Coronel Nuno Santa Clara Gomes – Candidato do Partido Socialista à Presidência da Câmara Municipal do Barreiro

Meus Amigos,
“ Hemos Candidato” – ouviu-se, finalmente, alguém dizer ( não digo quem … ) após a votação do ponto, constante na OT, sobre a apresentação, discussão e votação do Candidato à C.M.B., apresentado por Amílcar dos Santos Romano, Presidente da Comissão Política Concelhia do P.S. Barreiro, na reunião da CPC realizada no ultimo Sábado.
Foram cerca de cinco horas de civilizada, democrática e agradável discussão, num ambiente de total liberdade e respeito por todas as opiniões de quem pretendeu intervir ( e foram algumas dezenas ! ) sobre assunto de inquestionável importância para o Partido Socialista do Barreiro e para todos os Barreirenses.
Bom, sobre o que se passou na reunião da CPC é somente o que se me oferece dizer ( e será que disse alguma coisa que se não pudesse dizer ? Não creio. )
Aquilo que pretendo divulgar neste Post é levar até vós, muito resumidamente, quem é o Coronel Santa Clara Gomes, o candidato a Presidente, pelo Partido Socialista, à Câmara Municipal do Barreiro. Uma Câmara que, penso, todos concordarão, não é uma Autarquia qualquer, nem pode nem deve ter um candidato qualquer à sua Presidência.
E muito menos, existir um candidato qualquer pelo Partido Socialista.
Acreditamos que parte do que iremos divulgar já será do pleno e total conhecimento de grande parte dos nossos Leitores. O que não será de admirar.
Contudo, na parte final deste Post, decidimos divulgar um facto importantíssimo que quase, de certeza, muito pouca gente sabe.
Será, direi, a “ginjinha no topo do Bolo”, com as devidas desculpas a quem de direito, pela comparação …
Assim,
. Reside há longos anos, em Palhais, no Barreiro, de onde a sua mulher é natural.
. Capitão de Abril, contribuiu activamente como elemento de ligação a Caçadores 5, em Lisboa, CIAC de Cascais e Infantaria 1 da Amadora pelo Movimento das Forças Armadas que desencadeou a Revolução de 25 de Abril de 1974.
. É membro da Direcção Nacional da Associação 25 de Abril.
. Militar de carreira, o coronel Nuno Santa Clara Gomes foi/é um militar de Abril prestigiado pelo trabalho desenvolvido nesse dia e seguintes.
. Ainda recentemente e nessa condição foi o orador da Associação 25 de Abril nas comemorações dessa data em Lisboa.
. Deixamos alguns respigos dessa sua intervenção:
Considerou que a actual crise financeira é "antes de mais política", defendendo que só fiscalização e responsabilização garantem a democracia, e apelaram à participação e dos portugueses nas comemorações da liberdade.
"Esta grave crise, que dizem ser financeira, é antes de mais política. Foi o canto da sereia do ultra - liberalismo que cegou aqueles a quem cabia defender o bem público".
A propósito da crise, o Coronel Santa Clara Gomes aproveitou para criticar as "Donas Brancas" que, diz, se descobrem agora "à escala planetária" e frisou que "só a participação activa, a fiscalização permanente e a responsabilização inequívoca são o garante de uma democracia plena".
"Só assim se poderá cumprir o 25 de Abril: na participação, na discussão, na luta pelos direitos, no respeito pela liberdade, no cumprimento da solidariedade, naquela vivência da maturidade que é a responsabilidade"
Caros Amigos, por este curriculum muito limitado e fugaz e através dos exemplos que apresentámos já se aperceberam da “fibra” de que é feito este Homem.
Então, chegou a altura de colocar a “ginjinha”.
Como é do conhecimento geral, no dia 25 de Abril, na Assembleia da República, cada Grupo Parlamentar indica um Deputado para discursar sobre o Dia a partir do qual, finalmente, se iniciou a Liberdade e a Democracia para todos os Portugueses.
Este ano foi o Deputado Marques Júnior – distinto Militar de Abril e já há vários mandatos no Parlamento - quem discursou em representação do Partido Socialista.
Todos se lembrarão da voz embargada, da emoção, do sentimento que invadiu este Homem, pelo menos por três vezes, ao ler o seu discurso, em que todos os que assistiam à cerimónia – presentes TODAS as mais altas personalidades da Nação - fizeram respeitoso silêncio ( note-se que o Deputado Marques Júnior não só é, como o são todos, um Militar rigoroso e disciplinado, como também é um Cidadão vivido e com vasta experiência da vida ).
A verdade é que CHOROU !
Lembrando-se, certamente, dos acontecimentos por si, vividos, in locco, nesse Dia crucial para o nosso País.
Evidentemente que, nesse mesmo Dia, os mesmos acontecimentos foram também vividos pelo então Capitão de Infantaria Nuno Santa Clara Gomes.
Facto que o levou, inequivocamente, a escrever o empolgante e emocionante discurso, soberbamente lido pelo Deputado Marques Júnior na Assembleia da República !
Cidadãos Barreirenses, atenção, o Candidato do Partido Socialista à Presidência da Câmara do Barreiro não é um Homem qualquer.
Zé do Barreiro.