A Paragem do 18 no Cabeço Verde

Este Blog é muito abrangente e heterogéneo...Destina-se aos políticos,aos cidadãos normais,aos sócios do Benfica,aos apreciadores de jaquinzinhos fritos,aos funcionários públicos,aos adeptos do Sporting,aos que pagam impostos e aos que nem sabem o que isso é,aos ouvintes da Rádio Renascença,aos descontentes com a administração do condomínio,aos internautas que acham que Linux é a Liga Internacionalista para a União dos Xiitas,aos que gastam o tempo de trabalho a ler estas coisas,aos médicos ...

sábado, dezembro 30, 2006

UM EXCELENTE ANO 2007 !!!



Na qualidade de ferrenho e indefectível LAMPIÃO, cá vão os desejos do vosso SEMPRE Amigo Zé do Barreiro para as 12 passas a trincar aquando das 12 badaladas da passagem para o ano de 2007:


1. Benfica Campeão da época 2006/2007
2. Benfica vencedor da Taça UEFA
3. Benfica vencedor da Taça de Portugal
4. Pinto da Costa preso
5. fcp na 3ª divisão com menos 35 pontos (já com os perdões da Liga)
6. 7 - 1 no derby da Luz
7. 5 - 0 ao porto na Luz
8. Ceportém na segunda divisão, a descer na última jornada
9. Ganhar ao Ceportém caso ainda joguemos com eles em 2007 na época 2007/2008
10. Ganhar ao porto caso ainda joguemos com eles em 2007 na época 2007/2008
11. Acabar 2007 à frente do campeonato 2007/2008, o chamado Campeão de Inverno.
12. O Camarada José Sócrates comportar-se como um verdadeiro BENFIQUISTA, como se diz ser.

( Livra !!! Tinha que terminar com referências à política … Não consigo largar este vício … )

Bom, Companheiros Benfiquistas, Amigos Barreirenses e Camaradas do PS, desejo-vos um excelente ano de 2007 com a capacidade de sofrimento, apanágio dos Portugueses, para ir aguentando tudo isto com moderação, mansidão e resignação.

Até quando ? É que a capacidade de sofrimento tem limites …

E, já agora, que continuem a ter a paciência e o interesse para ir lendo – e comentando – os artigos cá do Zé.


Zé do Barreiro.

quarta-feira, dezembro 27, 2006

CONSEGUIRÁ O PS/BARREIRO “ROMPER O CERCO” EM 2007 ? Ná, não me parece …


Antes de iniciar este texto faço questão de fazer aqui um ponto prévio.

Tem a ver com uma frase de um comentário que o meu Camarada André Batista, membro do Secretariado da CPC/PS/Barreiro, deixou no nosso ultimo Post: «“ Peço-te que tenhas tento nos teus comentários. Defende a imagem do nosso partido.”»

Irei ser o mais rigoroso possível no cumprimento do pedido feito pelo meu Camarada e irei defender intransigentemente a imagem do meu partido de sempre – o Partido socialista.

Mais, irei tomar à letra o seu oportuno conselho. Que ninguém tenha a mais pequena dúvida.

Vamos a isto.

Pois é, se for utilizado o mesmo tipo de estratégias e metodologias aplicadas e seguidas durante 2006 pelo Partido Socialista, será difícil, muito difícil, romper o cerco e entrar na Cidade ocupada e governada pelos seus adversários políticos do PCP/CDU.

A menos que … surja, não sabemos muito bem de onde, algum D. Sebastião … ou Dona Sebastiana …

Há um tempos o nosso Camarada Luís Manuel Santos Simões escreveu num dos seus comentários, num Post anterior, qualquer coisa como isto:

«“ Estava na cara que o Xavier não está minimamente interessado para qualquer posição na CMB. Os seus interesses neste momento, cingem-se à sua vida particular, e garantir aos seus patrões, que o Barreiro não mais cairá nas mãos do povo, da classe operária do partido, aqueles que legitimamente representam os seus militantes, e a vontade expressa daqueles que ainda acreditam no PS, como o projecto de cidade para o Barreiro.
Os seus objectivos neste momento, chamam-se simplesmente MAP.
Daí, todo este empenho no sentido de forçar o PCP e Carlos Humberto, a cometer erros, que mais tarde ou mais cedo, MAP utilizará como argumentos para o confrontar em futuras eleições, onde se apresentará como única, legítima e capaz candidata, a derrotar o PCP.
Zé, esta é a verdade escondida pelo clã.
Esqueceram-se de uma coisa, o alvo que tinham e se propuseram a abater esteve sempre mal referenciado.
Depois, há sempre gente disponível para servir de bobo em qualquer festa, mas de uma coisa eu tenho a certeza, esbirros, como diz Herman José, são às paletes.
Que Deus lhes perdôe, nós, os outros perdoar-lhes-emos mais tarde, talvez quando também perdermos a vergonha.
Luís Santos” »

Trata-se, de facto, de uma opinião desassombrada, como é apanágio do Luís Santos, desde sempre. A sua coerência tem sido de uma honestidade absoluta, o que, como é sabido, pessoas deste carácter tem em mim um apreciador inabalável.

Tenho concordado com quase tudo o que ele comenta, as suas opiniões e pontos de vista, etc. Mas desta vez terei de discordar do meu caríssimo Amigo, simplesmente porque referiu a MAP como poder vir a ser uma “salvadora da Pátria”.

Tentarei explicar.

Já foram referidos, por diversas vezes, por distintos fazedores de opinião cá do nosso burgo, que pessoas como o EX; o AJFG; o EANC seriam, eventualmente, os chamados “DONS SEBASTIÕES” do PS/Barreiro para pôr fim à ocupação das “tropas inimigas” do Imperador Humberto e seus Generais.

Todos nós, de uma maneira ou de outra, com mais molho ou menos molho, com mais ou menos tempero, já ouvimos e lemos este tipo de posição e/ou opinião, um pouco por este Barreiro fora.

Agora o Luís Santos, com toda a sua perspicácia e sabedoria da vida, vem acrescentar a MAP.

Nada mais desapropriado e desadequado.

Deixem-me contar dois factos reais passados na nossa terra, num passado relativamente recente.

Com o devido respeito, que é total, pelas pessoas referidas - embora as situações que iremos apresentar e que servirão de exemplo para completar a nossa linha de raciocínio, tivessem sido do total conhecimento da opinião e domínio públicos na altura que aconteceram - pretendemos relembrar que o Cidadão Barreirense António João Cisneiro Sardinha foi considerado durante largos anos o “maluquinho de Convento”.

Nas suas intervenções na A.M. defendeu, mandatos a fio, que aquele Monumento – de valor histórico e patrimonial para o Barreiro – deveria ser restaurado, requalificado e iluminado com urgência.

Hoje sabemos que António João Sardinha tinha razão acabando por ganhar esse combate.

Ouro Cidadão Barreirense, Reinaldo Silva, foi considerado, na altura o “maluquinho da Lavandaria da Misericórdia ”, devido ao facto de denunciar que se gastaram verbas elevadíssimas com a entrega dessa actividade a Empresa externa à Instituição. Na altura soube-se que isso era a mais correcta das verdades, bastando para isso consultar os Relatórios e Contas da Irmandade desses anos.

Passados dois ou três anos a Lavandaria voltou para o domínio da gestão da Misericórdia.

Bom, parece que a Drª MAP pretende ser a paladina e a defensora da Cidade do Cinema ser implementada no Barreiro ( para que a senhora não se sinta ofendida não aplicaremos a palavra atribuída àqueles dois Cidadãos ).

Evidentemente que se trata de defender uma nobre causa, ninguém dúvida, mas a actual estratégia de abordar este problema não nos parece, decididamente, a mais adequada.

E entendemos que a MAP, nunca irá ganhar esta batalha se continuar, por exemplo, a apresentar propostas semelhantes àquela que apresentou na última Assembleia Municipal.

De acordo com a referida proposta “os promotores passaríamos a ser nós”, ou seja, a ideia dos Barreirenses/Autarquia serem co-promotores é absolutamente descabida, até hilariante, simplesmente por se estarem a inverter os papéis em relação ao desenvolvimento e à vinda do Projecto para o Barreiro.

O Sr. Carlos Mattos e a Empresa CDMI Productions é que deverão demonstrar interesse e vontade em trazer o projecto para a nossa terra e fazer, eles próprios, os possíveis e os impossíveis para que isso aconteça.

Também, competirá ao Governo autorizar/aprovar a disponibilização dos terrenos, após serem apresentadas propostas concretas, o que, nos parece, ainda não aconteceu.

Ora, pela proposta apresentada pela MAP na A.M., apenas seriam os Barreirenses/Autarquia que se tinham de “mexer” se quisessem o “mel” ...

A MAP, não nos custa nada reconhecer, porque é verdade, pode ser uma excelente advogada/jurista. E já o demonstrou por mais de um vez, na A.M. ao “descascar” e interpretar documentação intragável. Poderá continuar a ser de uma utilidade inquestionável nessas funções. Mas só aí. Ponto final.

Agora ser candidata a “Dona Sebastiana” do PS/Barreiro, vai uma grande, mas mesmo uma grande distância, ah isso vai.

E, até seria bom para ela resguardar-se e não se meter nesses assados. Dizemos nós.

Assim sendo, a MAP está retirada, irreversivelmente, dessa corrida. Não tem qualquer hipótese.

A bem do PS do Barreiro.

O tempo irá confirmar ou não se temos razão …

E … Amigo Luís Santos, desculpe lá qualquer coisinha. É que estamos, ainda, na época do Natal e o perdão nesta quadra é sacramental …

E, já agora, Camarada André Pinotes Batista, após a leitura deste texto, acha que o Zé não tem tento nos teus comentários e que não defende a imagem do nosso partido ?

Bem pelo contrário, André Batista, bem pelo contrário …

Olhe, aproveitem estas dicas e sugestões. Podem vir a fazer falta lá no vosso Secretariado, num futuro muito próximo.

Quem sabe ? E ... são de borla.

P’ro ano haverão muitos mais Posts deste quilate. Será de certeza uma promessa inquestionável que aqui deixamos.

E vamos cumprir, com o apoio fundamental de todos aqueles que fizeram o favor de clicar no nosso endereço durante 2006 !!!


Zé do Barreiro.

quinta-feira, dezembro 21, 2006

FELIZ NATAL












“A Paragem do 18” e o seu escriba desejam a todos os Barreirenses e suas Famílias - com particular referência aos militantes do Partido Socialista do Barreiro - um Feliz Natal com muita saúde e harmonia.

E … já agora com a indispensável companhia do “fiel amigo”.


“Zé do Barreiro” ( é claro que, nesta quadra festiva, tinha que ir com aspas, eh,eh,eh )

segunda-feira, dezembro 18, 2006

SABEM O QUE ACONTECEU QUANDO OS TURCOS OTOMANOS ENTRARAM EM CONSTANTINOPLA E A TOMARAM ?


… Nunca mais de lá saíram. Foi em 1453, após um cerco de 54 dias. O Império Otomano durou cerca de 250 anos !!!

Vem isto a propósito de quê ?

Muito simples: Após ter conquistado a Câmara ao P.S., nas últimas eleições autárquicas, a CDU irá manter-se na direcção dos destinos do Barreiro por muitos e longos anos e esta triste e dura realidade para TODOS os Socialistas da nossa terra – incluindo este vosso Amigo - acontece porque as pessoas que comandam o destino do nosso partido, a nível local, não tem argumentos, nem capacidade, nem estratégia para realizar a reviravolta tão necessária que os Socialistas e muitos Barreirenses almejam.

Não só não são capazes de encontrar soluções credíveis para desmontar os argumentos da CDU, como alguns, em lugar de estarem calados, vêm a publico debitar declarações desapropriadas que amesquinham e diminuem, ainda mais, os seus camaradas de partido. Chegam a utilizar métodos do mais arcaico anti – comunismo primário de que há memória.

Todos sabemos que, nos tempos que correm – de plena globalização - esses métodos estão completamente ultrapassados e abandonados até pelos partidos da Direita e do Centro – Direita.

Apenas dois exemplos de argumentação e declarações infelizes ultimamente vindas a publico:

Primeiro Exemplo – Sabem AS VERDADEIRAS RAZÕES do PS ter perdido as ultimas eleições autárquicas no Barreiro ?

( … preparem-se, segurem-se muito bem a qualquer coisa para não terem qualquer acidente com o ataque de riso que eventualmente irão ter … )

Dos O.C.S.: Faustino Mestre, Presidente da Direcção do Grupo Desportivo Fabril, refere que – “Emídio Xavier e Amílcar Romano meteram-me um processo em Tribunal, que vai ser julgado no dia 4 de Fevereiro de 2007, no qual me responsabilizam, pessoalmente, por ter perdido as eleições no Barreiro !!!”

“Isto não é anedota. Isto é verdade. Está escrito no processo. No Tribunal vamo-nos encontrar. Espero que eles não adiem mais o julgamento.”- Fim da transcrição.

Todos se recordarão que se trata da “novela” – mais uma – da localização da bomba de combustível do G.D. Fabril.

Só visto, meus amigos, só visto que contado – e lido – custa a acreditar !!!


Segundo Exemplo - O anterior Presidente da Câmara , Emídio Xavier, ter vindo a publico exigir ao actual Presidente, a retirada dos pelouros ao vereador do PSD, devido ao facto de ter votado contra o aumento da água – proposta que os vereadores Socialistas votaram a favor !!!

Ora, o “Zé das Verdades” – que é Militante do P.S. – ficou escandalizado connosco quando, num comentário no nosso penúltimo Post, nos referíamos ao Presidente da Câmara, Carlos Humberto, com a seguinte opinião: «“Carlos Humberto deu, dá, claramente com esta sua atitude e este tipo de procedimento, uma enorme lição de pedagogia política, carácter, inteligência democrática e muita sapiência da vida ao vereador Emídio Xavier."»

No entanto não deixa de ser curioso o “ Zé das Verdades”, que sabemos muito bem quem é - um quadro competente e com valor como outros que existem no PS/Barreiro - vai dizendo que «“o Xavier é artista - e um bom artista - ninguém dúvida. É também óbvio que o seu comportamento na "Fazenda dos vereadores" merece o despeito de todos nós.” e termina “É que com tanto elogio que aqui tenho lido, qualquer dia estou convencido a votar no Carlos Humberto. E nem vale a pena virem-me com Amilcares nem Madalenas porque este Carlos Humberto, a constatar pelos rasgados elogios que lhe tem sido tecidos em blogs como Rostos e a Paragens deve ser mesmo bom!”»

Entendemos oportuno e importante gastar algum tempo com esta situação.

De acordo com a CMB – “quem consome 5m3 ou menos de água por mês – cerca de 15.000 consumidores - pagará mais 40 cêntimos por mês. Já os consumidores que gastam em média 10m3 por mês – cerca de 8000 consumidores – verão a sua factura aumentada em 73 cêntimos por mês.”

É nossa opinião que, devido aos valores em presença, nem seria uma grande tragédia política para o seu eleitorado se o vereador do PSD votasse a favor dos aumentos da água.

Mas votou contra. Entendeu assim. Ponto final.

Agora exigir ao Sr. Carlos Humberto que retirasse os pelouros a este vereador por ter exercido esse sentido de voto nessa proposta, só se fosse para “entalar” o Presidente da Câmara … Talvez até fosse essa a intenção …

Mas este Presidente já demonstrou, mais que uma vez, que não está na Câmara para ver passar … as modas.

O P.S. terá de abordar os assuntos de uma outra maneira. Com este tipo de procedimentos e argumentos não vai lá.

Façamos um pequeno exercício: No mandato de 1989-1993, o Sr. Pedro Canário, então o Presidente da Câmara, atribuiu pelouros aos dois vereadores eleitos pelo P.S., QUE OS MANTIVERAM ATÉ AO FIM DO MANDATO.

No mandato de 1993-1997, Pedro Canário pretendia distribuir pelouros pelos vereadores Socialistas, que NÃO ACEITARAM POR CONSIDERAREM QUE SE TRATAVAM DE “PELOURINHOS”.

No mandato de 1997-2001, Pedro Canário tornou a distribuir pelouros por alguns vereadores do P.S., QUE OS ABANDORARAM POR ´DECISÃO DA DIRECÇÃO DO PARTIDO NA ALTURA.

No mandato de 2001-2005, o P.S. ganhou as eleições autárquicas no Barreiro, atribuiu pelouros aos vereadores da CDU/PCP , tendo mais tarde o Presidente Emídio Xavier RETIRADO OS PELOUROS AOS ELEMENTOS DO PARTIDO COMUNISTA.

É nossa opinião convicta que esta foi uma das razões mais importantes – existiram outras - porque o P.S. perdeu as eleições para o mandato actual, 2005-2009.

Acham que Carlos Humberto de Carvalho ia “cair desse cavalo abaixo” ? Nã. É perspicaz demais …

Pensamos ter contribuído para melhor esclarecer o meu estimado camarada “ Zé das Verdades” (AVG ?) das razões porque redigimos o comentário acima transcrito que, à primeira vista, mais parece um grande elogio ao actual Presidente da Câmara.

Obviamente que, para este caso, meus caros Amigos, o que parece, não é.

Para reflexão: Socialistas do PS/Barreiro, teremos que encontrar uma solução clara, inequívoca e credível a curto/médio prazo para que os Turcos – Otomanos ( CDU/PCP ) deixem de governar Constantinopla ( o Barreiro e os Barreirenses ), mas com os melhores generais, soldados mais motivados e estimulados e uma estratégia mais inteligente.


Zé do Barreiro.

quarta-feira, dezembro 13, 2006

ÚLTIMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A “CIDADE DO CINEMA” – Eventuais consequências penais



O conteúdo dos comentários do Camarada Luís Santos e do “ Zé das Verdades”, publicados no Post anterior, inspiraram-nos para escrever um artigo que está praticamente concluído.

Quando nos preparávamos para lhe dar os últimos retoques e enviá-lo para a blogosfera eis senão quando os últimos quatro comentários desse Post fizeram-nos dar uma volta de 180 graus e decidimos, então, fazer um ultimo texto, para já, sobre a “Cidade do Cinema”, abordando uma nuance inequivocamente importante e que, também, se deve ter em linha de conta na apreciação de toda esta “novela”/”filme trágico-cómico”.

AS EVENTUAIS CONSEQUÊNCIAS PENAIS A APLICAR AOS RESPONSÁVEIS SE PORVENTURA SE PROVASSE QUE HOUVE TENTATIVA DE LUDRIBIAR OS CIDADÃOS EM PLENO PERIODO DE CAMPANHA ELEITORAL.

É publicamente conhecido – pelo menos em textos divulgados por outros articulistas/fazedores de opinião, que não nós – que «“Na altura, época pré -eleitoral, as forças concorrentes não levaram a sério esta "IDEIA" do PS... o PS perdeu as eleições para a CDU, e agora, vem a CDU denunciar que a tal de "Cidade do Cinema" a instalar num projecto de requalificação da Quimiparque , não passava afinal de uma ideia...um bluff... “»

Ora, SE o projecto da “Cidade do Cinema” foi apenas utilizado, como uma ideia, um desejo, uma vontade, um processo de sedução, para o Barreiro, em pleno período de campanha eleitoral, divulgado em vésperas das eleições autárquicas 2005, o Código Penal é muito claro para estas situações.

Gostaríamos, num mero exercício de serviço publico que este Blog consubstancia, de dar uma ajuda e esclarecimento aos nossos leitores, citando alguma legislação avulsa, mas do interesse de autarcas e cidadãos.

Transcrição livre do Código Penal:

"Corrupção passiva para acto ilícito - ART.º 372

Acontece quando alguém que exerce funções públicas beneficia de uma vantagem (patrimonial ou mera promessa) para agir contrariamente aos deveres do seu cargo. O Corrompido é punido com pena de prisão de 1 a 8 anos."

Participação económica em negócio - ART.º 377

"O funcionário que, com intenção de obter participação económica ilícita, lesar os interesses patrimoniais que lhe cumpre, em razão da sua função, salvaguardar é punido com pena de prisão até cinco anos. Se o funcionário receber uma vantagem patrimonial para agir de uma determinada maneira, ainda que sem lesar os interesses patrimoniais que lhe cabe acautelar, é punido com pena de prisão até seis meses ou multa até 60 dias."

Abuso de poder ARTº382

"O Funcionário publico que abusar de poderes ou violar deveres inerentes às suas funções com intenção de prejudicar alguém ou de obter um benefício ilegitimo é punido com pena de prisão até 3 anos ou multa."

Concluímos com uma frase – que não é nossa - mas de um competente e conhecedor profundo de legislação, que também é Bloguer, o Mário da Silva do “Reason.blogsome.com”:

«“Ai! Que anda muita gente distraída aí pela Judiciária e pela PGR, lá isso anda”».


Publicaremos, muito em breve, o Post que íamos publicar e que este assunto contribuiu para que ficasse para depois …


Zé do Barreiro.

sexta-feira, dezembro 08, 2006

AS TRISTES FIGURAS OU AS FIGURAS TRISTES DA “MARMITA” - O “Caso” da Cidade do Cinema. Parte IV.



Conclusão.

FACTO 6 - E … após todos estes acontecimentos e peripécias relatadas nos três Posts anteriores, eis que chegamos ao dia 11 de Novembro de 2006, dia em que, no XV Congresso Nacional do Partido Socialista, foi apresentada pela militante MAP, delegada eleita pela Secção do Barreiro, a Moção Sectorial sobre a Cidade do Cinema, onde se refere que “Os Governantes que conhecem bem o Distrito têm a obrigação de acarinhar este projecto, defendendo, evidentemente, o interesse público, mas não deixando de honrar a palavra que publicamente o Partido Socialista deu ! A sua inviabilização, por inércia ou falta de decisão atempada, significaria, não só o fechar desta “janela de oportunidade”, mas, também, uma enorme frustração colectiva para toda a população Barreirense !”.

A Moção “ Barreiro Cidade do Cinema” foi rejeitada pelo Congresso.

Emídio Xavier afirmou poucos dias mais tarde, sobre este assunto, que num Congresso Nacional do PS - Conclave que é única e estritamente político - não se aprovam Moções sobre decisões governamentais.


A NOSSA OPINIÃO - FOI UM ERRO INADMISSÍVEL E CLAMOROSO DOS QUATRO DELEGADOS AO CONGRESSO, APOIADOS PELA ACTUAL DIRECÇÃO DO PS/BARREIRO, TEREM LEVADO A MOÇÃO AO CONGRESSO. Na fraseologia aplicada no texto, até parece que estão a pretender “entalar” o Governo !!! Insinuam ao Governo o que deve fazer !!! Há uma tentativa clara de obrigar o Governo a decidir que o Projecto venha, sem mais discussões, para o Barreiro !!!

Não foi esta a forma mais adequada como se deveria abordar este assunto tão importante para o nosso Concelho. Lamentável …

PODERÁ TER FICADO IRREMEDIAVELMENTE COMPROMETIDA A VINDA DESTE PROJECTO PARA O BARREIRO, se essa fosse, eventualmente, a decisão e a vontade das partes interessadas e envolvidas, o Governo e o Promotor.

QUEM ASSUMIRÁ, AGORA, POLITICAMENTE, NO PS/BARREIRO, ESTA RESPONSABILIDADE ?

Mais grave ainda: os quatro delegados eleitos pertencem à CPC/PS/Barreiro, sendo três deles membros do Secretariado !!!


FACTO 7 - João Pedro Henriques jornalista do Diário de Notícias escreve em 09.11.2006, o dia anterior da apresentação e votação das Moções Sectoriais:

«“Há Moções sobre nada em particular e tudo em geral e ainda uma ou duas sobre assuntos francamente inesperados.”

“ Veja-se, por exemplo, o caso de Maria Madalena Afonso Alves Pereira, militante n.º 21739 do PS. É do Barreiro e algo a preocupa. Quer que o Governo dê andamento a um antigo projecto socialista para a sua terra, o projecto Barreiro - Cidade do Cinema (montar um complexo de estúdios de cinema e televisão, que ocuparia 30 dos 324 hectares que constituem o parque empresarial da Quimiparque).”

Diz a militante que até já havia um promotor: "A empresa CDMI Productions, do luso-americano Carlos de Mattos, que ocupa o lugar de líder de equipamento cinematográfico em Hollywood" e "produz actualmente 78 canais televisivos" nos EUA, foi responsável pela produção de Titanic e já ganhou dois Óscares e um Emmy. Mais: até há um secretário de Estado que apoia a iniciativa. Quem? Castro Guerra - o mesmo que num dia confessadamente "mau" culpou os portugueses pelo défice tarifário da EDP. É isto que move a militante Maria Madalena Pereira e agora resta saber: que atenção lhe dará o partido? Afinal nem se pede muito: que o Governo encare o projecto com o "justo sentido de prioridade".”»


A NOSSA OPINIÃO – Repare-se no tom irónico como o jornalista aborda a questão e apresenta a notícia …

«“ … e ainda uma ou duas sobre assuntos francamente inesperados.”»

E não é que uma das duas Moções “FRANCAMENTE INESPERADAS” é precisamente a Moção de Maria Madalena Afonso Alves Pereira, militante n.º 21739 do PS ?

TODOS viram a inoportunidade da apresentação da Moção no Congresso, excepto os delegados que a apresentaram !!! Espantoso !!!


FACTO 8 - Em recente reunião política do PCP/CDU, pode ler-se uma das conclusões/decisões tornadas publicas por aquela organização partidária: “Lutar contra o processo de co-incineração. “Os Eleitos, Candidatos e Activistas da CDU, salientam a – “sua firme disposição de continuar a lutar contra o processo de co-incineração e contra eventuais intenções quanto à localização da ETRI no Parque Industrial da Quimiparque”.


A NOSSA OPINIÃO - Parece claro, quanto a nós, que estará aqui uma das razões ou mesmo a principal razão porque a Cidade do Cinema não virá para o Barreiro.

Porquê ? Então o Governo, a médio prazo, pretende instalar a ETRI-P no Parque Industrial da Quimiparque e ia aprovar, para a mesma zona/área o Projecto da Cidade do Cinema ?

Sejamos realistas, Amigos, sejamos perspicazes e utilizemos convenientemente a inteligência que Deus nos deu …

E está concluído o “romance” sobre a aventura da “Hollywood Barreirense” que fizemos questão – e obrigação - de apresentar aos Militantes do PS/Barreiro em particular e aos Cidadãos da nossa terra na globalidade.

Como então sugerimos no primeiro Post sobre esta matéria, as conclusões finais e as ilações que se poderão retirar, ficam ao vosso cuidado.

Então, Amigos, um bom fim de semana prolongado, em que não iremos publicar Posts, mas que, obviamente, o local para os comentários, se o desejarem, estão total e completamente abertos e disponíveis.

É que, como vai estar o tempo nestes dias, talvez o mais apropriado é mesmo analisar, consultar e comentar Blogs … Digo eu !


Zé do Barreiro.

quinta-feira, dezembro 07, 2006

AS TRISTES FIGURAS OU AS FIGURAS TRISTES DA “MARMITA” - O “Caso” da Cidade do Cinema. Parte III.




FACTO 5 – EXCERTOS DA ENTREVISTA DO PROMOTOR - Carlos de Mattos – AO “CORREIO DA MANHÔ, EM 30 DE ABRIL DE 2006, portanto APÓS ter estabelecido contactos e conversações com o Governo, com o Executivo do PS na Câmara Municipal do Barreiro/ Emídio Xavier e mesmo com o actual Executivo da CDU/PCP.

Atentem, meus amigos, atentem. E … não se distraiam …


Carlos de Mattos - “ …O Governo ( do PSD/Cavaco Silva ) caiu e houve um revés. O projecto foi parar à gaveta, como muitas outras coisas boas que às vezes as pessoas querem fazer e que são travadas por razões políticas. Depois, José Luís Judas ( então Presidente da Câmara de Cascais ) disse que com ele não haveria problema, mas também foi substituído. Lembro-me de que antes de abandonar Cascais ainda passou o plano para Sintra, mas segundo os cálculos só em 2010 apareceriam as infra-estruturas para seguir em frente no local, que de resto era lindíssimo.”

“Comecei a perder o entusiasmo em relação a isto tudo, mas ainda na mesma zona apareceu outro terreno, que está para aprovação há três anos... Ainda estamos em negociações. A ideia não está perdida.”

Correio da Manhã - Como é que o Barreiro aparece nesta história?

Carlos de Mattos - “ … tive uma entrevista com o presidente da Câmara do Barreiro ( Emídio Xavier ), na qual discutimos a implementação da ideia nos terrenos da Quimiparque. Vi ali a oportunidade de desenvolver algo semelhante ao que se fez na Baixa Califórnia, com um tanque gigante para filmagens que envolvam água como em ‘Titanic’. Estava tudo bastante adiantado, havia contratos fechados e as negociações com o Governo seguiam a bom ritmo...

Correio da Manhã - Mas...

Carlos de Mattos - “ … Entretanto houve eleições Autárquicas, a Câmara caiu e veio um novo Presidente. Com a história da passagem das pastas só passado muito tempo consegui marcar nova entrevista para dar continuidade ao dossier. Correu lindamente, o presidente da edilidade, Carlos Humberto Carvalho, mostrou abertura e interesse na proposta. Há tudo para avançar, mas ainda é preciso resolver o problema do terreno, que obriga a mais negociações. Está tudo nas mãos do Governo, que terá de decidir rapidamente onde vamos instalar a ‘Cidade do Cinema’. Já não posso esperar mais. É agora ou nunca.”

O MEU COMENTÁRIO - Oh meus estimados Amigos, ou cá o Zé está a ficar ché ché, ou há aqui confusão e da grossa. Expliquemo-nos:

Segundo o promotor/investidor, Carlos Mattos, o José Luís Judas, “antes de abandonar Cascais ainda passou o plano para Sintra”.

Carlos Mattos afirma, na entrevista, que “Comecei a perder o entusiasmo em relação a isto tudo, mas ainda na mesma zona apareceu outro terreno, que está para aprovação há três anos... AINDA ESTAMOS EM NEGOCIAÇÕES. A IDEIA NÃO ESTÁ PERDIDA.”

Em relação ao Barreiro, Carlos Mattos afirma “Estava tudo bastante adiantado, havia contratos fechados e as negociações com o Governo seguiam a bom ritmo...”

“Há tudo para avançar, mas ainda é preciso resolver o problema do terreno, que obriga a mais negociações. Está tudo nas mãos do Governo, que terá de decidir rapidamente onde vamos instalar a ‘Cidade do Cinema’. Já não posso esperar mais. É agora ou nunca.”

É pá será que o homem – que deve ter dinheiro p´ra caraças - estará a pensar em construir a Cidade do Cinema nos Concelhos de Cascais, Sintra e Barreiro simultaneamente ?

Livra !!! Mas que obra megalómana... Qual Babilónia ou Torre de Babel ? Ao pé deste empreendimento são duas formiguinhas !!!

Hollywood ? É mentira. Em Portugal é que vai ser a grande e verdadeira Cidade do Cinema !!! E até vai tocar alguma coisa ao Barreiro !!! Vai tocar o quê ? O parque de estacionamento das limusinas dos actores ? Viva !!! Vamos ficar todos muito felizes !!!

Pura ilusão …

Então o investidor mantém conversações adiantadas com os autarcas do Barreiro e com o Governo no sentido do Projecto vir para a nossa Cidade e continua em negociações, dizendo que a ideia não está perdida, com a zona de Sintra/Cascais ?

Bom, talvez seja conveniente voltarmos ao mundo real e de assentarmos os pés na terra …

O projecto “Cidade do Cinema”, já esteve para avançar em Cascais, depois em Sintra e agora aguarda a decisão do Governo sobre a sua implantação ou não nos terrenos da Quimiparque.

Sabemos de fonte segura que, antes das últimas eleições autárquicas, se disse – e escreveu - que “ … dois Concelhos um a norte e outro a sul de Lisboa, disputavam taco a taco o projecto de Cidade do Cinema que o luso-americano Carlos de Mattos quer criar em Portugal. Ao contrário do Barreiro, que optou por tornar pública a sua entrada na corrida à "nova Hollywood", esperando marcar pontos, Sintra negoceia em segredo, tendo reiterado o seu interesse depois de saber que não estava sozinha na disputa...”

Entendemos que este projecto da "Cidade do Cinema" apenas serviu para certos caciques nas Câmaras do Barreiro, Cascais, ou Sintra chamarem a atenção eleitoral nas últimas eleições autárquicas. Está na cara, não está ?

Já que, no que diz respeito ao Barreiro, Luís Pedro Cerqueira afirmou recentemente - em 27 de Junho de 2006 - que “ … o PS realizou seguramente todo UM TRABALHO DE SEDUÇÃO, em que se conseguiu trazer as pessoas todas importantes para o projecto ao Barreiro, assim como um trabalho de demonstração política de que o Barreiro pode ser um destino para o projecto ‘Cidade do Cinema”.

PORTANTO, MEUS AMIGOS, FICOU PERFEITAMENTE CLARO QUE A MISSÃO DO ANTERIOR EXECUTIVO DA CÂMARA DO BARREIRO SOBRE ESTE PROJECTO, FOI APENAS E TÃO SOMENTE FAZER TRABALHO DE SEDUÇÃO !!!

Não passou de um trabalho de sedução !!!

Razão tinha - e tem - Carlos Humberto ( e quanto me custa dizer isto … ) quando afirma que “até à data nenhum projecto concreto foi entregue na câmara, que o seu Executivo está e continua interessado na concretização do mesmo, ao contrário do que diz o PS.”

A prova disso foi que a CMB realizou uma reunião com a API – Agência Portuguesa de Investimento, no dia 21 de Novembro, ficando claro, no entanto, que nem a autarquia nem a Quimiparque podem fazer nada, visto que os promotores não apresentam propostas.


Bom, Amigos, amanhã, Feriado, postaremos o último Post do “caso trágico - cómico” ( mais cómico do que trágico ) da Cidade do Cinema.

É para digerirem convenientemente este assunto neste fim de semana alargado …

Saudações,

Zé do Barreiro.

quarta-feira, dezembro 06, 2006

AS TRISTES FIGURAS OU AS FIGURAS TRISTES DA “MARMITA” - O “Caso” da Cidade do Cinema. Parte II.



Continuemos.


FACTO 2 - Este projecto, segundo Emídio Xavier referiu em declarações públicas, tem vindo a ser desenvolvido desde há cerca de 1 ano e meio .

A implacável realidade mostra-nos que o “Projecto Cidade do Cinema” nunca mereceu, mesmo no decorrer da gestão municipal PS, uma atenção especial do Governo.

A NOSSA OPINIÃO – Mostrem aos Barreirenses não só as propostas do promotor como, também, os acordos/projectos assinados e autorizados pelo Governo que levariam este grande empreendimento a ser iniciado em 2007, como foi, também, divulgado publicamente pelo então ( e actual ) vereador Luís Pedro Cerqueira.

Evidentemente que não existem quaisquer propostas, acordos ou decisões de quem quer que seja, sobre este Projecto ser implementado no Barreiro.


FACTO 3 - Segundo Carlos Humberto, a CMB fez ainda um conjunto de contactos a propósito da Quimiparque e “em todos não deixou de colocar as questões da “Cidade do Cinema”, nomeadamente em reuniões com o Secretário -Adjunto do Ministro das Finanças, a quem pertence a tutela do Conselho de Administração da Quimiparque, com o presidente da Agência Portuguesa para o Investimento (API), com o Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional e com o Conselho de Administração do Parque Expo.

Em standby está ainda um conjunto de reuniões que a CMB se encontra a aguardar com o Secretário de Estado - Adjunto da Indústria e Inovação, com a Ministra da Cultura e o Ministro da Ciência.

“Em todas as reuniões referimos a Cidade do Cinema” – tem sublinhado o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, acrescentando – “Mantemos todo o interesse que o projecto Cidade do Cinema se instale no Barreiro”.

A NOSSA OPINIÃO - Que mais poderá fazer este Executivo – da CDU, sublinhamos – sobre esta matéria ?

Cai muito mal, muito mal mesmo, quando alguns Socialistas do Barreiro, com responsabilidades políticas, afirmam que o actual Presidente da Câmara abandonou o Projecto, não tem interesse, não se esforçou, não se empenhou, poderia ter feito mais, etc, etc.

Nós, como Socialistas genuínos, sentimo-nos extremamente incomodados com este tipo de declarações e de atitudes desses camaradas responsáveis do PS local.

FACTO 4 - De acordo com José Neto, administrador da QUIMIPARQUE, o simples facto de um qualquer empresário querer concretizar um projecto no parque empresarial, não é razão para uma resposta afirmativa imediata, sem se ter em conta todas as condições. “É claro que se chega alguém à Quimiparque, que diz que tem um projecto maravilhoso, e que se quer instalar no nosso território e ainda por cima quer que seja à borla, temos de concordar que a minha resposta é negativa.

José Neto salientou que até pode dar o terreno, mas que, para isso, têm que existir duas condições, primeiro saber se o accionista está de acordo e fazer com que os cerca de 300 empresários, que estão instalados no parque empresarial, percebam porque é que deu. “É preciso que do lado do Estado sejam dados benefícios ou estímulos para cativar a vinda do investimento”, salientou, confessando que ainda não viu ninguém do lado do Estado a rejeitar essa possibilidade. No entanto, José Neto sublinha que esta situação tem de ser contratualizada e ambas as partes têm que acertar as contrapartidas que cada uma vai ter.

O presidente do conselho de administração da Quimiparque referiu que o que sabe deste projecto é que o Governo pediu ao investidor que pusesse por escrito aquilo que espera que lhe seja dado, para que se possa fazer um bom investimento, mas também os seus compromissos, para que haja um equilíbrio entre uma coisa e outra, de forma a que sejam salvaguardados todos os interesses. “Tem que se escrever o que se quer, e o que se pretende dar e receber”, concluiu José Neto.

A NOSSA OPINIÃO – José Neto tem carradas de razão. Não é por acaso que é um gestor experiente e competente, com provas dadas ao longo dos anos.

Alguma vez o promotor/investidor apresentou ao Governo alguma proposta de contrapartidas ou outras condições concretas para que a Cidade do Cinema viesse para o Barreiro ? E o Governo ? Quais serão, também, as suas condições para a negociação ?

Não sabemos, mas o que sabemos, lemos e entendemos sem nenhuma dificuldade é a pérola/facto que vem a seguir …

Mas fica para amanhã, caros leitores, ficará para amanhã.

Zé do Barreiro.

terça-feira, dezembro 05, 2006

AS TRISTES FIGURAS OU AS FIGURAS TRISTES DA “MARMITA” - O “Caso” da Cidade do Cinema. Parte I.




Já muito foi escrito, já muitas opiniões, artigos e posições foram publicadas sobre a Cidade do Cinema vir ou não vir para o Barreiro.

Desta vez decidimos fazer uma abordagem diferente sobre este assunto.

Analisámos outros ângulos do problema, estudámos meticulosamente outras fontes e informações ainda não divulgadas nos OCS Barreirenses pelos diversos articulistas/comentadores e entendemos que a melhor metodologia de escrever sobre este tema seria apresentar factos concretos e indiscutíveis que se passaram entre as partes mais importantes envolvidas no processo e, em cada um dos factos, imediatamente a seguir, deixarmos algumas interrogações como sendo a nossa humilde opinião ( que, como é sabido, vale unicamente … o que vale ).

Também entendemos que não deveríamos emitir qualquer tipo de posição ou conclusão final, deixando essa importante, como salutar, tarefa para a competente análise e apreciação dos nossos estimados leitores.

Este assunto, pela sua importância, será apresentado em quatro partes.

Cá vai a primeira.

FACTO 1 – No XII Congresso da Federação Distrital de Setúbal do Partido Socialista, realizado no dia 6 de Maio, na Costa da Caparica, foi apresentada uma Moção sobre a Cidade do Cinema, tendo sido transformada numa Recomendação ( por razões que, então, a razão desconhecia, mas que agora se podem compreender com maior clareza e objectividade ... ). Recomendação que foi aprovada no Congresso da Federação, sendo decidido “apelar ao Governo para que encare com atenção e o justo sentido de prioridade o desenvolvimento e concretização do Projecto “Cidade do Cinema”.

Igual posição foi assumida, posteriormente, na primeira reunião da Comissão Política Distrital do Partido Socialista. Todos os membros da Comissão Politica, do Concelho do Barreiro, subscreveram esta Moção/Recomendação, sendo igualmente subscrita por outros membros da Comissão Política Distrital que não pertencem ao Concelho do Barreiro.

Muito comovente, porque a solidariedade é muito bonita …

Nessa Comissão Política Distrital, quer o Presidente da Federação, Vítor Ramalho, quer o Presidente da Mesa eleito, Eduardo Cabrita, Secretário de Estado do Governo PS, manifestaram a sua determinação de tudo fazer para que este projecto ‘Cidade do Cinema’ pudesse ser uma realidade na cidade do Barreiro.

Vítor Ramalho, no decorrer da reunião da Comissão Politica Distrital, terá referido que já tinha falado com o Administrador da Quimiparque e que iria prosseguir contactos, para os quais os subscritores da Moção/Recomendação seriam convidados a participar, e que, de acordo com informações que possuía, neste momento, “era necessário que o promotor apresentasse uma proposta detalhada de quais são as contrapartidas do que se pretende fazer” porque, terá acrescentado “essa proposta detalhada ainda não estava entregue”.

Foi entendimento dominante, nessa CPD, que existe todo o interesse, quer da Federação Distrital de Setúbal, quer do Partido Socialista Nacional, de se empenharem, junto do Governo, de forma a sensibilizá - lo para a importância do projecto o que, aliás, foi isso mesmo que a Comissão Politica decidiu na sua reunião: apelar ao Governo sobre a prioridade deste projecto.

Emídio Xavier – o anterior Presidente da Câmara do Barreiro - também subscreveu a Moção/Recomendação aprovada pela Comissão Politica Distrital do Partido Socialista.

Na altura, Eduardo Cabrita, Presidente da Mesa da Comissão Politica Distrital do Partido Socialista, fez uma intervenção, quebrando uma norma que ele definiu como Presidente da Mesa, de não interferir nos debates, mas considerou que nesta situação devia tomar posição, para realçar a importância do projecto quer para o concelho do Barreiro, quer para a região.

A Moção/Recomendação foi aprovada por unanimidade e aclamação no órgão político máximo do PS/Setúbal !!!


A NOSSA OPINIÃO - O Congresso Distrital realizou-se em 6 de Maio pp e a reunião da CPD realizou-se duas semanas mais tarde. Porque razão Vítor Ramalho, Eduardo Cabrita, o Governo ou outras personalidades com influência no processo, não deram até ao momento – sete meses passados – qualquer notícia sobre o andamento, a evolução, ou não, deste empreendimento ?

Se, ao nível distrital, existem ou existiam conversações/negociações com o Governo porque carga de água certos delegados ao Congresso Nacional do PS levaram uma Moção rigorosamente igual ao Conclave ? Para pressionar o Governo ? Para pressionar o Partido ao nível Nacional ? Para prejudicar irreversivelmente o Barreiro ? Para “entalar” o promotor ?

Quem lhes encomendou esse sermão ? Obviamente que o resultado da Moção só poderia ser um: FOI REJEITADA, como não poderia deixar de ser !!!

E agora quem assume as responsabilidades de certas pessoas, como sempre, pretenderem ser apressadas, quererem aparecer na fotografia e a todo o custo, serem protagonistas imediáticos ?

Os “iluminados” esqueceram-se completamente das sábias e experientes palavras do Presidente da Federação – Vítor Ramalho – proferidas aquando da primeira reunião da CPD : “ … e que, de acordo com informações que possuía, neste momento, “era necessário que o promotor apresentasse uma proposta detalhada de quais são as contrapartidas do que se pretende fazer” porque, terá acrescentado “essa proposta detalhada ainda não estava entregue”.”»

É nestas expressões, quanto a nós, que existe um dos segredos – há mais – deste imbróglio e que os “doutores” não tiveram perspicácia para perceber.

Continuaremos amanhã,

Zé do Barreiro.
 

Estadisticas Gratis free hit counter
free hit counter

Get Your Sign

free counter