A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

quinta-feira, julho 08, 2010

A UTILIZAÇÃO DA GOLDEN SHARE DO ESTADO NA A.G. DA PT AQUANDO DA VOTAÇÃO DA VENDA DE 50 % DA BRASILCEL, DETIDOS PELA PT, À TELEFÓNICA. Parte 2



Meus Amigos,

Tal como já se esperava, o Tribunal de Justiça Europeu chumbou a utilização da golden share na Portugal Telecom.

De facto, o Tribunal de Justiça da UE considerou que o Estado Português não podia ter vetado o negócio da Telefónica com a PT, usando dos poderes especiais concedidos pelas golden share ( no caso da PT, utilizar as 500 “acções douradas” ).

Os juízes consideram que tal recurso compromete a eficácia da proibição de restrição da livre circulação de capitais.

Com efeito, estas golden shares atribuem ao Estado português uma influência sobre as tomadas de decisão da empresa susceptível de desencorajar os investimentos por parte de operadores de outros Estados Membros, conforme refere o acórdão hoje tornado público.

O Governo português considera que os direitos especiais que o Estado tem foram atribuídos pelos próprios accionistas, mas vai ter que acatar a decisão do Tribunal, sem hipótese de recurso.

Caso contrário, o Estado português corre o risco de lhe serem impostas multas pesadas. A exemplo do que aconteceu, pe, em Espanha, Itália e Alemanha.

Como é publico e notório, em 30 de Junho, e apesar da maioria dos accionistas ( quase 74%) da PT ter dado luz verde ao negócio, o Estado português usou a golden share, pela primeira vez, para vetar a compra dos 50% - que a operadora tem na Brasilcel - pela Telefónica, numa proposta revista em alta por duas vezes de 7,15 mil milhões de euros. O Governo invocou "interesse nacional" para tomar esta posição.

É verdade que o Estado Português pode, no imediato, não acatar a decisão agora tomada pelo Tribunal de Justiça Europeu, recorrendo ao “expediente” do pagamento de multas.

Mas esse “expediente” durará até quando ?

( É nossa opinião que se o Estado enveredar por esse procedimento somente irá prejudicar a Portugal Telecom e, no limite, o próprio País. Entendemos que sobre esta matéria poucos dos nossos Leitores discordarão )

Sabe-se, agora, que as Administrações da P.T. e da Telefónica estão disponíveis para encetarem conversações, dialogando com vista a analisar opções que optimizem as vantagens para ambas as partes.

Entendemos ser uma decisão muito inteligente e sensata de ambas as Administrações.

Terminamos referindo que a proposta da Telefónica continua em cima da mesa até ao dia 16 de Julho.

O que manifesta e demonstra, sem equívocos, claramente, toda a boa vontade da Telefónica em finalizar o negócio.

Já que, é sabido, a Telefónica poderá selar a compra dos 50% que a PT detém na Brasilcel, por 8 mil milhões de Euros !

Ora, os 8 MIL MILHÕES DE EUROS, contribuiriam, entre outras aplicações, para o substancial reforço da condição financeira da PT, permitindo:

1. A aquisição de Investimentos financeiros estratégicos ALTERNATIVOS à participação na Vivo ( a PT poderá entrar com uma percentagem de capital muito significativa noutra(s) Empresa(s) no Brasil ou não ).

2. Reduzir substancialmente a dívida financeira ( que no 1º trimestre de 2010 se cifrava a Divida Bruta em 7,797 MIL MILHÕES DE EUROS e a Divida Líquida em 5,660 MIL MILHÕES DE EUROS … )

3. Aumentar os Capitais Próprios.

4. Ter a liquidez disponível que permita consolidar e reforçar a política de distribuição de dividendos já no ano de 2010 ( a receber pelos Accionistas em 2011 ).

Bom, agora a escolha terá de ser feita, ou a PT poderá correr o enorme risco da Telefónica aplicar uma OPA hostil que nem o maior milagreiro, agora, poderá evitar …

Zé do Barreiro.

( Quase de partida para uma semanita de férias, como habitualmente, a mais de 600 Kms do Barreiro ! )

21 Comments:

  • At 08 julho, 2010 16:32, Anonymous Anónimo said…

    Só diz o que os jornais dizem!

    Mas o que não diz é que estava numa de vender as suas acções. Aquelas que tem com funcionário e mais algumas que foi, legitimamente, adquirido.

    Sobre esta matéria ainda muito se vai escrever.

    E não acene com o papão da OPA hostil à PT, porque as coisas não são tão lineares como as coloca e muito menos como o Jornal i.

    E fique ciente que se o Estado não tivesse agido como agiu o poder negocial era muito menor.

    Há coisas que parecem mas não são!

    E sobre as "pesadas multas" não faça alarido porque não é nada disso.

    Fiquem atentos e todo o desenvolvimento do processo e verão que, afinal, o que efectivamente se salvaguradou, com alguma inteligência, foi,de facto, o interesse mnacional e o dos pequenos accionistas.

    Oh Zé, haverá coisas de sabe, mas destas...

    Ficam-me dúvidas!

     
  • At 08 julho, 2010 17:12, Blogger Zé do Barreiro said…

    Anónimo,

    Só digo o que os jornais dizem ?

    Bom, sempre respeitei e continuo a respeitar todas as opiniões das pessoas que fazem o favor de vir aqui comentar os meus Posts, incluindo, obviamente, o caro anónimo.

    Posso pedir-lhe um pequeno favor ?

    Leia novamente este Post com atenção e confirme se só digo o que dizem os jornais.

    Neste Post estão contidas informações que NUNCA SAIRAM EM NENHUM JORNAL, QUER NACIONAL QUER ESTRANGEIRO.

    Só para que conste.

    Quanto às restantes afirmações do seu comentário, apenas lhe recomendo que aguarde, aguardemos, todos, com calma, os próximos acontecimentos que aí virão. A muito curto prazo …

    Continue a vir aqui, terei muito gosto que o faça.

    Cumprimentos,

    Zé.

     
  • At 09 julho, 2010 11:50, Anonymous Anónimo said…

    Não disse, de facto, nada de novo.

    Aguardemos pois! Verá que nem tudo o que parece é.

     
  • At 09 julho, 2010 14:39, Blogger Zé do Barreiro said…

    Então ... Ficamos assim.

    Mas se "a coisa" não ficar/terminar como deseja, espero que tenha o bom senso de reconhecer e admitir quem tem/teve razão.

    Vale ?

     
  • At 09 julho, 2010 15:08, Anonymous Anónimo said…

    Leiam mais esta.

    Tem a ver com o Tratado de Lisboa.

    O problema é que muitas pessoas não conhecem minimamente o conteudo do Tratado, o que resolveria uma grande parte das dúvidas que têm.

    ' Para Durão Barroso, a sentença do Tribunal sobre a ‘golden share' na PT desfez todas as dúvidas que pudessem existir sobre o assunto.

    "O que temos que dizer em relação à ‘golden share' é claro e já o exprimimos. Se havia dúvidas, essas dúvidas foram retiradas pela sentença claríssima do Tribunal de Justiça Europeu", afirmou hoje o presidente da Comissão Europeia, que participou num encontro promovido pela COTEC no Estoril.

    "O Governo [português] disse que iria respeitar plenamente a decisão e a sentença do Tribunal de Justiça, o que é normal num Estado de Direito", acrescentou o antigo primeiro-ministro português, reiterando que as ‘golden shares' são contrárias ao Tratado de Lisboa.

    Barroso lembrou, a este propósito, que «há um artigo, o artigo 63 do Tratado de Lisboa que garante este princípio de livre circulação».

    «Não é sustentável, a não ser em casos limite muito excepcionais por razões de segurança nacional, a existência de ‘golden shares’ nas empresas», afirmou.

    «A existirem essas ‘golden shares’ não há o respeito por um princípio fundamental do direito que é a liberdade de circulação e o princípio da não discriminação», disse ainda Durão Barroso. '

     
  • At 10 julho, 2010 14:41, Anonymous Anónimo said…

    As "golden shares" destinam-se, sobretudo, a acautelar os "jobs for the boys".
    Acusam o Passos Coelho de traidor, mas ele conhece o Tratado de Lisboa e sabe que Portugal vai ter de cumprir a Decisão à risca. Ou seja, acabou-se o controle do Estado sobre as empresas, tendo em conta o Primado do Direito Comunitário.
    Querem golden shares?
    Então saiam da Comunidade e regressem à moeda escudo, como quer fazer a Alemanha.
    Coitaditos dos nossos boys e girls que vão ver o passarinho voar para o lado de "nuestros hermanos".
    Como accionista que sou, da PT, Deus queira que a Telefónica avance.
    E outra coisa: A VIVO nem sempre teve o lucro que está a ter agora. As pessoas esquecem-se que ela já deu um grande prejuízo e que fomos nós, todos os portugueses, que ajudámos a pagar o pato, porque a PT fartou-se de injectar dinheiro que não tinha e não se cobrou desse des(investimento).

    Deus queira que a Telefónica compre também a PT. As acções passariam a valer o triplo, com administradores que não estes que lá estão agora, que não f**** nem saem de cima. Pelo contrário, Granadeiros e Cª, só ajudaram ao descalabro a que chegou a actual PT que não passa de uma empresa que acolhe e alimenta os boys e girls portugueses.

     
  • At 10 julho, 2010 23:47, Anonymous Anónimo said…

    Se os Socialistas tomassem mais posições como esta de certeza que não estavam tão mal. Eu apoio esta decisão

     
  • At 11 julho, 2010 13:58, Blogger Zé do Barreiro said…

    Anónimo de 10 Julho, 2010 14:41,

    « E outra coisa: A VIVO nem sempre teve o lucro que está a ter agora. As pessoas esquecem-se que ela já deu um grande prejuízo e que fomos nós, todos os portugueses, que ajudámos a pagar o pato, porque a PT fartou-se de injectar dinheiro que não tinha e não se cobrou desse des(investimento).»

    EXACTAMENTE !!!

    Olhe, sabe qual a Dívida da PT em 31 de Março de 2010 ?

    Eu digo:

    Divida Bruta - 7,797 MIL MILHÕES DE EUROS.

    Divida Líquida - 5,660 MIL MILHÕES DE EUROS.

    Dá para perceber ?

    O caro Anónimo diz que é accionista da PT. Esteve na A.G. De 30 de Julho, na Praça das Industrias ?

    Cumprimentos,

    Zé.

     
  • At 11 julho, 2010 15:04, Anonymous Anónimo said…

    Estive na A.G. sim Senhor. Já comentei aqui sobre isso.

    É de lamentar que os portugueses façam parte da Comunidade e não tenham conhecimento que as normas de Direito Comunitário, se sobrepõem ao direito interno. Chama-se a isso o Primado do D.C..

    É que o Mercado Comum é uma realidade correspondente a um grau superior de integração económica: implica não apenas a livre circulação dos bens mas também a livre circulação dos diversos factores de produção:trabalho, capitais e iniciativas empresariais traduzidas no exercício das liberdades de estabelecimento e de prestação de serviços. São estas as chamadas "quatro liberdades".

    Leiam os 3 Acordãos "Costa vs ENEL", "VAN GEND EN LOOS", de 5 de Fevereiro de 1963 e o Acórdão "SIMMENTHAL" de 9-3-78 que fornece a noção da aplicabilidade directa.

    Muito estranho que os nossos políticos e governantes não saibam que as Directivas e os Regulamentos são para cumprir à risca.
    O Zé, melhor que ninguém, sabe disso.
    E que desconheçam que a VIVO já foi um pedregulho no sapato de todos os portugueses.

    Olhe Caro Zé, o que se verifica é uma grande ignorância em relação ao que foi a VIVO.
    A única coisa que os preocupa, neste momento, é a PT poder vir a deixar de ser o "coito" de boys e girls desempregados e incompetentes, historiadores e filósofos, sem qualquer preparação técnica.

    Numa economia de mercado, quem tem unhas, que toque guitarra.

    E mais não escrevo, que me revolto.

    Boas férias também para si, que eu vou dar um belo mergulho.

    Beijokas!

     
  • At 11 julho, 2010 20:57, Blogger Zé do Barreiro said…

    Ah muito bem, já sei com quem estou a conversar.

    Muitas felicidades para si na sua nova vida.

    Pois é, será uma semanita numa povoação que tem uma das praias fluviais mais belas, seguras e agradáveis do País.

    Onde é ?

    Bom, como pretendo passar a semana muito descansado e sem qq interferencias não irei divulgar o lugar.

    Como é uma praia fluvial, certamente que será no interior do País, né verdade ?

    ( Esta é parafraseando o Senhor de La Palise ... )

    Vão adivinhando.

    Pode ser que em 19 de Junho, quando voltar, já se saiba mais alguma coisa do negócio da PT/Telefónica/Brasilcel ...

    Beijokas com sabor a maresia,

    Zé.

     
  • At 11 julho, 2010 21:38, Anonymous Anónimo said…

    Não será Foz Côa?
    Bom presunto, bom pão de centeio e gente sã. Gosto muito de Foz Côa.

    Este ano vim para Sanxenxo, na Galiza e aproveitei para experimentar o meu novo "portátel", comprado cá, visitando os blogs de todos os amigos e conhecidos barreirenses.
    Por aqui, o mar e o tempo estão óptimos e, apesar de tudo, os espanhois ainda nos vão recebendo muito bem. O peixe, aqui, é magnífico e a vida é muito mais barata que em Portugal.

    Boas férias para nós dois e divirta-se.

    Só vou voltar a Portugal, no dia 6 de Agosto.

    Vamos ver como param as modas, quando regressarmos.

    Abraço.

     
  • At 14 julho, 2010 22:57, Anonymous Anónimo said…

    Ó Zé, tu que estás por dentro de tudo o que se passa no nosso partido, diz-me lá o que é que fizeram ao site do PS do Barreiro?
    Agora já nem site temos. A conta foi desactivada.

    Caramba, isto vai de mal a pior. Temos uma CPC que é cega, surda, muda e paralítica e que agora resolveram acabar com a página do PSB na net.

    Cada vez pior!

    É a morte certa.

     
  • At 15 julho, 2010 10:51, Anonymous Anónimo said…

    Fontes contactadas pelo Diário Económico consideram que se espera que os pareceres dos advogados apontem para a ilegalidade do uso da ‘golden share' nesta questão -baseando-se no disposto nos estatutos da empresa e não em saber se os direitos especiais são legais ou não -, pelo que a administração da PT estará no direito de fechar o negócio com a Telefónica. Os advogados da PT sempre consideraram que a venda da Vivo não era assunto em que a ‘golden share' pudesse ser usada. Porém, não existe consenso entre os juristas sobre se o conselho da PT pode decidir sobre uma questão que já foi levada à assembleia-geral. Do ponto de vista jurídico, a solução mais segura passaria por uma alteração da proposta votada na reunião de accionistas.

    Zé, vai ser, com uma grande probabilidade de sucesso, mesmo como tu sempre defendeste.

    Continua a aproveitar da melhor maneira possível as tauas merecidas férias.

     
  • At 15 julho, 2010 20:49, Anonymous mfc said…

    O Zava afinal é um bluff.
    Afinal quem são os "maus da fita" somos nós.
    Porque é que o Zava e o Engº Tec. Socrates de Sousa, não contam que os problemas no Brasil com a Telefónica derivam da recusa da PT em fazer os investimentos necessários em infra-estruras de telecomunicações, para desenvolver ainda mais o projecto Vivo?
    Na realidade o que se passa é que a administração da PT vê o Brasil como uma "cash cow" ou seja uma mama e recusa-se a fazer os investimentos necessários para o desenvolvimento da empresa. Os espanhois já estão fartos de que os PT `s boicotem novos investimentos. Alegadamente, por falta de verbas.
    Mas de quem é a culpa ?
    Pois é...aquando da tentativa da Sonaecom, o Bava prometeu "mundos e fundos" aos accionistas...ao tal nucleo duro...(que agora quer vender) para que não vendessem à Sonae, para cumprir essas promessas endividou a empresa..bué.!
    Agora, claro que não tem dinheiro para investir no Brasil e limita-se a mamar na teta da vaca até ela secar, agora investir para promover o negócio...isso é que não !!!
    Por outro lado, tem lá 600 meninos que não sabe o que lhes há-de fazer...
    E ainda...não sabe o que é depois faz ao dinheiro...mesmo que a Telefónica oferecesse mais dinheiro claro que ele não vendia...obviamente há que tapar os erros de gestão...
    Se a Vivo fosse estratégica...então porque é que não temos 51% ? Ou então porque é que não compramos a operação brasileira da Telecom italiana...que é um "flop" e a transformamos numa empresa ainda melhor que a Vivo ?
    Isso dá muito trabalho...
    Para o tal núcleo duro BES etc. (empresas do regime socrático) o que interessa é o dinheiro..é obvio...primeiro foi o do Bava (dos portugueses...) agora será os dos espanhois...é sempre a somar.
    Para o Engº Tec. Socrates isto é um maná politico.
    Aparece como um Defensor da Pátria, numa altura em que necessita de credibilidade, esquecemo-nos que ele está envolvido nisto até às orelhas. Ajudou a criar um núcleo duro, apoiou as promessas ao mesmo nucleo e o consequente endividamento da PT e agora é esta fita ?
    A Sonaecom é portuguesa e segundo os socráticos era má...(ia descobrir a careca ao Bava e sus muchachos) toca de lutar contra ela...agora temos os espanhois...e daqui del rey.
    Bava go home !

    PS - E já agora, se a nossa situação é como a da Grécia, porque é que não começamos por envenenar o Socrates ?

     
  • At 16 julho, 2010 19:18, Anonymous Anónimo said…

    Agora é que vamos ver se a Gestão é coerente com o que disse há cerca de um mês o presidente Henrique Granadeiro (algo como isto): " Esta Administração foi eleita e mandatada para cumprir um plano para a PT que só faz sentido com a Vivo dentro da PT"
    Quero com isto dizer que se o CA aprovar a venda da VIVO deve imediatamente DEMITIR-SE;
    Quanto ao mito da ortodoxia financeira de que os "accionsiatas é que mandam", ´porque são so "donos da empresa" ... não é nada disso, numa empresa cotada e com capital disperso ...aí os accionistas não gerem nada e são meros investidores financeiros e o poder deles é apenas o de elegerem e destituirem o Conselho de Administração e deliberarem a distribuição dos resultados...
    E, como sabem todos os que investem em bolsa, hoje estão numa empresa, amanhã estão nooutra... o que lhes interessa em primeiro lugar são os dividendos e as as mais-valias... estão-se nas tintas para o interesse estratégico da empresa A ou B..
    No caso vertente a oferta pela VIVO quase que atinge a capitalização da PT, o que só significa que de facto sem ela a PT não é nada ... AInda há quem refira que "é preciso explicar porque a VIVO é estratégica para a PT"? Estão a brincar? Acham mesmo que a assunto é a venda de uma "mera" participação?
    Pois é, virá o dinheirinho e os tais "donos da empresa" vão imediatamente votar uma massiva distribuição de dividendos (prevê-se que mais de metade do encaixe!) para (no caso dos nacionais) pagarem as suas dívidas aos credores internacionais. QUanto à PT, essa, depois de ficar amputada, e com metade do encaixe, vai ficar reduzida ao seu mercado doméstico e sem presença para se afirmar numa lógica internacional.
    A Telefonica está entre as 5 maiores operadoras do Mundo .... e a PT, tem de ficar pequenina??

     
  • At 17 julho, 2010 17:01, Anonymous Anónimo said…

    Está no "Rostos":

    "Primeiro candidato para as eleições Distrital do PS

    Segundo é referido no Blogue «Etc & Tal», Luis Gonelha, Presidente da Comissão Politica da Comissão Concelhia de Setúbal, Deputado da Assembleia da República, manifestou o seu apoio à candidatura de Paulo Lopes, à presidência da Comissão Politica Distrital do Partido Socialista, cujas eleições estão agendadas para o dia 9 de Outubro.
    Esta candidatura, pelo que é referido, opõe-se à recandidatura do actual líder distrital Vítor Ramalho.
    É referido que a candidatura de Paulo Lopes poderá contar com o apoio de Joel Hasse Ferreira, ex-deputado do Parlamento Europeu e também de Maria Amélia Antunes, presidente da Cãmara Municipal de Montijo.
    Nesta nota é, igualmente, referido o cenário de mais uma eventual candidatura à distrital de Setúbal, apontando-se o nome de Madalena Alves Pereira.
    Mas, eventualmente, pelo que consta, poderá, talvez, essa candidatura ser protagonizada por Luis Ferreira".

    Tão amigos que eles eram...

     
  • At 17 julho, 2010 21:55, Blogger Zé do Barreiro said…

    Oh ultimo Anónimo, você ainda acredita no Pai Nat..., perdão, no que vem referido na Carreira 7 ?

    Entre na real, homem !!!

    ( Olhe, vá ao blogue Etc & Tal e repare BEM na notícia que lá vem editada e verificará de imediato que houve acrescimo indevido e abusivo de texto ... Um pequeno conselho cá do Zé: Que ninguém se atreva a brincar com o responsável desse blogue e abuse da sua confiança. Fica o aviso.)

     
  • At 19 julho, 2010 12:12, Anonymous Anónimo said…

    Ó Zé, podias perguntar à nossa camarada Eurídice Pereira, quem é o "Jean-Claudet Tricket"?

    É que li um texto dela no Setúbal na Rede, a falar deste sujeito que eu não sei quem é.

     
  • At 19 julho, 2010 13:14, Anonymous Anónimo said…

    Ainda há "hipóteses de acordo" sobre a Vivo

    Os analistas consideram que Telefónica e PT ainda podem chegar a acordo sobre a Vivo.

    Numa nota de análise de hoje a que o Económico teve acesso, o BNP Paribas diz que "a recusa da Telefónica em prolongar a sua oferta visa aumentar a pressão sobre o conselho de administração da PT e o Governo português, assim como penalizar o preço das acções da PT e enfurecer alguns accionistas".

    Continua a casa de investimento que "tentar romper a ‘holding' Brasilcel, que detém 60% da Vivo, e ficar com o controlo das posições minoritárias no mercado é um cenário com muitas dificuldades e pode levar anos".

    Assim sendo, "não faz sentido na nossa perspectiva avançar com esse processo quando a administração da PT e o governo português querem chegar a acordo num prazo razoável.

    Por isso esperamos que as negociações sejam reabertas, visto que, caso contrário, ambas as partes têm muito a perder".

    No mesmo sentido, o ING diz que a Telefónica tem agora três opções: a) manter a actual gestão dividida 50-50; b) começar um processo legal para dissolver a Brasilcel, que é um processo incerto e demorado; ou então c) continuar as negociações e apresentar uma nova oferta quando a Portugal Telecom estiver pronta a aceitá-la.

    A reunião do conselho de administração da PT, que decorreu na passada sexta-feira, terminou sem uma decisão final a respeito da venda da Vivo.

    A operadora portuguesa pediu à Telefónica um prolongamento da sua oferta de 7,15 mil milhões de euros, até 28 de Julho, de forma a encontrar, entretanto, uma alternativa à Vivo.

    Porém, os espanhóis não acederam ao pedido da PT e, segundo uma fonte citada pela Bloomberg, a operadora espanhola já contratou uma firma de advogados holandesa para dissolver a sua 'joint-venture' com a PT, a Brasilcel.

    A notícia é avançada hoje pela Bloomberg, que cita uma pessoa com conhecimento do assunto, que não quis ser identificada.

     
  • At 21 julho, 2010 08:29, Anonymous Anónimo said…

    Mais uma patacoada da "nossa" deputada Sofia Cabral.

    Mais uma vez no "Setúbal na Rede" e no seu texto lá publicado, com o título:

    "José Saramago, militante do Mundo!"

    Escreve esta frase que, quanto a mim, soa a pornográfico:

    "O seu “Envagelho” valeu-lhe ser objecto de censura...".

    O que terá ela querido dizer com aquela do "Envagelho"?

    Será que a palavra vem de vagina?
    Ou será que é do sotaque Barreirense?

    Deviamos propô-la para as novas oportunidades.

    Conheço pessoas com a 4.ª classe que escrevem bem melhor. Pelo menos, escrevem Evangelho e não "Envagelho".

    Estamos bem servidos, estamos.
    Aquela não escreve uma para a caixa.

     
  • At 22 julho, 2010 14:52, Anonymous Anónimo said…

    Ó Anónimo, e se fosse só o "Envagelho"...

    No seu texto a senhora deputada escreve que Saramago iniciou o seu percurso "teológico-literário" em 1982, com a obra "Memorial do Convento".

    Se ela tivesse pesquisado melhor, leria que o seu primeiro livro foi publicado em 1947 e chamava-se "Terra do Pecado". Depois Saramago esteve 20 anos sem publicar.

    Mas esta senhora é mesmo assim. Escreve sempre sobre aquilo que desconhece e ainda por cima com erros.

    Lamentável!

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter