A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

quarta-feira, janeiro 18, 2006

AMIGO “ATALAIA”, COMO SOLICITADO, COM OS CUMPRIMENTOS DO ZÉ.


O "Atalaia", do Blog altoseixalinho.blogspot.com, sugeriu que o Zé comentasse as declarações ao Diário do Barreiro, do Engº Emídio Xavier, Presidente da CPC/PS/Barreiro e ex- Presidente da CMB, sobre a auditoria que o actual Presidente da Câmara decidiu levar a efeito para avaliar a situação financeira da Autarquia.

Como o Zé não gosta de falhar aos Amigos ( mesmo que sejam de partido diferente do seu, mas com uma postura e atitude de pedir meças a certos "militantes " do PS ), cá vai o pretendido com as "honras" de Post:

"Em declarações ao Diário do Barreiro, Emídio Xavier, ex-presidente da CMB, critica a decisão de fazer uma auditoria e mostra-se preocupado com as possíveis consequências".

Preocupado com as possíveis consequências para quem ? Para ele próprio, para o Partido Socialista, para o anterior executivo no seu todo ou para todos os Barreirenses ?

Entendemos que este seria um assunto em que o Engº Emídio Xavier deveria ficar calado.

Então, critica a decisão de se fazer uma auditoria às contas, depois dos Deputados Municipais do PS terem, na Assembleia Municipal, quase obrigado o actual Presidente a fazê-la …

E depois dele próprio e de dois vereadores terem, em conferência de Imprensa, colocado em causa os números avançados pelos serviços, os quais foram divulgados publicamente. O que queria que o Sr. Carlos Humberto fizesse após essas declarações ? Que não mandasse realizar a auditoria, sob pena de, ele próprio, Carlos Humberto, ficar "nos cornos do touro" ( salvo seja). Oh Sr. Engº Emídio Xavier, o que se passa consigo ?

« "Emídio Xavier, ex-presidente da CMB, confessou que há quatro anos também foi aconselhado a fazer uma auditoria. "Considerei, no entanto, que era dispensável esse custo, porque uma auditoria de qualidade custa várias dezenas de milhares de euros" ».

Na opinião cá do Zé, devia tê - la feito. Não a fez, problema o seu. Perdão, falta de visão e estratégia políticas. Obviamente que, agora, é que já não a pode fazer …

Tem custos, pois concerteza que terá; compreenderá que terá de ser o Sr. Carlos Humberto a resolver esse problema. No entanto permitam-me uma laracha ( temos de por um ar menos pesado a isto ): é que a auditoria até pode nem ser paga, devido ao facto das dificuldades financeiras, detectadas pela própria auditoria, serem tantas que poderá não haver dinheiro na Autarquia para lhes pagar o serviço…

" Devido ao facto do Sr. Carlos Humberto não ter experiência de gestão, compreendo que ele prefira recorrer a serviços externos para fazer aquele levantamento e saber quais os caminhos que deve seguir, durante a sua gestão", criticou Emídio Xavier.

O que se passa consigo, Engº Emídio Xavier ? torno a perguntar. Nunca deveria ter proferido tais afirmações. Por uma questão de maturidade não só pessoal, mas sobretudo política. O Sr. não compreende que, com afirmações desse tipo, só irá acicatar ainda mais as discussões CDU/PS ? Ou são mesmo essas as suas reais intenções ?

« O ex-presidente garantiu que conhece as orientações de gestão destas empresas de auditoria, como tal receia "que venham a surgir propostas no sentido de privatizar total ou parcialmente os Transportes Colectivos do Barreiro, algumas áreas da Higiene Urbana e Jardins e outras". "Estas soluções merecem-me sérias reservas", confessou.

Bom, pela terceira vez aqui afirmamos que o Engº Emídio Xavier deveria ficar calado ou no mínimo, não ter feito esse tipo de declarações. É que se, eventualmente, essas forem uma das conclusões/recomendações da auditoria, cá estará o PS e o seu Secretariado da CPC para avaliar essas situações e em conjunto com os nossos Deputados Municipais defendermos e discutirmos isso na Assembleia Municipal.

Aliás, pensamos que a CDU não irá " cair desse cavalo abaixo", ao defender que as áreas e serviços que apontou sejam privatizadas …

« Emídio Xavier informou o Diário do Barreiro que se encontra disponível para apoiar a empresa na realização da auditoria, uma vez que se considera como sendo "o eleito melhor conhecedor da situação" ».

"O eleito melhor conhecedor da situação" ? É pá, então diga cá à gente o que se passa, com todos os pormenores, e talvez ainda se possa evitar as despesas que se irão despender com a auditoria …

Quanto à prestimosa ajuda e apoio que pretende dar à Empresa de auditoria, gostaríamos de saber qual seria a ajuda que pretende dar. Será que seria ter de mexer na papelada ? Será que seria ter de dar indicações e orientações à Empresa de auditoria indicando os papeis que teria de verificar ?

Com franqueza, Sr. Engº Emídio Xavier, o que se passa com o Sr. ? Acha, também, que o actual executivo da Câmara ia nisso ?

Bom, pela quarta vez aqui neste Post, afirmamos que o Sr. perdeu outra grande oportunidade de ficar calado. É QUE AS SUAS DECLARAÇÕES PODEM COMPROMETER IRREMEDIAVELMENTE O PARTIDO SOCIALISTA DO BARREIRO, PERCEBEU ?


AVISO À NAVEGAÇÃO BARREIRENSE ( onde se inclui a população do Barreiro, os eleitores, o PCP, a CDU, o PSD e o BE ):

Quer o Luís Ferreira – futuro Presidente da CPC/PS/Barreiro - quer os "jovens" que o acompanham, quer "velhos" Militantes do PS que o acompanham, quer o Zé do Barreiro, quer o futuro Secretariado da CPC, não poderão, NUNCA, ser responsabilizados pelos acontecimentos passados e devidos à gestão da Câmara praticada pelo anterior executivo e, ainda PELO QUE AINDA ESTÁ PARA VIR, simplesmente porque nenhum de nós, NEM SEQUER UM, fazia parte, nem do anterior executivo da Câmara, nem dos Órgãos de decisão do Partido dos últimos quatro anos. Que este aviso fique bem claro.

É pá, oh Zé, então e a solidariedade ? perguntarão alguns. A solidariedade, uma porra, responde-vos o Zé. É que, no nosso entendimento, será fundamental e prioritário que haja separação das águas, que nos demarquemos JÁ de berbicachos e cambalachos. Se não for assim nunca mais o PS/Barreiro irá recuperar a Câmara, nem em 2009, nem em 2017 …

Este também é um aviso para o meu Camarada e Amigo Luís Ferreira.

Zé do Barreiro, o "radical" do PS/Barreiro.



18 Comments:

  • At 19 janeiro, 2006 12:06, Blogger Zé do Barreiro said…

    Zé da Qta da Lomba,

    Em relação ao teu comentário do Post anterior tenho a dizer:

    Ao último parágrafo nem sequer dou resposta. É como se não o tivesses escrito.

    Parecendo-me que és uma pessoa muito bem informada - e isso não é preocupante - será que podes informar, aqui, os Militantes do PS e os Barreirenses em geral, de como foi o AR parar à Comissão de Honra do Mário Soares e de quem o indicou ?

    Prestarias um grande serviço à comunidade se nos deres essa informação ...

    Zé.

     
  • At 19 janeiro, 2006 13:18, Blogger Unknown said…

    Amigo Zé, em primeiro lugar fico reconhecido por ter acite o desafio, o que só o honra como pessoa empenhada no bem da nossa terra.

    Em segundo lugar, importa esclarecer, dada a sensibilidade deste tema que apoiei a CDU nas anteriores eleições, embora não seja militante de nenhum partido.

    Posso agora sim comentar este texto.
    E vou começar pelo seu final, para por de lado os aspectos que considero internos ao PS.
    Quando alguém é eleito para um orgão de soberania através de uma lista partidária acarreta consigo os seus actos têm duas resposabilidades fundamentais perante os eleitores: responder pelos seus actos pessoais enquanto eleito sem descartar as responsabilidades políticas que daí advenham para o partido peloa o qual foi eleito. Com isto quero dizer que os anteriores veradores representavam de facto o seu partido junto dos cidadãos e quanto a isso nada há agora a fazer. O PS pode sim ser responabilizado pela boa ou má gestão que praticou durante estes anos. Quem no PS? Isso sim é uma questão a que o PS deve responder para si próprio.

    Isto remete para o segundo ponto mais importante nestas declarações: o Engº Emidio foi aconselhado, quando tomou posse, a fazer uma auditoria externa mas optou por recorrer aos técnicos da camara devido ao custo da auditoria externa.

    Primeiro: sem por em causa a competência dos técnicos existe uma diferença grande de legitimidade e independência entre auditorias internas e externas.
    Segundo: o apelo a razões económicas só poderiam ser consideradas válidas se no seu mandato esse critério se mantivesse para outros assuntos tais como: (um exemplo gritante, mas há outros) os famosos candeeiros. Neste aspecto, a estética sobrepos-se à poupança, e sendo necessário escolher entre candeeiros e auditorias, a escolha pareceria-me óbviamente a inversa à tomada (mas eu não tenho experiência de gestão).
    Mas se a escolha tivesse recaído sobre a auditoria seria agora (que uma auditoria externa será feita)claro como a água o que aconteceu na Câmara do Barreiro até há 4 anos e o que aconteceu de há 4
    anos para cá. Infelizmente, se as coisas correnrem menos bem, ficará, temo, sempre uma sombra sobre o período a que possam respeitar as irregularidades eventualmente detectadas... A minha questão é (e a resposta obtida não me satisfaz pelo exposto)porque não autorizou o Engº Emídio a auditoria quando tomou posse.
    Quanto à presente auditoria, a sua necessidade parece-me obvia.

    A respeito de "experiências de gestão": Não conheço bem o curriculo profissional do Carlos Humberto, mas conheço um pouco melhor o do Engº Emidio, e pergunto o que aconteceu na EGF durante a sua gestão, pergunto ainda porque na CMB uma pessoa com tanta experiência em gestão como o Engº Emídio precisou de tanta assessoria...
    Por fim, que graciosa oferta a do Engº Emidio ao disponibilizar-se para ajudar na auditoria! Será que só ele conhece os processos? Terá deixado assim a casa tão desarrumada? E os técnicos da CMB que há 4 anos tinham competência para por sí auditar já perderam a competência de tal forma que agora nem podem esclarecer os auditores acerca dos processos???
    E por agora é tudo.
    Bem hajam.

     
  • At 19 janeiro, 2006 19:31, Anonymous Anónimo said…

    Boa noite, Caro Zé, antes de mais gostaria de agradecer as palavras a mim dirigidas pela tua pessoa. Obrigado. Em relação à temática agora abordada e às palavras do Eng. Emidio Xavier quanto a ter ou não realizado uma auditoria às contas do anterior executivo existe um pequeno pormenor que gostava de ressalvar. Quando entrou a CMB estava a ser alvo de uma Auditoria pelo Tribunal de Contas que no seu essencial não apontava grandes erros à gestão, durante o ano de 2000. Se o resultado fosse outro talves ele tivesse avançado para a dita Auditoria. Os dados da auditoria são:
    Relatório de Auditoria nº 16/2003 – 2ª Sessão
    Auditoria à Gerência de 2000 do Município do Barreiro
    (https://www.tcontas.pt/pt/actos/rel_auditoria/2003/16-2003.shtm)
    Com um pouco de mais tempo ainda voltarei a este assunto.

    um abraço

    antónio

     
  • At 20 janeiro, 2006 14:01, Blogger Zé do Barreiro said…

    "Atalaia",

    O seu comentário, no meu entendimento, não é mais que a continuação do meu Post, tal as considerações novas que apresenta.

    Apenas acrescento e reforço que o Secretariado da CPC do PS/Barreiro que for eleito vai ter um grande berbicacho para resolver. Mas isso é como o "Atalaia" diz, nós é que teremos de resolver - responder -aos nossos próprios problemas.

    Compreenderá que isso deixa tremendamente preocupados quem não teve nada a ver, no PS/Barreiro, com a gestão do anterior executivo da Câmara, mas que terá de assumir os destinos do Partido nos próximos dois anos.

    Andei a vasculhar uns documentos e depois de ter feito as minhas contas ( um dos meus "negócios" são os números ) o "Atalaia" sabe a que resultados cheguei ?

    A divida da Câmara, a 30 de Novembro de 2006, é de 5.626.447 €, qualquer coisa como 1.128.000 contos na moeda antiga. Como se irá desembrulhar este "rebuçado" ?


    "antónio",

    Agradecemos o seu contributo sobre esta matéria - importantíssimo o site que indicou - e aguardamos que volte, aqui, ao assunto.

    Abraço,

    Zé.

     
  • At 20 janeiro, 2006 16:50, Anonymous Anónimo said…

    Peço desculpa por me manter no anonimato, mas a blogosfera do "Barreiro político" ( não me refiro como é óbvio ao blog homónimo)desceu nos últimos tempos às catacumbas da indecência, da futilidade e de tudo aquilo que quem, verdadeiramente, acredita no Barreiro definitivamente não quer (independentemente da opção política ou absoluta ausência desta).

    Acreditava que enquanto não morrerem uma série de donos da verdade e outros ilustres proprietários, movidos por ódios antigos de legitimidade duvidosa, esta terra nunca iria "cumprir o seu ideal".

    Mas o que tenho lido ultimamente no espectro blogoesférico local renovou-me a esperança ( isto vale o que vale porque eu também sou um homem positivo e deixo-me encantar pelos mais pequenos sinais de vida).

    Resumindo, quero apenas elogiar a elevação crescente (que espero que se mantenha e desenvolva) neste cruzamento de posts que - desculpem assustar-vos pela importância que dou ao vosso trabalho - desempenha um papel substancialmente mais importante que qualquer do jornais (online e/ou impresso) do Barreiro dado que todos eles são voz de donos que nunca se assumiram e ainda acreditam que o povo é parvo e não sabe ao serviço de quem estão.

    Este Barreiro que debate e assume opiniões, que as consolida com argumentos sólidos, é que vale. E também vos digo: Sei muito bem ler nas entrelinhas e sei muito bem o que é estratégia parola e quais são os factos que realmente contam.

    Como tal, quenado começarem a lançar bocas foleiras e descerem ao nível de "quem bateu em quem" "eu matei mas tu também mata-te portanto estamos todos ilibados" deixarei de vos recomendar e, talvez, um pouco mais triste. Se o vosso pensamento neste momento é - who cares, anyway! - digo-vos, I care e conseguiram, memso que por breves momentos, dar esperança a alguém. Whatever.

    Keep up.

    Esta é a verdaeira cidade participada, em que todos sabemos do que estamos a falar.

     
  • At 23 janeiro, 2006 12:29, Anonymous Anónimo said…

    Caro Zé

    Gostava de te ajudar mas não sei como é que o Amilcar foi parar à Comissão de Honra do Soares.
    Aliás, nem sequer sabia que existia!!!
    Já agora, qual foi o trabalho da dita comissão? e do Amilcar?
    Já estou como o outro do anuncio:
    Falam, falam, mas não os vi a fazer nada...!

    Disseram-me que quem era capaz de saber como é que ele foi parar à comissão do Soares é um tal de Armando Borbulha Vitela (?), que é militante do PS e relações públicas do Amilcar.
    Não sei quem é, mas para ser apoiante do amilcar deve ser mais um militante recente, daqueles que veio para o PS nas vesperas de ganharmos a CMB e que depois foi promovido a boy na Câmara.

    Abraço,

    Zé de Santo André

     
  • At 23 janeiro, 2006 20:44, Blogger Zé do Barreiro said…

    Zé de Santo André,

    Dois esclarecimentos:

    1. Um dos apelidos é Gorgulho e não Borbulha.

    2. Não achas que o Gorgulho é, sem ofença, um "peixe miudo" para indicar o AR para o que quer que seja e ser aceite ?

    Exercício: Há um "peixe graúdo" do PS/Barreiro - por enquanto - metido nisso. Dou-te três tentativas para acertares no nome desse "peixe". Ou acertes ou não acertes de qualquer modo eu depois revelo. Vais ficar "banzado" ...

    Quanto às Comissões/Listas, há gajos que ficam completamente realizados e com um nível de amor próprio elevado, só porque aparece o nomes deles nessas Comissões, mesmo que não façam rigorosamente nada nessas Comissões, como foi o caso de alguns ...

    Cá o Zé, caladinho ( e só agora o digo ), no dia das eleições deu que fazer a certos "espertalhões" numa determinada Mesa de voto ...

    E há quem assistiu ... eh,eh,eh.

    Abraço,

    Zé.

     
  • At 24 janeiro, 2006 20:33, Blogger Unknown said…

    Caro Zé,
    Imagino que também para si, os 2 ultimos dias nõ tenham sido dos melhores... mas há-de concordar que o caminho se faz para a frente e não é tempo de esmorecer na luta.

    Proponho-lhe por isso que nos apresente uma breve análise às possiveis consequências dos resultados nacionais no Barreiro, e dos resultados parciais do Concelho. Mas é só uma sugestão, para ajudar a passar esta "indigestão"...

    Um abraço,
    Atalaia

     
  • At 25 janeiro, 2006 00:58, Anonymous Anónimo said…

    ESCANDALO NOS COGITADORES

    Soube de fonte segurissima que houve animaçao na reunião de hoje dos Cogitadores . Polemica e animaçao e "ameaças ".
    Cláudio Anaia que no fim , sem ter culpa alguma ouviu um raspanete do dono tasca, está mais uma vez de Parabéns !

     
  • At 25 janeiro, 2006 12:28, Blogger Zé do Barreiro said…

    Atalaia,

    De facto nestes ultimos dias tenho andado um pouco " encalacrado", não me apetecendo, sequer, fazer qualquer análise aos resultados das eleições Presidenciais.

    Apenas - e por ser para si - permita que lhe conte um pequeno episódio que assisti aquando numa reunião na minha Empresa, há cerca de um ano.

    Estavamos a falar de Portugal e dos Portugueses, que somos um País de marinheiros, que por mar descobrimos meio mundo, que tivemos uma relevância extraordinária e importantíssima ao darmos novos mundos ao Mundo, etc e tal.

    A páginas tantas - e não sei porque carga de água - o monitor, que sei ser uma passoa de esquerda, disparou:

    " País de marinheiros ? Não. Somos mas é um País de lavradores, raspam-nos o pêlo, ficamos todos contentes e nem protestamos"

    Isto,mais virgula menos virgula, aconteceu realmente.

    Amigo Atalaia, dá para perceber, não dá ?

    Abraço.

     
  • At 25 janeiro, 2006 15:16, Blogger Unknown said…

    E então, amigo Zé, que se retira da história?
    Somos de facto um país de lavradores. Até há umas dezenas de anos nem metade da população tinha visto o mar.
    Eu conheço pessoas que nunca viram o mar - um casal de velhotes, de Abrantes, que contava: "já fomos um dia a Lisboa, ver a inauguração da Ponte Salazar. Agora é chama-se do 25 de Abril, não é?!"
    Quanto ao pêlo, meu amigo, só nos rapam aquilo que deixarmos! Ou de outra forma, reparão todo o que deixarmos. E olhe que hoje estou menos triste, mais na mesma. Começo a acreditar que apenas muda a mosca. Senão veja a noticias de hoje. Depois do caso Santana, depois da condecoração ao Carlluci, a onda sampaista (e neste eu votei) continua:
    Pinto Balsemão, Murteira Nabo e Rui Nabeiro recebem Grã-Cruz da Ordem do Infante. (...)(Sic Noticias)
    Tudo boa gente, pois.
    A luta trem que ser nossa. Desde já!

     
  • At 25 janeiro, 2006 18:21, Anonymous Anónimo said…

    Caro Zé,

    Parece que o Luis Ferreira não vai concorrer a CPC disse o ontem em resposta ao Pedro Gomes no debate dos Cogitadores . Mais ... o próprio se for fiel a sua palavra e como vai haver três candidaturas, sai de cena.
    Sim, porque sei que na primeira semana de Março o Cláudio Anaia vai apresentar a sua candidatura, candidatura essa que conta com o meu apoio e grande numero de apoiantes .

     
  • At 26 janeiro, 2006 06:14, Anonymous Anónimo said…

    Zé se me permite vou usar um hetrónimo.

    Caro, Nuno não diga barbaridades.

    Quanto ao Claudio avançar não faço a menor ideia...

    Quanto ao resto, não sei quem é mais ridiculo se o nuno pelo que afirma, se eu por lhe dar troco.

    Força, Zé e viva o Benfica!

     
  • At 26 janeiro, 2006 10:56, Blogger Zé do Barreiro said…

    "manuel triste",

    Quase que aposto um almoço no Planalto em como sei quem você é.

    Sim senhor, amigo, a usar heterónimo, em ? Com mais umas lições cá do Zé, o amigo é capaz de, finalmente, entrar no bom caminho...

    Quanto ao comentário do "nuno", como reparou eu nem sequer o comentei, por duas razões: O Cláudo Anaia tem toda a legitimidade para concorrer à CPC/PS/Barreiro - e seria bom que o fizesse - e porque percebi que o "nuno", mandatado por alguém, pretendia "tirar nabos da púcara".

    Bom, e é como o meu amigo o diz: Viva o meu Benfica, que a partir do jogo com o Manchester os que vieram a seguir morreram mesmo.

    Abraço,

    Zé.

     
  • At 26 janeiro, 2006 16:06, Anonymous Anónimo said…

    Hoje estou triste. E sabem porquê? O Jorginho Sampaio já condecorou muito de malta (tudo bons rapazes) e até condecorou o cavalo do D. José, o leão do Marquês (este foi condecorado porque o do clube dele não aceitou). E eu? não mereço? Estou triste!!!
    2. Estou de acordo com a candidatura do Claudio Anaia, penso que ele é mais útil que os Xavieres barreirenses.
    3. Estou de acordo com a privatização dos transportes. Porquê eles têm sido sempre a desculpa para os males do Barreiro.

     
  • At 26 janeiro, 2006 16:49, Blogger Zé do Barreiro said…

    Porra que este "anónimo" está mesmo deprimido ...

    Porque será ?

    Seria pela notícia de hoje, na "Carreira 7", referente à candidatura do Luís Ferreira à CPC/PS/Barreiro ?

     
  • At 30 janeiro, 2006 00:29, Anonymous Anónimo said…

    Sou militante do PS com cotas em dia e votava Cláudio Anaia

     
  • At 30 janeiro, 2006 11:03, Blogger Zé do Barreiro said…

    E faz vocemecê muito bem.

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter