constantes de capital e juros);
    Período de carência: 2 anos;
    Taxa anual efectiva;
    Periocidade de pagamento: Prestações semestrais (janeiro e junho);
    Juros dos 2 primeiros anos a serem utilizados de acordo com a utilização do capital;
    Custos de amortização antecipada (parcial ou total);
    Eventuais comissões ou encargos.

    3. Autorizar os investimentos preconizados nesta deliberação para os efeitos e nos termos do nº 2 do artigo 51º da Lei 73/2013, de 3 de Setembro.
    Aprovado por maioria, com 27 votos a favor da CDU, do BE, do PSD, do MCI, do MRPP e de 5 eleitos do PS e a abstenção de 3 eleitos do PS.
    Barreiro, 23 de novembro de 2015
    O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL
    FREDERICO PEREIRA
    http://www.cm-barreiro.pt/uploads/document/file/3566/15.11.20_Delibera__o__n__68.15_Aquisi__o_Braancamp.pdf

    PAEL
    http://www.cm-barreiro.pt/uploads/document/file/3575/Delib.397_2015_GP_DGFP_Emprestimo_Ambito_PAEL.pdf

     
  • At 11 dezembro, 2015 17:55, Anonymous Anónimo said…

    Resumindo:

    DELIBERAÇÃO Nº 68/2015
    Reunião ordinária da Assembleia Municipal
    Realizada em 20 de novembro de 2015
    1. (…)
    2. Autorizar que se proceda à consulta de instituições financeiras para contratação de três empréstimos de médio e longo prazo, até ao montante abaixo referido, repartidos da seguinte forma e de acordo com as seguintes condições:
    2.1 Aquisição da Quinta do Braamcamp:
    (…)
    Taxa anual efectiva; ???
    Periocidade de pagamento: Prestações semestrais (janeiro e junho);
    Juros dos 2 primeiros anos a serem utilizados de acordo com a utilização do capital; ???
    Custos de amortização antecipada (parcial ou total); ???
    Eventuais comissões ou encargos. ???

    2.2 Realização de obras de abertura ao público e integração da Quinta do Braamcamp no território da Alburrica:
    (…)
    Taxa anual efectiva; ???
    Periocidade de pagamento: Prestações semestrais (janeiro e junho);
    Juros dos 2 primeiros anos a serem utilizados de acordo com a utilização do capital; ???
    Custos de amortização antecipada (parcial ou total); ???
    Eventuais comissões ou encargos; ???

    2.3 Aquisição de embarcação tradicional (Muleta):
    (…)
    Taxa anual efectiva; ???
    Periocidade de pagamento: Prestações semestrais (janeiro e junho);
    Juros dos 2 primeiros anos a serem utilizados de acordo com a utilização do capital; ???
    Custos de amortização antecipada (parcial ou total); ???
    Eventuais comissões ou encargos. ???

    3. Autorizar os investimentos preconizados nesta deliberação para os efeitos e nos termos do nº 2 do artigo 51º da Lei 73/2013, de 3 de Setembro.


    -''-

    Artigo 49.º Regime de crédito dos municípios
    (…)
    5 — O pedido de autorização à assembleia municipal para a contração de empréstimos é obrigatoriamente acompanhado de informação sobre as condições praticadas em, pelo menos, três instituições autorizadas por lei a conceder crédito, bem como de mapa demonstrativo da capacidade de endividamento do município.
    6 — Os contratos de empréstimo de médio e longo prazos, incluindo os empréstimos contraídos no âmbito dos mecanismos de recuperação financeira municipal previstos na secção seguinte, cujos efeitos da celebração se mantenham ao longo de dois ou mais mandatos, são objeto de aprovação por maioria absoluta dos membros da assembleia municipal em efetividade de funções.
    (…)
    Artigo 51.º Empréstimos de médio e longo prazos
    1 — Os empréstimos a médio e longo prazos podem ser contraídos para aplicação em investimentos ou ainda para proceder de acordo com os mecanismos de recuperação financeira municipal.
    2 — Os investimentos referidos no número anterior são identificados no respetivo contrato de empréstimo e, caso ultrapassem 10 % das despesas de investimento previstas no orçamento do exercício, são submetidos, independentemente da sua inclusão no plano plurianual de atividades, a discussão e a autorização prévia da assembleia municipal

    Qua confusão que vai para aqui…
    No ponto 2 da deliberação a AMB diz “Autorizar que se proceda à consulta de instituições financeiras para contratação de três empréstimos de médio e longo prazo”;
    No ponto 3 já diz “Autorizar os investimentos preconizados nesta deliberação para os efeitos e nos termos do nº 2 do artigo 51º da Lei 73/2013, de 3 de Setembro.”
    Ou seja, a AMB autoriza que se consulte os vendedores de dinheiro, e, mesmo sem saber quanto vai custar a compra desse dinheiro, autoriza já que o mesmo se gaste!
    Grande órgão fiscalizador que nós temos cá no burgo!!!

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter