A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

sábado, fevereiro 25, 2006

OH SR. VEREADOR, NÃO “HABIA NESSESSIDADE” – NOTA BREVÍSSIMA I


Transcreve-se do ilustre “Diário do Barreiro”, com a devida vénia:


“ O Orçamento aprovado na Câmara Municipal do Barreiro é de cerca de 49 milhões de euros”, confirmou Carlos Humberto. Este valor foi discutido e aprovado por maioria numa reunião extraordinária privada da CMB, contudo houve três abstenções da parte dos vereadores do PS (Emídio Xavier, Amílcar Romano e Luís Cerqueira) “.

1. Não “ habia nessessidade” o sr. vereador ter votado a favor as Grandes Opções do Plano e Orçamento da Câmara Municipal do Barreiro para 2006, enquanto os outros três vereadores se abstiveram.

2. Não “ habia nessessidade” o sr. Vereador ter votado a favor as Grandes Opções do Plano e Orçamento da Câmara Municipal do Barreiro para 2006, na reunião privada da Câmara, devido ao facto de, na Assembleia Municipal, a CDU ter maioria absoluta e, por isso, fazer aprovar qualquer Projecto, Plano, Documento, Proposta, etc, se essa for a vontade e a estratégia do executivo da Câmara.

3. Devia, quanto muito, ter – se abstido como o fizeram os restantes vereadores do seu Partido.

4. E se os Deputados Municipais do PS, aquando na votação na AM, votarem contra as Grandes Opções do Plano e Orçamento da Câmara Municipal do Barreiro para 2006 ? O Sr. Vereador não ficará numa posição política muito frágil, mesmo periclitante ?

Concerteza que ficará. E … não “ habia nessessidade “.

Quem estará a fazer o “jogo” da CDU, Sr. vereador, será o cá o pacato Zé do Barreiro, como consta por aí ?

Pense nisto, sr. Vereador. Mas pense mesmo …

Zé do Barreiro.



ÚLTIMA HORA - A não perder a Nota Brevíssima II.

terça-feira, fevereiro 21, 2006

HAVERÁ COMENTÁRIOS ?


VER CORREIO DA MANHÃ DE HOJE, QUE SE TRANSCREVE NA INTEGRA.

Autarquia - Câmara esgotou capacidade de endividamento
Barreiro deve 19 milhões de euros

Manuel Moreira

Emídio Xavier, ex-edil socialista, diz que o PCP empola as acusações
A actual presidência da Câmara do Barreiro acusa o anterior executivo do PS de ter legado uma dívida de 19 milhões de euros, dos quais nove milhões a fornecedores e em encargos e 10 milhões à banca. O que “esgota a capacidade de endividamento municipal”, diz o presidente Carlos Humberto, do PCP.

No entanto, estes valores podem subir, dado que, “sempre que se abrem dossiês surgem dívidas nunca contabilizadas”. E isso implica que para pagá-las, “se prescinda do crescimento da cidade”, alertou ontem.

“Os encargos transitórios do ano anterior já ultrapassam os nove milhões de euros, sem incluir dívidas bancárias. Uma parte dos encargos já venceram (como à EDP, ADSE, Simarsul e fornecedores) e outros, não sendo dívidas, são responsabilidades já assumidas (empreitadas lançadas)”, afirmou ao CM Carlos Humberto. Que acrescentou: “Estamos convictos que os valores não representam a totalidade”.

Ainda na última sessão de Câmara, a 15 de Fevereiro, a actual gestão denunciou mais 209 mil euros em dívidas, contraídas pelo pelouro da Cultura. Deste valor, 104 mil euros não foram pagos a fornecedores da Festa do Barreiro, em Setembro, e 15 mil estão em dívida pelo concerto dos D’ZRT, realizado em Outubro.

“A situação financeira apresenta motivos de preocupação”, adianta o autarca do Barreiro. Por isso, já decorre uma auditoria externa às contas da Câmara, cujos resultados “serão revelados daqui a dois meses”. A par destas dívidas, Carlos Humberto diz haver obras afectadas pela anterior gestão (ver apoios).

Por seu turno, Emídio Xavier, ex--presidente socialista que conquistou um mandato à histórica Câmara comunista, defendeu-se em comunicado enviado ao CM: “Deixámos em tesouraria mais de sete milhões de euros” e “do empréstimo assumido [10 milhões] foram consumidos cerca de cinco milhões em amortizações de dívidas assumidas pelas anteriores gestões da CDU e dois milhões para juros”.

Quanto às obras em curso, Emídio Xavier afirma que quando estas forem concluídas a autarquia será ressarcida em parte, por fundos estatais. “Não aceitamos que a CDU pretenda justificar o que não vai fazer sempre em nome desta situação.”

D`ZRT ESPERAM POR 15 MIL EUROS

“Realmente confirma-se que a Câmara do Barreiro deve essa quantia [15 mil euros] aos D’ZRT”, disse ao CM Zahir Assanalli, agente da banda. Em Outubro do ano passado, os D’ZRT foram responsáveis por uma fila interminável de fãs, que se juntou à porta do grupo desportivo O Fabril, no Barreiro, para ver o concerto da famosa banda do Zé Milho, actor na telenovela da TVI ‘Morangos com Açúcar’.

“Qualquer montante em dívida é elevado. Este é sempre um problema para toda a gente”, frisou. Ontem, o presidente da Câmara do Barreiro garantiu que “a autarquia vai pagar em breve”. Mas a polémica também chegou à Orquestra Metropolitana de Lisboa: segundo o anterior presidente da Câmara, Emídio Xavier, explicou que não foram pagos àquela entidade três anos de contrato, no valor de 90 mil euros, porque não foram cumpridos um conjunto de procedimentos acordados.

PASSIVO MUNICIPAL

PROMESSA ADIADAS

“Nos últimos dias, temos vindo a conhecer afirmações de várias colectividades do Barreiro em como havia promessas, ou propostas [de apoios diversos], feitas pelo anterior executivo”, disse ao CM o actual presidente da Câmara, Carlos Humberto.

PASSEIOS POR ACABAR

A empresa à qual foram adjudicadas as obras de reconversão dos passeios da avenida principal do Barreiro (Alfredo da Silva) “está em falência e, na prática, as obras foram abandonadas”, frisou o presidente da autarquia. “Rescindimos unilateralmente a empreitada e, no máximo, em um mês as obras serão retomadas.”

POLIS COMPROMETIDO

O programa Polis do Barreiro enfrenta problemas de ordem técnica que comprometem os prazos para a realização de obras na faixa costeira da cidade. “Não direi que está em risco. Digo que nos obrigou a tomar medidas e à alteração do calendário” para as obras, afirmou o autarca.

OBRA INACABADAS

Por outro lado, “há obras concluídas mas cujos processos ainda não estão encerrados, por questões de carácter administrativo não acabadas”, disse Carlos Humberto. É o caso, por exemplo, do Mercado de Santo André.

DÍVIDAS POR PAGAR

Transitaram para a gestão camarária do PCP, do anterior e único mandato PS à frente da Câmara do Barreiro, dívidas e encargos de valor superior a nove milhões de euros. No entanto, o valor não se deve ficar por aqui. Acontece que a capacidade de endividamento da autarquia à banca está esgotada e, para se pagar estas dívidas, poderá estar em causa o investimento no concelho.

Bruno Contreiras Mateus



POSTO ISTO, O QUE TERÃO A DIZER AMILCAR ROMANO E SEUS APOIANTES; A TENDENCIA DE JOÃO PINTASSILGO E SEUS APOIANTES NA CANDIDATURA DE LUIS FERREIRA À CPC/PS/BARREIRO E OS ACTUAIS DEPUTADOS MUNICIPAIS ELEITOS PELO PARTIDO SOCIALISTA NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DO BARREIRO ?

sábado, fevereiro 18, 2006

A SABEDORIA E A IMPORTÂNCIA DE RESPONDER ” NÃO SEI “

Amigos, hoje vamos descomprimir um pouco …

Se ainda não sabes qual é a tua verdadeira vocação, imagina a seguinte cena:
Estás a olhar pela janela, não há nada de especial no céu, somente algumas nuvens aqui e ali... aí chega alguém que também não tem nada para fazer e pergunta:

- Será que vai chover hoje?

Se responderes "com certeza..." - a tua área é Vendas:
- O pessoal de Vendas é o único que tem sempre a certeza de tudo.

Se a resposta for "sei lá, estou a pensar noutra coisa..." - então a tua área é Marketing:
- O pessoal de Marketing está sempre a pensar naquilo em que os outros não estão a pensar.

Se responderes "sim, há uma boa probabilidade..." - És da área de Engenharia:
- O pessoal da Engenharia está sempre disposto a transformar o universo em números.

Se a resposta for "depende..." - nasceste para Recursos Humanos:
- Uma área em que qualquer facto estará sempre na dependência de outros factores.

Se responderes "ah, a meteorologia diz que não..." - Então és da área de Contabilidade:
- O pessoal da Contabilidade confia mais nos dados no que nos próprios olhos.

Se a resposta for "sei lá, mas por via das dúvidas eu trouxe um guarda-chuva":
- Então o teu lugar é na área Financeira que deve estar sempre bem preparada para qualquer mudança de tempo.

Agora, se responderes "não sei"... há uma boa hipótese de teres uma carreira de sucesso e chegares a director da empresa.

De cada 100 pessoas, só uma tem a coragem de responder "não sei" quando não sabe. Os outros 99 acham sempre que precisam de ter uma resposta pronta, seja ela qual for, para qualquer situação.

Não sei é sempre uma resposta que economiza o tempo de toda a gente e predispõe os envolvidos a conseguir dados mais concretos antes de uma tomada de decisão.

Parece simples, mas responder "não sei" é uma das coisas mais difíceis de se aprender na vida colectiva. Porquê?

Eu, sinceramente, "não sei".


Zé do Barreiro.


PS: Já agora, em que grupo se enquadrarão, ou que responderiam os apoiantes da candidatura do Amílcar Romano e os “apoiantes” da candidatura do Luís Ferreira, da tendência “Pintassilguísta” ?

Puxem pela imaginação e botem os v/ comentários.

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

CONSEGUIRÁ O MEU CAMARADA LUÍS FERREIRA FAZER MILAGRES. SINCERAMENTE NÃO CREIO.

Antes de postar algumas das minhas impressões sobre a reunião de apresentação da candidatura do meu Camarada e Amigo Luís Ferreira à Presidência da CPC/PS/Barreiro, realizada na ultima 6ª Feira, 10 de Fevereiro, gostaria de deixar dois esclarecimentos que entendo serem oportunos e imprescindíveis para que todos aqueles que nos lêem fiquem sem qualquer tipo de duvidas:

1. Aconteça o que acontecer – e estão a acontecer e irão acontecer coisas muito esquisitas - até se realizarem as eleições e mesmo durante as mesmas, APOIO INEQUIVOCAMENTE E SEM AMBIGUIDADES a candidatura do Luís Ferreira.

2. Não irei mencionar um único nome dos que estiveram presentes e nem referirei uma única palavra das intervenções de fundo que ouvi na reunião da passada 6ª Feira. Porquê ? Por entender que se tratou de uma reunião reservada apenas a Militantes do PS e, obviamente, somente a eles, a nós, dizer respeito.

Claro que alguns Órgãos de Comunicação Social que estiveram presentes, me substituirão com maior celeridade, solicitude e ao pormenor, sobre essa matéria …

Vamos esperar para ver, perdão, para ler … ( Luís, aqui está um ponto que teremos de corrigir obrigatoriamente num futuro próximo )

Bom, então o que foi que vi, ouvi e o que penso sobre a reunião ?

Já dei as explicações, a quem tinha de as dar, sobre as razões de força maior que tornaram impossível a continuidade da minha presença na reunião, tendo de me ausentar pelas 23:15 h. Até essa hora contei 150 pessoas no salão, isto atendendo a que era principio de fim de semana, estava frio e chovia. Foi claramente um excelente número de participantes.

Vi homens e mulheres que há alguns anos não via em reuniões do PS/Barreiro ( será porque a Sede está fechada e/ou nos últimos 4 anos não se terem realizado Assembleias para os Militantes de base ?). Vi muita gente nova no Partido – em militância - que nunca tinha visto antes e vi, também, muita juventude tanto rapazes como raparigas, a darem a entender que " nós estamos cá, contem connosco para a renovação do Partido".

Vi Militantes históricos do PS/Barreiro que já fizeram 60, 70 e 80 anos de idade. Vi, a passar automaticamente na máquina de "slides", declarações de apoio ao Luís Ferreira, de militantes que nunca, sequer, sonhei que o iriam apoiar, aliás como de alguns socialistas presentes na sala …

Ouvi comentar de um para outro: " Eh V… temos homem"; " É pá não o conhecia"; "O gajo apresenta algumas propostas e soluções para por o Partido a andar " ; etc e tal.

Ouvi baterem-se muitas palmas. A TODOS os que intervieram … É obra.

" É a força e a militância do PS do Barreiro ", dirão alguns.

Tenho dificuldades em concordar completamente.

Agora cá vão as minhas opiniões/impressões da realidade, crua e dura, como que transformadas em mais uns avisos para o Luís.

Quando saí, pelas 23:15 h, saíram, também, ou seja, foram - se literalmente embora umas 30 pessoas. Porquê ? Bom, não tenho intenção de lhes ir perguntar. Mas a verdade é que se meteram nos carros e saíram do local.

Algumas declarações de apoio ao Luís Ferreira, que passavam no ecran automaticamente, com o nome do apoiante, tanto davam – e dão – para apoiar o Luís, como o Jaquim, como o Manel das galinhas, como o Pato Donald, como o Orlando (sim, aquela figura característica do Barreiro que todos conhecemos e acarinhamos, e que não pretendo ofender ), tal o vazio e a ambiguidade do seu conteúdo. COMPROVEM. É só ir ao Blog da candidatura e ler.

Esses militantes devem pensar que o Luís e os seus apoiantes de há três meses atrás, são mentecaptos.

Se eu fosse ao Luís Ferreira, e sei que ele em vários assuntos tem opiniões e atitudes, evidentemente, muito diferentes das minhas, "obrigava" certos apoiantes a reverem e a modificarem as suas declarações de apoio.

Teriam ou terão eles a coragem e a honestidade de as alterarem ?

Por ultimo e por agora, que o Post já vai longo, conseguirá o Luís Ferreira modificar e alterar comportamentos de pessoas – que agora dizem apoiá-lo – que o ignoraram, desperdiçando claramente um valor precioso para o PS no Barreiro, aquando da elaboração das listas para os Órgãos Autárquicos ? Será, quanto a mim, uma tarefa difícil.

Qualquer Barreirense, mesmo que seja de outro Partido, concordará que o Presidente da CPC/PS/Barreiro, deveria estar, efectivo e eleito, como vereador ou membro da Assembleia Municipal do Barreiro. Não será esta uma situação caricata ?

Camarada Luís Ferreira, quem te avisa, mais uma vez, teu amigo é.

Irei, até finais de Março, continuar a postar sobre este assunto.


Zé do Barreiro.

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

AS RAZÕES DO MEU APOIO AO CAMARADA LUÍS FERREIRA, CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA CPC/PS/Barreiro

Em 24 de Janeiro de 1986, último dia da Campanha eleitoral para as Presidenciais encontrava-me no Largo do Rato na qualidade de membro do MASP das Telecomunicações ( já sou um veterano nestas andanças ).

Fomos convocados – todos os membros do MASP da Grande Lisboa - para uma reunião de informações, antes do habitual e tradicional grande comício de encerramento da campanha eleitoral.

No inicio da reunião, foi anunciado que o Camarada Director Nacional da Campanha do Dr. Mário Soares - que estava nesse momento a entrar na Sede do PS - tinha um anúncio muito importante para fazer.

Após ter tomado o seu lugar na mesa o Camarada Director Nacional da Campanha do Dr. Mário Soares informou que estava na posse de dados concretos e inequívocos em como o nosso Camarada Mário Soares passava à 2ª volta da eleições Presidenciais. Foi o delírio na sala.

Todo este intróito para vos dizer que o Camarada Director Nacional da Campanha do Dr. Mário Soares em 1986, era o Engº António Guterres.

Não tenho conhecimento que tivesse ocupado, no Partido, politicamente, um cargo mais elevado do que esse, até então. Era, de certo modo, uma pessoa desconhecida.

Todos sabemos que foi Secretário Geral do nosso Partido e 1º Ministro de Portugal. Uma pessoa que antes, “ simplesmente e apenas ” tinha sido o Director Nacional da Campanha do Dr. Mário Soares, sem ter qualquer experiência, pessoa quase desconhecida, ocupou com elevada competência e dignidade esses cargos de importância inquestionável, durante anos.

Outro Camarada da, na altura, “insignificante” Secção do Lavradio, ao qual chegou a ser elaborado um processo de expulsão do Partido, pela Secção do Barreiro, DESCONHECIDO ATÉ ENTÃO E SEM QUALQUER EXPERIÊNCIA, chegou a Presidente da Federação PS/Setúbal, Presidente da CPC/PS/Barreiro, Vereador da Câmara do Barreiro e a Deputado na Assembleia da Republica.

CHAMAVA-SE AIRES MANUEL JACINTO DE CARVALHO.

Tenho ouvido Camaradas meus, pessoas sérias e honestas, pais de família, vivendo do seu trabalho, com as melhores das intenções dizer com frontalidade que “ O Luís Ferreira é bom rapaz, pode ter uma boa formação académica, é uma pessoa educada, tudo bem, mas é um desconhecido no Partido e no Barreiro e não tem experiência para ser o presidente de uma CPC como a do PS do Barreiro”.

Meus amigos, é precisamente por isso que eu dei e dou o meu total apoio ao Luís Ferreira, por não ter, ainda, experiência em cargos políticos, por ser desconhecido dos Barreirenses, logo por não ter vícios políticos.

Acrescento que – e poucos o sabem - o Luís Ferreira tem 10 anos de militancia efectiva no PS, é jovem – na casa dos 30 anos - e pelo que eu me tenho apercebido, tem valor intelectual e capacidade política para ser o Presidente da CPC que o PS/Barreiro precisa.

Em conclusão: Uma pessoa sem vícios políticos, jovem, militante há uma década no PS, com valor intelectual e político, como o Luís Ferreira, é o Homem indicado para a necessária renovação do PS/Barreiro.

Haverá melhor candidato para suceder ao carismático e inesquecível Aires de Carvalho ?

Não me parece, mas se não concordam comigo, então outras candidaturas que avancem …


Nota: Penso que fui muito claro, o meu apoio vai, sem ambiguidades, para o meu Camarada e Amigo Luís Ferreira. Não vai, obviamente, para caldeiradas, acordos e coligações que possam acontecer com outros grupos ou tendências. E não estou com isto a dizer que não se façam, se o Luís e outros que o apoiam entenderem.

Nem mesmo para aqueles – alguns - que, dizem, estão com o Luís desde a primeira hora … Cuidado Luís Ferreira.

Aliás, o que realmente interessa é o mandato de 2008/2009. Evidentemente !!!

Mais um aviso para o Luís. E dia 10 de Fevereiro lá estaremos na apresentação da tua candidatura.

Prepara bem o discurso. Eh,Eh,Eh,Eh.

Zé.
 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter