COMO DISSE, A CERTA ALTURA, numa sessão publica da Câmara à qual assistimos, UM CERTO CIDADÃO BARREIRENSE: “É SEMPRE A PINGAR”. ESTARIA ERRADO ?

Meus Amigos,
Hoje não vou redigir muito texto da minha autoria.
Deixo-vos com três notícias publicadas no Jornal Rostos - e, em tempo, também, no site da Câmara - às quais solicitamos os sempre oportunos e pertinentes comentários dos nossos Leitores.
Assim, e com a devida vénia ao Rostos - e ao site da Câmara - transcrevemos de seguida as três peças que despertaram, de algum modo, a nossa indignação e, também, a indignação de um Cidadão Barreirense, ao pronunciar-se numa sessão pública da Câmara a que juntos assistimos e que respeita a uma das notícias.
PRIMEIRA NOTÍCIA:
« Câmara Municipal do Barreiro atribui subsídios a colectividades do Concelho
Na Reunião ordinária pública descentralizada, de 17 de Setembro último, realizada nas instalações do Grupo Desportivo e Recreativo de Palhais, a Câmara Municipal do Barreiro (CMB) atribuiu diversos subsídios a colectividades do Concelho.
No âmbito do Plano de Desenvolvimento Desportivo do Concelho, foi aprovada a atribuição de um conjunto de subsídios referentes ao segundo semestre de 2008.
Plano de Desenvolvimento do Atletismo
À Juventude Desportiva da Cidade Sol (funcionamento do Centro de Treino) - 800 euros;
Grupo Recreativo da Quinta da Lomba (funcionamento do Centro de Treino, organização de provas) - 1.850 euros;
Grupo Desportivo “O Independente” (funcionamento do Centro de Treino) - 800 euros;
Grupo Desportivo e Recreativo da Verderena (organização de prova) - 1.250 euros.
Plano de Desenvolvimento do Basquetebol
À Associação de Basquetebol de Setúbal (colaboração de técnicos no Plano) - 9.000 euros
Grupo Dramático e Recreativo “Os Leças” (Centro de Treino de Mini-Basket e apoio a uma equipa de Formação) - 600 euros
Plano de Desenvolvimento da Ginástica
Associação de Ginástica do Distrito de Setúbal (apoio ao Centro de Trampolins para pagamento do coordenador) – 7.200 euros;
Protocolos de utilização dos Pavilhões das Escolas B 2+3 da Quinta Nova da Telha, D. Luís Mendonça Furtado e Secundária de Santo António - 5.000 euros.
Plano de Desenvolvimento do Futebol
Futebol Clube Barreirense (cinco equipas) – 1.200 euros;
Futebol Clube Silveirense (três equipas) – 720 euros;
Galitos Futebol Clube (três equipas) – 720 euros;
Grupo Desportivo Fabril (cinco equipas) – 1.200 euros;
Luso Futebol Clube (três equipas) – 720 euros;
Sporting Clube Lavradiense (duas equipas) – 480 euros.
Plano de Desenvolvimento do Xadrez
Clube de Xadrez do Barreiro (vencimento do Director Técnico, actividades dos núcleos, torneios, centros e outras actividades do Plano) - 8.207 euros.
Plano de Desenvolvimento da Natação
O funcionamento de classes de hidroginástica, manutenção, hidroterapia e outras, obrigam à disponibilização das verbas correspondentes ao trabalho desenvolvido pelos técnicos que enquadram as Classes. Também a obrigatoriedade da presença de um Nadador Salvador, nos períodos de abertura das piscinas Municipal e de Aprendizagem do Lavradio ao público, obriga à disponibilização de verbas.
À Associação de Profissionais de Educação Física (Técnicos de Manutenção, Hidroginástica, Hidroterapia, Natação, Nadadores Salvadores, etc.) - 30.130,50 euros.
Actividades de Ar Livre
Para dar continuidade ao programa de aeróbica no parque, aberto à população do Município, foram atribuídos 1.500 euros ao Grupo Desportivo dos Ferroviários do Barreiro (vencimento do Monitor).
Plano de Desenvolvimento do Remo
Grupo Desportivo dos Ferroviários do Barreiro (Centros de Formação e de Aperfeiçoamento) - 960 euros;
Clube Naval Barreirense (Centros de Formação e de Aperfeiçoamento) - 960 euros;
Grupo Desportivo Fabril do Barreiro (Centros de Formação e de Aperfeiçoamento) - 960 euros.
Cheques Brinde - Circuito de Atletismo
Aos primeiros, segundos e terceiros classificados do Circuito de Atletismo e Torneio Jovem do Barreiro – Época 2007/08 foram atribuídos cheques brinde no valor, respectivamente, de 50, 30 e 20 euros, conforme consta do Regulamento Técnico das provas - perfazendo um valor total de 2.130 euros.
GDR “Unidos da Recosta”
Ao Grupo Desportivo e Recreativo “Unidos da Recosta”, a CMB atribuiu 250 euros para as comemorações do 32º Aniversário da Associação pertencente à Freguesia da Verderena, fundada a 3 de Setembro de 1976.»
SEGUNDA NOTÍCIA:
« Atribuição de Subsídios ao Movimento Associativo
De acordo com os Critérios de Apoio ao Movimento Associativo, na sua última reunião (ordinária privada), realizada a 6 de Janeiro, a Câmara Municipal do Barreiro deliberou a atribuição de subsídios a três colectividades do Concelho, no valor de 100 euros (cada), para colmatar despesas referentes à realização de festas de Natal.
Os apoios foram atribuídos às seguintes colectividades: Associação de Moradores do Bairro 25 de Abril, Centro Cultural e Recreativo Juventude do Lavradio, Grupo Recreativo da Quinta da Lomba.»
TERCEIRA NOTÍCIA:
« REUNIÃO ORDINÁRIA PÚBLICA - DELIBERAÇÕES APROVADAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO
Na Reunião Pública da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), de 20 de Janeiro, foram aprovadas deliberações na área da educação.
Visitas de Estudo
As visitas de estudo são uma componente fundamental no processo de auto-aprendizagem dos alunos ao longo do seu percurso escolar, revestindo-se de uma importância pedagógica, cultural e social. Assim, no sentido de apoiar e estimular as iniciativas que decorrem, durante o ano lectivo, nos vários níveis de ensino das escolas do Concelho do Barreiro, foi aprovada a atribuição das seguintes verbas para o ano de 2010:
Escolas do 1º ciclo do ensino básico - 130 euros por turma;
Escolas dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundárias - 50% até um limite de 500 euros e uma viagem no interior do Concelho a 100%;
Escolas Profissional Bento de Jesus Caraça e Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal - 50% até um limite de 500 euros.
Actividades de Enriquecimento Curricular e Actividades de Apoio à Família
No âmbito do Despacho do Ministério da Educação, que regulamenta a implementação das Actividades de Enriquecimento Curricular no 1º ciclo e as Actividades de Apoio à Família no pré-escolar, a CMB, enquanto entidade promotora, assinou protocolos com a Artesfera – Associação de Artistas Plásticos do Barreiro, a Arteviva – Projecto de Teatro e Comunicação, a Cooperativa Cultural Operária Barreirense, a APEF–BM, a Associação de Patinagem de Setúbal e o Clube de Xadrez do Barreiro, de forma a assegurar o desenvolvimento destas actividades nas escolas básicas de 1º ciclo e nos jardins-de-infância do Concelho. Desta forma, foi aprovada a atribuição de um subsídio no valor global de 69.258 euros, para assegurar os vencimentos dos professores envolvidos, referentes aos meses de Janeiro, Fevereiro e Março de 2010.
Atribuição de subsídio às escolas do 1º Ciclo e jardins-de-infância da rede pública
A Autarquia, no âmbito das suas competências com o 1º ciclo do Ensino Básico e jardins-de-infância da rede pública, atribui subsídios que permitam aos estabelecimentos de ensino do Concelho reunir as condições indispensáveis ao desenvolvimento eficaz do processo educativo.
Desta forma, foi aprovada a atribuição da primeira tranche do subsídio anual, no valor de 120 euros por turma, num total de 22.200 euros, distribuído da seguinte forma:
Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva – 960 euros;
Agrupamento de Escolas do Barreiro – 2.880 euros;
Agrupamento de Escolas Álvaro Velho – 4.680 euros;
Agrupamento de Escolas da Quinta Nova da Telha – 3.000 euros;
Agrupamento de Escolas Padre Abílio Mendes – 3.480 euros;
Agrupamento de Escolas Quinta da Lomba – 2.640 euros;
Agrupamento de Escolas de Santo António da Charneca – 4.560 euros.
Atribuição de Subsídio à RUMO
No âmbito das suas competências para com o ensino público, a CMB estabeleceu um protocolo com a RUMO – Cooperativa de Solidariedade Social, Crl – que visa a gestão dos serviços dos Auxiliares de Acção Educativa nos jardins-de-infância e escolas básicas do 1º ciclo do Concelho do Barreiro.
Para que esta entidade possa proceder ao pagamento dos vencimentos dos referidos Auxiliares de Acção Educativa, foi aprovada a atribuição de um subsídio no valor de 30.655,74 euros à RUMO, referente ao pagamento de salários de Janeiro, Fevereiro e Março de 2010.
Subsídio de Alimentação ao Agrupamento de Escolas Quinta Nova da Telha
No âmbito da Acção Social Escolar, foi aprovada a atribuição de um subsídio de alimentação ao Agrupamento de Escolas Quinta Nova da Telha, relativo aos alunos de quatro turmas do 1º ciclo a funcionarem na sede do Agrupamento. O período das refeições corresponde ao mês de Novembro de 2009, sendo o valor global do subsídio de 1.309,62 euros.»
Gostaríamos de saber a opinião dos nossos Leitores sobre estas decisões da Câmara.
Se estão certas, ou se nem por isso.
É que, de facto, é muito dinheiro, do erário público, destinado para colectividades, clubes, associações, escolas e afins.
Alguém terá a pachorra para fazer a soma total de todos estes valores ?
A nós não nos apeteceu.
Todas essas Colectividades, Clubes e Escolas enviam/fornecem os seus Relatórios de Actividades Anuais para a análise e apreciação da Câmara ?
Responda quem souber.
( Macacos me mordam se eu não vou abrir uma Colectividade/Associação, sejam quais forem as actividades que lá se irão praticar … O que me interessa será ter uma, para, também, ter o direito ao “pingo”. )
Zé do Barreiro.