O MISTÉRIO DO ESTACIONAMENTO DO FORUM BARREIRO – O que já está decifrado e o que falta decifrar …

Após dois Posts, com diversos comentários sobre o assunto, vamos revelar o que entendemos já estar inequivocamente decifrado e, também, dar-vos conta daquilo que ainda falta decifrar. Confidenciamos, aqui, que “aquilo que ainda falta revelar”, muito provavelmente, ainda irá ser objecto da publicação de vários Posts, tal o conteúdo de vária documentação importantíssima e pertinente que temos tido conhecimento nos últimos dias ( qualquer dia já não temos pestanas p´ra queimar…) e que nos fazem – a nós um Cidadão que pensava que já nada nos espantava - ficar absolutamente estarrecidos de espanto.
I – O que já está decifrado
1. A Multi Development Corporation, empresa holandesa que irá gerir a construção do Fórum, é uma organização privada com um riquíssimo “curriculum” na construção de Fóruns e Centros Comerciais por todo o mundo.
2. A MDC cumpriu escrupulosamente o que está configurado na Lei 12/2004 de 30 de Março, portanto tudo dentro dos procedimentos legais.
3. O projecto do Fórum Barreiro foi aprovado pela C.M.B.. A MDC somente terá de construir o empreendimento, cumprindo o que está projectado.
4. E o que é que está projectado ? Quanto ao estacionamento do Fórum, estão projectados dois pisos subterrâneos e um espaço à superfície, 700 lugares na totalidade.
5. Calcula-se que a supressão de um piso subterrâneo ( eram três no projecto inicial ) levará à poupança de 4 milhões de euros, verba que a MDC deixará de despender.
6. Tecnicamente, o terceiro piso subterrâneo situar-se –ia abaixo do nível do mar, e por este motivo, os custos da obra de engenharia seriam muito mais elevados.
MAS, A VERDADE É QUE SE PODERIA CONSTRUIR O TERCEIRO PISO SUBTERRÂNEO, SENDO A UNICA “DIFICULDADE” APENAS O CUSTO DE 4 MILHÕES DE EUROS !!!
7. Ora, aqui, e salvo melhor opinião, alguma responsabilidade terá de ser atribuída à MDC, porque apenas houve a preocupação em poupar aquele valor, descurando-se, em absoluto, resolver o gravíssimo problema de estacionamento no centro do Barreiro.
II - O que falta decifrar
1. Vamos socorrer-nos do oportuno comentário do “Zé Anónimo” para nos pronunciarmos sobre “o cerne da questão” deste grande Mistério.
2. O PCP que agora se "esqueçeu" deste piso – AO APRESENTAR E APROVAR O PROJECTO FINAL, O QUAL JÁ ESTÁ EM FASE DE CONSTRUÇÃO PELA MDC - e do seu impacte na vertente de estacionamento da cidade, há cerca de dois anos insistia veementemente que a obra do Fórum Barreiro não era desejável naquele local pela vertente do trânsito e estacionamento. PORQUÊ ?
3. Onde está a coerência do PCP, que chega a propor 1.315 lugares de estacionamento, que até foram aceites pelo executivo do PS, na altura.
4. Se os lugares forem todos públicos e supondo que o Forúm venha a ser o sucesso que todos os Barreirenses desejam, como é que se dará resposta ao estacionamento dos utentes deste espaço comercial ? E os moradores da zona, terão os seus lugares assegurados ?
5. Quanto ao P.S., esteve muito bem quanto apresentou o projecto com 1800/1500 lugares para estacionamento, com três pisos subterrâneos. Estava no bom caminho e os Barreirenses, mais tarde, até lhe poderiam agradecer.
Mas “borrou” irreversivelmente a pintura quando se absteve na votação do projecto apresentado pela CDU. Porque tomou essa posição de voto ?
6. Cá está uma pergunta que, talvez, NUNCA terá resposta … E, deste modo, o nosso Mistério nunca será decifrado, nem o nosso Exercício jamais terá solução … Pensamos nós.
7. Com este tipo de votação, os vereadores do P.S./Barreiro, nunca mais terão voz activa para contrariar e contestar a CDU, sempre que se discuta qualquer assunto sobre esta matéria. Perderam não só toda a razão política, como também a consciência moral que poderiam ter sobre a elaboração e execução deste projecto.
8. Não sendo vinculativa a posição do P.S. - se tivessem votado contra … - não lhes pode permite explorar politicamente uma medida que lesará os fregueses do Barreiro. Tiveram uma falta gritante de não saberem prever o futuro. E isso, em política, é imperdoável.
Terminaremos, por hoje, com duas palavras para o “ Zé Anónimo”. “Cheira-me” que o meu Amigo é do PS, daí as legitimas preocupações que demonstrou no seu comentário. Nisso estamos os dois de acordo.
Agora, deixe o vereador João Soares em paz. Ele já não faz parte da nossa família e já não terá grande interesse para os Socialistas o modo e o sentido do seu voto.
Esta situação deveria ter sido melhor analisada e decidida noutra altura e noutra sede, o que, no meu entendimento, não foi o caso. Agora já nada há a fazer.
Quanto ao jogo SLB – FCP, olhe que seja um grande espectáculo e, deixe-me, neste assunto, discordar de si, mas o SLB vai ganhar 2 – 0. Quem marca ? Bom, até pode ser o FCP, na própria baliza, eh,eh,eh.
A gente, Segunda Feira, depois fala …
Grande fim de semana para todos,
Zé do Barreiro.