A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

segunda-feira, julho 19, 2010

E SE A TELEFÓNICA COMPRAR UMA % - DA ORDEM DOS 30% - DO CAPITAL DISPERSO DA BRASILCEL DIRECTAMENTE AOS PEQUENOS INVESTIDORES BRASILEIROS ?



Meus Amigos,

“ Quem tudo lo quer, tudo lo perde. “ Ditado popular Espanhol.

Pois é, e se a Telefónica comprar uma percentagem da ordem dos 30/35 % do capital disperso ( até poderá ser uma percentagem menor ) da Brasilcel directamente aos pequenos investidores Brasileiros ?

Uma espécie de OPA, não estão a ver ?

Exactamente !

A operadora Espanhola terá o controle total da Vivo – como desejava – e a PT não encaixou/encaixa 7,50 mil milhões de euros ( Cá o Zé sabe que a ultima oferta da Telefónica já se cifrava nesse valor ).

Mas vamos lá dizer mais alguma coisa sobre este negócio “esquisito” ( ele há pessoas – membros de C.A.s, C.E.s e afins - que mais parecem seguidores de Sade e Maquiavel, com rasgos de masoquismo, tal é o gosto que têm pela dor e sofrimento ou dito de outra maneira, têm um dom especial de complicar situações perfeitamente lineares. )

É que as negociações entre PT e Telefónica, “academicamente”, ainda não terminaram.

Apresentam -se algumas opiniões de analistas, reputados “opinions - maker”, sobre esta matéria.

Por exemplo, o BPI atribui um impacto negativo à notícia mas diz que o processo não está terminado e um acordo ainda é possível. É que, se por um lado, deixar expirar o prazo da proposta foi o passo mais racional para a Telefónica, ainda existem alternativas à dissolução da parceira na Brasilcel, dizem os analistas, no Iberian Daily de hoje do Banco Português de Investimento.

Não antecipamos que a Telefónica escolha já o caminho do tribunal, uma vez que na nossa perspectiva, ainda há alternativas por explorar, diz o banco português em comentário à notícia.

Um processo desses, poderia demorar dois anos, recorda a nota de análise que cita a Imprensa. Por outro lado, o «free float» da Vivo é de 11,09% e para bloquear a Telefónica a PT só teria de comprar metade das acções, o que não parece totalmente improvável para a PT, dado que o custo seria de 1,5 mil milhões de euros no máximo, segundo cálculos dos analistas.

O BPI conclui que os riscos para a Portugal Telecom aumentaram significativamente e que o mercado deverá atribuir uma probabilidade maior ao risco de o negócio não se realizar.

Já a casa de investimento Iberian Equities tem uma postura mais pessimista em relação à notícia, antecipando que a operadora portuguesa poderá enfrentar queixas legais dos accionistas, por a gestão e a administração da Portugal Telecom terem dito que este não era um assunto de «golden share» e o Governo ter bloqueado um negócio aprovado pela maioria dos accionistas.

Esta notícia é obviamente muito negativa para a PT, e negativa para a Telefónica, uma vez que a «optimização» das suas operações no Brasil é agora incerta e levará mais tempo.

Os analistas da casa de investimento antecipam um processo de quatro a seis meses (nos tribunais holandeses), para dissolver a parceira na Vivo, sendo que este tem custos e demora tempo. Não é, portanto, de excluir a continuação das negociações quando a via legal progredir e a PT perceber o quão fragilizada está.

É que a PT já se demonstrou disponível para continuar com as negociações, está à procura de um investimento no Brasil e está próxima de conseguir um acordo para a OI, refere a casa de investimento que cita fontes da Imprensa.

A pressão, tanto de accionistas como legal, poderá ajudar no sentido da PT dar o primeiro passo, algo desejado pela Telefónica, de acordo com a mesma casa de investimento.

O documento de análise refere que considerava, uma solução negociada pela PT, Telefónica e Governo português, como o resultado mais provável.

O resultado final diz que, na nossa perspectiva, a postura de Portugal permaneceu irracionalmente inflexível, o que é negativo, de um modo geral, para as acções portuguesas, a recuarem hoje mais de 4 % !

É o que nos leva a defender que, muito provavelmente, poderá acontecer o que referimos no título deste Post.



Zé do Barreiro.

42 Comments:

  • At 20 julho, 2010 10:09, Anonymous Anónimo said…

    PT obrigada e vender Vivo em Julho para entrar na Oi

    A PT tem que vender a posição que detém na Vivo à Telefónica nos próximos 10 dias. Isto porque já acordou a entrada no capital da Oi.
    A notícia é avançada hoje pelo jornal espanhol ‘El Economista', que cita pessoas ligadas ao sector financeiro
    Diz o diário que a Portugal Telecom (PT) e a Oi assinaram um pré-contrato que prevê a entrada da empresa lusa no capital da operadora brasileira e que vence no final deste mês
    Mas para entrar na Oi, a quarta maior operadora móvel do Brasil, a PT precisa de vender a sua participação na Vivo, porque só com esse dinheiro a empresa chefiada por Zeinal Bava poderá concretizar o negócio, explica o jornal.
    Deste modo, escreve o El Economista, a Telefónica alcançara o seu objectivo de controlar a Vivo, ao mesmo tempo que a PT confirmará a sua presença no Brasil.
    O jornal espanhol acrescenta ainda que a Telefónica vai manter a sua oferta de 7,15 mil milhões de euros, tal como avança hoje o Diário Económico.
    Na sua edição de hoje, o DE avança, citando uma fonte ligada à Telefónica, que os espanhóis admitem retomar negociações com a PT quando a operadora portuguesa estiver mesmo decidida a vender a sua participação na Vivo.

     
  • At 20 julho, 2010 10:18, Anonymous Anónimo said…

    E mais esta ...

    Operadora reúne argumentos para se defender do ataque em tribunal

    Telefónica quer levar caso à barra dos tribunais mesmo que demore anos a resolver.

    Da mesa do conselho de administração para a barra dos tribunais. A Portugal Telecom (PT) e a Telefónica passaram de parceiros a adversários, com a espanhola a não desistir de obter controlo da operadora móvel Vivo e a PT a desvalorizar as ameaças jurídicas da sua - ainda - parceira no Brasil.
    A Telefónica vai mesmo avançar com uma queixa no Tribunal Arbitral de Haia, com o objectivo de dissolver a parceria na Brasilcel, ‘holding' que detém mais de 60% da Vivo, segundo apurou o Diário Económico junto de fonte próxima do processo. Uma prova de que a operadora quer manter a pressão: se se julgava que o veto do Governo português, através da ‘golden share', tinha mostrado que a decisão política pesou mais que a dos accionistas, o recurso a tribunal é a utilização de um novo trunfo.
    A guerra jurídica entre as duas operadoras pode durar até três anos, tempo mais que suficiente para o negócio se concretizar longe dos tribunais. Aliás, o processo entre a Deutsche Telekom e a Vivendi, que recorreram ao tribunal arbitral em 2000 por divergências accionistas, ainda não está fechado.

     
  • At 20 julho, 2010 10:33, Blogger Zé do Barreiro said…

    Sobre as duas informações/noticias anteriores, querem saber qual é a minha opinião ?

    “ Enquanto o pau vai e vem, folgam as costas” – Ditado popular.

    Mas irá ser, apenas, uma questão de tempo …

    O governo – e o Presidente da A. G. da PT – meteram-se, de facto, numa grande alhada.

    Que ninguém tenha dúvidas.

    Zé.

     
  • At 21 julho, 2010 16:06, Anonymous Anónimo said…

    ULTIMA HORA


    Telefónica admite acusar administração da PT
    por "incumprimento de informação"

    A Telefónica contratou uma nova empresa de advogados norte-americana, a Dewey & Lebouef, que segundo a operadora espanhola vai focar-se «no possível incumprimento por parte dos administradores da PT das suas obrigações de informação ao mercado», revela a Telefónica citada pela Reuters.
    O porta-voz da empresa espanhola vai mais longe adiantando que a argumentação da operadora se baseia no facto da PT ter ocultado «à Telefónica e aos accionistas o exercício efectivo da «golden share» por parte do Governo português, em casos distintos dos que figuram nos estatutos da PT».
    Recorde-se que aquando da proposta da Telefónica, a PT fez uma apresentação aos accionistas para explicar a operação e a razão de o conselho de administração se opôr à venda da Vivo pelo valor inicial.
    Na altura, foi indicado que a "golden share" não seria chamada a pronunciar-se sobre esta proposta.


    Telefónica contrata segunda firma de advogados para dissolver a parceria com a PT

    A Telefónica contratou a Dewey & Lebouef, segundo um documento citado pela Bloomberg. Isto depois de ter anunciado que contratou a De Brauw Blackstone Westbroek, firma que criou a parceria detida em metades iguais pelas duas operadoras ibéricas na Brasilcel, que controla a maior operadora móvel do Brasil, a Vivo.
    No final da semana passada expirou a oferta da Telefónica pela participação da Portugal Telecom na Vivo, ainda que a gestão da operadora portuguesa tenha pedido um prolongamento do prazo, enquanto decorriam as conversações relativas à resolução do impasse das duas operadoras no Brasil.

     
  • At 22 julho, 2010 09:52, Anonymous Anónimo said…

    Ó zé do Barreiro se quiseres ser isento também deves publicar esta notícia

    ‘PT considera ter «robustez jurídica» para fazer frente à Telefónica
    Ontem às 19:32A PT diz ter toda a «robustez jurídica» para fazer frente às ameaças da Telefónica, que contratou um segundo escritório de advogados para pôr termo à parceria com a empresa portuguesa na Vivo.
    Uma fonte oficial da PT disse à agência Lusa que, «em relação às ameaças da Telefónica» sobre a questão da ?golden share?, a Portugal Telecom «não tem quaisquer dúvidas sobre a robustez da sua posição jurídica», acrescentando que a sua posição «está assente em pareceres jurídicos».
    Apesar da crispação existente, a mesma fonte observou que a PT «considera prudente continuar a procurar uma solução aceitável para todas as partes, independentemente do veto da ?golden share? ter impedido a deliberação da assembleia-geral».
    A Telefónica contratou, esta quarta-feira, o segundo escritório de advogados para pôr termo à parceria com a Portugal Telecom no Brasil, depois de ter abandonado a oferta de 7,15 mil milhões de euros para comprar a participação na Vivo.
    De acordo com a imprensa espanhola, a contratação dos advogados da Brauw visa a dissolução constituição da Brasilcel NV, empresa que controla a Vivo Participações.’

     
  • At 22 julho, 2010 10:01, Blogger Zé do Barreiro said…

    Pois, pois, ultimo Anónimo, agora o que é preciso é a PT ter robustez de sapiência e de expedientes acima da média para se poder livrar desta alhada.

    O que, no meu entendimento, será muito difícil, quiçá mesmo impossível.

    Já agora, neste Espaço sempre foram e continuarão a ser publicados qq comentários que cheguem à nossa caixa de correio. Desde que sejam decentes e de conteudo civilizado, bem entendido.

    Mande sempre,

    Zé.

     
  • At 22 julho, 2010 12:29, Anonymous AMTG said…

    A Telefónica foi super inteligente e apertou com esses gajos. Não me espanta nada que com tanta confusão acabem por vir parar ao olho da rua

     
  • At 23 julho, 2010 09:44, Anonymous Anónimo said…

    Zé, como disseste em 1ª mão uns dias atrás

    ‘Ricardo Salgado foi mais longe e confirmou mesmo que, no decurso das negociações, a Telefónica aceitou subir ligeiramente o preço da oferta por metade da Brasilcel, ‘holding' que detém mais de 60% da Vivo.
    Ricardo Salgado sugere que, se houver bons resultados "na conversa com outros intervenientes, brasileiros e internacionais" no Brasil, e uma vez que a Telefónica aceitou subir ligeiramente o preço, o uso da ‘golden share' pode ter tido efeitos positivos.’

     
  • At 26 julho, 2010 09:49, Anonymous MRG said…

    Estes gestores da PT pagos a peso de ouro são uns génios.

    1º convidam a Telefónica para uma parceria na Vivo, resultado, levam facada dos Espanhóis.

    2º já há uns anos a Telefónica está muito interessada na VIVO, e o que fazem os gestores da PT ???

    Assobiam para o ar e não arranjam alternativas nem planos de contingencia a medio prazo.

    E dps farto-me de rir quando vejo noticias a dizer que o Granadeiro e o Zeinal são mto bons gestores... hehehe

    Qualquer empresa que dê lucros, qualquer um é um bom gestor, é sinal que o mercado mexe.

    O bom gestor vê-se na adversidade... pois é, isto de andar a reboque é uma chatice, não é Granadeiro ????

    Um tipo que foi apanhado desprevenido com o veto do governo, não está no lugar certo, pois não Granadeiro ???

     
  • At 26 julho, 2010 17:55, Anonymous vts said…

    Tudo o que foi realizado ate agora por esses senhores foi feito às três pancadas e nada de concretizou. Mesmo que a venda da vivo se efective, não nos esquecemos das trapalhadas feitas pelo sr. Granadeiro e pelo sr. Bava ao longo destes tempos ao comando da PT. O rumo que as negociações tomaram foi descabido e já se estava à espera de um desfecho assim. foram super ambiciosos, mas ão souberam gerir a ambição, muito menos souberam lidar com ela. Agora estamos na situação que estamos e melhorias.... julgo que só depois de uma nova administração tomar posse.

     
  • At 26 julho, 2010 18:02, Anonymous Anónimo said…

    Afinal o Luis Ferreira sempre se vai candidatar.

     
  • At 26 julho, 2010 18:10, Anonymous MRG said…

    A estratégia de vender os 50% da Brasilcel (ou seja, 30% da Vivo) para investir numa participação importante na Oi seria uma estratégia inteligente e coerente, se tivesse sido executada há 3 ou 4 anos atrás. Nessa altura a Oi era uma empresa bastante menor do que é hoje e a iniciar um processo de forte expansão com foco no mercado do estado de São Paulo, o maior do Brasil (e aquele no qual a PT tem experiência desde os tempos da Telesp Celular).

    Infelizmente o tempo ótimo para essa operação passou e a entrada na Oi é hoje uma possibilidade remota para a PT. A Oi praticamente não precisa da PT para nada, pelas seguintes razões:

    - escala: muitos enganam-se ao considerar a Oi uma empresa menor que a Vivo; na verdade a Oi com as suas operações de telefonia fixa constitui a maior empresa brasileira de telecomunicações, com uma dimensão muito superior à própria PT e maior inclusive que a hipotética futura empresa que resultar da fusão da Vivo com a Telefonica brasileira; embora a Oi seja apenas a 4ª colocada no mercado móvel, não se deve esquecer que ela passou de 0 a quase 40 milhões de clientes em apenas 8 anos

    - capital: parte substancial do capital da Oi está em mãos do BNDES (banco estatual de apoio ao desenvolvimento) e fundos de pensão de grandes empresas estatais; esses acionistas dispõe de uma enorme capacidade financeira e os 7,5 mil milhões de euros que a Telefonica propõe-se a pagar pela participação da PT na Vivo não os impressionam minimamente; em resumo, a Oi não tem nenhuma dificuldade em financiar-se, seja no Brasil ou no estrangeiro

    - gestão: a qualidade da gestão na Oi, como nas maiores empresas brasileiras, está alguns furos acima do que se pratica na PT e outras empresas portuguesas; o modelo seguido na gestão no Brasil é o americano, e isso reflete-se no nível de exigência praticado

    - marketing: a estratégia de comunicação da Oi é um "case study" no setor de telcomunicações no Brasil, sendo reconhecidamente melhor que a da Vivo, por exemplo; os Gatos Fedorentos são geniais, mas não são suficiente atrativos para justificar uma fusão com a PT ...:)

    - tecnologia e inovação: não há grande diferença entre o portfolio de produtos da Oi e a PT; a única área em que a PT detém efectivamente uma vantagem tecnológica será o acesso ADSL, em relação ao qual não estão ainda disponíveis no Brasil nem a fibra ótica nem um produto equivalente ao MEO

    Pelas razões acima, creio que o máximo que a PT poderá almejar na Oi será:

    a) obter uma participação de 10 ou 15% no capital, puramente financeira e sem influência na gestão

    b) estabelecer joint-ventures para entrada em mercados em vias de desenvolvimento, poia a Oi buscará fatalmente expandir-se para mercados fora do Brasil e a PT.

     
  • At 26 julho, 2010 18:56, Blogger Zé do Barreiro said…

    MRG e demais anteriores anónimos,

    Mais umas pequenas achegas, considerando os v/ comentários ( de e se a PT investir na OI ):

    1. A PT vai colocar uma pipa de massa na OI (que bem falta lhe faz porque está com uma dívida colossal )

    2. A PT vai colocar na OI todos os seus préstimos em termos de gestão que são muitos ( que bem falta lhe fazem porque a empresa é mal gerida tendo nos últimos anos praticamente só tem apresentado prejuízos )

    3. A PT vai colocar na OI todo o seu know - how tecnológico e de engenharia que é destacável/louvavel ( que bem falta lhe faz porque a empresa é tecnologicamente muito arcaica e terceiro mundista ).

    Mas o poder político brasileiro já assegurou que nunca permitira à PT ter o controlo da empresa, porque... são estrangeiros !

    Que grande negócio … sem dúvida, mas para a OI. Quanto esta empresa passar a ser competitiva e sair do “buraco”, os brasileiros encarregar-se-ão de correr com a PT, repetindo o historial da Telefónica na Vivo.

    Que estranho mundo da finança é este, que não consegue aprender com os erros !

    Por agora é só.

    ( Mas porque diabo o “assunto” não ficou resolvido com o encaixe de 7,15 – ou 7,50 - Mil Milhões de Euros oferecidos pela Telefónica no dia 30 de Junho – ou no caso dos 7,50 Mil Milhões – no dia 16 de Julho ? Estas coisas da alta finança são mesmo muito estranhas e esquisitas … )

    Zé.

     
  • At 26 julho, 2010 19:06, Blogger Zé do Barreiro said…

    Anónimo de 26 Julho, 2010 18:02,

    Olhe meu caro esse é um assunto que não me interessa minimamente.

    Estou noutra conforme certamente reparou pelos temas deste Post e dos dois Posts anteriores.

    Todavia informo-o - já que estou/estamos com a " mão na massa" - que há muito que decidi e escolhi a quem irei dar o meu voto e apoiar com " unhas e dentes" o camarada que será, com toda a certeza o próximo Presidente da Federação do PS de Setúbal.

    Deu para perceber ?

    Cordiais cumprimentos,

    Zé.

     
  • At 28 julho, 2010 18:19, Blogger Zé do Barreiro said…

    ULTIMA HORA

    “ PT só entra na Oi depois de receber tudo da Telefónica”

    “Zeinal Bava garantiu hoje que a PT só entrará na operadora Oi depois de receber os 7,5 mil milhões de euros da Telefónica pela posição na Vivo.

    "A PT só entra na Oi depois de receber tudo da Telefónica", adiantou hoje o presidente da Portugal Telecom na conferência desta tarde.

    Zeinal Bava acrescentou que possivelmente será no primeiro trimestre de 2011.

    O presidente da PT informou também que "ainda não decidiram o que fazer com os 3,8 mil milhões de euros que sobram da Vivo", mas adiantou que "será em linha com as práticas do passado". Fim da informação


    Ah; ah; ah; ah; ah

    Esta novela dá-me uma vontade de rir do Catano ( concretamente o seu final ) …

    Agora mais a sério:

    E o que ira acontecer ao Presidente da Mesa da A.G. da PT ?

    Nada. Rigorosamente nada.

    Porque apenas obedeceu/cumpriu religiosamente as instruções que recebeu do Governo.

    E as reclamações de indemnizações a receber pelos accionistas devido a todas estas trapalhadas ?

    Já não valerá a pena.

    Será que não valerá a pena mesmo reclamar indemnizações ? Vamos ver, vamos ver.

    “Cheira-me” que, sobre este assunto, uma nova novela irá ter o seu inicio e muito brevemente.

    Posto isto, damos todo este romance/novela/comédia trágico – cómica ( mais trágica do que cómica ) por terminada neste Blog.

    Até à próxima cena protagonizada agora, eventualmente, pela PT – OI ,

    Zé.

     
  • At 29 julho, 2010 10:05, Anonymous Anónimo said…

    Ó Zé não dês ainda esta assunto por terminado sem que sejam dadas respostas às seguintes questões apresentadas seguidamente.

    Ufanos como o caraças, os “bossesitos” da PT, Granadeiro e Bava, vieram, em conferência de imprensa, jurar a pés juntos que fizeram um extraordinário negócio, quando venderam a participação na Vivo e adquiriram na Ôi !

    Em defesa desta peregrina tese, acrescentam que a Ôi tem um mercado potencial muito mais alargado e, portanto, com muito maiores virtualidades do que a Vivo !

    Assim sendo, várias perguntas se impõem:

    1ª pergunta:
    Significa isso que tendo a PT na Vivo e não na Ôi, vocês estavam a prejudicar a PT?

    2ª pergunta:
    Significa isso que os gajos da Telefónica são burros chapados, por quererem a Vivo e não a Ôi?

    3ª pergunta:
    Vocês são idiotas e trapaceiros ou pensam que os idiotas somos nós?

    Ôi, respondam lá, tá?

    E a vergonhita na carita, hã?

    A resposta dada ontem por Granadeiro à pergunta sobre se o Governo estava a par do negócio agora concluído com a compra pela PT de participação na “Oi”:

    - Obviamente que sim! Sendo o Governo um accionista de referência da PT, tinha que estar a par do negócio, como esteve sempre.

    E, no entanto, no negócio para a compra da TVI, segundo o que o mesmo e outros de igual têmpera declararam perante as Comissões de Ética e de Inquérito Parlamentar, já não estava, porque ele e os tais entendiam que não devia estar...

    Então e a vergonhita que é indispensável que se veja na carita, em quem se arroga de ter um mínimo de idoneidade moral, onde é que ela está, hã?


    Aguardam-se as necessárias respostas dos teus Leitores.

     
  • At 29 julho, 2010 15:51, Anonymous Anónimo said…

    O “excelentee” negócios celebrados ontem entre a PT e a Telefónica e a PT e a OI/Telemar eram afinal os mesmos que há quinze dias foram classificado como ruinosos.

    Lula da Silva já veio a público garantir que a OI continua 'brasileira da Silva', lembrando que a PT não tem o controlo desta operadora como acontecia antes com a Vivo. Mas isso são detalhes que não interessam ao grande público e todos saberão tirar partido da situação.

    Falta perguntar ao governo se tenciona criar golden shares nas neo-liberais privatizações que anunciou ontem.

     
  • At 29 julho, 2010 16:48, Anonymous Anónimo said…

    Sobre a questão das eventuais indemnizações que o Zé fala num comentário anterior aqui está alguma coisa que poderá suportar legalmente essa matéria.

    Desde os mais pequenos accionistas da PT até a pesos-pesados como o BES, todos os que se sentirem lesados (pela utilização da golden-share) podem interpor um processo ao Estado, refere o Diário de Notícias.
    Se continuar a utilizar os direitos especiais (golden share), o Estado pode vir a ser processado pelos accionistas ou por qualquer outra entidade que se considere lesada pelo uso dos direitos especiais na PT, segundo hipótese que é admitida pelo advogado José Miguel Júdice.
    Citado no artigo, o advogado explica que "se houver uma entidade que se sinta prejudicada pela aplicação de uma norma que é ilegal tem o direito de pedir indemnização por responsabilidade extracontratual e tem três anos para o fazer".
    Também a PT pode vir a ser responsabilizada. Segundo José Miguel Júdice, "o conselho de administração da PT, que tem poder para decidir sobre o negócio [de venda da Vivo], corre também o risco de ser processado por entidades que se sintam lesadas". Ou seja, se forem utilizadas determinadas "estratégias de empresa" é possível que a administração da empresa seja responsável por continuar manter uma decisão - de não vender a Vivo - que assenta na ilegalidade.

     
  • At 29 julho, 2010 18:23, Anonymous Anónimo said…

    O que eles não disseram é que a PT só vai receber o dinheiro em 2011.

    Negócios à portuguesa.

     
  • At 29 julho, 2010 18:52, Anonymous Anónimo said…

    Acresce-se e reforça-se a informação do comentário do anónimo das 16:48 em que a Associação Portuguesa de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais (ATM) e a Associação Espanhola de Accionistas Minoritários de Empresas Cotadas (Aemec) apresentaram uma queixa ao Provedor de Justiça português contra o governo de Sócrates pelo veto no negócio da posição da PT na Vivo à Telefónica.

    A notícia está a ser avançada pela Europa Press», que cita o presidente da Aemec, Ángel Fernández Albor. Segundo o responsável, o uso das acções douradas pelo Estado português foi «inconstitucional».

    Segundo a agência, que está a avançar com a notícia, as duas associações prevêem ainda apresentar uma acção contra o governo português por considerarem que a golden share é contrária à livre circulação de capitais.

    No caso de estas reivindicações serem aceites, os accionistas das duas operadoras poderão reclamar ao Estado português, individualmente, as correspondentes indemnizações pelos prejuízos decorrentes do uso da golden share por parte do Governo português.

     
  • At 30 julho, 2010 08:13, Blogger Zé do Barreiro said…

    Anónimo de 29 Julho, 2010 10:05,

    É como refere no final do seu comentário “Aguardam-se as necessárias respostas dos teus Leitores. “

    Pelo que, cá o Zé não irá responder às perguntas – MUITO PERTINENTES – que apresenta no seu texto.

    ( A menos que me “salte a mola” e, sem que se esteja à espera, bote aqui tudo o que penso sobre as perguntas que formulou. Será uma questão de aguardar. Nunca se sabe o que o imprevisível do Zé pode fazer … )


    Anónimos de 29 Julho, 2010 16:48 e de 29 Julho, 2010 18:52,

    Quanto ao tema “Indemnizações a pagar eventualmente aos Accionistas” não gostaria de tecer mais comentários, pelo menos para já.

    Alguns especialistas afirmam que, com a conclusão do negócio entre a PT e a Telefónica, já não fará sentido o pagamento de qq indemnizações devidas pelo facto do Governo ter usado a golden share indevidamente.

    Cá o Zé tem algumas informações – fidedignas e inequívocas – que contrariam completamente a tese anterior.

    Veremos.

    Mas, neste momento, não pretendo dizer nada mais sobre este assunto.


    Anónimo de 29 Julho, 2010 18:23,

    Penso que haverá no seu comentário alguma falta de informação e esclarecimento.

    O que se irá passar, na prática, é o seguinte:

    O valor total de 7,5 mil milhões de Euros, a pagar pela Telefónica, será distribuído do seguinte modo:

    - 4,5 mil milhões de Euros serão pagos na data da conclusão da transacção ( o mais tardar no prazo de 60 dias após o dia 29 de Julho ).

    - Mil milhões de Euros serão pagos em 30 de Dezembro de 2010.

    - 2 mil milhões de Euros serão pagos até 31 de Outubro de 2011.

    É muito diferente do que escreveu no seu comentário, não acha ?

    Cumprimentos aos quatro Leitores anónimos,

    Zé.

     
  • At 30 julho, 2010 10:03, Anonymous MRG said…

    Faz todo sentido o que o Zé do Barreiro afirma, quanto à possibilidade dos Accionistas da PT virem a reclamar uma indemnização à PT.

    Dois exemplos:
    . Se, conforme o que vem na informação do Anónimo de 29 Julho, 2010 16:48, se forem utilizadas determinadas "estratégias de empresa", a partir do dia 29 de Julho.
    Resta esperar para se saber quais serão essas "estratégias de empresa".
    Por exemplo, onde, quando e como vai aplicar os 3,8 mil milhões de euros “sobrantes” do negócio com a Telefónica.

    . Ou se o dividendo adicional – em 2011 – de 1,0 € por Acção, oferecido pela Telefónica em meados de Julho 2010, não for pago aos Accionistas.

     
  • At 01 agosto, 2010 11:53, Anonymous Anónimo said…

    Oh Zé! Para que é que você se mete a discutir economia se sabe que os chamados economistas com canudo também nada percebem do assunto. Se percebessem teriam previsto e avisado sobre a crise. E depois os seus conhecimentos são bebidos da comunicação social escrita ou falada. E vocè depois do que se tem passado não percebe que os artigos são escritos e forjados de acordo com interesses os mais diversos e as mais das vezes pouco dignos? Então você anda a ver passar os aviões? E não aprende nada?
    E agora que o negócio se consumou que tem a dizer de todo o seu palavreado e dos comentadores que se lhe seguiram? Se calhar o melhor é não dizer nada, meter a viola no saco e pior que tudo não aprender nada com o passado.

     
  • At 01 agosto, 2010 21:05, Anonymous Anónimo said…

    Carago, Zé, já viste quem são os apoiantes do VR?
    RC, SC, CP, EC, e comandita.

    O gajo já perdeu.

    Vai ganhar o Paulo porque tem os pesos pesados do PS nacional, todos a favor dele.

    O VR só fez m**rda. Desde os ricos deputados que meteu até ao facto de se recusar a apoiar o Alegre. Essas coisas pagam-se muito caras.

    Já estou farto de ver caras de burro à frente da Federação Distrital.

     
  • At 02 agosto, 2010 08:37, Blogger Zé do Barreiro said…

    Ultimo Anónimo,

    Como certamenta sabe, o tema deste Post é outro.

    Não irei dizer rigorosamente nada sobre as eleições para a Federação nos próximos dias.

    Mas não esperem pela demora. Quando começar a publicar Posts sobre essas eleições, garanto-vos que irá ser tudo a eito.

    Abro aqui um parêntesis só para dizer isto:

    ( Atenção, muita atenção com a candidatura do "desconhecido" Paulo Lopes. Vão haver coisas do ...catano no decorrer das pré campanha e campanha eleitoral. Ah vão, vão ).

    Saudações ao Anónimo,

    Zé.

    ( Irei, mais daqui a pouco, escrever qq coisa sobre o eloquente comentário do anónimo de 01 Agosto, 2010 11:53 )

     
  • At 02 agosto, 2010 13:47, Blogger Zé do Barreiro said…

    Anónimo de 01 Agosto, 2010 11:53,

    Tem razão. Nada percebo de Economia. E não só de Economia. De nada percebo, se quer que lhe diga.

    Acredite. Quanto mais avanço nesta vida, mais me convenço que nada sei.

    Contudo tenho grande interesse e desejo de aprender alguma coisa consigo. Quero mesmo !

    Assim responda-me a esta singela pergunta:

    É sabido que no dia 30 de Junho pp, a A.G. da PT aprovou, com uma votação de 73,9 % dos Accionistas presentes, a venda de 50% da Brasilcel à Telefónica, por 7,15 Mil Milhões de Euros.

    Se não fosse a utilização INDEVIDA da Golden Share, através das 500 Acções “douradas” que o Governo possui, o negócio concluía-se nessa data.

    Isto é, a administração PT teria à sua disposição, quase de imediato, 7,15 Mil Milhões de Euros para utilizar como melhor entendesse ( salvaguardando, obviamente, os interesses dos seus Accionistas ) por exemplo, na redução da sua avultada Divida Líquida e no investimento noutra ou noutras Empresas no Brasil ou não.

    TINHA À SUA DISPOSIÇÃO – QUASE DE IMEDIATO – 7,15 MIL MILHÕES DE EUROS PARA, PE, INVESTIR ONDE E QUANDO BEM ENTENDESSE ( salvaguardando, obviamente, os interesses dos seus Accionistas ).


    Ora, com o protelamento do negócio por mais 30 dias – por responsabilidade exclusiva do Governo – o que foi que aconteceu ?

    Digo-lhe já.

    O valor total de 7,5 mil milhões de Euros, a pagar pela Telefónica, será distribuído do seguinte modo:

    - 4,5 mil milhões de Euros serão pagos na data da conclusão da transacção ( o mais tardar no prazo de 60 dias após o dia 28 de Julho ).

    - Mil milhões de Euros serão pagos em 30 de Dezembro de 2010.

    - 2 mil milhões de Euros serão pagos até 31 de Outubro de 2011.

    Sabe-se que a PT só irá poder avançar completamente com a entrada de capital na OI – e não quero, agora, apresentar aqui as diferenças e as semelhanças entre a OI e a VIVO, por não ser a ocasião certa - a PT só irá poder avançar completamente com a entrada de capital na OI, dizia, no primeiro trimestre de 2011.


    Ora, diga-me lá o que o eloquente, sabedor, airoso e inteligente anónimo pensa sobre tudo o que lhe apresentei, em concreto, se foi melhor para os Accionistas e para a PT concretizar o negócio em 29 de Julho ou em 30 de Junho de 2010.

    Aguardo com legitima expectativa e ansiedade a sua ponderada e esclarecedora resposta.

    Só para que cá o Zé possa, finalmente, aprender alguma coisa com alguém tão, digamos, “expert” em assuntos económicos-financeiros.

    Creia, fico mesmo “em pulgas” para conhecer a sua respeitável e sapiente opinião.

    Cumprimentos,

    Zé.

     
  • At 03 agosto, 2010 11:38, Blogger Zé do Barreiro said…

    Parece que o eminente, sapiente e eloquente Economista perdeu o pio.

    Vá lá, apresente aqui os seus brilhantes e deslumbrantes dotes e conhecimentos.

    Não se acanhe.

    Ou estará, ainda a documentar-se ?

    Ou serão apenas dotes e conhecimentos do deita abaixismo ? ( Lá isso, reconheço-o, o meu caro é um autentico guru … )

    Zé.

     
  • At 04 agosto, 2010 05:51, Anonymous Anónimo said…

    Mas ó Zé então não apoia o seu grande "guru" (a conclusão é minha depois dos mais rasgados elogios que aqui teceu) AR em mais uma incursão ao seu jeito de "vale tudo" agora coligado com seu(dele) arqui-inimigo LF?

     
  • At 04 agosto, 2010 10:04, Blogger Zé do Barreiro said…

    Ultimo Anónimo,

    Não misture as coisas, isto é, não misture assuntos sérios - como aquele que se está a tratar no tema deste Post - com assuntos como aquele que está a tentar insinuar, que quanto a mim, neste momento, são de terceira e quarta importancia.

    Mas que, a seu tempo, cá o Zé abordará com "todos os matadouros".

    Espere e aguarde.

    Acrescento que quanto aos nomes - iniciais - que refere, bem quanto às eleições para a Federação, cá o Zé está noutra. Há muito, muito tempo ...

    Passe bem,

    Ze.

     
  • At 04 agosto, 2010 17:39, Anonymous Anónimo said…

    O Sousa Pereira publicou no Rostos todos os comentários a "malhar" na candidatura do Luis Ferreira.

    Na do Vítor Ramalho, nem pó. Estranhamente, não há comentários.

    Muita gente enviou comentários, mas ele não publicou.
    Cá para mim também se está a bater ao tacho.

    Viva esta democracia barreirense!

    É destes OCS isentos, que a malta precisa.

     
  • At 04 agosto, 2010 19:20, Anonymous Anónimo said…

    Alguém sabe quem é que anda a mandar aos militantes do PS Barreiro, cartas de um Sindicato, a convidar a malta a votar em determinada candidatura?

    Como é que um sindicato tem acesso à base de dados do Partido?

    Vou exigir explicações.

    Isto brada aos céus!

     
  • At 04 agosto, 2010 19:27, Blogger Zé do Barreiro said…

    Pois, pois.

    Vamos a ver quando sair a divulgação oficial da candidatura que cá o Zé apoia qual será o procedimento do cavalheiro ...

    Uma coisa todos poderão estar bem certos: Será divulgada nos maiores Blogues do Distrito. Aqueles com maior representatividade e com o maior nº de Leitores da blogosfera.

    Palavra do Zé.

    Mas se o Rostos quiser ser independente e isento com todas as candidaturas, todos ficaremos satisfeitos.

    Se isso não acontecer, será um problema exclusivamente do seu Director.

    Zé.

     
  • At 04 agosto, 2010 21:34, Anonymous Anónimo said…

    Ó Zé, tu não me digas que também estás por detrás das cartas do sindicato e sabes quem as enviou.

    Mau, mau, Maria!

     
  • At 05 agosto, 2010 10:06, Blogger Zé do Barreiro said…

    Não estou por detrás de quem enviou as cartas do SINDETELCO.

    Mas sei perfeitamente quem as enviou.

    CONHEÇO-OS A TODOS !

    É uma requintada vergonha.

    Concordo totalmente com o anónimo de 04 Agosto, 2010 19:20.

    TEM DE SE ESCLARECER MUITO BEM ESTA SITUAÇÃO E PROCEDER EM CONFORMIDADE COM OS SEUS RESPONSÁVEIS.

    Esse procedimento é muito grave.

    ( Já agora o que é que o distinto presidente da Federação terá a comentar sobre este caso ? Será que vai emitir um dos seus habituais Comunicados/Declaração relativamente a este assunto ? )

     
  • At 05 agosto, 2010 17:11, Anonymous Anónimo said…

    O LF e o VR não têm qualquer hipótese.
    O Arquitecto Paulo é um gajo às direitas. Não é carneiro como os outros dois, nem fomenta lutas internas para ficar sozinho na mó de cima.
    Quando foi de fecharem as urgências pediátricas nocturnas, o Paulo foi o primeiro a manifestar-se contra, enquanto que o VR apoiou o fecho e o LF nem se manifestou sequer.
    Depois, ligados ao VR estão os cromos todos do PSB (os apoios dele, que constam no site de campanha, são no mínimo risíveis), que já deram provas de serem os maiores incompetentes de que há memória.
    CP, EC, RC, SC, ahahahahahahahahahahahaha, é de rir.

    O Paulo é a garantia de mudança para melhor e de os deputados por Setúbal serem escolhidos de entre pessoas com alta qualificação técnica e académica.
    Com ele acaba-se o amiguismo e o favorecimento dos lobbies dos lábios provocadores e das mamas grandes.
    Ao não apoiar Manuel Alegre, o VR está a desafiar a estrutura nacional do partido e a originar que, mais uma vez, Setúbal e o Barreiro fiquem na cauda das intenções de contribuir para que o PS volte a ser um grande e credível partido na Península de Setúbal.

    Vamos votar no Arquitecto Paulo, para bem do PS, para bem de todos nós.

    VR, LF e apoiantes, dediquem-se à pesca.

     
  • At 05 agosto, 2010 18:16, Anonymous Anónimo said…

    Entregaram-me há dias uma carta desse sindicato. Mas k'é esta m**rda?
    Quem é que deu os meus dados pessoais?
    Não pertenço a esse sindicato nem conheço ninguém que seja membro de lá.

    Vou meter-lhes um processo porque quero saber quem é que deu os meus dados que eu escrevi na ficha quando me filiei há 8 anos no PSB.
    Eu mudei de casa há 2 meses e a carta foi para a antiga morada que constava na ficha.

    Vou apurar isto muito bem apurado porque se alguém anda a retirar dados de um ficheiro que devia ser reservado, isso é CRIME.

    Os gajos que se cuidem comigo. Não vou admitir isto de jeito nenhum.

    Agradecia que quem estiver nas minhas circunstâncias faça o mesmo.

    Pensam que são donos de tudo?

    Vai sair-lhes o tiro pela culatra.

     
  • At 05 agosto, 2010 19:57, Blogger Zé do Barreiro said…

    Bom lá terei de fazer um Post com um novo tema ...

    Os nossos estimados Leitores ( e Camaradas ) assim o exigiram .

    E cá o Zé não os pode defraudar, né verdade ?

     
  • At 05 agosto, 2010 20:13, Anonymous Anónimo said…

    Se é verdade essa do Sindicato, é no mínimo escandaloso.

    Não há ninguém que averigue isto?

     
  • At 06 agosto, 2010 08:26, Blogger Zé do Barreiro said…

    Eu diria mais: O QUE É QUE OS ASSOCIADOS DESSE SINDICATO TERÃO A DIZER SOBRE O ASSUNTO !

    ( Vamos, ainda hoje, abrir um Post exclusivamente abordando este tema ).

    Zé.

     
  • At 12 agosto, 2010 00:23, Blogger A Reguengos said…

    Apesar de tardio, gostaria de deixar os meus comentários a esta questão:
    1. Todos os accionistas da PT sabiam desde logo que existia uma golden share, ou seja, eram conhecedores á partida das regras do jogo. Estejamos ou não de acordo com elas (não é essa a questão).
    2. Toda a gente criticou a utilização da golden share na AG da PT, situação que na altura ira capitalizar a PT mas terminar a sua operação num mercado tão apetecível como o Brasil.
    3. A concretização posterior deste negócio, permitiu um maior encaixe por parte da PT, bem como "ganhar tempo" para permitir as negociações com a OI.
    4. Além dos mais, a entrada da PT na OI irá viabilizar num futuro que se crê ser próximo uma quota superior no mercado das comunicações brasileiro, já que esta actua não só nas comunicações móveis (como a Vivo), mas também na rede fixa e na banda larga, produtos onde a PT detém já um vasto know-how.
    Pelo acima exposto, creio que não só foi bem utilizada a golden share como foi feito um bom negócio.

     
  • At 12 agosto, 2010 08:19, Blogger Zé do Barreiro said…

    António Reguengos,

    É muito bem-vindo de novo a este Espaço.

    Sei que é uma pessoa educada e respeitadora não só das ideias e opiniões das outras pessoas, como inclusivamente respeita e considera as pessoas - seres humanos - em geral.

    Cá o Zé sabe perfeita e convictamente isso.

    ( é por isso que, sem qq relutância, publicámos de imediato o seu comentário, ao contrário de dois comentários execráveis que aqui não têm cabimento nem cobertura, a menos que o "comentador (a)" arrepie caminho e reformule a redacção dos seus comentários. Não acontecendo, não há qq hipótese de publicação ).

    Posto isto, pedia o favor ao António Reguengos que, conforme o seu tempo, disponibilidade e paciência, pudesse comentar o seguinte texto que já utilizei para que outro Leitor o pudesse comentar, porém sem sucesso.

    Mas comente mesmo o texto todo.

    É assim:

    É sabido que no dia 30 de Junho pp, a A.G. da PT aprovou, com uma votação de 73,9 % dos Accionistas presentes, a venda de 50% da Brasilcel à Telefónica, por 7,15 Mil Milhões de Euros.

    Se não fosse a utilização INDEVIDA da Golden Share, através das 500 Acções “douradas” que o Governo possui, o negócio concluía-se nessa data.

    Isto é, a administração PT teria à sua disposição, quase de imediato, 7,15 Mil Milhões de Euros para utilizar como melhor entendesse ( salvaguardando, obviamente, os interesses dos seus Accionistas ) por exemplo, na redução da sua avultada Divida Líquida e no investimento noutra ou noutras Empresas no Brasil ou não.

    TINHA À SUA DISPOSIÇÃO – QUASE DE IMEDIATO – 7,15 MIL MILHÕES DE EUROS PARA, PE, INVESTIR ONDE E QUANDO BEM ENTENDESSE ( salvaguardando, obviamente, os interesses dos seus Accionistas ).

    Ora, com o protelamento do negócio por mais 30 dias – por responsabilidade exclusiva do Governo – o que foi que aconteceu ?

    Digo-lhe já.

    O valor total de 7,5 mil milhões de Euros, a pagar pela Telefónica, será distribuído do seguinte modo:

    - 4,5 mil milhões de Euros serão pagos na data da conclusão da transacção ( o mais tardar no prazo de 60 dias após o dia 28 de Julho ).

    - Mil milhões de Euros serão pagos em 30 de Dezembro de 2010.

    - 2 mil milhões de Euros serão pagos até 31 de Outubro de 2011.

    Sabe-se que a PT só irá poder avançar completamente com a entrada de capital na OI – e não quero, agora, apresentar aqui as diferenças e as semelhanças entre a OI e a VIVO, por não ser a ocasião certa - a PT só irá poder avançar completamente com a entrada de capital na OI, dizia, no primeiro trimestre de 2011.

    O que será que o António Reguengos pensa sobre tudo o que lhe apresentei, em concreto, se foi melhor para os Accionistas e para a PT concretizar o negócio em 29 de Julho ou em 30 de Junho de 2010.

    Um bom dia para si.

    Zé.

     
  • At 16 agosto, 2010 11:07, Blogger A Reguengos said…

    Caro Zé,

    Para mim a questão fundamental é que os accionistas da PT sabem da existência da "golden share", ou seja, desde a privatização da PT que a dita "golden share" existe. Sabem, ou deviam saber, perfeitamente que as ditas 500 acções com direitos preferenciais existiam.
    "Ah, mas estavamos convictos que o Estado não as usaria...", dizem agora alguns! Nada mais de errado...
    As regras eram muito claras e quem comprou acções da PT teria claramente que jogar com elas...

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter