A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

sábado, dezembro 17, 2016

A TMG(*), a Estrela de Belém e o Pai Natal



Meus Amigos,

Recebemos este comentário de um Leitor Anónimo que, pela sua acutilância e alguma ironia ( que é a exposição de uma ideia propositalmente contrária ao que realmente se acredita) decidimos “promover” a Post, o que fazemos com todo o prazer.

Aí vai: 

O ginjódromo do Barreiro terá, este ano, duas presenças de luxo na noite de Natal.

Uma, diz-se, é a do Presidente da República que, depois de vir trazer uma garrafinha de bagaço a uma utente da Santa Casa, logo após as eleições, de novo sob o seu alto patrocínio, agora abrilhantando a soirée natalícia barreirense, nos associa ao consumo de bebidas espirituosas produzidas noutras paragens, que lá nisso de consumir a produção de outrem somos dos melhores do mundo. 

Outra, será a do Embaixador da Dinamarca, reino que, em matéria governativa, vive uma realidade de incidência parlamentar semelhante à nossa mas de sinal contrário ( os partidos Liberal, Popular, Conservador e Democrata-Cristão e Aliança Liberal têm uma maioria parlamentar, apesar da vitória dos Sociais-Democratas nas eleições do ano passado). No entanto, apesar de ter sido a existência de uma maioria de direita que lhe permitiu subir ao poder, as negociações de Rasmussen com os demais partidos conservadores fracassaram, pelo que formou um Governo monopartidário em maioria relativa.

A chave volta a ser o estabelecimento de acordos pontuais com sociais-democratas e populares (http://expresso.sapo.pt/politica/2015-10-06-Ha-muitos-modos-de-formar-Governo.-e-nem-sempre-com-o-vencedor-das-eleicoes)

Enfim… uma espécie de Geringonssen de direita. Haverá também um desfile de motards com trajes tradicionais da Lapónia e, de tudo isto, será anfitrião o Edil. Curiosa a evolução do Barreiro: há pouco mais de 20 anos, quando ainda havia trabalho, não se via vivalma nessa noite, sendo heresia sair de casa nessa noite, hoje que não o há, é “tradição” sair para tomar um drinque com o “pessoal da naite” e são diversas as actividades programadas.

Curiosa, também, é a constatação do facto de ser a Dinamarca, o país que confisca os bens dos refugiados que acolhe, tal como foi verberado pelo partido do nosso Edil. Tudo se pode relativizar o que interessa é aparecer no filme e se o Pai Natal, além da bejeca natalícia prometida, trouxer “investimento” que se lixem os refugiados e os motivos pelos quais os são, os seus bens, as ressacas e as despesas com a segurança já que a higiene desta vez está assegurada com a venda de canecas de barro, em substituição dos tão “tradicionais” copos de plástico. 

Mas mais curioso ainda é o facto do investimento ser duma empresa que saiu do porto de Lisboa por causa duma greve (http://www.esquerda.net/artigo/maersk-sai-do-porto-de-lisboa-devido-situacao-operacional-deficiente/40128)

Nada como um bom “investimento” para unir a direita nórdica e a esquerda mediterrânica. Espera-se e deseja-se que, os convivas, não bebam… para esquecer.  Boas Festas

(*) Tasca do "Manel da Galega"


Desfrutem, comentem, participem sem medos. 

Bom Natal para todos os estimados Leitores deste Espaço,

Zé do Barreiro.

64 Comments:

  • At 21 dezembro, 2016 18:10, Anonymous FERNANDO PEREIRA said…

    Pelos vistos, Barreiro continua no mapa das realizações natalinas do nosso indu, com total e copofónica aceitação por parte das franjas socialisticamente germinadas... Ainda bem, fartos nós estavamos da pacata miudeza trabalhista, agora sim, é investimento atrás de investimento, bagaçuda líquida que enobrece quem a consome e cria lugares vagos nos bancos dos jardins e nas tascas caracoladas do chamado "Barreiro Velho", sempre em renovação! A ver vamos se o abençoado vai até Setúbal, há por lá muita gente aos pinotes, colaboracionistas de rabos de palha, alguns verdadeiramente reclusos do voto indicado... Mas isto, que o Zé me desculpe a ousadia, são outras histórias...
    Acredito nas potencialidades do Barreiro, com feiticeiros ou sem feiticeiros, varinhas mágicas ou dinheiros suecos ou esquimós! Barreiro é campo de batalha, com guerreiros corajosos, persistentes! O PS tem de perceber que nesta aldeia global há muito a fazer pelas pessoas, pelas causas e principalmente pela Democracia Popular!!!

     
  • At 13 janeiro, 2017 18:05, Anonymous EuGémeo Siamês said…

    Afinal não houve cerveja dinamarquesa, na tarde da Ginja, provavelmente para não haver indisposições causadas pelas …misturas.

    Entrementes, quanto a portos e aeroportos, suas localizações e demais especificações, a ministra decreta a lei da rolha, que só ela e o seu colega do planeamento em breve desrespeitarão.

    Ainda não foi nesta quadra que o barreiro ( com minúscula sim senhor! ) teve a sua prenda no sapatinho.

    Até já os Reis vão, cabisbaixos, de regresso a casa pois, afinal, não foi por estas paragens que surgiu o salvador.

    Ter-se-lhes-á falhado o GPS, ou baralharam-se nas Águas de Moura, pois é na outra banda que já se embala o menino.

    Bom…na verdade, trata-se de uma menina.

    Chama-se Olisipíada e veio ao mundo - tal como a sua alfanumérica mana Cândida Tura Capital Europeia do Desporto 2021 - como ponta-de-lança para o mano que há-de vir.

    Se o mano se irá chamar Jogos Olímpicos ou Mundial de Futebol ainda não se sabe.

    Mas, diz-se, que é tal o desafogo financeiro e o à-vontade no uso das técnicas in vitro que podem até ser ambos.

    Sabe-se que é comum essas técnicas conduzirem, cautelarmente, a vários ovos viáveis que competirão ( provavelmente até entre si ) pelo direito de chegar com vida às mãos do obstetra.

    Há já uma década ( mais meia!...) que estes pais tentam arranjar uma criança tal como a avoenga arranjara a Expo e o Euro.

    Mas a família pode, inesperadamente, crescer ainda mais!

    Basta que mais ovos vinguem…

    Aí sim, será lindo ver os pais babosos rodeados dos petizes: JO, Mundial, NAL, TTT, BCE e …FMI


    Feliz Ano Novo


    http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2016/05/17/lisboa-formalizou-candidatura-a-capital-europeia-do-desporto-2021

     
  • At 20 janeiro, 2017 16:52, Anonymous $ said…

    «As futuras entidades regionais serão eleitas após as próximas eleições autárquicas, e terão uma dimensão de participação profundamente alargada, assente numa correlação entre o desenvolvimento territorial de políticas públicas que são definidas a nível nacional», referiu o Ministro.

    Eduardo Cabrita afirmou que «os dirigentes das cinco CCDR continuarão a assumir o papel de responsáveis da administração pública, mas eleitos por um colégio alargado de eleitos locais»

    http://www.portugal.gov.pt/pt/ministerios/madj/noticias/20170118-madj-descentralizacao.aspx

    Os cidadãos vão eleger autarcas em outubro de 2017. Esses autarcas elegerão depois os presidentes das CCDR.

    Quanto às áreas metropolitanas talvez o modelo seja o mesmo. Ainda estará a ser negociado.

    Não obstante, pode dizer-se que, no próximo ato eleitoral, dentro de 9 meses, elegeremos autarcas que funcionarão como “grandes eleitores” que elegerão entre si os presidentes das CCDR - e, provavelmente, também os das áreas metropolitanas.

    O sistema de “grandes eleitores” distorce a expressão da real vontade dos eleitores como ficou bem à vista de todo o planeta, nas recentes eleições presidenciais nos EUA, nas quais foi derrotado o candidato mais votado pelo Povo.

    Insistir em “descentralizar” nos termos propostos é regionalizar sem respeitar a vontade expressa do eleitorado. Além de farsa promotora de caciquismo, não será também inconstitucional?

    Eduardo Cabrita acrescentou: «Pretende-se que as novas cinco CCDR, herdando uma história de entidades de excelência da Administração Pública, possam preparar o próximo quadro de desenvolvimento para o período pós-2020, no âmbito da EU»

    http://www.portugal.gov.pt/pt/ministerios/madj/noticias/20170118-madj-descentralizacao.aspx


    A pedra angular era a pedra fundamental utilizada nas antigas construções, caracterizada por ser a primeira a ser assentada na esquina do edifício, formando um ângulo reto entre duas paredes.

    A partir da pedra angular, eram definidas as colocações das outras pedras, alinhando toda a construção.

    A pedra angular é o elemento essencial que dá existência àquilo que se chama de fundamento da construção. Atualmente, a pedra angular seria semelhante ao alicerce dos prédios contemporâneos”


    https://www.significados.com.br/pedra-angular/

    Portanto Costa, Cabrita e Jerónimo ( e Passos? E Catarina?) querem que a reforma a edificar tenha características parecidas com a Torre de Pisa…

     
  • At 02 fevereiro, 2017 16:29, Anonymous Anónimo said…

    O ministro da Defesa pediu à Força Aérea Portuguesa que realize, até ao final de Abril, um estudo sobre a compatibilização do uso militar com o uso civil da Base Aérea n.º 6 (BA6), no Montijo. José Azeredo Lopes disse esta quarta-feira no Parlamento que pretende ter uma "visão clara e serena sobre como garantir a coexistência" das duas vertentes no Montijo, "amplamente a tempo" de uma decisão do Governo sobre onde instalar uma alternativa ao aeroporto da Portela para alguns voos.

    O governante, que falava na comissão parlamentar de Defesa, lembrou a existência de um grupo de trabalho onde está, além do Ministério da Defesa, também a Força Aérea – que, acredita, fará os devidos "alertas de necessidade de salvaguarda" da operação militar na mesma base apesar do seu eventual uso civil.

    Questionado pelo centrista João Rebelo sobre os avanços no plano de decisão de ter a base aérea do Montijo como estrutura complementar ao aeroporto da Portela, Azeredo Lopes admitiu que neste momento "está mais consolidada" a opção Montijo, mas isso não significa que a decisão "esteja tomada".

    A BA6 é agora "objecto de estudo mais aprofundado", mas "ainda há muito por resolver e os estudos de impacto ambiental nem sequer estão concluídos", acrescentou Azeredo Lopes. O ministro salientou o "interesse público" do uso civil da infraestrutura e a discussão sobre isso que se arrasta "há décadas", mas defendeu ser fundamental que se "salvaguarde a operação da Força Aérea".

    Daí ser necessário estudar as implicações do uso civil do espaço a curto, médio e longo prazo, assim como durante as obras de adaptação, que terão que durar alguns anos. Ou seja, o "quando, o como e os termos da coexistência", especificou o ministro da Defesa.

    Recusando que a Força Aérea esteja a ser menorizada no processo, Azeredo Lopes defendeu que "não há uma propriedade da Força Aérea em relação ao Montijo". "Trata-se de garantir que a operação da Força Aérea vai continuar a realizar-se no mesmo plano, com a mesma qualidade e eficiência que teve até hoje" e isso "é imprescindível", reforçou o ministro.

    Azeredo Lopes afirmou que também a Força Aérea está pendente da decisão sobre a base para poder optar pelos seus investimentos futuros. Por exemplo, está pendente a decisão de compra de um grande avião de transporte para o qual será necessária a construção de um novo hangar no Montijo e que não será feita sem a decisão do uso complementar civil/militar. Ligada a esta compra está também a decisão de compra de cinco novos helicópteros e a da modernização de alguns aviões C-130.

    O secretário de Estado Marcos Perestrello veio reforçar que "o problema" do uso civil da BA6 não está na base mas sim "no ar", ou seja, no tráfego aéreo na bacia do Tejo que já hoje está congestionado. E acusou o PSD e o CDS de terem criado um problema ao garantirem à ANA-Aeroportos que o Estado iria assegurar que seria aumentada a capacidade do tráfego aéreo em Lisboa, apenas para "anteciparem uma volumosa receita para colmatar um problema financeiro, sem se precaverem para as dificuldades que criavam para o futuro".


    https://www.publico.pt/2017/02/01/politica/noticia/ministro-da-defesa-pediu-estudo-a-forca-aerea-ate-abril-sobre-duplo-uso-do-montijo-1760430

     
  • At 02 fevereiro, 2017 16:30, Anonymous Anónimo said…

    Montijo movimenta-se no apoio ao aeroporto de Lisboa

    O Governo assina em meados de fevereiro o memorando para estender o aeroporto de Lisboa até ao Montijo.

    O ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, vai mandatar a Força Aérea para estudar todos os impactos da coexistência das operações civis e militares na Base Aérea 6, no Montijo, devendo apresentar resultados até ao fim de abril.

    Ouvido na quarta-feira em sede de comissão parlamentar de Defesa, Azeredo Lopes adiantou que irá assinar um despacho em que mandata a Força Aérea para "a realização de um estudo" que avalie os impactos para a operação militar num cenário de "coexistência civil e militar".

    O estudo a realizar pela Força Aérea deverá avaliar os impactos de um aeroporto complementar ao da Portela na base militar do Montijo no curto, médio e longo prazo bem como no período de transição.

    Como registou a jornalista Raquel Morão Lopes a associação de comerciantes do distrito de Setúbal prevê que a ida do aeroporto para o Montijo traga "pleno emprego" para os concelhos do Montijo e de Alcochete. O comércio tradicional espera poder renascer com mais movimento na cidade. Mas também há quem seja contra a instalação do aeroporto no Montijo.


    02 Fev, 2017, 07:05 / atualizado em 02 Fev, 2017, 08:11

    http://www.rtp.pt/noticias/pais/montijo-movimenta-se-no-apoio-ao-aeroporto-de-lisboa_a980154

     
  • At 06 fevereiro, 2017 12:12, Anonymous Anónimo said…

    Reforço de poder gera polémica
    Presidentes das CCDR preparam novo ciclo.


    As Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) já gerem fundos comunitários, mas o Governo quer dar mais poderes aos futuros presidentes dos organismos no próximo quadro comunitário, a partir de 2020.
    Mais: no pacote de descentralização, os líderes das CCDR serão eleitos pelos autarcas locais, entre presidentes, vereadores, e assembleias municipais e juntas de freguesia, mas o tema está a gerar polémica. Pedro Filipe Soares, do BE, fala ao CM de uma solução "híbrida" de municipalização, mais do que regionalização "encapotada".
    Mais, como 70 por cento das autarquias têm menos de 30 mil habitantes, a transferência de poderes na Educação, Turismo ou até na Saúde, pode levar à "externalização de serviços". "Admito que já existam empresas que estejam a salivar para que isto aconteça", alerta o deputado que, tal como o PCP, aguarda pelo resultado final do trabalho do Governo.
    No PSD, Berta Cabral, com o qual o Governo conversou, alerta que a ideia de reforçar os poderes dos presidentes das CCDR não faz parte do pacote de medidas dos sociais-democratas e, logo, não terá acolhimento no partido. Já o CDS também fala de "regionalização encapotada".
    O próprio Presidente da República já fez um aviso público. Marcelo diz que há risco de sobreposição de poderes mas espera consenso. Entretanto, o pacote da descentralização entrou na fase final e o Governo já agendou para 8 de fevereiro o conselho de concertação territorial para debater o tema.




    http://www.cmjornal.pt/politica/detalhe/reforco-de-poder-gera-polemica?Ref=DET_noticiasceccao

     
  • At 07 fevereiro, 2017 16:03, Anonymous * said…

    "porque, afinal, nas autárquicas contam sempre muito – as pessoas, o que se diz e como se diz… "

    "São dois bons candidatos. Duas pessoas íntegras. Duas pessoas que gostam do Barreiro."

    No entanto, porque o que se escreve, tal como o que se diz e como se diz, conta sempre muito, o embate será entre :

    "Uma autarca experiente com conhecimento profundo, pela experiência vivida, do mundo autárquico e que tem um profundo amor ao Barreiro, a sua terra"

    e

    "um entusiasta de causas públicas e um grande interesse em servir o Barreiro, a sua terra, que ele ama"

    in: *

    Pois é!

    All you need is love,
    Love is all you need


    <3

     
  • At 09 fevereiro, 2017 17:34, Anonymous Anónimo said…

    Costa na AR:

    afirma que há um estudo na sua posse que afasta Sintra e Alverca da corrida à extensão do Aeroporto H. Delgado, por motivos ligados à navegação aérea.
    Referiu também que, só a base da FA no Montijo aparenta ter as condições para tal e que se vai aprofundar o estudo da mesma, ( nomeadamente “ quanto às migrações de pássaros” ) até ao final do ano , não sendo possível ter uma decisão definitiva antes dessa altura.

    http://www.jornaldenegocios.pt/multimedia/negocios-tv/detalhe/aeroporto-no-montijo-condicionado-a-estudo-de-migracao-de-aves-concluido-no-fim-do-ano?ref=HP_NegociosTV

    Cabrita na RO do PM:

    O Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, afirmou que existe um amplo consenso sobre a lei-quadro de descentralização de competências para as autarquias, após a reunião do Conselho de Concertação Territorial, presidida pelo Primeiro-Ministro António Costa, em Lisboa.

    (…)

    A transferência de competências do Governo para as autarquias será feita em áreas como a educação, a saúde, a ação social e a gestão das áreas marítimas e ribeirinhas.

    O Conselho analisou também a democratização da eleição das CCDR (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional), que vão passar, a partir do início de 2018, a ser «eleitas por um colégio muito alargado de autarcas», nomeadamente «membros de câmaras municipais e de assembleias municipais, incluindo os presidentes de junta de freguesia», afirmou o Ministro.


    http://www.portugal.gov.pt/pt/ministerios/madj/noticias/20170208-madj-descentralizacao.aspx

    http://www.portugal.gov.pt/pt/fotos-e-videos/videos/20170208-madj-descentralizacao.aspx


    Projeto de Decreto-Lei de 09.01.2017 sobre “descentralização”:
    http://www.anmp.pt/files/dsg/2017/div/TC20170201PL.pdf

    Parecer da ANMP sobre a proposta supra:
    http://www.anmp.pt/files/dsg/2017/div/TC20170201PANMP.pdf

    https://eco.pt/2017/02/08/governo-recua-ccdr-so-ficam-com-fundos-regionais/

     
  • At 10 fevereiro, 2017 16:27, Anonymous Anónimo said…

    Há uma dúzia de anos atrás, um deputado municipal eleito pela CDU preparava a deposição do executivo socialista então em funções, prometendo toda a transparência ( e anda mais Participação) que teria faltado a esse executivo.

    Apanhando-se no poleiro, tratou de meter a transparência na gaveta e passou a cantar participação a torto e a direito, desde a manhã até à noite, com um coro de jornalistas e de elites locais a secundá-lo.

    Em breve, cumprindo-se a tradicional transumância política, com outro poleiro no horizonte, onde o pasto seja mais verde, deixará a disputa do cargo à sua vice, que até já fala pelo edil e tudo.

    O Índice de Transparência Municipal (ITM) mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus web sites. O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões:

    1) Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; 71,43

    2) Planos e Relatórios; 21,43

    3) Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; 50,00

    4) Relação com a Sociedade; 50,00

    5) Contratação Pública; 00,00

    6) Transparência Económico-Financeira; 100,00

    7) Transparência na área do Urbanismo. 35,71



    Ora, no índice de transparência municipal (ITM) o Barreiro passou de 180.º lugar em 2015, para 177.º lugar, em 2016, com 45,19 pontos, com os resultados obtidos e acima expostos, em cada uma das dimensões do índice, se bem interpreto os dados constantes da folha de cálculo.

    A vila de Alfândega da Fé está no topo do ITM com 100 pontos.

    No último lugar do ranking está Penela com 16,21 pontos.

    A título de curiosidade refira-se que o município de Torres Vedras ocupa um exemplar 208.º lugar no ITM, com 40,93 pontos, muuuuuito abaixo do Barreiro…

    Como sabemos, o Dr. Carlos Miguel, abandonando o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, cargo que exerceu de 2004 até 2015, tendo sido vice-presidente da mesma autarquia entre 2002 e 2004, foi chamado pelo Ministro Adjunto para secretário de estado das autarquias locais.

    Que grande exemplo de autarca, consonante com o do ministro, a julgar pela posição do seu município no ITM.

    “Não é correcto dizer que não foi feito nada, mas é tempo de dizer que mais podia ser feito”, afirmou André Pinotes Batista, líder concelhio socialista, na apresentação do “challenger” aos militantes. ( Rostos de 09.02.2017 - 13:39)


    Fonte:
    https://transparencia.pt/wp-content/themes/tiac/Documentos/TIAC/ITM/BaseDadosITM2016.xlsx

     
  • At 15 fevereiro, 2017 18:30, Anonymous Por um cento se ganha, por um Centeno se perde... said…

    Comunicado do Primeiro Ministro

    Tendo lido a comunicação do Senhor Ministro das Finanças e após contacto com Sua Excelência o Presidente da República, entendo confirmar a minha confiança no Professor Mário Centeno no exercício das suas funções governativas.

    Sob sua responsabilidade direta, Portugal logrou, em 2016, a estabilização do setor financeiro.

    A tudo isto se soma a melhoria da economia real. Em 2016, o Professor Mário Centeno conseguiu o melhor exercício orçamental da nossa vida democrática, no quadro de uma reorientação da política económica, que permitiu a devolução de rendimentos e a criação de condições para o investimento, que se saldou pela aceleração do crescimento e melhorias significativas na criação de emprego. Este esforço tem de prosseguir a par do processo de estabilização do setor financeiro.

    Esclarecida a lisura da atuação do Governo, nada justifica por em causa a estabilidade governativa e a continuidade da sua política, para o que o contributo do Professor Mário Centeno continua a ser de grande valia.


    http://www.portugal.gov.pt/media/25144655/20170213-pm-mf.pdf


    Costa devia calar-se e exibir apenas “aquele sorriso”.

    Aquele sorriso tem vendido bem.

    È que nem a Gioconda sorria assim!

    Afinal, trata-se de um comunicado emitido para desmentir a ideia persistente da possível prática de um crime de perjúrio/falso-testemunho/mentira, por parte de um governante, perante uma comissão parlamentar de inquérito!

    Tentar salvar a sua própria pele parecendo salvar a pele do suposto criminoso, escrevendo uma inverdade não será a melhor solução mas … enfim … o PR até dá umas baldas a alunos de 17 valores…

    E, se se puserem uns aviões e uns “pássaros” a voar (baixinho) em simultâneo então até pode ser que a coisa passe.

    Se Centeno nem conseguiu a estabilização no cargo duma administração da CGD como conseguiu estabilizar todo o sector financeiro? E como consegue o PM fazer dessa suposta estabilização, o maior feito do MF à qual “se soma a melhoria da economia real”?

    No início do comunicado escreve-se que Portugal logrou, a estabilização do setor financeiro.

    Mais adiante, já se diz que o esforço (do governo e do ministro na “reorientação da política económica” para ” devolver rendimentos” e promover a ” criação de condições para o investimento” , “ aceleração do crescimento” e “criação de emprego”) tem que prosseguir a par do processo de estabilização do setor financeiro.

    Por um lado, se tal esforço tem que prosseguir a par do processo de estabilização do sector financeiro é porque a estabilização do sistema financeiro não está concluída pois não resulta de um único ato isolado mas de uma sequência deles: um processo. E um processo em curso não é um processo terminado.

    Por outro lado, o que será afinal a estabilização do sistema financeiro?

    Entre as agências de rating continua a haver apenas uma que mantém Portugal no bordo do caixote do lixo. As restantes mantêm-no aprisionado dentro dele.

    Mas todas dizem que a situação estabilizou e o rating também. No lixo!

    Está explicada a estabilização do sector financeiro conseguida pelo governo de Costa.

    Realmente, “nada justifica por em causa a estabilidade governativa e a continuidade da sua política”

    É que, acerca do estado de um morto também se pode dizer que o mesmo é estável…

     
  • At 17 fevereiro, 2017 15:53, Anonymous Anónimo said…

    http://www.portugal.gov.pt/media/25222216/20170215-mpi-novo-aeroporto-lx-pr.pdf

    http://www.portugal.gov.pt/media/25261172/20170216-madj-descentralizacao.pdf

     
  • At 17 fevereiro, 2017 16:43, Anonymous Anónimo said…

    Tipo de procedimento Ajuste directo
    Descrição Proc. 152/2016 - Contrato 11/2017
    Fundamentação Artigo 20.º, n.º 1, alínea a) do Código dos Contratos Públicos
    Fundamentação da necessidade de recurso ao ajuste direto (se aplicável) ausência de recursos próprios
    Entidade adjudicante - Nome, NIF Município do Barreiro (506673626)

    Entidade adjudicatária - Nome, NIF ARX Portugal Arquitectos, Lda. (502840463)

    Objeto do Contrato Aquisição de serviços para a elaboração do projecto de execução para a reabilitação do Moinho de Maré da Quinta Braamcamp e elaboração da estratégia de intervenção para a totalidade de área da Quinta Braamcamp
    http://www.base.gov.pt/base2/rest/documentos/250436

    Data de celebração do contrato 02-02-2017
    Preço contratual 71.000,00 €
    Prazo de execução 213 dias
    http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=3036458

     
  • At 17 fevereiro, 2017 16:47, Anonymous Anónimo said…

    Tipo de procedimento Ajuste directo
    Descrição Proc. 147/2016 - Contrato 8/2017
    Fundamentação Artigo 20.º, n.º 1, alínea a) do Código dos Contratos Públicos
    Fundamentação da necessidade de recurso ao ajuste direto (se aplicável) ausência de recursos próprios
    Entidade adjudicante - Nome, NIF Câmara Municipal do Barreiro (506673626)

    Entidade adjudicatária - Nome, NIF Amazingchange Construções, Lda. (510378846)

    Objeto do Contrato Serviço para limpeza e remoção de resíduos de obra para vazadouro autorizado
    CPV 90510000-5, Tratamento e eliminação de resíduos
    Data de celebração do contrato 02-02-2017
    Preço contratual 11.250,00 €
    Prazo de execução 10 dias
    Concorrentes Amazing Change, Ldª (510378846)

    Anúncio -
    Incrementos superiores a 15% -
    Documentos Contrato 02-02-2017 - Amazingchange - Remoção resíduos para vazadouro.pdf
    http://www.base.gov.pt/base2/rest/documentos/250463
    http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=3036783

     
  • At 17 fevereiro, 2017 16:54, Anonymous Anónimo said…

    Tipo de procedimento Ajuste directo
    Descrição Proc. 151/2016 - Contrato 5/2017
    Fundamentação Artigo 20.º, n.º 1, alínea a) do Código dos Contratos Públicos
    Fundamentação da necessidade de recurso ao ajuste direto (se aplicável) ausência de recursos próprios
    Entidade adjudicante - Nome, NIF Câmara Municipal do Barreiro (506673626)

    Entidade adjudicatária - Nome, NIF Ateliermob - Arquitetura, Design e Urbanismo, Lda. (507493400)

    Objeto do Contrato Aquisição de serviços para elaboração de 5 projetos para reabilitação urbana, no concelho do Barreiro
    Procedimento Centralizado -
    CPV 73200000-4, Serviços de consultoria em matéria de investigação e desenvolvimento
    Data de celebração do contrato 31-01-2017
    Preço contratual 74.400,00 €
    Prazo de execução 213 dias
    Local de execução - País, Distrito, Concelho Portugal, Setúbal, Barreiro
    Concorrentes Ateliermob - Arquitectura, Design e Urbanismo, Lda. (507493400)

    Documentos Contrato 31-01-2017 - Ateliermob - Projetos Reabilitacao urbana.pdf

    http://www.base.gov.pt/base2/rest/documentos/250391

    http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=3035946

     
  • At 17 fevereiro, 2017 17:00, Anonymous Anónimo said…

    Data de publicação no BASE 16-02-2017
    Tipo(s) de contrato Aquisição de serviços
    Tipo de procedimento Concurso público
    Descrição Proc. 120/2016 - Contrato 6/2017
    Fundamentação Artigo 20.º, n.º 1, alínea b) do Código dos Contratos Públicos
    Fundamentação da necessidade de recurso ao ajuste direto (se aplicável) Não aplicável
    Entidade adjudicante - Nome, NIF Município do Barreiro (506673626)

    Entidade adjudicatária - Nome, NIF Fidelidade - Companhia de Seguro, S.A. (500918880)

    Objeto do Contrato Prestação de serviços na área de seguros
    Procedimento Centralizado -
    CPV 66510000-8, Serviços de seguros
    Data de celebração do contrato 01-02-2017
    Preço contratual 1.013.561,16 €
    Prazo de execução 730 dias
    Local de execução - País, Distrito, Concelho Portugal, Setúbal, Barreiro
    Documentos Contrato 01-02-2017 Fidelidade 2017 - 2 anos.pdf

    http://www.base.gov.pt/base2/rest/documentos/250276


    http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=3033798

     
  • At 17 fevereiro, 2017 17:05, Anonymous Anónimo said…

    Data de publicação no BASE 17-02-2017
    Tipo(s) de contrato Aquisição de serviços
    Tipo de procedimento Ajuste directo
    Descrição Proc. 155/2016 - Contrato 19/2017
    Fundamentação Artigo 20.º, n.º 1, alínea a) do Código dos Contratos Públicos
    Fundamentação da necessidade de recurso ao ajuste direto (se aplicável) ausência de recursos próprios
    Entidade adjudicante - Nome, NIF Município do Barreiro (506673626)

    Entidade adjudicatária - Nome, NIF Engidro - Estudos e Engenharia, Lda. (500907226)

    Objeto do Contrato Serviços para elaboração dos projetos de execução para os lotes 1 e 2 da extensão do serviço de sanemento de águas residuais, no subsistema da ETAR Barreiro/Moita
    Procedimento Centralizado -
    CPV 71250000-5, Serviços de arquitectura, engenharia e levantamento topográfico
    Data de celebração do contrato 09-02-2017
    Preço contratual 42.270,00 €
    Prazo de execução 30 dias
    Local de execução - País, Distrito, Concelho Portugal, Setúbal, Barreiro
    Concorrentes Engidro - Estudos de Engenharia, Lda (500907226)
    Documentos Contrato 09-02-2017 - Engidro - Lotes 1 - 2 Etar Barreiro-Moita.pdf
    http://www.base.gov.pt/base2/rest/documentos/250372

    http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=3035696

     
  • At 17 fevereiro, 2017 17:08, Anonymous Anónimo said…

    Data de publicação no BASE 17-02-2017
    Tipo(s) de contrato Aquisição de serviços
    Tipo de procedimento Ajuste directo
    Descrição Proc. 146 - Contrato 118/2017
    Fundamentação Artigo 20.º, n.º 1, alínea a) do Código dos Contratos Públicos
    Fundamentação da necessidade de recurso ao ajuste direto (se aplicável) ausência de recursos próprios
    Entidade adjudicante - Nome, NIF Câmara Municipal do Barreiro (506673626)

    Entidade adjudicatária - Nome, NIF Soares dos Santos - Sociedade de Construções, Lda. (502063041)

    Objeto do Contrato Serviços de aluguer de viaturas pesadas e equipamentos, para intervenção na rede de saneamento, da Rua Almirante Reis
    Procedimento Centralizado -
    CPV 60182000-7, Aluguer de veículos industriais com condutor
    Data de celebração do contrato 02-02-2017
    Preço contratual 37.999,00 €
    Prazo de execução 52 dias
    Local de execução - País, Distrito, Concelho Portugal, Setúbal, Barreiro
    Concorrentes Sociedade Construções Soares Santos, Lda. (502063041)
    Documentos Contrato 02-02-2017 - Soares dos Santos - Aluguer viaturas para R. Almirante Reis.pdf
    http://www.base.gov.pt/base2/rest/documentos/250346

    http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=3035439


    Obrigado Filomena

     
  • At 23 fevereiro, 2017 18:55, Anonymous Anónimo said…

    Interessante...mas cansativo! Parece até a minha tia Bela, lá no Alentejo profundo, a encher chouriços. Saudades dos bons velhos comentários!
    CLK 2 cavalos

     
  • At 01 março, 2017 12:14, Blogger Zé do Barreiro said…

    "CLK 2 cavalos",

    Já não irá faltar muito tempo para que, neste Espaço, se volte aos bons velhos comentários.

    Palavra do Zé.

    Saúde e meus agradecimentos por não te esqueceres deste Blog.

     
  • At 01 março, 2017 12:20, Anonymous Anónimo said…

    A Base Área do Montijo é vulnerável à subida do nível do mar, de acordo com um estudo da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, citado pela TSF, que intercetou imagens de satélite, cartografia e previsões de diversos cientistas. O estudo dos investigadores portugueses mostra que uma parte da Base Aérea do Montijo, que não toca nas pistas, é extremamente vulnerável à subida do mar. Mas se for aplicada a diretiva europeia, alertam os investigadores, quase metade da base aérea, incluindo parte importante da pista, pode ficar durante algum tempo do ano debaixo de água.

    A narrativa da ciência diz-nos que o nível médio do mar está a subir e essa subida está a acelerar.
    Vai subir aproximadamente um metro até ao fim do século e vai continuar a subir além de 2100.
    Por isso, na construção de grandes infraestruturas junto ao mar, que têm custos elevados, é importante ter em conta estes fatores”
    , aconselhou Carlos Antunes, especialista em engenharia geoespacial, em declarações à TSF.

    Questionado pela rádio sobre os resultados deste relatório, o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas assegura que nessa data não é possível saber se o novo aeroporto no Montijo vai continuar a existir e sublinha que os estudos feitos antes do anúncio da nova base aérea dizem respeito aos próximos 30/40 anos. “Não se está a olhar para 2100”. O tema do nível das águas será tratado na avaliação ambiental, a ser entregue até ao final do ano.“


    http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/cientistas-alertam-para-o-impacto-da-subida-do-mar-na-base-do-montijo-127986

    A concluir, o Presidente da CMB Carlos Humberto de Carvalho (…)
    Informou que o Terminal será construído em terrenos conquistados ao rio e que os mesmos “podem ser aproveitados para a atividade económica e para a criação de riqueza, o que é para nós a maior mais valia”.

    Fonte CMB

     
  • At 01 março, 2017 12:35, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caríssimo último Anónimo,

    Mauis uma vez agradeço o seu brilhante e esforçado trabalho em vir aqui postar assuntos de relevante interesse e importância para o Barreiro e para o nosso distrito.

    Quanto ao aeroporto, há tempos atrás, neste Espaço, publiquei vários Posts - com os respectivos comentários, nomeadamente do Capitão Luís Chucha, profundo conhecedor da matéria - sobre este assunto, em que cá o Zé defendia com "unhas e dentes" a implantação/construção do aereoporto na zona de Sintra e não no Montijo.

    Só para que conste.

    Abraço ao estimado Anónimo,

    Zé.

     
  • At 01 março, 2017 14:01, Anonymous Anónimo said…

    Não tem de quê.
    Qualquer partido da oposição, no Barreiro, tem argumentos de sobra para arrasar a gestão que o partido da situação tem praticado nas últimas décadas, e que se tem agravado ao longo da última com o atual elenco camarário. Só quem seja totalmente conivente com a situação, e há que o esteja mesmo pertencendo à dita oposição ou detendo cargos de "poder efetivo" sobre as massas, pode insistir no contrário.

    Há coisas chatas e que dão muito trabalho, mas alguém tem que as fazer.

    Afinal quem pratica a infame politica da negação!?

    Como pode o CH dizer, para justificar o voto contra a criação da polícia municipal, que o concelho não é inseguro, quando esse é o argumento que usa para o propagandeado regresso da esquadra da PSP ao Barreiro "Velho"!!??

    Como podem vir passar uma esponja sobre o que de gravíssimo se passou e passa nos TCB agora branqueando com cartazes alusivos aos 60 anos dos TCB, criados no tempo da ditadura?!

    Faça o PS aquilo que a cobardia comunista não deixa fazer e faça-o depressa que realmente é verdade que a política tem horror ao vazio e ele tem que ser ocupado rapidamente antes que alguém lá chegue primeiro...

    Uma tribuna do cidadão para discutir o que se passa dentro e fora das viaturas desse serviço municipalizado pago pelos utilizadores e mantido à tona com constante apoio do OE

    Quanto a construir em leito de cheia, que é tão mau para aeroportos no Montijo como para "terminais multimodais construidos em terrenos conquistados ao rio" proponho um TPC :

    Estudar o tema da "cheia centenária" da area da engenharia civil e afins antes de abrir o bico

     
  • At 01 março, 2017 15:35, Blogger Zé do Barreiro said…

    "... agora branqueando com cartazes alusivos aos 60 anos dos TCB, criados no tempo da ditadura?!"

    Interessante!

    Quando vi os cartazes da comemoração dos 80 anos do abastecimento de água ao Concelho do Barreiro, pensei rigorosamente a mesma coisa.

    Tem razão, "Como pode o CH dizer, para justificar o voto contra a criação da polícia municipal, que o concelho não é inseguro, quando esse é o argumento que usa para o propagandeado regresso da esquadra da PSP ao Barreiro "Velho"!!??"

    Como cá o Zé dizia há uns tempos ( e volta a dizê-lo agora ) é do Catano, é mesmo do Catano.

    Fique bem,

    Zé.

     
  • At 01 março, 2017 16:58, Anonymous Anónimo said…

    TCB-60 anos / Água -80 anos., etc., etc.

    O procedimento é sempre o mesmo .

    Anos a fio sem Boletim Municipal e depois, em ano de eleições, uma enxurrada de “obra feita” nas “Informações Municipais”.

    Só por falta de comparência do PS se justifica que ninguém se incomode com coisas dessas.

    O CH também não quer videovigilância, nem no túnel, nem no BV, porque ai, ai, ai…a privacidade do cidadão…mas já se podem espiar as deslocações dos munícipes nos autocarros e agora, também, nas bicicletas:

    Cada cliente com o cartão Lisboa Viva carregado com um destes títulos tem direito a 1 hora de utilização diária, sendo colocado em lista negra em caso de abuso.
    (…)
    As bicicletas encontram-se equipadas com equipamento GPS, e o utilizador concorda com a monitorização da sua viagem durante a utilização deste serviço

    A utilização das bicicletas é restrita ao interior do Concelho do Barreiro, para lá destes limites é considerada abusiva.

    O cliente terá de se deslocar ao Espaço Mobilidade ou ao posto do Terminal para concordar com os termos de responsabilidade de uso da Bicicleta, permitindo aferir e atualizar os dados dos clientes, só depois poderá usufruir da mesma.

    Quando o cliente é menor de 18 anos a Declaração de Autorização para Acesso a Dados Pessoais, terá de ser obrigatoriamente assinada pelo responsável do menor.


    Fonte: CMB

    Curiosamente a AMB tem na ordem de trabalhos da sessão em curso o seguinte ponto:
    3.4. ADJUDICAÇÃO DE UM EMPRÉSTIMO DE MÉDIO E LONGO PRAZO PARA INTERVENÇÃO NAS ÁREAS DA MOBILIDADE SUAVE E INTELIGENTE ATÉ AO MONTANTE DE € 1.000.000,00 (UM MILHÃO DE EUROS)

    Esta intervenção nas áreas da mobilidade suave e inteligente não se refere a estas “Buscicletas”? Então, e se for mesmo?! Apresenta-se publicamente uma iniciativa antes de aprovada pelo órgão competente?!


    http://www.cm-barreiro.pt/uploads/document/file/5517/01_02_2017_Edital_delibera__es.pdf

    http://www.cm-barreiro.pt/uploads/document/file/5533/Delib._47-2017_GP_DGFP_Adjudica__o_empr_stimo_1.000.000_00.pdf

    http://www.cm-barreiro.pt/uploads/document/file/5534/Delib._47-2017_GP_DGFP_ANEXO_I.pdf

    http://www.cm-barreiro.pt/uploads/document/file/5535/Delib._47-2017_GP_DGFP_ANEXO_II.pdf

    http://www.cm-barreiro.pt/uploads/document/file/5536/Delib._47-2017_GP_DGFP_ANEXO_III.pdf

     
  • At 03 março, 2017 16:59, Anonymous Anónimo said…

    - Política e vazio: pneu quente adere melhor ao alcatrão...

    No desporto motorizado de pista, antes dum grande prémio estabelece-se um período de qualificações e treinos para elas. Objetivo: partir para a prova na frente dos demais competidores.

    1.- Saúde e igualdade de género

    1.1- Saúde

    “Alguém” não claramente identificado, a coberto de verbas das autarquias de Alcochete (e Barreiro ?)organizou para amanhã uma marcha.

    (Em Alcochete, a câmara municipal disponibiliza transporte com saída às 08h50. Os interessados devem efetuar inscrição nas juntas de freguesia.

    In:
    http://www.cm-alcochete.pt/frontoffice/pages/590?news_id=4728 )

    E publicitou a iniciativa em faixas de materiais de boa qualidade com uma curiosa forma no lado inferior esquerdo das mesmas (http://www.cm-alcochete.pt/thumbs/uploads/news/image/4728/Marcha_4mar17_1_1280_720.jpg )

    A mim parece-me que tal forma è demasiado similar à logomarca dum determinado partido político alheio à iniciativa...

    O objetivo parece claro para quem trabalhe em campanhas como a que está em curso.

    Ocupar um espaço vazio no coração de cada destinatário da campanha.

    Neste caso, surripiando ainda, um símbolo dum adversário...e inimigo.

    Que fez um outro concorrente para disputar esse espaço vazio?

    Apresentou obra nessa área um dia antes ( e não interessa que esse dia já estivesse agendado mesmo antes do anúncio da realização da marcha)

    Portanto, a esta ( http://www.cm-barreiro.pt/frontoffice/pages/792?news_id=6171 ) iniciativa, esse adversário, respondeu com esta iniciativa:

    Hoje, pela manhã, no auditório da Biblioteca da Escola Básica D. João I, na Baixa da Banheira, realizou-se a cerimónia de assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal da Moita e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, tendo por finalidade a futura construção da nova Unidade de Saúde da Baixa da Banheira.

    A iniciativa contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado.


    http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=8000696&mostra=2

    Estes dois competidores, nessa área, já estão em vantagem sobre os demais, que até nem têm apoio de verbas institucionais como os envolvidos nas duas iniciativas.

    E há um que até está nos dois lados da barricada em simultâneo!

    Hoje assinam protocolos com o Governo e amanhã vão gritar palavras de ordem contra ele.

    Aqui, não se entregou nem um milímetro de terreno a tão astucioso adversário e usando a sua supermacia institucional decide-se que:“O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) foi considerado como estando sediado em zona geográfica carenciada para efeito de atribuição dos incentivos à mobilidade de profissionais médicos, ao abrigo do Despacho n.º 1788-B/2017, publicado a 27 de fevereiro.

    In: http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=9004652&mostra=2

     
  • At 03 março, 2017 17:00, Anonymous Anónimo said…

    1.2 Igualdade de Género

    Já nesta área, a disputa, inexplicavelmente, não está tão acesa:

    Um dos competidores avança com uma iniciativa de tal modo “extensa” e “abrangente”( com a associação de muitos movimentos cívicos politicamente corretos…) que quase lhe garante o acesso à pole-position mesmo estando ainda com o bólide na garagem:

    “Semana da Igualdade de Género no Barreiro - Realiza-se de 6 a 12 de março”

    http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=21001090&mostra=2

    E que fez o competidor-detentor-da-supermacia-institucional, neste caso, para conquistar esse espaço, agora, já menos vazio no coração dos destinatários da campanha?

    Nada!

    E não fez nada mesmo sabendo-se que é de cá quem tão afanosamente tem construído para si mesmo, sobretudo ultimamente, uma narrativa associável a um perfil de bonomia, de respeito pelas minorias, autarquias, portadores de deficiência, refugiados e até tem a tutela … da pasta da igualdade de género?

    Aqui, nesta área como em outras que detetaremos, entrega-se de mão beijada o espaço vazio ao adversário e fica-se a chuchar no dedo, porquê?

    Acha-se que cedendo um milímetro de terreno de cada vez ao adversário se pode disfarçar o indisfarçável?

    Falta de comparência aos treinos não dá acesso sequer à disputa da prova!

    Fred, abre a pestana e põe-me esses coirões todos a bulir!

    Tu é que tens que mandar na tua campanha.

     
  • At 06 março, 2017 12:28, Anonymous Anónimo said…

    Ao nível dos Moinhos de Vento “a Câmara Municipal do Barreiro pretende intervir na recuperação exterior, colocando velas, como na época em que os moinhos funcionavam”, de modo a preservar a história antiga do concelho, recriando referências sobre o complexo moageiro da Alburrica e a sua importância no passado e presente.


    http://zoomonline.pt/requalificar-a-alburrica-do-barreiro-e-grande-aposta-pcp/arquivo/23110

    Enquanto a campanha de uns vai "de vento em popa" a de outros nem sequer arrancou...

    O PS deve estar deliberadamente a dar uma volta de avanço ao adversário principal na esperança de ter uma ponta final que permita recuperar o tempo perdido...

    A Sofia tem 12 anos de obra do seu chefe para apresentar ao público. O Fred tem apenas a sua (grande)experiência profissional e as suas (grandes) qualidades pessoais.

    Se o combate já é desigual desde o início, a desigualdade, a prazo, não se esbate, agrava-se, e em desfavor de quem?

     
  • At 06 março, 2017 17:04, Anonymous Anónimo said…

    2.1– TCB

    Sabemos que o Regulamento Europeu 1370/2007 impõe que até dezembro de 2019 as redes de transporte coletivo sejam colocadas na concorrência. Isto significa que por 2018 se deverão dar início aos concursos para a respetiva contratualização
    (…)
    Está a decorrer um concurso para o financiamento da componente ambiental da
    renovação de frotas de transportes coletivos, que disponibiliza 60 M€, o que significa o apoio à aquisição de cerca de 600 autocarros a gás e elétricos, incluindo infraestruturas de abastecimento.


    http://www.portugal.gov.pt/media/24980483/20170208-seaamb-transportes-autarquias.pdf

    De acordo com o município do Barreiro, trata-se de “um investimento máximo de aproximadamente 18 milhões de euros, que se repartem em:
    - cerca de 14,5 milhões de euros por parte da autarquia (com recurso a financiamento bancário)
    e
    -3,5 milhões de euros de fundos comunitários, através de uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR),
    ainda sujeita a elaboração e aprovação
    ”.

    O estudo económico e financeiro que sustenta a operação, realizado pela CMB, prevê que seja possível amortizar o investimento num horizonte entre os 7 e os 18 anos, graças:
    - à diferença de preço entre o gás e o gasóleo,
    - redução de custos de manutenção e
    - um espectável aumento do serviço e do número de passageiros.
    um novo posto de abastecimento de gás natural comprimido financiado a 85%.

    http://www.transportesemrevista.com/Default.aspx?tabid=210&language=pt-PT&id=55303

    Da análise da Demonstração de Resultados torna-se evidente que as Vendas e Serviços prestados, por si só, são atualmente insuficientes para cobrir os gastos da operação.
    (…)
    O aproveitamento da linha de incentivos POSEUR é uma excelente oportunidade para a concretização deste investimento
    (…)
    O apoio consiste no financiamento de 85% do diferencial de preço entre a aquisição de um veículo novo a gasóleo e um movido a Gás Natural Comprimido (GNC).
    in:
    Estudo de Viabilidade Económica e Financeira de Renovação da Frota:
    http://www.cm-barreiro.pt/uploads/document/file/5315/Delib._12-Delib._13-Delib._14-Delib._15-2017_RL_SMTCB_-_EVEF_Anexo_V.pdf

     
  • At 10 março, 2017 12:30, Anonymous ?t* said…

    Visto o elenco de candidatos à CMB e o respetivo cartaz, pode-se dizer que já estão em vantagem nalguma coisa...
    A CDU ainda vai reapresentar apenas os cabeças de lista, mas também deve ter visto o cartaz e ainda devem estar a tentar contratar a Irina ExCR7 para tornar o seu próprio cartaz mais atrativo do que o do PS.
    O CH aparentemente regressa às origens: a assembleia municipal. Vasto currículo para omitir as funções exercidas no Partido.
    Duvido que chegue a tomar posse…
    Quanto à Saúde, está acesa a disputa e parece que se está a querer pôr a Baixa contra o Barreiro também com medo que lhes caia algum avião em cima, tal como tem caído vários no Lumiar, na Portela e em Camarate, durante as últimas décadas.
    O Presidente da Junta anda tu cá tu lá nos OCS com o chefe do PSB mas, contra investimento não há outro argumento que não o medo e o afrontamento.
    Na paridade, tivemos uma iniciativa do casal governativo a mostrar que lá em casa se leva muito a sério a igualdade de género.
    O site do PSB tem que arrancar.

     
  • At 13 março, 2017 12:33, Anonymous Anónimo said…

    Carlos Humberto, sublinhou que na vida politica “devemos saber entrar” e “devemos saber sair”, como exemplo de “desapego ao poder”.
    Referiu que a sua opção era “terminar o trabalho” autárquico no final do mandato.
    Sublinhou que o Barreiro, (…), após conversas com muitas pessoas, do seu partido e até de outros partidos – “levou-me a aceitar” o “novo desafio na Assembleia Municipal do Barreiro”, porque “estou confiante da vitória da CDU, vamos vencer esta batalha, pelo trabalho, pelos projectos
    ”.

    Desapego ao poder?! Deixa-me rir…

    Se estivesse mesmo muito confiante e desapegado do poder desaparecia, tranquilamente, da cena e deixava entrar em força a renovação. Mas, tal não é o sentimento de orfandade que conseguiu instilar na “sociedade barreirense” derivado do culto da personalidade desenvolvido ao longo de doze anos que se deparou com um pequeno problema: o eleitorado não conhece a candidata da CDU porque o Barreiro é o CH!

    Acredito que terá falado mesmo com mais pessoas “até de outros partidos” do que do seu próprio partido, para ser, na realidade, o candidato sombra da CDU à CMB. Será, assim, uma espécie de emplastro autárquico barreirense em permanente campanha de contenção de estragos …


    In :Rostos, 12.03.2017 - 22:50

     
  • At 13 março, 2017 15:31, Anonymous Anónimo said…

    Por alguma razão a CDU foi levada a escolher a pior candidata - e ainda assim escolheu-a! - o que pode ser benéfico para as outras candidaturas e crucial para a mais dinâmica.

    Por alguma razão, eventualmente a mesma, também ainda não se conhecem os n.ºs 2 e seguintes das listas da CDU à CMB e à AMB.

    Nem os candidatos às Juntas… a não ser a do PS a St.º António…

    Se a Janeiro conseguir vencer em Vila Franca, então estará quase provado que poderia vencer no Barreiro e dará razão ao Lopo que ainda poderá tentar o putsch…pós eleitoral.

    O candidato do PS e a sua equipe podem sonhar? Podem!

    Podem sonhar com trabalho, muito trabalho, pois só se conseguirem vencer a maioria das Juntas de Freguesia, serão os primeiros socialistas, em democracia, a ter uma maioria na AMB, que é apenas e só o Abril que ainda falta chegar ao Barreiro para acabar com a ditadura da maioria que ainda se vive.

    O eleitorado autárquico CDU no Barreiro, é o que se viu na EMEF - cujo principal património histórico ardeu ante o olhar da candidata, então presidente em exercício, há menos de dois anos – funcionários do Partido, as classes com maiores rendimentos no Barreiro, funcionários públicos e reformados, intelectuais e quadros técnicos e superiores. Não há um operário sequer para amostra porque já não há proletariado no Barreiro. Há precários, indiferenciados e desempregados e as elites ( maioritariamente de esquerda e onde se inclui toda a burguesia comunista, entachada nas instituições públicas e no movimento associativo, albergue dos controleiros de bairro.)

    Só entrando nas juntas e associações em força terão a vitória que o Barreiro e os Barreirenses merecem. Tal, não será tarefa fácil porque aí é preciso cabedal para o combate corpo a corpo, bastante astúcia e muita coesão.

    As Juntas são essenciais no actual modelo de representação autárquica em que cada presidente de junta acresce aos deputados eleitos para a assembleia municipal, e deveria ser esse o maior foco desde o arranque da campanha, até porque vão ter novas competências que justificam candidatos e equipes de primeira grandeza de dentro e de fora dos quadros partidários.

    O PSB quer conquistar no órgão executivo uma maioria absolutamente inequívoca como deixa antever o fato de apresentar um cartaz que, ambiciosamente, tem tantos candidatos quantos os lugares em disputa.

    Ideia arrojada que merece alcançar o sucesso que só será total se se retirar à situação a maioria absoluta na assembleia.

     
  • At 16 março, 2017 18:36, Anonymous Anónimo said…

    Até à presente data, apenas pude registar duas notícias sobre a apresentação ocorrida já na passada semana, dos cabeças de lista da CDU.

    Há, agora, que aguardar pelas edições dos semanários, que ainda estarão a ser ultimadas…

    Em ambas as notícias refere-se parte das declarações de ambos os candidatos.

    - No Rostos:

    Carlos Humberto, (…)
    Sublinhou que o Barreiro, (…)após conversas com muitas pessoas, do seu partido e até de outros partidos – “levou-me a aceitar” o “novo desafio na Assembleia Municipal do Barreiro”, (…)


    E, a Candidata:

    Referiu a importância (…) do Terminal Multimodal, como caminhos necessário para – “o Barreiro assumir o seu papel na Área Metropolitana de Lisboa”


    - No Diário da Região:

    As oficinas da EMEF acolheram a apresentação dos cabeças de lista da CDU (…) que contou com ‘casa cheia’ e com a presença de Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP.
    (…)
    A actual vice-presidente e candidata da CDU destacou
    (…)
    A importância do pólo ferroviário, da Terceira Travessia sobre o Tejo, dos rios e do novo terminal de contentores
    (…)
    Carlos Humberto afirmou que tinha a intenção de sair no final do seu mandato, mas que acabou por aceitar o convite para ser o cabeça de lista da CDU à Assembleia Municipal.
    “Tive várias conversas com o partido, com amigos e com pessoas de outras forças partidárias que me levaram a aceitar a proposta do PCP para este novo desafio. (…)”, afirmou.


    https://diariodaregiao.pt/2017/03/15/cdu-apresentou-candidatos-as-autarquicas-no-barreiro-com-casa-cheia/


    A apresentação teve lugar, na EMEF, local de grande simbolismo:

    - para Jerónimo, por já lá ter vergado a mola, quer como trabalhador, creio que no tempo da outra ditadura, quer como candidato presidencial;

    -para o PCP, por já lá ter hasteado umas bandeiras proibidas antes de ter chegado o tempo de proibir as bandeiras dos outros e

    -para a CDU Barreiro, por afetar aquele espaço à gula imobiliária no PDM.

    E, lá, terão estado cerca de 400 pessoas, algumas vindas de fora do concelho.

    Cá fora muitos mais acotovelavam-se para entrar… sem sucesso.

     
  • At 16 março, 2017 18:41, Anonymous Anónimo said…

    No Rostos, eventualmente, mais treinado nestas coisas das cassetes, diz-se que Carlos Humberto, sublinhou que foi o Barreiro, “após conversas com muitas pessoas, do seu partido e até de outros partidos” quem o terá levado “a aceitar” o “novo desafio na Assembleia Municipal do Barreiro”.

    No Diário da Região, diz-se que Carlos Humberto afirmou que tinha a intenção de sair no final do seu mandato, mas que acabou por aceitar o convite para ser o cabeça de lista à Assembleia Municipal. E, citando o candidato, aí se diz que ele teve várias conversas com o partido, com amigos e com pessoas de outras forças partidárias que o levaram a aceitar a proposta do PCP para este novo desafio.

    Um, diz que foi o Barreiro, após conversas com muitas pessoas do seu partido e até de outros partidos, que o fez aceitar o novo desafio. O outro, diz que aceitou a proposta do PCP para este novo desafio após várias conversas com o partido, com amigos e com pessoas de outras forças partidárias.

    Temos um elemento original em cada versão/interpretação: o Barreiro, numa; os amigos, noutra.

    São pequenas diferenças, é certo, mas revelam ligeiras adaptações do que terá sido dito na realidade, talvez por se querer alindar a coisa ou por outro motivo qualquer. Com rigor jornalístico é que apenas um ( ou nenhum) pode ter reproduzido o que ouviu, e aquele espaço até tem boa acústica.

    No comparativo respeitante à Candidata, o Rostos escreve que ela referiu a importância do Terminal Multimodal, como um dos caminhos necessários para o Barreiro assumir o seu papel na Área Metropolitana de Lisboa. Já o Diário da Região, refere que a Candidata destacou a importância do novo terminal de contentores.

    Aqui, temos apenas uma ligeira diferença: a designação da Obra. O Rostos sabe que não é politicamente correto falar em contentores. O Diário da Região pode ter ouvido mesmo falar em contentores.

    Benefício da dúvida concedido e repartido perante as certezas de cada um.

    Agora tem que ser a convicção pessoal a optar por arriscar uma conclusão.

    E, lida a notícia de que será o actual edil quem estará presente amanhã na apresentação da estratégia para a competitividade portuária, cujo link para o seu rascunho está no primeiro comentário deste post, perguntamo-nos por que não estará lá também a Candidata.

    Digo dela o mesmo que o Papa dizia do Engenheiro do Penta: É muito boua pessoua!

    É! Mas parece não saber da “missa a metade”, mal de que, curiosamente, também padecerá o desafiador.

    Desde o congresso do seu partido que passou a encabeçar as mais relevantes iniciativas camarárias nos OCS. Com o CH ao lado, mas calado ou pelo menos, não citado. Creio que terá sido posta em tirocínio, em modo Presidente de Câmara experimental, para lhe dar a notoriedade que não tem e para se ver se aguenta a coisa sem quebras de maior. E sabendo-se que, no dela como em nenhum outro partido político, se avaliam as pessoas em face de objectivos previamente delineados, arrisco a conclusão de que a coisa não estará a correr de feição, muito pelo contrário. Daí, o sebastianista regresso do CH para que não se perca o bastião imaginário. Pelo Barreiro e como diriam Lennon e McCartney, “with a litlle help from my friends”.

    Ou alguém acha que a afirmação de CH de que com ele a coligação teve sempre posições reforçadas em todos os órgãos, não é um sério aviso à candidata perante a derrocada que se adivinha?

     
  • At 16 março, 2017 19:18, Blogger Zé do Barreiro said…

    Ora vamos lá falar a sério

    Será que o PS Barreiro, com o seu candidato à Assembleia Municipal, terá alguma hipótese perante o Carlos Humberto ?

    Atenção, não me estou a referir, NESTE MOMENTO, aos candidatos à Câmara Municipal apresentados pelo PS e pala CDU.

    Pois é, meus Amigos, a direcção do PS Barreiro falhou redondamente ao não considerar, mesmo academicamente, que o CH poderia ser o candidato da CDU à Assembleia Municipal...

    Prevê-se derrocada histórica.

    Eu só vou ali e já venho,

    Zé.

     
  • At 17 março, 2017 16:46, Anonymous Anónimo said…

    A Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária de Lisboa, que vai ser apresentada esta sexta-feira, às 14h00, tem duas vertentes. Uma é a turística, a outra de carga.
    E no que toca à vertente de carga, a ministra avança que o estudo de impacto ambiental que está a ser realizado para a instalação do terminal de contentores no Barreiro deverá estar concluído até Junho.
    “O processo que foi enviado é para a localização de um terminal, não de águas profundas, mas de contentores de nível médio para aumentar a capacidade de movimentação de carga e também de ligação a todo o sistema logístico”, explica.


    http://rr.sapo.pt/noticia/78628/lisboa_recebe_a_maior_feira_de_cruzeiros_do_mundo_em_2018

    Enquanto aguardamos por pormenores da apresentação supra, onde se incluirá quem esteve e quem deixou de estar, cumpre dizer que, nesta altura do campeonato, à cautela, talvez seja melhor estar onde estão todos os outros para que estes não digam que não se tem interesse em lá estar. Veja-se o caso do PSDB que também já embarcou nos catamarãs da Soflusa, não obstante, estes andarem já “à pinha”…

    Verifica-se, assim, que o porto de águas profundas já deu lugar a algo mais rasinho, calando já não tão fundo como inicialmente se propalou. Ainda assim, cumpre também dizer que os navios porta contentores “de nível médio” terão “em média” cerca de 300 metros de comprimento. Convertendo para uma bitola barreirense poderá dizer-se, sem tremendismo, que, se tais navios pudessem atracar junto ao Passeio Ribeirinho Augusto Cabrita haveria lá espaço para apenas dois, se considerarmos a distância entre o Clube de Vela e a Piscina Municipal. E bem arrumadinhos…

    Para concluir capítulo anterior gostaria de chamar a vossa atenção para o que foi dito quanto ao ponto 1.2 - Paridade e Igualdade de Género socorrendo-me para tal da notícia já acima comentada do Diário da Região.

    Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, marcou presença na iniciativa e mostrou-se confiante que os candidatos vão dar continuidade ao trabalho e ao projecto efectuado pela CDU no concelho.
    “São os principais rostos da CDU nas eleições. Um homem e uma mulher de gerações diferentes que personificam os valores contidos na consigna da CDU, (…). Um homem e uma mulher cujo compromisso com o povo do Barreiro é inquestionável”, defendeu.


    Tudo bem que haja cabelo branco numa lista de candidatos. Há que combinar experiência de vida com a inesgotável energia da juventude, etc., etc., etc..

    Mas, no fundo, ter um CH no topo da lista à AMB pode ter o mesmo significado que um JP em segundo da lista à CMB. Eles podem lá estar pela mesma razão.

    E se não é boa, como já opinei, a razão do primeiro, pode ainda ser pior a razão do segundo.

    Era a SF quem lá devia estar e não o JP que podia perfeitamente estar em terceiro, também tornando dispensável o truque subliminar de o colocar à esquerda do n.º 1, no cartaz ...

    E a SF (tal como o n.º 4) tem formação superior em gestão autárquica o que é uma mais-valia para toda a equipe.

    Mais tarde ou mais cedo a paridade virá à baila e serão feitas comparações.

    Por esse prima, poderíamos chegar ao ponto de equacionar a necessidade de que teria que ser incluído na lista um/uma transgénero para captar a simpatia dessa e doutras franjas do eleitorado que não têm por cá quem os represente, ou um papagaio mesmo muito bem falante, para captar os eleitores do PAN e afins…

    E, sim, Zé, o André não tem, nem o mesmo peso político do seu opositor, nem a sua notoriedade. Tem que ir à luta com outras armas…

     
  • At 19 março, 2017 19:54, Anonymous Anónimo said…

    "O presidente da câmara do Barreiro, Carlos Humberto, afirmou esta sexta-feira, 17 de Março, que a autarquia está "disponível para assumir responsabilidades" no âmbito do projecto para o novo terminal de contentores, mas também "se for caso disso para assumir responsabilidades na gestão do porto".

    (...) O investimento previsto no terminal, a realizar por privados, está estimado em 400 milhões de euros.

    http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/detalhe/camara-do-barreiro-disponivel-para-entrar-na-gestao-do-futuro-porto?ref=DET_ultimas

    O investimento, é privado mas é a autarquia que irá assumir responsabilidades no âmbito do projeto e da gestão do porto ?!

    Os privados dão o dinheiro e a autarquia fica a gerir?

    12 anos das ambiguidades discursivas deste tipo não cheganm já?

     
  • At 20 março, 2017 12:07, Anonymous Anónimo said…

    Hoje, o jornal Público, num extenso trabalho jornalístico – “revela as razões e os passos que tornaram possível o entendimento à esquerda”….a famosa geringonça.
    Revela o jornal que entre 2007 e 2015, António Costa, líder do Partido Socialista – “estabeleceu contactos prévios” com o Partido Comunista Português, surgindo o nome de Carlos Humberto, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, “com quem travou conhecimento sólido quando este presidiu à Junta Metropolitana de Lisboa( 2006-2013)”.
    Uma curiosidade, que nada admira, (…)
    Um homem que vive para a politica, pela politica e com politica. Um homem que, certamente, no final do seu período de presidente da Câmara Municipal do Barreiro, não vai arrumar as botas, nem vai abandonar a acção politica.
    Apesar, de André pinotes líder do Partido Socialista do Barreiro, em recentes declarações públicas, lhe ter feito o “funeral politico” afirmando – “desejamos que findadas as suas funções tenha saúde e seja feliz na sua vida pessoal”,(…)
    Desejar que Carlos Humberto arrume as botas, é não conhecer Carlos Humberto, nem perceber o que é a acção militante no Partido Comunista Português.
    Enfim, coisas que se aprendem na vida politica local.


    http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=1001586&mostra=2

    Numa conversa meramente informal perguntámos a Carlos Humberto : “Vai-se reformar?”
    “Isso não, nunca me irei reformar”, comentou Carlos Humberto.


    http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=6000318&mostra=2


    Caro Zé, toda esta situação está prevista no manual do diálogo interpartidário para tótós que está na posse da direcção concelhia do PS. E ainda falta aparecer o Dr. House...

     
  • At 21 março, 2017 10:49, Anonymous Hip Hip Hip PUTQAE said…

    Para além do Terminal Multimodal do Barreiro, a Estratégia contempla, ainda:
    - o novo Terminal de Cruzeiros em Santa Apolónia (em construção);
    - o aumento da eficácia do Terminal de Alcântara e
    - a navegabilidade do Transporte Fluvial até Castanheira do Ribatejo. ‘Projetos muito importantes’ segundo a Ministra do Mar, que “estabelecem a estratégia para os próximos dez anos”.
    (…)
    As caraterísticas de todos os projetos foram apresentadas pela Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira. No que se refere ao Terminal Multimodal do Barreiro (…) Caraterizou-o como “o primeiro Terminal com estas caraterísticas na margem sul, que nesta 1ª fase terá 41ha, terá um cais que pode ir até aos 800 metros e terá uma capacidade na ordem de um milhão de TEUs”.

    A reportagem, com o tal complemento fotográfico, pode ser lida aqui:
    http://www.cm-barreiro.pt/frontoffice/pages/792?news_id=6213

    A PCAPL fala numa 1.ª fase, o que quer dizer que haverá certamente uma 2.ª e, provavelmente, uma 3.ª. A CUF, no Barreiro, também teve várias fases, sempre a crescer e a conquistar terrenos ao rio, mas porque não tinha mais espaço para instalar mais indústria.

    A PCAPL também diz que, nessa 1.ª fase, o terminal ocupará uma área de 41 hectares e conviria dizer que esses 41 hectares serão, uma vez mais, totalmente conquistados ao rio, para que não se pense que serão 41 hectares de entre as centenas que atualmente já estão livres e desocupados, nos territórios da antiga CUF. Esse aterro será localizado a poente da Tanquipor e representa cerca do dobro da área daquela “península” também ela já conquistada, mais recentemente, às águas do Tejo.

    A PCAPL diz ainda que, nessa 1.ª fase, o terminal será servido por um cais de 800 metros de comprimento, aproximadamente a distância entre o Clube Naval Barreirense e o Clube de Vela do Barreiro, ou seja toda a Avenida da Praia/Passeio Ribeirinho Augusto Cabrita/Avenida Bento Gonçalves.

    Ou seja, o que estes números querem dizer é que a área logística prevista no Plano de Urbanização do Território da Quimiparque e Áreas Envolventes (#), elaborado por MaTEUs, Salgado e Associados, corresponde apenas a essa 1.ª fase. Pois nesse plano está prevista uma zona com essa função (logística), com essa área (41 Ha) e com um cais dessas dimensões (800m).

    Finalmente, a PCAPL, refere que nessa 1.ª fase dos 41Ha e 800metros de cais o Terminal terá uma capacidade “na ordem de um milhão de TEUs”.

    No início, falava-se em 2.5 milhões de TEUs.

    Portanto, falava-se no dobro e mais meio do que se fala agora.

    Feitas contas de merceeiro, será que se poderia dizer que, para atingir a meta dos 2.5 M TEUs, teríamos que ter duas vezes e meia mais área com funções logísticas e, igualmente, duas vezes e meia de comprimento de cais?

    Isto é, poder-se-ia dizer que teríamos que ter uma área logística com cerca de 100 hectares servida por um cais de cerca de 2 Km?

    O, ainda quase secreto, não obstante ter já 10 anos, Plano Estratégico de Desenvolvimento do Porto de Lisboa referia, na parte divulgada, que: “as áreas portuárias de mercadorias ou exclusivamente afectas ao uso portuário totalizam 8,2 quilómetros, numa frente de aproximadamente 19 quilómetros de extensão. A execução das orientações contidas no Plano Estratégico fará com que as áreas para fins exclusivamente portuários venham a ocupar 5,7 quilómetros de extensão da referida frente ribeirinha” (*)

    (cont)

     
  • At 21 março, 2017 10:52, Anonymous Anónimo said…

    (cont)

    Há que repartir essa extensão pelas três grandes áreas de negócio do PdL:
    Granéis Agro-alimentares, Turismo/Recreio/Lazer e Caarga Contentorizada.

    Creio que, na margem norte do Tejo, em Lisboa, actualmente, a movimentação de cargas contentorizadas se reparte entre o terminal de Alcântara e o Terminal do Beato.

    O Terminal de Alcântara, terá cerca de 1300 metros de cais (mais cerca de 500 metros, a nascente, diante do Museu Nacional de Arte Antiga, creio que para navios de cruzeiros) e o Terminal do Beato terá cerca de metade do de Alcântara.

    Julgando saber que, o Porto de Lisboa não regista ainda um volume de 2.5 M TEUs, no somatório dos movimentos de contentores realizados em Alcântara e no Beato, creio que, dependendo sempre de quando venha a ocorrer ao certo o propalado e “previsível” aumento dos fluxos turísticos via marítima, mais tarde ou mais cedo, teremos a movimentação de cargas contentorizadas do PdL, todinha no Barreiro.

    Assim, depois dos Matias/Lopes/Xavieres terem sido os quase Tenreiros Barreirenses da Terceira República, com o Fórum, o renascimento do grande complexo desportivo do Futebol Clube Barreirense e o Polis eis que o reerguer da Grande Fénix Industrial Barreirense ficará a crédito dum só homem e da sua competentíssima equipe.

    Será, a par, um evento fulcral para o Partido que, com total economia de meios controlará as barrigas de um terço do Pais, ou … de um terço disso que é a proporção relativa à parte efectivamente já realizada, ao longo de mais de uma década, das Grandes Obras acima referidas…

    Mas isto, já se disse, é um cenário criado a partir das mencionadas contas de merceeiro, em que se recorre, sem rigor, apenas à mais básica das aritméticas para dizer que ao dobro e mais meio, do volume de movimentação de carga contentorizada terá que corresponder o dobro e mais meio de infraestruturas.

    Só que, há um dado novo, e não é pequeno em importância: O Edil Barreirense, pondo-se a jeito de lhe ser feito o convite, afirma que a Sua Autarquia está disponível para gerir o Terminal-de-Contentores-Que-Chegarão-e-Partirão-Por-Muitos-Modos-do-Barreiro.

    Conhecendo-lhe as grandes capacidades gestionárias, bem como as dos seus executivos, podemos esquecer as contas de merceeiro e afirmar, sem invocar, nem o Rossio, nem a Betesga, que, graças a elas, por eles será conseguido o milagre de fazer toda a operação de contentores do PdL, acrescida dos ambiciosos incrementos previstos pela Senhora Ministra do Mar, em 800 metros de cais conforme previsto no PUTQAE.

    (#)
    https://www.baiadotejo.pt/sites/default/files/documentacao/ficheiros/regeneracaoo_urbana_e_ambiental.pdf


    (*)
    http://www.portodelisboa.pt/portal/page/portal/PORTAL_PORTO_LISBOA/AUTORIDADE_PORTUARIA/GOVERNO_SOCIEDADE/PLANO_ESTRATEGICO/PEDPL%20-%20BROCHURA_Portugues.pdf

     
  • At 21 março, 2017 18:27, Anonymous Anónimo said…

    Portanto, há que devolver a zona ribeirinha de Lisboa “aos cidadãos”. Na margem sul também ainda há cidadãos A mim, parece-me que estamos a voltar à monocultura do betão, agora com uma fina camada de verniz de reabilitação urbana, que nos continuará a amarrar à lanterna vermelha, parecendo que vamos no pelotão da frente … quando o observamos pela parte de trás.

    Duque de Loulé e Beato dão mais mil casas de luxo a Lisboa
    (…)
    Há investidores dispostos a aplicar o seu dinheiro neste negócio, até porque a velocidade de vendas está garantida.
    (…)
    São três as áreas que poderão mudar a face de Lisboa, trazendo cerca de 1.250 novos apartamentos de luxo à capital.

    O primeiro pólo é (…) a Avenida Duque de Loulé e arredores. "Vamos conhecê-la como uma nova centralidade residencial de segmento médio-alto", perspectiva o responsável, falando em cerca de 600 apartamentos, a maioria fruto de reabilitação urbana. (…)

    A isto juntam-se outras "cerca de 500 casas" num "projecto emblemático muito grande" no Braço de Prata. Trata-se do Jardins de Braço de Prata, construído pela Obriverca e com arquitectura do italiano Renzo Piano.

    Na lista está ainda o projecto de recuperação do Convento de Santa Joana, nas imediações do Marquês de Pombal, com cerca de 150 apartamentos.
    (…)
    A procura por imóveis residenciais tem-se feito sentir sobretudo no centro de Lisboa, em áreas como a Avenida da Liberdade, Príncipe Real, Baixa, Chiado e zona ribeirinha. A movimentar este mercado estiveram os programas de captação de investimento estrangeiro, como os vistos "gold"
    (…)
    Pedro Lancastre identifica os "grandes projectos de terra" como oportunidades em Lisboa. "Há projectos estruturantes que podem mudar o paradigma, porque têm muita escala", devendo ser pensados à escala internacional, diz. São eles os terrenos da Feira Popular, do antigo quartel de Campolide e o projecto do grupo SIL em Alcântara.
    (…)
    "A franja dos investidores internacionais tem aumentado em número e valor", explica Pedro Lancastre. Brasil, França e Médio Oriente lideram na compra deste tipo de activos.


    http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/imobiliario/detalhe/duque-de-loule-e-beato-dao-mais-mil-casas-de-luxo-a-lisboa

     
  • At 22 março, 2017 12:37, Anonymous Anónimo said…

    Em relação ao Estudo Prévio, apresentou os elementos fundamentais, entre os quais as caraterísticas de um navio tipo, com dimensões mais reduzidas, adequado ao rio, um porta-contentores com capacidade 8.000 TEU (TEU: medida de volume dos contentores), com um comprimento de 352 metros.

    Ao longo da sessão, foram várias as questões colocadas pelos alunos. Quiseram saber o número de postos de trabalho criados. O Presidente informou que estão previstos entre 300 a 500 postos de trabalho, na fase de construção, e na fase de exploração, cerca de 1150 postos de trabalho diretos.


    http://www.cm-barreiro.pt/frontoffice/pages/792?news_id=6219

    - Dúvidas subsistentes:

    - A nova ponte:
    - Aumenta a pendularidade e o Barreiro pode passar a ser uma zona de passagem, tornando-se um novo dormitório da margem Sul;
    - Se se consolidar a opção do futuro aeroporto no campo de tiro de Alcochete, a base aérea do Montijo desaparece e vai estar em cima da mesa uma alternativa a Chelas-Barreiro: Montijo-Beato.


    http://www.cm-barreiro.pt/uploads/writer_file/document/6556/PUestrategia1.pdf


    Já Fátima Évora, da APSS, apresentou o “Port of Setúbal Plus”, um projeto que promove o crescimento futuro do porto, com uma oferta já em divulgação junto de investidores nacionais e internacionais, apresentando-se como Gateway da Região de Lisboa e Sul de Portugal e parceiro das indústrias do hinterland. Uma ampla porta aberta, sem constrangimentos, para a movimentação de mercadorias, um porto “Towards the Future”, com uma capacidade de expansão de cerca de 3 kms de cais e 72 ha + 90 ha de terraplenos para contentores, granéis e veículos, num porto que já é uma Solução Shortsea e Ibérica na Região de Lisboa.

    Na mesma linha, Luís Fernando Cruz, do Grupo Sapec, afirmou “é o rio que une”, ao apresentar o projeto “Blue Atlantic”, promovido pelo Grupo, que irá reforçar a oferta logística e portuária, já existentes, com 800 metros de cais e 96 ha de áreas logísticas.


    http://www.globalparques.pt/en/aicepnews/vi-seminario-plataformas-logisticas-ibericas-junta-principais-players-da-regiao/1518

     
  • At 22 março, 2017 15:03, Anonymous Anónimo said…

    Zé, peço desculpas pelo quase monólogo se estar a estender temporalmente para além do que seria desejável. Há, no entanto, uma razão para tal. É que, nesta santa terra, quando, há uns anos se abriram os salões nobres dos paços do concelho para as amplas e plurais discussões sobre TEUlogia Logística, aquando da recepção dos pontas de lança da estratégia oriental designada Rota da Seda XXI, por lá apareceu alguém que afirmou que quem estivesse contra seria um velho do restelo e ninguém o ter informado, por não ser, nem do seu interesse pessoal, nem do seu interesse político, que, no ADN da esmagadora maioria das nossas gentes não está presente o gene do dogmatismo. Tal gene parece existir sim, mas, na caciqueira classe governante.

    Por outro lado, diz-se que será feita uma campanha eleitoral pela positiva, que pode ser sinónimo de desistência antecipada, pois se está tudo assim tão bem não há sequer a necessidade de realizar qualquer tipo de consulta popular. Por conseguinte, não há que apresentar propostas alternativas, nem criticar o que de mal tem sido feito. E cabe a quem tem agido mal justificar-se e prestar contas do mal que fez. E provar que o bem que fez foi na realidade da sua autoria.

    Quem tem sempre razão é o cliente, não o patrão e, quando este a tenha tem a obrigação de o demonstrar. E, com o máximo rigor.

     
  • At 22 março, 2017 15:26, Anonymous Anónimo said…

    4.2 Contaminantes

    Os teores de metais (As, Cd, Cr, Cu, Pb, Ni , Zn e Hg), soma dos principais congéneres de PCB (tPCB), soma dos compostos policíclicos aromáticos (tPAH) e de hexaclorobenzeno (HCB) são apresentados na tabela 3. As concentrações determinadas para alguns contamiantes foram em geral baixas, No entanto valores elvedados de Cádmio, Chumbo, Arsénio, cobre e Mercúrio condicionam o grau de contaminação dos cores C, D, E e F.
    (…)
    Os sedimentos mais perto da margem sul (Barreiro) encontram-se mais contaminados em particular por arsénio, cobre, chumbo e mercúrio. Esta contaminação é sobretudo superficial (primeiros 100cm), observando-se no entanto para alguns cores que nas camadas mais junto à superfície uma diminuição da contaminação. De um modo geral, os sedimentos superficiais são mais ricos em materiais finos que por possuírem uma área superficial maior possuem igualmente uma capacidade superior para reter os contaminantes. Os resultados obtidos estão de acordo com trabalhos científicos recentemente publicados (Canário et al., 2005; Vale et al., 2008) que indicam que esta zona apresenta uma contaminação histórica devida ao complexo industrial da Químigal. Apesar de as metodologias de amostragem não serem semelhantes, os resultados obtidos são comparáveis aos observados no estudo prévio efectuado pela RAVE (RAVE, 2008). Em ambos os estudos se identificaram sedimentos com classificação 4 junto à margem sul da TTT.


    http://siaia.apambiente.pt/AIA1.aspx?ID=1939

    http://siaia.apambiente.pt/AIADOC/AIA1939/eia1939_1%C2%BAaditamento20141212115317.zip

    Abrir o doc:
    Relatório final IPIMAR 30 Jul 2008. pdf

     
  • At 28 março, 2017 19:27, Anonymous Anónimo said…

    Olívia Costureira, desconfia:

    - Não são conhecidos os estudos de impacto ambiental para a utilização da Base Aérea como aeroporto comercial de alta intensidade de tráfego, indispensáveis tendo em conta que esta localização encontra-se inserida numa região urbana de alta densidade, que afeta o concelho da Moita, nomeadamente as populações da Baixa da Banheira e de Alhos Vedros que se situam na principal trajetória de aproximação à pista e também próxima de zonas naturais protegidas de elevado valor ambiental:
    - Zona de Protecção Especial do Estuário do Tejo,
    -Reserva Natural do Estuário do Tejo e
    -Rede Natura 2000
    .


    http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=14002049&mostra=2

    Rui Lopo sublinhou que esta é uma temática sobre a qual deve existir “consensos”, estranhando as declarações públicas de Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, sobre a “a pista crescer para o concelho do Barreiro”.

    http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=15000724&mostra=2


    Olívia Patroa, garante:

    Uma das mais relevantes conclusões do ESTUDO de IMPACTE AMBIENTAL encomendado pelo Porto de Lisboa, refere-se aos Impactes negativos mais significativos (significativos a muito significativos), ao nível da Hidrodinâmica e Regime Sedimentar - novas condições e muito significativa imersão de dragados no estuário – e ao nível do Ordenamento do Território e Condicionantes - alteração permanente de uma área integrada:
    - no Domínio Público Hídrico/
    -Reserva Ecológica Nacional/
    -Rede Ecológica Metropolitana definida no PROTAML.


    Fonte:

    Apresentação_21_02_2017, lida em:

    http://www.cm-barreiro.pt/uploads/writer_file/document/10225/Apresenta__o_TCB_CC_21_02_2017.pptx


    Este estudo, apresentado há um mês, embora elenque impacte ambientais acentuados, contraria frontalmente os resultados dos trabalhos de geotecnia realizados aquando do estudo do LNEC sobre a TTT( ver comentários anteriores, sff) , em 2007, por total omissão da existência de resíduos da classe 5, na zona de passagem dos catamarãs de e para o Montijo.

    Embarcações desse tipo, se aí tiverem a capacidade de gerar mais Gasolines, como sucede no Bico do Mexilhoeiro, conhecido que é o seu efeito na alteração muito acentuada nos fundos do leito do rio mais próximo da margem, será de esperar que os depósitos de resíduos perigosos estejam agora em níveis mais profundos e, eventualmente mais dispersos. Mas estarão lá…

     
  • At 28 março, 2017 19:30, Anonymous Anónimo said…

    A CDU costureira, ouvindo dizer que “a pista” do AHD+1, no Montijo se poderá estender até quase à ilha do Rato já fez saber, pelos Verdes do Barreiro, a sua ambientalista apreensão pelo facto de isso, provavelmente, implicar uma aterro de muitos hectares, que porá em perigo os pressupostos da Zona de Protecção Especial do Estuário do Tejo, da Reserva Natural do Estuário do Tejo e da Rede Natura 2000, além do perigo iminente e permanente para as populações da Moita, Baixa da Banheira e Alhos Vedros, materializado pelo sobrevoo de alta intensidade de aeronaves de companhias de Baixo-Custo que, sabe-se lá como ainda os conseguem manter no ar…

    Já a CDU patroa, alardeia a bondade dos projectos em curso na ex CUF, publicitando os resultados de um estudo de impacte ambiental em que não se deteta problema algum na construção dum terrapleno de dezenas de hectares numa zona ainda a conquistar ao rio onde vigoram também a Zona de Protecção Especial do Estuário do Tejo, a Reserva Natural do Estuário do Tejo e a Rede Natura 2000

    Portanto, sobrevoos e rotações aparte, temos que, o terrapleno garantido no Barreiro é bom se for para arrumar contentores, e o eventual “terrapleno” no Montijo, meia milha náutica mais adiante já é mau, sobretudo se for para arrumar aviões.

    E que efeitos terão essas dezenas hectares de terrapleno, nas zonas ribeirinhas dessas localidades distantes e remotas da Moita, Alhos Vedros, Fonte da Prata e Montijo?!

    Como nada se diz sobre isso em tal estudo, parece que já ninguém se lembra o que sucedeu com uma importante, mas minúscula quando comparada a esta, obra ribeirinha realizada na Moita há uns anos atrás e que o rio encheu de toneladas de lama, logo após?!

    Ou é só construir um terrapleno por cima dos locais onde eles existem e já está o resíduo eliminado!?

    Em suma:

    A gente somos os maiores e aqui só se faz o que a gente quer. Se a gente não quiser, não se faz porque a gente não deixa. A gente vai mesmo alcatroar o Tejo até ao Montijo e aqueles fascistas que se danem que a gente vai atestar aquilo de contentores e mai’nada. Agora, se aqueles burgueses porqueiros se atreverem à’mandar nem que seja um grão de areia para dentro do Nosso Território, por causa do aeroporto fatela dos gajos, aí a gente cai-lhes encima à Cavacada qu’eles até vão nas horas! Nem c’agente invente um boato a dizer que aquilo é dos bisnetos do Mello e do Champalimaud ou que Low quer dizer Luxo… em alemão.

    Estão a ver porque é não pode nunca ser um presidente duma câmara a ser presidente simultaneamente dessa região ou área metropolitana?

    E ainda se admiram que depois apareça para aí tanta coisa sem jeito nem trambelho, como certas geringonças e certos ornitorrincos…

     
  • At 29 março, 2017 18:09, Anonymous Anónimo said…

    Resumindo sucintamente a referida “Margem Sul” do Tejo, esta, em parte apoiada com a necessidade de escoamento da bastante desenvolvida industria vinícola que aí se foi expandindo, vai começar por receber o enorme complexo da Companhia União Fabril - CUF, no Barreiro por volta de 1907. A aposta é confirmada no inicio dos anos trinta com a instalação da base militar do Alfeite, que vai permitir libertar os espaços da armada ainda em funcionamento na margem principal de Lisboa.
    Após estes primeiros anos, o ritmo de crescimento da área vai-se tornar muito mais intensa até aos tempos correntes, ocupando actualmente áreas dispersas que vão desde a foz do Tejo (terminais de graneis líquidos) até espaços mais interiores como o Seixal (siderurgia) ou o Montijo. Destaque apenas para a grande área de reparação naval instalada em Almada47 da responsabilidade de LISNAVE, que para aí se muda após a desactivação dos seus espaços na Rocha do Conde de Óbidos, em Santos48.


    https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/395139490538/TESE%20FINAL%20-%20PDF.pdf

    Os espaços industriais abandonados, associam-se também a um ambiente poluído (real ou apreendido), cuja complexa reabilitação implica elevados investimentos que os potenciais promotores nem sempre estão dispostos a realizar. Resultado de uma combinação de processos históricos, estes antigos espaços da indústria são frequentemente constituídos por uma diversidade de estruturas físicas (armazéns, oficinas, fornos, chaminés, etc.) e de edifícios heterogéneos (escala, volumetria, superfície e disposição) e as comunidades a eles associados experienciaram uma crescente noção de perda (de espaço verde, de auto-estima, de rendimentos, etc.).

    http://www.apgeo.pt/files/docs/CD_V_Congresso_APG/web/_pdf/D12_15Out_Margarida%20Queiros.pdf



    Os cheiros nauseabundos a químicos já estão atenuados na zona sul do Parque das Nações, onde o grupo José de Mello Saúde está a construir um edifício com seis pisos acima do solo e cinco abaixo para expandir o Hospital da CUF Descobertas. A obra, que levou à escavação de um profundo buraco do qual foram retirados cerca de 40 mil metros cúbicos de terra — dos quais 11 mil classificados como solos contaminados com hidrocarbonetos (mais de um terço com resíduos perigosos) — conduziu à libertação de compostos orgânicos voláteis, deixando em sobressalto os moradores vizinhos e obrigando as autoridades do Ambiente e da Saúde a atuar.
    (…)
    “o caso CUF serviu de alerta para que situações como esta não se repitam”. Para o especialista em resíduos “fica também provado que a Parque Expo não descontaminou os solos devidamente, como disse ter feito antes da Expo-98”, o que é visível neste caso mas também pelas queixas de moradores de outras zonas sobre cheiros nas garagens e pisos subterrâneos. A CML e a José de Mello Saúde têm reiterado que a informação que lhes chegou da Parque Expo é que os terrenos estavam descontaminados.


    http://expresso.sapo.pt/sociedade/2017-03-12-Solos-contaminados-na-zona-da-Expo-obrigam-a-monitorizar-toda-a-area

     
  • At 11 abril, 2017 00:58, Anonymous Anónimo said…

    A nossa querida Paragem do 18 morreu... Zé você foi o coveiro deste blog que era uma luz ao fundo do túnel. Desinteressou-se ou sofreu pressões de alguém e ficou com medo? Um espaço cheio de vida, com montes de comentaristas, é agora uma paragem deserta com um único e fastidioso usuário que copia e cola! Que pena assistir a esta agonia! Que pena assistir a esta nossa morte, em direto e a cores. Paz à sua alma, Paragem do 18!

    CLK, simplesmente.

     
  • At 19 abril, 2017 12:40, Anonymous vw monolugar said…

    A evolução das redes sociais assim o dita, meu caro.

    Hoje, é noutros lados que se faz a sedução do eleitorado como verá a seguir no nosso habitual copia/cola, imensamente irritante.

    Como tal, a arte da vitimização segundo Humberto, deve praticar-se onde haja mais frequência de eleitores a seduzir, maximizando os resultados com o mínimo de meios e, claro, com uma ajudinha dos amigos, para não falar da contabilidade permanentemente atualizada de likes e seguidores...

    As coisas evoluem e involuem e desde que o Zé mantenha o telefone vermelho operacional, as cartas continuarão a chegar a Garcia.

    Mas não se preocupe, “O Zé” também anda por lá, se não for este será outro mas algum Zé já anda por lá.

    Vejamos então, por exemplo, o que se passa no FaceLopo via Rostos:

    Quando estamos disponíveis para estar em funções como estas em que me encontro, acabamos por estar sujeitos a pressões, comentários, boatos, as coisas mais incríveis que a maior parte das pessoas nem imagina. A vontade de abandonar a tarefa é tão grande várias vezes, que só mesmo a vontade de alterar realidades do nosso concelho, da terra, que nos vê nascer e crescer pode ultrapassar”, escreve, hoje, Rui Lopo, na sua página pessoal de facebook.

    Percebo-o. Como o percebo depois de, no terreno, ter conhecido, os muitos recantos ignorados por quem vive no centro da cidade.
    (…)
    “Nestes 7 anos, quase 8 de caminho autárquico as AUGI têm sido para mim um gosto enorme, porque são pessoas, que estando perto da cidade não estão! foram durante anos apelidados de clandestinos!!! gente como nós!!
    Nunca desisti destas pessoas, destes bairros, destas gentes, do esforço que fizeram, que fazem, do tempo que investiram, da burocracia que não entendem. Centenas de reuniões com centenas de pessoas. Uns que já não estão entre nós, outros que estando, desistiram de estar
    ”, acrescenta Rui Lopo.

    Confirmo. Vi no terreno a forma carinhosa e o diálogo que mantinha, em diversos locais, com os habitantes das AUGIS. Troca de opiniões. Análise de problemas. Vi uma relação fraterna de quem partilha as dificuldades de quem procura soluções, de quem acreditava que havia uma lçuz ao fundo do túnel.


    E pronto, este ao menos não se serviu da doença fatal de nenhum familiar para apelar ao nacional-coitadismo tão popular por estas bandas , como o fizera o seu mentor há uma dúzia de anos atrás, mas lá que foi difícil suportar a boataria e outras vilezas, lá isso foi, mas como acontece aos muito bons e aos ainda melhores, o Barreirismo tudo vence.

    É bonito, não é?
    Demasiado belo para ser polí-trica.
    Suficientemente verdade para ser Vida!

     
  • At 27 abril, 2017 14:54, Anonymous José Mendes said…

    Caros barreirenses, por acaso não vos terá passado ao lado uma reportagem do "sexta às 9", na semana passada?! Parece que o ilustre deputado barreirense rosinha, decidiu mudar de residência do Barreiro para... Sesimbra! vejam aqui: https://www.rtp.pt/play/p3138/sexta-as-9 (minuto 29:30)


    Afinal isto só se é "barreirense" enquanto dá jeito, quando não dá olha...muda-se! Vamos às contas: um deputado inscrito dos concelhos de Almada, Barreiro e Seixal) recebe por dia 23€ mas se morar noutro concelho do distrito recebe 69,19€ ! São só mais 46€ por DIA!! Assim o "nosso" deputado passa a ganhar mensalmente MAIS 1.245€!!
    É no mínimo de estranhar que o "nosso" deputado, entoando aos 7 ventos que é do Barreiro, tenha feito um truque destes!

    Apresenta-se como barreirense ou sesimbrense?
    É que sendo candidato a Presidente da Assembleia Municipal do Barreiro, custa-me crer que com esta conduta mereça a confiança dos barreirenses .
    Ainda para mais depois dos problemas que teve com as autoridades policiais e judiciárias no passado, fruto das suas famosas borgas noturnas.
    Afinal, como é, senhor deputado?!

    Achou que ninguém ia dar conta ou está novamente confuso com as suas opções?!

    É VERGONHOSO que tenha mudado de morada para receber mais 1.245€ por mês ... e ainda crer que pessoas com este carácter cheguem aos mais altos cargos da nação!!

     
  • At 27 abril, 2017 19:41, Blogger Zé do Barreiro said…

    Caro CLK, 2 cavalos,

    Ora aqui tens um assunto para comentares.

    Espero que o faças com a determinação e irreverência que te caracteriza.

    Fico à espera.

    Um abraço.

    Nota: Como militante do Partido Socialista com as cotas rigorosamente em dia, espero, também, que a Direcção do PS Barreiro se pronuncie sobre este assunto que, no meu entendimento, denigre claramente todos os socialistas no nosso Concelho e Distrito.

    E o nosso ilustre Ministro também terá alguma coisa a comentar ?

    Fiquem bem,

    Zé.






     
  • At 27 abril, 2017 20:07, Anonymous Anónimo said…

    Borgas famosas ? É você quem lhes está a dar a fama, agora, senhor profiler.
    A RTP apenas falou de subsidio de residência ou coisa que o valha. O seu eventual abuso seria sempre notícia.
    Certo passarinho amarelo é que da fama não se livrará nunca de andar sempre cheio de água e de fazer rally à saida da disco! E chefiava, pensava ele, um executivo.
    Vou mas é até às termas até que se consiga debelar este surto bilioso pseudo moralista.
    E olha Fred, evita sair de casa à noite que eles querem-te é a Ti. A menos que seja para ir à biblioteca.
    Ah, e manda pôr o raio dos pendões a uma altura em que a travessa inferior não possa nunca causar aleijões aos transeuntes.Algumas dessas travessas inferiores estão a menos de metro e meio do chão!
    E põe os olhos na concorrência que, embora não viva já as glórias do passado, mas tenha apurado a metodologia, jamais deixaria certas coisas tão mal atarraxadas...

     
  • At 28 abril, 2017 18:27, Anonymous Anónimo said…

    Foi nomeada, determinada pessoa, como secretária do gabinete de apoio à presidência, com efeitos a 16/08/2016 e nos termos do n.º 2 do artigo 42.º da Lei n.º 75/2013, de 12/09, conjugado com o teor do n.º 4 do artigo 43.º da referida lei.

    A Lei 75/2013 aprovou o regime jurídico das autarquias locais.

    A nomeação referida, segundo o texto do despacho de nomeação publicado em DR, terá sido de acordo com o estipulado nos artigos 42, n.º 2 e 43, n.º 4, da referida lei.

    O artigo 42 refere-se ao Apoio aos membros da câmara municipal, aplica-se na sua totalidade a tal nomeação e reza assim:


    “1 - O presidente da câmara municipal pode constituir um gabinete de apoio à presidência, com a seguinte composição:
    (…)
    b) Nos municípios com um número de eleitores superior a 50 000 e igual ou inferior a 100 000, um chefe do gabinete, um adjunto e um secretário;
    (…)
    2 - O presidente da câmara municipal pode constituir um gabinete de apoio ao conjunto dos vereadores que exerçam funções a tempo inteiro ou a meio tempo, com a seguinte composição:
    (…)
    c) Nos municípios com um número de eleitores superior a 50 000 e igual ou inferior a 100 000, três secretários;
    (…)
    3 - O gabinete de apoio previsto no n.º 2 é denominado gabinete de apoio à vereação.
    4 - O gabinete de apoio à presidência pode ser constituído por mais um adjunto ou secretário, desde que tal implique a não nomeação do chefe do gabinete.
    5 - O gabinete de apoio à presidência e os gabinetes de apoio à vereação podem ser constituídos por um número de secretários superior ao referido nos n.os 1 e 2, desde que tal implique a não nomeação, em igual número, de adjuntos.
    6 - O presidente da câmara municipal e os vereadores podem delegar a prática de atos de administração ordinária nos membros dos respetivos gabinetes de apoio.
    7 - O presidente da câmara municipal deve disponibilizar a todos os vereadores os recursos físicos, materiais e humanos necessários ao exercício do respetivo mandato, devendo, para o efeito, recorrer preferencialmente aos serviços do município. “


    O Artigo 43.º alude ao Estatuto dos membros dos gabinetes de apoio pessoal e também não é apenas o seu n.º 4 que tem aplicação no caso em apreço. O n.º 3 e o n.º 5 também se aplicam.

    Relembre-se o seu teor e atente-se na parte final do n.º 5, do artigo 43:


    “3 - A remuneração dos secretários dos gabinetes de apoio à presidência e à vereação é igual a 60 % da remuneração base do vereador a tempo inteiro, em regime de exclusividade, da câmara municipal correspondente.
    4 - Os membros dos gabinetes de apoio à presidência e à vereação são designados e exonerados pelo presidente da câmara municipal, sob proposta dos vereadores no caso do gabinete de apoio à vereação, e o exercício das suas funções cessa igualmente com a cessação do mandato do presidente da câmara municipal.
    5 - Aos membros dos gabinetes de apoio referidos nos números anteriores é aplicável, com as devidas adaptações, o disposto no diploma que estabelece o regime jurídico a que estão sujeitos os gabinetes dos membros do Governo no que respeita a designação, funções, regime de exclusividade, incompatibilidades, impedimentos, deveres e garantias. “


    cont

     
  • At 28 abril, 2017 18:33, Anonymous Anónimo said…

    cont.



    Portanto, este tipo de nomeação segue as regras das nomeações para os gabinetes dos membros do governo.

    E em tais nomeações publica-se o curriculum vitae de cada nomeado, o que não sucedeu neste caso, como se pode verificar em https://dre.pt/application/file/a/75202805 .

    Trata-se, creio, duma jovem advogada estagiária sem qualquer experiência profissional digna de registo o que não se pode confirmar pois não foi publicada nenhuma justificação para a sua nomeação.

    Mas como se trata duma familiar dum juiz e duma professora que exercem ou exerceram funções na área do município é legítimo que qualquer cidadão se questione sobre se será um favor a cobrar no futuro ou pagamento de favor passado, da mesma maneira que se questiona sobre se a mudança da residência de um deputado é mesmo real ou fictícia e com o intuito de sacar mais dois ordenados mínimos mensais ao Estado.

    É claro que a nomeada pode até vir a revelar-se uma excelente profissional e a mais adequada em todo o município para executar as funções que lhe foram confiadas onde se inclui a pratica de atos de administração ordinária que podem ter como destinatário qualquer munícipe.

    E também é claro que os juízes e os professores podem ser comunistas. Pelo menos há 43 anos que tal pode suceder e ainda bem. E podem ter amigos políticos, blogueiros anónimos, médicos e jornalistas, etc. etc.

    Mas, sendo Carlos Humberto tão competente, sendo a vereadora que assina o despacho ainda mais competente por que motivo não publicaram a biografia profissional da nomeada?!

    Como são tão competentes o cidadão não pode achar que se tratou de lapso, isso não, porque isso não acontece nas equipas de CH.

    Ao fim de 12 anos, este executivo comporta-se como dono deste município e nomeia quem quer e contrata com quem bem entende, sem preocupações de transparência rigorosamente nenhumas.

    Aliás, a opacidade tem sido a marca mais impressiva desta dúzia de anos de exercício do atual presidente da câmara.

    Dá-se então o caso curioso de os principais candidatos à assembleia municipal aparentarem ter casos dúbios relacionados com o exercício das funções para as quais foram eleitos pelo Povo.

    Mas, mais curioso ainda, é o facto de que só um tem a atenção dos media!

    Portanto, o André demostra que reside de facto onde diz que reside e o Carlos publica a biografia de quem nomeia.

    Ou então temos a dúvida e a suspeição instalada o que não beneficia em nada o Barreiro.

     
  • At 01 maio, 2017 19:27, Blogger Zé do Barreiro said…

    Declarações André a dizer que não foi contactado pela RTP (23 de Abril)
    http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=15000745&mostra=2

    Desmentido da RTP (27 de Abril)
    http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=15000746&mostra=2

    Amigos,

    Tenho cá um palpite que este assunto vai meter o PS Barreiro em grandes berbicachos.

    Quem se atreve a desmentir-me?

    Estejam à vontade.

    Saudações,

    Zé.


     
  • At 10 maio, 2017 18:39, Anonymous Anónimo said…

    A Visão desta semana também traz a história do deputado Pinotes, intitulada "O Bom Amigo", onde fala da bebedeira, do trabalho comunitário que foi obrigado a fazer, que quase foi preso por não ter cumprido a sentença e que ficou safo graças "ao bom amigo".
    Com deputados destes vamos longe, não há dúvida.
    E já há socialistas a divulgar a notícia no Face.

     
  • At 10 maio, 2017 21:31, Anonymous Anónimo said…

    Se o que vem na Visão é verdade, só resta ao Pinotes um caminho e esse é o de por o lugar à disposição.
    Senhas de presença penhoradas por dívidas?
    Condução sob o efeito do alcool?
    Residência forjada para receber mais 1000 euros?
    O rapaz tem um belo "currículo", não há dúvida".

     
  • At 25 maio, 2017 14:15, Blogger Unknown said…

    Zé o que se passa contigo ? Andas tão calmo. Não colocas ai um novo Post sobre o barreiro? por exemplo sobre os militantes que estão a regressar ás origens do passado, aqueles que estão a regressar aos convívios do PSD, que voltam a aparecer nos eventos do Bruno Vitorino. Aqueles que tentaram algo no PS, mas agora saiem durante a noite. Por exemplo sabias que a familia Vilela,(a sra gorgulho estará para abandonar da lista do PS?algum problema esconde certamente) esteve na apresentação do PSD sempre com muitos aplausos. A família dos Franceses sempre muito activos em colocar gostos das fotos e posts do PSD. será o regresso?
    Tendo em atenção que o Moniz e o Heitor fazem parte dessa família, o que quer dizer isso?

     
  • At 26 maio, 2017 22:34, Anonymous Anónimo said…

    O Zé do Barreiro não sabe para que lado se virar, tantas são as hipóteses para inspirar vários posts, sobre vários temas e várias "famílias".
    Mas já é tempo de o Zé do Barreiro deixar de estar "parado" e renovar o "stock", a "pedido de várias famílias".

     
  • At 03 junho, 2017 05:22, Anonymous Anónimo said…

    O sr. Ze do Barreiro está feito com o Pipocas e reformou-se. A vida custa a todos...Este blog o foi vendido.

     
  • At 04 setembro, 2017 12:29, Blogger Zé do Barreiro said…

    Calma que cá o Zé e este Espaço ainda não morreram.

    Será uma questão de tempo... Apenas uma questão de tempo.

    O tempo da graça dado está prestes a terminar.

    Mais uns dias de paciência e de tolerância.

    Abraço a todos os fieis Leitores,

    Zé.

     
  • At 16 setembro, 2017 22:06, Anonymous Anónimo said…

    Há quem diga que se perspetiva para a C.M. do Barreiro, uma geringonça sem o PS.
    Esperemos que o Zé venha a este espaço dizer de sua justiça.

     
  • At 02 outubro, 2017 17:52, Anonymous Anónimo said…

    O Barreiro nas mãos de atrasados mentais e tu ficas calado, Zé do Barreiro?
    Vai ser divertido vê-los regressar ao tempo do Emídio Xavier. Muita letra, muita letra e no fim o caos e a CDU a voltar, passados 4 anos, para pôr a Câmara em ordem.
    O alcoólico sovador de mulheres e o Drácula vão acabar com a nossa terra.

     
  • At 02 outubro, 2017 20:24, Blogger Zé do Barreiro said…

    Último anónimo,

    Vou responder-te desta maneira:

    Percebo completamente o que o Anónimo de 16 setembro, 2017 22:06 pretende dizer.

    Ou seja, alguém teve a ideia ( Jerónimo de Sousa ) acolhida imediatamente por António Costa e que quase a totalidade dos socialistas concordou e aprovou ( toda a monaria do PS Barreiro ).

    Evidentemente que me estou a referir à geringonça.

    Agora não se queixem se, no Barreiro, nas três Freguesias e/ou na Câmara se aplique a mesma dose, mas desta vez sem o PSB. O que seria do...catano.

    Vamos aguardar.

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 04 outubro, 2017 18:08, Anonymous Anónimo said…

    Não sabes a melhor Zé!
    Dizem as más línguas que está a ser feito um acordo para a "governação" do Barreiro e que esse acordo mete cama, lençóis e gayolas.
    Fartei-me de rir sozinho porque, analisando com atenção, no PSB há uns gajos maneirinhos que não escondem.

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter