A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

domingo, maio 16, 2010

SERÁ DESTA FORMA ( com repetitivos “tiros nos pés” ) QUE A NOVA DIRECÇÃO DA CPC DO PS BARREIRO CONSEGUIRÁ LEVAR O PARTIDO A BOM PORTO ?

( A morte de Sócrates - ( O Filósofo, bem entendido )

Meus Amigos,

Ponto prévio: Pretendo deixar muito claro que sempre fui um Militante extremamente critico no interior do meu partido, quer a nível local, quer a nível nacional. Mesmo pertencendo, como membro activo, à Comissão Política Concelhia do Barreiro, nunca me calei. Muitos dos Posts que fazem parte deste Blog – a caminho de 5 anos – poderão atestar da veracidade do que afirmo.

Foram muitos os que me criticaram e que discordaram de muitas opiniões e posições que defendi e que não eram conformes com a “nomenclatura” vigente.

Alguns/algumas dessas pessoas fazem parte da actual CPC do PS do Barreiro, e mesmo do actual Secretariado da MAP.

Daí a minha estranheza com o conteúdo do Comunicado/Moção tornado publico em 11 de Maio pp, no Rostos, da responsabilidade da actual Direcção da CPC/PS/Barreiro. ( ver
http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=23670&mostra=2&seccao=bastidores&titulo= ).

Então, agora, como que por um golpe de mágica, passaram a existir outros elementos críticos do partido – DIRIGENTES CONCELHIOS ! - para além do Zé ?

A que tal se deve ? Essa atitude, agora, como diz o outro, não trará “água no bico” ?

Ataque ao poder na Distrital ? Eventual colagem a António Costa ? Ou a António José Seguro ?

Abandono táctico, estratégico e cientifico a Sócrates ?

Agora Sócrates já não interessa ? A teta está a secar ou a acabar ?

Muitos já estão a ver as suas vidas, a curto/médio prazo, “a andar para trás” ?

Porquê, agora, as criticas a Sócrates e ao Governo no que respeita ao adiamento/ recalendarização da TTT, do NAL e do TGV do Poceirão para trás, devido ao facto de haver dificuldades nos financiamentos e estar em curso a protecção do Euro ?
Muitos Militantes Socialistas e muitos Barreirenses gostariam de ver respondidas todas estas questões.

Bom, continuemos com o “assunto”.

Com a devida referência e vénia ao Blog “DIÓGENES DO BARREIRO”, tomei a liberdade de transcrever estes elementos importantíssimos, redigidos pelo Diógenes num dos seus comentários no Post “ ONDE ESTÁ O PARTIDO SOCIALISTA ?”:

«“O projecto da Alta Velocidade nacional tem uma grande participação da banca internacional, ainda que a parte do financiamento reservada à banca comercial seja pequena. Com a elevada participação de fundos comunitários, do Banco Europeu de Investimento (BEI) e de verbas do Estado português, no caso do troço Poceirão-Caia (eixo Lisboa-Madrid) a banca comercial irá entrar apenas com 190 milhões de euros, de um total de cerca de 1,4 mil milhões de euros. O consórcio Elos, liderado pela Brisa e Soares da Costa, conta com bancos estrangeiros como o Santander ou o BNP Paribas, além dos portugueses CGD, BCP, BES e BPI. Será que o agrupamento já fechou o contrato financeiro? Será que já assinou o contrato com o Estado? Pois é…aqui estão as dúvidas, se não existem financiamentos…o governo tinha mesmo que ADIAR, PORQUE OS BANCOS NÃO TÊM DINHEIRO AGORA…”»

Não será necessário fazer qq comentário e/ou consideração sobre este tão elucidativo e esclarecedor texto.

No dia 12 de Maio pp, o Secretariado da Federação Distrital do PS de Setúbal, após ter reunido com os deputados eleitos pelo Partido no Distrito de Setúbal, tornou publico um Comunicado que, entre outras afirmações, destaca que

« Na sequência das decisões tomadas pelo governo e anunciadas ao país no dia 7 do corrente mês de Maio, a respeito dos projectos das grandes obras, que incluem o novo aeroporto e a terceira travessia sobre o Tejo, o secretariado da Federação reuniu no dia 12 pelas 21 horas com os deputados do PS eleitos pelo círculo de Setúbal, os presidentes de concelhias e membros da mesa da C.P.D.

Houve uma participação significativa dos presentes, tendo no final sido consensualizada a posição de que o que estava em causa era em exclusivo, quanto ao novo aeroporto e à terceira travessia a reponderação do calendário da execução desses empreendimentos e jamais a suspensão ou o abandono dos projectos em causa. Facto que deve ser claramente referido. Aliás a adjudicação de um troço de ligação ferroviária Poceirão / Caia é a garantia da execução inevitável da terceira travessia sobre o Tejo.

Por outro lado o quadro da situação dos países da zona euro, que justificaram uma resposta finalmente firme da U.E., com a criação de um fundo especial de emergência, e a adopção de uma maior articulação das politicas centrais dos vários países nela integrados bem como a inevitabilidade da aprovação de medidas restritivas em vários países, entre as quais as recentemente aprovadas por Portugal, dá - e bem - conta dos sérios constrangimentos financeiros existentes, com repercussão na carência de meios que afectam a programação inicial das grandes obras. Em circunstância alguma – repete-se – estas obras estão em causa.

Esta linha de orientação e o consenso estabelecido quanto à posição a assumir pelo PS foram aliás conformes à explicação que o Secretário-Geral do partido deu á Comissão Política Nacional no dia 13 e que mereceu amplo consenso e solidariedade sobre as medidas geris divulgadas, e também consensualizadas como líder do principal partido da oposição .» Fim da transcrição.

Este Comunicado, no meu entendimento, não poderia ser mais claro.

Então, o que é a Direcção da MAP pretende com a divulgação do seu comunicado/Moção, concretamente com as três acções que pretende realizar ?

Iremos dar as nossas respostas a cada acção em concreto.

Antes, ainda, diremos algo sobre a parte do documento que refere a Conferência de Imprensa.

Dizem/escrevem no comunicado/Moção que « Sem prejuízo de que a nossa posição sobre esta matéria venha a ser transmitida aos barreirenses através de uma conferencia de imprensa … »

Será um ultimatum ou ameaça ? Pelo menos dá a entender.

Quando será o dia, a hora e o local dessa Conferencia de Imprensa ?

Estou “em pulgas” para conhecer o conteúdo das declarações dos Dirigentes do PS do Barreiro sobre a matéria. O que é que irão dizer aos Barreirenses que eles não o saibam já ?

Agora as três acções:

«. Requerer ao Secretariado da Federação Distrital de Setúbal a marcação de uma reunião extraordinária da Comissão Política que tenha como ponto único da Ordem de Trabalhos a discussão dos grandes investimentos públicos previstos para a Península de Setúbal.»

Resultados ? Já está marcada essa Comissão Politica Distrital ? Quando é ?
No meu entendimento não vai haver nenhuma reunião, uma vez que o Secretariado da Federação já emitiu um comunicado sobre a matéria ( já referido acima ).

«. Solicitar ao Secretário-Geral do Partido Socialista a marcação de uma reunião urgente, com o Secretariado da Concelhia do Barreiro, para que se possa, finalmente, colocar um ponto final em todas as interrogações e dúvidas que agora se começaram a avolumar.»

Esta dá-me uma vontade rir do Catano.

Então, o Secretário Geral já marcou a reunião ?

Tem que se avisar os OCS com alguma antecedência, para estarem presentes em peso, a fim de cobrirem o acontecimento. Que será absolutamente ÚNICO !

O S.G. já prestou todos os esclarecimentos, que deveria prestar, ao Secretariado Nacional, à Comissão Politica Nacional e, penso, que também o irá fazer na Comissão Nacional de dia 29 de Maio próximo.

Tenho cá um pressentimento que o Secretariado da CPC do PS/Barreiro vai ficar a falar sozinho …

« . Reafirmar o nosso absoluto empenho na concretização da Terceira Travessia, contemplando as vertentes rodoferroviária, equipamento fundamental para o desenvolvimento do concelho da península e do país.»

Que tipo de empenho ? Será que a Direcção da MAP irá entrar com algum tipo de financiamento ? Será através da CGD ?

Abram os olhos e essas inteligências raras e entendam que NESTE MOMENTO NÃO HÁ DINHEIRO, NEM NOS BANCOS PRIVADOS, NEM NOS OUTROS para os necessários financiamentos. E que se tem de fortalecer o euro, moeda a que Portugal aderiu em 2001, estando, portanto, incluído nos Países da zona euro.

E assim sendo, o nosso “barco” terá de, obrigatoriamente, entrar nesta tormenta.

Perceberam ?

Tenham, todos uma excelente semana,

Zé do Barreiro.

89 Comments:

  • At 16 maio, 2010 23:58, Anonymous Anónimo said…

    Essa MAP e sus muchachos andam a sonhar com passarinhos verdes. Foi o próprio Sarkozy que alertou o Sócrates para a asneira de continuar com a ponte, o tgv e o aeroporto.
    Pessoal, já não estamos de tanga. Estamos todos nús em pelota e estamos pior que a Grécia e Espanha.
    Só pessoas com falta de juízo é que fazem comunicados como o que foi feito pela CPC do Barreiro.

    ESTAMOS SEM CHETA. Qualquer dia nem para um supositório temos dinheiro. É triste mas é verdade. E tudo graças aos ordenados escandalosos dos deputados, políticos e "gestores" que a única coisa que souberam fazer foi afundar Portugal.
    Mete dó!

    Acabem com essa me**da de comunicados. Parecem putos a brincar aos políticos.
    Caiam na real. Estamos todos na miséria graças à turrice do Sócrates que ignorou todos os sinais de catástrofe.
    Se ele fosse um homem de bem, já se tinha demitido e levado com ele a MAP e toda a CPC do Barreiro + os deputados do PS por Setúbal. Não estão lá a fazer nada.

     
  • At 17 maio, 2010 16:10, Anonymous Anónimo said…

    O grande problema não é o Socrates ir embora (já devia ter ido há muitos anos) é o problema que ele vai causar ao nosso PS. Quando voltaremos a ser crediveis? Onde os nossos militantes crediveis? O Sócrates, o Passos, o Portas, etc tiveram todos a mesma escola e o mesmo professor - PSD e Cavaco (eram da JSD). Então temos um militante/deputado que rouba microfones e ainda é aplaudido?

     
  • At 17 maio, 2010 16:31, Blogger Zé do Barreiro said…

    Meus Amigos,

    Notícia de ultima hora do Diário de Notícias online de hoje, pelas 15:00 horas:

    « O presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, reuniu hoje com o ministro das Obras Públicas, António Mendonça, e explicou que a ideia transmitida pelo Governo é que Terceira Travessia sobre o Tejo "é um processo para avançar".

    "Confirmo que a ideia transmitida é de retomar o processo e abrir um novo concurso. Não pode haver alta velocidade só até ao Poceirão sem a nova ponte e sem ponte não há novo aeroporto", referiu o edil em declarações à agência Lusa.

    Na reunião de hoje estiveram também presentes o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, e o secretário de Estado dos Transportes, Correia da Fonseca.

    Carlos Humberto, que também é o presidente da Junta Metropolitana de Lisboa, disse que foi explicado que foram razões de ordem financeira a estar na origem do adiamento do processo e da anulação do concurso, mas referiu que foi defendido que a Terceira Travessia rodo-ferroviária é indispensável para as questões da mobilidade e do ordenamento do território.

    "Toda a conversa foi no sentido de que é para avançar com o processo, apesar de não ter sido usada a expressão compromisso. Em relação ao prazo, o que se disse é que o Governo vai trabalhar para que seja lançado o novo concurso em seis meses", referiu.

    Carlos Humberto garantiu que vai continuar atento e a acompanhar o processo, pois a ponte só está garantida "quando começar a ser construída".

    "Nestas coisas sempre afirmei que é preciso estar atento e acompanhar, é o que tenho feito e vou continuar a fazer. Segundo o ministro e o secretário de estado este é um processo para avançar", concluiu.

    O secretário de Estado dos Transportes disse na sexta feira que o Governo vai anular o concurso para a terceira travessia sobre o Tejo, esperando lançar um novo concurso dentro de seis meses.

    O secretário de Estado Correia da Fonseca justificou a anulação do concurso com "a alteração das condições que existiam à data do concurso", de carácter técnico e financeiro, e adiantou que esta decisão vai permitir ao Estado aumentar a comparticipação comunitária no projecto da nova ponte.

    "Os fundos comunitários que estavam previstos para o projecto de alta velocidade Lisboa-Porto e Porto-Vigo iriam ser perdidos devido ao facto de ser adiado por dois anos. Para não perdermos [este dinheiro] vamos utilizá-lo na terceira travessia", explicou.

    DN de 17 de Maio 2010, pelas 15:00 horas » Fim da transcrição da notícia.

    Então, perante esta notícia de ultima hora, pergunta-se:

    1. A Conferência de Imprensa que a Direcção da MAP irá realizar para elucidar os Barreirenses, é quando ?

    2. Vão elucidar os Barreirenses de quê ?

    3. Não demorem muito tempo a marcar a C.I., SOB PENA DE CORREREM O RISCO DA TTT, O NAL E O TGV ENTRAREM EM FUNCIONAMENTO ANTES DA PROMETIDA Conferência de Imprensa …

    4. E a reunião com o S. G. do Partido Socialista ? Já lhe mandaram o fax a solicitá-la ?

    Meus Amigos, tudo isto – as decisões politicas da Direcção da MAP – é de chorar, não a rir, mas de chorar amargamente de vergonha !

    Pobre Partido Socialista do Barreiro a que pessoas estás entregue …

    Zé.

     
  • At 17 maio, 2010 21:36, Anonymous Maria do Carmo said…

    Caro Zé do Barreiro, aqui vai um desabafo.
    Diz o Rostos:
    17.5.2010 - 15:15
    De acordo com noticia da Lusa, o presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, reuniu hoje com o ministro das Obras Públicas, António Mendonça, e confirmou que o Governo transmitiu a confirmação que Terceira Travessia sobre o Tejo “é um processo para avançar”.
    “Confirmo que a ideia transmitida é de retomar o processo e abrir um novo concurso. Não pode haver alta velocidade só até ao Poceirão sem a nova ponte e sem ponte não há novo aeroporto” - salientou Carlos Humberto, em declarações à Lusa.
    Caso para nós dizermos:
    Isto é o nosso presidente da Câmara fez o PINO, depois de criticar (só por criticar) o adiamento da TTT e do TGV, agora já fala “ que a ideia…é retomar o processo…”
    Mas o que me dói mais, é ver o PS/BARREIRO a reboque, não agem…reagem, depois de tantas dúvidas, e perplexidades (então não temos gente do PS Barreiro bem colocada, junto ao poder que esclareça as dúvidas) antes de mandarem recados pela comunicação social?
    Algumas horas após o Carlos Humberto temos o PS a fazer também o PINO:
    Diz o Rostos:
    17.5.2010 - 20:04
    Eduardo Cabrita, deputado da Assembleia Municipal do Barreiro, referiu ao «Rostos» que em conferência de imprensa, realizada hoje, promovida pelo Partido Socialista do Barreiro, foi “reafirmada a importância que representa, para o Partido Socialista, a nível local e regional, o projecto rodo-ferroviário da Terceira Travessia do Tejo”.
    Eduardo Cabrita, sublinhou que na conferência de imprensa foi – “manifestada a nossa confiança à clarificação que foi feita, pela Direcção Nacional do Partido Socialista, quer por Vieira da Silva, numa reunião realizada, em Setúbal, quer na Comissão Politica Nacional, pelo Primeiro Ministro, José Sócrates, onde, garantiu, que este projecto terá alguma calendarização, mas que é para continuar, é um projecto prioritário, que avançará num prazo mais curto possível”.
    Só mais uma questão quantos militantes do PS foram avisados da conferência de imprensa? Não era para nada….já agora víamos quem é que faz bem o PINO.

     
  • At 17 maio, 2010 22:51, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caríssimos Leitores,

    Irei apresentar-vos uma nova maneira de fazer o pino ( aproveitando a “ideia” da Maria do Carmo ) neste circo da politica barreirense, em que há “artistas” que se prestam a tudo para emendar a mão e, por conseguinte, salvar a face, tudo realizado em tempo recorde ( em apenas 7 dias ! ):

    Eduardo Cabrita, em declarações, no dia 10 de Maio, ao Jornal i:

    « Em declarações ao i, na edição de ontem, o socialista Eduardo Cabrita afirmou que "pôr em causa a terceira travessia do Tejo" é ceder "aos interesses económicos da direita" e defendeu que qualquer mudança de rota governamental no capítulo dos investimentos públicos "terá que ser discutida internamente no partido porque põe em causa os elementos estruturais da eleição de Setembro". Para o deputado, "qualquer alteração ao PEC" implica uma discussão profunda no partido. »


    Eduardo Cabrita, hoje, Jornal de Notícias, pelas 15:30 horas:

    « O deputado do PS na Assembleia da República Eduardo Cabrita, eleito por Setúbal, afirmou hoje que a Terceira Travessia sobre o Tejo será rodoferroviária e que este é um processo que está apenas adiado.

    "Reunimos no distrito com o ministro Vieira da Silva para discutir esta dinâmica e o ministro reafirmou que o projecto terá a dilação de alguns meses mas que a Terceira Travessia sobre o Tejo teria que ser feita e rodoferroviária", disse Eduardo Cabrita em conferência de imprensa.

    O deputado, que é o líder do PS na assembleia municipal do Barreiro, referiu que o secretário geral do PS, José Sócrates, também defendeu que "os investimentos são para continuar" e que a nova ponte irá ser construída "com a máxima celeridade possível".

    Eduardo Cabrita defendeu que a adjudicação do troço Poceirão/Caia torna o processo da alta velocidade "irreversível" pois "seria ridículo ficar com meia alta velocidade". »


    O que levaria o EC a mudar de opinião tão rapidamente ?

    Este tipo de atitudes ficará, como sempre, no segredo dos deuses …

    Mas cá o Zé desconfia do que seja …

    Não estou com disposição, agora, para elaborar mais comentários.

    Apreciem, analisem e, depois, digam, aqui, qq coisa,

    Zé.


    ( PS: o que terão a dizer os Militantes do PS do Barreiro, os membros da actual CPC e, PRICIPALMENTE, os membros do Secretariado da CPC, da “Conferência de Imprensa” realizada hoje apenas com a presença da MAP e do EC , sem darem cavaco a rigorosamente ninguém ? A C.I. não era para ser realizada com os membros do Secretariado ou, pelo menos, com alguns deles, conforme afirmado no comunicado/Moção de 10 de Maio ultimo ? )

     
  • At 18 maio, 2010 10:52, Anonymous Anónimo said…

    Ó Zé analise bem quem são a maioria dos militantes do PS no Barreiro desde o 25 de Abril, veja de onde vieram, o que fizeram, e porque razão eles foram para o PS Barreiro e depois diga se há alguma admiração de serem o que são

     
  • At 18 maio, 2010 12:23, Anonymous Anónimo said…

    Amigo Zé,
    O Eduardo Cabrita precipitou-se e depois teve de recuar, senão …
    Pois é, os “corajosos” críticos do Partido Socialista do Barreiro e não só ( a Direcção da MAP também ) tiveram de meter a viola no saco e acatar as ordem “de cima”, devido ao facto de poderem ter problemas internos. É que, parece, o Sócrates aguentou-se, e bem, e não será tão depressa que os pseudo críticos lhe levarão a melhor, que é pretenderem ocupar o poder dentro do PS.
    Ainda terão muito que penar.
    Cordiais cumprimentos

     
  • At 18 maio, 2010 13:06, Anonymous Anónimo said…

    Despacho n.º 8364/2010. D.R. n.º 96, Série II de 2010-05-18

    Ministério das Finanças e da Administração Pública - Gabinete do Secretário de Estado do Tesouro e Finanças

    CONCESSÃO DA GARANTIA PESSOAL DO ESTADO no âmbito do empréstimo a contrair pela Elos - Ligações de Alta Velocidade, S. A., junto do Banco Europeu de Investimento

    (...)

    7 de Maio de 2010. — O Secretário de Estado do Tesouro e Finanças,
    Carlos Manuel Costa Pina.

    (...)



    http://dre.pt/pdf2sdip/2010/05/096000000/2694826948.pdf




    Declaração de Rectificação n.º 14/2010. D.R. n.º 96, Série I de 2010-05-18

    Presidência do Conselho de Ministros - Centro Jurídico

    Rectifica a Resolução do Conselho de Ministros n.º 34/2010, de 6 de Maio, que aprova a minuta do contrato de concessão do serviço público aeroportuário de apoio à aviação civil a celebrar entre o Estado Português e a ANA - Aeroportos de Portugal, S. A., publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 88, de 6 de Maio de 2010
    (...)
    33.2 — A Concessionária assegurará a entrada em funcionamento
    do NAL até 31 de Dezembro de 2017, de
    acordo com os termos previstos no anexo n.º 13, devendo
    assegurar as tarefas previstas no número anterior em conformidade
    com essa data.

    (…)

    a) Concedente: NAER — Novo Aeroporto, S. A., Rua
    de Sousa Martins 1, 5.º, 1050 -217 Lisboa;
    b) Concessionária: ANA — Aeroportos de Portugal,
    S. A., Edifício 120, Rua D, Aeroporto de Lisboa,
    1700 -008, Lisboa, Portugal, fax: (351) 218402940.

    (…)


    http://dre.pt/pdf1sdip/2010/05/09600/0168001695.pdf

     
  • At 19 maio, 2010 23:01, Anonymous Anónimo said…

    Num momento em que o PCP lança um movimento de ruas e uma moção de censura ao governo em apoio à manifestação que convocou através da CGTP.
    Numa altura em que PCP quer lançar a desconfiança dos mercados internacionais em relação à capacidade do governo para corrigir os desequilíbrios económicos, agravando a imagem de Portugal junto dos mercados e aumentar a desconfiança destes em relação à viabilidade da economia portuguesa.
    Numa altura que se prepara para acções que nada tem que ver com o interesse dos trabalhadores portugueses, pelo menos dos que estão empregados visto que a instabilidade significará mais, muito mais desemprego.
    Numa altura em que o PCP no Barreiro, se prepara para encher as ruas da cidade de cartazes contra o governo
    O que diz o PS do Barreiro?.....

     
  • At 20 maio, 2010 10:19, Blogger Zé do Barreiro said…

    « O que diz o PS do Barreiro?.....»

    Oh caro anónimo, isso é pergunta que se faça ?

    Não irão dizer rigorosamente nada.

    Vai ver.

    ( Aliás, como sabe, ainda estarão à espera que o S.G. do Partido Socialista marque a tão desejada reunião com a Direcção da MAP e que seja convocada uma Comissão Política Distrital extraordinária, conforme referido na Moção aprovada - ah, como gostaria de saber o resultado da votação dessa Moção ... alguém fará esse favor cá ao Zé ? - aprovada, dizia eu, na reunião da CPC de 10 de Maio ultimo. Portanto, penso, que só após a realização destes dois acontecimentos é que "os rapazes", eventualmente, dirão mais qq coisa. Mas é o que eu penso. Pois, como sabe, eu sou apenas o Zé ...)

    Esperemos todos ... muito bem sentadinhos.

    Zé.

     
  • At 25 maio, 2010 15:38, Anonymous Anónimo said…

    "Apesar de termos tido um ciclo eleitoral com três eleições e de estarmos à pouco mais de seis meses..." - In Texto "Censura ao PCP!", de Sofia Cabral, publicado hoje em "Setúbal na Rede".



    "Á esquerda do PS não se houve uma medida que contribua para..." - In Texto: "O Momento é de Concertação", de Eurídice Pereira, publicado também em "Setúbal na Rede".

    Comentário:

    "à pouco mais de seis meses"

    "Á esquerda do PS não se houve"

    Não há dúvida que este "pretuguês" deixa muito a desejar, vindo de quem deveria ter a obrigação de ser mais cuidado na escrita da língua portuguesa.
    Estas duas deputadas demonstram ter sérios problemas com os verbos "haver" e "ouvir".

    Não sei como há OCS que publicam cenas destas.

    Lamentável!

     
  • At 26 maio, 2010 09:47, Anonymous Anónimo said…

    Por acaso também li esses dois textos e é uma pena que o Setúbal na Rede não permita comments.
    Não é uma delas que se diz "historiadora"?
    Numa altura que tanto se defende a nossa língua, vê-la mal escrita por duas deputadas, é de bradar aos céus.

     
  • At 26 maio, 2010 09:50, Anonymous Anónimo said…

    ahahahahahahahahah
    E censura ela o PCP!

     
  • At 27 maio, 2010 08:18, Blogger Zé do Barreiro said…

    Então não é que parte do título deste Post - "Repetitivos tiros nos pés" - se aplica também nestes casos, como uma luva ?

    Ou estes erros no Português, dados por deputadas da Nação, não são autênticos e gravíssimos tiros nos pés ?

    Que estes simples comentários possam contribuir definitivamente para que elas se possam corrigir. Com muita urgência.

    Para o próprio bem delas - credibilidade e respeito dos seus eleitores, entre outras - e, consequetemente, do Partido Socialista.

    Um excelente dia para todos,

    Zé.

     
  • At 27 maio, 2010 10:04, Anonymous Anónimo said…

    Pelo menos deveriam pedir para o Setúbal na Rede corrigir esses erros de palmatória.
    Parece mal, duas deputadas licenciadas, darem esses pontapés na gramática.
    Já dizia o outro: "É o que os outros querem que tenhamos, alguém os pôs lá"

     
  • At 28 maio, 2010 09:54, Anonymous Anónimo said…

    As sondagens de hoje, referem que o PSD já vai à frente do PS em 16%, muito perto da maioria absoluta.

    Temos o que merecemos, com gajos como o Sócrates (ex PSD) e deputadas que não sabem escrever.

     
  • At 29 maio, 2010 23:02, Blogger Zé do Barreiro said…

    Sabem, caros Amigos, estou com grande expectativa de conhecer as decisões que se irão tomar na Comissão Nacional do Partido Socialista de amanhã no Altis.

    Por exemplo, qual o candidato presidencial que vamos apoiar …

    Por exemplo, a questão do adiamento das grandes obras publicas.

    ( Cá p´ra mim nem se irá falar mais nisso. Foram actos tomados e consumados pela MAIORIA do Secretariado Nacional – claro que, como se sabe, houve discordâncias dentro do órgão máximo de direcção do partido ! – e pelo Governo )

    O que é, então, que mais de 250 Dirigentes Nacionais do partido irão fazer à Comissão Nacional de amanhã ?

    Será, talvez, para um ultimo encontro entre alguns militantes que actualmente são membros do Governo, Directores Gerais, Administradores de Empresas, Funcionários Públicos de topo, Deputados, Governadores Civis, CCRs, ARSs e outros afins ?

    Alguém pode e sabe elucidar cá o ignorante do Zé ?

    Inté,

    Zé.

     
  • At 30 maio, 2010 22:53, Anonymous Anónimo said…

    E o Almeida Santos vai continuar quantos anos?
    E o Gajo da UGT que defende os trabalhadores à brava?
    Fora com estes falsos PS's

     
  • At 31 maio, 2010 21:35, Anonymous Anónimo said…

    De facto, neste momento a questão politica central para o Barreiro é o monumento "Á Familia Operária", pelo menos para o PSb que emite uma nota do Secretariado da Comissão Politica Concelhia. Não fosse triste ainda dava para rir, acho que existe um enorme desfazamento entre as reais preocupações do Barreiro e dos Barreirenses e as preocupações do PSb.
    antonio jacinto

     
  • At 31 maio, 2010 22:10, Blogger António Cabós Gonçalves said…

    Meu caro "Zé do Barreiro"

    Peço desculpa de me intrometer nesta discussão sobre a actividade do PS no Barreiro, para me referir a uma decisão recente do PS nacional, que, de todo, não consigo compreender.

    Como sabe, há cerca de um ano que deixei de ser militante de uma Organização a que, naturalmente, me sinto afectivamente ligado.

    Mesmo enquanto "independente" fui candidato suplente à Junta de Freguesia do Barreiro nas listas do PS.

    E quando me desfiliei pedi a minha inscrição como simpatizante registado, figura que consta dos Estatutos mas que, afinal, como tudo o resto é uma pequenina parte do "Portugal-faz-de-conta"...

    Todo este arrazoado serve, apenas, para dizer que, embora não sendo militante, me sinto no direito de tomar posição sobre decisões do PS, em matérias que entenda relevantes.

    É o caso da recente decisão de apoio ao candidato do Bloco de Esquerda, Sr. Manuel Alegre de Melo Duarte.

    Qual era a necessidade? As candidaturas presidenciais não são um acto de cidadania individual, independentes dos Partidos e mais abrangentes do que os eleitorados partidários?

    Tal candidatura serve para quê? Para averbar mais uma derrota? Para deixar mais à vista o saco de gatos interesseiros (à espreita da queda do outro...) em que a coisa se tornou?

    Não podiam deixar aos militantes esse poder de decisão único de escolher o mais alto Orgão de Soberania da hierarquia do Estado?

    Alguém está, de facto, a ver o bisneto da Baronesa da Recosta como Presidente da República? Não brinquem com o pagode!

    Eu estou convencido que a maioria dos Socialistas com memória, com livre-arbítrio e com consciência do real poder do voto, individual e secreto, votarão Fernando Nobre!

    Em nome da liberdade, em nome da cidadania, honrando o passado, vivendo no presente mas pensando no Futuro que Portugal merece. Um futuro diferente, livre desta gente...

    Zé, permita-me que lhe faça um apelo: Seja você, vote Fernando Nobre!

    E desculpe-me pela invasão, mas estou convicto que o faço em nome de uma boa causa.

     
  • At 31 maio, 2010 22:24, Blogger António Cabós Gonçalves said…

    Ah, é verdade, o "Poeta" que acabou com "O Século" e o "Jornal do Comércio" também é trineto do Visconde do Barreiro! Pode ser que isso lhe sirva para alguma coisa...

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Alegre

     
  • At 02 junho, 2010 11:51, Anonymous Anónimo said…

    E as declarações desse grande socialista chamado Valter Lemos? Gostaram? O desemprego está a diminuir. Esta se não fosse tão trágica era para rir.
    Será que este governo só tem aldrabões? Será que tem que se escrever isso no curriculo?
    Cada vez estou mais envergonhado de pertencer a este partido. Será que o meu PS ainda existe?
    Já agora uma opinião, ao roubarem no subsidio de desmprego poupam 50 milhões. A nossa missão no Afganistão, que nos diz muito, custa 100 milhões. Não seria de acabar com a missão?

     
  • At 02 junho, 2010 15:40, Anonymous Anónimo said…

    Agora é que eu entendi o motivo pelo qual vi A-Verdadeira, por três vezes, no almoço e nos jantares do Pateta Alegre, muito animada e no grupo de pesos-pesados do PS. O gajo, afinal, sendo bisneto da marquesa, também deve ser monárquico. Como este mundo é pequeno!

     
  • At 02 junho, 2010 22:01, Anonymous Anónimo said…

    O Mário Soares está contra o Manuel Alegre, porque queria que o PS apoiasse o filho, João Soares.
    O velho está xé-xé e não sabe o que diz.

    Fernando Nobre, é uma falácia. Se formos ver, a AMI é uma empresa familiar. Fernando Nobre é o Presidente, o irmão dele - vice-presidente, a mulher - tesoureira e os filhos secretários.

    Diz o velho ditado: "Não há almoços grátis".

    Se a Verdadeira apoia o Manuel Alegre, é um direito dela. Pelo menos fê-lo primeiro que muitos socialistas que deviam tê-lo apoiado já nas anteriores eleições e não o fizeram.
    Se não apoia, também é um direito dela. Não vejo que, lá por se estar num almoço ou num jantar deste ou daquele candidato, forçosamente tenha de se ser apoiante desse candidato.
    Pessoal do PSB também lá esteve e também muito animado.

     
  • At 02 junho, 2010 22:23, Anonymous Anónimo said…

    Vou enviar uma sugestão ao Sócrates, para ele reduzir o défice. De cada vez que os deputados, ministros e secretários de estado derem pontapés na gramática, como as duas deputadas aqui referidas, deverá ser-lhes descontado 10% dos vencimentos, acrescidos do castigo de escreverem cem vezes o erro dado.

     
  • At 04 junho, 2010 10:26, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caríssimo Anónimo de 02 Junho, 2010 22:01,

    Obviamente que tenho todo o respeito e simpatia pela obra da AMI.

    A sua importância e participação na Sociedade Portuguesa são indiscutíveis e inquestionáveis.

    Mas não misturemos as coisas.

    Faça o favor de me esclarecer – devido ao facto de cá o Zé não estar definitivamente dentro do assunto – se, de facto é verdade o que afirma de que “Fernando Nobre, é uma falácia. Se formos ver, a AMI é uma empresa familiar. Fernando Nobre é o Presidente, o irmão dele - vice-presidente, a mulher - tesoureira e os filhos secretários.”

    Gostaria mesmo de confirmar isso.

    Faz-me esse favor ?

    Antecipadamente agradecido,

    Zé.

     
  • At 04 junho, 2010 11:42, Anonymous Anónimo said…

    http://arrastao.org/sem-categoria/nobre-caderno-de-encargos-de-um-eleitor-oportunista/


    Para ler e meditar.
    Os comentários, também.

     
  • At 04 junho, 2010 14:32, Blogger Zé do Barreiro said…

    Muito agradecido ao ultimo Anónimo.

    No entanto continuo a aguardar a eventual resposta que solicitei ao Anónimo de 02 Junho, 2010 22:01 para, depois, escrever umas coisas ao meu Amigo António Cabós Gonçalves.

    Cumprimentos,

    Zé.

     
  • At 04 junho, 2010 14:36, Anonymous Anónimo said…

    Carago Zé!

    Nem parece seu!

    Na era das tecnologias... basta ir a:

    http://www.ami.org.pt/media/pdf/organograma.pdf

    Veja quantas e em que lugares vê o apelido Nobre. Fora aqueles que, sendo da "família" não o têm (o apelido).


    Naturalmente à AMI devem ser reconhecidos todos os méritos.

    Coisa diferente é o que está em causa. É que o Dr. F. Nobre disse coisas sobre políticas e políticos, oportunismo e blá blá do género que não deixam margem para que não se lhe apontado o dedo.

     
  • At 04 junho, 2010 14:47, Blogger Zé do Barreiro said…

    Esclarecidíssimo.

    Muito obrigado.

    Zé.

     
  • At 05 junho, 2010 20:41, Anonymous Anónimo said…

    http://www.youtube.com/watch?v=ZNxskfefo3w

    Esta rapariga é a vergonha do nosso PSB.
    Enquanto todos os outros deputados discursam "à capela", fluentemente, reparem que ela tem cábula, lê mal e mesmo assim engasga-se a falar.

     
  • At 05 junho, 2010 22:02, Anonymous Anónimo said…

    O grande sonho de Sá Carneiro: Uma maioria, um governo e um presidente. Sá Carneiro morreu e nunca conseguiu.
    Teve azar porque não conheceu Sócrates que está quase a proporcionar ao PPD/PSD esse sonho.
    Ganhar as eliçoes com maioria absoluta, ter o PP Coelho como 1º Ministro e Cavaco como Presidente.
    Grande Sócrates que consegues realizar para os laranjas os sonhos de Sá Carneiro.
    Mas isso para o PS não interessa o que interessa é combater o BE e o PCP.

     
  • At 05 junho, 2010 22:27, Blogger Zé do Barreiro said…

    Ultimo Anónimo,

    Bom, então se o meu caro não quer que isso aconteça, ou seja, o ppd/psd ficar com um Presidente, um Governo e uma Maioria, que tal apoiar e votar em Manuel Alegre para Presidente da República ?

    Isto numa primeira fase.

    Numa segunda fase, para a eleição da A.R. e, por consequência, do novo 1º Ministro, espero o seu apoio e respectivo voto em António José Seguro.

    Se se concretizarem estas duas premissas, cai totalmente por terra aquilo que o caro anónimo preconiza ( e que o Sá Carneiro já tinha preconizado em 1974/75 ).

    Aceita os desafios que lhe proponho ?

    Saudações fraternas,

    Zé.

     
  • At 06 junho, 2010 01:21, Anonymous Anónimo said…

    Ó Camarada de 05 Junho, 2010 20:41, parece mesmo uma regateira. Só a maneira como bate com as cábulas em cima da banca, diz tudo. Só lhe falta a mão na cinta.
    Meu rico PSB. Ao que chegámos..., com gentinha desta a representar-nos.

     
  • At 06 junho, 2010 12:44, Anonymous Anónimo said…

    Amigo Zé aceito o seu desafio. Mas teremos outra alternativa? António José SEguro sempre. Não queremos é ex(a começar no Sócrates) de outros partidos que estão a destruir o no Ps. Mas será que vamos a tempo de salvar o nosso partido?
    Onde estão os homens sérios do nosso PS?

     
  • At 06 junho, 2010 14:15, Anonymous Anónimo said…

    Tirem o som ao vídeo e reparem no ar agressivo da moça. Com dedinho em riste e tudo. Parece que está a dar "tau-tau" aos meninos.
    E reparem também no ar de gozo dos deputados.
    "Porreiro Pá!"

     
  • At 06 junho, 2010 15:40, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caríssimo Anónimo de 06 Junho, 2010 12:44,

    Creia que fiquei extremamente satisfeito com as suas palavras.

    Mas há uma coisa que não poderei assegurar. Nem ninguém poderá.

    O quê ? Perguntará ?

    Quando o meu caro diz que " ... António José SEguro sempre. Não queremos é ex (a começar no Sócrates) de outros partidos que estão a destruir o no Ps. Mas será que vamos a tempo de salvar o nosso partido?
    Onde estão os homens sérios do nosso PS?"

    É complicado, caríssimo, é muito complicado satisfazer o seu desejo.

    Olhe, quando no próprio PS Barreiro, no actual Secretariado da CPC ( vulgo 'Secretariado MAP' ) existe um elemento que já passou dos 70 anos e que foi um acérrimo activista - da linha mais stalinista e ortodoxa - do PCP, a coisa será muito difícil de inverter.

    Digo eu.

    Mas como deverá saber eu sou apenas o Zé.

    Podemos continuar,

    Zé.

     
  • At 10 junho, 2010 20:14, Anonymous Anónimo said…

    O que me dizem do fecho,à noite, da Pediatria do Hospital do Barreiro. A presiente da Camara do Montijo, eleita pelo PS, acha bem. Serás que todos os Socialistas do Barreiro e MOntijo acham bem?
    O que dizem da intervenção do deputado Cabrita na assembleia da republica a uma proposta do PCP? Parecia que estava na Assembleia Municipal parecia uma fera a atacar o PCP.
    Será que o Partido Socialista com tomadas de posição destas vai conseguir impor-se nesta zona?

     
  • At 10 junho, 2010 22:44, Blogger Zé do Barreiro said…

    Ultimo Anónimo,

    "Será que o Partido Socialista com tomadas de posição destas vai conseguir impor-se nesta zona?
    " - Escreveu no seu comentário.

    A minha resposta é não. Mas de maneira nenhuma !

    Deste modo NUNCA se conseguirá impor no Distrito e, concretamente, no Concelho do Barreiro.

    O meu caro lembra-se, por acaso, do titulo deste Post ?

    Pois é, "SERÁ DESTA FORMA ( com repetitivos “tiros nos pés” ) QUE A NOVA DIRECÇÃO DA CPC DO PS BARREIRO CONSEGUIRÁ LEVAR O PARTIDO A BOM PORTO ?".

    E já o redigi em 16 de Maio ultimo, portanto há quase um mês ...

    Os gajos não têm mesmo emenda. Mesmo emenda nenhuma.

    Responda, agora, se quiser, o meu amigo.

    Boas noites,

    Zé.

     
  • At 11 junho, 2010 12:13, Anonymous Anónimo said…

    Amigo Zé a sua opinião já nós sabemos por norma é correcta pois diz o que acha e diz pela sua cabeça.
    Eu gostava de saber era a opinião desses iluminados "Socialistas" Barreirense.
    Será que são da opinião da do MOntijo? Grande Partido Socialista quem te ajudou a destruir?

     
  • At 11 junho, 2010 15:11, Blogger Zé do Barreiro said…

    Meu caro,

    Mas acha que qq iluminado "Socialista" Barreirense irá dar qq resposta ou opinião sobre esse e outros assuntos semelhantes ?

    Existem "valores" que mais alto se levantam ...

    Há muitos interesses, neste momento, em causa para que alguém possa abrir o bico …

    Sei que o caríssimo Anónimo entendeu na perfeição o que quis dizer.

    Cumprimentos,

    Zé.

     
  • At 11 junho, 2010 16:52, Anonymous Anónimo said…

    Pois! Acho piada.

    O que é preciso é dizer aquilo que se espera que se diga!

    Impresionante o que todos se apressam a vir dizer aquilo que o "povinho" quer ouvir.

    Vocês sabem como funcionam os serviços de urgência em FRança, Alemanha e Holanda, por exemplo?

    Então verifiquem e verão que, embora sejam bem mais ricos que nós e muito mais produtivos, são muito mais racionais na utilização dos recursos públicos.

    Uns criticam o que fariam (senão pior) se estivessem no poder. Os que nunca estiveram e muito provavelmente nunca estarão (a não ser por golpe de estado - Deus nos livre), esses criticam sempre. Faz parte da encenação. Até porque é fácil: nunca terão que ser responsáveis por rigorosamente nada.

    Por essas e por outras é que este país está como está.

    Até parece que os recursos são infindáveis.

    Será assim que eles actuam na gestão dos seus recursos?

    Deve ser! Por isso vimos para aí muita gente sobreendividada; gente que acha que pode viver "ad eternum" acima das suas possibilidades.

    Haja paciência.

     
  • At 11 junho, 2010 17:41, Anonymous Anónimo said…

    Será que o acho piada é um daqueles iluminados que o Zé fala. Olhe que eu não sou a favor daqueles nunca estiveram no governo nem vão estar (só se for por golpe) mas olhe que aqueles quem têm estado no governo (e que voce defende) é que têm dado do país. E os outros há 30 anos que dizem que isto ia acontecer.
    Não me diga que o Sócrates e companhia são melhores.
    Quem está metido nas grandes vgarices não me diga que são eles. Eu não sou por eles mas que os admiro, admiro.

     
  • At 13 junho, 2010 00:33, Blogger Zé do Barreiro said…

    Meus Amigos,

    Apenas mais uma pequena achega ao encerramento temporário - há quem diga suspensão temporária, o que vai dar rigorosamente ao mesmo - das urgências pediátricas no período 15 de Junho a 15 de Setembro, das 00h às 09h.

    Alguns médicos pediatras de Setúbal, num sentimento de inegável profissionalismo, ética, muita indignação e elevado sentido de altruísmo, disponibilizaram-se para manterem as urgências de pediatria no Hospital de S. Bernardo no período que o Ministério da Saúde pretende “suspender temporariamente”.

    A pergunta que se impõe:

    Perante a posição tomada pelos médicos pediatras de Setúbal, o que terá a dizer o excelso, airoso e sapiente Ministério ?

    O Amigos Leitores poderão deixar, aqui, as suas “apostas”.

    ( Isto é vai uma … insensibilidade, e do catano ! )

    Zé.

     
  • At 13 junho, 2010 06:16, Anonymous Anónimo said…

    Ó Senhor Zé, aqueles c***brões só olham para os custos. Só vêem dinheiro e não vêem pessoas. O Ministério da Saúde está-se cag**do para as crianças e para os adultos. Eles querem lá saber se os pais das crianças têm meios de os levar a Almada ou não. Se morrerem pelo caminho, azar o deles.
    Os funcionários da saúde estão a receber mails a toda a hora a avisar para pouparem na despesa. São as orientações que vêm do Ministério.
    Para eles só conta o dinheirinho que depois gastam em vencimentos e reformas chorudos, como se tem visto.
    Isto já só vai à paulada e deviamos começar pelo PSB. Que fazem velhos gerontes, com os pés pá cova, na CPC?
    Que têm feito eles todos em prol dos cidadãos do Barreiro?
    Começo a ficar farto desta m**rda toda. Agora até os Jotas já vêem com demagogias de cortes de 15% nos vencimentos dos políticos. Isto está imcomportável e lhe garanto que Deus queira que nenhuma das minhas filhas adoeça de noite. Lhe garanto que eu ia para a cadeia, mas alguém iria parar ao cemitério.
    Isto está demais. Já chega de sermos carneiros a encher o bornal a gajos e gajas que não valem um cú. Estão lá todos, não por mérito próprio, mas porque alguém os colocou lá por compadrio e amiguismo. Têm miolos de serradura que deram no que se vê: um país na bancarrota, sem solução à vista.
    Desculpe o desabafo, mas é que isto já merecia outro 25 de ABril, mas sem cravos. Ao cacete mesmo.
    O Sócrates mentiu e devia ser preso por isso.Levou o país ao caos e agora vai para Bruxelas, como os outros e a gente que se f**da.

     
  • At 13 junho, 2010 06:34, Anonymous Anónimo said…

    "Vocês sabem como funcionam os serviços de urgência em FRança, Alemanha e Holanda, por exemplo?"


    Que me interessa a mim a França, a Holanda ou a Alemanha?

    Interessa-me Portugal e a m**rda em que Sócrates (ex PSD) transformou o nosso país, com a ajuda dos piores socialistas de que há memória e que contribuiram para a catástrofe e não estão isentos de culpas.
    Comecemos a correr com esses todos.
    Comecemos pelo Barreiro e por Setúbal.
    Li os tais textos das deputadas aqui referidas e senti vergonha. São pessoas destas que nos representam? Que nem escrever sabem?
    E que ganham balúrdios que saem dos nossos impostos?

    Já é tempo de pormos os dedos na consciência e acabarmos com isto, de uma vez por todas.

     
  • At 13 junho, 2010 12:38, Anonymous Anónimo said…

    Os médicos do serviço de pediatria do Hospital do Barreiro tinham as escalas já elaboradas, e sem qualquer acréscimo de horas, até ao final Setembro, contemplando as férias. Face a isto alguem me sabe explicar o porqué do encerramento das urgências pediátricas aqui no Barreiro. E já agora alguèm tem a noção que para o Garcia da Horta passam a ir crinças, até aos 18 anos (nova idade abrangida pelas urgências pediátricas) desde o Concelho de Santiado do Cacém? Sabem que neste momento as urgências pediátricas do Garcia da Horta estão em pré-ruptura? Só para terminar qual a posição do PSb quanto a esta situação, ou será que só se continuam a manifestar sobre a obra escultórica do Largo das Obras?
    antónio jacinto

     
  • At 13 junho, 2010 13:43, Blogger Zé do Barreiro said…

    Penúltimo Anónimo ( claramente foi quem redigiu os comentários das 06:16 e das 06:34),

    Poderá ser tanto homem como mulher, ser militante de um partido ( ou nem por isso ), ter tendências de esquerda ou de direita ( ou mesmo de centro ), tudo isso pouco ou nade me interessa.

    O que lhe pretendo dizer é que concordo e compreendo toda a sua indignação. Aliás legitimíssima.

    Só não concordo, evidentemente, sendo eu um pacifista inveterado, é com aquela sua afirmação que isto, agora, só lá vai à paulada …

    Mas é a sua opinião que eu respeito.

    Sabe o que lhe digo caro Anónimo ?

    No meu entendimento, estes dois comentários deveriam e poderiam, obrigatoriamente, servir de mote/inspiração para o “Secretariado MAP” do PS Barreiro, emitir, quiçá, um comunicado/declaração à população do Barreiro.

    Mas não irão, de certeza, cair desse cavalo abaixo.

    ( Os gajos, sobre esse assunto – encerramento da urgências pediátricas – não irão dizer rigorosamente nada, aliás como noutros assuntos que, de facto, interessam para o Barreiro ).

    Já teriam entrado de férias ? Um órgão politico importantíssimo como deveria ser a Direcção politica da CPC do Partido Socialista do Barreiro ...

    É uma tristeza a toda a prova …

    ( O Militante Carlos Pires e restantes elementos da sua lista, concordarão com o que se está a passar actualmente no nosso partido, no nosso Concelho ? )

    Venha aqui sempre que o entender.

    Resto de um Excelente Domingo para si,

    Zé.

    ( Grande jogo que iremos ver mais logo pelas 20:30, o Alemanha – Austrália. O meu caro gosta de futebol ?

     
  • At 13 junho, 2010 14:06, Blogger Zé do Barreiro said…

    António Jacinto,

    " E já agora alguèm tem a noção que para o Garcia da Horta passam a ir crinças, até aos 18 anos (nova idade abrangida pelas urgências pediátricas) desde o Concelho de Santiado do Cacém?"

    Confesso que não sabia essa da nova idade limite para CRIANÇAS ...

    DEUS NOS ACUDA !

    Puxa !!! De Santiago do Cacém para o Hospital Garcia da Orta ?

    ( Oh, meu caro Camarada e Amigo Diógenes do BARREIRO, sabias que era assim ? )

    Bom, meu caro António Jacinto, saberá se, a exemplo dos médicos pediatras do Hospital de S. Bernardo, de Setúbal, se os médicos pediatras do Hospital do Barreiro também se irão disponibilizar para assegurarem as urgências ?

    Gostaria de conhecer essa possibilidade. Se existe, se estará brevemente em cima da mesa, etc.

    ( Se isso acontecesse, essa altruísta atitude e decisão dos clínicos pediátricos "rebentaria", claramente com a estratégia e esperteza - saloia - da Ministra da Educação ... )

    Este blog está inteira e completamente disponível para acompanhar este melindroso, como importantíssimo assunto.

    Como seria de esperar.

    Cumprimentos,

    Zé.

    ( E se a decisão e disponibilidade dos pediatras de Setúbal for levada à prática ? Se, de facto, eles conseguirem que as urgências pediátricas não encerrem ? O que terá a dizer o Ministério, sim, o que irão justificar aos Portugueses sobre a permanência - o não encerramento - dessas urgências ? )

     
  • At 13 junho, 2010 18:44, Blogger Diogenes said…

    Amigo Zé, por agora sobre a matéria o que tenho a dizer é que subscrevo o comunicado da Distrital de Setubal, e condordo que "...não é sério falar em encerramento das urgências pediátricas nos respectivos Hospitais, quando de facto se trata apenas da Suspensão Temporária, à noite, durante o período de Verão- 15 de Junho a 15 de Setembro, das 00h às 09h"...
    Para além disso trata-se de agitação do PCP e no aproveitamento de alguns médicos que querem ganhar horas extraordinárias, sabendo que não terão (ainda bem) grande afluência de pacientes.
    Zé para mim é uma falsa questão...

     
  • At 13 junho, 2010 20:31, Anonymous Anónimo said…

    Caro Zé, a resposta á sua pergunta está logo na minha primeira frase:"Os médicos do serviço de pediatria do Hospital do Barreiro tinham as escalas já elaboradas, e sem qualquer acréscimo de horas, até ao final Setembro, contemplando as férias.". Isto foi afirmado pelo Hospital do Barreiro, logo a pediatria do Barreiro não tem que afirmar disponibilidade nenhuma, só quer que o Ministério deixe a Administração... gerir!
    antónio jacinto

     
  • At 13 junho, 2010 20:38, Anonymous Anónimo said…

    É lamentável que o Partido Socialista do Barreiro esteja a tomar a atitude que está a tomar.
    Puseram os miúdos da JS nos cornos do boi, para desviar as atenções da sua falta de tomada de posição.
    Em vez dos 15% de desconto nos ordenados dos políticos, deveria ser era o ordenado inteiro.

    Não sei o que é que está a fazer a Comissão Política Concelhia do PS do Barreiro, nem a Federação Distrital.
    Cambada de carneiros medrosos. Têm medo de não ir a deputados, é?
    Têm medo de não arranjar um tachinho, se contestarem esta medida do Ministério da Saúde, não é?

    Estou solidário com a indignação do anónimo que fala em cacete para todos vocês.
    E também digo como ele. Ai de um dos meus filhos que adoeça, de noite e tenha de ir para Almada, para o monte de crianças que todas as noites se lá juntam e são mal atendidas. Até vos comia!

     
  • At 13 junho, 2010 21:35, Anonymous Anónimo said…

    Não sou certamente a pessoa mais indicada para falar deste assunto, e se o fizesse, à algum tempo atrás teria tendência a não aprovar o fecho das urgências, mas acontece que recebi de uma familiar médica, a quem solicitei esclarecimentos, esta informação, quem quiser que tire as conclusões.

    « Considero haver aproveitamento político no caso das Urgências de Pediátricas. Fundamentando-me na minha experiência, este é o meu ponto de vista. A Urgência Pediátrica é entendida como todo e qualquer acto assistencial não programado. Os serviços de urgência estão pensados para proporcionar assistência médica descontínua e concreta, ficando a cargo dos Cuidados de Saúde Primários e do médico assistente, o seguimento regular da criança saudável bem como resolver, encaminhar e orientar correctamente as situações não urgentes. Nas últimas décadas, e apesar dos esforços de sensibilização da população, tem-se assistido à pressão assistencial continuada dos serviços de urgência pediátricos hospitalares, ao contrário do que a diminuição da taxa de natalidade poderia fazer crer. A afluência à urgência é variável ao longo do ano, sendo nos meses de Inverno que se regista a maior procura, ao contrário do que acontece nos meses de Verão. O recurso à urgência hospitalar é feito sobretudo à custa de falsas urgências, comportando duas consequências imediatas: custos económicos acrescidos e recursos humanos insuficientes, ocupados na resolução de patologias banais, dificultando a assistência a situações verdadeiramente graves. Têm sido implicados nesta utilização inadequada da urgência pediátrica hospitalar factores como a facilidade de acesso ao serviço de urgência e de realização de exames auxiliares de diagnóstico, resposta inadequada e insuficiente por parte dos Cuidados de Saúde Primários e a escassa educação para a saúde da população. São também importantes a atitude cada vez mais exigente e consumista do utente face à saúde, aliada à cada vez maior visibilidade dada pelos media a temas sobre a saúde, muitas vezes com informações pouco rigorosas, fazendo crescer entre os pais o temor de que o seu filho possa ter uma doença grave.

    Dados objectivos, de um serviço hospitalar de Pediatria:
    (10,2%) das crianças não são normalmente admitidas após pré-triagem informal por parte do Pediatra de Serviço. A distribuição horária revela um pico de afluência entre as 19 e as 23 horas, com (32,5%) crianças admitidas no SU, nesse horário.

    No total, (60,4%) crianças são consideradas como situações de “procura inadequada” por constituírem urgências extra-hospitalares ou não urgentes.

    O tempo médio de espera é de 25,1 minutos. O tempo médio de espera durante o pico de afluência é de 55,7 minutos. O tempo de estadia é em média 68,2 minutos.
    O recurso à urgência é, em (81,8%) crianças por iniciativa própria, sem referenciação prévia. Destas, (16,4%) recorrem por traumatismos vários, (14,8%) por terem idade igual ou inferior a 6 meses e (15,9%) acorreram entre as 23 e as 8 horas.

    Em conclusão, a maioria das crianças que procura o nosso serviço de urgência apresenta situações clínicas que não constituem verdadeiras urgências hospitalares e poderiam ser resolvidas a nível dos Cuidados de Saúde Primários. Para tal é importante que os cuidados continuados devam estar acessíveis a todos e que se estabeleça uma forte e mantida relação de confiança médico assistente – doente. Idealmente esse papel poderia ser desempenhado pelo Pediatra de Ambulatório. Por outro lado urge planear e concretizar campanhas de educação para a saúde para que a maior e melhor oferta assistencial no domínio da urgência pediátrica não corresponda maior procura injustificada.

    Pois é, e esta?

     
  • At 13 junho, 2010 22:36, Anonymous Anónimo said…

    E de Camaradas como o Diogenes que o PS precisa, Assim vamos longe.
    Já agora Diogenes que dizes da paragem dos helicopeteros e das ambulancias do INEM?

     
  • At 14 junho, 2010 10:50, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caríssimo Amigo Diógenes,

    Escreveste no teu comentário:

    “Para além disso trata-se de agitação do PCP e no aproveitamento de alguns médicos que querem ganhar horas extraordinárias, sabendo que não terão (ainda bem) grande afluência de pacientes.”

    Sabes muito bem – melhor que ninguém - qual é a minha opinião e posição inequívoca sobre os comunistas e o PCP/CDU, há décadas …

    Então o que terás a dizer sobre esta posição da Ordem dos Médicos ?

    «“… não entendemos pois qual a necessidade de se optar pelo encerramento dos Serviços de Urgência dessa especialidade, a não ser por critérios meramente economicistas, tanto mais que está incluída como obrigatória na tipologia do SU atribuída a cada um destes Hospitais (Urgência Médico-Cirúrgica )”»

    Serão os membros da Ordem dos Médicos todos comunistas ?

    Vê, também, este endereço http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=23763&mostra=2.

    Não obstante as politiquices e os partidos – num dos quais somos Militantes genuínos e activos - o SEMPRE teu sincero e inquestionável Amigo que é, quanto a mim, o que realmente interessa,

    Zé do Barreiro.

     
  • At 14 junho, 2010 11:50, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caro Controleiro,

    Li com atenção a informação que teve a amabilidade de enviar para este Espaço.

    Publiquei-a, evidentemente, com todo o gosto.

    Confesso que não me encontro à altura - desconhecimento total do meio - para rebater e analisar os nºs referidos no texto que enviou.

    Todavia, responda-me, sff, a esta simples pergunta:

    E se, por mero acaso, a sua estimada familiar médica que faz serviço num Hospital do Distrito de Setúbal ( qual ? ), por mero acaso, apenas por mero acaso, residisse em Santiago do Cacém e se, por mero acaso, apenas por mero acaso, tivesse um filho até aos 18 anos ( !!! ) que tivesse a necessidade de ir a uma urgência de pediatria durante a noite, no periodo de 15 de Junho a 15 de Setembro, qual seria a sua reacção de ter de fazer 130/140 Kms para ser observado no Hospital Garcia de Orta, em Almada ?

    Claro, como certamente se apercebeu, trata-se da “coisa” acontecer, eventualmente, por mero acaso, apenas por mero acaso ...

    Porque, acredito, se a "coisa" fosse real ( vulgo, se acontecesse a um filho da sua estimada familiar médica ), a "música" tocaria de outra maneira.

    Inevitavelmente.

    Cordiais cumprimentos,

    Zé.

     
  • At 14 junho, 2010 14:14, Blogger Diogenes said…

    Amigo Zé, não tenho muitas dúvidas que esta decisão de fechar periódicamente as Urgências Pediátricas durante a noite, é uma medida economicista. Contudo continuo a pensar que não tem, (nem pouco mais ou menos)a gravidade que os profissionais do combate politico lhe estão a dar.
    Quanto à Distrital de Setubal da Ordem dos Médicos, o melhor é avaliares neste endereço as suas habituais posições: http://www.omsul.pt/?lop=conteudo&op=735b90b4568125ed6c3f678819b6e058
    foram eleitos para o quadrienio 2008/2010, tem agora que mostrar serviço, não sei se são afectos ao PCP, avalia tu.
    O coisa está clara para mim, anda muita gente a tentar tirar aproveitamento politico, desta acção de gestão do governo, e no caso de alguns médicos para além disso existem as horas extraordinárias, não haviam eles de ter as escalas já feitas. Se fores a um Centro de Saúde aqui no Barreiro, esperas e desesperas pelo médico que nunca chega a horas, mas para serviço nocturno até já têm as escalas feitas. Enfim fico por aqui.
    Abraço

     
  • At 14 junho, 2010 16:40, Blogger Zé do Barreiro said…

    Diógenes,

    Antes de te dar - e aos meus estimados Leitores - uma grande, sensata e extraodinária notícia de ultima hora, pretendo dizer-te que andamos nós os dois nos chamados " cornos do touro" a levar por tabela e a levar na cabeça, neste como noutros assuntos, enquanto a "chamada Direcção MAP" NÃO DIZ NEM FAZ A PONTA DUM CHAVELHO.

    Essa é que é essa.

    Enfim ...


    NOTÍCIA DE ULTIMA HORA


    Após duas reuniões, uma hoje pelas 09:30, entre um grupo de técnicos do Ministério da Saúde com a Administração do Hospital de Setúbal, a qual tinha afirmado não ter condições para assegurar a urgência pediátrica 24 horas por dia e depois de, em comunicado, os pediatras e enfermeiros discordam do encerramento das urgências pediátricas nocturnas e manifestam disponibilidade para assegurar o funcionamento durante a noite, no periodo do Verão e outra reunião entre a ARSLVT e responsaveis dos hospitais do Barreiro e de Setúbal, decidiu-se que as urgencias pediátricas dos Hospitais de Setúbal e do Barreiro NÃO IRÃO ENCERRAR, CONFORME LARGAMENTE DIVULGADO, ENTRE 15 DE JUNHO E 15 DE SETEMBRO, DAS 00:00 HORAS ÀS 09:00 HORAS.

    PORTANTO MANTENDO-SE AS URGÊNCIAS DURANTE 24 HORAS POR DIA NO PERIODO DO VERÃO.

    Então o que terá, agora, a dizer sobre isto a venerável e solicita Federação Distrital de Setúbal do Partido Socialista, nas pessoas do seu incansavel Secretariado e do seu ilustre Presidente ?

    Há momentos em que se torna muito feio defender o indefensável, isto é afirmar peremptoriamente que, por exemplo, a mais alva neve tem a côr mais negra que a própria noite ...

    Só para se agradar não se sabe muito bem a quem.

    Tenham juizo.

    Zé.

     
  • At 14 junho, 2010 17:25, Blogger Diogenes said…

    Pois é amigo Zé também li o comunicado da ARSLVT enviado à Lusa: «Verificando-se que o Centro Hospitalar de Setúbal e o Centro Hospitalar de Montijo-Barreiro estão em condições de assegurar as escalas de pediatras, garantindo o normal funcionamento da Urgência Pediátrica, a ARSLVT não vê neste momento a necessidade de reorganizar o horário das Urgências Pediátricas no período do verão, mantendo-se assim os Serviços de Pediatria em funcionamento ao longo das 24 horas do dia». Mas devo dizer-te que não mudei de opinião em especial depois de ter acesso ao que disse a Dr. Filipa, filha do meu amigo Controleiro, que por acaso é médica pediatra.
    Lá vão alguns médicos receber as horas extraordinárias, como tinham planeado, e o PCP via vangloriar-se que ganhou mais uma luta.
    Porque meu amigo sejamos sérios, entre Santiago e Almada são 136 Km e uma 1h30 de viagem, e entre Santiago e Setúbal são 110 Km e 1h20 de viagem, portanto por 10 minutos já não há crise, nem pra as crinças nem para a conta bancária dos médicos, mas lá que fica caro ao país, isso fica.
    Abraço

    Diógenes

     
  • At 14 junho, 2010 19:09, Anonymous Anónimo said…

    Ó Senhor Zé, finalmente prevaleceu o bom senso. O meu amigo fique ciente que seria o começo de uma guerra civil em Portugal, se eles mantivessem o fecho das urgências pediátricas no Barreiro e em Setúbal.
    Lhe garanto, como já aqui afirmei, que alguém iria parar ao cemitério, se uma das minhas meninas gémeas,uma tem parelisia cerebral e tem muitos problemas, adoecesse e tivesse de ir para Almada engrossar o problema e a ruptura das urgências do Hospital Garcia de Horta, com risco da própria vida.

    Esses c*****brões da Federação, que metam o dedo na consciência e que vejam o que defenderam. Que se demitam todos eles e elas. Cambada de merdosos obesos do físico e do juízo.

    Vamos estar atentos. À próxima tentativa, podem ter a certeza que a guerra civil vai estoirar aqui no Barreiro. Já faltou mais.

    Esses gajos todos, como têm dinheiro para ir a bons médicos particulares, estão-se caga****do para aqueles que só têm o Serviço Nacional de Saúde.

    Fascistas de m**rda.

     
  • At 14 junho, 2010 21:14, Anonymous Anónimo said…

    A CPC do PS do Barreiro estará a banhos?

    Carlos Pires & C-ª, where are you?

    Será que foram todos para a África do Sul?

    Alguém me informa?

     
  • At 14 junho, 2010 22:34, Anonymous Anónimo said…

    O Diogenes é um exemplo dos "socialistas" que temos. Mas mais grave que este pau mandado é a Presidente da Camara do Montijo que defendeu logo o encerramento

     
  • At 14 junho, 2010 22:51, Blogger Zé do Barreiro said…

    Penultimo Anónimo,

    Vou confessar-lhe uma coisa: deixei passar, propositadamente, mais de dois meses desde que a CPC foi eleita e digo-lhe que o Carlos Pires está a começar a desiludir-me.

    ( É que este silêncio é ensurdecedor … )

    Que mande a Presidência da Mesa da CPC às urtigas e comece a tomar posições politicas.

    Se é por ocupar esse cargo a razão porque não intervém ou que deixou de intervir cívica e politicamente, não tenha qq receio que ninguém lhe fará mal.

    Tudo está prestes a desmonorar-se.

    O que realmente interessa é que dê sinal de vida !

    Seria, nesta altura, politicamente, muito importante para ele. Ou ainda não se apercebeu ?

    A menos que já esteja a haver confusão e da grossa no seio do Secretariado, entre as três tendências …

    Será ?

    Quem quer contar alguma coisita cá ao Zé ? Anonimamente, é claro.

    Boas noites,

    Zé.

     
  • At 14 junho, 2010 22:59, Blogger Zé do Barreiro said…

    Ultimo Anónimo,

    Tente saber/ler/ouvir a intervenção dela, hoje pelas 17:00horas, sobre o concelameto do encerramento das urgências pediatricas.

    Digo-lhe, caríssimo anónimo, que é do catano. É mesmo do catano ...

    Por ora, mais não digo.

     
  • At 14 junho, 2010 23:24, Anonymous Anónimo said…

    Uma vergonha a posição da Federação sobre o encerramento das urgências pediátricas nos hospitais de Setúbal e Barreiro. Uma vergonha a posição da senhora Amélia Antunes, Montijo. Uma vergonha a posição de um "socialista" presidente da junta de S. Julião (Setúbal)e responsável pelo INATEL nesta cidade, (http://etcetal.blogs.sapo.pt)que se recusou a assinar um documento de repúdio ao encerramento, quando todas as juntas do Concelho concordaram - incluindo uma, presidida por um militante socialista, a de Santa Maria.
    As vozinhas do dono, agarradinhas, muito tias, muito boys, cambada de sacanas à mesa do tacho e do compadrio!, quando deveriamos ser dos primeiros a defender com unhas e dentes, e cacetes, e mocas, e o que viesse à mão!, o serviço nacional de saúde!
    Não é este o PS que o nosso sacrificado povo merece. Esperem pela (justa) pancada!...

     
  • At 15 junho, 2010 00:00, Anonymous Anónimo said…

    Zé, tá aqui, ouve a TSF neste endereço http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/
    Interior.aspx?content_id=1593181

    ‘ Entretanto, a presidente da Câmara do Montijo recebeu a notícia da manutenção das urgências de pediatria com «alguma satisfação», mas também com «perplexidade», e questionando «a que preço» vão manter-se abertas durante a noite.
    «Os serviços responsáveis têm de ter mais cuidado na informação e na avaliação que prestam para que não haja este tipo de insegurança e incerteza», recomendou Maria Amélia Antunes.’

    É das maneiras mais perfeitas que jamais conheci de fazer hara-quiri, é mesmo como dizes, é do camandro. É mesmo do camandro.

    Li num qualquer blogue do Barreiro em que a dona desse espaço dissertava sobre uma coisa chamada VERTICALIDADE !!!
    A Presidente da Câmara do Montijo saberá o que isso é ?

     
  • At 15 junho, 2010 00:43, Blogger Diogenes said…

    Anónimo, lamentavelmente você não consegue mais do que “bolsar” ódio. Você que é um verdadeiro socialista, continue, homem já velho na floresta, a lutar contra o governo socialista. Um governo qualquer socialista, numa qualquer floresta. Não se esforce por saber muito mais, que pouco mais que isto lhe serve. Lutar contra o governo, ser do contra, porque não ficou nas “listas” da CPC. Homem deixe-se ficar, sem destino algum, nenhum sentido. Mas persista. Insista em ler (sabe ler?) Lenine, Marx, Trotsky. Continue a acreditar que os outros estão errados. Você é que está certo. Mantenha-se no mundo a gladiar os fantasmas que o cercam.
    Não olhe para a ordem do dia, que é marcada pelo perigo dos estados falirem, nem para o endividamento público que é insustentável nem para o défice, que pode liquidar o estado social e as políticas públicas perseguidas há tantos anos. Aplauda o aumento da despesa e a dispersão de meios, nada de reduzir nem por 3 meses.
    Se é do PC, olhe antes para o que o Jerónimo manda, se é socialista de boa “lavra” conteste as decisões do partido, e junte-se à contestação, deixe então para os “socialistas” de meia tigela como eu, o lugar de paus mandados…
    Não se esqueça no entanto que tem que dizer sempre que ajude OS SEUS CAMARADAS a desestabilizar e a agitar "assim se vê a força do PC", sabe-se lá se o melhor não é mudar de partido.

     
  • At 15 junho, 2010 08:43, Anonymous Anónimo said…

    Disto tudo, uma coisa ressalta à vista e aptaz-me registar: Nunca o PS conseguiu tanta união de um povo, em torno da defesa dos seus interesses.
    Eles que se cuidem. Depois disto, estou convencido que o PS aqui no Distrito, já era.
    Façam as trouxas e abalem. Não fazem cá falta nenhuma. Amélias antunes e Companhia, andor violeta. xô, xô.

     
  • At 15 junho, 2010 10:13, Anonymous Anónimo said…

    "...a ordem do dia, que é marcada pelo perigo dos estados falirem, nem para o endividamento público que é insustentável nem para o défice, que pode liquidar o estado social e as políticas públicas perseguidas há tantos anos."

    Olha-me este agora a assobiar para o lado.
    O endividamento público actual e a possibilidade do estado falir, deve-se à rica política deste PS que está no governo e que não é de forma alguma o PS em que me filiei há 26 anos.

    Este PS não é PS. É uma espécie de União Nacional à volta de alguns escolhidos e eleitos que têm delapidado o Estado, com a complacência de todos nós. Contra mim falo.

    Somos uma carneirada inveterada. Não temos solução.

    Este Diógenes tem o cérebro completamente lavado e escorrido.

    Acorde, Homem, acorde!

     
  • At 15 junho, 2010 10:19, Blogger Zé do Barreiro said…

    Diógenes, bom dia.

    Uma ultima achega sobre o encerramento/anulação do encerramento das urgências pediátricas.

    " Porque meu amigo sejamos sérios, entre Santiago e Almada são 136 Km e uma 1h30 de viagem, e entre Santiago e Setúbal são 110 Km e 1h20 de viagem, portanto por 10 minutos já não há crise, nem pra as crinças nem para a conta bancária dos médicos, mas lá que fica caro ao país, isso fica." Escreveste no teu comentário de 14 Junho, 2010 17:25.

    Bom, penso que não sabias - se soubesses não tinhas redigido aquele texto no teu comentário - que de Santiago do Cacém os Cidadão desse Concelho poderão deslocar-se ao Hospital do Litoral Alentejano que dista apenas 6 Kms.

    ( Evidentemente que presumo que no H.L.A. existem urgências de Pediatria, que também encerrariam com aquela luminosa medida da ARSLVT. Mas como sabes eu sou apenas o Zé ... )

    Só para que conste.

    Sempre a considerar-te,

    Zé.


    ( Nota: Estou "em pulgas" para conhecer a resposta do Anónimo de 14 Junho, 2010 22:34 ao teu comentário de 15 Junho, 2010 00:43. Sómente para desfazer cá umas eventuais confusões ... )

     
  • At 15 junho, 2010 11:05, Anonymous Anónimo said…

    Senhor Diógenes do Barreiro,atente para este texto escrito por um militante do partido socialista que apenas aplica a integridade e a isenção e veja se aprende alguma coisa, como você disse, com ‘ os socialistas mais velhos no partido’.

    ‘Afinal as urgências pediátricas do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, capital de distrito, vão estar abertas à noite, durante os meses de verão - foi esta a decisão que resultou da reunião tida hoje entre a Administração Regional de Saúde (ARS) e os Centros Hospitalares de Setúbal e Montijo-Barreiro. Luísa Santana, directora clínica do hospital de São Bernardo, deverá ainda hoje apresentar o seu pedido de demissão.
    O Partido Socialista, que deveria estar na primeira linha em defesa do Serviço Nacional de Saúde, por intermédio da federação distrital de Setúbal, presidida por Vitor Ramalho (que também é presidente da instituição INATEL...) era a favor do encerramento, durante o Verão, das Urgências Pediátricas e a junta de freguesia de S. Julião (cujo presidente é do partido socialista e responsável pelo INATEL/Setúbal...), aquando da reunião que as juntas de freguesia do Concelho tiveram para debater este assunto, não assinou o comunicado que tornava público o repúdio das juntas pelo fecho nocturno das urgências pediátricas do Hospital de S. Bernardo. Isto de se estar ao lado das más decisões do Governo e contra os interesses das populações politicamente paga-se caro... nas urnas.

    http://etcetal.blogs.sapo.pt’

     
  • At 15 junho, 2010 13:10, Blogger Diogenes said…

    Muito bem Anónimo e "socialista" da velha guarda, vou ver se aprendo alguma coisa, como você disse, com ‘os socialistas mais velhos no partido’. As urgências pediátricas em Setúbal vão manter-se abertas à custa de horas extraordinárias e do trabalho dos médicos com mais de 50 anos, que estão dispensados por lei da realização desta tarefa nocturna. Uma solução que levou a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) a manter as urgências de Setúbal e do Barreiro abertas no período nocturno no Verão, desistindo de as concentrar no Hospital Garcia de Orta, Almada.
    O caso já levou à demissão da directora clínica de Setúbal, Luísa Santana, que a terá transmitido ontem ao final do dia à administração do hospital. Ao que o DN apurou, na base desta decisão estará o facto de ter sido Luísa Santana a apresentar, em reunião com a ARSLVT, um relatório onde considerava não ter médicos suficientes para as urgências. E terá sido com base neste documento que a tutela decidiu pelo fecho. Não acha estranho uma directora clínica demitir-se? não lhe merece esse facto uma análise mais cuidada? entende que uma médica directora clínica quer o mal das crianças?
    Mas já agora sabe quanto pode ganhar um médico numa Urgência? não sabe...pode chegar aos 2500 euros por “banco” de 24 horas, mais do que ganha num mês. O médico recebe por hora entre 45 euros (interno) e 55 euros (especialista chefe de equipa). Um valor mais do que três vezes superior ao que é pago, por exemplo, a uma coordenadora das urgências, que recebe 16 euros por hora. Mas o que interessa isso, se não fazemos vinte quilómetros até ao Garcia de Orta. É lamentável ver socialistas a apoiar a "terra queimada" e a demagogia do PCP, mas enfim tudo serve para mostrar a azia que temos internamente. Por mim o assunto está fechado, para este peditório já dei.
    Passe bem.

     
  • At 15 junho, 2010 21:50, Anonymous Anónimo said…

    24x45= 990

     
  • At 17 junho, 2010 18:30, Blogger Diogenes said…

    Ao contrário do que possa parecer as contas do não estão mal feitas:

    http://www.publico.pt/Sociedade/medicos-chegam-a-receber-2500-euros-por-dia-em-urgencias-de-hospitais-publicos_1341902

     
  • At 17 junho, 2010 19:07, Anonymous Anónimo said…

    990, não são 2.500.

     
  • At 17 junho, 2010 19:35, Blogger Diogenes said…

    ADENDA AO COMENTÁRIO ANTERIOR:
    Amigo Zé como presumo que és um bom nadador, não te afogas no pântano.
    Ora toma lá mais esta para as contas darem certo.

    http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/iol/661930-1730.html

    Dizem eles que é a lei da oferta e da procura. Pensava eu que era a bem da saúde das crianças. É como tu dizes...É DO CATANO.

    Diógenes

     
  • At 17 junho, 2010 22:49, Blogger Zé do Barreiro said…

    Amigo Diógenes,

    Vamos ser directos – sem rodeios - e pragmáticos: Sabes, concretamente, quanto ganha um médico pediatra nas urgências no HOSPITAL DO BARREIRO E NO HOSPITAL DE SETÚBAL ? ( que é o que neste momento está em cima da mesa )

    Ou seja, sabes ou alguém sabe, quanto ganha, nas urgências, um médico num HOSPITAL PÚBLICO ?

    Poderão botar aqui para que se saiba ?

    Caríssimo Diógenes, desculparás, mas estás a ver, muito distorcidamente, este “filme”.

    Os gajos do Governo e da ARSLVT e os gajos da Distrital meteram água e … da grossa neste Processo. Não há qq volta a dar.

    É a minha opinião e acredito que não estou enganado.

    Grande abraço,

    Zé.

     
  • At 18 junho, 2010 01:07, Blogger Diogenes said…

    Amigo Zé, admito que possa estar a ver distorcidamente a situação, não tenho óculos para ver a três dimensões: porque esta imagem as três dimensões são, nomeadamente, os interesses de alguns médicos, o aproveitamento do PCP, e algumas lutas internas do PS/Barreiro a serem utilizadas como armas de arremesso.
    Lamentávelmente já ninguèm segue a estratégia definida pela CPC, nem mesmo os vereadores, nem mesmo militantes com duas dezenas de anos de partido. Estamos auto-comandados? ou andamos a reboque do PCP? Então os malandros do PS iam fechar as urgências pediátricas? olha se não fossemos á vigilia...erguer o punho, num local onde já estava um cartaz colocado no dia anterior que até levou Banza a retirar-se do local.Gostamos nos auto-flagelar? se calhar estamos mal neste partido? então agora é o PCP que defende a população? deve ser deve...vou aguardar melhor oportunidade para voltar ao assunto, porque as urgências ainda vão dar que falar...palavra de Diógenes.

     
  • At 18 junho, 2010 08:26, Blogger Zé do Barreiro said…

    Diógenes,

    Acredita que só e apenas a minha grande amizade por ti me impele a continuar este diálogo contigo.

    Então é assim:

    Os militantes com dezenas de anos no partido não devem abandoná-lo, ao invés devem, TÊM A OBRIGAÇÃO E O DEVER, de contribuir para o transformar por dentro.

    Contribuir, para que sejam alteradas radicalmente posições e decisões políticas que fazem corar de vergonha o mais valente e destemido herói insensível.

    Diógenes, pensa bem, quem andará a reboque do PCP, os militantes com dezenas de anos de militancia do PS ( que sempre o combateram durante essas dezenas de anos ) ou a própria Direcção política do partido no Barreiro que alberga, com todo o desplante e com toda a convição, portanto deliberadamente, individuos que foram significativos dirigentes do PCP do Barreiro, fanáticos ortodoxos e stalinistas e que, o mais importante, não acrescentam a ponta de um chavelho, qq mais valia - antes pelo contrário - à dignificação do Partido Socialista do Barreiro.

    Acho que vou ficar por aqui.

    Não quero ser obrigado a publicar alguns Posts sobre determinados assuntos, cujo suporte documental está a vergar uma prateleira de uma das minhas estantes com cerca de 2 metros.

    Podes imaginar, caro Diógenes, podes imaginar o peso dos "dossiers" em carteira ...

    Sempre, aquele grande abraço,

    Zé.

    ( PS: Ah, ia-me esquecendo, não me respondeste às perguntas do meu comentário anterior ... )

     
  • At 18 junho, 2010 09:28, Blogger Diogenes said…

    Zé penso que não devemos por agora continuar com este tema.
    As perguntas que me fazes terão resposta, na altura própria, embora seja pública e notória a roubalheira e o oportunismo de alguns que no lugar de se preocurarem em produzir saúde, antes se aproveitam do sistema pra ganhar uns cobres, mesmo vendendo a alma ao diabo (PCP). Defendemos correntes filosóficas diferentes neste caso, tu entendes que o fecho das urgências foi uma medida economicista eu entendo que é uma medida adequada, face ao deficiente serviço prestado por ALGUNS médicos, que mesmo sem meios, querem manter as urgências abertas apenas por interesse monetário.
    Dizes tu:
    "Direcção política do partido no Barreiro que alberga, com todo o desplante e com toda a convição, portanto deliberadamente, individuos que foram significativos dirigentes do PCP do Barreiro,".
    Faço-te apenas uma pergunta, e não alberga do PRP? penso que não devemos ir por aí....
    O perfil politico de camaradas nossos não é para discutir na praça publica eu pelo menos não o farei.
    Mas quanto às atitudes politicas isso já é outra conversa, nomeadamente votar moções em reuniões de camara, contra a orientação do partido (penso eu).
    Só para acabar quero desfazer um equívoco, eu não disse que os militantes devem abandonar o partido, eu só fiz uma pergunta, "estamos mal neste partido?", de facto os militantes com discordâncias não devem abandonar o partido mas transforma-lo por dentro, concordo, contudo como será isso possível se a transformação não começar por nós próprios, e olha que não é um bom exemplo o que damos ao alimentar a divisão entre os militantes. Ataca-se a CPC, porque não toma posição, ataca-se agora o presidente da mesa, por ser solidário, só se aplaude quem vota moções de acordo com o seu livre arbítrio, á revelia do partido.
    Amigo Zé não vou abusar mais do teu espaço, mas no meu cantinho vou manter-me atento.

    ABRAÇO
    Diógenes

     
  • At 18 junho, 2010 10:25, Blogger Zé do Barreiro said…

    Diógenes,
    Para terminar, por ora, deixo-te esta informação – histórica – importante.
    Passou-se quando o Governo PS pretendia instalar uma ETRI – Estação de Tratamento de Resíduos Industriais ( Perigosos ) no Barreiro.
    Esta decisão governamental teve uma oposição firme e corajosa dos Militantes do PS Barreiro, apoiados incondicionalmente pela CPC, na época liderada pelo Aires Manuel de Carvalho, que era também Deputado na Assembleia da Republica.
    O slogan era, mais ou menos, este: “ O Barreiro não se pisa, tenha isso em atenção D. Elisa”
    Era Elisa Ferreira a ministra do Ambiente no Governo PS, da altura.
    Evidentemente que a ETRI ( P ) não foi instalada no Barreiro.
    Bons tempos, caríssimo Diógenes, bons tempos …
    Bom, fica a referência histórica … para o conhecimento dos novos militantes do partido …
    Zé.

     
  • At 18 junho, 2010 13:50, Blogger António Cabós Gonçalves said…

    A moção que então apresentei no Congresso Nacional chamava-se "O Barreiro não se pisa! As pessoas primeiro, Dª. Elisa!".

    Cumprimentos

     
  • At 18 junho, 2010 16:56, Blogger Zé do Barreiro said…

    António Cabós,

    É verdade. Tens toda a razão.

    Peço desculpa pelo meu lapso.

    De facto, o slogan que refiro no meu comentário anterior, não era nada mais nada menos que o título da tua Moção.

    Lembraste da reunião nos Penicheiros sobre a ETRI ?

    Lembraste da tua intervenção, na rua, em frente à porta de entrada dessa Colectividade em que os socialistas do Barreiro, antecipando-se claramente, conseguiram tirar o eventual protagonismo ao PCP/CDU sobre esse acontecimento ?

    Bons tempos !

    Deverias fazer algum esforço para que essa tua Moção chegasse a alguns militantes do PS que chegaram – e muito bem - de novo ao partido. Por exemplo colocando-a no teu Blog ou por outro processo expedito qualquer.

    Já agora, posso pedir que, em duas palavras, possas apresentar, na tua opinião, duas ou três diferenças entre o PS Barreiro dessa altura e o PS Barreiro actual ?

    Concretamente as posições e decisões politicas emanadas publicamente pelos Secretariados de então e de hoje. Ou ausências delas ...

    Como, neste momento, estás na condição de independente ( no meu entendimento, temporariamente ) presumo que não terás qq problema em acederes ao que te estou a solicitar.

    Vale ?

    Um abraço,

    Zé.

     
  • At 19 junho, 2010 15:42, Blogger António Cabós Gonçalves said…

    Meu caro "Zé do Barreiro"

    A minha demissão do Partido Socialista foi uma decisão definitiva, própria de quem já não acredita na Organização Política que vigora em Portugal, em que a Democracia foi transformada em Partidocracia.

    Especialmente sabendo-se, como se sabe, que os Partidos são, geralmente, "Associações de malfeitores" em que o poder se conquista e mantém "a golpe", com sindicatos de voto e pagamento de favores mútuos, em que a "ascensão" se faz não por mérito mas por servilismo, compadrio e uma coisa que é a "confiança política"...

    Não voltarei, por isso, a trilhar os caminhos da militância partidária!

    Também por esse motivo, não me parece muito curial meter-me em "negócios de família", uma vez que, actualmente, serei apenas um parente afastado.

    Mas, já que me pediste, posso deixar um testemunho de como se fazia política em 1999, no PS Barreiro...

    Fica pois, aqui, o link para quem quiser ver a Moção apresentada ao XI Congresso Nacional do Partido Socialista, sob o título "O Barreiro não se pisa! As pessoas primeiro, D. Elisa..." que eu elaborei, o Aires de Carvalho fez questão de subscrever e todos os delegados do Barreiro apoiaram e subscreveram no Congresso:

    http://docs.google.com/fileview?id=0B2aOXbf-Hvy4NTg5YTc1ZGEtZmYzZS00MGI0LTlhNDctNTk2NzY0ODFjNWVi&hl=en

    Um abraço e bom fim de semana

     
  • At 19 junho, 2010 21:12, Blogger Zé do Barreiro said…

    António Cabós,

    Compreendo respeito a tua decisão em não te queres meter em "negócios de família", embora eu, pessoalmente, teria muito interesse que pudesses manifestar a tua opinião sobre as diferenças entre o PS Barreiro de 1999 e o de 2010.

    Todavia, entendi, que, sub-repticiamente, deixaste nas entrelinhas do teu comentário algo importante que, de certa forma, me esclarece particularmente.

    Que os demais, também, possam retirar as suas conclusões ...

    Quanto à tua Moção, sabes o que te digo ? Os Militantes com cinco ou manos anos no partido deveriam ser obrigados a lê-la, pelo menos três vezes, cada um.

    E não seria considerado um castigo ...

    Aprenderiam, pelo menos, a saber, no mínimo, o que é ser um verdadeiro e um genuíno Socialista de ESQUERDA, descomprometido !

    Mas como sabes, eu sou apenas o Zé.

    Um resto de um excelente fim de semana também para ti,

    Zé.

     
  • At 20 junho, 2010 12:36, Blogger Diogenes said…

    Amigo Zé já comecei a cumprir a "penitência", que sugeres: "Quanto à tua Moção, sabes o que te digo ? Os Militantes com cinco ou manos anos no partido deveriam ser obrigados a lê-la, pelo menos três vezes, cada um." Devo dizer-te que a penitência não é dolorosa estou a fazê-lo com gosto e de facto a assimilar valores e principios importantes.
    Contudo devem aqueles que têm duas dezenas de anos de militância, tirar também as devidas ilações do clarividente discurso de Cabós, nomeadamente quando diz: "Especialmente sabendo-se, como se sabe, que os Partidos são, geralmente, "Associações de malfeitores" em que o poder se conquista e mantém "a golpe", com sindicatos de voto e pagamento de favores mútuos, em que a "ascensão" se faz não por mérito mas por servilismo, compadrio e uma coisa que é a "confiança política"...
    A quem se refere o camarada Cabós? Não leves muito a mal...estou apenas a pensar alto.
    Abraço
    Diógenes

     
  • At 20 junho, 2010 13:13, Blogger Zé do Barreiro said…

    Estimado Amigo Diógenes,

    " A quem se refere o camarada Cabós? Não leves muito a mal...estou apenas a pensar alto."

    Pois, compreenderás que só o Cidadão Barreirense António Cabós Gonçalves poderá responder à tua pertinente e oportuna pergunta.

    Embora eu possa adivinhar, na perfeição, em 98%, a mensagem que ele pretende transmitir ...

    Sabes que mais, caríssimo Amigo ?

    De uma coisa eu tenho a certeza absoluta: O António Cabós não se está a referir à minha pessoa, definitivamente.

    Grande abraço,

    Zé.

     
  • At 21 junho, 2010 00:01, Blogger Diogenes said…

    Estou a rir, com gosto...só tu para me fazeres rir.
    Dizes com muito convicção: "De uma coisa eu tenho a certeza absoluta: O António Cabós não se está a referir à minha pessoa, definitivamente."
    Acredito que não meu amigo, repito acredito piamente, que não.
    Mas devo dizer-te o seguinte a mim é que ele não se está a referir de certeza, porque eu também, tal como ele nunca exerci, nenhum cargo remunerado de nomeação política, não utilizei sindicatos de voto e não paguei favores nem fiz favores a ninguém. Apenas me entretenho a discutir questões de "mercearia" aqui no teu blogue, nomeadamente, estar a favor (urgências pediátricas) ou contra (Alegre)a "linha oficial" do Partido....por outro lado porque acredito na boa fé e na intencionalidade das palavras de um cidadão ilustre da nossa cidade como é o Cabós, não contesto o nível de participação politica seja de quem for...mas porque será que tudo isto me dá uma grande vontade de rir?
    Abraço
    Diógenes

     
  • At 21 junho, 2010 14:04, Blogger Zé do Barreiro said…

    Diógenes,

    É texativo: Enquanto o Cabós não se "descoser", nada feito.

    Esperemos que ele, se estiver interessado em satisfazer a tua curiosidade, possa vir aqui dar as respectivas justificações/explicações.

    Uma coisa parece estar já completamente esclarecida: Já somos dois que não temos nada a ver com o "assunto".

    O que já não é mau.

    Abraço,

    Zé.

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter