A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

sábado, outubro 27, 2007

COERÊNCIA E CREDIBILIDADE PRECISAM-SE, MAIS: EXIGEM-SE – Aviso solene aos futuros candidatos do PS/Barreiro




Meus Amigos,

Em relação ao Post «“O SR. CARLOS MATTOS JÁ TERIA FEITO A ENTREGA À A.P.I. DA PROPOSTA DA “CIDADE DO CINEMA “ ? É que já lá vai um tempinho …”» e mais concretamente ao comentário, cá do vosso Amigo Zé, onde escrevemos « Ah executivo do PS do último mandato …ah executivo do PS do último mandato … que nos enganas-te a todos … », recebemos o feed – back de dois Militantes do PS, os quais nos chamavam a atenção que estávamos a ser demasiados duros para com o nosso próprio partido.

Então é assim.

Tomando como exemplo, ainda, a “Cidade do Cinema” vamos tecer algumas considerações relativamente aos procedimentos do executivo do Partido Socialista quando dirigia os destinos do Barreiro no anterior mandato e, no fim, os meus Amigos Leitores concluirão se o Zé do Barreiro foi - ou é - duro para com os seus próprios Camaradas de partido.

Para mal dos pecados dos Socialistas, há pouco mais de um ano, era voz corrente no Barreiro que o projecto “Cidade do Cinema” não teria passado de um “bluff”, ou, de facto, nunca foi mais que um bluff pré-eleitoral. Esta teria sido a conclusão que se retirou de um debate que aconteceu numa Sessão Pública da Câmara Municipal do Barreiro, realizada em Palhais, à qual assistimos.

E, se dúvidas existissem, tal ficou absolutamente claro quando, Luís Pedro Cerqueira, veio nessa altura falar na necessidade de ser apresentada uma candidatura, quando em 4 de Outubro de 2005 afirmava “ … em 2007, a obra de construção da Cidade do Cinema já estará a avançar.”

Esclareça-se, a talhe de foice, que este Cidadão já renunciou ao seu mandato de vereador na C.M.B.. Em boa hora o fez, sublinhamos nós.

Não fará mal nenhum se recuarmos um pouco na História do aparecimento da “Cidade do Cinema” no Barreiro.

A primeira vez que se ouviu falar neste assunto foi no decorrer da V Convenção do Partido Socialista, realizada no dia 3 de Abril de 2004. Nessa assembleia concelhia do Partido Socialista, António Câmara, salientou que o Barreiro deveria assumir “uma atitude de excelência” e de “combatividade de futuro”. Na sua opinião era necessário criar atracção, envolver a classe criativa e defendeu a importância de uma estratégia para o concelho.

Neste contexto, nas conclusões da sua comunicação/intervenção, referiu que “o Barreiro tem condições para se afirmar como a “Cidade do Cinema” e, também o referiu nessa altura, ser a nossa terra um local onde poderia existir um “Rockdrómo”, transformando Barreiro “um centro internacional de criação”.

Estamos, portanto, em Abril de 2004 e o vereador Luís Pedro Cerqueira era o responsável pelo Pelouro do Planeamento. Será que, na altura, não pensou que era necessário avançar para o desenvolvimento de uma candidatura e inclusivamente apresentá-la como … PIN ?

No dia 4 de Outubro de 2005, a cinco dias da realização das eleições autárquicas, em Conferência de Imprensa, é divulgado o Projecto “Cidade do Cinema”.

Segundo explicou, nesta Conferência de Imprensa, o então vereador do Planeamento, Luís Cerqueira, este projecto possuía todas as componentes para ser PIN – Projecto de Interesse Nacional.

Referiu, igualmente, que deveriam estar todos os estudos concluídos e contratualizados até ao final do primeiro semestre de 2006.

Para a realização dos estudos, teria sido criado um grupo de trabalho constituído pela autarquia, Quimiparque e Ministério da Economia.

De imediato colocaram-se as seguintes perguntas : Quem é que compunha o dito Grupo de Trabalho? A sua constituição e metodologia de funcionamento foi dada a conhecer ao executivo da CDU/PCP que, entretanto, passou a liderar os destinos do Concelho?

Que dossier’s estavam elaborados para dar inicio aos estudos que deveriam ter sido contratualizados no primeiro semestre de 2006 ?

Luís Pedro Cerqueira afirmou, na Conferência de Imprensa que “ … em 2007, a obra de construção da Cidade do Cinema já estará a avançar.”

Após as eleições Autárquicas, o projecto “Cidade do Cinema” caiu, algum tempo, no silêncio.

Numa reunião realizada, em 7 de Julho de 2006, com a presença de Eduardo Martins, em representação dos promotores do Projecto Cidade do Cinema, quer a Administração da Quimiparque, quer o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro reafirmaram o seu interesse neste projecto que pode ser considerado um investimento âncora, MAS tendo sido definido que o promotor iria estabelecer contactos com diversas entidades, entre as quais a API, com vista à classificação do projecto como PIN ( Projecto de Interesse Nacional ).

De igual modo, em 2 de Agosto de 2006, a Comissão Politica Concelhia do Barreiro do Partido Socialista manifestava a sua satisfação pela realização da reunião entre “representantes dos promotores da Cidade do Cinema, no decurso da qual o promotor assumiu o compromisso de estabelecer contactos com a Associação Portuguesa para o Investimento (API), com vista à classificação deste empreendimento como Projecto de Interesse Nacional (PIN).”

Retomemos a Sessão Pública da C.M.B., em Palhais, no dia 15 de Novembro de 2006.

Nessa Sessão, Luís Pedro Cerqueira, falava da importância de ser elaborada uma candidatura, que demonstrasse o interesse do Barreiro no Projecto Cidade do Cinema, disponibilizando-se para dar o seu contributo na elaboração da referida candidatura.

Não nos esqueçamos que quem falava em candidatura, com toda a frontalidade, e sem pestanejar, é quem afirmava, em 4 de Outubro de 2005 que “ …em 2007, a obra de construção da Cidade do Cinema já estará a avançar.” !!!

Certamente, para que se afirmasse tal, era porque já existia uma candidatura, ou algo de muito concreto, porque foi dito que a obra arrancava em 2007 …

A discussão do tema “Cidade do Cinema” na Sessão Pública da Câmara Municipal do Barreiro em Palhais veio, afinal, por a nu, que toda esta “realidade” do Projecto Cidade do Cinema, nunca foi mais do que uma ideia, de uma intenção e até de UMA ESTRATÉGIA DE SEDUÇÃO !!!

Ou, talvez, com mais rigor político, foi um bluff, lançado em vésperas eleições autárquicas, assim como uma espécie de um projecto para uma geração.

O PS, na Câmara, nunca elaborou qualquer “candidatura”, nem elaborou qualquer “dossier” conceptual, nem o assunto terá evoluído para além desta vertente, a de “uma ideia”.

Tanto assim é que os promotores/investidores teriam APENAS feito a entrega da sua proposta da “Cidade do Cinema” - à Agência Portuguesa para o Investimento, de modo a que o projecto fosse classificado Projecto de Interesse Nacional - POR VOLTA DO DIA 08 DE JUNHO DE 2007…

Então, o PS dizia que a “Cidade do Cinema” era, já, um projecto PIN.

O PCP/CDU ganhou a Câmara e disse que não havia nenhum projecto “Barreiro Cidade do Cinema”.

Concluiu-se que, para haver avanços, o projecto terá de ser classificado como PIN.

Ora, foi isso precisamente que os Promotores apresentaram à A.P.I., há sensivelmente quatro meses e meio … ( embora também tenhamos de dizer, nesta altura, que este assunto parece estar nos “segredos dos deuses” …)

Caros Amigos, SERÁ MESMO NECESSÁRIO QUE OS FUTUROS CANDIDATOS DO PS/BARREIRO SEJAM COERÊNTES E TENHAM CREDIBILIDADE. MAIS: EXIGEM-SE ESSAS QUALIDADES !!!

Sob pena do PS, no Barreiro, NUNCA mais ser poder, como muitos Barreirenses anseiam e desejam …

Grande Fim de Semana para todos,

Zé do Barreiro.

16 Comments:

  • At 27 outubro, 2007 12:55, Anonymous Anónimo said…

    Sobre Credibilidade:

    Três militares foram esta semana acusados pelo Ministério Público de crimes de falsificação de documentos e peculato num processo que relacionado com uma suposta encomenda da Polónia às Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento (OGFE). Os factos remontam a 1999 e, além dos três militares, envolvem ainda mais um quadro das OGFE, um civil e o cidadão italiano Ricardo Privitera. Este, além de falsificação de documentos e peculato, foi ainda acusado por um crime de burla.
    A história começa quando, em 1999, as OGFE recebem uma suposta encomenda do Estado polaco no valor de 90 milhões de euros. Ricardo Privitera assume-se como intermediário do negócio, fazendo chegar às Oficinais Gerais vária documentação com o timbre e carimbos alegadamente utilizado pela Polónia. O acordo chegou a ser rectificado pelo Governo de António Guterres.
    Só que o contrato previa a execução de garantias bancárias, caso as OGFE não cumprissem algumas cláusulas. E assim terá acontecido. Ricardo Privitera accionou as garantias previstas no valor de 8 milhões de euros. Segundo a acusação, este arguido dividiu parte deste dinheiro com Fernando Joaquim, ex-director da OGFE, António Gomes, ex-chefe dos Serviços Comerciais, Rui Frade, antigo responsável pelos Serviços de Finanças e Amadeu Freitas, quadro das OGFE.
    Depois deste negócio, este últimos arguidos juntamente com o sexto acusado, Paulo Antunes, terão elaborado um esquema de desvio de dinheiro que passaria pela aquisição de material, sem aparente justificação. Foram identificadas compras de coletes balísticos a uma empresa chamada Korce. Constituída num "off-shore", esta pertenceria a familiares ligados aos arguidos.
    O dinheiro desviado terá depois circulado por contas bancárias em "off-shores" e em bancos estrangeiros. Ao todo, terão sido desviados 13 milhões de euros dos cofres do Estado.
    Leia mais na edição do Expresso na banca ou em http://expresso.clix.pt/gen.pl?p=semanal

     
  • At 28 outubro, 2007 12:35, Anonymous Anónimo said…

    http://barreirosemamarras.blogspot.com/2007/10/os-anti-corpos-na-democracia.html

    Coincidência ou não, a parra começa a dar uvas, como se pode ver neste artigo. Até parece talhado a feitio.
    A ler e reler com muita, mas mesmo muita atenção..........

    Zé Kalanga

     
  • At 28 outubro, 2007 15:11, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caríssimo “Zé Kalanga”,

    Curioso, muito curioso e … coincidência ( é do camandro ! ) é os dois primeiros comentários deste Post se referirem ou estarem relacionados com as duas pessoas em questão … Isto é, existindo centenas de pessoas que são Militantes ou ex Militantes do PS/Barreiro, logo acontecer serem essas duas as primeiras referidas nos comentários …

    E logo esses dois !!!

    Não percebe ? Pois, é um Mistério cá do Zé que será revelado na altura própria …

    Resto de um excelente Domingo, em … “suspense” !

    Zé.

     
  • At 28 outubro, 2007 16:34, Blogger André A.P. Batista said…

    Voces são uns abutres cobardes...

    Devidamente assinado.

     
  • At 28 outubro, 2007 16:34, Blogger André A.P. Batista said…

    Referia-me aos anónimos...

     
  • At 28 outubro, 2007 23:22, Blogger Zé do Barreiro said…

    Oh André, explica-me cá uma coisa:

    Os gajos são abutres cobardes só por serem anónimos ?

    Ou serão abutres cobardes pelo conteudo - VERDADEIRO - dos seus comentários ?

    Explica isso direitinho cá ao Zé, porque é mesmo deste tipo de assuntos que o Zé adora discutir e argumentar ...

    Como não podia deixar de ser, permanece inalterada a consideração e a amizade que tenho por ti.

    Saudações Socialistas,

    Zé.

     
  • At 30 outubro, 2007 01:16, Blogger André A.P. Batista said…

    Zé ve lá que alguém se deu ao trabalho de enviar uma msgs a uma série de camaradas a dizer o seguinte.

    "O Zé Kalanga e o anónimo são o André Batista"

    Diga lá se não há por ai uma cambada de abutres.

    Devidamente assinado como de costume.

     
  • At 30 outubro, 2007 09:05, Blogger Zé do Barreiro said…

    André Batista e restantes Leitores,

    1. Garanto – vos, por ser a mais pura das verdades, que não foi o André quem escreveu os dois primeiros comentários deste Post.

    2. Considero lamentável – e asqueroso – que tenham sido enviadas aquele tipo de mensagens que visam unicamente difamarem e caluniarem o André que, como todos nós, não sendo nenhum “santo”, não merece que toquem na sua dignidade e seriedade e que denigram a sua pessoa.

    3. Não sendo este Blog um Centro de Aconselhamento Pessoal, muito longe disso, gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para enviar um sério aviso/conselho de Amigo ao Sr. vereador J.S.: tenha muito cuidado com o A.J.F.G., MUITO CUIDADO …

    4. Este aviso/conselho é extensivo a mais dois grandes Amigos e Camaradas cá do Zé.

    Um bom dia para o André e para todos os nossos Amigos Leitores,

    Zé.

     
  • At 30 outubro, 2007 11:41, Blogger José Gil said…

    Olá Zé.

    Ena... Já começou a castanhada e ainda não chegou o São Martinho...

    Mais uma vez peço que se dê tempo ao tempo. Os rapazes foram acusados, mas o tribunal não deliberou sobre a culpabilidade dos sujeitos.

    Portanto, resta-nos a nós, amantes da liberdade e democracia, aguardar serenamente pelo veredicto e depois sim, tecermos comentários sobre as pessoas e o processo em si.

    Não estou a defender ninguém com este meu comentário. O que gostaria é que as pessoas tivessem calma e não se tentassem substituir ao tribunal.

    Um abraço e Boa Semana

     
  • At 30 outubro, 2007 12:17, Blogger Zé do Barreiro said…

    José,

    Muito agradecemos o seu comentário. É ponderado, cauteloso e apela à serenidade.

    Mas, caro José, não há fumo sem que primeiro tenha surgido um incêndio, né verdade ?

    É como diz – e muito bem – aguardemos, aguardemos, que … vem aí borrasca, ah vem, vem e … da grossa …

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 30 outubro, 2007 15:42, Blogger José Gil said…

    A minha opinião vai no sentido de se ter algum cuidado com os comentários sobre casos, como o apresentado aqui.

    Lembre-se do Principio da Inocência que diz que todos somos inocentes até prova em contrário.

    A castanhada a que me referia no post anterior tinha a ver com os comentários dos dois anónimos e com os do André.

    Relativamente ao caso que vai sr julgado, só me pronunciarei quando o tribunal ler a sentença. Até lá, devemos às pessoas o cuidado com o seu bom nome. A não ser que alguém tenha provas concretas sobre o caso e se assim for, deverá apresentá-las em Tribunal, para que sejam juntas ao processo. Só assim se acaba com as injustiças públicas que se têm verificado nos últimos tempos, com os arguidos a serem "julgados" em praça pública.

    Um abraço fraterno

     
  • At 31 outubro, 2007 08:09, Blogger Zé do Barreiro said…

    José,

    O Senhor parece-me uma pessoa com quem se pode falar - trocar comentários, entenda-se - e, como assim é, permita-me que lhe deixe apenas esta nota:

    O "caso dos fardamentos", para quem não saiba, tem mais de sete anos. Há três anos o italiano foi preso e pareceu que o caso estava arrumado.

    Agora o M.P. vem acusar três militares dos crimes de falsificação de documentos e peculato.

    Depois de sete anos o M.P. vir insistir nesta acusação é porque existem indícios muito fortes, o que significa que possuem provas, no minimo, muito bem estruturadas.

    Não acha ?

    Zé.

     
  • At 31 outubro, 2007 18:40, Anonymous Anónimo said…

    Não serão o JOSÈ e o ZÈ, por acaso, só por acaso, a mesma e única pessoa?
    Perguntar não ofende, porque a pergunta é somente por mera curiosidade.

    Zé Kalanga

     
  • At 31 outubro, 2007 19:01, Blogger José Gil said…

    Considero que o caso deve ser deixado para os tribunais e que as consequências, para os envolvidos, devem advir deste.

    A verdade, qualquer que ela seja, deverá vir ao de cima, nessa instituição. Assim, estaremos a fazer um favor à Democracia e ao respeito que esta nos merece, ou não fossemos nós socialistas de alma e coração.

    Um abraço e um bom feriado

     
  • At 31 outubro, 2007 21:54, Anonymous Anónimo said…

    Olá Zé,

    então e o que me contas sobre o estudo apresentado hoje pela CIP? Que coloca o aeroporto de Lisboa no campo d tiro de Alcochete, uma outra travessia do Tejo de Algés para a Trafaria, proposto em tunel, e uma outra travessia ferroviária a ligar Chelas ao Montijo. Parece que mais uma vez com um governo socialista o Barreiro vai ser marginalizado pelo poder central.

    antónio

     
  • At 01 novembro, 2007 08:39, Blogger Zé do Barreiro said…

    “Zé Kalanga”,

    Ah,Ah,Ah …

    E a Nª Sª de Fátima e a Madre Teresa de Calcutá não serão, por acaso, só por acaso, a mesma e única pessoa?

    Ah,Ah,Ah …

    José,

    Aguardemos, pois.

    António,

    Compreenderás que se trata apenas de um Estudo – mais um Estudo, que só serve para atrasar todo este processo e para atrasar os milhares de empregos que o nosso País necessita urgentemente - que o Governo já enviou para o L.N.E.C. para apreciação e conclusões.

    Caro António, sob pena de ficar a falar sozinho e de ficar, apenas cá o Zé, como que a pregar no deserto no que respeita a este assunto, peço que escrevas: O N.A.L. SERÁ CONSTRUIDO NA OTA.

    Algumas razões que defendo estão plasmadas neste Post …

    Restantes Amigos,

    O Zé só estará no Barreiro Sábado de tarde.

    Grande Feriado e/ou Mini Férias para todos os meus Amigos,

    Zé.

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter