A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

sexta-feira, maio 06, 2011

ESTIMADO AMIGO DIÓGENES, O ALGODÃO NÃO ENGANA … TAL COMO, POR EXEMPLO, OS GRÁFICOS …











Clicar nas imagens para ampliar.




Amigo Diógenes,

Achei por bem elaborar um novo Post, digamos, como resposta aos teus dois comentários que te dignastes enviar para o Post anterior deste Blog.

É que, no meu entendimento, não fazia muito sentido postar num comentário – como eu queria, completo, com algum pormenor, aprofundando a gravíssima questão da divida interna e externa a que chegou o nosso País – a minha resposta, concretamente, ao teu ultimo comentário. Um Post novo sobre o assunto não só dá relevo à nossa interessante troca de opiniões como, também, permite que me “estique” naquilo que pretendo dizer.

Pois bem, não sei quais foram as tuas fontes que permitiram obter os números a fim de poderes redigir os teus dois comentários no Post anterior. Nem isso para mim é relevante.

Acredito nas tuas boas intenções, que te apoiaste e que te documentaste em informações que achaste fidedignas, aliás para mim és das poucas pessoas das minhas relações – aí uma dúzia - que considero ser honrado e sério. Ponto final.

Uma das razões para elaborar um novo Post sobre este assunto foi a possibilidade de inserir imagens – no caso, dois gráficos bastante elucidativos - o que, como bem sabes, seria impossível fazê-lo nos comentários.

Peço-te o favor que os analises com atenção ( sei que nem seria necessário fazer-te este pedido ) e peço-te, também, a paciência necessária para leres aquilo que irei escrever de seguida, que não é mais que uma análise – muito resumida, pretendo referir – desses mesmos gráficos, com umas palavras, aqui e ali, daquilo que eu penso, pessoalmente, sobre o responsável/responsáveis pela situação a que chegou o nosso País.

Cá vai.

Criou-se a ideia, nos últimos dias, que o importante agora é tentar arranjar soluções para o País e que não interessa encontrar culpados. O princípio poderia ser aceitável, não fosse o caso de termos como candidato a Primeiro-Ministro o actual Primeiro-Ministro.

Os gráficos apresentados nas imagens deveriam estar presentes na parede do escritório de todos os empresários e na sala de jantar de todos os portugueses. Eles representam a dívida pública portuguesa, em percentagem do PIB. Ou seja, a curva representa o quanto nós estamos a viver acima das nossas possibilidades e representa também, de uma forma directa, física e gráfica, a irresponsabilidade populista de quem nos governa.

Se repararmos bem, a nossa dívida pública esteve acima dos 60% do PIB antes dos anos 30, atingindo o pico da insustentabilidade em 1893, próxima dos 90%. Depois, foi baixando até cerca dos 15%, em 1975.

Os anos que se seguiram à revolução foram de grande consumismo e mudança de paradigma, levando a dívida a subir de forma exponencial até meados dos anos 80.

Em 2005, Portugal ainda apresentava valores de dívida pública inferiores a 60% do PIB, ou seja, no mesmo nível de 1930. Contudo, em 2005 Sócrates tomou posse como Primeiro-Ministro e a curva voltou a ultrapassar os 60%, galopando em seis anos de governação para os 97%, atingidos em 2010.

O recorde em endividamento de 88% do PIB que tinha sido batido em 1893 foi ultrapassado em 2008 e em apenas 3 anos (2007 a 2010) registou subidas apenas comparáveis em cinco anos entre 1980 e 1985 e em sete, entre 1863 e 1870.

Sim, estamos a falar do Século XIX. É preciso esclarecer que a escalada da dívida pública no final do Século XIX levou Portugal a ter que pedir uma renegociação da dívida, com perdão de parte da mesma e a consequente humilhação e descrédito internacional.

Mais de um século depois, Portugal ultrapassou, com Sócrates, em poucos anos, o limite razoável dos 60% do PIB, estourou o recorde de 88% - QUE TINHA MAIS DE 100 ANOS - e estabeleceu novos limites ( 97%, em 2010, soube-se agora). Isto significa, que se o país inteiro (empresas e pessoas) durante um ano inteiro entregasse aos credores tudo o que produz, abdicando de saúde, ensino, de comer, de luz eléctrica, de água e de tudo o resto, talvez conseguisse pagar o que deve.

Contudo, isso será uma impossibilidade por dois motivos: primeiro porque morreríamos todos e depois porque isso provocaria um arrefecimento da economia e, logo, não conseguiríamos produzir riqueza para entregar aos credores.

Facilmente se percebe que chegámos ao ponto da insustentabilidade.

Quando ouvimos dizer, todas as semanas, com enorme satisfação, que o Estado conseguiu colocar mais 1,5 mil milhões ao juro de 7, 8 ou 9% nos mercados internacionais, estamos a ver este gráfico subir, a pique, em direcção ao céu. E estamos a tornar a equação cada vez mais complicada, porque se imaginarmos que em 1974 a nossa dívida pouco ultrapassava os 10%, começamos agora a aproximar-nos do absurdo de termos que pagar isso, já nem em dívida, mas apenas em juros (a dívida continuaria lá ).

A quem conseguir, perante esta evidência, explicar-me o que é que isto tem a ver com os acontecimentos do último mês e meio, da crise política e do chumbo do PEC, eu dou o já habitual presunto de Lamego.

A quem conseguir explicar-me como vamos sair deste imbróglio criado pelo Sócrates com as suas Auto-Estradas, comboios, TGV’s e Aeroportos eu dou dois presuntos e a quem me voltar a dizer que não é preciso procurar apontar culpados para o Estado a que chegámos, eu chamarei estúpido.

E pergunto, a culpa é dos mercados, que agora nos sobem os juros e não querem emprestar? Ou será das agências de rating, que conhecem estes gráficos ?

Ou ... será nossa, porque elegemos o Engº José Sócrates para Primeiro-Ministro ?


Este texto já vai longo, por isso fico por aqui.

Aquele grande abraço para ti, Diógenes. Sempre.

Zé do Barreiro.

57 Comments:

  • At 06 maio, 2011 12:14, Anonymous FERNANDO PEREIRA said…

    Zé, ganei-te este post, e postei-o no http://etcetal.blogs.sapo.pt
    Por duas razões: porque está escrito com inteligência e porque é fotografia de toda esta infeliz situação a que chegámos!
    Um abraço

     
  • At 06 maio, 2011 13:07, Blogger Zé do Barreiro said…

    Grande Amigo Fernando Pereira,

    E fez VExa muitíssimo bem.

    É para mim, como que uma honra, um Post meu ser divulgado no "ETC E TAL ...", um espaço, também, Democrático e Livre da nossa blogosfera.

    Acresce que o ETC E TAL tem uma propagação e uma penetração em Sectores, Áreas e Entidades quase inimagináveis.

    Ora isso é, inquestionavelmente, muito positivo para o “ Paragem do 18 “.

    Sem equívocos.

    Grande abraço,

    Zé.

     
  • At 06 maio, 2011 15:28, Blogger Diogenes said…

    Caro amigo Zé do Barreiro, aqui estou com a minha tréplica para te responder, agora no post que entendeste elaborar e também em post no meu blog para poderes analisar melhor o assunto com, gráficos, não pretendo“esticar-me” muito porque naturalmente que não tenho a pretensão de dissertar sobre assuntos económicos. Lembro-te que a minha discordância maior reside no facto de defenderes no teu post anterior que a divida publica teria subido“exponencialmente” entre 2005 e 2010, enquanto eu contraponho que ao crescimento “exponencial” aconteceu só entre 2008 e 2010/11, em toda a restante análise económica estou de acordo contigo.
    ABRAÇO

     
  • At 06 maio, 2011 18:46, Blogger Diogenes said…

    Acabo de saber que a Grécia está a estudar a possibilidade de sair da zona Euro. Já sei a culpa é do José Socrates....

     
  • At 06 maio, 2011 20:04, Blogger Zé do Barreiro said…

    Diógenes,

    A culpa não será, naturalmente, do Sócrates, mas será certamente do Primeiro Ministro e do Governo que governou a Grécia durante largos anos, não concordas ?

    Atenção, não estou minima nem convenientemente documentado do que levou a Grécia a ter que pedir o resgate/empréstimo ao FMI, BCE e etc e tal ...

    Todavia parece que já houve um desmentido dessa notícia.

    ( Vou ler o Post do teu Blog com toda a etenção e depois escreverei lá - e aqui - mais qq coisa sobre o assunto que temos, educada e cavalheirescamente debatido )

    Abraço,

    Zé.

     
  • At 06 maio, 2011 22:28, Anonymous Anónimo said…

    Se dois e dois ainda são quatro, estamos metidos numa enormissima e socrateana camisa de 22 varas... E como sair dela? O remédio é os pobres continuarem a alimentar os sacanas (patrões, associações, parasitagem, banqueiragem, e afins...) para que a sacanagem continue a gastar à tripa fora, sem receios, porque sabem que somos nós que fechamos a porta... sem apagar a luz.
    É do camano, senhor Zé, é mesmo do camano!!!

     
  • At 07 maio, 2011 12:44, Blogger Zé do Barreiro said…

    Amigo Diógenes,

    Escreveste no teu penúltimo comentário que “ Lembro-te que a minha discordância maior reside no facto de defenderes no teu post anterior que a divida publica teria subido “exponencialmente” entre 2005 e 2010, enquanto eu contraponho que ao crescimento “exponencial” aconteceu só entre 2008 e 2010/11 … “

    Acrescentei um novo gráfico ao Post e nele poderás verificar, sem qq equívoco, que, de facto e infelizmente, a Dívida Pública subiu MESMO EXPONENCIALMENTE entre 2006 e 2011. É que, parece, não conseguiste obter os nºs actualizados …

    Poderei, num próximo comentário, somente em duas linhas, dar a justificação de tal subida exponencial da Divida Pública.

    Grande abraço,

    Zé.

     
  • At 07 maio, 2011 14:48, Blogger Diogenes said…

    Amigo Zé isto está divertido, só tu para me fazeres rir...epá, também não é com o gráfico que apresentas-te que me convences, eu vejo mal é o PDI mas o que está no gráfico é:

    DEFICE PUBLICO: 2006-4,1%; 2007-3,1%DESCEU; 2008-3,5%;2009-10%SUBIDA EXPONENCIAL.

    AGORA A DIVIDA PUBLICA:
    2006-63,9%; 2007-68,3%; 2008-71,6%;2011-97,3%SUBIDA EXPONENCIAL.
    Para mim (que não sou engenheiro exponencial é vertiginosamente), aceito que matemáticamente possa haver outra definição para o termo.
    Amigo zé será que estou a interpretar mal? é uma possibilidade...pela minha parte o assunto está esgotado, respeito muito a tua interpretação dos factos, e a tua preocupação em encontrar culpados da crise, concluimos com a nossa análise que para ti o culpado é o Socrates, mas para mim são os anos de governação do PSD (CAVACO/DURÃO BARROSO)+ UM CHINÊS (O SOCRATES.Sinceramente estou agora mais interessado em alertar as pessoas para a possibilidade do bando do BPN tomar o país de assalto...CATROGAS, COELHOS, O VICE DIOGO LEITE CAMPOS, LOUREIROS ETC. BPN onde foram criadas chorudas fortunas e que custou ao estado 1% do PIB, AGORA TEMOS QUE O VENDER EM 3 MESES, calculo quem o irá comprar....a minha luta agora, é para que esta gente não se fique a rir têm que ser desmascarados...as lutas internas do PS ficarão para o momento mais adequado.
    Fica Amigo
    Abraço
    Diógenes

     
  • At 07 maio, 2011 15:28, Blogger Zé do Barreiro said…

    Diógenes,

    Uma coisa te digo:

    Este debate, salutar, entre nós os dois - com gráficos e tudo de parte a parte - contribuiu certamente para alertar, informar, esclarecer e preocupar muitas pessoas.

    PRINCIPALMENTE MUITOS MILITANTES DO P.S. que nem faziam uma pequena ideia da situação em que se encontra o nosso País( nomeadamente os seguidistas, carneirada e entachados ).

    Disso, afirmo-te, não tenho qq tipo de dúvida.

    Pois é, Amigo, "isto" para os Socialistas é do Catano. Terem eventualmente que votar em branco ou nem sequer irem votar.

    Acredito piamente que os Socialistas ( com S maiúsculo ) não irão votar PSD; CDS; BE ou noutro partido qualquer.

    Mas que estamos numa situação difícil quanto ao voto nestas eleições, claro que estamos.

    É mesmo do Catano ...

    Sabes, sendo obviamente utópico, eu defendo que a Direcção do Partido Socialista, num rasgo patriótico e altruísta, deveria, com toda a coragem, avançar com a indicação de outro candidato que não o Sócrates para 1º Ministro.

    É verdade que pela Lei o Sócrates já não pode, digamos, desistir e terá mesmo que ir até ao fim, mas, na campanha eleitoral, os responsáveis de topo do partido - e mesmo o Sócrates - deveriam vir a terreiro informar os Portugueses, afirmando que a pessoa que seria indicada para 1º Ministro seria outra e não o Sócrates, caso o PS ganhasse as eleições.

    Estou a pensar, de imediato, em três Militantes do partido.

    Talvez, deste modo, ainda fossemos a tempo de ganhar as eleições e formar um novo Governo.

    Se não ... nicles.

    Tenho dito.

    Abraço,

    Zé.

     
  • At 07 maio, 2011 18:48, Anonymous Anónimo said…

    Pode ser que alguém lhe dê um tiro nos cor***s.
    Não se perdia nada e o país ficava a lucrar.
    Avançava o Seguro ou o Costa. Ganhavamos as eleições, de certeza.

     
  • At 07 maio, 2011 19:01, Anonymous Anónimo said…

    Quem é que teria andado a espalhar aqueles panfletos pela cidade, a denunciar o regabofe que se passa na Misericórdia?

     
  • At 07 maio, 2011 23:37, Blogger Diogenes said…

    Amigo Zé agora pareces o Miguel Relvas do PSD.

    Dizes tu: "outro candidato que não o Sócrates para 1º Ministro".

    Outro candidato a 1º ministro? porque o Sócrates não pode ser...porque assim perdemos as eleições. Mas não é que as sondagens desmentem essas perspectivas? Não é que ainda há portugueses que teimam em votar no PS com o Sócrates, em percentagem praticamente igual à dos que querem votar no PSD.
    Assim temos que esperar que o partido reconheça cada vez mais o grande valor dos camaradas Jacinto Serrão, Fonseca Ferreira assim como muitos outros ilustres militantes do PS. Certamente no tempo próprio o PS escolherá quem substitua José Sócrates, mas certamente no timing que os socialistas entenderem.

    Abraço Zé
    nota: e tem calma pá...olha quem eu substituia já era o Jorge Jesus....

     
  • At 08 maio, 2011 10:29, Blogger Zé do Barreiro said…

    Diógenes,

    O Jorge Jesus ... pois ...

    Se o Benfica não ganha o jogo de hoje para o campeonado com o Rio Ave, no Campo dos Arcos ...

    ( Embora a eventual indemnização a pagar ao JS seja uma pipa de massa - da ordem de 5,3 milhões de euros ).

    Bom, vamos lá saber o que o nosso Presidente Luís Filipe Vieira irá dizer amanhã na Benfica TV.

    Abraço,

    Zé.

     
  • At 08 maio, 2011 13:23, Anonymous Anónimo said…

    As duas empresas que estão a "vomitar" sondagens, são controladas por dois militantes socialistas pró-Sócrates. Por isso não é de admirar que lhe dêem a vitória.
    Não nos esqueçamos dos 40% de abstenção nas anteriores legislativas e que tudo indica vai reverter a favor do CDS e do Portas.

    Não foi o Sócrates que afirmou não querer governar com o FMI?
    Aquele pelo poder é capaz de tudo.

    Estou convencido que andamos a substimar o CDS. Tenho ouvido dizer a muita gente, que vai votar no Portas.

    Os Socialistas coerentes não alinham pela bitola do Sócrates que hoje diz uma coisa e amanhã já faz outra.

    O País precisa de coerência. Coisa que Sócrates não tem.

    Também acho que ganhariamos com maioria absoluta se fosse com o Costa ou o Seguro.

    Com Sócrates é que "jamé!".

     
  • At 08 maio, 2011 15:01, Anonymous Anónimo said…

    http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N9288

     
  • At 09 maio, 2011 10:28, Anonymous Anónimo said…

    http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N9288

    E já vai em 7.253 assinaturas !

     
  • At 09 maio, 2011 15:00, Blogger Diogenes said…

    O Governo deveria responder em Tribunal pelas suas decisões executivas? Há gente ignorante com ideias para tudo… esta ideia é uma enorme aberração, quer política quer juridicamente. Porque o julgamento de questões políticas é anti-democrático, pois viola o princípio da separação de poderes. Mas não é de estranhar que Catroga defenda isto, pois faz parte do Cavaquismo, uma doutrina política muito pouco democrática. Ferreira Leite defendeu a suspensão da Democracia por períodos não inferiores a seis meses, Dias Loureiro, enquanto Ministro do Cavaquismo, mandava as polícias "malhar" em tudo o que se mexesse, censurando qualquer manifestação - por muito pacífica que fosse – e ainda por cima está agora fugido pelos crimes do BPN, o próprio Cavaco, que se confessou "integrado" no regime Salazarista, nunca gostou de cravos na lapela e do feriado do 25 de Abril. Mas voltando ao julgamento de políticos por actos de governação, se admitíssemos esta ideia, então teríamos, da mesma forma, de levar muitos políticos a Tribunal, incluindo o próprio Catroga Em 1993, (o país entrou em recessão, a primeira depois do início dos anos 80 (com a AD). Era então Ministro das Finanças Jorge Braga de Macedo, que foi substituído no cargo, no final desse ano, por Eduardo Catroga. Nos quase dois anos em que esteve à frente do Ministério das Finanças, Catroga deixou o país com um défice um pouco acima dos 5 % em 1994 e um pouco abaixo em 1995 (o PSD foi governo 10 dos 12 meses desse ano). Entre 1992 - quando era ainda Braga de Macedo o Ministro das Finanças, portanto - e 1995, a dívida pública aumentou quase 10 pontos percentuais, de cerca de 52% para quase 62% do PIB. Este era o valor mais elevado desde a década de 1920, e só viria igualado uma década mais tarde, em 2005 (a dívida pública desceu com Guterres, em boa parte devido às privatizações, e subiu de novo com Barroso e Santana Lopes)..A tribunal iria também Ferreira Leite, por causa do negócio ruinoso com o Citigroup. Ou Paulo Portas, por causa do extraordinário negócio dos submarinos.
    Vá lá, falam façam então uma petição para esta gente também….

     
  • At 09 maio, 2011 18:05, Blogger Zé do Barreiro said…

    Quanto à questão de meter os políticos em Tribunal, por gestão danosa, colocando o País na situação em que se encontra, concordo com o Diógenes quando refere que, também, os elementos do PSD, que foram Governo nos anos anteriores, deveriam “bater com os costados” na barra do Tribunal.

    Mas, estimado Amigo Diógenes, o Sócrates é de todos o Campeão …


    ( Vamos é ver o que o Luís Filipe Vieira, mais logo, irá desvendar no Benfica TV relativamente ao Glorioso, né verdade ? )

    Abraço para o Diógenes,

    Zé.

     
  • At 09 maio, 2011 20:33, Blogger Diogenes said…

    Pois é, Socrates é o campeão, mas não convem aos laranjinhas que lhes lembremos como chegámos aqui....
    Como o Benfas não foi campeão, fica-se pela terminação...é campeão o benfiquista Socrates.
    O LFV não vai dizer nada de especial, presumo eu. O que pode o homem dizer se até as arbitragens internacioanis do FCPorto são controladas pelo Garrido ex àrbitro e agora funcionário dos Andrades. Não é o Benfas que está a jogar pouco, o Porto e o Braga é que são ajudados.

    Abraço

     
  • At 10 maio, 2011 03:35, Anonymous Fernando Pereira said…

    Segundo sondagem do Expresso, PSD ganha as Legislativas a nível nacional. No distrito de Setúbal o PS continua campeão - se bem que perca um deputado.
    E ainda há o risco do CDS meter mais um elemento na Assembleia, por este distrito que já foi de esquerda...

     
  • At 10 maio, 2011 10:28, Blogger Zé do Barreiro said…

    Diógenes,

    200 % de acordo contigo relativamente às ajudas das arbitragens ao fcp e outros quejandos.

    Pois foi, Amigo, afinal a montanha pariu um rato em relação ao nosso Benfica. O Luís Filipe Vieira lá teve de manter o JS porque ... irão haver contratações de novos jogadores fundamentais e ... que, também, voltaremos a ser Campeões !

    ( O LFV não te parece, digamos, por vezes, o Sócrates ? Que tem, de facto, uma coisa bastante positiva: é Benfiquista ).



    Fernando Pereira,

    Pois, pois, cá o Zé tem dito e escrito que o PS, no Distrito de Setúbal, elegerá somente 5 deputados, que poderão ser somente 4. Mantenho hoje integralmente o que afirmo.

    Veremos.


    Grande abraço para os dois,

    Zé.

     
  • At 15 maio, 2011 15:48, Anonymous Anónimo said…

    Com todo esse otimismo, porque não só 3, ó Zé ...

    Eu acho que se o PS tiver 6 ou 7 o Zé e quem o acompanha na continua maledicência em que este blog é perito e que se dizem militantes do PS deveriam todos pedir demissão do PS ... era uma questão de coerência de quem se julga moralmente tão superior ...

     
  • At 15 maio, 2011 20:56, Blogger Zé do Barreiro said…

    Último Camarada Anónimo,

    Aceito, sem reservas, o seu repto.

    Agora, diga-me lá:

    Se o PS, no circulo eleitoral de Setúbal, fizer eleger apenas 5 ou mesmo 4 deputados, quem se deverá demitir imediatamente.

    Ora, aplique lá a sua condição de ... militante moralmente inferior ( já que cá o Zé é, no seu conceito, moralmente superior ) e responda-me honestamente.

    Vá lá, não se acanhe.

    Saudações,

    Zé.

     
  • At 16 maio, 2011 03:05, Anonymous Anónimo said…

    Alguém me sabe explicar o motivo porque a Fernanda Madeira se demitiu de tesoureira da misericórdia?
    Será que está com medo da auditoria que alguém pediu e optou por dar à sola?

    Quem tem cu tem medo.

     
  • At 18 maio, 2011 09:20, Blogger Zé do Barreiro said…

    Para o Anónimo(a) que enviou um comentário ontem, pelas 07:53 horas ( que referia um certo C..U !!! ),

    Não dá para publicar o seu comentário, não dá mesmo.

    Zé.

     
  • At 18 maio, 2011 20:29, Anonymous Anónimo said…

    Está muito bem! Mas lá que tem um grande c..., lá isso tem!!!
    E a política também se aparelha assim. Tudo uma questão de posição.

     
  • At 19 maio, 2011 10:10, Blogger Zé do Barreiro said…

    Último Anónimo,

    Agradeço a sua compreensão.

    E digo-lhe mais: Concordo totalmente com o seu comentário ( claro, após a correcção/alteração que teve a amabilidade de fazer )

    Zé.

     
  • At 19 maio, 2011 10:24, Anonymous Anónimo said…

    Essa também tem uma grande padaria e parece um travesti.
    É só mulheres feias naquela casa.

     
  • At 20 maio, 2011 18:53, Anonymous Anónimo said…

    Vocês não sabem a melhor. O JF proibiu os funcionários de acederem à internet, nos computadores da SCMB, por causa das verdades que têm sido ditas neste blogue.

    Já há ameaças de despedimento e tentativas falhadas de saber quem é ou quem são os autores das denúncias feitas aqui.
    Aquilo está ao rubro, tanto mais que a FM se demitiu recentemente do cargo de tesoureira fiel da instituição.
    Vai estoirar a bomba brevemente.

     
  • At 20 maio, 2011 22:33, Anonymous FERNANDO PEREIRA said…

    Zé, mais uma vez obrigado por teres estado presente no espetáculo. Os Amigos não são só para beber copos... e a solidariedade (cultural) é muito bonita!
    Podes ver algumas fotos aqui: http://etcetal.blogs.sapo.pt/ - ou aqui: http://youtu.be/9vVaWrNgH9M
    Um grande abraço... e dia 5 do próximo mês lá estamos noutro "espetáculo"!...

     
  • At 21 maio, 2011 13:32, Anonymous Anónimo said…

    Já descobri porque é que na Santa casa da misericordia andam a criar gatos. Foi para cozinha-los para o almoço do Passos Coelho, Vitorino e Banza, oferecido hoje pelo Júlio Freire, nas instalações da SCMB.
    O JF agora virou social-democrata. E lá estava o travesti com o seu cabelo eriçado, estilo "rastawoman", atrás do PPC.
    Não sabia que ela agora também era social democrata.

     
  • At 21 maio, 2011 17:28, Blogger Zé do Barreiro said…

    Amigo Fernando Pereira,

    Confesso que fiquei impressionadíssimo com a tua veia - E TALENTO - poéticos. Não te via nessas aventuras ...

    Escreves muito bem poesia. Tens a sensibilidade necessária e suficiente para poderes ter sido um poeta conhecido. E publicado.

    Será que te deram, alguma vez, essa oportunidade ?

    A questão é que quando não conhecemos bem as pessoas ( ou quando certos "manfios e manfias" não conhecem as qualidades e as potencialidades daqueles que subestimam ) não fazemos a mínima ideia do que elas valem verdadeiramente.

    É e será sempre assim, concretamente no nosso País.

    Por exemplo, Fernando Pereira, alguém influente e conhecedor do meio artístico e cultural saberá da existência da actriz Tânia Cardoso e do músico Rodrigo Crespo ?

    Já alguém teve a ideia de levar esses dois jovens, que têm imenso valor, à Televisão para que apresentem e demonstrem as suas qualidades e talento, que inquestionavelmente possuem, a nível Nacional ?

    Claro, isso é só para os "amigos" e "amigas".

    Amigo, acredita, passei mesmo uma hora e meia muito agradável. Passei mesmo !

    Grande abraço,

    Zé.

     
  • At 21 maio, 2011 20:24, Anonymous FERNANDO PEREIRA said…

    Companheiro Zé, o teu último comentário já vai a caminho do facebook. A malta da cultura (não subsidiada) "anónima", agradece a tua solidariedade e opinião.
    Obrigado!!!

     
  • At 22 maio, 2011 00:32, Blogger Zé do Barreiro said…

    Fernando Pereira, eu é que agradeço a possibilidade que me deste por passar a ser um tertuliano de boas, animadas e agradáveis tertulias.

    Bom, é como dizes, no dia 05 de Junho vamos ter um belo "espectáculo" que certamente nós os dois não iremos perder.

    A questão é que, para alguns, a " representação" terminará nessa mesma noite e nunca mais iremos ver esses "artistas" actuarem.

    Será um alivio "cultural" que não queiras saber ...

    Santas noites,

    Zé.

     
  • At 22 maio, 2011 08:07, Anonymous Fernando Pereira said…

    Se tiveres possibilidade, no próximo sábado, em fm 98.9, Rádio Azul, programa Arestas de Vento, entre as 12 e as 14 h., podes ouvir uma entrevista CULTURAL (pois!...) à presidente da câmara de Setúbal, que já está a deixar muito "boa e socialista" gente em pulguinhas. Aconselho a audição...

     
  • At 22 maio, 2011 22:21, Blogger Zé do Barreiro said…

    Pronto. Está publicada a informação para que os Leitores que o desejarem possam, também, ouvir a entrevista à Presidente da Câmara de Setúbal.

    Que, segundo as tuas previsões, promete ...

    Uma excelente semana para ti,

    Zé.

     
  • At 24 maio, 2011 09:05, Blogger Zé do Barreiro said…

    Para reflexão dos Socialistas genuínos, durante o dia de hoje.

    Intercampus, 18-22 Maio, N=1021, por Telefone.

    PSD: 39,6% (+ 3,5)
    PS: 33,2% (- 2,2)
    CDS-PP: 12,1% (- 0,5)
    CDU: 6,6% (- 0,9)
    BE: 5,6% (-0,6)

    Perdem quase todos para o PSD.

    O PS continua a dar rajadas de metralhadora nos pés ... ( casos dos emigrantes/imigrantes apoiantes na campanha para "encher" e das nomeações de última hora com tentativa sub-reptícia de ocultação )

    Vai lá vai ...

    E se o Pedro Marques não for eleito em Portalegre ?

    A quem serão assacadas responsabilidades ?

    Zé ( neste momento, nas Termas do Luso, mas não a banhos ... )

     
  • At 24 maio, 2011 17:55, Blogger Diogenes said…

    Amigo Zé. Provavelmente o "burro" sou eu mas ou muito me engano ou o PSD inventou outra trapalhada que revela a sua ignorância, porque uma nomeação não publicitada deixa o acto incompleto. É uma impossibilidade a nomeação à “socapa” porque a lei estabelece que a “nomeação só é válida depois de publicada”. Embora se possa afirmar que nomeações no ministério da Justiça ou nos governos civis se inserem claramente no âmbito do funcionamento normal e corrente do Estado, mas se não são publicadas não valem, não havendo publicação, não existe nomeação. Na segunda-feira, o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, João Tiago Silveira, assegurou que as seis nomeações "estritamente necessárias" foram publicadas em Diário da República. Esta é a verdade, ninguém escondeu nada. Anteriormente o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, tinha afirmado que "o Estado deu indicações à Imprensa Nacional Casa da Moeda para ocultar" as nomeações e para não as divulgar. Hoje diz que o caso está encerrado? Então metem os pés e agora fica assim para ninguém saber da sua incompetência? Quer esta gente governar? até que me provem o contrário é assim que penso...mas não há um unico jurista no PS...MESMO DE MEIA TIJELA QUE ESCLAREÇA ISTO?

     
  • At 25 maio, 2011 00:07, Anonymous Anónimo said…

    Ó Zé, porque a sua costela de "socialista genuíno" logo fez com que publicasse a sondagem que dava o Partido Socialista em perda, eu como "voz do dono" e "entachado", e, já agora, despretensioso militante de base do PS, divulgo as sondagens de hoje cujos resultados certamente não serão ao seu gosto, senão já os teria publicitado:

    Universidade Catolica para RTP/DN e Antena 1:
    PSD 36
    PS 36
    CDS 10
    CDU 9
    BE 6
    Indecisos: 28%
    Trabalho de campo sabado e domingo.
    1136 inquéritos.

    Eurosondagem SIC/RR/Expresso
    PSD 33,1%
    PS 32,6%
    CDS 13,7%
    CDU 7,6%
    Bloco 6,6%

     
  • At 25 maio, 2011 00:53, Blogger Zé do Barreiro said…

    Agradeço, pessoalmente, a sua informação actualizada ( de hoje ).

    Está publicado.

    Aliás como cerca de 90 e muitos por cento dos comentários que chegam a este Blog.

    Continue a enviar informações actualizadas que serão imediatamente publicadas.

    Sem hesitação.

    Sou como diz o outro: Não sou de nem tenho arcas encoiradas ...

    Santas noites,

    Zé.

     
  • At 25 maio, 2011 16:19, Anonymous Romilde A. L. Augusto said…

    'eu como "voz do dono" e "entachado' - pela forma como estremeces a qualquer criticazinha relacionada com o ps, és de facto tudo o que afirmas: e quem diz a verdade... merece um tachinho na próxima coligação governamental para continuarem a empurrar este desgraçado país para o abismo.
    "Este" PS, com a actual liderança, não passa de um partido parasitário, muito da predileção das "vozes do dono" e dos "entachados" preguiçosos e inúteis. Os outros, os que ainda SENTEM o ideal socialista, foram alinhados na parede e politicamente fuzilados.
    Quem contribuiu para destruir Portugal não deve voltar - para continuar a destruição.
    Nem PS, nem PSD, nem CDS! São chulos encartados e só pensam em si mesmos e nos seus bois. Desprezam o povo. Governam contra o povo. Mas um dia o povo irá responder. E responder na ponta da arma sem cravos! É o que democraticamente merecem!

     
  • At 26 maio, 2011 03:11, Anonymous Anónimo said…

    Ó Rala, já percebi que não fazer mais do que pretender ralar os outros, mas do querer ao conseguir ... acontece que eu sou "a voz do dono", mas sem dono e um "entachado" sem tacho, que me guio pela minha consciência e não pelos piropos de qualquer aprendiz de ditador que nem a sua imgem ao espelho repeita.

    Pois acontece que, ao contrário do que muitos aqui desejam, desde os submarinos a alguns que se dizem militantes do PS (o que eu não acredito, talvez "sócios" à moda do Futre ...), o PS e José Sócrates continuam a merecer a confiança de uma significativa parte dos portugueses (1/3 segundo as sondagens) facto que deveria merecer não só a relexão, mas também o respeito daqueles que para aqui vêm conspurcar o partido e os seus militantes

     
  • At 27 maio, 2011 00:02, Anonymous Romilde A. L. Augusto said…

    Esse sempre foi UM dos grandes problemas dos "socialistas". No fundo, não passa de uma desculpa má: estendendo o dedo aos outros, fazendo crer em cabalas, e por ai fora, a lista de "sacudir a água do capote" é extensa e já não convence ninguém! A verdade verdadinha é que estamos na merda, o País está em ruínas, o PS desagrega-se, marionete das idiossincracias do "patrão".
    Eu vivi neste País nos últimos 9 anos. Ninguém me atira areia para os olhos! Assim como assim, senhor entachado sem tacho (ah, ah, ah!!!) o meu voto vai para a urna, riscadinho da silva, por causa das confusões. E fico à espera que corram com esse pastelão convencido e vaidoso, para voltar novamente a votar PS!

     
  • At 27 maio, 2011 10:47, Anonymous Anónimo said…

    E o meu voto também vai ser metido na urna, não sem antes fazer uns valentes par de chifres ao Sócrates e mais uns desenhos que tenho vontade de fazer há muito tempo.
    O gajo já mete nojo. E mais nojo mete quem tem a memória curta e se seixa manipular, como é o caso dos "socialistas" como aquele anónimo "não entachado" (tá bem abelha!). Deves ser dos tais que tá a torcer para ter um tacho o mais rápido possível, já que não deves gostar de trabalhar.

     
  • At 27 maio, 2011 11:10, Anonymous Anónimo said…

    O discurso do político anti-politico é antes de mais um atentado à democracia e aos seus valores.

    Riscar o voto ou não votar é uma cobardia. Se não gosta dos que lá estão, proponha-se. Pode ser que alguém oiça tão presunçosa mente que assim tão superior moralmente se julga e independente se afirma.

     
  • At 27 maio, 2011 12:39, Anonymous Anónimo said…

    Alguém me explica pq razão a gorda não está na lista de deputados? Será que lhe vão arranjar alguma coisa melhor? ou vai novamente vender cuecas?

    O RC está entachado! e o MM será que se vai manter pela SCM ou vai pregar para outra freguesia?

    LM

     
  • At 28 maio, 2011 15:25, Anonymous Anónimo said…

    Ó Romilde, o PS terá certamente muitos problemas, como todas as forças vivas, mas o de não respeitar as opiniões dos outros certamente não será ...

    Para quem "aponta o dedo" aos socialistas acusando-os de "apontar o dedo" ... aproveitando para tentar ofender com baixos dislates os que pensam diferente de si, no fundo, ... "No fundo, não passa de uma desculpa má ... e já não convence ninguém!"

    Entretanto não fique à espera ... vote em quem a sua consciência lhe ditar que seja o melhor para Portugal!!! Porque você merece! Porque Portugal merece!

     
  • At 29 maio, 2011 00:15, Anonymous Anónimo said…

    Ó LM, de 27 Maio, 2011 12:39, há certas atitudes que se pagam muito caro nesta vida. A Gorda é uma pessoa que não sabe estar. É boçal. Desde ter usado aquele célebre decote até ao joelho, logo no 1.º dia de trabalhos na AR, passando por ter escrito na página de facebook que uma das suas actividades é a "Maçonaria" e pelas suas atitudes petulantes, peneirentas e ridículas como a de se auto-intitular "historiadora" quando toda a gente sabe que só é licenciada em História, com frequência de uma pós-graduação de cácarácá, tudo isso pesa na avaliação de um candidato ou candidata ao lugar de deputado da Nação.
    Achas que ela teve um bom desempenho? Eu não. Basta ver as intervenções que fez tanto na AR, como nas escolas onde foi, integrada naquela treta do Parlamento dos Jovens.
    E depois, houve alguém que teve um "abre olhos" e caiu na real.
    Que vá vender cuecas e soutiens. Há pessoas que nunca deixarão de ser "pobres", porque lhes falta "aura" e carisma.
    Enfim...
    Não se pode ter tudo.

     
  • At 29 maio, 2011 00:24, Blogger Zé do Barreiro said…

    Boas noites.

    Bom, caros Amigos Leitores, sabem que mais ?

    De hoje precisamente a uma semana será o primeiro dia – que terá continuidade nas semanas seguintes – para se resolver e decidir quem continuará entachado, quem acabará o tacho e quem irão ser os novos entachados que passarão a beber do “pote”.

    Essa é que é e será a verdadeira discussão.

    ( E andam vocês, aqui, a preocuparem-se com pequenos “trocos” … )

    VAI CHEGAR A HORA DO MEU CAMARADA E AMIGO ANTÓNIO JOSÉ SEGURO !!!

    Socialistas genuínos preparem-se para a luta interna dentro do partido. Mas preparem-se mesmo porque a “coisa” não será para brincadeiras.

    É cá o Zé quem vos avisa.

    Santas noites,

    Zé.

     
  • At 29 maio, 2011 01:42, Anonymous Anónimo said…

    Há quem aqui, à falta de foguetes, lance "cuecas" para depois as apanhar mais à frente só para continuar a dar nos seus ódios de estimação.

    Depois ó Zé, não se esqueça do seu compromisso se o PS eleger 6 ou 7 Deputados aqui em Setúbal ...

    Por último o sebastianismo dos genuínos/verdadeiros/únicos/mais que tudo "sócios" do PS ... se o mencionado soubesse que o seu nome anda nas bocas de alguns destes, registava logo uma providência cautelar para lhas encerrar ... é uma vergonha que, numa altura destas andem por aqui a intrigar sobre um sucessor utilizando o nome de um ilustre Socialista.

    Sinceramente, no próximo dia 5 de Junho gostaria de ser era abelha para ver onde é que alguns destes genuínos/verdadeiros/únicos/mais que tudo "sócios" do PS vão por a sua cruzinha no boletim de voto ...

     
  • At 29 maio, 2011 11:10, Blogger Zé do Barreiro said…

    Último Anónimo(a),

    Está publicado, mais uma vez, um comentário seu.

    Só para que conste.

    Um bom Domingo para si,

    Zé.

    ( Ah, para que fique totalmente descansado(a), cá o Zé não votará – decididamente – nem no PSD, nem no CDS, nem na CDU, nem no BE, nem em nenhum dos outros partidos considerados “pequenos”.

    E ainda sobram 4 - QUATRO – hipóteses de exercer, ou não, o meu direito de voto.

    Fui claro ? )

     
  • At 29 maio, 2011 12:03, Anonymous Anónimo said…

    Essa tal Gorda de que falam aqui, é mais falada na internet que a batata de semente, pela negativa. Há dezenas de blogues e artigos publicados, que não acharam nada bem essa coisa do decote e de se auto-intitular "historidora". Obviamente que uma pessoa com esse perfil, não interessa a ninguém.
    Da anterior lista de deputados, ela foi a única que ficou de fora.
    Como dizia o anterior anónimo, "há coisas que se pagam muito caro nesta vida". Sobretudo se se souber esperar pela oportunidade certa. Tarda, mas não falha.
    Há coisas que se servem frias e que, por isso, têm outro sabor, muito mais agradável.

    O MM lá anda. Para já não se prevê que saia da SCMB. Mas tudo pode acontecer com o vento da mudança que já começou a soprar para aqueles lados.

     
  • At 29 maio, 2011 21:40, Anonymous Anónimo said…

    Anónimo de 29 Maio, 2011 00:15, esqueceste-te de mencionar os erros ortográficos que a dita cuja dá, nos textos que escreve.
    Para quem se diz "historiadora" e licenciada em História, é obra.

     
  • At 30 maio, 2011 01:32, Anonymous Anónimo said…

    Os cartazes colocados pelo PSb com a imagem de uma ponte, são uma autentica afronta aos Barreirenses. Será que ninguém consegue entender isto?
    antonio jacinto

     
  • At 30 maio, 2011 12:16, Blogger Zé do Barreiro said…

    antonio jacinto,

    Estive ausente do Barreiro durante 10 dias e não vi os cartazes que refere.

    Todavia, se é verdade o que menciona, carradas de razão tem cá o Zé quando, num comentário anterior, colocado a semana passada neste mesmo Post, escreveu que o PS dá rajadas de metralhadora nos pés.

    Então quem tem razão ?

    Que lhe parece ?

    Cumprimentos,

    Zé.

     
  • At 31 maio, 2011 08:28, Blogger Zé do Barreiro said…

    Bons dias.

    Eurosondagem, 25-29 Maio, N=2052

    Por telefone.

    PSD: 34,7%
    PS: 32,1%
    CDS-PP: 12,9%
    CDU: 7,7%
    BE: 6,3%

    Só para que conste.

    E, já agora, vejam a sondagem que irá sair hoje em todos os jornais.

    E ... estamos a três dias de terminar a campanha eleitoral ...

    Um excelente dia para todos,

    Zé.

     
  • At 31 maio, 2011 12:17, Blogger Zé do Barreiro said…

    Sondagem publicada hoje, dia 31 de Maio de 2011, em todos os Jornais diários.

    PSD: 37,0 %

    PS: 32,3 %

    CDS-PP: 12,7 %

    CDU: 7,7 %

    BE: 5,2 %

    ( Ver/ler o nosso próximo Post a publicar dentro de 20 minutos )

    Zé.

     

Enviar um comentário

<< Home

 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter